Evento gratuito de saúde atende





Enel Distribuição São Paulo inaugura
Ecoponto em Santo Amaro
ONG convoca paulistanos para doar roupas, agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua
Dentes de cães e gatos: entenda a importância de escovar adequadamente
Enel Distribuição São Paulo inaugurou na quarta-feira (10), um Ecoponto no bairro de Santo Amaro, na zona sul. No local, os clientes da companhia poderão participar do Ecoenel, programa que permite a troca dos resíduos reci-
CNPJ: 40.010.313 /0001-45
Rua Borba Gato, 59 - Boa Vista Shopping, Loja 122, Piso BG - Santo Amaro - SP
Tel: (11) 3892-1510 contato@jornalveracidade.com.br contato@jornalunicidade.com.br
Diretoria:
Rafael Henrique Rodrigues - MTB 72.271/SP
Conteúdos On Line e Off Line Agência Sul News
Distribuição
Sul News Logística
Periodicidade
Semanal
Tiragem
Jornal Ver a Cidade: 20.000 exemplares
Jornal UniCidade: 20.000 exemplares
Entregues em corredores comerciais, semáforos, estações ferroviárias e terminais de ônibus municipais e intermunicipais
cláveis por descontos na conta de luz. A empresa garante que os resíduos sejam destinados corretamente, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e também para a economia dos clientes no pagamento da conta de energia. O endereço do novo local é Rua Barão do Rio Branco, 425, em Santo Amaro, São Paulo, e os serviços estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Por se tratar de um pro-
jeto-piloto, serão aceitos para coleta apenas resíduos de papel, alumínio e plástico. O local não receberá vidro como resíduo. A empresa parceira da Enel SP que irá funcionar no local é a Efort. “Nosso objetivo é que os clientes tenham uma consciência ambiental cada vez maior sobre a importância da reciclagem de materiais e que possam economizar na conta de luz. Desta forma, elas podem encaminhar os materiais separados e limpos, e nós encaminhamos para o processo de reciclagem”, afirma a responsável pela área de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo, Solange Mello. Para aderir ao programa, basta que o cliente apresente a conta de energia e um documento com foto em um dos pontos de coleta para receber o cartão Ecoenel. Após fazer o cadastro, o cliente poderá levar os resíduos limpos e pré-separados por tipo de material. No local, os materiais são pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia do cliente ou de uma instituição social indicada por ele. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. O cliente pode consultar seus bônus, os endereços dos ecopontos e checar o valor de cada resíduo no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS. A Enel São Paulo tem outros nove Ecopontos distribuídos na Região Metropolitana: São Paulo, Diadema, Santo André e Barueri.
Tenho várias memórias infantis. Uma das que sempre lembro era de correr até a banca de jornais para comprar os gibis da Turma da Mônica. E nas férias, então? Eu lembro de esperar ansiosamente pelo “Almanacão de Férias da Turma da Mônica”, com muito mais historinhas e diversas atividades para o tempo de descanso. Até hoje, sempre que abro o Estadão ou o Globo, corro até a parte dos quadrinhos, para ler as novas aventuras da turma. No fim, o que aconteceu é que Maurício de Souza despertou em mim a boa paixão pela leitura. Graças à linguagem acessível e ilustrada das tirinhas, que pode ser bem entendida por todos, desde crianças até adultos, que eu pude ler outros clássicos da literatura. Como entender, por exemplo, os neologismos de Guimarães Rosa, baseados no falar de nossa gente, sem ter lido o Cebolinha, trocando os “R” pelos “L”? Maurício de Souza é um gênio da literatura nacional exatamente por isso. Ele torna suas histórias igualmente interessantes e inteligíveis para todos. Ele é a base da boa literatura, a fundação da boa linguagem e da narrativa interessante! Aliás, ele deu protagonismo à Mônica e a diversos outros personagens (não vou mencioná-los aqui já que são muitos) plurais, trazendo naturalidade para
questões socialmente delicadas, como a exclusão social e os diversos tipos de preconceito. É assim que temáticas essenciais, como o protagonismo feminino, o combate ao bullying e aos preconceitos raciais, por origem social, linguísticos, por diversidade funcional, dentre outros, são levadas de maneira leve, e nem por isso menos séria. São diversos os personagens com diferenças físicas, étnicas, regionais e culturais e que ostentam capacidades que se complementam. Esse é um dos motivos pelo quais a “Turma” ganhou fama: cada personagem é único em suas características individuais, mas todos juntos conseguem encontrar a solução para as diversas aventuras que enfrentam. Além disso, a linguagem simples, fácil e genial nos lembra sempre que a verdadeira cultura nasce da vida popular! A literatura é do povo! Ela não pode se refugiar em isoladas torres de marfim. O bem que Maurício de Souza fez à literatura brasileira não está no gibi!
