INTERLAGOS NEWS - Edição 1466 - São Paulo, 07 a 13 de setembro de 2024

Page 1


Ano 29 - Edição 1466

REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR DE ÔNIBUS INTERLAGOS TEM INÍCIO AUTORIZADO PELA PREFEITURA

A Prefeitura de São Paulo

autorizou o início das obras de requalificação do corredor de ônibus da Avenida Interlagos por meio da SPObras. A intervenção abrangerá um trecho de 9,1 km, entre as avenidas Washington Luís

CONTAMOS COM OS MELHORES

PROFISSIONAIS PARA REFORMAR

SUA CASA, SEU APARTAMENTO E ATÉ MESMO O SEU ESCRITÓRIO. O

e Atlântica, e prevê diversas melhorias e adequações urbanísticas na região. A duração prevista para as obras é de 14 meses, com contrato avaliado em R$ 100 milhões.

Página 3

www.mwmempreendimentos.com.br contato@mwmempreendimentos.com.br AVENIDA INDIANÓPOLIS, 1772

Cidade de São Paulo alcança os 200 km de Faixa Azul

Página 8

São Paulo, 07 a 13 de setembro de 2024

07 de Setembro: O Dia da Independência do Brasil

O dia 07 de setembro é uma das datas mais importantes do calendário nacional brasileiro. Nesse dia, em 1822, ocorreu o famoso Grito do Ipiranga, quando o então príncipe regente Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em relação a Portugal. Esse momento é considerado o marco inicial da soberania brasileira, e desde então, a data é celebrada anualmente como o Dia da Independência. A independência do Brasil não foi um ato isolado. A tensão entre colônia e metrópole já se arrastava há algum tempo, especialmente após a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, em fuga das tropas de Napoleão. A permanência da corte no Brasil trouxe uma série de transformações no país, como a abertura dos portos e o aumento do comércio com outras nações. No entanto, com a restauração do poder em Portugal após as Guerras Napoleônicas, o governo português passou a exigir a volta do Brasil à condição de colônia. Isso gerou um forte descontentamento das elites brasileiras, que viam na independência uma oportunidade de manter e expandir seus interesses econômicos e políticos.

ARTIGOS

Como a reforma tributária influencia a construção civil?

A reforma tributária é, sem dúvida, um dos assuntos mais complexos e necessários do cenário econômico brasileiro. Sua implementação tem como objetivo simplificar o sistema tributário, tornando-o mais justo e eficiente para todos. Ainda assim, é essencial ter um olhar mais amplo e crítico para os impactos que essas mudanças podem causar, especialmente em setores estratégicos como a construção civil, um dos pilares do desenvolvimento econômico e social do país. Qualquer modificação no sistema tributário traz repercussões positivas e negativas para toda essa cadeia. Precisamos prestar atenção e acompanhar de perto as movimentações do mercado, em especial, as decisões da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, que segue discutindo os impactos da reforma e em como as mudanças propostas podem afetar a competitividade do setor. Observamos diferentes preocupações, como o aumento significativo da tributação sobre a venda de imóveis, que pode chegar a 18,9%, o que representaria mais do que o dobro do cenário atual. Isso reflete em custos

que podem desencadear uma série de efeitos em cascata, afetando desde a geração de emprego no setor até o encarecimento de materiais e serviços relacionados. É um número preocupante e indica que a reforma, se aprovada sem ajustes, poderá inviabilizar o acesso à casa própria para milhões de brasileiros. Em um cenário como esse é fundamental que a CAE promova debates amplos e aprofundados sobre todos esses efeitos, ouvindo os setores envolvidos e seus representantes, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP). Entender as necessidades e ideias de quem representa, não somente os profissionais da construção civil, mas também todos os especialistas da área tecnológica, é um diferencial na hora de tomar as decisões e de garantir que todas as alterações sejam implementadas de maneira justa. A reforma tributária é necessária, isso é indiscutível, mas precisa ser cuidadosamente calibrada para não causar mais danos do que benefícios. As propostas em discussão no Senado devem ser adaptadas para garantir que o objetivo final da reforma seja alcançado sem sacrificar outros pontos importantes para o desenvolvimento do País.

civil e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP).

Em meio a esse cenário de insatisfação, Dom Pedro I, que havia permanecido no Brasil como príncipe regente, tomou uma decisão em 07 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. Segundo relatos históricos, em um gesto simbólico, Dom Pedro teria erguido sua espada e bradado "Independência ou Morte!", consolidando o rompimento oficial com Portugal. Atualmente, o Dia da Independência é celebrado em todo o país. A mais tradicional celebração acontece em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, onde o presiden-

te da República participa do desfile militar, acompanhado por outras autoridades do governo. Em outras capitais e cidades do interior, desfiles de escolas, forças armadas e organizações civis também marcam a data. O Dia da Independência é um momento para celebrar a soberania brasileira e relembrar os desafios enfrentados ao longo da história. A independência foi um passo fundamental para a construção de um Brasil autônomo, mas o processo de formação nacional continua em curso, com novas lutas e desafios pela frente.

HÁ 50 ANOS, GAZETA DESTACAVA NOMEAÇÃO DE ARMANDO PRADO

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Em 07 de setembro de 1974, a Gazeta de Santo Amaro publicou a seguintes matéria de capa:

“GOVERNADOR LAUDO

NATEL HOMENAGEIA

SANTO AMARO

O <<Diário Oficial>> do Estado, em sua edição de 3 desse mês À página 4,

publicou o seguinte decreto do governador Laudo Natel: <<Nomeando, nos termos do artigo 13, II, da Lei 10.261, de 28 de outubro de 1968, o Dr. ARMANDO DA SILVA PRADO NETTO para exercer, em comissão e no Regime de Dedicação Exclusiva, o cargo de Assessor de GabineteCasa Civil>>”.

O bullying que mata é culpa de ‘quase’ todos

O menino Pedro Henrique tirou a própria vida no dia 12 de agosto. Escrevo, mais de duas semanas depois, porque a certeza dos fatos é mais importante do que manchetes de jornais ou views em redes sociais. Hoje é possível dizer com absoluta convicção que a decisão extrema de Pedro foi influenciada pelo bullying que ele sofria em uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, por ser bolsista, negro e gay. De quem é a culpa pelo ocorrido? Afirmo, categoricamente, que toda a sociedade tem sua parcela de culpa, com exceção, claro, das vítimas, Pedro, sua família e milhões de pessoas que acordam e enfrentam o dia a dia, vítimas de uma sociedade sem empatia. Uma sociedade onde uma pessoa financeiramente bem-sucedida é classificada como ‘elite’, enquanto Pedro, um menino brilhante, que mesmo com poucas chances conquista uma vaga em uma das escolas mais conceituadas da cidade, é chamado de ‘periférico’. No contexto do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, a discussão ganha contornos específicos. A instituição é conhecida por abrir suas portas a alunos de diferentes realidades socioeconômicas. Apesar dessa diversidade, a escola alega que possui um projeto de convivência para promover a inclusão

ORQUESTRA

NOTAS

Uma das mais prestigiadas formações de música clássica, a Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China (Chamber Orchestra of China National Symphony Orchestra –CNSO), se apresenta na quarta-feira, 11/09, às 20h30m, no Teatro Cultura Artística, com produção da Dellarte. Informações e vendas em ingresso.dellarte.com.br.

SESC CAMPO LIMPO

O Sesc Campo Limpo reúne Alessandra Leão e As Clarianas no mesmo palco, dia 15/9, das 17h às 18h30, como abertura da programação da X Feira Literária da Zona Sul (Felizs). A entrada é gratuita e sem retirada de ingressos.

