
1 minute read
Urologista atende mulher?
Essa é uma dúvida muito comum que às vezes acaba atrapalhando o tratamento. Mulheres podem ter problemas urológicos em comum aos homens como cálculos renais, infecções urinárias, alterações morfológicas renais e até tumores de rim e bexiga, porém algumas doenças urológicas são específicas da mulher, como explica Dr. Thiago Lemos Cury, urologista com especialização em disfunção miccional e urologia reconstrutiva pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.
Muitas delas acabam recorrendo aos ginecologistas em virtude de queixas de incontinência urinária e proplapso de órgão pélvicos, as conhecidas bexigas caídas. Porém, o tratamento dessas doenças passa por uma equipe multiprofissional contemplando fisioterapeutas e urologistas.
Advertisement
Em casos complicados ou que não se resolvem com tratamentos conservadores, as cirurgias de reconstrução do assoalho pélvico estão indicadas.
Nessas cirurgias, que podem ser por via vaginal ou abdominal, inclusive via laparoscópica, reconstruímos o suporte pélvico que está enfraquecido, retornando à continência urinária e a posição anatômica do útero e bexiga.
Incontinência urinária é uma das principais causas de perda da qualidade de vida, diminuindo interação social, vida sexual e é um grande fator na gênese da depressão em mulheres.