
31 minute read
Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e produção científica
A USF conta com três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS), que oferecem os níveis de mestrado e de doutorado em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia, avaliados pela Capes com conceitos 4, 4 e 7, respectivamente, de acordo com a avaliação quadrienal (2013-2016). O conceito 7, nota máxima, concede padrão de excelência internacional ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A USF é uma das três instituições de ensino brasileiras (sendo a única privada) a ter um programa nesse nível na área de Psicologia. Todos os programas desenvolvem projetos de pesquisa que contam com investimentos de agências de fomento externas, refletindo a importância dos temas pesquisados e a qualificação dos pesquisadores envolvidos.
PROGRAMAS ARTIGOS PUBLICADOS
Ciências da Saúde 76
Educação
Psicologia 28
109 Além dos artigos, os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação publicaram 24 capítulos de livros. Há três capítulos de livros internacionais e três organizações de livros. Há também a publicação de um livro autoral. Quatro artigos foram publicados em periódicos internacionais. No ano de 2021 ingressaram no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 14 mestrandos e 10 doutorandos, sendo que 10 participantes receberam o título de doutor e 9 participantes o título de mestre.
No ano de 2021, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia contou com a publicação de 109 artigos (aproximadamente, 65% em periódicos internacionais de excelência), 1 livro, 33 capítulos de livro e 26 produtos técnicos. No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde foram 76 artigos em revistas internacionais indexadas, sendo aproximadamente 75% em periódicos internacionais de excelência. No ano de 2021, ingressaram 16 alunos de mestrado, 7 de doutorado e foram titulados 10 mestres e 4 doutores no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde.
Os docentes que atuam nos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia prestaram assessorias e consultorias, com destaque para assessorias da
área de Educação às redes municipais de ensino de Itatiba e Jundiaí, e contribuíram para a reformulação curricular na área de Matemática no município de Itatiba. Os docentes também participaram de eventos nacionais e internacionais, com apresentação de trabalhos desenvolvidos na USF, empenharam-se na autoria de artigos, livros, materiais didáticos, patentes, entre outros projetos.
No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, os projetos internacionais colaborativos estão presentes em todas as linhas de pesquisa, evidenciando a relevância dos temas. Alguns exemplos são as parcerias estabelecidas com o Instituto Josep Carreras (Espanha), a Universidade de Lund (Suécia), a Universidade de Groningen (Países Baixos) e a Universidade do Texas (Estados Unidos). Concomitantemente, os alunos compareceram também a eventos externos, nacionais e internacionais, no formato remoto, com apresentações de trabalhos científicos. Ressalta-se ainda a participação de nossos docentes em comissões e sociedades científicas internacionais, além da atuação na organização de congressos e reuniões científicas internacionais.
No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, as parcerias internacionais ocorrem no âmbito da colaboração em redes de pesquisa e projetos internacionais: DiscourseNet Association (vinculada à Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso), International Research Networks (IRNs), Feature Analysis Approaches in International Assessments (vinculada ao World Education Research Association), International Society for Cultural-Historical Activity Research (Iscar) e Université de Sherbrooke. Além disso, uma docente atua em um projeto de pesquisa financiado pela Capes em parceria com o governo do Canadá.
INFRAESTRUTURA DE PESQUISA
A infraestrutura de pesquisa é mantida com a captação de recursos externos por meio da participação em editais de agências de fomento, de programas e parcerias governamentais e empresariais e, em parte, também com recursos financeiros da própria Instituição. Os laboratórios do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde estão distribuídos em uma área de aproximadamente 760 m2 e contam com excelente infraestrutura e parque de equipamentos. O programa tem também áreas específicas de uso compartilhado com equipamentos multiusuários, promovendo a otimização dos recursos, o suporte técnico e a acessibilidade para o desenvolvimento dos projetos da comunidade científica da USF. Além dos laboratórios e das áreas compartilhadas, o programa dispõe de Biotério, Centro de Simulação Realística, Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) e Unidade de Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag), extensões essenciais para o desenvolvimento colaborativo e translacional de ciência na área da saúde da USF.
O egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde deverá alcançar sólida formação científica e estar habilitado para atuar como pesquisador, desenvolvendo pesquisa de alta qualidade; como docente, apto a suprir as necessidades do ensino básico ao superior; e na indústria, assegurando o treinamento e a capacitação de trabalhadores de alto padrão para atender às demandas do setor. Dados mostram que 40,4% dos egressos atuam na docência, sendo a maioria como professor universitário (94,5%), aproximadamente 7% atuam na área de pesquisa, 14,7% atuam em áreas clínicas (farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas), 9,6% atuam como analistas clínicos/técnicos de laboratório, 4,7% atuam na indústria e 3,9% ocupam cargos de gestão em saúde (diretor clínico, diretor técnico de hospital, chefe de serviços de cirurgia, superintendente de ambulatório etc.).
