Relatório Social do Grupo Educacional Bom Jesus 2024

Page 312


Relatório Social do 2023 Grupo Educacional Bom Jesus

Apresentação

Um ensino de excelência se faz por meio de uma equipe exímia e uníssona, atributos que se fazem presentes durante todo o ano no Grupo Educacional Bom Jesus.

Confira a seguir como foram as nossas práticas pedagógicas, acadêmicas e sociais durante este ano.

Boa leitura!

Equipe Relatórios Sociais

230 PERFIL FAE

231 Missão

231 Visão

232 Mensagem do reitor

234 FAE Centro Universitário –campi e cursos

265 FAE Social a Serviço da Instauração de uma Cultura Universitária Encantada pela Disseminação do Humanismo Solidário na Sociedade desde 2018

266 Ações FAE Social

312 Management Experience Program (MEP)

313 PsicoFAE

320 Pastoral Universitária

240 ENSINO E PESQUISA

FAE

241 Perfil dos alunos

244 Ouvidoria FAE

246 Responsabilidade social no currículo

249 Bolsas de estudo

250 Núcleos

260 Núcleo de Pesquisa Acadêmica

322 INSTITUCIONAL GRUPO

EDUCACIONAL

BOM JESUS

323 Sistema de gestão do Grupo Educacional Bom Jesus

325 Perfil dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus

331 Políticas institucionais

334 Benefícios e incentivos

336 Formação profissional

340 Saúde, segurança e qualidade de vida

350 Organizadores

Mensagem do presidente

Temos a alegria de apresentar o Relatório Social do Grupo Educacional Bom Jesus 2023. Observamos que, durante este ano, foram realizadas diversas ações impactantes com o propósito de promover melhores condições de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No entanto, neste Relatório destacamos apenas algumas das principais atividades desenvolvidas nos projetos Bom Jesus Social e FAE Social.

Os projetos Bom Jesus Social e FAE Social se inspiram em Francisco de Assis que, impulsionado pela força divina e pelo amor misericordioso de Jesus Cristo aos pobres e doentes, não ficou indiferente diante do sofrimento de pessoas que vivenciam algum tipo de desamparo por parte da sociedade.

De fato, Francisco de Assis escutou atentamente a voz de Deus, dos pobres, dos enfermos e da mãe Terra. Escutar com o ouvido do coração, com o desejo de compreender, de valorizar, de respeitar e de cuidar do outro foi para o Homem de Assis um estilo de vida. Assim, é inerente ao carisma franciscano da Instituição um olhar atento e compassivo às pessoas

desprovidas das necessidades básicas, que não se limitam ao alimento, à água, ao vestuário e ao abrigo, mas abrangem também as indigências físicas, psíquicas, culturais e espirituais.

Consequentemente, todas as atividades desenvolvidas nos projetos Bom Jesus Social e FAE Social materializam um dos aspectos essenciais da missão educadora do Grupo Educacional Bom Jesus, já que contribuem efetivamente para a construção de um humanismo integral e solidário e, em consequência, para a transformação da sociedade.

Ademais, salientamos que o Grupo Educacional Bom Jesus, além de inspirar-se nos valores e atitudes franciscanas, é signatário do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), de modo que a Instituição também está alinhada com os princípios desse Pacto, que reforçam nosso propósito de construir um mundo mais justo, próspero, solidário, sustentável e feliz.

Por fim, expressamos nossa sincera gratidão a todos os funcionários e alunos que estiveram engajados em nossos projetos sociais com amor, empatia, respeito e cuidado à vida do próximo. Afinal, o altruísmo e a filantropia são insuficientes quando não são acompanhados da gratuidade do amor.

Boa leitura a todos!

1182

Nasce Francisco de Assis. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele abdicou de seus bens em busca de uma vida austera, em sinal de compaixão e amor aos mais humildes. Seus ensinamentos fundamentam, nos dias de hoje, as Unidades do Grupo Educacional

O padre alemão Franz Äuling funda, para meninos e meninas, a Escola Alemã Católica na Rua do Rosário, esquina com a Rua Saldanha Marinho, em Curitiba (PR).

1896

1903

Com a volta do padre Äuling para a Alemanha, os frades franciscanos assumem a direção da Escola, transferindo-a para a Rua Vinte e Quatro de Maio, no Centro de Curitiba (PR).

1942

1938

Com o decreto federal de nacionalização, a Escola Alemã Católica fecha suas portas. Em seu lugar, é fundada a Academia de Datilografia Olympia, dando origem, mais tarde, à Escola Técnica de Comércio Senhor Bom Jesus É fundado Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

A Escola é dividida em duas unidades: uma brasileira, mantida na Rua Vinte e Quatro de Maio, e outra alemã, na atual Praça Garibaldi.

É fundada a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa. Ao lado da igreja, dois anos depois, é estabelecida a sede da Escola.

É inaugurada a nova sede da Escola, que passa a ofertar ensino profissionalizante aos jovens no Curso Comercial noturno.

1904 1909 1917 1920 1926 1956 1957

É fundada a Associação Franciscana de Ensino

Senhor Bom Jesus, que, posteriormente, passa a ser reconhecida pela marca Grupo Educacional Bom Jesus.

Um grande incêndio destrói a sede da Escola. No entanto, o esforço e o empenho de toda a comunidade fazem com que um novo prédio comece a ser construído.

Tem início o processo de instalação da Faculdade de Ciências Econômicas

No transcorrer da Primeira Guerra Mundial, as duas unidades da Escola – a brasileira e a alemã – são unificadas como Escola Senhor Bom Jesus

2014

Um novo Centro de Distribuição é inaugurado em Curitiba (PR), no bairro Cidade Industrial de Curitiba.

Nasce o projeto Bom Jesus Social. O Grupo Educacional Bom Jesus comemora 120 anos como instituição de ensino.

2016

O Grupo Educacional Bom Jesus passa a contar com uma editora própria, a Editora Bom Jesus

2010

Na Rua Vinte e Quatro de Maio, em Curitiba (PR), têm início as atividades da Faculdade de Ciências Econômicas, que, no ano seguinte, passa a se chamar Faculdade Católica de Ciências Econômicas, vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mantendo, no entanto, autonomia jurídica, financeira e patrimonial.

1959

2006

É fundada a Valor Brasil, empresa socialmente responsável, com o propósito de incluir no mercado de trabalho os alunos egressos da primeira turma da Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial.

Têm início as atividades das novas Unidades: Bom Jesus Carlos Démia, em Maringá (PR); Bom Jesus Pedra Branca, em Palhoça (SC); e Bom Jesus Itajaí (SC). 2018

É criado o Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), responsável pelo planejamento curricular de todos os Colégios Bom Jesus.

2000

É inaugurado o Teatro Bom Jesus, na Rua Vinte e Quatro de Maio, em Curitiba (PR), com capacidade para mais de 600 pessoas.

1975

Com a pandemia de covid-19, o Grupo Educacional Bom Jesus se preocupou ainda mais em manter sua excelência. Para isso, reorganizou todo o ano letivo, investiu em inovação e construiu novas estratégias para apoiar seus alunos. 2020

1977

O Conselho Federal de Educação estabelece que a Faculdade de Administração e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná passe a ser um estabelecimento isolado, denominado Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE)

Compromissos apoiados pelo Grupo Educacional Bom Jesus

Além das ações sociais realizadas por iniciativa própria, o Grupo Educacional Bom Jesus também é signatário de princípios nacionais e internacionais que visam a fortalecer o desenvolvimento comunitário.

Pacto Global

O Pacto Global foi planejado e estruturado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O intuito desse pacto é mobilizar as empresas do mundo todo para que sejam adotadas, em suas práticas de negócios, alguns valores fundamentais à vida. Além disso, a ideia é que esses valores sejam aceitos em âmbito internacional, nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Trata-se, portanto, de uma iniciativa voluntária, sem caráter regulatório, refletida em dez princípios, que visam a fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio da formação de lideranças corporativas e inovadoras.

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

A abolição efetiva do trabalho infantil.

Eliminar a discriminação no emprego.

