Pontal Oceânico - Edição 08

Page 1

2020 - ANO III - EDIÇÃO N° 09

ACONTECEU AQUI Um carnaval para entrar pra história! Muita festa, música, fantasias e alegria...

O PONTAL NÃO PARA!

Com as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde pública o Pontal corre atrás para cuidar do bairro em meio a pandemia

CUIDADOS COM NOSSO LAR Pontal alerta para o mau uso e o vandalismo no bairro

1 Revista Pontal Oceânico


2 Revista Pontal Oceânico


3 Revista Pontal Oceânico


SUMÁRIO

Editorial Palavra da Diretoria Esclarecimentos Institucionais

O Pontal não para! Pontal corre atrás para cuidar do bairro em meio pandemia

Mau uso e vandalismo no bairro Defeitos geram alerta para a comunidade

Um carnaval pra ficar na história Antes da pandemia, a folia fez a festa

Pontal sem poluição A importância das gigogas para o meio ambiente

Diversão, cultura e lazer Jurassic Park invade a região

Pontal e os órgãos públicos Veja algumas demandas solicitadas

Programa Corredor Presente Região recebe mais reforço na segurança

Rio o Seu Melhor Presente O setor de Turismo ganha incentivo no Rio de janeiro

06 08 10 12 14 16 17 18 20 22

4 Revista Pontal Oceânico


5 Revista Pontal Oceânico


Editorial Com certeza 2020 passou a ser um ano atípico. Vimos nosso cotidiano nas ruas ser mudado por longos períodos dentro de casa. Aliás, bem longe de serem férias, precisamos nos adaptar a um novo cotidiano, acordar, trabalhar, almoçar, jantar, se exercitar e até se divertir passou a ser dentro de casa, a rua passou ser acessada em último caso. Nesse novo cenário a AAPO também precisou se adaptar, trabalhar de casa, mudar seus serviços, cuidar dos moradores e dos funcionários, afinal, somos uma comunidade. Conseguimos driblar o início difícil da pandemia e estamos nos adaptando ao atual cenário, tudo com o intuito de continuar trazendo o máximo de conforto e manter o padrão de atendimento que a AAPO sempre trouxe para os seus associados. Não sabemos ainda como será o amanhã, mas estamos nos preparando desde ontem, para que consigamos passar por mais essa com o mínimo de perdas possíveis.

EXPEDIENTE

Diretor Protel Diretor Adjunto Nelson Lourenço Conselheiros Comunitários Katheryne Curty (Cyrela) Yanne C. Hancio (Ocean) Petterson / Alexandre/ Raphael (Maui) Sérgio Mendes (Luar) Conselheiros Fiscais Margareth Vogel (Ocean) Marcelo Vieira Coutinho (Maui) Telmo Tiago Calhao (Ocean)

Diretor Executivo e Novos Negócios Marcio Ayres Renato Texeira Diretora Financeira Flávia Leite Gerente Comercial Júlio Felix Executivos de Contas Jayme Silva, Rachel Lopez, Camila Primo Diretor de Criação Walber Moreira

Administrativo/Financeiro Flavia Quince / Mayara Quirino

Designer Estagiário João Marcello Novaes

Coordenador Operacional Welber Monteiro

Jornalista Responsável Gabriel Moses

Mídia Maria Eduarda Elias Gorin

Fotografia Pedro Duran, Tchê Brandão

f @aapodopontaloceanico t @aapoassociacao

Sugestão de Pauta Grupo Exfera

E-mail: atendimento@aapo.net.br Tel: 21 2186-7609

www.grupoexfera.com.br contato@grupoexfera.com.br 21 4106-6706 / 98224-0454

Horário de funcionamento: Seg a sexta – 9h às 17h45 Sábado – 9h às 12h


7 Revista Pontal Oceânico


AA AA PP OO

Palavra da Diretoria

A AAPO junto com seu diretor adjunto Nelson M. Lourenço e seus conselheiros comunitários Katheryne Curty, Yanne Hancio, Alexandre Ferraz/ Peterson e Sérgio Mendes conseguiram realizar com sucesso suas funções e, com isso, fizeram diversas melhorias no bairro desde o último biênio de maio de 2019/abril 2020.