Se você sente ardência ao urinar, tem vontade de ir ao banheiro com frequência e urina em pouca quantidade, esses sintomas podem indicar infecção do Trato Urinário (ITU), popularmente conhecida como infecção urinária. O quadro clínico pode estar associado ainda a dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre, sangramento e febre. Trata-se de uma doença mais comum e de maior incidência entre crianças e pessoas do sexo feminino, e pode afetar a bexiga (cistite), a uretra (uretrite) ou os rins (pielonefrite), que é considerado o mais grave. Para melhor entendimento, a urina é produzida pelos rins, sendo levada para o interior da bexiga através dos ureteres. Uma vez dentro da bexiga, a urina é eliminada através da uretra. As bactérias na bexiga provocam a infecção, que poderá chegar até os rins e se espalhar por todo o corpo se não for tratada de forma adequada.
A doença bacteriana pode atingir pessoas de todas as idades e sexos. Homens com a próstata aumentada estão mais susceptíveis à ITU, uma vez que a condição pode causar retenção de urina na bexiga e favorecer a infecção na urina residual. O risco também é aumentado entre as mulheres devido à proximidade do ânus com a vagina, o
que faz com que os microrganismos intestinais migrem para vagina e uretra (importante fazer a higiene adequada principalmente ao evacuar). De acordo com os resultados, o tratamento indicado é por meio do uso de antibióticos e deve ser seguido conforme a orientação médica. A duração pode variar entre três e sete dias ou mais, dependendo da resistência da bactéria ao tratamento. Cuidados básicos devem ser adotados para diminuir a incidência da infecção, desde higienização, alimentação equilibrada a hidratação correta no dia a dia. Beber bastante água é uma das principais medidas, pois ajuda a eliminar as toxinas do organismo. É fundamental urinar sempre que der vontade, sem retê-la por longos períodos. Fazer a higienização das partes íntimas, bem como a das mãos ao usar os banheiros, é outro ponto importante, além de usar preservativos nas relações sexuais e evitar penetração vag inal logo após a penetração anal.
Leia mais em: www.jornalveracidade.com.brO Banho Solidário Sampa, que tem o objetivo de levar dignidade para as pessoas em situação de rua, levantou números surpreendentes de seus atendimentos dos três anos de existência da ONG: foram mais de 5 mil pessoas atendidas com banhos, 2,4 mil cortes de cabelos realizados, 38 mil lanches, 23,3 mil peças de roupas e calçados e 2,1 mil cobertores doados. Além disso, por meio de parcerias com outras ONGs, foram realizados atendimentos médicos, psicológicos e jurídicos às pessoas em situação de rua. “Desejamos levar aos atendidos uma gama de serviços que as ajude a retomar um pouco da dignidade perdida. Brinquedos para as crianças, cuidados com seus animais de estimação, livros para os que gostam de boa leitura e, claro, itens de primeira necessidade, como os kits de higiene, fazem parte do que pretendemos oferecer em todas as ações”, explica Paulo César Fernandes, presidente da Banho Solidário Sampa.