As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

10 As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Organização da Nações Unidas (ONU).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Do ponto de vista histórico, a expressão “desenvolvimento sustentável” foi criada na década de 1980, pela ONU, com o objetivo de mobilizar as instâncias governamentais a estabelecer critérios em cada nação em prol de iniciativas econômico-sociais inclusivas e alinhadas à preservação ambiental. A preservação ambiental encontra-se sob ameaça desde que veio a ser deflagrada, por volta do século XVIII, a Revolução Industrial inglesa, acarretando, entre vários fatores, o aumento da devastação ambiental e a desenfreada exploração dos recursos naturais.

Durante a Rio+20 – conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 2012 –, representantes de diversos países estiveram reunidos para adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que inclui acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todas as pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Essa iniciativa resultou na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A base dessa nova diretriz está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que foram estabelecidos no ano de 2000 e previam oito objetivos de combate à pobreza a serem alcançados até o final de 2015. Com o fim desse prazo, iniciou-se uma discussão para a elaboração de um novo modelo – os ODS –, no qual foram estabelecidos 17 objetivos com 169 metas em diferentes temas e propostas válidas até 2030.

O futuro da qualidade de vida da humanidade a curto, a médio e a longo prazo depende de como enfrentaremos, por todos os meios possíveis, tamanho desafio econômico-social em prol do desenvolvimento sustentável.

Programa de escolas associadas à Unesco

O Programa de Escolas Associadas (PEA) é o braço da Unesco nas escolas de Educação Básica de todo o mundo. Criada em 1953, a Rede PEA-Unesco une 11,7 mil escolas de 183 países em torno de princípios difundidos pela Unesco, entre eles o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.

Há 15 anos, o Colégio Bom Jesus iniciou uma parceria com a Rede PEA-Unesco, considerada a segunda maior rede de escolas associadas do planeta. Uma escola associada à Unesco se caracteriza como um laboratório de ideias, que promove novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas em temas e valores.

UNESCO

Nós Podemos

Desde 2006, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) articula o Movimento Nós Podemos

Paraná. Em parceria com a sociedade civil, o poder governamental e a iniciativa privada, esse movimento incentiva ações que contribuam para a prática dos Objetivos de Desenvolvimento

Sustentável. A FAE Centro Universitário participa formalmente dessa iniciativa em reuniões promovidas pelo colegiado.

Núcleo de Instituições Educacionais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial

Desde 2006, a FAE Centro Universitário participa do Núcleo de Instituições Educacionais do Conselho Paranaense de Cidadania

Empresarial e das ações e discussões por ele promovidas.

Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos

Resultado de uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania, o Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos tem o objetivo de superar a violência, o preconceito e a discriminação, além de promover atividades educativas em defesa dos direitos humanos nas Instituições de Educação Superior (IES). Para participar da ação, a FAE Centro Universitário, assim como outras IES, assinou um termo de adesão, assumindo o compromisso de desenvolver atividades de apoio a essa iniciativa nos eixos ensino, pesquisa e extensão, gestão e convivência.

[...] Educar para compreender a matemática ou uma disciplina determinada é uma coisa; educar para a compreensão humana é outra. Nela encontra-se a missão propriamente espiritual da educação: ensinar a compreensão entre as pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade [...].

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000, p. 93.

Projeto de Eficiência Energética –

Painéis fotovoltaicos

O Projeto de Eficiência Energética do Grupo Educacional Bom Jesus, iniciado em 2019, atingiu, em 2023, o número de 16 usinas instaladas e a projeção de mais 8 unidades no próximo ano, contabilizando 24 usinas. Além da otimização de recursos energéticos, o projeto visa à promoção da sustentabilidade e à redução das emissões de CO2

As usinas estão instaladas em cinco estados onde o Grupo tem unidades escolares: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Dessa forma, 7 493 módulos ficam em operação para gerar expressivos 408 871,75 kWh de energia. Essa produção é significativa e já ajudou a reduzir em 61,33 toneladas a emissão de CO2, contribuindo de maneira concreta para a preservação do meio ambiente.

A gestão do projeto é conduzida pelo Administrativo Back Office, responsável pelo suporte às unidades, elaboração de demonstrativos de geração, acompanhamento com as concessionárias, emissão de relatórios, além da manutenção preventiva e limpeza do sistema fotovoltaico. Este é um trabalho integrado que garante a eficácia contínua das operações e a maximização dos benefícios proporcionados pelo projeto.

A escolha por investir em tecnologias sustentáveis, como os painéis fotovoltaicos, reflete o comprometimento do Grupo Educacional Bom Jesus com a preservação ambiental e a sustentabilidade. Inspirados por São Francisco de Assis, nossa fonte de influência, buscamos respeitar a natureza e fomentar a consciência ambiental e ecológica em toda a comunidade escolar e entre nossos funcionários, refletindo assim na sociedade em que vivemos.

O Projeto de Eficiência Energética do Grupo Educacional Bom Jesus é mais do que uma iniciativa técnica, a qual contribui para a redução significativa das emissões de CO2, é um compromisso com a construção de um futuro sustentável.

Além disso, a implementação eficaz de painéis fotovoltaicos não apenas beneficia a Instituição, mas serve como exemplo claro de como as empresas podem liderar esforços para mitigar os impactos ambientais e contribuir para um mundo mais equilibrado.

PERFIL E ENSINO

Bom Jesus

Missão

Promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios cristãos, sob inspiração de Francisco de Assis, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.

Visão

Formar cidadãos dignos e justos, capazes de ser livres (aprender a pensar), servir a todos com alegria (aprender a fazer) e agir como verdadeiros irmãos (aprender a conviver).

Perfil dos alunos

Total: 26 018*

*Incluindo um total de 400 alunos do Language Center.

gênero:

Infantil

Ensino

O Bom Jesus contribui para a formação dos alunos, tornando-os aptos a realizar novas leituras da realidade e a resgatar os valores éticos, morais e espirituais, preparando-os, assim, para a vida em sociedade. Dessa forma, os conteúdos escolares são trabalhados de maneira interdisciplinar e contextualizados por intermédio de ferramentas pedagógicas inovadoras e de propostas organizadas por docentes capacitados – elementos que contribuem para tornar a exploração do conhecimento mais dinâmica e eficiente.

Educação Infantil e Ensino Fundamental –Anos Iniciais

Na Educação Infantil, a proposta pedagógica prioriza os direitos de aprendizagem e desenvolvimento (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se), e, por meio deles, o conhecimento dos cinco campos de experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações1.

Para cada campo de experiência, a BNCC prevê objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que são desmembrados e ampliados no Plano Curricular da Educação Infantil.

Durante essa etapa educativa, a abordagem metodológica prioriza as metodologias ativas e as abordagens que exploram a curiosidade infantil e instigam os alunos a aprender, como o desenvolvimento de projetos, os jogos simbólicos e a resolução de problemas. Além disso, são utilizadas diferentes linguagens, suportes e estratégias na organização de sínteses das investigações e das descobertas realizadas.

Podemos destacar, ainda, que toda a prática na Educação Infantil tem uma intencionalidade educativa, o que requer planejamento, observação, monitoramento e acompanhamento de todo o processo de ensino e de aprendizagem, sendo os dados obtidos utilizados na reflexão da prática e no planejamento das ações educativas, bem como em intervenções e monitoramentos, sempre que necessário2

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a proposta pedagógica considera os documentos legais nacionais e as pesquisas referentes à neuroeducação e à cognição. Desse modo, incorpora as metodologias ativas e a abordagem interdisciplinar por meio da integração dos objetos de conhecimento dos diferentes componentes curriculares e valoriza a importância de contextualizar os conhecimentos escolares e de aliar a teoria à prática, sem deixar de explorar a abordagem investigativa. Os objetos de conhecimento são problematizados, e os alunos são convidados a ativar conhecimentos prévios, a levantar hipóteses, a desenvolver estratégias pessoais e a analisar outras possibilidades de respostas e de resolução, além de apresentar, discutir e sistematizar os resultados obtidos fazendo uso de diferentes recursos e métodos.

Nessa etapa educativa, valorizam-se também as aulas de campo, as entrevistas e as pesquisas, por exemplo, a fim de ressaltar o protagonismo infantil no processo de aprendizagem e de desenvolvimento.

1BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018, p. 25.

2Ibidem, p. 34-35.

mas também da transformação [...].

MORIN, E, A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010, p. 47.

