
1 minute read
AUTOMAÇÃO IMOBILIÁRIA como tendência de mercado
Luzes acesas, ar condicionado ligado, música favorita tocando, enquanto o café começa a ser preparado. Imagina chegar em casa com tudo isso acontecendo automaticamente. Essa é uma realidade que tem virado tendência no mercado imobiliário nacional para quem busca personalização. Embora atrelada ao conceito de luxo e conforto, a automação residencial tem ganhado mais espaço entre as pessoas que desejam tornar a rotina mais prática e utilizar os recursos de forma mais natural.
Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), entre 2014 e 2020 o segmento cresceu em 11,35%. Só no Brasil já são mais de 300 mil imóveis com algum tipo de tecnologia.
Advertisement
Em Itu, no condomínio Terras de São José, uma moderna residência com 1.500 m2 de área construída se destaca pela automação que torna prática toda a vivência dos moradores. Em todas as áreas da casa temos a presença da tecnologia com uma plataforma robusta e muito bem projetada, a Savant Pro. A marca é líder no ramo de automação tornando possível a integração de todos os dispositivos inteligentes, podendo ser controlado por iPad, Iphone ou controle universal da marca.
Pela residência, as cortinas automatizadas se abrem para a belíssima vista ou fecham para garantir privacidade, tudo guiado à distância pelo usuário que também tem a opção de controlar a iluminação, o ar condicionado e as persianas. Na suíte master e área gourmet uma TV embutida desce do teto pelo sistema Savant Pro com sistema de som independente.
Ainda na área gourmet uma persiana corta vento com ventoinha e sistema suíço inteligente que se abre quando o vento atinge 50km/h para proteção do toldo.
Quando falamos de perfil do consumidor que busca transformar a residência em uma casa inteligente temos pessoas a partir da classe média, por volta dos 50 anos. Os mais jovens também se interessam pela automação, mas por algo mais simplificado como luz e som. Mas com a tecnologia que temos hoje é possível tornar o imóvel completamente funcional ao mes- mo tempo que colabora com a segurança, visto que é possível ter um sistema inteligente com câmeras e possibilidade de programar para ligar e desligar a luz quando a família não está em casa, por exemplo.

Seja pelo luxo, praticidade ou segurança, uma verdade é que a automação residencial é uma tendência que veio para ficar.