Lindenberg & Life Edição 41

Page 14

poéticas urbanas

Breve lançamento

Arquitetura em movimento POR ROSILENE FONTES | ILUSTRAçÃO MARIA EUGÊNIA

“O desafio do salto de um bailarino se assemelha ao desafio do concreto que vence um grande vão.” Foi assim que o arquiteto mineiro José dos Santos Cabral comparou a arquitetura e a dança

A

coreógrafa Deborah Colker criou um espetáculo de dança que se chamava “casa” e levou ao palco um diálogo entre a dança e a arquitetura. Duas artes aparentemente distintas, mas que têm em comum a interação entre o espaço e o corpo. Ela partiu da ideia simples do que se faz dentro de uma casa: sentar, comer, dormir, andar e desse movimento natural do homem dentro de um espaço nasceu um belíssimo balé contemporâneo. Penso então na cidade e nesse gigantesco espaço que nos envolve e em todas as pessoas se movimentando para lá e para cá, gesticulando, correndo, andando a passos largos, vagando por entre becos, ruas, casas e posso imaginar uma grande coreografia. Tanto a dança quanto a arquitetura lidam com o corpo e ambas lidam com o corpo em movimento no espaço. A arquitetura cria o espaço enquanto a dança ocupa o espaço. O arquiteto e professor da UFMG José dos Santos Cabral faz uma belíssima comparação: “O desafio do salto de um bailarino se assemelha ao desafio do concreto que vence um grande vão”.

Lindenberg

24

Vejo então o Masp como uma arquitetura dançante em perfeito equilíbrio, o Museu de Niterói fazendo uma pirouette. Posso imaginar balés arquitetônicos pelo mundo afora. Em Praga, por exemplo, há um edifício conhecido por “A Casa Dançante” e que foi construído em um espaço onde em 1945 um prédio havia sido bombardeado. Sua forma arquitetônica não passa despercebida e parece mesmo um casal dançando, por isso, ficou conhecido

como “Ginger e Fred”, o par de bailarinos mais famoso do cinema dos anos 1950, em referência a Fred Astaire e Ginger Rogers. Poderia ficar horas citando exemplos de edifícios com formas que sugerem movimentos ou mesmo sobre os edifícios que giram em torno do seu próprio eixo, e poderia tentar devanear com metáforas poéticas sobre balés arquitetônicos.

Perspectiva ilustrada do living

Um bom negócio para o seu mundo. E o melhor para o mundo da Vila Mariana.

Em vez disso prefiro pensar no balé “casa” e na simples ideia da relação do homem com o espaço, no simples ritual nosso de todos os dias, em cada gesto repetido de acordar, levantar, espreguiçar, escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, colocar a roupa, os sapatos, tomar café e com isso tento pensar que a cada dia eu danço. Um dia em um adágio, outros em ritmos lentos, outros como o jazz ou street dance, e assim vamos dançando pela vida.

73 m2 2 dorms. 1 suíte 2 vagas Bicicletário: exclusivo sistema Bikelin®, bicicletas disponibilizadas, personalizadas e compartilhadas pelos

Penso também na arquitetura, nesse espaço que no dia a dia vivemos, moramos e trabalhamos. Nesse espaço criado para receber nosso balé diário. E é nessa coreografia que vamos desvelando a arquitetura, vamos relacionando-nos com ela e com outros bailarinos.

condôminos.

Nossos gestos, comportamentos, movimentos, nossos modos de viver, nossas relações com as pessoas e o espaço alteram as qualidades do próprio espaço e revelam a melhor arquitetura para nosso melhor espetáculo de viver. Como escreveu Nietzsche: “Cantando e dançando, o homem se funde com a unidade do ser”.

Diferenciais Lindencorp Sustentável: exclusivas soluções arquitetônicas que aproveitam a iluminação natural, reduzem gastos de energia, diminuem impactos ambientais e proporcionam maior bem-estar.

Rua Carlos Petit, 307 | Vila Mariana - São Paulo www.petit307.com.br - Tel.: 2305 4606 Incorporação:

Construção:

Futuras vendas:

Material preliminar sujeito a alteração, proibida a divulgação. O empreendimento só será comercializado após o Registro de Incorporação. Decoração sujeita a alteração, conforme memorial descritivo. Delforte Empreendimentos Imobiliários S.A. Creci J19971; Acer Consultores em Imóveis S.A. – Creci 19368J; \Frema Consultoria Imobiliária S.A. – Creci 497J – Av. Indianópolis, 618 – Cep: 04062-001 – São Paulo – SP; Tel.: (11) 5586.5600 www.brasilbrokers.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.