Ensino Fundamental –Anos Finais

No Ensino Fundamental – Anos Finais, a proposta pedagógica do Bom Jesus está em sintonia com a BNCC, voltada para a valorização da interdisciplinaridade, convidando os alunos a elaborar hipóteses e a investigar os conteúdos propostos durante as aulas. Eles também são preparados para explicar o modo como pensam e argumentar em defesa de suas ideias.

Ensino Médio

No Ensino Médio, os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar desafios, como os concursos vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São também convidados a refletir sobre projetos de vida, mercado de trabalho e seus impactos na sociedade. Nesse segmento, o currículo é consolidado e aprofundado, possibilitando que os educandos estimulem suas relações sociais, exerçam sua cidadania com postura ética e prossigam seus estudos. Nessa fase final da Educação Básica, a abordagem pedagógica no Bom Jesus se mantém de forma interdisciplinar, privilegiando o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Educação Especial na Educação Básica

A Escola Bom Jesus – Educação Básica, Modalidade de Educação Especial oferece um serviço educacional especializado a alunos com necessidades especiais, isto é, com deficiência intelectual, múltiplas deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento.

A ação educativa é uma resposta à necessidade da comunidade que busca, por meio da educação de crianças, adolescentes e jovens, com deficiência intelectual, deficiência múltipla ou transtorno do espectro autista, melho res condições de vida, dignidade e cidadania. Nesse sentido, essa Unidade contribui significativamente por meio do ensino formal e da preparação para o trabalho.

O Bom Jesus – Modalidade de Educação Especial tem a finalidade de efe tivar o processo de apropriação do conhecimento pelos estudantes, sendo que a proposta pedagógica está estruturada com o intuito de oportunizar experiências de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes e que possibilitem a transferência de conheci mentos escolares para a vivência prática dos seus educandos.

Todas as propostas pedagógicas são elaboradas de acordo com o plano educacional individualizado, de modo contextualizado, com foco nas adapta ções e flexibilizações curriculares relacionadas à quantificação dos conteúdos, ao detalhamento dos objetivos, ao desenvolvimento metodológico, aos recursos didáticos, à temporalidade e aos instrumentos de avaliação diferenciados, com o objetivo de atender às necessidades educacionais de cada aluno.

Denis

Bolsas de estudo

O Bom Jesus proporciona descontos e bolsas parciais e integrais a alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de acordo com critérios específicos. Em 2023, foram investidos R$33.430.928,69 em bolsas de estudo, beneficiando 3 556 alunos. Esse montante inclui as bolsas de estudo concedidas por meio da parceria com o Sesc/Senac.

Centro de Estudos e Pesquisas

O Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) propõe aos docentes do Grupo Educacional Bom Jesus novos modos de desenvolver atividades em sala de aula, com o intuito de formar alunos cada vez mais preparados para enfrentar um mundo que se modifica a cada instante.

No CEP trabalham docentes, pesquisadores, editores, redatores, ilustradores e diagramadores, isto é, todo um corpo técnico e administrativo responsável pela elaboração e organização do material didático do Grupo Educacional Bom Jesus. Seu objetivo é oferecer um processo de ensino dinâmico e eficiente, sugerindo formas de aplicar os saberes e de promover a interatividade entre as diversas áreas do conhecimento.

Apoio pedagógico à Educação Inclusiva

O setor de apoio pedagógico se desenvolve por meio do Centro de Estudos e Pesquisa (CEP) em parceria com o Departamento de Saúde Escolar (DSE), atuando como rede de apoio às Unidades de ensino Bom Jesus.

As atividades desse setor são desenvolvidas por uma pedagoga especialista em Educação Especial e Inclusiva, a qual é responsável, entre outras atribuições, pela formação continuada de professores e de profissionais de apoio escolar – no que diz respeito à inclusão –, de acessibilidade curricular e de flexibilização avaliativa e metodológica. Por meio dessas atividades, também é realizada a orientação do estudo de caso para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) aos alunos público-alvo da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: alunos com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

E ENSINO Bom Jesus

Editora Bom Jesus

A Editora Bom Jesus nasceu com uma proposta pedagógica alinhada à demanda criada pela sociedade contemporânea e aos princípios franciscanos. A edição de suas obras é feita com a responsabilidade de avançar continuamente na reflexão do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma discussão chancelada academicamente e com base em práticas docentes reais, sem perder o foco na formação humana.

Sediada na cidade de Curitiba (PR), a Editora Bom Jesus é membro da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e faz parte da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). Em seu portfólio, reúne livros didáticos da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo obras específicas para todos os componentes curriculares, paradidáticos e diversas soluções educacionais, como objetos de aprendizagem, jogos pedagógicos, videoaulas, livros digitais, entre outras ferramentas de aprendizagem.

Os materiais didáticos produzidos pela Editora fazem parte do reconhecimento da Instituição no meio educacional e entre os alunos. Todas as obras nela editadas são meticulosamente e previamente pensadas, desde a concepção teórica, a elaboração, a impressão gráfica e a distribuição, até o momento que chegam às mãos dos alunos e dos docentes a fim de manter constantemente sólido o compromisso com a educação. Atenta aos desafios da educação contemporânea e ao desenvolvimento de competências demandadas pelo mundo atual, a Editora busca continuamente oferecer os recursos didáticos mais recentes no intuito de

Livros didáticos | Coleção Formação de Valor

A Coleção Formação de Valor oportuniza experiências de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes. Possibilita a transferência de conhecimento acadêmico a outras vivências, assim como desperta a consciência crítica e o senso de coletividade.

Paradidáticos

A Editora Bom Jesus conta com livros paradidáticos próprios e também com títulos traduzidos, originários de diversos lugares do mundo e selecionados criteriosamente.

A ampla diversidade de obras atende aos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sempre com propostas contextualizadas ao conteúdo pedagógico. Conheça todo o portfólio de livros didáticos e paradidáticos no site da Editora Bom Jesus: <https://bomjesus.br/>.

Virtudes e Atitudes

Para desenvolver um trabalho voltado para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, a equipe pedagógica do Bom Jesus institucionalizou, em 2002, o Virtudes e Atitudes.

Nesse projeto, as Virtudes Franciscanas são alinhadas ao conteúdo de cada segmento de ensino, resultando na prática das atividades denominadas Atitudes em Dia. Todas as ações são feitas de forma contextualizada e lúdica, com a participação dos alunos, dos pais ou responsáveis, dos educadores, dos funcionários e das entidades parceiras.

Em 2023, o projeto Virtudes e Atitudes celebrou seus 20 anos de atuação, fundamentalmente voltado ao desenvolvimento das Virtudes Franciscanas com a participação de toda a comunidade escolar do Grupo Educacional Bom Jesus, em uma partilha de conhecimento e consciência de responsabilidade social.

[...] A única forma de nos realizarmos como seres humanos é reconhecendo e assumindo a nossa condição humana. É isto que nos possibilita vivermos as alegrias da vida, [...]. Esse assumir a nossa condição humana pressupõe o reconhecimento do/a outro/a [...]. Este reconhecimento mútuo só é possível se cultivarmos e vivermos a sensibilidade solidária e o horizonte de esperança [...].

ASSMANN, H.; SUNG, J. M. Competência e sensibilidade solidária: educar para a esperança. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 68.

Pastoral Escolar

A Pastoral Escolar atua dentro do ambiente escolar. É pautada no modo de vida de Francisco de Assis, com o intuito de propagar os valores cristãos para toda a comunidade, ajudando alunos, professores e funcionários.

Durante o ano todo, as ações ocorrem naturalmente, por meio de atividades de espiritualidade, encontros catequéticos e ações solidárias. Dessa forma, os alunos que demonstram interesse em participar das ações podem ter sua fé renovada e a colocar em prática na escola, no ambiente familiar e na sociedade.

Pastoral em números

Algumas atividades desenvolvidas pela Pastoral em 2023

Benção de Santo Antônio: Bom Jesus Centro, Curitiba (PR).
Celebração de Corpus Christ: Bom Jesus Água Verde, Curitiba (PR).
Coroação de Nossa Senhora: Bom Jesus Canarinhos, Petrópolis (RJ).
Benção dos Animais: Bom Jesus Divina Providência, Curitiba (PR).