As ações acontecem três vezes ao mês, sempre aos domingos, em pontos de grande movimento de pessoas, especialmente aquelas que se encontram em situação de rua. E, com a chegada do frio, a ideia é arrecadar cobertores e agasalhos para adultos, crianças e até para pets. “Está na hora de a solidariedade mover as pessoas e elas
revirarem armários em busca de meias, toucas, luvas, casacos, calças, blusas, cobertores e roupas de crianças e bebês, tudo para aquecer aqueles que nada têm. Vamos mudar essa situação num grande mutirão”, convoca Fernandes. Para doar, basta entrar em contato com a ONG pelo Whatsapp e saber o endereço mais próximo ou acessar as redes sociais:
(11) 99812-7313 ou @ banhosolidáriosampa. A Banho Solidário Sampa está expandindo o atendimento. A partir do segundo semestre de 2023, os banhos serão realizados em quatro cabines de banho (hoje, são duas cabines), numa estrutura de caminhão de banho. Além disso, serão oferecidos banhos pet e os atendimentos serão estendidos para os animais de estimação das pessoas em situação de rua. “Esse projeto é nosso sonho realizado. Levar dignidade às pessoas é, também, atender seus animais de estimação, que tanta alegria lhes trazem, diante de todo sofrimento que elas vivem”, resume Paulo César Fernandes.
www.jornalveracidade.com.brO Amor-Exigente (AE) é um extraordinário Programa de autocuidado e proteção social, que atua através de grupos de auto e mútua ajuda com metodologia eficiente, p r o p o r c i o n a n d o p r e c e i t o s p a r a o e q u i l í b r i o f a m i l i a r e qualidade de vida.
Ações do AE:
• Família - para pais que buscam apoio porque já têm problemas com os filhos;
• Prevenção - visa desestimular a experimentação e uso de tabaco, álcool e outras drogas;
• Sobriedade - destina-se às pessoas em busca de recuperação pelo uso de drogas;
• Amor-Exigentino - prevenção destinada ao público infanto-juvenil;
• Cônjuges - para pessoas em relacionamentos com usuários de álcool e outras drogas;
• Sempre É Tempo - focado na qualidade de vida dos adultos da Maior Idade.
Escovação é essencial para evitar o acúmulo de tártaro nos dentes dos pets
A maior parte dos animais de estimação, seja gato ou cachorro, precisam ter a dentição escovada para evitar o acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes e gengivas, responsável por provocar o tártaro. A longo prazo, o tártaro pode causar a queda dos dentes afetados. A inflamação na boca do animal pode resultar em perda de apetite e mau hálito. Além disso, as placas bacterianas acumuladas na
região bucal, quando não tratadas adequadamente, podem cair na corrente sanguínea e parar em alguns órgãos, como coração, rins e fígado, com o risco de até mesmo provocar doenças nesses órgãos. Normalmente, a forma mais comum de identificar que algo está errado com a saúde bucal de cães e gatos é observar se o animal está com mau hálito. Eles também podem começar a ter dificuldade para comer e deixam de aceitar a ração oferecida, optando mais por alimentos úmidos. Além disso, eles podem ter salivação e até criar feridas na boca.
A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas para a 42ª edição do programa “Recreio nas Férias”, com o tema “O brincar é de todos e para todos”, que ocorre entre os dias 10 e 21 julho, período de recesso escolar da Rede Municipal. O programa oferece atividades de esporte, lazer e recreação para as crianças pela cidade de São Paulo em 64 polos participantes, sendo os 56 CEUs, 3 CECIs, 2 instituições – Jardim Jaraguá I e Jardim Jaraguá II (DRE MP) e nas EMEFs Bernardo O’Higgins, Wanda Ovídio Gonçalves e Jardim das Laranjeiras. A programação ocorre das 9h às 16h. A expectativa é atender aproximadamente 16 mil crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, que não precisam necessariamente ser alunos da Rede
Municipal. Serão oferecidas três refeições para os participantes, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde. Todas as atividades são gratuitas. As inscrições podem ser feitas, presencialmente, nos polos de interesse, mediante a apresentação dos seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento da criança ou do adolescente, do responsável e comprovante de residência. O objetivo do programa é funcionar como uma ferramenta de desenvolvimento da educação integral e inclusiva. “Temos a preocupação de permitir que nossos estudantes ampliem conhecimento usufruindo de bens culturais e recreativos que a cidade de São Paulo oferece”, afirma o secretário de Educação, Fernando Padula.
