Edição 2791 - 08 a 14 de Novembro de 2014

Page 1

2791

08 a 14 de Novembro de 2014

SABESP anuncia plano para evitar racionamento

Estação Adolfo Pinheiro sofre com infiltrações A Pág.

03

Pág.

05

Obras destroem ruas usadas como desvio no Jd. S. Luís Pancadão Legal será na Avenida Atlântica

chuva voltou a cair esta semana com forte intensidade, interrompendo o ciclo de seca que assola a região Metropolitana e também a zona sul. A média de chuva chegou a 15mm por dia nesta semana, segundo os dados do Climpatempo (dados para o município de São Paulo). No sistema Cantareira que vive a pior situação dos seus reservatórios da história o nível ficou estável em 11,9% já considerando a segunda reserva do chamado Volume Morto. A situação interrompe os 202 dias de queda seguida nas represas que compõem o sistema. Em meio a essa crise de abastecimento, estão sendo construídos 29 reservatórios para ampliar a capacidade de armazenamento de água em 10 % na região Metropolitana de São Paulo. O investimento realizado pela Sabesp chega a R$ 169 milhões. Segundo o governador Geraldo Alckmin três reservatórios já foram entregues,

seis estarão prontos em dezembro e outros dez até março de 2015. Além disso, foi anunciada outra medida, a construção de duas estações de tratamento de água de reuso com capacidade de gerar três mil litros de água por segundo. A entrega está prevista para dezembro e a intenção é devolver esse volume para a represa Guarapiranga e ao rio Cotia, para ser novamente tratada e convertida em água potável. O sistema Guarapiranga que abastece toda a zona sul, não recebeu o mesmo volume de chuva do Cantareira e continua em queda. A Sabesp não registrou precipitação nas represas Guarapiranga e Billings, e o nível caiu 0,5 ponto percentual, indo de 38,4% para 37,9%. Na edição anterior, os jornais do grupo Sul News destacaram a queda rápida no nível do sistema Guarapiranga que é usado, em parte, para recompor a baixa vazão do Cantareira que abastece nove milhões de habitantes. Até o

dia 31/10, o sistema estava com 40% da capacidade. Em menos de uma semana caiu 2,1%. Nesta terça-feira, 5, o governador também anunciou uma ampliação no sistema Guarapiranga que hoje produz 14 mil litros de água por segundo. Para isso será adotada uma tecnologia de membranas de ultrafiltração. Segundo a Sabesp, esta modernização irá produzir água com maior rapidez, funcionamento automatizado e utilização de menos produtos químicos, além de ocupar um espaço físico menor. O reservatório terá a sua capacidade aumentada em 40 milhões de litros. O valor total do investimento na região é de 76,5 milhões. Ao ser concluída a ampliação, a intenção é transferir para o sistema Guarapiranga o abastecimento de bairros como Aclimação, Cambuci, Vila Independência, Vila Monumento e parte da Mooca, que hoje são atendidos pelo sistema Cantareira.

Lazer

Posto de Quimioterapia em Santo Amaro Pág.

MISTO Papel FSC® C113259

06

Esta publicação é impressa em papel certificado FSC®, garantia de manejo florestal responsável, pela S. A. O Estado de S. Paulo.

@gazetadesantoamaro

/gazetadesantoamaro

Recicle a informação: Passe este jornal para outro leitor.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.