Livro dos 70 anos do Grupo Sinosserra

Page 1

Rio Grande do Sul, 2018.

A década de 70 foi marcada pela expansão e diversificação dos negócios. Página 23 O nome da empresa muda para Auto Canela, e Olívio Jacobus entra na sociedade. Página 19 Os tempos eram difíceis. Manter um negócio exigia muito trabalho e determinação. Página 15 Eris Zugno, aos 19 anos de idade, se emancipa para poder entrar na sociedade da oficina Darcy Franco. Página 11 A década de 80 foi marcada pelo mais ousado movimento de expansão do Grupo, com a compra das revendas Sinosvale e Guaibacar. Com isso, o Grupo inicia as operações na capital Porto Alegre com uma nova marca. Página 33

2 SINOSSERRA | 70 ANOS ANOS ANOS ANOS ANOS ANOS 40 50 60 70 80

3SINOSSERRA | 70 ANOS SUMÁRIO 70 anos ao seu FundadoresPáginalado5Página7e9 A SinosserraPáginahoje74 ANOS ANOS ANOS 90 00 10 Na década de 90, o Grupo Sinosserra passou a ser o maior revendedor da General Motors do Rio Grande do Sul. A década também foi marcada pela diversificação dos negócios. Página 43 Os primeiros dez anos do século XXI foram de franca expansão para o Sinosserra:Grupoa 2ª geração capitaneou a abertura de dez novas unidades de negócio. Página 51 As 2ª e 3ª gerações defiassumemnitivamente a frente dos serviçosodesenvolvendoamodernizandonegócios,gestãoesegmentodefinanceiros. Página 63

4 SINOSSERRA | 70 ANOS

Hugo Pinto Ribeiro, Suzana Jacobus, Luiz AlbertoRafaelJacobus,Reis.

5SINOSSERRA | 70 ANOS

A mais recente, crise que ainda persiste em 2018, encaminhou mudanças significativas nos investimentos, no quadro de pessoal e na estrutura de Presentemente,gestão.a gestão das empresas está sendo transferida da segunda para a terceira geração de sócios, sempre mantendo a ideia de ser uma empresa familiar altamente profissio nalizada, visão que os fundadores passaram para as gerações seguintes. Hoje, temos uma combinação eficiente de executivos das famí lias, que visam o interesse dos acionistas, tanto em lucratividade como perpetuidade, e execu tivos profissionais, mais focados às operações e nos resultados de curto e médio prazo.

Um Grupo de bases sólidas, edificado sob valores como respeito, honestidade, transparência e muito trabalho. Este é o Gru po Sinosserra, fruto do espírito empreende dor e do comprometimento de dois homens visionários: Eris Zugno e Olívio Jacobus. A história de sucesso começou há 70 anos, em uma pequena oficina mecânica em Ca nela, na Serra Gaúcha. Por todos estes anos, o Grupo Sinosserra expandiu-se para o Vale dos Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre, consolidando-se como um dos maio res grupos de concessionárias de automóveis do Estado, atualmente detentor das redes Si noscar GM, Guaibacar VW e Tramonto Jeep. Paralelamente e aproveitando a sinergia com o negócio de automóveis, cresceu o braço de serviços financeiros, com as empresas Si nosserra Consórcio, Sinosserra Corretora de Seguros, Sinosserra Financeira e Aplicap Ca pitalização. Para organizar o controle acioná rio e dar suporte corporativo ao Grupo, foram criadas a Cia. de Participações Sinosserra e a ThemarNestaParticipações.trajetória,asempresas passaram por períodos de expansão e retração da atividade econômica, crises nacionais e internacionais, 70 anos ao seu lado mantendo sempre o espírito positivo para su perar as adversidades e apostar no desenvol vimento das operações e em novos negócios.

O ano de 2018 foi especial para o Grupo Sinosserra. Se, por um lado, tratamos do futu ro, com transferência de comando e mudança na gestão, pensamos muito no passado, pois os fundadores, Srs. Eris e Olívio faleceram re centemente, deixando-nos um legado extra ordinário e muitos ensinamentos. Cabe-nos agora, continuar esta obra. A Diretoria.

Eris Zugno faleceu no dia 6 de fevereiro de 2018.

7SINOSSERRA | 70 ANOS

Eris Zugno sempre foi um homem visio nário. Nascido em 1928 em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, sua vida esteve atrelada, desde o início, aos veículos e à estrada. Aos dois anos, sua família já estava instalada em Canela, onde aos 19 anos (na época, menor de idade para exercer os direitos civis) teve que ser emancipado pelo pai para poder abrir a oficina mecânica que dá início ao Grupo Si nosserra. Casou-se em 22 de novembro de 1948 com Therezinha Boeira, com quem teve três filhas: Zuleika, Marilúcia e Maria Izabel. “Nós tínhamos pouco dinheiro, e Cane la era uma cidade muito pequena. Depois de 1957, as coisas foram evoluindo. Éramos talvez uma parte importante entre as coisas que contribuíram para o desenvolvimento e acompanhamento daquilo que se chama de progresso”, lembrou, durante entrevista no final de 2017. Um homem culto, discreto e exigente. Eris Zugno Suas poucas palavras sempre foram de mui to respeito com todos, sejam funcionários ou clientes. Um empresário nato, era considera do a parte mais cautelosa dos negócios. Todas as semanas ia para Novo Hamburgo e Porto Alegre, e costumava visitar todas as lojas. Em viagens de férias com a família, sempre para va para visitar amigos, fazer visita a clientes, vender algo ou simplesmente presentear com um brinde de final de ano. Em casa, não costumava falar de negócios. Esteve à frente dos negócios por 67 anos, ape nas afastando-se em 2014 por problemas de saúde. Mesmo assim, manteve um escritório na casa de Canela, cidade da qual nunca saiu e foi considerado formalmente um cidadão honorário. No escritório, costumava se intei rar dos assuntos das empresas e recebia os amigos mais próximos.