Tempo Franciscano

Realizado anualmente de setembro a dezembro, o projeto Tempo Franciscano busca atender ao objetivo de ensinar o humanismo solidário por meio de ações que vão ao encontro dos ideais de Francisco de Assis.

Em 2023, o projeto teve como tema Jubileus Franciscanos – Propósito de Vida e Celebração. Durante o projeto, houve a comemoração de 800 anos de dois marcos importantes: a aprovação da Regra de Vida de São Francisco de Assis, e seus primeiros seguidores; e, também, o Jubileu da realização do presépio em Greccio. Os estudantes foram convidados a refletir sobre o significado de cada um desses marcos frente à educação franciscana, bem como o papel de todos com relação às diferenças, à inclusão, à tolerância, à solidariedade e à promoção da paz.

Livreto do projeto Tempo Franciscano 2023

Durante o Tempo Franciscano, as Unidades de ensino recebem o livreto didático, ilustrado e especialmente elaborado para essa data.

A edição de 2023 busca ser uma fonte de ensino na qual as pessoas podem conhecer de fato o que é a educação franciscana, e, ao mesmo tempo, propõe ao leitor atividades pedagógicas e sociais. As ações propostas no livreto têm, também, o intuito de colocar em prática o caminho exemplar de Francisco de Assis, que trilhou sua jornada a favor dos mais carentes.

Confira algumas imagens disponíveis no livreto:

A seguir, algumas fotografias dos presépios montados pelos alunos em Curitiba (PR):

Aprender a estar aqui significa: aprender a viver, a dividir, a comunicar, a comungar [...].

MORIN, 2000, p. 76.

Diálogo inter-religioso

Anualmente, o Colégio Bom Jesus realiza o evento Mesa-Redonda do Ensino Religioso. Durante os encontros, representantes de diferentes religiões participam de um debate no qual podem sanar diferentes dúvidas dos alunos.

Os palestrantes convidados são membros praticantes do Cristianismo católico, Cristianismo evangélico, Judaísmo, Islamismo, Umbanda, Candomblé, Espiritismo, Budismo e Hinduísmo. Durante cada encontro, os estudantes questionaram sobre assuntos como preconceito, machismo, reencarnação, ressurreição, costumes, suicídio, aborto, entre outros.

Confira as fotografias dos encontros realizados em algumas Unidades:

Bom Jesus São José, Itaipava (RJ).
Bom Jesus Divina Providência, Curitiba (PR).
Bom Jesus São Vicente, Araucária (PR).
Bom Jesus Centro, Curitiba (PR).

Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus, desde 2012, oferece oportunidade aos alunos das Unidades para desenvolver projetos científicos que apresentem possíveis soluções nas áreas de Educação, de Engenharias, de Sociedade, de Terra e de Vida. Os estudantes participantes do programa recebem o apoio de uma equipe preparada para acompanhar e orientar cada passo da pesquisa.

As feiras de Iniciação Científica são iniciativas do Colégio Bom Jesus para incentivar a pesquisa e preparar os jovens para o mundo acadêmico, sendo o momento de apreciação dos trabalhos desenvolvidos nas Unidades Bom Jesus e em escolas conveniadas de Goiás e do Distrito Federal, ao longo do ano.

• 9.ª edição da Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio (Ficem).

• 6.ª edição da Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental Anos Finais (Ficef).

• 3.ª edição da Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental Anos Iniciais (Ficef Jr.).

Em 2023, durante os dias 08 e 09 de novembro, houve, na Unidade Bom Jesus Centro, a 9.ª Ficem, a 6.ª Ficef e a 3.ª Ficef Jr. Nesses eventos foram reunidos trabalhos para representar todas as Unidades Bom Jesus, referentes aos estados Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além das escolas conveniadas de Goiás e Distrito Federal.

Ao todo, 310 jovens pesquisadores participaram das feiras. Por meio dessas iniciativas, os estudantes puderam apresentar à comunidade escolar e aos convidados suas produções, as quais também foram expostas no site oficial do evento. Os trabalhos, todos avaliados por uma comissão julgadora, foram inscritos em cinco categorias: Terra, Vida, Engenharia, Sociedade e Educação; sendo 123 presenciais e 187 com avaliação on-line

Além disso, o evento contou com a participação de uma pesquisa feita por alunas de um colégio da rede pública de Curitiba (Colégio Estadual Teobaldo Leonardo Kletemberg), a qual recebeu o Prêmio Renault de Inovação na categoria Educação.

Houve, ainda, a parceria da Renault e do Sebrae, cujos participantes colaboraram na organização e na avaliação dos trabalhos apresentados, oferecendo certificados de inovação e empreendedorismo às pesquisas premiadas. Ao todo, foram mais de 50 trabalhos premiados.

PERFIL

BOM JESUS

Bom Jesus Social –Memória e finalidade

Solidariedade é aquilo que inspira, gera gentileza, ensina, humaniza, transforma, conforta, alegra, ilumina, plenifica, promove dignidade, fazendo dela uma mensagem positiva. Alinhada a essa compreensão franciscana sobre solidariedade, nascia em 2016 o Bom Jesus Social.

Após oito anos de existência, são inúmeras as ações sociais desenvolvidas em cada uma das Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus, com o objetivo de contribuir para a formação integral de cada um dos nossos alunos, mobilizando-os a iniciativas como as seguintes: promoção dos Direitos Humanos e da Igualdade Étnico-racial; respeito à Diversidade; cuidado do Meio Ambiente (da Casa Comum); preservação do patrimônio cultural das localidades; vivência da inclusão; prática do voluntariado em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social; empreendedorismo em vista da minimização das desigualdades e das fraturas sociais; entre outras iniciativas.

O presente Relatório traz registros inéditos de ações solidárias desenvolvidas no ano de 2023 em cada uma das Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus. Essas inúmeras ações solidárias fazem parte da mobilização de uma proposta educacional em curso, a qual prioriza a prática do amor ao próximo, o cuidado da Casa Comum, a promoção do humanismo solidário e a construção de uma sociedade mais fraterna, solidária e feliz.

Paraná

Apontando o futuro

A Unidade promoveu a arrecadação de livros de inglês em prol da Escola Municipal Aníbal Ribeiro Leal. A iniciativa teve como objetivo espalhar conhecimento por meio da cultura inglesa. Um total de 135 exemplares foram arrecadados, beneficiando 215 crianças.

Escola Municipal

Aníbal Ribeiro Leal: localizada no bairro Quissisana, em São José dos Pinhais (PR), tem 544 alunos matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais –do 1.º ao 5.º ano.

“Gostaríamos de agradecer a doação dos livros recebidos dos alunos do Colégio Bom Jesus Água Verde. Esses livros oportunizarão aos nossos alunos o aprendizado da língua inglesa com mais qualidade.”

Adriele Hiraima – diretora da escola

Partilha e multiplicação

Essa iniciativa foi inspirada na passagem bíblica referente à multiplicação dos pães. Por meio da participação de toda a comunidade escolar, foi possível a arrecadação de 20 quilos de arroz, 20 quilos de feijão e 100 pacotes de bolachas recheadas. Os itens foram encaminhados para o Centro de Artes Cultura e Inclusão – Inclusive nas Artes e para o Grupo Missão Gênesis, beneficiando um total de 160 pessoas.

“Gratidão ao Colégio Bom Jesus pela ajuda e colaboração em nosso projeto. Que possamos estreitar ainda mais nossos laços e nossa parceria.”

Adriana Villar – responsável pela instituição

Centro de Artes Cultura e Inclusão –

Inclusive nas Artes: localizado no bairro Água Verde, em Curitiba (PR), trata-se de uma entidade sem fins lucrativos com atuação em artes cênicas, visuais e musicais. Essa entidade atende, prioritariamente, pessoas adultas com deficiência ou com necessidades específicas.

Grupo Missão Gênesis: fundado durante a pandemia, trata-se de uma organização religiosa que atende a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Voluntários Boa Semente

A ação contou com a participação de toda a comunidade escolar para a arrecadação de alimentos em geral e de pacotes de bolachas recheadas. Dessa vez, a Associação Sonhar foi a instituição beneficiada, recebendo um total de 76 cestas básicas. Ao todo, 72 pessoas foram atendidas com essa ação.

