Guia da Semana
Autódromo de Interlagos está no calendário da Fórmula 1
Distribuição Gratuita
Caue Godinho
57 - Edição 1087 2905 São Paulo, 25 de Fevereiro a 03 de Março de 2017 GRUPOSULNEWS.com.br Ano 23
A
organização do GP do Brasil confirmou que o Autódromo de Interlagos seguirá no calendário da Fórmula-1 em 2017. Até o final de 2016 haviam dúvidas se a etapa brasileira seria mantida. No calendário da temporada, o GP do Brasil aparecia com um asterisco, apresentando pendências para
ser confirmado. A privatização do autódromo segue sendo uma incógnita. O GP do Brasil foi confirmado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o dia 12 de novembro, às 14h. A empresa responsável pelo GP do Brasil é a Interpub. Uma possível saída de patrocinadores ameaçava a re-
alização do GP de Interlagos em 2017. No fim do último ano, Petrobras e Shell retiraram seus aportes, causando uma perda de cerca de R$ 100 milhões para os organizadores. O contrato firmado com a FIA para a realização do GP do Brasil é válido até 2020, e a organização apostava que não haveria rompimento.
C
onsiderada como o principal desafio por Roberto Arantes, prefeito regional de Santo Amaro, a Operação Água Espraiada está longe de ser concluída, e depende de uma série de investimentos municipais e do Governo do Estado para alcançar o que foi estabelecido nas Leis 13.260 de 2001 e 15.416 de 2011. De maneira resumida, a Operação Consorciada Água Espraiada tem como objetivo revitalizar, incluir sistemas viários, transporte coletivo, habitação social e espaços públicos de lazer e esportes em uma microrregião importante da zona sul, abrangendo principalmente as avenidas Dr. Chucri Zaidan, Roberto Marinho e João Dias, além de ruas paralelas que vão desde o Morumbi até a Rodovia dos Imigrantes. A Operação começou em 2005, com a construção da ponte estaiada Otávio Frias de Oliveira, concluída em 2008. No ano passado, foram entregues mais duas vias importantes do plano: as pontes Laguna, alternativa à ponte João Dias, e Itapaiúna. Inaugurada em 1996 como Avenida Água Espraiada, na gestão de Paulo Maluf, em meados dos anos 1990, a região só começou a sofrer com mudanças dez anos depois. As novas vias fazem parte do Complexo Chucri Zaidan, que tem como objetivo principal prolongar a avenida do mesmo nome em 3.250 metros, até chegar à avenida João Dias. As obras de prolongamento da avenida avançaram em 2016.
Sampa Online
Obras da Água Espraiada avançam a passos lentos Combustível adulterado prejudica moradores da região Enquete feita com leitores revela que há postos de Parelheiros, Santo Amaro, Socorro e M Boi Mirim vendendo combustível fora do padrão. Veja onde estão e como evitar problemas Até dezembro do ano passado, 85% do empreendimento foi concluído, segundo a Prefeitura. Porém, não há previsão de finalização e entrega.
Via principal Apesar de alterar diversas vias da zona sul, as obras da Operação Água Espraiada se concentram, porém, no prolongamento da avenida Roberto Marinho. Uma delas é a construção de uma via expressa de 750 m que vai até a avenida Lino de Moraes, complementada com um túnel que liga à Rodovia dos Imigrantes. A região passa pelo período de obras mais intenso que inclui a remoção de duas comunidades. Salvo o fato de a Prefeitura ter entregado no ano passado um trecho de 300 m entre as avenidas Lino de Moraes Leme e Pedro Bueno, o que facilita a Operação na região, não há previsão para a conclusão de todo o trabalho na avenida Roberto Marinho. Além do lado urbano e de tráfego de veículo, que será totalmente expresso, passando a
contar com o monotrilho (Linha 17-Ouro), ciclovias, viadutos e passarelas para facilitar a mobilidade urbana nas ruas transversais, uma das principais metas da Prefeitura com para com a avenida consiste em canalizar os córregos Água Espraiada (52,5% foi obra concluída) e Pinheiro (85% finalizar) e um criar um parque linear que está longe de ser entregue à população. O Parque do Chuvisco, outra melhoria da Operação Água Espraiada, foi prometido para o fim do ano passado. Em seguida, foi estabelecida uma nova data de entrega que, mais uma vez, não foi cumprida: janeiro de 2017. Agora, com 85% da obra concluída, a nova gestão deve anunciar a entrega do Parque do Chuvisco nos próximos meses, além de novas atualizações sobre a Operação que, ao longo dos últimos anos, gerou críticas da população em relação à demora na entrega de habitações sociais e falta de segurança na avenida Roberto Marinho.
Página 3
Classificados
Encontre ofertas de Serviços, Negócios, Imóveis... Páginas 7, 8 e 9
MISTO Papel FSC® C113259
Esta publicação é impressa em papel certificado FSC®, garantia de manejo florestal responsável, pela S. A. O Estado de S. Paulo.
@gazetadesantoamaro
esporte clube bane�
/gazetadesantoamaro
Recicle a informação: Passe este jornal para outro leitor.
Pág.
03
Pág.
10