Lindenberg & Life Edição 41

Page 17

urbano

Nobel da genialidade Criado em 1979, pela fundação Hyatt, o Prêmio Pritzker é considerado o Nobel da arquitetura, homenageando em vida arquitetos que cumprem os princípios enunciados por Vistrúvio (arquiteto romano que viveu no século I a.C. e deixou como legado a obra De Architectura): solidez, beleza e funcionalidade.

Declaradamente fã e influenciada pela ousadia de Niemeyer, a arquiteta iraquiana radicada em Londres Zaha Hadid é uma das principais estrelas da arquitetura desconstrutivista. Estruturas nada lineares, curvas e ângulos pouco prováveis são características de seus trabalhos espalhados pelo mundo. A reverenciada pista de ski Bergisel Jump, em Innsbruck, na Áustria, está em sua lista. Em 2004, ela se tornou a primeira mulher a receber o Pritzker, pelo conjunto de sua obra.

A catedral de Brasília, assinada por Oscar Niemayer; rampa de acesso ao Museu de Arte Moderna de Niterói; e as sensuais curvas do edifício Copan Na página ao lado, Guangzhou Ópera House, obra de Zaha Hadid na China

shutterstock

Lindenberg

30

Além de todos os feitos do homem que desenhou Brasília, outros dois ícones o tornaram um dos principais nomes da arquitetura moderna no mundo. O clássico edifício Copan, com sua estrutura em S, que emoldura qualquer postal do Centro de São Paulo, e o Museu de Arte Moderna de Niterói, com suas curvas arredondadas suspensas. O edifício, com jeitão de casa dos Jetsons, vira e mexe é o elemento que garante movimento a editoriais de moda e cenas de cinema.

fotos divulgação

Em 1958, pelas características acima descritas e também pelas formas pouco convencionais, o carioca Oscar Niemeyer ganhou notoriedade no mundo por receber o Pritzker. Sua obra premiada foi a Catedral de Brasília. Uma espécie de oca com dezesseis colunas de concreto, que pesam noventa toneladas, e vidro nos vãos da estrutura.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.