Associação Sonhar: fundada em 2021, visa aos cuidados das crianças em situação de risco e de vulnerabilidade social.

“O grupo Boa Semente tem feito um trabalho encantador na escola e fora dela. Certamente, o benefício do trabalho voluntário não é apenas para quem recebe a ajuda. É muito maior para quem faz o bem. Parabéns a todos os envolvidos pelo belo trabalho!”

Nelly Carolina de Franco – professora do Grupo Educacional Bom Jesus

Visita à Casa de Repouso Bom Jesus

A ação envolveu toda a comunidade escolar em prol da Casa de Repouso Bom Jesus. Foram arrecadados 120 litros de leite e rolos de papel higiênico, beneficiando um total de 15 pessoas. No dia da entrega dos donativos, foi servido um delicioso café a toda a comunidade presente.

“Agradecemos mais uma vez a todos os envolvidos nessa ação. A visita dos alunos foi muito importante para os moradores da Casa, pois tiveram a oportunidade de falar e de serem ouvidos. Deus os abençoe!”

Regiane – responsável pela Casa de Repouso Bom Jesus

Casa de Repouso Bom Jesus: em atividade desde 2008, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, que atualmente abriga 15 idosos.

Tampinhas do Bem

A campanha contou com a participação de toda a comunidade escolar, a qual se reuniu com o propósito de arrecadar tampinhas de plástico e encaminhá-las ao Programa Tampinha do Bem. Esse material, após ser vendido, tem seu lucro revertido em prol dos animais abandonados.

Programa Tampinha do Bem: é uma iniciativa de preservação ambiental que visa a troca de materiais recicláveis por renda para entidades sociais.

Bom Jesus Centro | Curitiba

Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1958

N.º de alunos: 1 517

Gestora: Suzete Maria Salvaro Beal

Pequeno Príncipe

Programa Jovem Abraça Criança

De março a outubro, os alunos do Terceirão formaram alguns grupos e se deslocaram semanalmente até o Hospital Pequeno Príncipe para oferecer trabalhos voluntários. A ação teve como objetivo a promoção da solidariedade, da união e do amor. Por meio de atividades recreativas organizadas pelos alunos, como jogos, desenhos e pintura, as crianças que aguardavam atendimento no hospital puderam ser envolvidas e se distrair com as brincadeiras, proporcionando bem-estar para elas e também aos pais que as acompanharam.

Doação de giz de cera

No mês de setembro, os alunos do Ensino Médio promoveram a arrecadação de caixas de giz de cera em prol do Hospital Pequeno Príncipe. Essa ação teve como objetivo oferecer materiais de desenho e de pintura para as crianças durante a espera de atendimento médico. A iniciativa possibilitou a entrega de 2 748 caixas de giz de cera à instituição.

“O Programa Jovem Abraça Criança tem um impacto significativo para o Hospital, tanto para o paciente quanto para o jovem que participa da iniciativa. A criança, ao vir para o Hospital, vivencia uma experiência lúdica e encontra um ambiente acolhedor. Já o voluntário, ao dedicar algumas horas da semana para os pacientes, tem a possibilidade de agregar valores, adquirir novos conhecimentos e até desenvolver habilidades sociais. Por isso, no dia a dia, a presença dos estudantes do Colégio Bom Jesus contribui com um grande diferencial no atendimento ambulatorial do Hospital Pequeno Príncipe.”

Grazieli Fonseca – coordenadora do setor de Voluntariado do Hospital Pequeno Príncipe

“É um dos nossos objetivos proporcionar aos pacientes um ambiente acolhedor e confortável, que não seja marcado, dentro do possível, pelo que tiveram que deixar para trás com a hospitalização. Um ambiente que potencialize o desenvolvimento em todos os aspectos, permeado de carinho, de atenção e de brincadeiras, as quais podem ocorrer das mais diversas formas. Para que a recreação possa ser uma atividade diária oferecida aos pacientes, necessitamos de doações como essa realizada pelos alunos do Bom Jesus High School Centro.

Obrigada a todos os alunos envolvidos e ao Colégio Bom Jesus Centro. Mais de 1 000 pacientes foram beneficiados com a doação de gizes de cera para o uso na espera das consultas em nossos ambulatórios.”

Rita de Cássia Cersosimo – gerente do serviço de Voluntariado do Hospital Pequeno Príncipe

Hospital Pequeno Príncipe: em atividade desde 1919, trata-se de uma instituição privada, sem fins lucrativos, que presta atendimentos de alta e de média complexidade a pacientes infantojuvenis tanto por meio de convênios e de atendimentos particulares também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

[...] A educação deve contribuir para a auto formação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e ensinar como se tornar cidadão. Um cidadão é definido, em uma democracia, por sua solidariedade e responsabilidade em relação à sua pátria [...].

MORIN, 2010, p. 65.

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes | Curitiba

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1999

N.º de alunos: 2 344

Gestora: Cleide de Lourdes Barbosa Machado

Páscoa solidária

A Unidade promoveu a arrecadação de chocolates em prol das crianças da Escola Municipal Cristóvão Colombo, do Movimento SOS Vila Torres e do CMEI Joana Razzoto de Castro. Durante a ação, a qual envolveu toda a comunidade escolar, foram arrecadadas 750 caixas de chocolates, beneficiando um total de 2 000 crianças.

Escola Municipal Cristóvão Colombo: localizada em Colombo (PR), tem 664 alunos matriculados no Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Movimento SOS Vila Torres: associação comunitária que presta auxílio social aos moradores da Vila Torres, em Curitiba (PR).

CMEI Joana Razzoto de Castro: localizado no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais (PR), atende em média 270 crianças.

Doações

Computadores

No segundo semestre, a Unidade fez a doação de computadores seminovos, em ótimo estado, os quais não estavam sendo utilizados em seus laboratórios.

Os itens beneficiaram os alunos das seguintes instituições: Escola Municipal Cristóvão Colombo e CMEI Joana Razzoto de Castro.

Mobília

Além dos computadores, a Unidade fez a doação de dez mesas e cinco gaveteiros, em boas condições de uso, para a Associação dos Catadores Automotores (ACA).

Escola Municipal Cristóvão Colombo: está localizada em Colombo (PR), tem 664 alunos matriculados no Ensino Fundamental –Anos Iniciais.

CMEI Joana Razzoto de Castro: localizado no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais (PR), atende em média 270 crianças.

Associação dos Catadores Automotores (ACA): fundada em 2019 por profissionais coletores, está localizada no bairro Guaíra, em Curitiba (PR).

Campanha de arrecadação de ração

A iniciativa, em prol dos animais, contou com a participação de toda a comunidade escolar. Durante os meses de setembro e outubro, foram arrecadados 150 quilos de ração, os quais foram encaminhados para a ONG Tomba Latas, beneficiando cerca de 300 cães e gatos.

Campanha do agasalho

Promovida de maio a agosto, a ação recebeu o apoio de toda a comunidade escolar na arrecadação de roupas de inverno. A iniciativa culminou com um total de 600 peças recebidas, as quais foram destinadas ao Hospital Universitário Cajuru e ao Movimento SOS Vila Torres, para atender famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social.

Hospital Universitário Cajuru: inaugurado em 1958, oferece atendimento por meio do SUS. Atua com programas de residência médica, sendo referência em atendimentos médicos de alta complexidade. Movimento SOS Vila Torres: associação comunitária que presta auxílio social aos moradores da Vila Torres, em Curitiba (PR).

ONG Tomba Latas: entidade que trabalha com o objetivo de proteger os animais e encaminhá-los para uma adoção responsável.

Campanha de arrecadação de lacres

A ação consistiu na arrecadação de lacres de latas de alumínio em benefício da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), a qual realiza parceria com algumas empresas para trocar esse material arrecadado por cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores e outros equipamentos que ajudam a promover a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

Com o engajamento de toda a comunidade escolar, foi possível arrecadar e entregar 54 quilos de lacres de alumínio à instituição.

Tampinha solidária

A ação teve o objetivo de arrecadar tampinhas plásticas em favor da causa animal.

Durante o ano, foram arrecadados e doados 260 quilos de tampinhas à instituição

Castra Cães e Gatos, a qual troca os itens para a realização de castrações e demais cuidados com animais abandonados e em ONGs de proteção animal.

Doação de brinquedos

A campanha contou com a participação de toda a comunidade escolar para arrecadar brinquedos em prol das crianças moradoras da Vila Torres, em Curitiba (PR).

Durante o mês de novembro, foram arrecadados 200 brinquedos, os quais foram entregues posteriormente para comunidade.

Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP): fundada em 1979, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, que presta serviços de reabilitação e de assistência aos deficientes físicos.

Movimento SOS Vila Torres: associação comunitária que presta auxílio social aos moradores da Vila Torres, em Curitiba (PR).

Bom Jesus Divina Providência | Curitiba

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

N.º de alunos: 961

Gestora: Andréa Regina Eckel

tes que aguardavam atendimento no Hospital de Clínicas, em Curitiba (PR). Durante o ano, os alunos receberam orientações, prepararam e distribuíram lanches às pessoas que aguardavam do lado de fora do hospital.

Como algumas pessoas viajam de outras cidades para receber tratamento em Curitiba, os voluntários também entregaram kits com bolachas para o consumo durante a viagem de volta.

Durante a ação, a cada dia, foram distribuídos cerca de 320 lanches (pães com queijo e presunto, sucos, refrigerantes, cafés com leite e 150 pacotes de bolachas), beneficiando aproximadamente 1 280 pessoas.

Hospital de Clínicas da Universidade

Federal do Paraná: localizado no bairro Alto da Glória, em Curitiba (PR), está desde 1961 prestando atendimento de alta complexidade tanto por convênios quanto pelo SUS.

“Construí a minha vida com o suor do meu trabalho e hoje, graças a Deus, tenho recursos para cuidar da minha família. Ainda assim, a doença vem, estou esperando a minha esposa em uma consulta e me emocionei em ver tantos jovens aqui disponibilizando seu tempo com os outros. Mesmo em meio a turbulências políticas e por tudo que vivemos atualmente, o melhor do Brasil ainda é o brasileiro, e vocês com essas atitudes nos trazem esperança. Estou emocionado e peço que Deus abençoe grandemente vocês.”

Sr. Alberto, 74 anos – acompanhante de paciente

Campanha do agasalho

A iniciativa contou com o apoio de toda a comunidade escolar para a arrecadação de agasalhos e demais roupas de inverno. Durante os meses de junho e julho foram contabilizados um total de 1 365 peças de roupas.

Todos os itens arrecadados foram encaminhados ao Centro de Apoio ao Estrangeiro no Brasil e Exterior (Caebe), beneficiando 260 famílias de refugiados venezuelanos, haitianos e sírios.

“O Centro de Apoio ao Estrangeiro no Brasil e Exterior vem agradecer imensamente, ao Colégio Bom Jesus Divina Providência, a doação de 26 sacos grandes mais 12 sacolas de roupas para a nossa ONG. Gostaríamos de enfatizar que a nossa instituição no momento atende a 120 famílias de refugiados venezuelanos, 100 famílias haitianas e 40 famílias sírias. No momento também temos recebido a presença de cubanos e suas famílias. A importância das doações tem a ver com um ato humanitário fundamental na acolhida deles.

Muito obrigado, e que Deus abençoe suas vidas.”

Pastor Marcos Stier Calixto – presidente do Caebe

Centro de Apoio ao Estrangeiro no Brasil e Exterior (Caebe): entidade de apoio ao refugiado, a qual promove assistência social e integração para as etnias estrangeiras presentes em Curitiba (PR) e região metropolitana.

Campanha de arrecadação de alimentos

Dispondo do tema da Campanha da Fraternidade de 2023, uma rede de apoio foi formada por toda a comunidade escolar em benefício dos mais vulneráveis. Foram arrecadados 450 quilos de alimentos não perecíveis, os quais beneficiaram mais de 80 famílias atendidas pela Missão em Apoio à Igreja Sofredora (Mais) e Associação Beneficente Oásis.

“A doação de alimentos chegou para nós em um momento imprescindível. Trabalhamos com famílias em vulnerabilidade social na região do Ganchinho, local onde várias mães de família precisam desse apoio para que possam conseguir uma renda mínima para sustentar suas famílias.

Infelizmente, não são rendas fixas e as doações também estão cada vez mais escassas. No momento em que recebemos as doações, conseguimos ajudar as famílias das 70 crianças que auxiliamos. Agradecemos a parceria.”

Cristiane Lorenzetti Felipe – responsável pela Associação Beneficente Oásis

Missão em Apoio à Igreja Sofredora (Mais): fundada em 2010, tem a missão de acolher e de auxiliar refugiados, bem como prestar assistência de socorro em situações de guerras e desastres.

Associação Beneficente Oásis: instituição que trabalha na garantia do direito e acesso à educação, à assistência social, à cultural e ao desenvolvimento da criança e do adolescente.

Doações de agasalhos e de alimentos

A ação foi promovida durante os meses de novembro e dezembro, contando com o apoio de toda a comunidade escolar. Foram arrecadados 800 brinquedos e 362 quilos de alimentos, os quais foram encaminhados ao Instituto Bom Pastor, em Piraquara (PR), e à Capela São Sebastião, em Almirante Tamandaré (PR).

Com a entrega dos donativos, a Capela realizou um almoço solidário de Natal para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Nessa ocasião, todas as famílias receberam uma cesta básica e um brinquedo para cada criança presente.

Instituto Bom Pastor: entidade, sem fins lucrativos, que presta assistência social a pessoas em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza.

[...] Todo desenvolvimento verdadeiramente humano deve compreender o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana [...].

MORIN, 2000, p. 17.

Bom Jesus Seminário | Curitiba

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2021

N.º de alunos: 581

Gestor: Robson Fernando Oldenburg

com o engajamento de toda a comunidade escolar. Ao todo, 300 caixas de leite foram arrecadadas e encaminhadas para a Associação Beneficente de Mãos Unidas, beneficiando aproximadamente 200 crianças.

“Agradecemos ao Colégio Bom Jesus pela doação, estávamos com nosso estoque de leite acabando e não sabíamos se seria possível ter lanche para as crianças na próxima semana. Essa doação veio como providência divina para continuarmos a nossa missão.”

Damar de Cosmo – presidente da Associação Beneficente de Mãos Unidas

Associação Beneficente de Mãos

Unidas: em atividade desde 1997, a instituição presta auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Páscoa solidária

Com a chegada da Páscoa, a Unidade promoveu uma ação, em parceria com o prédio Lamenha Lins, além da participação de toda comunidade escolar, para arrecadar chocolates, com o objetivo de promover a partilha e a renovação.

Com essa iniciativa, 472 caixas de chocolates foram arrecadadas, beneficiando as crianças matriculadas nas seguintes instituições: CMEI Genoveva Brenner, Centro de Educação João Paulo II, Associação Beneficente de Mãos Unidas e CMEI Sonho Azul.

CMEI Genoveva Brenner: localizado em Colombo (PR), está em atividade desde 1994. Atende crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Atualmente, tem 89 crianças matriculadas.

Centro de Educação João Paulo II: atua desde 2010 em Piraquara (PR). Oferece aulas em período integral e em regime contraturno a 300 crianças.

Associação Beneficente de Mãos Unidas: em atividade desde 1997, a instituição presta auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social.

CMEI Sonho Azul: localizado no município de Colombo (PR), oferece aulas de Educação Infantil em período integral para crianças de 6 meses a 5 anos.

Campanha do agasalho

A campanha do agasalho foi promovida em favor da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP). Antes de iniciar as arrecadações, os alunos puderam conhecer e entender o perfil das pessoas atendidas pela instituição, refletindo sobre a superação das dificuldades e a empatia. Ao final da ação, foram contabilizados aproximadamente 200 itens para doação (entre calçados, roupas e acessórios de inverno).

“Durante essa atividade pudemos vivenciar a experiência de quem está na cadeira de rodas e, também, compreender como podemos ser gratos pela nossa saúde. O esporte transforma a vida das pessoas e dá a elas uma oportunidade de olharem além de suas limitações físicas.”

Professor Osmar Kaina Pereira Pamplona –coordenador de Educação Física do Colégio Bom Jesus Seminário

Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP): fundada em 1979, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, que presta serviços de reabilitação e de assistência aos deficientes físicos.