O programa evidencia uma abrangência local e regional, visto que 60% de nossos egressos atuam em Bragança Paulista e 36% deles em faculdades e estabelecimentos de saúde na região próximos a Bragança Paulista (Atibaia, Extrema, Piracaia, Joanópolis, Socorro, Amparo e Itatiba). Três egressas atuam fora do país, uma no El Instituto de Investigación contra la Leucemia Josep Carreras (Barcelona, Espanha), outra na empresa Vaxine (Adelaide, Austrália) e outra no centro de pesquisa Memorial Sloan Kettering Cancer Center (Nova York, EUA).
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF tem um perfil acadêmico cuja missão é promover a formação de docentes/pesquisadores para atuar em uma educação atenta ao outro, com interação dialógica e potencialidades para projetos coletivos, sustentáveis e inovadores, objetivando a equidade e a transformação social. Há, assim, por parte do programa, a preocupação com uma formação mais ampla do pós-graduando, possibilitando que os egressos possam atuar no Ensino Superior ou na Educação Básica como professor ou gestor. Os egressos são acompanhados pelo programa e, principalmente, pelos ex-orientadores, que, após a conclusão do curso, continuam publicando produtos resultantes das pesquisas desenvolvidas; há também o acompanhamento das atividades que são elaboradas por eles nos respectivos contextos de trabalho. Os egressos do programa são, na maioria, docentes da Educação Básica ou Ensino Superior, de institutos federais ou universidades públicas, com atividades de pesquisa, ensino, extensão e gestão escolar. Também atuam em diferentes regiões do país, como nos estados do Amazonas, da Bahia, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Maranhão, do Paraná e de Roraima, com uma concentração maior na região de Itatiba e no sul de Minas Gerais.
O perfil dos egressos é um tema de grande importância para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF, visto que é o único programa do país cuja área de concentração é a Avaliação Psicológica. A formação de pesquisadores e docentes para a área representa uma demanda ainda emergente no cenário brasileiro. Espera-se que o egresso do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF adquira competências para a realização de atividades de ensino e pesquisa e, principalmente, que consiga difundir o conhecimento e as habilidades adquiridas, favorecendo, assim, a nucleação. As competências esperadas são as seguintes:
• Competências em pesquisa – ter domínio dos principais pressupostos teóricos e metodológicos da psicometria, consubstanciados por diretrizes definidas internacionalmente; conhecimentos sólidos de métodos estatísticos, tanto aqueles baseados na Teoria Clássica dos Testes quanto nas teorias mais recentes; alcançar a expertise em metodologia de pesquisa.
• Competências em ensino – possuir capacidade de formar profissionais que possam atuar nos âmbitos da graduação e
pós-graduação, o que implica planejamento de disciplinas, diversidade de estratégias de avaliação e verificação de conteúdo, metodologia de ensino e didática, além do domínio teórico-prático.
• Competências em extensão – ter desenvoltura no desenvolvimento de projetos que contemplem diagnósticos individuais, institucionais e em grupo, avaliações em pequena e larga escala, com base no arcabouço teórico e metodológico adquirido durante a formação.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF tem conseguido propiciar experiências que contribuem para a formação de docentes do Ensino Superior e de pesquisadores com conhecimento especializado na área de avaliação e medidas, conforme o perfil de egresso almejado. Diversos egressos estão ministrando disciplinas de avaliação psicológica e organizando laboratórios de pesquisa em regiões distintas do Brasil. Convém ilustrar que temos recebido, a cada processo seletivo, candidatos de diversas unidades federativas, tais como Amapá, Piauí, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, que se adéquam totalmente às exigências dos cursos de mestrado e doutorado, que são presenciais. Posteriormente, esses alunos têm prestado concursos ou ocupado vagas em diversas unidades da federação. Outro indicador diz respeito à elaboração de produtos técnicos de uso profissional, como testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, muitos dos quais são comercializados por editoras. Na relação disponível no Satepsi (https:// satepsi.cfp.org.br), aproximadamente 30% dos testes com parecer favorável são de docentes, discentes ou egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF. Ou seja, aproximadamente um terço dos testes psicológicos para uso profissional no Brasil é oriundo de nosso programa.
INTERNACIONALIZAÇÃO NA PESQUISA DA USF
Em 2021, vários docentes e alunos da USF realizaram intercâmbios para participar de congressos, projetos de pesquisa, apresentações científicas, programas de doutorado sanduíche e estágios pós-doutorais em instituições estrangeiras. Além dos convênios institucionais com universidades internacionais, destacam-se as oportunidades fomentadas pelos editais, os quais, por meio de chamadas públicas, selecionam docentes, discentes ou funcionários administrativos para realização de mobilidade acadêmica, como o programa PDSE/Capes.
