Distribuição Gratuita
Gazeta do Brooklin & Campo Belo Gazeta de Santo Amaro
Ano 22 - Edição 1035
Interlagos News
Jornal de Moema
São Paulo, 20 a 26 de Fevereiro de 2016
www.gruposulnews.com.br
Após explosão, Viaduto Santo Amaro pode ser demolido
Provocado por uma colisão entre dois caminhões carregados com materiais inflamáveis, o incêndio danificou a estrutura. De acordo com o prefeito Fernando Haddad, as chances de recuperação são remotas. A demolição ou reforma depende de laudo técnico elaborado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). Pág.
Foto: SIURB
06
Chove 22,5% do volume esperado para fevereiro
N
a tarde de segunda-feira (15), a capital paulista registrou a chuva mais volumosa desde 8 de setembro de 2015, segundo dados aferidos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. Com 48,6 mm acumulados, em média, a tempestade equivale a 22,5% do volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro, de acordo com a média histórica (216,1 mm). “A propagação de um sistema frontal pelo oceano ajudou a organizar as áreas de instabilidade e, unida ao calor e à grande disponibilidade de umidade na atmosfera, causou rajadas de vento, muitas descargas elétricas (raios) e pancadas generalizadas de chuva com forte intensidade, que atingiram com maior força grande parte das zonas leste e sul”, explicou Thomaz Garcia, meteorologista do CGE. Em estado de atenção, a zona sul registrou 68.8 mm de índice pluviométrico. As rajadas
de vento atingiram os 63 km/h no Aeroporto de Congonhas, que ficou fechado para pousos e decolagens durante 20 minutos. Na Capela do Socorro, o Córrego Castro Alves transbordou na Rua Manoel Guilherme dos Reis. Em Parelheiros, houve um escorregamento de terra na Rua Forte Trindade. Com 261 quilômetros de lentidão por volta das 19 horas, o que representa 30% da extensão das vias monitoradas, segunda-feira teve o trânsito mais intenso do ano. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou pontos de alagamentos intransitáveis nos cruzamentos entre os seguintes logradouros: Avenida Vitor Manzini e Rua Elias Antonio Zogbi, Avenida dos Bandeirantes (Moema) e Avenida Santo Amaro, Avenida Rubem Berta e Avenida José Maria Whitaker, Avenida Interlagos e Rua Engenheiro Dagoberto Salles Filho, Avenida Iraí e Avenida Aratãs.
Totalmente danificado, o vão atingido pelas chamas tem aproximadamente 60 metros.
Dá Licença para o Ônibus
Vias têm faixa exclusiva implantada
Com o fim do período de adaptação, a partir desta segunda-feira (22), transitar na faixa exclusiva de ônibus acarretará autuações. Pág.
Discussões sobre zoneamento são retomadas
N
a quarta-feira (17), as discussões sobre a Lei de Zoneamento foram retomadas em sessão plenária e devem se prolongar até o final desta semana. De autoria do Executivo, o Projeto de Lei (PL) 272/2015 revisa a Lei de Uso e Ocupação de Solo da
MAMÃE ATENÇÃO
cidade de São Paulo, estabelecendo um conjunto de regras sobre o potencial construtivo de cada região e as atividades que podem ou não ser instaladas pelos próximos 15 anos. O relator do projeto, vereador Paulo Frange (PTB), destacou algumas mudanças realizadas no projeto VOCÊ SABIA QUE SEU BEBÊ TEM DIREITO AO SALÁRIO MATERNIDADE?
Se você não recebeu o salário maternidade quando estava grávida ou após o nascimento de seu bebê, ATENÇÃO! Você pode ter direito a receber de forma retroativa o valor do benefício. Toda mamãe que trabalhou registrada, antes do nascimento de seu filho de até 04 (quatro) anos de idade, pode ter direito ao salário maternidade. Não importa se você: • Pediu demissão • Foi demitida por justa causa • Foi demitida sem justa causa • Foi demitida durante o período de experiência/temporário • Trabalhava informalmente WhatsApp 96457-3827 (Tim) / 99796-6190 (Vivo) / 98831-7981 (Claro) 99650-4674 (Oi) / Fixo: 3461-8977 e 3796-4888 c/ Rodrigo E-mail: danicris14@hotmail.com
MISTO Papel FSC® C113259
Esta publicação é impressa em papel certificado FSC®, garantia de manejo florestal responsável, pela S. A. O Estado de S. Paulo.
06
@gazetadesantoamaro
/gazetadesantoamaro
até o momento, desde sua primeira votação, em 16 de dezembro de 2015. Após reivindicações dos moradores junto a vereadores, será proibida a abertura de bares, restaurantes, bufês e teatros no Jardins, no Pacaembu e na City Lapa. "A subprefeitura de Pinheiros concentra 35% da arrecadação de ISS da cidade. Lapa, Sé e Vila Mariana correspondem de 10% a 12%. Não precisam de mais comércio", disse Paulo Frange. Apesar do protesto de domingo (14), as sugestões dos residentes do Jardim Marajoara não foram acatadas até o fechamento desta edição. Representando dezenas de associações de moradores de bairros, centenas de pessoas participaram de uma manifestação contra o novo zoneamento. A caminhada percorreu as ruas do bairro, pulmão verde da região de Santo Amaro, Zona Estritamente Residencial (ZER). Acompanhados de crianças e animais de estimação, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a possibilidade de instalação de comércios. "Essas reações legítimas são consequência de um processo de consulta aos moradores que foi feito de forma atabalhoada e pouco democrática. Hoje os Bairros Jardins somam apenas 3,9% de toda a superfície de São Paulo e, apesar disto, são o ponto de atenção dos especuladores de plantão. E por que isto?Está claro que o interesse em tomar para si lugares com uma alta qualidade de vida valoriza de sobremaneira os imóveis e as chances de ganhar mais em menos tempo. Ou seja, o interesse de uns poucos faz com que muitos devam pagar a conta da perda de qualidade de vida intrínseca à falta de planejamento urbano e de preservação de nossa história. 98% da população deste bairro não quer a mudança. Vamos respeitar a vontade da maioria ou não?", questiona Claudia Maksoud, uma das organizadoras da caminhada e moradora do Jardim Marajoara. Os vereadores tiveram até essa sexta-feira (19) para apresentar emendas à Lei de Zoneamento. Neste sábado (20), o substitutivo deve ser publicado no Diário Oficial. O processo de votação em plenário será aberto nesta terça-feira (23). Após a votação, a proposta seguirá à sanção do prefeito Fernando Haddad (PT). Recicle a informação: Passe este jornal para outro leitor.