Nossas quadras receberam iluminação com placas foto voltaica, já que no local não temos energia elétrica.

Em Junho do ano passado foi construído um ponto de embarque único no padrão do bairro, feito com madeira ecológica com patrocínio da Empresa Nature e com iluminação e tomadas para quem quiser carregar o celular, isso foi graças ao bom relacionamento com o condomínio de casas que passou a fornecer energia, aumentando o conforto e segurança.

Outras solicitações são feitas através de ofícios. • Solicitação de construção de ponte ligando os dois lados da R. Luiz Carlos Sarolli;

A associação abre solicitações para o 1746 em todas as áreas, iluminação, manutenção das vias públicas já que não temos a autonomia para resolver.

• Autorização para a construção do ponto de ônibus; • Autorização para o Speed-table;

Na área da jardinagem, além da manutenção regular mantendo em alto padrão os nossos jardins, fizemos a revitalização do canteiro da rotatória. Com a ajuda da Nature, ecolhemos as plantas mais adequadas para o local, considerando a insolação e a dificuldade de regar. A AAPO organizou o evento o “Plante esta ideia” que convidou as famílias para trazerem as crianças para plantarem mudas finalizando o canteiro, foi um grande sucesso as crianças se divertiram plantando as mudas, já criando a conscientização de valorizar o meio ambiente. Durante esses últimos meses a praça do bairro também passou por diversas manutenções para mantê-la da melhor forma. As mesas de piquenique e os brinquedos foram envernizados, os mourões danificados substituídos.

• Solicitação para uso das vagas carga/descarga nos finais de semana e feriados; • Solicitação de controle de velocidade na Av. das Américas para facilitar a saída dos veículos do bairro; • Solicitação de uma nova ponte na estrada do Pontal para o bairro; • Solicitação de construção de guaritas. Dentre elas houve algumas atendidas como a manutenção e conservação Rua Wilfred, conserto das grelhas dos ralos, troca de lâmpadas queimadas, aprovação do Speed-table em frente a ponte do condomínio Maui.

8 Revista Pontal Oceânico


9 Revista Pontal Oceânico


O

P O N T A L

N Ã O

P A R A !

Pontal corre atrás para cuidar do bairro em meio a pandemia A chegada da Quarentena foi um golpe abrupto para todo o mundo. Com isso, muitas ações passaram a ser necessárias, tanto na questão saúde do bairro, com a circulação de moradores e de funcionários que precisaram ser reduzidos. Um dos pontos negativos da pandemia foram os diversos problemas econômicos. Inclusive, a parte financeira do Pontal Oceânico foi atingida. Com essa necessidade, a Associação de Moradores tomou rápido à frente de seguir as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de utilizar esse novo cenário para tentar, de alguma forma, reduzir gastos para serem refletidos nas mensalidades pagas pelos associados. Dessa forma, a fim de evitar qualquer expansão de contágio, a associação reduziu o horário de funcionamento dos atendimentos, que ficou restrito de 10h até as 15h, todo dia. O uso de máscaras por todos passou a ser obrigatório na rua e no ônibus, tanto para moradores como funcionários. Foram também nos ônibus que houve um dos maiores impactos. Afinal, eles tiveram um corte de 50% de sua frota, tudo isso se deu a partir do mês de abril, uma das fases de maior pico de contágio da covid-19. Os ônibus que continuaram a rodar passaram, todas as noites, por uma higienização criteriosa para garantir a saúde dos moradores e funcionários que precisaram manter suas rotinas e circular com o transporte especial do bairro. A higienização ficou a cargo da empresa Doce Rio que todas as noites fez o trabalho para manter o serviço de qualidade e fora de perigo. Outro ponto importante dos transportes foi o fato dos motoristas receberem álcool gel para utilizar e passar na mão de todos os moradores que embarcavam no ônibus. Dessa forma garantindo a higienização para os demais passageiros que utilizariam o transporte na sequencia. Pensando na questão financeira, a associação usou o corte na frota, que acabou gerando uma economia de R$62.000,00 por mês, e repassou para os valores pagos pelos moradores a

associação, dessa forma, auxiliando na economia dos lares, em um momento onde muitos não estavam recebendo seus salários de maneira adequada. Além disso, a Associação passou a fazer serviços de home Office com seus funcionários, sem parar os serviços prestados ao associado, mas diminuindo o número de funcionários circulando pelo bairro.