No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, um docente atuou como professor visitante (PVEx, Capes) na Universidade de Berkeley, na Califórnia, e obteve uma bolsa de pesquisador visitante do Centro Lemann, ligado ao Colégio de Educação da Universidade de Stanford. No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, foi firmado um acordo de cotutela entre a Universidade São Francisco e a Universidade de Granada (Espanha). No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, a docente Patrícia Carvalho realizou um estágio de curta duração na Universidade Técnica da Dinamarca – Technical University of Denmark ((DTU), Department of Biotechonology and Biomedicine – sob a supervisão do pesquisador Uffe Hasbro Mortensen. Já o professor Marcelo Ribeiro está atualmente em estágio pós-doutoral no Instituto Josep Carreras, em Barcelona, Espanha. Além disso, ele realizou parte de seu trabalho no Vall d’Hebron Institute of Oncology, também em Barcelona, Espanha. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde promoveu, no mês de novembro de 2021, um evento on-line chamado International Microbiology Workshop, o qual foi realizado durante um dia e contou com a participação das seguintes convidadas: • Dra. Jenny Persson, professora associada do grupo de interações patógeno-hospedeiro da Universidade de Lund, Suécia.
• Dra. Serena Bettoni, professora do Departamento de
Medicina Translacional da Universidade de Lund, Suécia.
Em 2021, docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação participaram de eventos internacionais, sendo que muitos ocorreram de modo on-line, em razão da pandemia. Confira alguns:
• A professora Ana Paula de Freitas apresentou sua pesquisa no XXVIII Colóquio da Afirse Portugal: Educação e Idades da Vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na
Sociedade Contemporânea, em formato on-line, com o apoio do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Também apresentou os estudos School Curriculum and
Teaching for Students with Disabilities: Contributions from a
Cultural-historical Perspective e (Auto)biographical Narratives of Adolescents with Disabilities: Meanings Attributed to the
Schooling Process no 6th Congress of the International
Society of Cultural-Historical Activity Research (Cultural-Historical Activity Research Facing Crises Contexts:
Challenges and Perspectives).
• A professora Márcia Aparecida Amador Mascia participou dos seguintes congressos internacionais: 1) V Congreso
Latinoamericano de Filosofía de la Educación, realizado no
Chile, com o trabalho A Parrhesía como Possibilidade de
Subjetivação Docente; 2) 6th Congress of the International
Society of Cultural-Historical Activity Research (Cultural-
Historical Activity Research Facing Crises Contexts:
Challenges and Perspectives), com o trabalho Subjects and
Subjectivities in Education: an Analysis of the Discourse of
Media-Brazil about the Results of PISA (Programme for the
International Student Assessment), pesquisa subvencionada pelo CNPq; 3) Wera 2021 Virtual Focal Meeting – Network Education: Diverse Realities, Common Horizons, promovido pela World Education Research Association e realizado em Santiago de Compostela, na Galícia, Espanha. Na área da pesquisa de produtividade, participou dos seguintes webnars: 1) Ciclo de Webinars 2021 – Uma História de Sucesso? Pisa, Avaliação em Larga Escala e Mudança Educativa, promovido pela Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona, em Lisboa, Portugal; 2) Introduction to the Stanford Education Data Archive (Seda); 3) How Education Fared During the First Wave of Covid-19 Lockdowns? International Evidence, sendo esses dois últimos promovidos pela American Educational Research Association (Aera) e pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD).
• A professora Daniela Anjos organizou um número especial da
Revista Horizontes, com a participação dos autores internacionais Yves Clot e Mylène Zittoun, disponível nos seguintes links: <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/ article/view/1281> e <https://revistahorizontes.usf.edu. br/horizontes/article/view/1284>. Os autores participaram de uma live, organizada também pela professora Daniela, em que compartilharam mais sobre as temáticas dos artigos.
• A professora Luzia Bueno participou e apresentou trabalhos nos seguintes congressos internacionais: VII Congreso
Internacional del Interaccionismo Socio-Discursivo (Espanha); V Congreso Internacional Lectura y Escritura em la Sociedad Global (Colômbia); VI Encuentro Internacional y
VII Nacional de la Red de Lectura y Escritura en Educación
Superior (Colômbia); I Encontro Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas na América Latina (Bariloche e Fortaleza); 8.° Colloque International en Éducation (Crifpe, Canadá). No VII Congreso Internacional del Interaccionismo Socio-Discursivo (Espanha), a professora Luzia Bueno foi uma das conferencistas. Ela também participou do comitê científico dos seguintes congressos: VII Congreso Internacional del Interaccionismo Socio-Discursivo (Espanha) e I Encontro Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas na América Latina (Bariloche e Fortaleza).