PERFIL

8 SINOSSERRA | 70 ANOS

Nunca teve medo de abrir e fechar empre sas, era adepto da filosofia de que “é errando que se aprende”, não via problemas em diver Olívio Jacobus sificar o negócio e tentar traçar novos cami nhos. Além do trabalho empresarial (pelo qual se dedicou por mais de 60 anos), sempre foi um cidadão participativo, atuante em causas sociais e eventos, principalmente em Novo Hamburgo, cidade que o abrigou desde 1968.

Muito ligado à família, gostava de ter to dos por perto, era afeito a fazer amizades e ti nha uma facilidade ímpar para relacionar-se com todos. “A verdade é que a gente não faz nada sozinho, precisamos de parceiros para vencer”, ressaltou, durante entrevista em de zembro de 2017.

“Se a gente prospera, precisa dividir isso, para que a comunidade também usufrua”, afirmou. A receita para o sucesso, segundo ele, era fácil: ser correto, transparente e tra balharOlíviomuito.faleceu no dia 16 de maio de 2018.

PERFIL

9SINOSSERRA | 70 ANOS

Olívio Jacobus era conhecido por seu espí rito empreendedor e por sua capacidade em superar obstáculos. Filho de uma família humilde de Três Coroas, no Vale do Paranha na, saiu de casa quando tinha apenas 12 anos e cursou somente até o 5º ano do ensino fun damental. Casou-se com Marietta Alvidorina Scheffel com quem teve quatro filhos: Maria Isabel, Angela, Suzana e Luiz Alberto (Beto). Versátil, antes de entrar no mundo au tomobilístico fez um curso na aeronáutica e trabalhou em fábricas de sapato, até que por volta de 1950 um irmão adquiriu uma ofici na mecânica em São Francisco de Paula, onde começou a trabalhar com veículos e conheceu Eris Zugno, sócio e grande amigo.

11SINOSSERRA | 70 ANOS

E m 1947, com apenas 19 anos, Eris Zugno já era um pioneiro. Naquela época uma pessoa só atingia a maioridade aos 21 anos, por isso o empresário precisou ser emanci pado por seu pai para poder, junto com ou tros sócios, comprar a Darcy Franco, uma oficina mecânica na cidade de Canela, Rio Grande do Sul. Assim começa a história do Grupo Sinos serra. O cenário não era dos mais otimistas: a economia ainda sofria os impactos da Segun da Guerra Mundial, que terminou em 1945, e Canela era uma pequena e desconhecida cidade da Serra Gaúcha. Em 1948, a empresa começou a passar por mudanças importantes: uma placa Chevrolet foi colocada na frente da sede, emprestada pela Companhia Geral de Automóveis, embora a Darcy Franco ain da não fosse uma autorizada da montadora GM. Além dos serviços de oficina, o estabe lecimento passou a intermediar a venda de alguns veículos.

O deiníciouma era

ANOS 40

SINOSSERRA | 70 ANOS12 Vanguarda Primeiro prédio da oficina Darcy Franco, no Centro de Canela.

13SINOSSERRA | 70 ANOS ANOS 40 Estoque Os tempos eram difíceis, e o processo para demorado.peças,conseguirmuitoTer um estoque grande e diversificado era necessário. Marca Fachada da primeira empresa.

15SINOSSERRA | 70 ANOS

Os tempos eram difíceis. Manter um ne gócio exigia muito trabalho e deter minação. Nessa época, além dos serviços de oficina, a empresa já comercializava alguns caminhões e até eletrodomésticos figuravam no salão de vendas. O carro-chefe dos itens para a casa era a geladeira Frigidaire, fabri cada pela GM. O negócio era de fato diversi ficado: além do conserto de automóveis e do comércio de eletrodomésticos, a empresa foi representante da Varig, realizando a reserva de passagens aéreas e emissão de bilhetes. A equipe trabalhava perseguindo a meta de ser uma revenda Chevrolet. Em 1957, aconteceu a tão esperada nomeação, e a em presa tornou-se uma concessionária Chevro let autorizada. “O processo foi difícil, vários amigos tiveram papel importante neste epi sódio”, lembrou Eris Zugno em uma entrevis ta no final de 2017. “Nós tínhamos pouco dinheiro e, depois de 1957, as coisas foram evoluindo. Éramos talvez uma parte importante entre as coisas que con tribuíram para o desenvolvimento e acompa nhamento daquilo que se chama de progresso”. Eris Zugno.