10 Revista Pontal Oceânico


A medida ajudou a manter o bairro isolado e o mais distante possível da contaminação. Durante todos os três meses de reclusão total, o Pontal usou informativos e as redes sociais para trazer informações e recomendações para todos os moradores nesse momento crítico. Para cuidar das ruas do bairro, a associação conseguiu junto a Comlurb, fazer a higienização das ruas do bairro.


C U I D A D O S

C O M

O

N O S S O

L A R

Pontal alerta para o mau uso e o vandalismo no bairro

ESTE DEFEITO JÁ FOI CONSERTADO

Infelizmente nem tudo que aconteceu no Pontal durante a quarentena foi positivo. Afinal, mesmo com a fiscalização e a ronda constante da segurança privada contratada pela AAPO, observamos diversos pontos de vandalismo ou mau uso do espaço público durante esse período onde as pessoas permaneceram mais tempo em suas casas. Lembrando que o período de isolamento não é um momento de férias escolares, inicialmente foi constatado um número alto de pessoas aproveitando o parque do bairro para se divertir, uma medida tomada pela associação foi proibir os acessos aos parques e a quadra do Pontal. Contudo muitos moradores insistiram em ocupar os espaços em comum, mesmo proibidos e com a orientação dos seguranças para que todos fossem para suas casas. O fato acabou sendo um risco desnecessário que os moradores precisaram passar nesse momento. Claro que grande maioria dos moradores respeitaram as normas e não freqüentaram o espaços em comuns do Pontal.

Porém, além de não evitar as aglomerações, alguns moradores acabaram depredando as placas do bairro. Para evitar as doenças vindas da urina dos animais, foram colocadas placas de proibição da permanência dos animais dentro do Parquinho Infantil, uma vez que os animais já possuem seu espaço próprio no bairro. Contudo, poucas horas após a colocação das placas, tivemos uma delas arrancadas e queimadas por possíveis moradores em discordância. Meses depois, tivemos a segunda placa retirada do espaço. Uma pena ver que atos como esses acontecem dentro do bairro e o dinheiro gasto para reposição acaba saindo do bolso do associado que respeita o ambiente e paga todo mês para ter um serviço de qualidade dentro do Pontal Oceânico. Outro ponto forte que vem preocupando a AAPO é o aumento de moradores com motos e patinetes elétricos no bairro. Por não ser necessário uma habilitação para a utilização dos mesmos, muitos menores de idade acabam utilizando

12 Revista Pontal Oceânico


ESTE DEFEITO JÁ FOI CONSERTADO

para ir e vir no bairro, colocando em risco a suas vidas e dos demais moradores. A imprudência aumenta mais porque muitos desses “motoristas” acabam andando na contramão pelo bairro, trazendo um perigo imenso para todos, além de colocar a própria vida em risco. Para finalizar, três reclamações de moradores diversos chamaram a atenção da associação. A primeira é que foi constatado que no cinzeiro à frente do Mauí muitas pessoas estão jogando lixo comum e fezes de animais, o local é feito apenas para que os fumantes possam jogar sua bitucas de cigarro ali, ao invés do chão. Por isso, não se deve ter nada no local a não ser o resto dos cigarros. Em segundo a AAPO necessitou fazer um trabalho de reforço das traves do vôlei na quadra, a má utilização com o uso dos elásticos, estava fazendo com que ambas começassem a ficar bambas, trazendo um perigo para os freqüentadores.

Por último e extremamente preocupante, a associação recebeu inúmeros relatos de que pessoas estariam realizando churrascos abertos na praça. Com música alta e com diversas pessoas, trazendo um enorme transtorno para os moradores. Lembramos que o bom convívio dentro do bairro é essencial para uma tranqüilidade no dia a dia. Além de ser proibida a realização de tal prática, que é também motivo de denúncia aos órgãos competentes, podendo render até uma multa aos responsáveis. O Pontal Oceânico é um dos bairros dentro do Recreio que traz uma tranqüilidade e um ambiente saudável pouco visto nos dias atuais e cabe aos moradores ajudar a associação à manter essa tranqüilidade e o bom convívio.

