MUNDO MÁQUINAS
Registro para tratores e máquinas agrícolas passa a valer em outubro
LS Tractor reforça sua linha Hortifrúti na Hortitec 2022 A LS Tractor marcou presença em mais uma edição da Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que ocorreu em junho, em Holambra (SP). Marca que aposta fortemente na hortifruticultura, mostrou para o público os diferenciais tecnológicos dos seus modelos de tratores, como a transmissão de 32 velocidades à frente e 16 à ré, chegando até 40 à frente e 40 à ré, com super-redutor e sistema de reversão Synchro Shuttle ou Power Shuttle, que vai disponibilizar a velocidade exata para a execução de cada tarefa no campo. “O DNA da LS Tractor tem a sua origem na hortifruticultura, pois a Coreia do Sul é forte nesta atividade. No Brasil, esse setor movimenta bilhões de reais, ocupando áreas de produção em quase todo o território nacional. Por conta desta inter-relação, a fábrica brasileira passou a oferecer soluções de mecanização para
o segmento, produzindo modelos com diferentes versões, que vão de 25, 40, 50, 65 e 80 cavalos e até modelos que chegam a 145cv, que atendem perfeitamente a esse agronegócio. Por isso ganharam o nome de Hortifrúti Tratores”, explica o gerente de Marketing e Vendas da LS Tractor Brasil, Astor Kilpp. O sistema de reversão presente nos modelos da LS facilita nas manobras principalmente em espaços reduzidos e em atividades em que o trator precisa fazer constantes inversões de sentido. O pacote tecnológico ainda proporciona redução do consumo de combustível. Além disso, os tratores possuem um alto vão livre, que favorece a operação em canteiros, menor raio de giro para maior agilidade nas manobras e creeper, que confere versatilidade para o trator executar, com mais economia, as diversas operações necessárias na produção de HF.
Proprietários de tratores e máquinas agrícolas de todo o Brasil, que transitam em via pública, têm até outubro deste ano para cadastrar seus veículos junto ao Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro). O Decreto 11.014, que regulamenta a medida, foi publicado no Diário Oficial da União em março deste ano para aumentar a segurança em relação a furtos, roubos e outras ocorrências envolvendo esse tipo de maquinário. O Renagro cria uma base de dados com informações dos veículos agrícolas em nível nacional. Dessa forma, ao realizar o registro desses bens, o produtor rural recebe o documento Renagro, que serve para atestar a posse do seu maquinário, trazendo mais segurança também para as operações de compra e venda destes veículos. É obrigatório que o proprietário esteja de posse desse documento quando o veículo estiver transitando em via pública. No caso de maquinário que não transite em via pública ou que tenha sido fabricado antes de 2016, o registro é opcional.
Julho 2022 • www.revistacultivar.com.br
05