
1 minute read
MULHERES EMPREENDEDORAS NO FRANCHISING

Identificamos também que as franqueadas mulheres, tem uma taxa de “turnover” de até 23% menores do que os homens e mantém os padrões operacionais muito melhores do que os franqueados homens, mas porque isso acontece, qual é o segredo que tem por trás dessas franqueadas?
Advertisement
Mulheres dedicam-se ao negócio com maior intensidade, ficam mais presentes no ponto de venda, enquanto muitos franqueados homens tendem a delegar as funções operacionais mais rapidamente.
As mulheres também são melhores formadoras de equipe, reduzindo drasticamente a rotatividade de mão de obra, consequentemente as despesas com demissões caem vertiginosamente.
Mas afinal, porque isso acontece nas franquias administradas por mulheres?
Pudemos entender e mapear algumas situações, as mulheres são multitarefas, elas têm uma capacidade ímpar de fazer várias coisas ao mesmo tempo, e com muito mais qualidade do que muitos homens, que só conseguem se dedicar a uma tarefa por vez.
Outro ponto fundamental, é que durante o treinamento administrado pela franqueadora, a postura da mulher é bem diferente da postura do franqueado homem.
A mulher chega ao treinamento com desejo de “aprender” já o franqueado homem, tem uma postura mais “arrogante” tudo ele já sabe, e por isso, não presta muita atenção naquilo que está sendo ensinado.
Outro fator, as mulheres tem um senso muito mais apurado do que os homens.
De acordo com o Sebrae o Brasil tem cerca de 23,9 milhões de mulheres empreendedoras, número que cresce ano a ano.
Já e sabido que as mulheres ocupam posições de comando em muitas empresas, e que aquela velha história de “sexo frágil” caiu por terra há muito tempo.
O que poucas pessoas sabem, quais motivos levam as mulheres a ter grande destaque no mundo das franquias?
Recentemente, nossa consultoria fez uma pesquisa, com mais de 20 empresas franqueadoras, algumas com centenas de franqueados e franqueadas, pudemos mapear alguns dados muito interessantes, como por exemplo:
As franquias operadas por mulheres, faturam cerca de 32% mais do que as mesmas marcas operadas por homens, e tem uma rentabilidade maior, rentabilidade essa que pode chegar até 24% a mais do que as operadas por homens.
A mulher é capaz de identificar quando um colaborador não está bem, e busca entender o que está acontecendo com aquele funcionário, afim de ajudar no que for preciso, é um senso natural de maior cuidado, quase como senso de mães, mesmo que muitas ainda nem tenham tido filhos.
Por fim, é de conhecimento público a competência da mulher, seus valores, sua ética profissional e sua dedicação, são resultados de colhidos no dia a dia.
Portanto é importante ressaltar todos os benefícios que a gestão feminina traz de maneira positiva para o mercado do empreendedorismo no Brasil.
Mulheres acreditem mais, vocês são muito mais capazes do que imaginam, o mundo dos negócios pertence a vocês! Peguem e melhorem com sua delicadeza e todo seu carisma.