Semeando o bem

Casa de Repouso Bom Jesus

A iniciativa contou com a participação de alunos voluntários, os quais passaram uma tarde praticando atividades recreativas com os idosos da Casa de Repouso Bom Jesus.

Na ocasião, os idosos puderam participar de grupos de jogos, de músicas, de maquiagem e penteado e de troca de experiências. Além disso, no encerramento do evento, foi servido um delicioso lanche a todos os presentes.

Biblioteca Amigos do Caximba

O grupo de alunos voluntários também organizou uma campanha de arrecadação de livros para doar à biblioteca da Associação Amigos do Caximba.

Nessa ocasião, aproximadamente 50 livros foram entregues à instituição, beneficiando as crianças e familiares atendidos pela associação.

“Esse momento foi muito especial, poder cuidar dos idosos e conhecer as histórias deles foi incrível. Sabemos que esse cuidado com a estética e a beleza faz toda a diferença. Eu fico feliz em poder colocar as virtudes em prática.”

Beatriz Stroparo – aluna da 1.ª série do Colégio Bom Jesus Seminário

Casa de Repouso Bom Jesus: em atividade desde 2008, trata-se de uma entidade, sem fins lucrativos, que atualmente abriga 15 idosos.

Biblioteca Amigos do Caximba: fundada em 2011, tem como objetivo reintegrar crianças e adolescentes carentes da comunidade por meio da literatura e de atividades lúdicas, recreativas e culturais.

Lixo do bem

A Unidade separou alguns equipamentos eletrônicos antigos para doar à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamare). A seguir, confira a lista dos equipamentos doados:

• 4 caixas de som antigas;

• 1 mesa de som queimada;

• 8 microcomputadores antigos;

• 1 CPU antiga;

• 1 carcaça de microcomputador com placa-mãe queimada;

• 2 carcaças de computador;

• 4 placas-mãe com processadores antigos;

• 1 monitor;

• 3 cabos de led;

• 1 teclado;

• várias câmeras antigas;

• 11 telefones antigos.

Esses itens serão desmontados pela Catamare e suas peças vendidas, aumentando a renda dos cooperados.

Além da solidariedade, a ação buscou gerar conscientização a respeito do descarte correto desses materiais. A iniciativa contribuiu com 35 cooperados.

Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamare): localizada na Rua Salvador Ferrante, n.º 256, bairro Boqueirão, em Curitiba (PR), está em atividade desde 2006.

Doação de itens de higiene

Os alunos do Ensino Médio da Unidade participaram de uma campanha de arrecadação de itens de higiene em prol do Lar Infantil Sol Amigo.

Durante os meses de outubro e novembro, foram arrecadados 103 detergentes, 75 pastas de dente e 58 sabonetes. Os itens foram entregues à instituição e beneficiaram cerca de 30 pessoas.

“Foi muito especial colocar o que aprendemos em prática e entender que, por mais simples que seja a campanha, precisamos estar engajadas. Cada uma de nós contribuiu de uma forma diferente e assim nós realizamos uma ação que vai impactar diretamente a vida das crianças.”

Isabella Angelina Lamers – aluna da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Seminário

Lar Infantil Sol Amigo: fundado em 1997, acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Natal solidário

A ação envolveu toda a comunidade escolar para a arrecadação de brinquedos em benefício das crianças atendidas pelo Projeto de Mãos Unidas. Com essa iniciativa, foram arrecadados aproximadamente 250 brinquedos novos. Os itens foram entregues aos responsáveis pelo projeto no mês de dezembro, beneficiando cerca de 70 crianças.

“Neste ano foi bastante difícil conseguir as doações para termos um Natal especial com as crianças. Eu agradeço muito por esses brinquedos, vai ser muito importante para as nossas crianças. Sem essa parceria, não seria possível.”

Damar – coordenador do Projeto de Mãos Unidas

Projeto de Mãos Unidas: trata-se de um grupo de voluntários, formado em 2017, que promove assistência e ações sociais a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Colégio Sesc

São José | Curitiba

Ensino Médio – desde 2008

N.º de alunos: 851

Gestora: Marlene Kochinski

Clube dos solidários

Alunos e funcionários da Unidade participaram de uma iniciativa em favor da Escola

Nilza Tartuce – Modalidade de Educação Especial. As ações foram desenvolvidas durante o ano por meio de atividades que auxiliassem os profissionais em suas rotinas administrativas, colaborando para o desenvolvimento e bem-estar dos estudantes.

A seguir, confira as atividades que foram realizadas nesse período:

• auxílio no setor de panificação;

• acondicionamento de biscoitos;

• preparo de pastéis;

• confecção de embalagens de Páscoa;

• kits de prendas para a Festa Julina;

• organização do almoxarifado;

• manutenção do armário.

Além disso, os alunos voluntários também estiveram na escola na véspera do Dia das Crianças, proporcionando muitas atividades lúdicas. Com a proximidade do mês natalino, o grupo de voluntários organizou atividades para facilitar a montagem das embalagens que são utilizadas para armazenar os alimentos que são vendidos pela instituição, e ainda auxiliaram com as demandas de separação e acondicionamento de biscoitos.

Dessa forma, além de contribuírem para o bem comum, as ações proporcionaram momentos de solidariedade e de gratidão a todos os envolvidos.

Escola Nilza Tartuce – Modalidade de Educação Especial: em atividade desde 1964, prestando assistência e promovendo acesso aos direitos estabelecidos aos indivíduos em situação de vulnerabilidade e de riscos pessoais e sociais, bem como às suas famílias.

[...] Assim, podemos imaginar os caminhos que permitiriam descobrir, em nossas condições contemporâneas, a finalidade da cabeça bem-feita. Tratar-se-ia de um processo contínuo ao longo dos diversos níveis de ensino, em que a cultura científica e a cultura das humanidades poderiam ser mobilizadas [...].

MORIN, 2010, p. 33.

Bom Jesus Internacional Aldeia | Campo Largo

Esporte

como ferramenta de transformação

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 1981

N.º de alunos: 667

Gestora: Elizabeth Portela de Almeida

Essa ação foi realizada durante o ano com o objetivo de melhorar a interação entre os estudantes por meio do esporte. No primeiro semestre, os alunos da Escola Estadual João XXIII foram convidados a participar das aulas de futebol, realizadas duas vezes na semana. No segundo semestre, a iniciativa contou com mais 35 participantes da mesma instituição, desta vez, nas aulas de vôlei.

Além da interação e da troca de experiências entre os alunos, a ação possibilitou o trabalho e o desenvolvimento de habilidades sociais.

“O Bom Jesus Social é um projeto muito interessante, faço parte dele desde 2019, com uma pausa forçada por conta da pandemia. No início do projeto fiquei muito feliz em poder trabalhar com o esporte, que é algo que me fascina. E poder trabalhar com os alunos que também gostam de esporte faz com que as coisas funcionem muito bem.

Hoje a relação dos meninos com o esporte e comigo é muito saudável, durante o período de aulas pudemos aprender mais sobre como o esporte nos ensina a respeitar o próximo e também aqueles que o praticam.

Acredito que hoje estamos com saldo positivo e podemos buscar cada vez mais.”

Cleyton Alexsander de Andrade –professor de Educação Física do Bom Jesus Internacional Aldeia

Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial | Campo Largo

Ensino Fundamental para alunos com necessidades educativas especiais – desde 1983

N.º de alunos: 35

Gestora: Elizabeth Portela de Almeida

benefício do Serviço de Acolhimento Institucional a Crianças e Adolescentes

Aldeia São José. Essa iniciativa contou com o engajamento de toda a comunidade escolar, arrecadando, durante o mês de março, os seguintes donativos:

• 11 litros de óleo de soja;

• 21 pacotes de macarrão;

• 16 sachês de molho de tomate;

• 13 quilos de açúcar;

• 2 pacotes de farinha de mandioca;

• 12 garrafas de suco;

• 7 pacotes de suco em pó;

• 41 pacotes de gelatina;

• 1 pacote de café;

• 20 quilos de arroz;

• 1 goiabada;

• 2 pacotes de sopão;

• 1 pacote de mistura para bolo;

• 54 litros de leite;

• 11 pacotes de bolacha;

• 1 pote de maionese;

• 1 lata de sardinha;

• 1 caixa de chocolate;

• 1 caixa de chá;

• 6 quilos de farinha de trigo;

• 8 quilos de feijão;

• 1 quilo de sal;

• 1 lata de achocolatado.