13 Revista Pontal Oceânico


A C O N T E C E U

A Q U I

Um carnaval para ficar na história! A pandemia veio, mas antes dela, o Pontal pode aproveitar um dos momentos mais felizes do ano, afinal, para muitos, o carnaval é a melhor época do ano. Tudo pode ser resumido em festa, música, fantasias e alegria... Pelo menos foi assim a folia no Pontal, realizada pelos próprios moradores, levando ao público uma histórica comemoração. Porém, um destaque merecido deve ser dado a Patrícia Chaves, moradora do Ocean, que saiu na empreitada de criar o bloco dentro do Pontal.

O dono do estabelecimento, Marcos Carvalho, comentou sobre a importância do carnaval para o Pontal: "em primeiro lugar, gera mais conforto, uma tranquilidade do ir e vir dos moradores. Nós apoiamos esse tipo de iniciativa que proporciona entretenimento para a região, em um momento

Aclamada pelos moradores a festa também contou com a parceria de diversas empresas: Aliance Brasil, Joker Bar, Empório Maui, A3 Fitness, deolux iluminação, Don Marcone, Barauto Autopeças, Casa Metropolitana Pontal, Yeshua e Piscirio. Com inúmeros estabelecimentos comemorando o festejo, o centro do bloco ocorreu em frente ao restaurante Don Marcone, lugar conhecido por reunir inúmeras famílias no dia a dia, oferecendo um ambiente leve e descontraído.

que nossa cidade não vive muito feliz. Quando nosso restaurante e outros lojistas participam de eventos como esse, a aproximação acontece cada vez mais com os moradores, que também são nossos clientes".

14 Revista Pontal Oceânico


O casal Jorge Carvalho e Simone Aguiar, que mora no condomínio Maui, salientaram a presença do público infantil na folia do Pontal. De acordo com Jorge, a festa tem que se repetir já para o ano que vem, além da realização de outros eventos durante o ano. "Eu acho muito importante isso. Eventos como esse tem que acontecer sempre. Outras datas e comemorações são pertinentes para fazermos festas, como o dia das crianças e natal. É muito bacana ver essa integração entre os moradores, e especialmente as crianças", afirma Jorge.

O bloco do Pontal ainda contou com as presenças do grupo de bateria 'Batuque de Mestre' e da passista Luana Amorim. Sobre sua experiência em animar o carnaval no condomínio, Luana ressalta: Festas em áreas de condomínios como essa, é sempre bom para o povo conhecer. Isso tudo chama a atenção de outras pessoas que não moram aqui ou que não conhecem o local. Como a região não é próxima a nenhuma escola de samba, pode acabar se tornando uma agradável alternativa para que o público possa vir e curtir o carnaval".

15 Revista Pontal Oceânico


P O N T A L

S E M

P O L U I Ç Ã O

A importância da gigoga para o meio ambiente

Presente em ambientes aquáticos contaminados, a gigoga tem um papel fundamental para a despoluição dessas águas. Isso se explica pela sua própria natureza. A planta denominada cientificamente de Eichhornia crassipes, filtra em suas raízes toda a matéria orgânica encontrada na área. Essas raízes também são fontes de alimentos e proteção para pequenos peixes, servindo também como locais de desova. Estruturada por folhas subaquáticas longas e estreitas, também possuindo uma raiz repleta de pelos e rizomas, a gigoga são vegetais de água doce ou salobra. Suas folhas ficam acima da superfície e são caracterizadas pelo formato arredondado e geralmente largo. As flores da gigoga aparecem normalmente no final do verão. Grande, com um tom roxo e uma macula amarela em uma das pétalas, a flor é uma beleza à parte. A sua reprodução acontece por brotamento. Logo, as novas plantas não precisam nascer a partir de sementes, mas já são reproduzidas no caule principal. Com uma presença considerável pela região do Pontal, a gigoga pode gerar 1,1 kg de massa vegetal