• O professor Allan da Silva Coelho participou presencialmente como palestrante do congresso 100 Jahre Textfragment
Kapitalismus als Religion von Walter Benjamin, com a conferência intitulada Interrupción Mesiánica como Salida y la Necesaria Conversión Frente a los Ídolos. O evento foi realizado em outubro de 2021 na cidade de Frankfurt, na
Alemanha. Participou, ainda, presencialmente em novembro de 2021, do Kolloquium zu Lateinamerika, com o debate
Neoliberalismo, Neofascismo y Fundamentalismo.
O simpósio aconteceu na cidade de Münster, Alemanha.
No Congreso Interuniversitario Laudato Sí, o professor Allan da Silva Coelho participou de uma das mesas-redondas, apresentando a conferência Crisis Socioambiental: Urgencia,
Conversión y Freno de Emergência. O congresso, realizado pelas associações universitárias na Argentina em parceria com a Conferência Episcopal Argentina, aconteceu de modo on-line em setembro de 2021. Ainda, o professor Allan da
Silva Coelho ministrou a palestra internacional Educação
Popular e Cristianismo de Libertação: Utopia e Resistência para Lideranças da América Latina e África. O curso é um evento anual promovido tradicionalmente pelo Ceseep, com foco no público de língua espanhola.
• O professor Carlos Roberto da Silveira participou e apresentou trabalho no V Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, realizado no Chile, com o trabalho Diálogos
Decoloniais: a Colonialidade do Ser nas Pesquisas Científicas
Clínicas no Brasil. Outros trabalhos foram apresentados nesse congresso, em parceria com dois orientandos de doutorado.
• A professora Sônia Aparecida Siquelli participou do curso
Leituras Arendtianas: A Condição Humana, promovido pela
Conceptual Global Courses-CGC de Portugal, com carga horária de 40 horas distribuídas ao longo de um semestre.
Participou de mesa-redonda, em formato de live, intitulada
Ética e Integridade Acadêmica, no dia 21/07/2021, com a participação do professor referência na área de Integridade em
Pesquisa Paulo Peixoto, da Universidade de Coimbra, e com o professor Luís Paulo Leopoldo Mercado, da Universidade
Federal de Alagoas, com a mediação do professor Jefferson
Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, presidente da Comissão de Ética em Pesquisa da Associação
Nacional de Pós-Graduação em Educação (Anped).
• No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, ao longo de 2021, várias colaborações internacionais foram iniciadas ou mantidas. A título de exemplificação, vale mencionar que um docente atuou como pesquisador visitante do Centro Lemann, ligado ao Colégio de Educação da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos.
Uma docente atuou como pesquisadora associada do
Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), dos
Estados Unidos, contribuindo com desenvolvimentos técnicos e científicos diversos, assumindo a posição de uma das coordenadoras mundiais da corrente de pesquisa e aplicação remota do R-PAS. Ainda, atuou no desenvolvimento de material técnico para avaliação durante a pandemia de covid-19 e de material técnico para uso do R-PAS para o público infantil. Essa docente, em colaboração com outro docente do programa, ministrou um seminário internacional on-line (CHPPR International Seminar: Psychological Research and Covid-19), proposto pela University of Wollongong, da Austrália, com foco em pesquisas relacionadas a aspectos psicológicos durante a pandemia de covid-19. Um docente atuou na produção de um software para análise estatística de dados (wijayatunga), em colaboração com pesquisadores na Universidade de Umeå e da Universidade de Amsterdam, o que resultou em publicações internacionais.
• Parcerias iniciadas em 2021, com produções em andamento, envolvem pesquisadores da San Francisco State University, da Ludwig-Maximilians-Universität München, da University of
Cologne e da Universidad Cesar Vallejo. De maneira geral, colaborações foram mantidas com pesquisadores de diversas universidades ao redor do mundo, incluindo: Universidade de Turin, Universidade de Roma, Universidade de Graz,
Universidade de Lund, Universidade de Olso, Universidade de Salamanca, Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Estadual de Iowa, Universidade de
Toledo, Universidade Estadual de Washington, Therapeutic
Assessment Institut, Universidade McGill, Universidade de Massachusetts, Universidade Nacional do México,
Universidad Nacional de Mar del Plata, Universidade de
Umeå, Universidade de Amsterdam, Universidade da
Califórnia (Berkeley), San Francisco State University, Ludwig-Maximilians-Universität München, University of Cologne,
Universidad Cesar Vallejo, Ghent University, Organization for Economic Cooperation and Development e Educational
Testing Service, University of Wollongong.
DOCENTES ESTRANGEIROS NA INSTITUIÇÃO
Em 2021, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu receberam docentes de renomadas instituições estrangeiras, que foram até a USF trocar conhecimentos em suas áreas de atuação. Destaque para as seguintes visitas:
• No projeto de extensão interinstitucional Laboratório
Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino (Labor) entre a
USF, a UFJF, a Uenp e a UPE, recebemos o professor Joaquim
Dolz, da Universidade de Genebra, para a conferência de abertura do evento. No encontro dos Grupos Alter-Lege e Alter-AGE, congregando pesquisadores e estudantes da
USF, tivemos como debatedores dos trabalhos dos alunos as professoras Florência Miranda, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina), e Audria Albuquerque Leal, da
Universidade Nova, de Lisboa.
• Ainda de modo on-line, por ocasião do lançamento do livro
Capitalismo como Religião: Walter Benjamin e os Teólogos da
Libertação, do professor Allan da Silva Coelho, realizamos na USF uma conferência com o professor emérito do Centre
Nationale de la Recherche Scientifique (CNRS) e da L’École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) – França –,
Dr. Michael Löwy. A conferência contou com a presença do pesquisador coreano radicado no Brasil, Jung Mo Sung.
• A professora Milena Moretto e o estudante de doutorado André Plez mediaram a palestra Las Narrativas y la
Formación Docente, ministrada pelo professor Dr. Jesus
Domingo Segóvia, da Universidade de Granada (Espanha).
A palestra ocorreu de modo remoto e, na ocasião, o estudante estava em Granada realizando doutorado sanduíche com o professor Segóvia.
PÓS-DOUTORADO
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia contou, em 2021, com seis supervisões de estágios pós-doutorais, de pesquisadores de várias regiões do país, ilustrando o reconhecimento do programa em sua formação de excelência. Durante o ano de 2021, quatro pesquisadores de pós-doutorado colaboraram no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde em projetos de pesquisa nas temáticas de quimiorresistência em câncer de reto (Estudo Lipidômico Aplicado ao Câncer de Reto: Mecanismos Bioquímicos-Moleculares e Avaliação da Resposta à Terapia Neoadjuvante), de epilepsia (Identificação e Caracterização de Variantes Gênicas de Base Única no microRNA-146a Envolvidas com a Epileptogênese pela Regulação da Inflamação e Suscetibilidade em Pacientes com Epilepsia) e na área de microbiologia (Estudo da Contribuição das Vias de Síntese e de Transporte de Poliaminas para a Patogenicidade de Klebsiella pneumoniae). O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação conta com sete supervisões de estágios pós-doutorais, com pesquisadores de diferentes instituições de ensino e regiões do país, reflexo do reconhecimento do programa em sua missão formativa.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação realiza mensalmente rodas de conversa abertas à comunidade para discutir temáticas de interesse à área da educação e interfaces com setores afins. Além disso, o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), vinculado ao programa, realiza mensalmente colóquios (Cidade e Educação Patrimonial: por Entre Histórias e Memórias) com o objetivo de acolher a comunidade em geral, promover a divulgação do CDAPH a partir de trabalhos realizados por pesquisadores, memorialistas e docentes que se utilizam de fontes do acervo e incentivar a pesquisa científica.
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19
Diante da pandemia de coronavírus os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde sentiram-se desafiados a direcionar esforços, junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de mapear a circulação do Sars-Cov e sua prevalência na população de Bragança Paulista. Uma das ações, iniciada em 2019, é o projeto Evolução da Prevalência de Anticorpos Contra o Sars-Cov em Residentes de Bragança Paulista (SP). O projeto possibilitou estimar a velocidade de expansão da infecção e o percentual de infectados com e sem sintomas, obtendo dados para nortear a tomada de decisão e o planejamento de ações de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para o combate à doença.
Em outro estudo, foi desenvolvido um método inovador para a detecção do coronavírus em amostras de secreção e urina, sob coordenação da docente Andreia Porcari. Esse projeto foi um dos 30 selecionados pela Capes no edital de seleção emergencial (Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias). O trabalho, intitulado Validação Multicêntrica de Biomarcadores Diagnósticos e Prognósticos de Covid-19 Utilizando a Nova Caneta Analítica MasSpec Pen e Espectrometria de Massas, ocorre por meio de uma parceria com a Universidade do Texas e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Os projetos envolvendo o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, os cursos de graduação (por meio de seus docentes e discentes), a Unifag e os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista geraram maior engajamento e proposições de novas medidas de enfrentamento à doença, com ações conjuntas e articuladas com a sociedade. O trabalho da equipe também gerou uma importante publicação científica, em 2021, na revista Analytical Chemistry, intitulado Rapid Screening of Covid-19 Directly from Clinical Nasopharyngeal Swabs Using the MasSpec Pen.