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS

O Sparkling Festival chega ao Shopping Market Place, na zona sul de São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de setembro. O festival contará com degustação de vinhos, exposição, palestras e música ao vivo. Local: Praça de eventos, piso térreo, Market Place. Valor do ingresso (1º lote): R$99,00 + taxa.

EXPO CIEE 24

A Expo CIEE 24, maior evento gratuito de trabalho jovem da América Latina, vai oferecer aproximadamente 40 mil vagas de estágio e aprendizagem. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, entre 09h e 18h, no pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. Inscrições gratuitas no portal: https://www.expociee.com.br/

MÚSICA NO SANTO

O Santo Mercado recebe neste final de semana mais uma apresentação dentro da programação do “Música no Santo”. Neste domingo, dia 8, a partir das 12h, Vitor Correa e Tamara fazem uma apresentação especial no Piso Térreo. O repertório será variado, incluindo canções de MPB, rock clássico e pop.

DIA DA CRIANÇA AFPESP

A AFPESP realiza a sua tradicional campanha para arrecadação de livros e brinquedos, que serão doados para crianças através de entidades beneficentes. As doações devem ser entregues na Sede Social da entidade, à Rua Dr. Bettencourt Rodrigues, 155 | Centro, até o dia 27 de setembro.

CREATOR’S SHOP

O Mercado Livre promove a sua Creator’s Shop nos dias 7, 8, 14 e 15 de setembro no Shopping Parque da Cidade. Os visitantes poderão escolher até três itens de moda, experimentá-los e, em seguida, realizar o “pagamento” das peças criando um conteúdo para as redes sociais. Máximo de 120 pessoas por dia.

THELMA E LOUISE

Espetáculo “Eu sou Thelma e ela é minha Louise”, baseado no filme de Ridley Scott, abre temporada no Sesc Santo Amaro de 13 a 29 de setembro. Com Rita Batata e Mariana Leme. Ingressos pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br.

Eleições municipais em São Paulo são um lembrete da

arrogância das elites educadas

e combater o bullying. No entanto, ficam as perguntas: Qual é o conteúdo desse projeto? Onde está documentado? Quais ações concretas foram implementadas? Existe um programa permanente que promova a Cultura da Paz e enfrente o bullying de maneira eficaz? O Colégio Bandeirantes, assim como muitas outras instituições, afirma estar tentando enfrentar o problema. Porém, o enfrentamento ao bullying demanda mais do que tentativas: requer ações concretas, estratégias bem definidas e o compromisso de especialistas. Pedro Henrique teria avisado a escola e a Ismart, entidade que lhe concedeu a bolsa. Ninguém soube como agir para impedir a sua dor. Um educador chegou a classificar os alunos bolsistas de “agressivos”, por exigirem seus direitos. É preciso falar sobre como o bullying afeta as vítimas por toda a vida, o sofrimento das famílias, a falta de preparo para lidar com os autores, como as escolas ainda negligenciam o assunto, explicar as ações afirmativas e proativas para prevenção, exigir o cumprimento das leis, levar o tema para programas de debates, auditórios, falar sobre ele nas redes sociais. Como sociedade, temos dois caminhos: começar a agir de maneira firme contra o bullying ou aguardar o próximo nome que vai estampar as manchetes dos jornais.

ANA PAULA SIQUEIRA

Presidente da Associação SOS Bullying, professora universitária e pesquisadora em cyberbullying e violência digital

Em um Brasil marcado por disparidades socioeconômicas, uma nova divisão se destaca: a separação entre as elites com educação superior e os trabalhadores e empresários sem esse nível de formação, especialmente no que diz respeito ao envolvimento político na internet. Nascida na periferia de São Paulo nos anos 80, em uma família de origem humilde, vivenciei de perto essas disparidades. Mesmo quando adultos, meus amigos e familiares, sem formação superior, muitas vezes superam em renda colegas meus com doutorado. Mas o que realmente nos distingue são nossos interesses, comportamentos e, crucialmente, nossas escolhas políticas. As eleições para a prefeitura de São Paulo oferecem um exemplo emblemático dessa divisão. Os candidatos Pablo Marçal e Tabata Amaral representam, respectivamente, os anseios das classes trabalhadoras e pequenos empresários e das elites educadas. Marçal, empresário e influenciador digital com milhões de seguidores, contrasta com Amaral, ex-aluna de Harvard e figura querida das elites. As buscas no Google, de acordo com o software Answer the Public, giram em torno da religião de Marçal, riqueza, família e QI, enquanto Amaral é associada a questões como feminismo, fluência em inglês e defesa dos direitos trabalhistas. O desprezo das elites pelos interesses das classes trabalhadoras e pequenos empresários não é apenas uma questão de falta de compreensão; é uma divisão que se manifesta em ironias e piadas que circulam nas redes sociais e além. Esse abismo digital e discursivo foi particularmente evidente na campanha eleitoral entre Amaral e Marçal. Enquanto Amaral é vista com desdém por não responder às aspirações da classe trabalhadora, Marçal, apesar de controverso, ascende nas pesquisas, refletindo um descontentamento e uma desconexão significativos. Para superar essas divisões, é crucial que as elites educadas busquem entender e respeitar as perspectivas e valores das classes trabalhadoras e pequenas empresárias. As eleições municipais em São Paulo são um lembrete da arrogância das elites educadas, que não se interessam e não enxergam as classes mais baixas com anseios próprios e agência, ou seja, capacidade de decidir por elas mesmas. Nada mais exemplifica isso quanto “CEO de MEI”, um termo usado nos embates no Twitter quando um seguidor de Amaral quer deslegitimar o eleitor e até simpatizante das pautas defendidas por Marçal.

LILIAN CARVALHO é PhD em Marketing e coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP.

Filiado à Associação de Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo
LÍGIA MACKEY é engenheira

Requalificação do corredor de ônibus Interlagos tem início autorizado pela Prefeitura

Obra irá abranger 9,1 km entre a Av. Washington Luís e a Av. Atlântica Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

APrefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, autorizou o consórcio formado pelas empresas Tríade e DP Barros a iniciar as obras de requalificação do corredor de ônibus da Avenida Interlagos, localizado entre as avenidas Washington Luís e Atlântica, na zona sul da capital.

O contrato, avaliado em R$ 100 milhões e com duração prevista de 14 meses, foi formalizado em 25 de junho de 2024. O projeto inclui não apenas a reforma do pavimento existente, mas também a revitalização de calçadas e outros elementos urbanos ao longo da avenida. De acordo com estimativas da prefeitura, a obra terá um impacto significativo, afetando diariamente cerca de 227

mil pessoas que utilizam o corredor Interlagos. Esta via é um eixo importante da região, cruzando avenidas como Nossa Senhora do Sabará, Miguel Yunes e Atlântica, e atualmente suporta um fluxo intenso de ônibus, variando entre 80 e 240 veículos por hora no horário de pico da manhã. A intervenção abrangerá um trecho de 9,1 km, entre as avenidas Washington Luís e Atlântica, e incluirá a correção do pavimento, melhorias no sistema de drenagem,

renovação da sinalização, modernização das paradas de ônibus com a instalação de pavimento rígido, implantação de novas instalações elétricas, e adequações urbanísticas que visam melhorar a acessibilidade e a paisagem local. Além disso, o projeto prevê a instalação de uma vala técnica para o sistema do corredor e a atualização da iluminação pública, incluindo ajustes no remanejamento de interferências Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Baixa no nível da Guarapiranga acende alerta