O progresso ANOS 50

16 SINOSSERRA | 70 ANOS As bases Prédio da Darcy Franco, no centro de Canela.

17SINOSSERRA | 70 ANOS Reestruturação Reforma do Prédio que abrigou Auto Canela por mais de 30 anos. ANOS 50

60 ANOS

Olívio Jacobus A sociedade

Apesar da nomeação da GM, o nome da empresa só mudou para Auto Canela (Acasa) em 1960. Em 1965, começou a parce ria de sucesso entre Eris Zugno e Olívio Ja cobus. Olívio morava com a família em São Francisco de Paula e trabalhava com o irmão em uma mecânica quando conheceu Eris. Os dois começaram a fazer negócios e logo sur giu o convite para Olívio ingressar na empre sa. Fazendo jus ao espírito empreendedor que o caracterizava, Olívio abriu mão de tudo que tinha para investir na sociedade e se mudou com a família para Canela. Nesses tempos a revenda ainda era pe quena, mas já conseguia se capitalizar. Come çavam então os preparativos para a expan são do negócio, que aconteceu em 1968 com a inauguração da concessionária em Novo Hamburgo. A abertura da loja no Vale do Si nos foi um fato importante para o Grupo, mas que aconteceu de maneira bastante simples. Os doces da cerimônia, por exemplo, foram confeccionados por Marietta Jacobus e The reza Zugno, esposas dos fundadores. A Acasa e a Sinoscar ganhavam cada vez mais reconhecimento, e o primeiro carro de passeio vendido pela empresa, que até então só comercializava caminhões e caminhone tes, chegou em 1969: o Opala. “A venda do Opala foi um marco importante, seria difícil se desenvolver tanto com um mercado limi tado a alguns tipos de veículos”, lembra a di retora executiva Suzana Jacobus “Eu fui para todos os cantos em que havia a possibilidade de fazer negócio. Quando ia para o interior, sabia que era amigo dos clientes quando era convidado a entrar na cozinha das casas para ficar em roda do fogão. No meio disso, fazia negócio”.

19SINOSSERRA | 70 ANOS

20 SINOSSERRA | 70 ANOS No Vale do Sinos 1º Prédio VeículosComercialdadeS/A, na rua Gomes Portinho, em Novo Hamburgo.

21SINOSSERRA | 70 ANOS Uma nova era Lançamento do Chevrolet Opala em 1969, o primeiro automóvel de passeio fabricado pela montadora no país. ANOS 60 Na Serra 1º prédio da Auto Canela, após receber a nomeação da GM para representar a marca Chevrolet.

Nos anos 1970, também foram realizadas parcerias e sociedades importantes, como a Importadora Auto Geral, e a Agropecuária Poço Azul, em Mato Grosso, em parceria com o Grupo Vontobel. O ano de 1978 marcou o iní cio da segunda geração nas empresas do Gru po, com a entrada do filho mais novo de Olívio Jacobus, Luiz Alberto Jacobus, nas operações.

Adécada de 1970 foi marcada pela gran de diversificação dos negócios do Grupo, que criou empresas nos segmentos de urba nização, reflorestamento, agropecuária, pos tos de combustível, autopeças, motocicletas e serviços financeiros. Várias das empresas criadas já tiveram suas atividades encerradas ou incorporadas por outras do Grupo. Foi com este movimento de diversificação dos negó cios que nasceu a marca “Sinosserra” (que naquele momento passou a atuar no Vale do Sinos e na Serra), com a criação da Sinosserra Urbanismo, da Companhia Agroflorestal Si nosserra e da Sinosserra Consórcios. O sucesso do lançamento do Opala no final dos anos 60 acelerou o ritmo de crescimento da Comercial de Veículos S/A, que juntamente com a troca de nome para Sinoscar, trocou de endereço, para a Avenida Pedro Adams Filho, em Novo Hamburgo, em um prédio que abriga até hoje as instalações da concessionária.

A ampliação das vendas no Vale do Rio dos Sinos fez com que o grupo ganhasse reco nhecimento, construindo, com passos firmes, um caminho para o sucesso. A abertura da Sinosserra Consórcios possibilitou um cres cimento ainda mais acelerado das vendas de veículos, ao viabilizar e democratizar o acesso ao crédito em um país ainda bastante desban carizado. Foi mais uma demonstração de in teligência e ousadia comercial que marcam a administração das empresas do Grupo.

23SINOSSERRA | 70 ANOS 70 ANOS

Novas ampliamfrentesoshorizontes

24 SINOSSERRA | 70 ANOS Negócios Entrega de carros no salão de vendas. 1973 Na comemoração de 25 anos da Auto empresa.doscomercializaçãoparaEuclidesaautomobilísticohouveCanela,umshowcomequipedopilotoPinheiro,divulgaraautomóveisna

25SINOSSERRA | 70 ANOS Diversificação Prédio Importadorada Auto Geral em Porto Alegre. Trabalho Sessão de peças da Auto Canela. ANOS 70

26 SINOSSERRA | 70 ANOS Novidade Chegada de um novo caminhão comercialização.para Após mudança Novo prédio da Si noscar na Av. Pedro Adams Filho, em Novo Hamburgo.

Em festa Olívio em discurso na Sinoscar Novo Hamburgo. ANOS 70

27SINOSSERRA | 70 ANOS Evento Inauguração oficial das

Nelsonprefeitocomohamburguense,dapersonalidadespresençacontouHamburgo.SinoscarinstalaçõesnovasdaemNovoEventocomadediversascomunidadeoentãoEugênioRitzel.

28 SINOSSERRA | 70 ANOS Inovação Uma iniciativa que se mantém: os cursos de mecânica exclusivos para mulheres, que atraem clientes até hoje. Na imagem, a quarta edição do evento, em 1978.

29SINOSSERRA | 70 ANOS Mecânica Primeira Clínica de Serviços Sinoscar, em 1979. Equipe Mecânicos trabalhando na Clínica de Serviços. ANOS 70

30 SINOSSERRA | 70 ANOS Marca Sinoscar patrocinando o VI Rallye do Batom em 1975. Tradição Confraternização de Final de ano na oficina da Sinoscar Novo Hamburgo.