nova por metro quadrado por dia durante a estação mais quente do ano. Já no inverno, o vegetal produz um número menor, resultando em 0,7 kg durante o período. Seguindo essa produção média durante o ano, a planta e a quantidade de matéria orgânica conseguida resultam uma fonte energética mais que importante para o meio ambiente. Mas fica o questionamento: como se obtém energia da gigoga? Simples. É necessário que as folhas, caules e raízes sejam triturados, utilizando uma máquina específica que prepara capim para a alimentação bovina. Depois do processo de trituração, o resultado será submetido à fermentação em um biodigestor anaeróbio. Desse modo, o biogás obtido a partir da biodigestão anaeróbia pode ser transformado em energia elétrica por meio de motogeradores. Sendo assim, a gigoga é uma planta considerada útil para o combate à poluição aquática, e importante gerador de energia para a vida humana.

16 Revista Pontal Oceânico


A V E N T U R A

A O

A R

L I V R E

A casa dos Dinossauros

A Barra da Tijuca agora é a casa dos dinossauros. Famosa por proporcionar diversão para seus moradores e visitantes, seja na área gastronômica, esportiva ou em lazer, a região agora se destaca por ter uma experiência voltada para o mundo dos dinossauros. Isso mesmo! O mundo do Jurassic Park, famosa franquia de filmes da Hollywood, agora está sediada no estacionamento do shopping Via Parque. Todo o conteúdo de Jurassic Safari Experience passa pela revisão de um paleontólogo, com o objetivo de promover uma ficção e educação bem elabora para o público. Os áudios das apresentações podem ser acessados por meio do canal FM do rádio do veículo. Outra novidade do evento é a compra de alimentos e bebidas, que podem ser feitos via QR code no celular.

Desde 9 de janeiro em atividade, o Jurassic Safari Experience é uma verdadeira opção de diversão para as famílias. O megaevento reúne interatividade, descontração e ciência em um ambiente totalmente aventureiro, e o visitante sente tudo isso sem precisar sair do carro. E por falar em carros, os motoristas conduzem seus veículos durante o percurso, onde encontrarão réplicas de diversos dinossauros. Na apresentação, é contada a história de um grupo de cientistas que recriou dinossauros de diversos períodos da história através de DNA de fósseis. As sessões acontecem às quintas, sextas, sábados e domingos, com ingressos custando entre R$ 140 E R$ 210 (carro para até cinco ocupantes, independente da idade), que podem ser retirados no site: www.jurassicsafari.com.br. Levando em consideração o show e o safári, o megaevento tem duração de 55 minutos.

17 Revista Pontal Oceânico


N O S S A

G E N T E ,

N O S S O

P O N T A L

As solicitações do Pontal aos órgãos públicos A Associação de Moradores do Pontal Oceânico pode ter diminuído o número de funcionários durante a pandemia, mas não diminuiu o esforço para melhorar o bairro. Por conta disso, a associação encaminhou para o governo do estado e a CET Rio, diversos pedidos para melhoria do bairro, visando para que quando enfim chegar a normalização da cidade, os moradores possam aproveitar o bairro com ainda mais tranqüilidade e segurança. Porém, alguns pedidos como a solicitação para a construção de um Speed Table na via, a fim de permitir que os carros

não passem em alta velocidade na principal rua do bairro foi atendida, em meio a pandemia. Assim como a manutenção de diversos buracos pelo bairro, que também conseguiu o atendimento do poder público. Contudo, algumas demandas como a extensão do projeto Segurança Presente até o Pontal, um radar de velocidade no semáforo em frente ao BRT Dom Bosco e a solicitação para uso das vagas de carga e descarga permitindo estacionar aos Sábados, Domingos e Feriados, acabaram sendo alguns dos pedidos não atendidos pela prefeitura. Além deles, ainda há pedidos a espera de uma aprovação ou não, entre outros pontos.

GOVERNO DO ESTADO

PREFEITURA

Solicitamos a extensão do projeto Segurança Presente para o bairro Status: Não atendido.

Solicitação para construção do Speed Table. Status: Atendido em 22/04/20.

CET-RIO

CET-RIO

Colocação de controle de velocidade no semáforo localizado na Avenida das Américas em frente a Estação dde BRT Dom Bosco Status: Não atendido.

Manutenção de buracos nas vias públicas Status: Atendido.

18 Revista Pontal Oceânico


CET-RIO

CET-RIO

Solicitação para uso das vagas de carga e descarga permitindo estacionar aos Sábados, Domingos e Feriados Status: Não atendido.

Solicitação ao comando da Segurança Presente do Recreio dos Bandeirantes para as ruas do bairro Status: Não atendido.

CET-RIO

CET-RIO

Solicitação para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras para manutenção das quadras na praça da Av Hebe Camardo Status: Não atendido.

Solicitação à Prefeitura para premissão de construção de 02 guaritas na Av Hebe Camargo e na Rua Luis Carlos Sarolli Status: Processo em Andamento.

CET-RIO Solicitação de ligação de esgoto clandestino da comunidade Cachorro Sentado/Amoedo/Honda para o sistema de esgoto Cedae, tirando o despejo do canal. Status: Não atendido, aguardando.

19 Revista Pontal Oceânico


M A I S

S E G U R A N Ç A

Barra e Recreio ganham programa Corredor Presente A Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes acabam de ganhar um verdadeiro reforço na segurança. Foi inaugurado na última sexta-feira (14/08) o Corredor Presente. O projeto é pioneiro e traz para os bairros uma segurança 24h em uma das principais vias da região, a Avenida das Américas. Com isso, o projeto visa trazer segurança do Túnel Zuzu Angel até o Túnel da Grota Funda, protegendo quem chega da zona sul e da zona oeste da cidade, para dentro da Barra e Recreio. O Corredor Presente também foi feito para auxiliar no espaço de tempo que ficava com o fim do expediente do Programa Bairro Seguro, que após às 19h causava um espaço de tempo onde apenas os policiais do 31º BPM ficavam para fazer o trabalho de segurança do bairro. “Serão colocados bases ao longo da Avenida das Américas por 24h. Assim quem precisar passar pela região, poderá ter a certeza de que estará seguro”, afirmou o coronel da PM, Rogério Figueiredo, presente no dia de apresentação do programa no Clube Arouca. O Coronel ainda pontuou que o novo programa não vem para substituir, mas sim, complementar o trabalho: “ele em momento nenhum irá tirar o programa seguro já existente, mas sim, irá complementar o projeto, dando vazão no período onde o Bairro Seguro já não estará mais fazendo expediente”. O governador do estado, Wilson Witzel também esteve presente ao evento de lançamento e pontuou a evolução da segurança ao longo dos anos no Rio: “o Estado estava sofrendo com um câncer que era a violência. Quando tivemos a Intervenção, começamos a melhorar alguns pontos, mas ainda faltava, agora com o novo projeto, damos mais um passo nessa luta”. Outro ponto levantado na apresentação é a possibilidade de trazer mais policiais para região e criar também um ganho para esses oficiais que poderão aproveitar o RAS para ter uma fonte maior de renda. O governador anunciou também a chegada de

novas motos para auxiliar os policiais do 31ºBPM e a criação de dois postos novos para as equipes do Bairro Seguro poderem se instalar, uma na Praça do Ó e outra na Praça Tim Maia, antes os policiais tinham como pontos fixos uma van e ficavam com mesas expostas nas ruas: “dessa forma poderemos dar mais conforto para os policias que terão um ponto confortável para realizar os seus trabalhos”. O evento ainda agraciou moradores e empresários da Barra, Recreio e Jacarepaguá com o certificado de “Amigo do Programa Presente”. Os certificados foram dados para pessoas e empresas

20 Revista Pontal Oceânico


que vem fazendo a diferença em prol das melhorias de seus bairros, seja com projetos que reforcem a segurança do bairro, como projetos sociais que visão, como exemplo, as questões ambientas, como o caso do morador do Recreio Fabio Lima e seu projeto de limpeza do Canal das Taxas. PRISÃO FEITA NO PRIMEIRO DIA Poucas horas após o lançamento do programa Corredor Presente, policiais interceptaram, na Avenida das Americas, sentido Recreio, um veiculo que havia sido roubado em Botafogo. Dentro do carro havia uma granada e um homem foi preso e conduzido para a 16ªDP. O programa Corredor Presente é um braço do Segurança Presente e tem o objetivo de reforçar o policiamento do túnel da Grota Funda, no Recreio dos Bandeirantes, até o túnel do Joá, na Barra da Tijuca. O diferencial em relação às outras operações Presente é que as equipes atuarão ininterruptamente, 24 horas por dia. Ao todo, serão utilizadas 14 viaturas. Seis delas ficarão baseadas em pontos fixos e as demais circularão pela Avenida das Américas, principal via de ligação entre os dois bairros, e também pela Avenida Ayrton Senna, até a altura do shopping Via Parque.

21 Revista Pontal Oceânico


D I V E R S Ã O ,

C U L T U R A

E

L A Z E R

Plataforma “Rio, o seu melhor presente” promove o turismo

O jornal O GLOBO, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e com apoio do Sesc RJ e Senac RJ, lançou uma plataforma para unir os melhores serviços turísticos do Rio e conceder descontos especiais para os visitantes. O projeto “Rio, o seu melhor presente” chega com o intuito de estimular e promover o turismo e a gastronomia do Estado do Rio de Janeiro, além de garantir ao turista passeios com segurança, dentro dos protocolos e decretos referentes à flexibilização de cada cidade. Os profissionais e estabelecimentos que quiserem participar divulgando seus serviços, promoções e atrativos turísticos no guia online podem se inscrever gratuitamente a partir de hoje pelo site www.riooseumelhorpresente.com.br. As informações serão apresentadas em uma espécie de catálogo, com categorias divididas em “O que Fazer”, com lista de experiências e estabelecimentos para visitação, com horários, preços e descrições; “Onde Dormir”, com informações e descontos em hotéis, pousadas, hostels, apart hotéis, entre outros; e “Onde Comer/Beber”, com destaques para restaurantes, bares, cafeterias, padarias, quiosques, sorveterias, fast foods, food trucks, produtos artesanais etc. Dessa forma, os visitantes poderão acessar o site e comprar diretamente com o canal de venda participante. “Com o intuito de fomentar a retomada do turismo no Estado, o site vai permitir que os viajantes encontrem ofertas de gastronomia, hospedagem e atrativos turísticos em um único lugar, de uma forma rápida e fácil. Estamos juntos neste movimento, que tem o papel também de ressaltar a impor-

tância de um turismo cada vez mais consciente e seguro”, analisa Andressa Amaral, gerente de projetos especiais da Editora Globo. Para o público, o site estará disponível a partir do dia 17 de dezembro. O objetivo é concentrar o maior número de serviços e estabelecimentos para fomentar o turismo consciente no Estado do Rio pelos próximos seis meses. “A pandemia trouxe muitos danos para o setor do turismo e essa campanha será um estímulo importante para o retorno das viagens e uma ajuda fundamental para o reerguimento dos empreendimentos turísticos. Ao lançarmos uma plataforma que aproxima os empresários do setor com o público final, estamos fazendo com que os custos diminuam para ambas as partes: a negociação fica mais acessível, favorecendo a comercialização, e os preços atraentes propostos no site serão uma excelente oportunidade de negócios, além de representar uma real possibilidade no aumento do fluxo de turistas para o nosso Estado”, diz Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo. “Estamos comprometidos em estimular o turismo, setor que reage muito rapidamente e impacta mais de uma centena de atividades produtivas. Essa parceria na disponibilização da plataforma oferece para nós a oportunidade de conectar a estrutura receptiva de nossas regiões com viajantes em potencial não apenas do Estado do Rio, mas atrair, também, dos estados vizinhos”, enfatiza Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

22 Revista Pontal Oceânico


A P R E S E N TA :

20 DEZ DOM 19H30

WWW.SHOPPINGVILLAGEMALL.COM.BR

/TEATROMULTIPLANVILLAGEMALL

@TEATROMULTIPLANVILLAGEMALL

VILLAGEMALL - AV. DAS AMÉRICAS 3.900 - BARRA DA TIJUCA


24 Revista Pontal Oceânico


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.