Outra contribuição do grupo foi na forma de divulgação, em webinar, sobre as questões referentes à segurança e à eficácia das vacinas contra a covid-19 recentemente aprovadas no Brasil, promovida pela docente Michelle Darrieux.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO À COMUNIDADE
A inserção social do programa é conduzida por meio de projetos de extensão e de atividades de capacitação e qualificação da comunidade acadêmica. Atualmente o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde conta com três projetos de extensão vinculado aos seus docentes e discentes, além da participação de discentes da graduação da USF, conforme descritos a seguir:
1. Epidemiologia Molecular Aplicada à Detecção de Resistência
Bacteriana aos Antibióticos e de Surtos Hospitalares – o projeto é uma parceria do programa com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HUSF e tem por objetivo a aplicação de metodologias de biologia molecular voltadas ao estudo de microrganismos provenientes de infecções e de vigilância epidemiológica do HUSF. Entre os serviços prestados, está a
detecção de mecanismos de resistência aos antibióticos, por meio de PCR, e detecção e caracterização de surtos hospitalares, por meio de técnicas como Eric-PCR e PFGE.
2. Microbiologia Aplicada à Saúde Pública – o projeto tem por objetivo a criação de vídeos educativos sobre temas relacionados à microbiologia e à saúde pública e conta com 12 alunos dos cursos de graduação em Medicina, Biomedicina e Fisioterapia, dos câmpus Bragança Paulista, Campinas (Unidade Swift) e
Itatiba. Os vídeos criados pelos alunos são divulgados em um canal no YouTube chamado Que Alquimia É Essa?. O projeto foi iniciado em setembro de 2021 e, entre os vídeos mais visualizados, podemos citar: O que São Vacinas Genéticas?,
Já Tive Covid: Preciso me Vacinar? e Máscara e Terceira Dose:
São Realmente Necessárias?. O projeto é coordenado pelos docentes Michelle Darrieux e Thiago Converso e foi criado com o intuito de combater fake news para reduzir os efeitos danosos que essas notícias podem trazer à saúde pública.
3. Educação para Promoção de Saúde na Infância – o projeto tem o objetivo de produzir vídeos educativos a fim de estimular hábitos saudáveis no público infantil de escolas públicas de Bragança Paulista. Os vídeos são publicados no canal do
YouTube do projeto, que leva o mesmo nome: Educação para
Promoção de Saúde na Infância. Adicionalmente, esses vídeos são também encaminhados aos diretores e coordenadores das escolas da rede pública vinculadas aos projetos para que estimulem os estudantes a acessar e a disseminar o conteúdo. O projeto é coordenado pela docente Thaís Parisotto e conta com a participação dos docentes Leonardo Messias e
Raquel de Cássia Santos. É importante ressaltar também que docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde atuam no atendimento ambulatorial do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). A USF também conta com a Unidade Escola da Estratégia Saúde da Família – São Francisco de Assis, em parceria com a prefeitura do município de Bragança Paulista (SP), por meio dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). Essa unidade é focada no atendimento multidisciplinar e integral da população, envolvendo outros profissionais das áreas da saúde.
PROGRAMA EM EDUCAÇÃO DESENVOLVE PROJETOS EXTENSIONISTAS
• Projeto de extensão Laboratório de Apoio ao Letramento de
Docentes e Alunos – encontros com alunos da graduação, da pós e com docentes da rede, bem como promoção de eventos/lives e minicursos no canal da USF. No ano de 2021, foram oferecidas: a) oficinas para estudantes de graduação e de pós-graduação ministradas por doutorandos e egressos do programa, além de uma estudante de Iniciação Científica (IC); b) conferências ministradas por pesquisadores da UFPB; c) uma oficina de redação para alunos do Ensino Médio ministrada por uma doutoranda do programa. O expressivo público atingido com essas ações on-line foi de alunos de graduação e de pós-graduação, professores do Ensino Superior e da
Educação Básica, além de alunos do Ensino Médio de diferentes estados brasileiros (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará,
Paraná e Paraíba).
• Projeto de extensão do Laboratório Brasileiro de Oralidade,
Formação e Ensino (Labor) – projeto desenvolvido por quatro universidades: USF (coordenação Luzia Bueno), UFJF (coordenação Tânia Magalhães), Uenp (coordenação Letícia
Storto) e UPE (coordenação Débora Costa-Maciel). Esse foi o projeto inicial do Labor e visou ao aprimoramento do trabalho com a oralidade na Educação Básica. Para isso, ofertou um curso on-line de 40 horas no qual contou com egressos e alunos regulares dos programas de pós-graduação das quatro universidades. Do Programa de Educação da
USF, a professora Luzia Bueno mediou uma live de abertura do curso com o professor Joaquim Dolz, da Universidade de
Genebra (Suíça), um dos mais importantes pesquisadores sobre o ensino dos gêneros orais; as egressas Juliana Bacan
Zani, Kátia Diolina e Ana Elisa Jacob deram oficinas sobre suas pesquisas; os estudantes regulares Juliana Pimentel Ajala e Rosana Cristina Matiassi, além do estudante de IC (Pedagogia – EaD) Gabriel Aparecido Bragiatto atuaram como tutores, auxiliando docentes e alunos. O público do curso foi de 40 docentes de diferentes regiões brasileiras, selecionados de um total de mais de cem inscritos, pois só foram aceitos docentes que estavam atuando na Educação Básica. As atividades desse projeto de extensão solidificaram as relações entre as quatro pesquisadoras e, assim, propiciaram também a criação do site do Labor (www2.ufjf. br/labor), em que serão ofertadas mais atividades de formação e de divulgação de pesquisas dos grupos envolvidos no tocante à oralidade.
• Projeto de Extensão Corujal – blogue do curso de Pedagogia, coordenado pela professora Daniela Dias dos Anjos até agosto de 2021. Realizou lives para a comunidade e elaborou material para divulgação nas redes sociais do blogue.
PUBLICAÇÕES
A divulgação da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, pesquisa acadêmica, iniciação científica, inovação, tecnologia, extensão e desenvolvimento artístico e cultural ocorre por diversos mecanismos: revista PsicoUSF, periódico Horizontes, Boletim CDAPH, anais de eventos científicos, revistas acadêmicas Ensaios USF e Ensaios Pioneiros e o repositório da produção científica da USF.

Revista Horizontes
O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF do Câmpus Itatiba. O propósito da publicação é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas. Com vistas a manter interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. É composto de números temáticos coerentes com seu escopo e artigos de demanda espontânea encaminhados e aprovados para publicação. O periódico apresenta avaliação Capes Qualis A4 e tem como indexadores: Latindex, Biblioteca Brasileira de Educação (BBE), Biblioteca Latino Americana (Biblat), Diadorim, Edubase, Google Scholar, Periódicos, Psicodoc, Redib e Directory of Open Access Jounals (DOAJ).
Revista PsicoUSF

A PsicoUSF é um periódico científico editado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, com o objetivo de apresentar e divulgar pesquisas atuais da área da Psicologia e também de servir como um veículo de disseminação do conhecimento a pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados. O periódico, que é qualificado como A2 segundo a avaliação mais recente da Capes, foi aceito para integrar a Coleção Scopus, uma das principais bases de dados do mundo, resultado da avaliação de diversos aspectos, sobretudo continuidade da publicação, pontualidade e qualidade do corpo editorial e dos artigos publicados. Passou a figurar no 60.° lugar entre as revistas em português mais citadas pelo Google Scholar. O periódico está nos indexadores Scientific Electronic Library Online (SciELO); Scopus; Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc); Directory of Open Access Journals (DOAJ); Sociological Abstracts (EUA); UlrichsWeb Global Serial Directory; Linguistics and Language Behavior Abstracts (EUA). Social Planning/Policy and Development Abstracts (EUA); Psicodoc (Espanha); Clase (México); IndexPsi (Brasil); e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências – Lilacs (Brasil).


Boletim CDAPH
O Boletim CDAPH é um periódico pertencente ao CDAPH da USF que oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização mundial do conhecimento. É uma publicação de demanda espontânea, cujo escopo é divulgar estudos inéditos sobre patrimônio cultural, educação patrimonial, fontes documentais e iniciativas culturais. Inscreve-se na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, em particular da Educação e da História, bem como das Ciências da Informação, Arquivologia e Biblioteconomia.
Ensaios USF
A revista Ensaios USF é uma publicação semestral, editada pelo Núcleo de Pesquisa Acadêmica, com perfil interdisciplinar, dedicada à divulgação e aos debates científicos dos avanços teóricos e práticos de pesquisa acadêmica agrupados nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais, Educação e Ensino e Extensão. Os artigos podem partir de estudos diversos, como reflexões teóricas; relatos de experiências teórico-práticas; relatos de estágios; resultados de pesquisa de mestrado, doutorado ou trabalhos de curso; da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros. O periódico tem por missão disseminar o conhecimento mediante artigos científicos originais, a fim de ampliar as discussões e os debates acerca de temas relevantes para a comunidade científica e para a sociedade. A publicação está no indexador Google Scholar.
Ensaios Pioneiros
A revista Ensaios Pioneiros é uma produção eletrônica e de periodicidade semestral, criada pela Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo, que integra a USF, o Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO | Uniararas) e o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos. A revista, com sede na USF, é dedicada à publicação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento, a partir de estudos diversos, como reflexões teóricas, relatos de experiências teórico-práticas, relatos de estágios, resultados de pesquisa de mestrados e doutorados, pesquisas oriundas dos trabalhos de curso, da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros.