ANOS 70

Presença Olívio, Adacy e Eris participando da assembleia de abertura de um Grupo Consórciode em 1979. Consórcio Adacy e Olívio participando de um sorteio, durante a assembléia de um Grupo de Consórcio em 1979.

31SINOSSERRA | 70 ANOS

33SINOSSERRA | 70 ANOS

80 ANOS

Em 1984, o desejo de ampliar as opera ções para Porto Alegre foi concretizado, quando surgiu a oportunidade de comprar a Guaibacar, uma revenda Volkswagen. Havia dificuldade para a montadora alemã nomear a nova loja e resistência entre os concessio nários da capital em aceitar a concorrente. Apesar dos empecilhos, foi possível adquirir o ponto então tido como mais fraco da cidade, na Avenida São Pedro. O grupo encontrou um cenário desafia dor: instalações precárias, planos econômicos inconsistentes, inflação e preços tabelados entravam na balança. Como não conseguia vender muitos veículos novos (a média era de fortaleceGuaibacaro

grupo 20 por mês) e dessa forma não recebia novos carros para comercialização, a saída foi in vestir em peças e serviços, de forma criativa e pioneira. Ainda na década de 80, a Guaiba car atingiu a liderança desse segmento no Rio Grande do Sul. Nessa década, também foi criada a Com panhia de Participações Sinosserra, a holding que controla o grupo. Em 1984, o Grupo en trou no mercado de São Leopoldo com mais uma revenda Chevrolet. A década também é marcada pelo ingresso de mais três mem bros da segunda geração nos negócios das famílias: em 1981 entraram Suzana Jacobus e Hugo Pinto Ribeiro, e em 1984, Rafael Reis.

34 SINOSSERRA | 70 ANOS Prêmio Olívio Jacobus e Eris Zugno durante premiação em 1987. Marcas Revenda motocicletasde do Grupo, a Sinosvale, em Novo Hamburgo.

35SINOSSERRA | 70 ANOS ANOS 80 Pioneirismo Primeira Hamburgo.instalaçõesinauguraçãoumSinoscar,publicitáriapeçadafazendo“teaser”dadesuasemNovo Publicidade Outdoor na estrada mostra a importância da propaganda para o negócio.

36 SINOSSERRA | 70 ANOS AgroflorestalSinosserra Pomares de maçã, mais uma das várias iniciativas de Eris e Olívio para diversificação e expansão dos negócios do Grupo. Diversificação Olívio na fazenda em Mato Grosso (negocio realizado em parceria com o Grupo Vontobel).

37SINOSSERRA | 70 ANOS Pomar Sinosserra Eris conferindo de perto a qualidade dos produtos antes de colocá-los no mercado. ANOS 80

38 SINOSSERRA | 70 ANOS Premiação Olívio, Hugo, Eris e Olivério prêmiorecebendoda VW em 1987. Descontração 2ª geração entrando nos negó cios (entrega troféu performance Guai bacar). Beto, Suzana, Olívio e Rafael, em 1988.

39SINOSSERRA | 70 ANOS deEncontroGerações 1ª e 3ª gerações na comemoração dos 40 anos da Auto Canela (1988). Em pé: Adacy, Nelson, Eris, Olívio e Fernanda.André,Crianças:OlivérioEduardo,AnaPaulae Reconhecimento Eris empresa.seuscomemoraçãoGrupo)funcionáriosdosparaentregandoDarcy(umprimeirosdorelógioempelos25anosde ANOS 80

40 SINOSSERRA | 70 ANOS Nova sede Instalações da Sinoscar em Novo Hamburgo, em 1986. Atração Em 1987, NovoCarlosChevrolet,FantásticoshowcomCunha,emHamburgo.

41SINOSSERRA | 70 ANOS Canela Construção das atuais instalações da Acasa, em 1989. Concessionário Fachada da Sinoscar em Novo Hamburgo, em 1989. ANOS 80

A consolidação

“Era tão fácil vender carros que ninguém fazia propaganda. Nós conseguimos criar uma imagem em Porto Alegre de que quem tinha o melhor negócio não era a revenda mais boni ta, nem a melhor localizada, era a Guaibacar”, lembra Hugo Pinto Ribeiro, diretor executivo do Grupo Sinosserra O Consórcio Sinosserra continuava forte e acelerou seu crescimento com a aquisição da Sulina Consórcio, e a Sinosserra Urbanismo estava em um momento áureo. Seguindo a tendência de diversificação dos negócios, fo ram abertas uma empresa de locação de ve ículos, e realizadas duas aquisições: uma im portadora e uma revenda Ford na cidade de Caxias do Sul.

90 ANOS

43SINOSSERRA | 70 ANOS

Na década de 1990, o Grupo Sinosserra passou a ser o maior revendedor da Ge neral Motors do Rio Grande do Sul, com lojas em Canela, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Esteio e Montenegro. Nessa época, a Guaibacar também estava muito próxima de alcançar a liderança do mercado gaúcho com a marca Volkswagen, com uma estratégia ousada para época: o marketing para venda de veículos novos. “Se você não tem a nossa proposta, não tem o melhor o negócio”, era o slogan utilizado.

44 SINOSSERRA | 70 ANOS Raridades Encontro de carros antigos em Canela, em 1992. Feira Eris e Olívio em feira de automóveis nos Estados Unidos, em 1991.

45SINOSSERRA | 70 ANOS Evento Coquetel lançamentode do Ômega, na Sinoscar Novo Hamburgo, em 1992. ANOS 90 Expansão Construção do prédio corporativo do Grupo, em 1992.

