1 minute read

Mercado incerto exige mais conhecimento e estratégia

Next Article
LEITURA

LEITURA

Assim como no ano passado, o mercado imobiliário começa 2023 com incertezas. Em 2022, iniciamos o ano com adaptação ao pós-pandemia, mas as vendas de casas e apartamentos não caíram, pelo contrário, no mercado de alto padrão houve um crescimento significativo. Os brasileiros adquiriram novos costumes durante um período de pandemia, com a maior parte do tempo em casa passou a prezar por moradias mais confortáveis, seguras e personalizadas.

Para 2023, acredito que seja um momento de cautela. As perspectivas econômicas indicam uma tendência de baixa da taxa de juros para o final do ano. Porém, como o novo governo sinaliza gastar acima da meta, injetando mais dinheiro na economia, há a possibilidade de aumento na inflação.

Advertisement

Com tantas mudanças instantâneas acontecendo constantemente é complicado fazer uma projeção, mas quando se fala em mercado imobiliário de alto padrão, acredito que poderemos ter três momentos. No curto prazo, acredito que não teremos grandes mudanças, mas com a injeção de recursos na economia poderemos ter a sensação de tudo caminhar bem, o que aumenta a confiança e impulso na efetivação da compra ou locação.

No médio prazo, caso a inflação ganhe força, acredito que possa haver ajustes nos valores de locação por conta de elevação da oferta. Já no longo prazo, poderemos ter uma queda no PIB, aumento na inflação e uma atmosfera de incertezas. Esse cenário poderá culminar em maior oferta de imóveis para venda com ajuste de valores, principalmente aqueles com mais de 15 anos.

Pensando a nível mundial, poderemos sofrer impacto da guerra entre a Ucrânia e Rússia caso haja incremento da recessão mundial ou a intensidade do conflito.

Para quem atua no mercado imobiliário, é imprescindível estar atento às mudanças constantes do mundo e, principalmente, alinhado às principais necessidades dos clientes. Com informação e conhecimento surgem ótimas oportunidades para vendedores e compradores. Afinal, lembrando de 2022, mesmo em meio às incertezas, fechamos o ano com crescimento.

É importante ressaltar que se destaca no mercado quem tem estratégia e compreende a movimentação nacional e internacional, não só do setor imobiliário, como também de finanças e política, o que dá base para tomadas de decisões mais certeiras.

Assim como no ano 2023 com incertezas. ao pós-pandemia, mas caíram, pelo contrário, no mercado significativo. Os brasileiros adquiriram período de pandemia, com a prezar por moradias mais confortáveis, Para 2023, acredito que seja econômicas indicam uma tendência o final do ano. Porém, como meta, injetando mais dinheiro aumento na inflação. Com tantas mudanças instantâneas é complicado fazer uma projeção, imobiliário de alto padrão, acredito No curto prazo, acredito que a injeção de recursos na economia caminhar bem, o que aumenta compra ou locação.

This article is from: