Lindenberg & Life Edição 41

Page 22

história

Sagração da Primavera, pelo olhar da coreógrafa Pina Bausch Na página ao lado, cartazes feitos com exclusividade para o filme Cisne Negro

De Nijinsky ao hip-hop:

um breve olhar “Dança é movimento no tempo e no espaço”. A frase, resumo do pensamento do mestre Merce Cunningham, traduz com perfeição a beleza do gesto puro, simples, visceral Por Ana Francisca Ponzio

A

Dois sucessos recentes do cinema colocam em pauta a arte da dança e mostram que o público está aberto e receptivo à diversidade do tema. Cisne Negro, o filme do diretor norte-americano Darren Aronofsky, que rendeu o Oscar 2011 de melhor atriz a Natalie Portman, recorre ao mundo do balé, mais precisamente a uma obra emblemática da era romântica, O Lago dos Cisnes, para construir o drama psicológico da protagonista. Já o documentário Pina, filmado em três dimensões pelo alemão Wim Wenders e que concorreu ao Oscar de 2012, mostra a dança anticonvencional de Pina Bausch, coreógrafa que a partir da década de 1970 até 2009, quando ela morreu subitamente, produziu uma das obras artísticas mais instigantes da época contemporânea.

fotos divulgação

Lindenberg

40

s transformações da dança através dos tempos foram tantas e tão intensas quanto as mudanças que acompanharam a evolução humana. Diante de trajetória tão plena de informações, o espectador de hoje pode, com razão, encontrar dificuldades para discernir o que deu origem à dança contemporânea, tão cheia de liberdades, ou o que leva um espetáculo de balé clássico a ser ainda tão cativante nos dias atuais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.