46 SINOSSERRA | 70 ANOS Parceria Eris e Olívio com diretores da GM, 1997. Comunidade Primeiro concerto de jazz em Gaúcha.MunicipalSinoscar,umaHamburgo,Novoem1995:promoçãodePrefeituraeRádio

47SINOSSERRA | 70 ANOS Diversificação Em 1997, o Grupo abre em Caxias do Sul a Sinosserra Ford. Ao lado, um comemorativoadesivo da época. Urbanismo Projeto do complexo Quinta da Serra (em Canela/RS), o maior projeto de SinosserrarealizadourbanizaçãopelaImóveis. ANOS 90

48 SINOSSERRA | 70 ANOS HISTÓRIA 50 ANOS DE VIRADA DE MILÊNIO Diretoria e fundadores Ao final dos anos 90, o Grupo Sinosserra estava em plena expansão, atuando em diversos segmentos, e com a 1ª e 2ª gerações convivendo juntas no comando dos negócios. Na foto: Rafael, Hugo, Eris, Olívio, Suzana e Beto.

49SINOSSERRA | 70 ANOS MIL GrupoAoCOLABORADORESfinaldosanos90,oempregavamaisde Empresas do Grupo ao final dos anos 90 Empresas Encerradas • Auto Canela S/A – Acasa • Sinoscar S/A • Sinosserra Consórcios Ltda. • Sinosserra S/A – Imóveis • Cia de Participações Sinosserra • Guaibacar S/A – Veículos e Peças • Sinosvale Veículos S/A • Sinosserra Corretora de Seguros Ltda. • Sinosserra Caxias S/A • Auto Canela posto Petrobras (encerrado em 1988) • Sulina Consórcios (incorporada em 1993) • Sinosserra Com. Import/Export (incorporada em 1996) • Importadora AutoGeral (incorporada em 1998) • Sinosserra S/A – Veículos e Locações (incorporada 1999) • Sinosserra Agroflorestal (incorporada em 2000) • Sinoscar Posto Bavária (encerrado) • Agropecuária Poço Azul (encerrado) • CentralMotos (encerrado) Evolução dos Veículos Vendidos no último ano de cada década 1960 AUTO SINOSVALEGUAIBACARSINOSCARCANELAVEÍCULOS 1970 1980 1990 2000 18 168 966 357 28032892731191010221506903 3281478 311 479 4725 3788 8336 18 VIRADA

Aentrada do novo milênio marcou o iní cio de uma nova era para o Grupo Sinos serra. No ano de 2002, o Grupo realizou seu primeiro grande planejamento estratégico, que se desdobrou na fusão e unificação das revendas Chevrolet sob uma única marca, a Sinoscar, que naquele mesmo ano ganhou importante concessão para atuar em Porto Alegre. Reforçando a presença na capital, em 2006, a Guaibacar constrói uma nova loja, a maior da Volkswagen no estado, e uma das maiores do Brasil. Transcendendo ainda mais a região do Vale dos Sinos e da Serra Gaúcha, o Grupo entra no estado de Santa Catarina, com a aquisição do Consórcio Nacional Su damérica. O plano de expansão contou tam bém com a abertura de oito novas unidades, resultando em um crescimento de mais de 20% ao ano, no período de 2000 a 2010! Os fundadores encaminharam o movi mento de sucessão da gestão para a segunda geração, com a criação do Conselho de Admi nistração. Além do movimento de sucessão da 1ª geração para a 2ª, a primeira década dos anos 2000 também é marcada pela entra da da 3ª geração nos negócios da família, e pela entrada do Grupo na seleta lista das 100 maiores empresas da Região Sul. Expansão

51SINOSSERRA | 70 ANOS 2000 ANOS

52 SINOSSERRA | 70 ANOS instalaçõesNovas da Guaibacar em Porto Alegre Em 2006 Guaibacara inaugura sua nova loja, a maior revenda VW do estado. Ao lado, Olívio, Hugo e Zuleika, com o governador do Rio Grande do Sul, Guaibacar.novasdeRigotto,Germanonoeventoinauguraçãodasinstalaçõesda

53SINOSSERRA | 70 ANOS Reconhecimento Poucos anos após inaugurar as novas instalações na Av. Sertório, em Porto Alegre, a Guaibacar foi eleita a 3ª “AltavezesreceberdoConcessionáriamelhorVWPaís.AlémdediversasoprêmiodePerformance”. Expansão Beto, Eris, Olívio, Suzana e Hugo na inauguração de mais uma unidade da Guaibacar, na cidade de Osório/RS. ANOS 2000

54 SINOSSERRA | 70 ANOS Parceria Hugo, Suzana e Olívio com a diretoria do Grêmio Foot-Ball Grêmio.dolançamentoAlegrensePortonooficialConsórciodo Parceria Diretoria duasparceriaRádiocomSinosserradajuntoequipedaGaúcha,umadequasedécadas.

55SINOSSERRA | 70 ANOS Presença Um dos diversos pontos ConsórciosdaatendimentodeSinosserraem Porto Alegre. Expansão Em 2005, a Sinosserra entrou no seleto ranking das 10 maiores administradoras de consórcios do Brasil. No mesmo ano, a Sinosserra adquire o Consórcio Nacional Sudamérica e expande suas atividades para Santa Catarina e Paraná. ANOS 2000

56 SINOSSERRA | 70 ANOS Família Eris, prestigiado por sua esposa e filhas pelo conquistado.prêmio Distinção Eris e Olívio comemorando 14 anos consecutivos de “PadrãoconcessionáriaA”daloja de Canela. Ao fundo, quadros do “mentes coloridas”, projeto social patrocinado pelo Grupo.

57SINOSSERRA | 70 ANOS Relevância Em 2007, crescendo quase 30% ao ano, a Grande(emmaioresatarde,eempresas709conquistaSinoscaraposiçãonasmaioresdoBrasil,trêsanosmaisconquistaposição44nasempresasvendas)doRiodoSul. Inovação Mesmo completarapós60 anos de existência, o Grupo varejoinovadora2006:SinoscarrecebidoAojovemconsegueSinosserrasemantereinovador.lado,prêmiopelaem2005eempresamaisdosetornaregiãoSul. ANOS 2000

Reconhecimento Os fundadores recebendo uma distinção de Marcos Munhoz, empresidentevice-daGM,2004.

58 SINOSSERRA | 70 ANOS

Presença Fundadores e esposas nototalmenteaemaisconceitoveículosoqueAlegre,SinoscarinauguraçãopresençamarcandonadaPortoem2002,trouxeparasegmentodeumnovodeloja,transparenteintegrada,ondeoficinaficavisívelshowroom.

59SINOSSERRA | 70 ANOS Comemoração Diretores entregandofundadorese relógio para Darcy, pelos seus 50 anos de empresa. Orgulho Eris e Olívio recebendo dos diretores da segunda geração placa alusiva aos 60 anos do Grupo Sinosserra. ANOS 2000

60 SINOSSERRA | 70 ANOS Governança Eris e Olívio coordenando as primeiras reuniões do Conselho Administraçãode do Grupo Sinosserra, em 2008. Destaque Olívio discursando para os GeneraldeBrasil,concessionáriosmelhoresdoemeventopremiaçãodaMotors.

ANOS 2000

Comemoração

As festas do Grupo são reuniões tradicionais que promovem a integração de todos os colaboradores das empresas. Olívio Jacobus sempre foi um entusiasta das reuniões, nas quais presenteava os funcionários com relógios escolhidos especialmente por ele. Na foto, o sócio durante o evento em 2010.

61SINOSSERRA | 70 ANOS

A segunda geração, composta por Luiz Alberto Jacobus, Hugo Pinto Ribei ro, Suzana Jacobus e Rafael da Silva Reis, e a terceira geração, composta por André Ja cobus Berlitz, Daniela Zugno Pinto Ribeiro, Diego Zugno Kulczynski, Eduardo Jacobus Pezzi e Guilherme Zugno Reis tomaram a frente dos negócios nas primeiras duas dé cadas do século XXI, na medida em que os dois fundadores, Eris e Olívio, se afastavam definitivamente do dia a dia das empresas. As boas práticas de governança implantadas pelos fundadores fizeram com que o Grupo conseguisse passar ileso pela crise financeira mundial de 2009, mas, prevendo as dificul dades que o setor automotivo enfrentaria, a diretoria decidiu revisitar o planejamento estratégico. Os novos planos se desdobraram na criação de um novo modelo de gestão, na diversificação das marcas automotivas (com a abertura da Tramonto Fiat em Porto Alegre no ano de 2010), e na diversificação dos negó cios, com o desenvolvimento de novas opera ções de serviços financeiros. Assim nasceram a Aplicap Capitalização (2011), a Sinosserra Promotora de Vendas (2012), a Sinosserra Financeira (2015) e a reativação da Sinos serra Corretora de Seguros (2015). O Grupo também aproveitou oportunidades que apa receram com a crise e abriu novas lojas nas cidades de Taquara, Guaíba e Capão da Ca noa, além de a Guaibacar adquirir operações em Canoas (2014). A fusão das montadoras Fiat e Jeep em 2014 também oportunizou ao Grupo representar mais uma forte mar ca em Porto Alegre, a Tramonto Jeep (2015). Outro importante fato que marcou a década foi a celebração, em 2013, do acordo de acio nistas entre as duas famílias controladoras do Grupo, formalizando os valores e a par ceria desenvolvidas ao longo de mais de 60 anos entre os fundadores. Ao olhar para o futuro, os atuais ges tores enxergam na modernização e na força das famílias a direção para dar con tinuidade ao legado dos patriarcas. Hugo Pinto Ribeiro, diretor executivo, acredita que cada geração tem a sua missão. “Os dois fundadores foram empreendedores, pioneiros, corajosos de uma maneira bri lhante. A segunda geração capitaneou a expansão dos negócios, e hoje a terceira geração comanda uma necessária reno vação empresarial”, destaca.

63SINOSSERRA | 70 ANOS

Nova geração: inovações no modelo de gestão ANOS

2010

64 SINOSSERRA | 70 ANOS

Diversificação Hugo discursando na inauguração da Tramonto Fiat em 2010. Ao fundo, Rafael, Diego e diretores da montadora. Abaixo foto da imponente loja que foi construída pelo Grupo na Av. Padre Cacique, em frente ao estádio Beira Rio, em Porto Alegre. Em 2015 o prédio foi dividido para abrigar as opera ções da Tramonto Jeep, e, em 2017, as operações Fiat foram descontinuadas.

65SINOSSERRA | 70 ANOS ANOS 2010 Sinergia Em 2011, o Grupo inaugurou um novo conceito em Taqua ra: em um mesmo endereço uma loja da Sinoscar (GM) e uma loja Guaibacar (VW). Reconhecimento Hugo e Daniela recebendo do presidente 2011.performanceoThomasVolkswagen,daSchmall,prêmiodealtaem

Chevrolet.orepresentandoborboletatradicionalpaís,concessionáriosparapremiaçãoosmelhoresdoqueutilizamagravatadourada,símboloda Por diversos

Excelência

Brasil.maissendoA”troféuconquistaramdaEmsuaseasumaGeneralPadrãoconcessionáriaSinoscarconsecutivos,anosafoieleitaApelaMotors,distinçãopararevendasquedestacamporexcelência.2018,aslojasredeSinoscarseu“Padrãodenúmero99,ogrupopremiadodoNaimagem, a comemoração de um dos títulos.