Extensas faixas de areia começam a aparecer nas

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

FO projeto prevê diversas melhorias e adequações urbanísticas na região

aixas de areia cada dia maiores. Este é o cenário que se observa nas margens da represa Guarapiranga, importante reservatório na região que abastece os bairros das zonas sul e sudeste da capital. O panorama preocupa os moradores em torno da represa, principalmente, porque as lembranças dos baixos níveis que a represa chegou na estiagem de 2014, ainda pairam na memória de alguns. No site Portal dos Mananciais, que pertence a Sabesp, companhia de água do estado, e monitora os níveis das represas, a Guarapiranga, no dia 06/09, operava com 42,3%. Apesar de não ser a pior perspectiva já vista, a situação é alarmante devido a previsão de poucas chuvas no estado de São Paulo. “Estamos num período mais seco desde 2013, que vai durar

de 20 a 50 anos. São cíclicos de longo período, com variações multidecadal, mas esse ano em específico, está bem mais seco, a umidade do ar está muito baixa, a evaporação é maior, o consumo também aumenta por causa do calor, então o reservatório tende a diminuir até o início das chuvas. O problema atual é que está prevista a ocorrência da La Niña para essa primavera-verão. Em geral, a La Niña diminui as precipitações. Agora, a gente não sabe o quanto abaixo da média será”, alerta o engenheiro Antonio Carlos Zuffo, professor do departamento de Recursos Hídricos da Unicamp. Como medida para lidar com o período de estiagem, o Governo do Estado iniciou mais um ciclo de perfuração de poços artesianos para ampliar a oferta de água nos municípios. A medida faz parte do Plano Estadual de Resiliência à Estiagem, SP Sempre Alerta.

A perfuração de poços é um tipo de solução, mas pode não ser suficiente, assim explica o professor Zuffo. “O mundo inteiro usa água subterrânea. O problema é que alguns aquíferos no estado têm vazão entre 8 a 20 metros cúbicos por hora. É uma vazão muito baixa para o abastecimento. Na região mais populosa do estado, região metropolitana de São Paulo, de Campinas, Sorocaba, seria um problema”, afirma. Em nota, a Sabesp apenas informou que o Sistema Integrado Metropolitano (a junção de sete grandes sistemas) opera com 54,9% do volume total e se mantém na média dos últimos cinco anos. Também destacou que é importante a população manter o consumo consciente da água em qualquer época do ano.

Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

margens da represa
O fluxo de ônibus na região varia entre 80 e 240 veículos por hora no período da manhã

EDUCAÇÃO

Cada Gesto Educa: plataforma apoia educadores na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Com parceria dos Smurfs e participação ativa de professores, Sicredi fortalece consciência social e cidadania entre jovens

Capacitar professores para promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão financeira, preparando jovens para atuar na construção de comunidades mais conscientes e resilientes. Com essa premissa, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 8 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros, envolveu educadores no processo de criação da plataforma Cada Gesto Educa. A participação ativa dos professores na iniciativa, dedicada a ensinar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), permite que a plataforma seja moldada com base na experiência prática das salas de aula, garantindo que o conteúdo seja relevante e aplicável no contexto educacional. A vivência com a educação e o compromisso com o desenvolvimento sustentável

andam de mãos dadas no trabalho do professor Marcos Meier. Com mais de 30 anos dedicados à educação, o especialista colaborou na criação e no desenvolvimento da plataforma. “Após tantas décadas lecionando fiquei entusiasmado em aplicar meu conhecimento para ajudar os professores a integrar os ODS nas salas de aula e conscientizar nossos jovens sobre os desafios globais. Educar é ajudar o aluno a construir sua própria história, e ver essa transformação em ação foi incrível”, afirma o professor. Lançada em junho, a plataforma desenvolvida pela DZ Estúdio em parceria com o Sicredi registrou mais de 6 mil aulas assistidas apenas no primeiro mês. Com ampla adesão de professores de instituições públicas e privadas, a solução oferece 17 módulos com vídeo-aulas detalhadas e atividades práticas, cada um com uma abordagem lúdica envolvendo os Smurfs. Os educadores que participam da jornada recebem um certificado digital ao concluir o curso, que pode ser

POLÍTICA

adicionado ao currículo e compartilhado nas redes sociais. A plataforma também promove a troca de experiências, o compartilhamento de conteúdos entre os professores e oferece diversão com um jogo interativo voltado para os alunos. A formação de uma sociedade mais próspera por meio do ciclo virtuoso é o propósito do cooperativismo de crédito e do Sicredi. Parte da infância de muitos, os Smurfs são parceiros do Sicredi por meio do projeto "Sicredi & Smurfs: Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável". O objetivo é fortalecer a promoção da Agenda 2030 e as metas propostas pela ONU para um mundo melhor. A iniciativa da instituição com a empresa belga IMPS, detentora dos direitos dos Smurfs, por intermédio da agência brasileira Vertical Licensing, tem destacado a importância de pequenas ações de impacto positivo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Campanha

de Rodrigo Goulart tem início oficial com grande evento em parceria com Ricardo Nunes

Evento contou com a participação de autoridades e políticos

Pacto Verde: Especialista avalia desafios para a implementação de medidas no Brasil

Iniciativa une os três poderes da República em um esforço conjunto para promover um modelo de desenvolvimento econômico de baixo carbono Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

OGoverno Federal lançou recentemente o Pacto pela Transformação Ecológica, iniciativa que une os três poderes da República em um esforço conjunto para promover um modelo de desenvolvimento econômico de baixo carbono. O pacto, que faz parte do Plano de Transformação Ecológica (PTE) do Ministério da Fazenda, estabelece uma série de medidas legislativas, administrativas e judiciais para acelerar a transição do Brasil para uma economia sustentável. Especialistas têm elogia-

Por Redação

Na sexta-feira de agosto (30), ocorreu a inauguração oficial do comitê eleitoral do Vereador Rodrigo Goulart, marcando o início oficial de sua campanha à reeleição. O evento, realizado na Avenida Senador Teotônio Vilela, 1220, reuniu mais de seiscentas pessoas, incluindo

Foto: Divulgação

comparecer ao encontro devido a compromissos de campanha. Regina Nunes destacou a importância de eleger candidatos comprometidos: “A gente precisa de candidatos sérios, pessoas sérias que estão trabalhando pela população, e que não ficam só querendo lacrar na internet”, declarou, ao lado de Rodrigo Goulart. O Secretário Fabrício Cobra ressaltou a relevância da

tomamos dos bancos esse dinheiro, porque era dinheiro do povo. Ao contrário do que esses milagreiros de internet fizeram durante a vida e foram presos por isso. Nós estamos aqui de cara limpa, sem 50 seguranças, firmes e fortes, e sempre com a verdade. Eu não tenho dúvida, como o Ricardo tem falado, os melhores quatro anos que teremos na cidade serão os próximos,

reeleição

importantes figuras políticas e da sociedade paulistana. Entre os presentes estavam a Primeira Dama de São Paulo, Regina Nunes, o Secretário Estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, o Secretário Municipal da Casa Civil, Fabrício Cobra, o Secretário Executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado, Police Neto, o Deputado Estadual Jorge Caruso, o Subprefeito da Cidade Ademar, Rogério Balzano, o ExDeputado Federal Antonio Goulart e o jornalista esportivo Márcio Bernardes. Durante o evento, várias autoridades expressaram seu apoio ao vereador e ao Prefeito Ricardo Nunes, que não pôde

reeleição: "Não só a Zona Sul ganha, mas toda a cidade de São Paulo se beneficia com a continuidade do trabalho do Rodrigo e do Ricardo". Em seu discurso, o Ex-Prefeito Gilberto Kassab enfatizou a importância da mobilização popular: "Não basta apenas votar, é preciso pedir votos e carregar o santinho no bolso, porque é assim que se vence uma eleição disputada". Visivelmente emocionado, o Vereador Rodrigo Goulart falou da família, de sua trajetória e de seu trabalho ao lado do Prefeito Ricardo Nunes, destacando a atuação nas CPIs da Dívida Ativa e da Sonegação Tributária, “Eu e o Ricardo recuperamos dos bancos para os cofres públicos mais de R$ 7 bilhões. Nós

com o orçamento muito mais organizado, que vai chegar a 120 bilhões de reais, e pela experiência e competência que o Prefeito tem, com o apoio de vocês, continuaremos transformando São Paulo cada vez mais”.