É recomendado fazer a escovação dos dentes do animal de estimação, pelo menos, a cada 48 horas, ou seja, dia sim e dia não. No entanto, sabendo que a rotina dos tutores é mais corrida durante a semana, muitas vezes, essa tarefa pode acabar sendo esquecida. Hoje em dia existem biscoitinhos que ajudam a limpar os dentes dos pets. Embora esses petiscos possam colaborar para melhora na saúde bucal, é importante reforçar que a única forma de prevenir o tártaro é a escovação. Por isso, escovar pelo menos três vezes na semana já pode ser muito benéfico para eles. Para o tutor que vai começar a escovar os dentes dos pets, seja ele filhote ou adulto, o ideal é começar de maneira bem vagarosa e com paciência para que o animal vá se adaptando aos poucos. Os animais adultos costumam ser mais resistentes com essa atividade, porque se não tiveram contato com a escovação enquanto filhotes, apresentam dificuldades para se acostumarem. No início é indicado colocar a pasta de dente no dedo e oferecer para o animal cheirar e lamber. Nesse primeiro momento, pode tentar passar o dedo na boca dele, espalhando entre os dentes. Quando notar que o animal já está aceitando bem a pasta de dente e essa manipulação de boca, então é hora de introduzir a escova. É necessário escovar principalmente os dentes do fundo, que acumula mais sujidade.
Expectativa é de 16 mil crianças e adolescentes participarem da programação gratuita Leia mais em: www.jornalveracidade.com.br
A SPTrans, gestora do sistema de transporte público municipal de São Paulo, mais uma vez participa do Maio Amarelo 2023. Durante todo o mês serão desenvolvidas atividades e campanhas com foco nos passageiros e operadores de ônibus da cidade, com o objetivo de estimular uma mobilidade segura na cidade. A campanha já iniciou com a publicação de vídeos nas redes sociais da SPTrans, faixas nos terminais e edição do Jornal do Ônibus. Um dos destaques do Maio Amarelo, a tradicional ação “Inversão de Papéis”, será realizada este ano com idosos. A atividade tem como finalidade mostrar como motoristas e idosos se sentem no lugar do outro e ressaltar que deve haver empatia entre os diversos integrantes do sistema de transportes. A atividade está programada para quarta-feira (24). Para incentivar o uso do transporte coletivo desde a infância, estudantes entre 8 e 10 anos participarão da ação “Andar de Ônibus
em SP”, na terça-feira (16), em escolas públicas. Durante a atividade, os alunos receberão orientações sobre o uso do transporte público na cidade e poderão entrar no coletivo, onde receberão dicas para uma viagem segura. Ao longo de maio, também serão realizadas esquetes teatrais nos terminais, com foco educativo, abordando temas relacionados à segurança de pedestres tanto no interior destes locais como nas ruas da cidade e até dentro dos ônibus. Entre os temas abordados estão: ponto cego, travessia na faixa de pedestre, segurar no balaústre no percurso, não utilizar o celular ao andar e não sentar na escada dos ônibus. As apresentações serão até o dia 25, quinta-feira, em dois períodos. Também com o objetivo de promover a empatia, serão realizadas ações educativas e treinamentos voltados para a segurança e uma roda de conversa com motoristas envolvendo participantes de outros modais, como ciclista, motociclista, pessoa idosa e pessoa com deficiência. Entre as ações da campanha Maio Amarelo
também estão atividades educativas envolvendo táxis e transportadores escolares, chamando a atenção para o uso correto do cinto de segurança nos veículos dessas modalidades.
Na próxima quarta-feira (17) será promovido um evento gratuito e aberto para toda a comunidade do Capão Redondo, além de cidades no entorno como Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Parelheiros, Santo Amaro, Caieiras, Cajamar, Barueri, Cotia e toda a Zona Sul de São Paulo. Organizado pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), instituição educacional com 107 anos de história e referência nos cursos voltados para saúde no estado de São Paulo, os alunos do curso de enfermagem vão fazer a medição da pressão arterial e dar orientações para quem sofre de hipertensão ou outros malefícios relacionados. O esperado é que, em média, 400 pessoas compareçam. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), esse ainda é um problema que acomete 30% da população adulta do mundo todo. Já no país, 25% dos brasi -
leiros são vítimas da doença - e muitos nem sabem. Assim, segundo Renata Antenor, professora de Enfermagem do UNASP, a iniciativa vai auxiliar aqueles que não tem um
acesso privilegiado à saúde ou tempo hábil de ir até um médico. “Esse dia é importante para lembrar as pessoas dos riscos que a pressão alta pode trazer”, conta Renata. A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.