66 SINOSSERRA | 70 ANOS Tradição Além da entrega da placa de revenda “Padrão A” a montadora realiza uma cerimônia de

67SINOSSERRA | 70 ANOS Competência O Grupo Sinosserra é reconhecido por todas marcas que representa como um sinônimo de qualidade últimosGuaibacarconquistadostroféuslado,competência.eAodiversoseprêmiospelanosanos. Reconhecimento Hugo recebendo o prêmio “Diamond Pin”, que representa a distinção máxima concedida Alemanha.deemdemundialVolkswagenpelaàsuaredeconcessionários,2017,nafábricaWolfsburg,na ANOS 2010

68 SINOSSERRA | 70 ANOS Gerações 2ª e 3ª gerações juntas na festa de 70 anos do Grupo Sinosserra, passando uma mensagem para todos (2017).colaboradores Presença Olívio e sua esposa Marietta, juntos dos filhos Beto, Suzana, Isabel e (2010).GrupodeemmarcandoAngela,presençamaisumafestafinaldeanodoSinosserra

69SINOSSERRA | 70 ANOS Visita Surpresa O fundador do Grupo Eris e sua esposa Estratégico,PlanejamentoumaCanelaemestavamSinosserra,gestoressurpresafizeramTherezinhaumvisitaaosdoGrupoquereunidosumhotelemrealizandoimersãodeem2017. Futuro Diretores e gestores reunidos com os parceiros de design e inovação da NoOne para Grupodeestratégiasjuntosconstruirnovasevisõesfuturopara(2017). ANOS 2010

70 SINOSSERRA | 70 ANOS

Comemoração Confraternização anual colaboradoresdos do Grupo Sinosserra, em 2017, ano que o Grupo completou seus 70 anos de história.

71SINOSSERRA | 70 ANOS ANOS 2010

72 SINOSSERRA | 70 ANOS A EXPERIÊNCIA DE QUEM TEM 70 ANOS DE IDADE, MAS COM A ENERGIA DE UMA CRIANÇA Nossos últimos 20 anos em números Veículos Serviços Peças Consórcio Capitalização Financeira Corretora 360 mil veículos vendidos 2,3 mi de reparos realizados com apenas 2 anos de vida com apenas 1,5 ano de vida Outros segurados: 3500 proteção financeira 1700 proteção mecânica 2,4 mi de peças vendidas 14 mil clientes 2,5 mil veículos segurados120 mil operações R$ 68 mi de prêmios pagos 300 grupos administrados 212 mil clientes 1,7 veículos/cliente 250 mil clientes 9 serviços/cliente 125 mil clientes 18 compras/cliente R$ 130 mi emprestados 7,3 mil sortudos 64 mil clientes R$ 1bi em bens entregues 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 1771000400200100300500600700800900110012001300 Receita Bruta Total (R$ Milhões)176 194 188 204 354 376 434 618 754 848 PortoSinoscarAlegre(Av.Farrapos) PortoSinoscarAlegre(Av.Sertório) DoisSinoscarIrmãos SinoscarEsteioUnificaçãoCachoeirinhaGuaibacarMarcaSinoscar SudaméricaConsórcio PortoGuaibacarAlegre GuaibacarOsório GuaibacarTaquara

73SINOSSERRA | 70 ANOS Força de trabalho jovem Ao mesmo tempo muitas gerações convivendo juntas Força de trabalho experiente 40% dos funcionários têm mais de 5 anos de empresa NOSSA FORÇA DE TRABALHO COMBINA EXPERIÊNCIA COM JUVENTUDE: 825 colaboradores Tempo de empresa médio: 6 anosFaixa etária média: 36 anos Até 1 ano de 1 a 5 anos de 5 a 10 anos mais de 10 anos 28%14%37%18%22% 7% 2% Até 23 anos Entre 34 e 43 anos Entre 24 e 33 anos Entre 44 e 53 anos Entre 54 e 63 anos Mais de 64 anos 31% 22% 19% Até 1 ano de 1 a 5 anos de 5 a 10 anos mais de 10 anos 28%14%37%18%22% 7% 2% Até 23 anos Entre 34 e 43 anos Entre 24 e 33 anos Entre 44 e 53 anos Entre 54 e 63 anos Mais de 64 anos 31% 22% 19% 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 1004030201005060708090110120130 Receita Bruta Serv. financeiros (R$ Milhões) 969 1020 1090 1127 1092 891 743 892 1152 SinoscarAssisB. SinoscarTaquara SinoscarGuaíba GuaibacarViamão TramontoBeiraRio TramontoJeep TramontoMoinhosGuaibacarCapão GuaibacarCanoas ANOS 2010

74 SINOSSERRA | 70 ANOS O GRUPO SINOSSERRA HOJE OGrupo Sinosserra nasceu e se desenvolveu tendo como principais atividades a comercialização de veículos e a prestação de serviços de manutenção veicular.

