HealthARQ 20ª Edição

Page 193

Fotos: Edgard Cesar Fotografia

disso, foram projetados espaços de estar e descanso para os colaboradores. “A humanização dos ambientes é de extrema importância para que o paciente se sinta acolhido e confortável e para que as equipes médicas e funcionários, de modo geral, trabalhem com o máximo de segurança e conforto. Para isso, criamos espaços arejados, iluminados, alegres e confortáveis”, frisa o arquiteto. Segundo a diretoria do Hospital, a intenção é que a humanização se traduza em um conjunto de ações em direção contrária a tudo o que se pensava de um hospital no passado ou ainda hoje, nos padrões convencionais. “A mentalidade vigente nos hospitais é de que o que importa são máquinas e equipamentos, além da competência do corpo clínico. Estes pré-requisitos são obrigatórios, mas é preciso que os pacientes se sintam pessoas e não apenas números, que sejam tratados de maneira especial por toda a equipe”.

Crescimento consciente Várias instalações tiveram como premissa a busca pela sustentabilidade, como esclarece Eneida Silva. “Procuramos reduzir o uso de recursos como energia elétrica e água, recorrendo a recursos naturais renováveis, minimizando os impactos do edifício no meio ambiente”. Para tanto, foram renovados equipamentos de climatização de ar, instalada iluminação em LED e utilizadas placas solares para o aquecimento da água dos chuveiros. A arquiteta ainda destaca que, no acabamento, foram escolhidos materiais de fácil higienização, como a manta vinílica amadeirada no piso dos apartamentos e o papel de parede vinílico. Também foi criado um sistema para captação e armazenamento da água da chuva, que é reaproveitada para regar jardins e limpar áreas externas. Além disso, foram instaladas lixeiras de coleta seletiva, que possibilitam a reciclagem do lixo comum do Hospital. Conforme aponta a diretoria do Hospital Daher Lago Sul, embora tenham sido concluídas as obras inicialmente planejadas, o trabalho acabou. “Nunca podemos dizer que chegamos ao ponto final. Onde há vida não há ponto final, mas sim um movimento constante e interminável. A partir de agora, assume papel preponderante a gestão, no sentido de potencializar ao máximo as novas instalações, aumentando seu aproveitamento e aperfeiçoando os processos em direção à máxima eficiência e satisfação do cliente”. Health 193 ARQ


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.