
2 minute read
Compromissos que a USF apoia
Além das ações sociais realizadas por iniciativa própria, a Universidade São Francisco também é signatária de princípios nacionais e internacionais que visam a fortalecer o desenvolvimento comunitário.
PACTO GLOBAL


O Pacto Global foi estruturado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para que adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Trata-se, portanto, de uma iniciativa voluntária, sem caráter regulatório, refletida em dez princípios que visam a fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio da formação de lideranças corporativas e inovadoras.







OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Do ponto de vista histórico, a expressão “desenvolvimento sustentável” foi criada na década de 1980 pela ONU com o objetivo de mobilizar as instâncias governamentais para estabelecer critérios em cada nação em prol de iniciativas econômico-sociais inclusivas e alinhadas à preservação ambiental.
Durante a Rio+20 – conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2012 –, representantes de diversos países se reuniram para adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a qual inclui acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todas as pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Essa iniciativa resultou na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A base dessa nova diretriz está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos no ano de 2000 e que compreendiam oito objetivos de combate à pobreza a serem alcançados até o final de 2015. Com o fim desse prazo, iniciou-se uma discussão para a elaboração de um novo modelo, o qual estabelece 17 objetivos – os ODS –, com 169 metas em diferentes temas e propostas válidas até 2030.
O futuro da qualidade de vida da raça humana a curto, a médio e a longo prazo depende do enfrentamento, por parte da humanidade e por todos os meios possíveis, de tamanho desafio econômico-social em prol do desenvolvimento sustentável.