Tanto Rodrigo Goulart, quanto o Prefeito Ricardo Nunes, são nascidos e criados na Zona Sul de São Paulo, uma região pela qual demonstram profundo compromisso. Esse vínculo tem sido um motor para suas ações políticas, guiando seus esforços para melhorar a qualidade de vida da população local e garantir que a região continue a se desenvolver de forma sustentável e inclusiva. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Brasil avança em medidas ambientais mas tem desafios na aplicação das leis

do a iniciativa, mas alertam para os desafios que podem comprometer sua eficácia.

“O pacto traz boas intenções e uma direção clara, mas a questão central é como ele será implementado na prática”, observa Gustavo Loiola, professor e consultor em ESG. “O Brasil é conhecido por ter uma legislação ambiental robusta, mas historicamente falha na aplicação dessas leis. O pacto só será bem-sucedido se houver um esforço concreto e coordenado para superar esses desafios estruturais”, diz. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

VOCÊ ENCONTRA: • Papel H.D. e Fantasia • Manilhinha

Guardanapos • Sacos de todos os tipos • Plásticos • Fitilhos • Seda • Copos de Café, Água e Chopp • Palitos • Artigos para Sorvetes e Confeitaria • Grande Variedade de Produtos

Rua Barão de Dupr at, 245/257 Santo Amar o

JORNALISMO

Fausto Camunha, uma vida de momentos inesperados

Em livro, jornalista conta sua trajetória, o mundo do jornalismo, da comunicação e política

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br reportagem@gruposulnews.com.br

Uma vida dedicada ao jornalismo. Essa seria a melhor definição para Fausto Camunha, jornalista apaixonado pela escrita e os bastidores da reportagem, e que começou sua carreira na Gazeta de Santo Amaro. Esse início de carreira se deu por uma daquelas ocasiões inesperadas da vida que mudam os rumos e nos colocam nos lugares certos. “Eu era office boy do Banco Noroeste. Um dia o gerente me mandou buscar uma chopeira na casa dele. Eu fui, vieram duas empregadas, uma chopeira enorme, carregando, e eu era magrinho, pesava 62 kg. Falei: -Olha, se alguém não me ajudar, não consigo levar essa chopeira sozinho. -Nós não podemos sair daqui. -Não, eu não vou levar chopeira. Eu não aguento levar chopeira! E não levei. Fui demitido. Aí fui para casa, chateado, etc. Estou vendo a Gazeta de Santo Amaro e vejo um anúncio lá. “Você quer ser jornalista?”, e eu pensei comigo mesmo que era. Fui lá, fui recebido pelo Armando da Silva Prado Neto (dono da Gazeta na época). Fiz um teste com dez outros pretendentes lá, passei e assumi a editoria do jornal”, conta Fausto.

E assim é a vida do jornalista com mais de 60 anos de profissão, que continua

trabalhando para informar a população. O inesperado faz parte da profissão de jornalista, mas Fausto também pode dizer que em vários momentos da vida particular foi pego de surpresa, como no dia em que foi convidado a assumir a direção do Jornal Nacional em uma visita à redação do televisivo. No entanto, nem sempre esses momentos inesperados eram de alegria. Em 21 de setembro de 1997, uma manhã de domingo, uma ligação da polícia pedia para que Fausto fosse à Avenida Vicente Rao. Ao chegar lá, seu único filho, Eduardo, havia sofrido um acidente de carro e morrido no local.

“Esse é aquele momento em que a gente não consegue raciocinar e muito menos tomar alguma providência. E o momento em que a gente fica de

mal com Deus”, assim o jornalista descreve sua dor em seu primeiro livro Um Mergulho na História - Relatos sobre mudanças no jornalismo e na política, lançado em 21 de agosto. A obra, que é um relato de toda sua trajetória, Fausto conta o que viu de mudanças no jornalismo, na política e suas passagens por diferentes redações, áreas da comunicação e até os trabalhos em áreas públicas. O livro é um convite para conhecer a vida de uma importante figura do jornalismo, o modo de fazer comunicação e os acontecimentos da política. Para o lançamento, Fausto concedeu uma entrevista ao Grupo Sul News que poderá ser lida na íntegra em nosso site.

Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Foto: Divulgação/Sicredi
A plataforma desenvolvida pela DZ Estúdio em parceria com o Sicredi registrou mais de 6 mil aulas assistidas no primeiro mês
Foto: Freepik
Foto: Victor Pontalti
Vereador Rodrigo Goulart lança campanha a
Fausto Camunha em visita a Gazeta de Santo Amaro para entrevista

A província de São Paulo no processo de Independência do Brasil

São Paulo era parte fundamental para manter a integridade do país

AIndependência do Brasil foi costurada no Rio de Janeiro, a capital do país naquela época. Entretanto, foi aqui, em terras paulistas, que foi declarada. Um pouco menos de glamour do que a história conta, é verdade. Muito mais do que um símbolo da libertação de Portugal, São Paulo e os paulistas estão entre as figuras chaves do processo de independência. A província de São Paulo já era uma potência econômica naquela época. O Vale do Paraíba despontava como um lugar para fazer riqueza. Todos que lá foram para produzir café, enriqueceram de forma rápida. Uma elite cafeeira nascia e não queria se submeter às leis e ambições de Portugal. Havia um risco de ruptura na unidade nacional e de fragmentação das províncias, assim como aconteceu na América Espanhola. Dom Pedro I precisava manter o país e seu poder, e para isso teria que ter o apoio dos paulistas.

