4 minute read

Qualidade de ensino

A USF concebe a educação no sentido amplo, levando em conta a diversidade sociocultural e a necessidade de aglutinar todas as intenções que levem à excelência da qualidade de ensino. Dessa forma, suas diretrizes pedagógicas têm, nos princípios e nos compromissos assumidos pela Universidade com a sociedade, sua fonte permanente de inspiração e atualização, de forma a garantir seus objetivos e a qualidade de seu projeto educacional. Essa integração se estabelece pela indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão, que permeia as políticas da USF em todos os níveis, em consonância com o disposto na Constituição Federal de 1988 (art. 207). Nesse olhar sobre a educação, o sujeito passa a ser compreendido como um ser relacional, que interage competência com consciência e exercício de cidadania.

Destacam-se, a seguir, algumas entre várias ações realizadas e conquistas obtidas no ano de 2021, visando à melhoria da qualidade de ensino.

Para assegurar terreno propício à necessária transformação da relação ensino-aprendizagem, estruturou-se na USF um programa institucional de formação continuada, intitulado Programa CHAVE, que integra todos os atores institucionais. O programa tem como principal objetivo viabilizar a remodelagem e a organização do trabalho pedagógico, em uma abordagem sistêmica e disruptiva, a partir de temas geradores interdisciplinares, articulados por eixos temáticos e operacionalizados por metodologias dinâmicas de aprendizagem, apoiadas pelas tecnologias educacionais.

Com vistas ao aprimoramento da atuação no mercado de trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país, a USF busca, a partir de uma nova abordagem metodológica, uma dinâmica de ensino com flexibilidade e aplicabilidade prática dos conteúdos teóricos, uma necessidade do pós-graduando nos dias atuais. Baseando-se nesse contexto, a Instituição procura atender às atuais diretrizes e à demanda de mercado, levando em consideração as exigências dos respectivos Conselhos de Classe. Contudo, foi feita uma reestruturação das matrizes curriculares dos cursos de pós-graduação lato sensu composta de três núcleos. Confira a seguir.

Núcleo Institucional

• Módulo de Empreendedorismo e Inovação – utiliza como forma de aprendizagem o ambiente virtual, o qual tem como objetivo apresentar o empreendedorismo como oportunidade de desenvolvimento de carreira e pessoal, e atua em contato com as transformações sociais, culturais, tecnológicas e econômicas decorrentes da ação e de atitudes empreendedoras; considera a inovação e o processo inovador, bem como suas aplicações e implicações sociais; explora todas as etapas da inovação e da modelagem de negócios desde a concepção de uma ideia até sua implantação e seu monitoramento.

• Módulo de Mentoring – tem como objetivo oportunizar ao pós-graduando o conhecimento de seus principais pontos fortes e de melhorias, desenvolvendo competências comportamentais, técnicas e socioemocionais essenciais a um ambiente moderno e competitivo, na área de especialidade do curso, fornecendo, assim, orientação ao desenvolvimento de projeto e orientação de carreira e de vida.

Núcleo Comum

• Módulos que possibilitam o compartilhamento em diversos cursos, com o objetivo da multidisciplinariedade nas diversas áreas.

Núcleo Específico

• Módulos direcionados com o objetivo de apresentar conhecimento técnico-científico da educação continuada e atuação profissional.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da USF é órgão de natureza consultiva e executiva, estabelecida em consonância com o art. 11 da lei n.° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como atribuições a elaboração, a implementação, a aplicação e o monitoramento do processo de autoavaliação institucional. Seu principal objetivo é subsidiar e orientar a gestão institucional em suas dimensões política, acadêmica e administrativa, de forma a viabilizar os ajustes necessários à elevação de seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas.

A CPA da USF, atenta às necessidades institucionais, conta com diversos instrumentos de gestão e de ação acadêmico-administrativa de melhoria institucional. O processo de avaliação ocorre com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica. Os resultados obtidos nas autoavaliações e nas avaliações externas são apresentados nas reuniões de Conselhos e divulgados em murais e no ambiente virtual USF Connect, o que permite sua apropriação por toda a comunidade acadêmica.

Entre os instrumentos, merece destaque o Programa de Avaliação Discente da Universidade São Francisco (PadUSF), que avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências profissionais e habilidades acadêmicas necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira.

QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE

Para proporcionar educação de qualidade a seus alunos, a USF se preocupa com a qualificação constante de seu corpo docente. Dessa forma, adota as seguintes políticas:

• seleção de docentes considerando as determinações legais e a vocação ao mérito acadêmico, com base na capacidade de produzir conhecimento;

• admissão preferencial de docentes já portadores do título de mestre e doutor;

• incentivo à progressão na carreira por meio do aperfeiçoamento pessoal e profissional, com a concessão de bolsas de estudo e convênios com outras instituições;

• incentivo à produção científica e à participação em eventos e encontros científicos;

• programa de avaliação institucional.

A tabela a seguir apresenta o regime de trabalho e a titulação dos docentes da USF.

Especialistas

23,54%

Mestres

41,61%

Doutores

34,85%

This article is from: