986
28/02 a 06 de Março de 2015
Falta de água e energia em toda a zona sul Fonte AE
A
forte chuva da quarta-feira, (26), levou a problemas no abastecimento de água e energia em vários distritos da zona sul. Os moradores do Capão Redondo, Campo Limpo e Interlagos relatam falta de água ou abastecimento intermitente durante toda a semana. As duas localidades, que ficam em áreas mais altas em relação às estações de tratamento, sofrem com a chamada “redução de pressão” admitida pela Sabesp pela primeira vez nesta semana. “Dizem que estão diminuindo a pressão mas aqui a água nem chega e temos que gastar dinheiro com água mineral. Roupa estragando na máquina, crianças e idosos com banhos mal tomados, mal alimentados, por que não tem água pra cozinhar então a gente vai improvisando”, disse o leitor De Lucas, via facebook. Procurada, a Sabesp não se manifestou até o fechamento desta edição. A falta de energia também atingiu os bairros do Campo Belo, por queda de árvores; além do Ipiranga, Jabaquara, Saúde, Morumbi e a região do M Boi Mirim que ficou mais de 24 sem energia elétrica no Jardim Novo Santo Amaro, Jardim das Flores, Jardim Letícia e Vergueiro. O leitor Pierry Pereira, morador do Jardim Mazza, relatou que a luz acaba sempre que chove forte: “acontece entre as 19h e 23h, e estou cansado de pagar caro por um serviço e não tê-lo”, desabafou. Procurada a AES Eletropaulo não respondeu a respeito da interrupção até o fechamento do jornal. A região que sofreu com maior incidência de chuvas na zona sul foi o Ipiranga, zona sudeste da cidade. A região do Museu foi a mais atingida em um alagamento que se estendeu até a zona leste. O Jardim Dom Bosco, em Santo Amaro, assim como a Marginal Pinheiros registraram novamente trechos intransitáveis no período da tarde, assim como a Avenida Guido Caloi.
Febraban vai instalar mecanismo que previne ataques a caixas
A
Em alguns bairros a falta de energia chegou a 24 horas
o arrombamento e a afixação de explosivos pelos criminosos. Outra medida foi definida no encontro: todas as empresas que trabalhem com explosivos dentro do Estado de São Paulo serão obrigadas a ter escolta particular durante o transporte de bananas de dinamite e outros materiais usados em detonações. A determinação do Exército entra em vigor no próximo dia 1º de março. A imposição do uso de escolta, que tem por objetivo impedir o furto e roubo de explosivos usados por quadrilhas que explodem caixas eletrônicos, faz parte das ações adotadas para reduzir esta modalidade de crime. Nos dois primeiros meses do ano, a capital já sofreu mais de 27 ataques a caixas eletrônicos, e a maioria destes crimes acontece na zona sul, nos bairros do Grajaú, Cidade Dutra, M Boi Mirim e no Campo Belo onde uma quadrilha explodiu uma loja de conveniência na Al. Dos Maracatins em fevereiro.
Obras do corredor estão na Av. Adolfo Pinheiro Reajuste de 50% no ITBI passa a vigorar em março
pós reunião do secretário de segurança Alexandre de Moraes com representantes do Exército, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e dos comandos das polícias Civil e Militar, foram divulgadas nesta semana as medidas de prevenção contra a explosão a caixas eletrônicos no Estado de São Paulo. A Febraban repassou às polícias os locais de caixas eletrônicos, para que sejam mapeados de modo a facilitar o trabalho de inteligência policial e o mapeamento de rotas de fugas em casos de explosões. Este intercâmbio de informações também permitirá que as imagens das centrais de monitoramento de cada banco e agência sejam enviadas em tempo real para o Detecta – sistema de monitoramento de crimes do estado. Durante a reunião, a Febraban se comprometeu a instalar em 100% dos caixas eletrônicos mecanismos que previnam os furtos – como emissores de fumaça e dispensadores de tintas para manchar e inutilizar as notas obtidas pelos criminosos. Os mecanismos, tecnicamente conhecidos como “ofendículos”, incluem a adoção de placas especiais que dificultam
MISTO Papel FSC® C113259
Esta publicação é impressa em papel certificado FSC®, garantia de manejo florestal responsável, pela S. A. O Estado de S. Paulo.
@gazetadesantoamaro
/gazetadesantoamaro
Recicle a informação: Passe este jornal para outro leitor.
Pág.
06
Pág.
03