“O marco desta presença de São Paulo está na viagem que Dom Pedro realizou para cá em agosto de 1822, justamente para consolidar esses vínculos, essas ligações e para acertar, vamos dizer assim, o apoio militar, econômico e financeiro para a corte do Rio de Janeiro, quer dizer, enviando os grupos políticos de São Paulo, com tropas e recursos monetários para Dom Pedro manter a corte funcionando. Então, nesse sentido, a posição de São Paulo é muito importante e sem o apoio de São Paulo, dificilmente Dom Pedro teria conseguido manter o seu governo, teria conseguido proclamar a separação de Portugal e dar início à construção de uma monarquia constitucional”, explica a professora sênior do Museu Paulista da USP, Cecília Helena de Salles Oliveira. A viagem do então príncipe regente atravessou pontos estratégicos da província em busca de apoio. Ouvindo todos aqueles que estavam dispostos a apoiá-lo e tentando evitar uma guerra civil que separaria a província do

resto da colônia. No meio da viagem, uma carta da Princesa Leopoldina, esposa de Dom Pedro, é entregue com o pedido de que o príncipe declare o Brasil livre de Portugal. Assim ele o fez. Essa importante passagem da história do Brasil pode ser melhor conhecida no Museu do Ipiranga, um lugar pensado para lembrar o processo de independência, mas também para contar a história do país e todos os que o construíram. “É um dos museus mais antigos do Brasil e que recebeu nos últimos anos exposições novas que problematizam a nossa trajetória, que incorporam inúmeras vozes e figuras que tinham estado sombreadas por lideranças políticas do século XIX e do século XX e que agora encontram, de alguma maneira, espaço para se manifestarem e estar representadas ali, como as populações indígenas, os afrodescendentes, a história do trabalho, as relações de gênero”, completa a professora. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

MEIO AMBIENTE

Geólogo explica a degradação do planeta e alerta para os desafios que vêm pela frente

Pesquisador de mudanças climáticas, Marco Moraes revela que inundações, secas e queimadas tendem a se tornar ainda mais frequentes

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Aquecimento global, efeito estufa, degelo das calotas polares, ondas de calor extremo, secas, morte dos oceanos e destruição dos ecossistemas. Essas são algumas das ocorrências que muitos acreditam se tratar de problemas do futuro, mas que estão diretamente ligadas aos desastres ambientais, como as inundações no Rio Grande do Sul e a epidemia de dengue no Brasil. Segundo o geólogo Marco Moraes, essas catástrofes são indicadores claros da degradação ambiental. Em Planeta Hostil, publicado pela Matrix

Editora, o pesquisador em mudanças climáticas descreve como a humanidade tem transformado a Terra em um lugar inóspito e revela o que vem pela frente. Sem eufemismos e tentativas de minimizar a situação, Moraes mostra de maneira arrepiante como estamos à beira de um colapso por conta de ações do homem que geraram mudanças irreversíveis. Cada capítulo revela de que forma o uso de combustíveis fósseis, as atividades das indústrias do cimento e do plástico, a pesca predatória e a criação indiscriminada de pastos destroem ecossistemas e, por consequência, toda a

CULTURA E ENTRETENIMENTO

AESUL foi homenageada

no Concerto Solidário com a Orquestra Filarmônica do Brasil

Evento foi uma celebração àqueles que tanto fazem pelo próximo Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

OConcerto Solidário é um evento promovido pelo projeto nacional social Sistema de Orquestras do Brasil com o objetivo de valorizar as personalidades pelo seu feito na sociedade, tanto com ações humanistas quanto pelo social. A AESUL (Associação Empresarial da Região Sul), foi homenageada pelo empenho dos seus colaboradores associados no desenvolvimento e inovação do comércio e indústria na região Sul. Além da AESUL representada diretamente pelo seu presidente, Silvio Ramos e a assistente Li-

lian Alvim, uma das locutoras do evento. As homenagens também foram para a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) Distrital Sul; CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Distrital Sul; a Indústria Harmonia; Revista AESUL; TV WCA News; programa de TV Abrahão Com Você; Indústria Terrinha Alimentos com sede na região; Casa do Construtor; Restaurante Fazendinha de Parelheiros e entre outros. Cultura e educação sempre presente e os custos dos troféus contaram com apoio cultural do Colégio Exato e Castelo Trajes Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

cadeia de vida do planeta.

A obra chama atenção para os efeitos visíveis do aquecimento global como as tempestades cada vez mais destruidoras, os recordes seguidos de altas temperaturas, o avanço acelerado do mar nas cidades litorâneas e a falta de água em locais onde ela sempre foi abundante. Também traz luz para os sinais que passam desapercebidos, como a ingestão de microplásticos por meio da alimentação, o desaparecimento de espécies inteiras de insetos e da progressiva intoxicação química da população mundial.

Apesar do tom de alerta, o autor não incentiva o cinismo e nem alimenta a desesperança. As exposições de Planeta Hostil deixam claro que as consequências do que fizemos à Terra são amplas e graves, a ponto de ameaçar a própria existência humana, mas servem também como um apelo à ação e convidam o leitor a se unir a um movimento urgente para evitar mais devastação.

“Tempos difíceis virão. No entanto, com boa informação, realismo e pragmatismo, podemos vencer o nosso maior inimigo, que, você já sabe, somos nós mesmos”, declara o geólogo Marco Moraes. Ficha técnica

Livro: Planeta Hostil

Autoria: Marco Moraes

Editora

Editora: Matrix

Páginas: 336

Preço: R$ 79,00. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Foto: divulgação
Da esq. para a direita, presidente do projeto, Abrahão Estèves e a vice-presidente Patrícia Medeiros, ao lado de Silvio Ramos, presidente da AESUL
Foto: Wikimedia Commons
O Museu do Ipiranga é dedicado a contar a história da Independência e do Brasil

Ecopontos Móveis oferecem descarte adequado de resíduos e promovem a conscientização da comunidade

Foto:

Serviço esteve durante esta semana na Praça Tuney Arantes; o cidadão também tem a opção dos Ecopontos fixos

A

os

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Resíduos que não são descartados corretamente causam um grande problema à comunidade. O

descarte irregular pode causar problemas como enchentes e a presença de animais nocivos, como baratas e ratos. Porém, os munícipes muitas vezes não têm a informação sobre como

Mais

realizar o descarte correto de resíduos. Atualmente, existem 128 ecopontos fixos espalhados por toda a cidade, onde os cidadãos podem fazer o descarte correto para que este material tenha um destino adequado. E para reforçar a importância desta atitude, surge a iniciativa dos Ecopontos Móveis. Os Ecopontos Móveis são caminhões ou caixas roll-on (de grande porte) instalados em locais estratégicos para facilitar o acesso à população para o descarte adequado de resíduos. Também foi instalada uma tenda, onde agentes ambientais conscientizavam a população

Shopping terá Encontro de Carros com área dedicada à cultura pop

Encontro de Carros acontece nos dias 15 e 22 de setembro e exibe carros de modelos raros, modificados, rebaixados e antigos

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

No mês de setembro o Mais Shopping, próximo à estação Largo Treze do metrô, traz mais uma edição do Encontro de carros, um evento imperdível para quem é apaixonado por automóveis, nos dias 15 e 22, em parceria com a Forza Meeting, no Piso G1, das 09h às 14h00. Os ingressos podem ser comprados no site ShotGun, até a data do evento. O Encontro de Carros é uma celebração da cultura automobilística, projetado para atrair entusiastas de carros de todas as idades. Os visitantes

terão a oportunidade de apreciar modelos modificados, rebaixados e antigos. Além disso, haverá um espaço dedicado à cultura pop, com áreas temáticas de games e anime. "Nossa meta é atrair um público diversificado. Reconhecemos que o interesse por automóveis transcende faixas etárias e estamos entusiasmados em proporcionar essa experiência que fica mais completa com a adição do espaço próprio para games e anime", afirma Arnaldo Oliveira, gerente de marketing do Mais Shopping. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

SAÚDE E BEM-ESTAR

Explosão de queimadas compromete a saúde ocular

sobre a importância do destino correto. Entre os dias 02 e 06 de setembro, o Ecoponto Móvel esteve estacionado na Praça Tuney Arantes. A próxima escala do Ecoponto Móvel na região será entre os dias 7 e 11 de outubro, entre 8h e 16h, na esquina da Avenida Jornalista Roberto Marinho com a Rua Zacarias de Gois, no Campo Belo. A Prefeitura de São Paulo coordena o projeto dos Ecopontos Móveis e fixos por meio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp), divisão da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB). Na região de Santo Amaro,

este serviço é prestado pela Ecosampa, que atende cinco subprefeituras da Zona Sul: Santo Amaro, Campo Limpo, Capela do Socorro, M’Boi Mirim e Parelheiros.