Principais destaques 2018 20 deunidadesnegócio R$1,1 BI receita bruta de vendas R$100 MI patrimôniocontábillíquido 14 empresas CNPJs matriz THERIS Participações LTDA. (Família Zugno) RENO Participações LTDA. (Família Jacobus) 50% 50%

• No segmento de concessionárias de veículos, o Grupo representa três marcas fortes e mundialmente reconhecidas (GM, VW e Jeep), é líder de mercado no Rio Grande do Sul e possui a concessão para atuar em sete grandes regiões do estado: Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Sapiranga/Taquara, Serra e Litoral.

Nos últimos anos, com a estratégia de crescer em negócios que tenham sinergia com a representação de marcas automotivas, o Grupo tem investido no desenvolvimento do seu braço de serviços financeiros. A estratégia tem se mostrado vencedora: os novos negócios têm crescido em ritmo acelerado, além de ajudarem o Grupo a se diferenciar da concorrência com produtos e serviços inteligentes e integrados às concessionárias.

• O segmento de serviços financeiros é formado por cinco empresas que atuam nos ramos de consórcio, empréstimos e financiamentos, corretagem de seguros e capitalização.

Os 70 anos da história do Grupo se confundem com a vida dos empreen dedores Eris e Olívio e de seus fami liares. Eles acreditaram na capacita ção e profissionalização da família e conseguiram despertar na segunda e na terceira geração a vontade de dar continuidade ao legado que iniciaram, perpetuando seus valores e expandin do os Osnegócios.negócios cresceram, as famílias cresceram, os desafios cresceram, e a admiração que temos pelos nossos dois queridos fundadores Eris e Olívio e suas companheiras Therezinha e Ma rietta cresceram ainda mais! Além de terem conseguido cons truir um legado empresarial impres sionante, conseguiram construir e unir nossas famílias de uma forma que nos orgulha ainda mais. Já entramos na quarta geração, e pela energia e inteligência das crian ças, tudo indica que os próximos 70 anos da nossa história serão intensos.

75SINOSSERRA | 70 ANOS UMA EMPRESA FAMILIAR COM ORGULHO RUMO AOS PRÓXIMOS 70 ANOS DE HISTÓRIA

ANOS 2010

Duas famílias da Serra Gaúcha que iniciaram uma parceria há 70 anos formam juntas hoje apenas uma família, cujo sobrenome é Sinosserra.

Bom Humor: Agir com alegria, cordialidade, gentileza e simpatia, contribuindo para um clima organizacional mais agradável e mais produtivo. Ter atitudes positivas e responsá veis, respeitar as diferenças e garantir um bom relacionamento entre os colegas.

Conexão com o Novo: Ser curioso, aprender coisas novas e aplicar o conhecimento adqui rido. Qualificar-se, buscar informações, acompanhar tendências, questionar, compartilhar ideias e construir novas formas de fazer.

76 SINOSSERRA | 70 ANOS NOSSOS VALORES

T oda essa bonita história de sucesso só foi possível por possuirmos enraizados em nos sa cultura sólidos princípios e valores, que foram plantados e cultivados pelos nossos

Respeito: Agir com humanidade e imparcialidade em todas as relações. Ser transparente, coerente e responsável sobre atos que possam comprometer as relações e o clima organi zacional. Empatia: Entender o outro e gostar de pessoas. Ser receptivo, ouvir com atenção e não fa zer julgamentos. Contribuir para que a outra pessoa encontre respostas ou soluções para alguma situação. Foco na Entrega: Ser efetivo e ágil, realizando entregas com qualidade. Visão de Jogo: Buscar novas alternativas para solucionar problemas ou enfrentar novos desafios. Entender sua contribuição e o impacto de suas atitudes nas diversas áreas da Empresa. Flexibilidade: Aceitar, trabalhar e adaptar-se com facilidade e de forma eficaz a novas e va riadas situações, propostas e sugestões. Facilidade ainda de aceitar e lidar com mudanças, responsabilidades, indivíduos e grupos.

Criatividade: Gerar ideias úteis e aplicáveis para evolução da Empresa, das pessoas e da sociedade. Otimizar soluções e criar alternativas para aprimorar ou desenvolver nossos produtos, serviços, processos, ferramentas, técnicas e tecnologias atuais.

Capacidade de Inspirar Confiança: Ser autoconfiante e ter atitudes que inspirem confiança nos outros por meio de suas ações. Ser íntegro, coerente, transparente, leal e empático. Compromisso em fazer corretamente o trabalho.

fundadores: Sangue do olho: Demonstrar amor, paixão e tesão pelo que faz. Ter brilho nos olhos, atitude de dono e vontade de encantar. Agir com coragem e respeito, contribuindo para melhorar o todo, sendo persistente mesmo em situações adversas.

77SINOSSERRA | 70 ANOS

Grupo Sinosserra Conselho de Diretoriaadministraçãoexecutiva Sinosserra 70 Anos Maria Isabel Jacobus Pezzi Marilúcia Zugno Kulczynski Carlos Augusto Damasceno Gustavo Rössler Zanchi Jorge Nitschke Hugo Pinto Ribeiro Luiz Alberto Jacobus Rafael da Silva Reis Suzana Maria Jacobus Daniela Zugno Pinto Ribeiro e André Jacobus Berlitz Rossânia Barbosa Sebastião Ribeiro / Cartola - Agência de Conteúdo Renata Cardoso Ulisses Romano Jéssica Coelho e Diego Zugno Kulczynski PesquisaVice-Presidente:Presidente:Conselheiros:Diretores:Coordenação:eSupervisão:EdiçãoExecutiva:EdiçãoeRedação: Projeto Gráfico e Diagramação:Colaboração:

(51) 3584 1300 www.gruposinosserra.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.