Anais
Outro mecanismo de divulgação das pesquisas dos programas de pós-graduação stricto sensu, pesquisa acadêmica, iniciação científica, inovação, tecnologia, extensão e desenvolvimento artístico e cultural ocorre pelos Anais dos Encontros Integrados de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Extensão e Seminário de Estudos do Ser Humano Contemporâneo, publicado no formato e-book.
Repositório da Produção Científica
Trata-se de um repositório institucional que promove a socialização dos resultados de pesquisa e oferece oportunidades para o compartilhamento do conhecimento científico, tecnológico, extensionista e cultural produzido na USF. O repositório representa, portanto, um espaço para os pesquisadores compartilharem seus trabalhos, além de ser uma ferramenta de armazenamento, recuperação e visibilidade de toda a comunicação disponibilizada.
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
Foi criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa, em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa sempre com padrões éticos ditados por normas e diretrizes regulamentadoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
PESQUISAS COM SERES HUMANOS
A USF, prezando pelos padrões éticos no desenvolvimento de pesquisa em seres humanos, foi pioneira ao criar o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) há 20 anos em uma Instituição de Ensino Superior (IES), conforme portaria GR n.° 08/1997, sendo responsável pela avaliação e pelo acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, conforme consta na resolução Consun n.° 06/2012, que aprovou o Regulamento Interno do Comitê.
O CEP/USF é regulamentado pela Conep, que está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde. A prestação de contas é realizada por meio de relatórios semestrais na Plataforma Brasil, nos quais é mensurada a quantidade de projetos realizados no período. O comitê possui um fluxo mensal de aproximadamente 110 projetos divididos em reuniões presenciais a cada três semanas. Segundo dados obtidos na Plataforma Brasil, de janeiro a dezembro de 2021, foram analisados 1 376 protocolos.
Composto de um colegiado interdisciplinar e independente, o comitê foi criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa com padrões éticos, garantindo o respeito às normas internacionalmente aceitas, além de resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas. É necessário ressaltar que o CEP/USF possui uma responsabilidade social, consultiva e educativa, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a apuração delas.
COMITÊ DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS (CEUA)
Prezando pelos padrões éticos no uso racional de animais para fins de atividades didáticas e de pesquisa, a Universidade São Francisco criou o Comitê de Ética no Uso de Animal em Pesquisa (Ceua) por meio da resolução Consepe n.° 27/2008, com número de registro na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Animais (Conep) Sipar n.° 25000.195619/201266, processo: 01200.003364/2013-81. O Ceua/USF possui, por meio da publicação no Diário Oficial, o comprovante definitivo de Credenciamento Institucional para Atividades com Animais em Ensino e Pesquisa, n.° 01.0226.2014, junto ao Conselho de Experimentação Animal para Produção, Manutenção ou Utilização em Ensino ou Pesquisa Científica.
Atualmente, seguindo a resolução n.° 51, de 19 de maio de 2021, esse órgão é responsável pelo acompanhamento das atividades que envolvem a utilização de animais de laboratório no âmbito da USF e sua finalidade é analisar, emitir parecer, expedir certificados e fiscalizar o cumprimento de normas à luz dos princípios éticos na experimentação animal elaborados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea), International Guiding Principles for Biomedical Involving Animals (Cioms), International Council for Laboratory Animal Science (Iclas) e normas atuais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). O Ceua/USF considera condições adequadas de manejo, saúde e conforto dos animais de experimentação as recomendações previstas na lei n.° 11.794/2008 (Lei Arouca) e as normas da RN-25 e RN-32, que dispõem sobre diretrizes de integridade e de boas práticas para produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica e apresentam como base o princípio dos 3 Rs (redução, reposição e refinamento).
A experimentação animal deve ser compreendida como procedimentos realizados em animais utilizados tanto no ensino quanto na pesquisa acadêmica básica e aplicada. O uso de animais está previsto para treinamento de habilidades psicomotoras e competências relacionadas ao ensino. Nesse sentido, todas as disciplinas com previsão de aulas práticas com o uso de animais devem, obrigatoriamente, ser submetidas à análise do Ceua, apresentando os protocolos experimentais e as justificativas (de acordo com a resolução n.° 53, de 19 de maio de 2021) para o emprego da atividade.
A composição do Ceua/USF é diversificada, composta de médico veterinário, biólogos, docentes e pesquisadores na área específica e de um representante de sociedades protetoras de animais legalmente estabelecidas no país, que tem o intuito de julgar os projetos por uma perspectiva externa à acadêmica sempre zelando pelos princípios éticos.