“O Ecoponto Móvel foi criado justamente para os munícipes terem uma maior opção para fazer o descarte correto dos seus objetos. Recebemos madeira, entulho, diversos tipos de materiais. Tudo isso para evitar os famosos ‘pontos viciados’ de descarte irregular”, explica Alex Benediti, superintendente da Ecosampa.

A subprefeita de Santo Amaro, Thamyris Nagell,

Mais Shopping e

ONG

visitou o Ecoponto Móvel na quarta-feira (4) e avaliou positivamente o projeto: “É muito bem vindo um serviço como esse para a nossa região. A população de Santo Amaro já tem esse olhar para a consciência e para a sustentabilidade. Então o Ecoponto Móvel traz essa facilidade de cada vez mais conscientizar as pessoas, de ajudar o poder público e fazer o seu papel como cidadão, que é fazer o descarte regular.” Para maiores informações sobre os ecopontos, acesse ecosampa.com.br. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Cão Sem Dono terão evento de adoção e conscientização animal

Mais Shopping se junta à ONG Cão sem Dono para promover a adoção consciente e responsável dos animais

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

OFeira é a oportunidade de encontrar um novo amigo,

a

Mais Shopping, conhecido por seu engajamento em causas sociais, se une mais uma vez com a Ong Cão Sem Dono para realizar um evento voltado para a adoção de animais e a promoção do bem-estar animal. O evento acontecerá no Boulevard do shopping, com entrada pela Alameda Barão do Rio Branco, nos dias 13 e 14 de setembro, das 14h às 18h. "As Feiras de adoção não apenas oferecem uma segunda chance para animais resgatados, mas também educam a comunidade sobre a importância de adotar, em vez de comprar, promovendo uma cultura de compaixão e responsabilidade”, destaca Arnaldo Oliveira. Gerente de marketing do Mais Shopping. Durante o evento, clientes e visitantes terão a oportunidade de acolher um novo membro na família e receber orientações sobre cuidados e a importância da adoção consciente. A iniciativa visa reforçar o papel do shopping como um grande aliado nas causas sociais. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Oftalmologista ensina como amenizar o desconforto em seus olhos Por

estimativa da OMS

A(Organização Mundial da Saúde) é de que o tempo seco do inverno triplique as alergias respiratórias – rinite, sinusite, bronquite e asma. Isso explica o aumento no número de atendimentos médicos nos hospitais de todo o País depois da explosão de queimadas que cobriu o Brasil de poluição no último final de semana.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, o hospital ainda não tem estatísticas do número de consultas provocadas pelas queimadas, mas há evidências nos prontuários de que seis em cada 10 alérgicos têm manifestação nos olhos. Pior: o número de alérgicos não para de crescer. Já corresponde a 40% da população mundial.

O especialista afirma que toda alergia é uma intensa reação das nossas células de defesa aos ácaros, proteínas ou aditivos de alimentos industrializados e até a alguns componentes de medicamentos que deveriam ser inofensivos ao nosso organismo. “As alergias também podem estar relacionadas às alterações climáticas, excesso de higiene, antibióticos e aditivos na alimentação que fazem parte do mundo atual”, pontua. Independente ou associada a outras alergias, o oftalmologista afirma que a poluição das queimadas pode causar conjuntivite alérgica, inflamação da conjuntiva, membrana que reveste as pálpebras e a esclera, parte branca do olho. A condição não é transmissível e tem como sintomas: vermelhidão, coceira, pálpebras inchadas e secreção aquosa. O tratamento é feito com colírio anti-histamínico ou antialérgico

oral nos casos mais graves. O oftalmologista afirma que o uso de lentes de contato deve ser interrompido ao primeiro desconforto nos olhos para evitar lesões na córnea. Prevenção

· Lave as mãos com frequência e evite tocar os olhos.

· Não compartilhe maquiagem, colírio, toalhas, óculos e outros dispositivos.

· Beba bastante água.

· Não coce seus olhos.

· Mantenha a casa e o escritório livres de poeira.

· Use umidificador de ar ou uma bacia com água no ambiente.

· Evite aglomerações.

· Nunca use colírio sem supervisão de um oftalmologista.

· Use óculos e máscara em ambientes externos.

· Mantenha seus olhos lubrificados. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

O
Tempo seco exige cuidado com os olhos
Subprefeita Thamyris Nagell acompanha
trabalhos do Ecoponto Móvel
mas também de conscientizar
população sobre adoção animal

GASTRONOMIA

Sutorito 81 chega ao Plaza Sul

Shopping e agrega mais diversidade às opções do polo gastronômico

Unidade é a primeira da nova marca, se juntando às outras seis opções de restaurantes do empreendimento

O

Plaza Sul Shopping passa a contar com mais uma deliciosa opção em seu polo gastronômico: o Sutorito 81, restaurante especializado em culinária japonesa de alta qualidade. A novidade traz a harmonia perfeita entre tradição e criatividade, com pratos genuínos e uma atmosfera acolhedora.

Esta é a primeira unidade da nova rede de restaurantes fundada por Otávio Faggion. “Os apreciadores da culinária japonesa podem ter certeza de que terão uma experiência memorável, com elementos tradicionais e inovadores se unindo numa jornada gastronômica única”, comenta Faggion.

No cardápio, além do tradicional festival, com a possibilidade de provar um pouco de cada prato do restaurante, estão as clássicas receitas que fazem sucesso no Brasil, como sunomono, shimeji, guioza e ceviche nas entradas, quatro tipos de sashimi (salmão, barriga de salmão trufado, atum e peixe branco), diversos tipos de sushi, temakis, yakissobas, tempurás e os grelhados. Há também os combinados, que trazem a mistura de diversos pratos e a possibilidade de montar combos, adicionando produtos extras aos combinados. Para beber, além de sucos, refrigerantes, cervejas e vinhos, o restaurante oferece as doses de saquê e a “saquerinha”. Por fim, de

sobremesa, o diferencial da casa é o mochi, um bolinho doce de arroz recheado.

Polo Gastronômico

Com a chegada do Sutorito 81, o Plaza Sul passa a contar com sete restaurantes em seu polo gastronômico, além das opções disponíveis na praça de alimentação. “Contamos com uma variedade de restaurantes de alta qualidade para todos os paladares, garantindo uma experiência incrível para os nossos clientes”, afirma Camila Ramm, gerente de Marketing do Plaza Sul Shopping. Além do recém-inaugurado Sutorito 81, compõem o leque de restaurantes disponíve is no Plaza Sul o Pecorino, o Calle 54, o Macaxeira, o Outback Steakhouse, o Madero e o Coco Bambu.

Serviço

Plaza Sul Shopping

Endereço: Praça Leonor Kaupa, nº 100, Jardim da Saúde - São Paulo (SP)

Horários:

Lojas (Segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 14h às 20h); Praça de Alimentação (Segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 22h); Restaurantes (Todos os dias, das 11h às 22h).

Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Pela

A instituição trabalha com a conservação destes animais há 35 anos e foi a primeira a reproduzir a ave no país

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

OZoológico de São Paulo acaba de inaugurar um novo espaço e, pela primeira vez, apresenta ao público a arara-azul-de-lear, classificada como Em Perigo (EN) de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A instituição trabalha para conservar a espécie, que é endêmica da região da Caatinga baiana há 35 anos. No ambiente, construído especialmente para as aves, há quatro araras-azuis-de-lear: Felipe, Luca, Antonio e Benjamin, que têm entre 6 e 8 anos, e são filhos de Maria Clara e Francisco, pais também de Teobaldo, primeiro indivíduo nascido em um Zoo na América Latina. O Zoo SP trabalha com ações e iniciativas de conservação para a espécie e desenvolve protocolos e manejo, além de trocar experiências para que toda informação

Casal de arara-azul-de-lear

técnica e científica seja disponibilizada e compartilhada com todas as instituições e pesquisadores.

Serviço: Funcionamento: das 9h às 17h e bilheteria até às 16h

Ingressos: a partir de R$39,90. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Foto: Divulgação
Restaurante traz pratos tradicionais da culinária japonesa
Foto: Zoológico de São Paulo

Cidade de São Paulo alcança os 200 km de Faixa Azul

Nova sinalização, que proporciona mais segurança aos motociclistas, soma mais 31,64 km implantados no mês de agosto. Capital totaliza 200,3 km em mais de 34 vias

APrefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ativou nesta segunda-feira (2/9) mais 31,64 km de Faixa Azul em 8 novos trechos. Assim, a cidade chega aos 200,3 km de faixas azuis implantadas em importantes vias. Com isso, 500 mil motociclistas serão beneficiados diariamente em seus deslocamentos. A marca foi celebrada com um evento na Praça Vila Rubi, região de Capela do Socorro, no dia 02 às 10 horas. Estiveram presentes Hemilton Inouye, Diretor-Presidente da CET; o líder do SindiMotoSP, Gilberto Almeida dos Santos, o Gil; os secretários Edson Aparecido (Governo) e Celso Gonçalves (Mobilidade e Trânsito); e o político local Antônio Goulart.

As avenidas Senador Teotônio Vilela e Escola Politécnica recebem as maiores extensões do mês, com 12,5 km e 9,7 km, respectivamente. O eixo Norte-Sul, sentido Santana, recebe a Faixa Azul em quatro trechos que, juntos, somam 8,44 km. No sentido Aeroporto, dois novos trechos somam 1 km. Desta forma, a gestão cumpre com antecipação o objetivo de implantar 200 km de Faixa Azul na cidade até o fim de 2024, registrada no Plano de Metas 2021/2024. “A gente chega em 200 km da faixa azul com muita alegria e com muito empenho por parte da CET, por parte da Prefeitura, com todo o trabalho que foi desenvolvido. Um trabalho técnico que tem muitos resultados positivos. A aceitação de motociclistas e motoristas está acima de 95%, é uma unanimidade, é uma solução revolucionária que a gente está apresentando para diversas cidades do

POLÍTICA

País”, disse Hemilton Inouye, Diretor-Presidente da CET. Faixa Azul

O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET das áreas de Segurança Viária, da Sinalização e do Planejamento e Projetos e Operacional, com o objetivo de reorganizar o espaço viário, proporcionando mais segurança aos motociclistas.

A Av. 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha) foi o primeiro trecho do projeto-piloto, que é acompanhado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) desde sua implantação em 2022. A via foi escolhida, principalmente, em razão dos 50 mil motociclistas que passam por ela todos os dias e pelo fato de 78% dos sinistros envolverem motos. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Cuidado: não há debates

Os “cortes” das redes sociais chegaram aos debates e mudam a forma de ver a política

Éimpossível imaginar o mundo de hoje sem redes sociais. Essas páginas e aplicativos passaram a fazer parte das nossas vidas. Ali compartilhamos momentos especiais, postamos lembranças, contamos acontecimentos felizes e tristes. Estudar, trabalhar, vender, fazer negócios, está tudo na rede. Uma pesquisa realizada pelas agências norte-americanas We Are Social e Meltwater mostra que cerca de 187,9 milhões de brasileiros utilizam a internet em 2024. Desse total, 98,9% acessam redes sociais. Claro que algo que movimenta tanta gente e possibilita infinitas formas

de conexão e comunicação cairia nas graças da política, o que pode ser algo bom. As redes permitem conhecer candidatos e propostas que talvez, apenas pelo que é veiculado na TV e no rádio, não seria possível ver. Elas oferecem mais opções e permitem acompanhar os candidatos mais de perto, fazer questionamentos diretos e cobrar as promessas feitas. Porém, não é isto que estamos vendo nas campanhas eleitorais dos últimos anos. A cada pleito, as tecnologias e modismos das redes são incorporadas nas campanhas. O objetivo segue o mesmo, atrair mais eleitores e vencer. Mas, a campanha eleitoral apresenta uma peculiaridade. Não há debates ou discussões sobre propostas. Os diálogos são

Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

No último dia 29/08 ocorreu a instalação da 16ª Vara Cível e das duas novas Unidades de Processamento Judicial (UPJs) de Família no Fórum de Santo Amaro O presidente da 102ª Subseção da OAB Santo Amaro, Alexandre Fanti Correia, presente na cerimônia, destacou a importância dessas novas instalações para facilitar o acesso à Justiça. “Grande parte do crescimento econômico de São Paulo passa por Santo Amaro, refletindo no aumento das demandas judiciais. Parabenizo todos os magistrados pelo excelente trabalho realizado, especialmente em nossa região”, afirmou Fanti Correia. Também presente, o presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad,

ressaltou que o Tribunal de Justiça de São Paulo está sempre atento às necessidades dos colegas do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos jurisdicionados. “É um Tribunal

sensível, que ouve e atende ao necessário”, destacou. Encerrando a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Torres Garcia, reforçou que as novas unidades visam melhorar a prestação dos serviços públicos, garantindo eficiência e qualidade no atendimento aos cidadãos. “O objetivo é transformar o antigo padrão de varas e cartórios, unificando cartórios da mesma competência em todo o estado”, explicou. Essas iniciativas demonstram o compromisso das autoridades em atender as demandas de Santo Amaro, com o aumento de varas judiciais, servidores, para que nosso Fórum seja mais acessível e eficiente, atendendo às demandas da nossa comunidade de forma justa e célere. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

praticamente inexistentes, tudo é pensado para produzir “cortes” de vídeos para as redes, e ganhar curtidas (que podem vir a ser votos). A tecnologia atravessa o nosso tempo por completo.

Para o professor de marketing e escritor do livro Mais Marketing, Menos Guru, Nino Carvalho, há uma explicação bem simples. “Com cortes rápidos, é fácil de consumir, não exige da minha cabeça, né? Então, eu não preciso ficar ali ouvindo proposta que é uma coisa complexa, que eu tenho que pensar e me demanda muito esforço, não. É um cara que fala lá uma piadinha, sacaneando o outro e vota em mim porque eu sou o brother. Fica fácil de se comunicar e de se propagar qualquer coisa”, aponta.

