4 minute read

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH)

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E APOIO À PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (CDAPH)

O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), localizado no Câmpus Bragança Paulista, tem por missão garantir a preservação da história, da memória e da cultura regional e, para tanto, desenvolve atividades de identificação, coleta, preservação e tratamento de documentos. Dessa forma, os procedimentos técnicos adotados garantem a organização e a acessibilidade dos acervos custodiados.

O CDAPH acolhe acervos de natureza arquivística e bibliográfica, oriundos, sobretudo, da região bragantina. Destacam-se, no acervo, o Fundo do Poder Judiciário da Comarca de Bragança Paulista (1798-1980), que abrange diferentes municípios circunvizinhos e conta com mais de 80 mil processos; o Fundo Ernesto Leme (1896-1986); a Coleção de Livros Didáticos (1861-2006); a Coleção de Periódicos (1870-2014); a Coleção Memória de Bragança Paulista (1783-2006); a Coleção Memória da Região Bragantina (1894-2013); a Coleção Saúde e Higiene (1828-1999); a Coleção Frei Pedro Sinzig, OFM (1901-1957); e a Coleção Processos de Habilitação de Casamento do Registro Civil de Bragança Paulista (1891-1961).

O CDAPH promove ações de educação patrimonial, como oficinas, palestras, mostras, exposições, visitas monitoradas e colóquios – as quais aconteceram virtualmente em decorrência da pandemia em 2021. O objetivo de tais ações consiste em fortalecer laços identitários e de pertencimento mediante a valorização da cultura, da história e da memória local e regional; garantir a inserção e as responsabilidades sociais do CDAPH junto à comunidade; promover o intercâmbio com diferentes instituições científicas de Ensino Superior, entidades sociais e instâncias do poder público; contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em diferentes níveis e também para o aprimoramento da formação docente daqueles que atuam na pesquisa, na extensão e no ensino. Um público diversificado frequenta o local e consulta seu acervo, bem como participa de suas ações de modo presencial ou on-line. Sendo assim, o CDAPH atende a pesquisadores acadêmicos (extensão, iniciação científica, graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado), docentes e alunos de escolas públicas e privadas da educação básica, representantes de diversas entidades sociais, ONGs, OSCIPs, órgãos públicos e o público em geral.

EVENTO

Ao longo dos anos, o CDAPH tem organizado o colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias, com temas e convidados diversificados. O primeiro colóquio ocorreu no ano de 2010. Desde então, tais colóquios têm acolhido um público ouvinte e participativo de diferentes segmentos sociais, faixas etárias e níveis de escolarização; bem como estimulado a troca de experiências, saberes e práticas relativas ao patrimônio cultural, à história e à memória. Entre os anos de 2020 e de 2021, ocorreram seis colóquios de forma remota devido à pandemia da covid-19. O XXXVI Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias teve como tema Uma Intervenção Negra: entre a Memória e a Paisagem. Essa edição abordou o agenciamento do sujeito negro que se reconhece e se constitui a partir das dinâmicas de dominação e rebeldia manifestas na esfera pública, aqui representada pela paisagem. Essa intervenção, por sua vez, materializou-se com a experiência partilhada da professora Izilda Toledo, dos escritores Abílio Ferreira e Oswaldo de Camargo e do pesquisador Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM (USF) e mestrando (PUCSP), participantes desse colóquio.

DOAÇÃO OU DEPÓSITO

No transcorrer do primeiro semestre de 2021, o CDAPH acolheu um numeroso conjunto de livros, periódicos, documentos das mais variadas espécies e outros gêneros de arquivo referentes à história da região e da cidade de Bragança Paulista, dos mais diversos períodos da história local, especialmente do final do século XIX até metade do século XX, aproximadamente.

Entre os periódicos que vieram a compor sua coleção, destacam-se os jornais O Ferrão (1906, 1908 e 1910), O Bilontra (1910), O Debate (1910), O Bragantino (1911-1912), O Lyrio (1926-1927 e 1932-1936), O Sorriso (1933-1935), A Voz do Povo (1951) e A Voz do Cásper Líbero (1955), e as revistas A Sensitiva (1931), Vida Social (1945-1948) e Intercâmbio Municipalista (1958-1959).

A parceria entre o CDAPH e o Museu Municipal Oswaldo Russomano resultou também no compartilhamento de 811 fotografias digitais, as quais registram as mais diversas cenas da cidade e da região bragantina. Entre elas, temos imagens de vários prédios e eventos locais, de diferentes períodos, sobretudo da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX.

PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS

No ano de 2021, o CDAPH subsidiou, por meio de informações, o projeto de um documentário sobre a história alimentar de Bragança Paulista, sob direção e roteiro de Anahy Verde e Vinicius Omar. Os integrantes da equipe do CDAPH Elton Rodrigo da Silva e Sandra Aparecida de Souza Machado participaram das entrevistas realizadas para o documentário. O projeto foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (lei federal n.° 14.017 de 2020) e contou com outros diferentes profissionais da arte em sua produção. O documentário está disponível e pode ser acessado pelo link: <https://bityli.com/sEsKd>.

PESQUISA

O CDAPH, no transcorrer de 2021, devido aos protocolos de segurança provenientes da pandemia de covid-19, teve suas atividades de pesquisa parcialmente restringidas. Sendo assim, atendeu um número limitado de pesquisadores, tanto do município como da região de Bragança Paulista, no que tange à pesquisa acadêmica, genealógica ou de interesse público advinda do Fórum da Comarca de Bragança Paulista, por exemplo. Destaca-se que, durante o mesmo período, apesar das restrições, diversos atendimentos foram realizados virtualmente, a fim de atender às demandas do público em geral.

This article is from: