1 minute read

Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica Para Estudantes (NAEPE)

NÚCLEO DE ATENÇÃO EDUCACIONAL E PSICOLÓGICA PARA ESTUDANTES (NAEPE)

O Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe) foi implantado no primeiro semestre de 2020 e tem como objetivo levar atenção integral para os discentes da USF em três frentes: o atendimento psicológico breve, a orientação psicopedagógica e as ações para acessibilidade, inclusão e equidade. Assim, o Naepe tem os três projetos descritos a seguir:

• Programa Acolhe – proporciona atenção à saúde mental dos estudantes por meio de intervenções psicológicas de modalidade breve, como plantão psicológico e acolhimento psicoterápico. Durante o ano de 2021 foram realizadas 234 horas de atendimento psicológico para todos os estudantes da USF.

• Programa Estimula – auxilia no desenvolvimento educacional dos estudantes por meio de ações psicopedagógicas voltadas para estratégias de aprendizagem e hábitos de estudos para rotina acadêmica. Esse projeto evidencia o atendimento psicopedagógico individual, em grupo e com oficinas intituladas como Estude Certo, na qual os estudantes são orientados para as semanas de provas. Foram realizadas mais de 140 horas de atendimentos individuais e 40 horas de atividades em grupo. Antes dos períodos de provas, 80 estudantes participaram das oficinas para as estratégias de aprendizagem.

• Programa Integra – viabiliza equidade, acessibilidade e inclusão dos estudantes deficientes ou com alguma necessidade educativa especial, por meio de assistência direta e indireta para que todos tenham as melhores condições de aprendizagem e de ambientação acadêmica. Esse ano o projeto assistiu diretamente 16 estudantes declarados deficientes, com 2 900 horas de assistência direta a eles. Também tivemos quatro oficinas de capacitação em Libras para os colaboradores da USF e duas de informações sobre deficiências, acessibilidade e equidade.

O Naepe teve a oportunidade de inserir os estudantes em discussões sobre saúde mental, estratégias de aprendizagem e equidade por meio das Semanas Naepe. No decorrer desse ano foram três semanas, com a participação de mais de 600 estudantes.