O risco dessa escolha por “cortes” é não saber o que o candidato realmente pretende fazer se eleito e se concordamos com isso. Como forma para solucionar o problema, o professor incentiva a educação digital e a alfabetização midiática. “Acho que tem que começar da base, essa questão educacional, porque não raro o bebê no berço, já tem o telefone na cara. Mas eu acho que é um trabalho de conscientização por órgãos públicos e a sociedade civil também, como tem, por exemplo, em relação à época do Covid”, finaliza. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Foto: Victor Pontalti
A Faixa Azul contribui para a redução de acidentes com motociclistas em São Paulo
O presidente da OAB Santo Amaro, Alexandre Fanti, com assessores da diretoria
Presidente da OAB Santo Amaro, Alexandre Fanti, marca presença na solenidade
Fotos: Divulgação

Avereadora Janaína Lima (PP) promoveu na última quarta-feira (04/09), na Câmara Municipal de São Paulo, um debate com o tema “Inclusão que gera oportunidades”. O evento reuniu especialistas que atendem pessoas com deficiência (PCD) e grande público interessado no tema. Segundo dados do IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, esse

número representa 8,9% de toda a população brasileira. Para a vereadora Janaína Lima, a reunião de especialistas para tratar do tema da inclusão se reveste da maior importância e complementa o trabalho ao qual ela se dedica no Legislativo, com várias iniciativas, como a que permite a instalação de centros especializados no tratamento PCD, incluindo o autismo, na cidade de São Paulo. A manifestação dos convidados deu o tom emotivo e o grau de excelência do evento.

O Dr. Abram Topczewski, neuropediatra do Hospital Albert Einstein, falou da importância da inclusão, do aprimoramento dos trabalhos e destacou o Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea). Dona Ika Fleury relatou a história de Dorina Nowil, que trabalhou para a criação e implantação de instituições, leis e campanhas em prol dos deficientes. O depoimento da mãe atípica Rosangela Barbosa mostrou o trabalho que desenvolve no São Paulo Futebol Clube para abrir espaços para portadores de deficiência apaixonados por futebol. Contribuíram com depoimentos Fábio Zamborlini – Diretor da Equipe de Futsal do São Paulo Esporte Club Paula Senatore, do Lar Mãe do Divino Amor (LEMDA); Dr. Lucas Vitorino, Advogado da Causa PCD; e a mãe atípica Franci Pimentel. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

ASecretaria Municipal de Segurança Urbana entregou nesta quinta-feira (5/9) novas viaturas para a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Foram entregues parcialmente 150 viaturas convencionais. O total da entrega desses veículos é de 230 unidades dos modelos Toyota: Hillux SW4 e Citroen: C3 AirCross Shine 7, todos equipados com para-choques de impulsão traseiro e dianteiro para mitigar impactos em colisões frontais, além dos equipamentos específicos para operações de patrulhamento.

Até o momento, a frota de viaturas da GCM é de 330 veículos. Às novas viaturas também se somarão à entrega de mais 50 viaturas elétricas, de baixo carbono, com previsão de entrega em novembro deste ano. Todas essas 50 serão destinadas à região central da

cidade. Ao todo, a frota terá mais de 600 novas viaturas em operação na capital. O valor total dos novos veículos é de R$ 1.415.700,00 ao mês, com contrato de locação por 60 meses.

Melhorias na Segurança A SMSU contratou 2 mil novos agentes da GCM, objetivando o aumento do efetivo nas ruas. Hoje o centro da cidade passou de 1,6 mil agentes para 2.100 em patrulhamento 24h na região. A capital conta com um efetivo de 7.350 agentes e cerca de 150 estão em formação na Academia de Formação de Segurança Urbana (AFSU).

“Nós equipamos toda a GCM, hoje são mais de 7.000 policiais e entregamos mais de 230 automóveis para fazer inspetoria nos bairros da capital, com isso é possível responder mais rápido aos chamados para a nossa população. Segurança pública é uma prioridade da atual gestão”,

ressalta Edson Aparecido, Secretário de Governo. Além disso, a gestão também investiu na valorização dos agentes da GCM, cujo salário foi reajustado em 72%, equivalendo atualmente a R$ 4.022,93. Outro benefício concedido é a Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC), que permite a atuação dos Guardas nos dias de folga em jornadas extras de trabalho. Outra ação estratégica para reforçar o policiamento e garantir maior segurança da cidade, são os investimentos da Operação Delegada, destinada a Policiais Militares, ampliando a oferta de vagas diárias, para 2.400 em toda a cidade de São Paulo. A ampliação da oferta de vagas também é resultante do reajuste nas gratificações, sendo 20% de reajuste de adicional noturno e mais 30% nas regiões estratégicas. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

Por Redação
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br reportagem@gruposulnews.com.br
Fotos: Divulgação
Vereadora Janaína à frente da mesa dos trabalhos do evento de inclusão
Novos veículos da tropa da GCM são apresentados
Representantes de grupos de Esporte PCD entregam camisa para Janaína Lima

CIDADANIA

Vale do Anhangabaú promove qualidade de vida e apoio à saúde mental no Setembro Amarelo

Em parceria com a rede de saúde e assistência social da Prefeitura de SP , a campanha oferece atividades gratuitas guiadas por especialistas no assunto

ONovo Anhangabaú segue comprometido em proporcionar aos visitantes

qualidade de vida e aprendizado. E, neste mês, promove a campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção do suicídio, com atividades educativas e informativas

A campanha, iniciada na década de 90, desempenha um papel crucial na promoção da saúde mental e na prevenção do suicídio, com os especialistas no tema oferecendo suporte essencial. O Novo Anhangabaú conta com a colaboração do CAPS IJ Sé – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, do SPVV Bela Vista – Serviço de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Violência, do CAPS AD Centro – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas e do CAPS Adulto –Centro de Atenção Psicossocial. Paulete Secco Zular, coor-

centro da Secretaria Municipal de Saúde, enfatizou a relevância dessas ações, destacando: “Essas atividades não apenas fortalecem a rede de apoio, mas também aumentam a conscientização sobre a saúde mental, chamando a atenção da população sobre escolhas de ligação com a vida, ampliação dos laços sociais e envolvimento com o coletivo. Permitindo que a população reflita como conduzir sua escolha na direção da vida”. PROGRAMAÇÃO

13/09, das 14h às 15h: roda de conversa interativa sobre os Fatores de Proteção e Saúde Mental, organiza -

TRAGA SUA DOAÇÃO

Contamos com qualquer ajuda RECEBEMOS DOAÇÕES:

•Alimentos não perecíveis

•Roupas

•Calçados adulto e infantil

• Enxovais em bom estado

•Produtos de higiene Fraldas geriátricas

Criança e Adolescente Vítima de Violência (SPVV) e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ).

13/09, das 19h às 20h: Atividade interativa Valorizar a Vida, promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). A programação inclui a exibição de um curta-metragem seguido por um bate-papo com os participantes.

20/09, das 14h às 15h: Roda de samba do projeto Gira CAPS Amarelo, promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

27/09, das 14h às 15h30:

pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto). Confira a programação completa no site ou nas redes sociais. Serviço Campanha Setembro Amarelo no Novo Anhangabaú Local: Vale do Anhangabaú, s/n – Centro – São Paulo – SP Site: http://www.novoanhangabau.com.br/agenda Newsletter Vale Conferir: novoanhangabau.com.br/valeconferir Instagram e TikTok: @ novoanhangabau Gratuito.

Veja mais em:

•Materiais de limpeza

• Cobertores

•Brinquedos

ESTAMOS NO BOAVISTA S HOPPING VE NHA NOS VISITAR

Boa v ista Shopping - Loja 12 2 - Piso B G ( E M FR EN T E A O SON DA )

Rua: Borba Gato, 59 - Santo Amaro 11 97326-1845

Parceria:

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
INTERLAGOS NEWS - Edição 1466 - São Paulo, 07 a 13 de setembro de 2024 by Grupo Sul News - Issuu