Os itens arrecadados beneficiaram um total de 20 pessoas.

Serviço de Acolhimento Institucional a crianças e adolescentes Aldeia São José: fundada em 1993, trata-se de uma organização não governamental que oferece acolhimento a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Está localizada no bairro Rondinha, em Campo Largo (PR).

“Agradecemos imensamente as doações recebidas, pois nossa instituição é filantrópica e sua necessidade é diária. As crianças que hoje estão acolhidas recebem os cuidados com higiene, saúde e alimentação todos os dias, e a chegada de doações nos ajuda a manter o bem-estar delas. Gratidão sempre!”

Dinacleia Rosa – coordenadora da instituição

Bom Jesus Internacional Alphaville | Colombo

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 2002

N.º de alunos: 407

Gestora: Patrícia Daiani Dias

as causas e as consequências da desigualdade alimentar. Durante a campanha, foram arrecadados 2 633 quilos de alimentos não perecíveis, contemplando as seguintes instituições:

• Grupo Missão Gênesis;

• Instituto Olhar Solidário;

• Projeto Cem Vezes Mais;

• Associação de Amparo à Criança e Casa de Apoio Tia Sula.

Aproximadamente 300 pessoas foram beneficiadas por meio dessa ação.

Grupo Missão Gênesis: fundado durante a pandemia, trata-se de uma organização religiosa que atende a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Instituto Olhar Solidário: localizado em Colombo (PR), trata-se de uma organização, sem fins lucrativos, que atende a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de atividades artísticas, educacionais, recreativas e de assistência social.

Projeto Cem Vezes Mais: organização, sem fins lucrativos, que visa à integração da criança e do adolescente à arte e às práticas esportivas.

Associação de Amparo à Criança e Casa de Apoio Tia Sula: localizada em Colombo (PR), presta atendimento a crianças em situação de risco social.

Páscoa solidária

Os alunos do 8.º e 9.º anos da Unidade realizaram uma campanha com o objetivo de arrecadar chocolates para doação. A ação iniciou com o engajamento dos estudantes e alcançou toda a comunidade escolar. Durante a campanha, foram arrecadadas diversas caixas de chocolate, as quais, para ter um alcance maior, foram abertas para que o conteúdo delas pudesse ser dividido em outros saquinhos, resultando em um total de 1 325 embalagens. Esses saquinhos de chocolate foram distribuídos nas seguintes instituições:

• Escola Municipal Barão de Mauá, localizada em Colombo (PR).

• Sociedade Crescer, localizada em Colombo (PR).

• CMEI Girassol, localizado em Colombo (PR).

• Escola de Educação Especial 29 de Março, localizada no Bairro Alto, Curitiba (PR).

• Comunidade carente da Vila Torres, Curitiba (PR).

Doação de livros

Os alunos da 1.ª série do Ensino Médio da Unidade promoveram uma arrecadação de livros em benefício da Escola Municipal Odile Charlotte Bruinjé.

Ao todo, 337 exemplares foram arrecadados e doados à instituição.

Escola Municipal Odile Charlotte Bruinjé: fundada em 1992, está localizada em Pinhais (PR). Atualmente, tem 295 alunos matriculados e oferece aulas no Ensino Infantil e Fundamental.

Bom Jesus São José dos Pinhais

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 780

Gestora: Stela Regina Gressler Wontroba

do Centro de Amparo à Criança e ao Adolescente Nossa Senhora do Monte Claro, localizado no município de São José dos Pinhais (PR). De maio a junho, foram arrecadados 405 peças de roupas e 16 pares de sapatos. Todos os itens foram entregues à instituição, beneficiando um total de 250 crianças e adolescentes.

“Muito obrigada pela doação e pelo carinho de todos que compõem a comunidade escolar do Bom Jesus São José dos Pinhais. Deus abençoe imensamente cada um, e que as virtudes do amor e do respeito ao próximo sejam presentes na formação de todos os estudantes, fazendo-os pessoas melhores e formando assim um mundo melhor.”

Irmã Giovana – responsável pelo Centro de Amparo à Criança e ao Adolescente Nossa Senhora do Monte Claro

Centro de Amparo à Criança e ao Adolescente Nossa Senhora do Monte Claro: em atividade desde 1989, trata-se de uma organização não governamental, que presta assistência a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Páscoa solidária

Com a chegada da Páscoa, a Unidade promoveu uma ação de arrecadação de chocolates com a ajuda de toda a comunidade escolar. Durante a campanha, foram arrecadadas caixas e barras de chocolate em benefício das seguintes instituições:

CMEI Professora Maria da Piedade Souza Cortes: localizado no município de São José dos Pinhais (PR), o qual recebeu um total de 210 barras e 25 caixas de chocolate, beneficiando aproximadamente 450 crianças.

Escola Municipal Professora Cleonice Braga Fonseca: em atividade desde 1987, está localizada em São José dos Pinhais (PR), contou com o recebimento de 319 barras e 6 caixas de chocolate, beneficiando um total de 465 crianças.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – São José dos Pinhais (PR): em atividade desde 1976, atua na área da Educação Especial, e recebeu, por meio da campanha, um total de 319 barras e 25 caixas de chocolate, beneficiando 350 alunos.

“Com nossos mais sinceros cumprimentos, agradecemos a gentil e importante doação realizada a nossa instituição pelo Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais. Sem esse apoio não

teríamos realizado a Páscoa para nossos alunos da forma como gostaríamos. As mensagens feitas pelos alunos do Bom

Jesus, colocadas carinhosamente nas barras de chocolate, foram gestos de muita doçura e atenção.

O propósito da vida está no compartilhamento. Estender a mão ao próximo é a mais bela forma de viver e de ser um agente de transformação.”

Diane Ferreira da Silva – funcionária da Apae

“Ficamos muito gratos e felizes com a ajuda do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais. Com certeza os chocolates farão a diferença na vida de muitos alunos aqui da unidade. Que bom poder contarmos com vocês.”

Cristiane Amaral – responsável pela Escola Municipal Professora Cleonice Braga Fonseca

Ações em prol da Casa de Repouso São José

Semeando sementes

Motivados pela Campanha da Fraternidade de 2023, os alunos da Unidade desenvolveram uma ação que culminou na arrecadação de 151 quilos de alimentos não perecíveis.

Os donativos foram distribuídos à Casa de Repouso São José, beneficiando 35 idosos.

Empreendedores do Bem

Além das doações, os alunos voluntários do grupo

Empreendedores do Bem fizeram uma visita aos idosos, proporcionando um momento de escuta, ouvindo as histórias de vida deles, compartilhando experiências e distribuindo alegria.

Ao final da ação, todos os participantes presentes puderam desfrutar de um café especial.

Tampinha solidária

A iniciativa contou com o apoio de toda a comunidade escolar e a parceria do projeto Tampinhas do Bem, o qual realiza campanhas para o recolhimento de tampinhas plásticas que, posteriormente, são trocadas por fraldas geriátricas, as quais são destinadas às instituições assistenciais.

Dessa forma, todo o material arrecadado foi doado à Casa de Repouso São José, beneficiando os idosos atendidos pela entidade.

“Agradecemos mais uma vez a todos os envolvidos na ação. Esses alimentos nos ajudarão muito. Deus abençoe!”

Lourdes da Silva Vieira – responsável pela Casa de Repouso São José

Casa de Repouso São José: localizada no município de São José dos Pinhais (PR), é uma instituição, sem fins lucrativos, que está em atividade desde 1991, prestando atendimento a idosos com idade igual ou superior a 60 anos.

Empreendedores do Bem

Lar Mãe Maria

O grupo de voluntários Empreendedores do Bem participou de uma ação em prol do Lar Mãe Maria, arrecadando 70 caixas de leite e 150 itens de higiene. No término da campanha, os alunos voluntários fizeram uma visita à instituição e serviram um delicioso café para as crianças e adolescentes que são atendidos no local.

“Obrigada a todos os alunos voluntários do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais pela ajuda e testemunho dos autênticos valores evangélicos, principalmente o do amor ao próximo. Esses jovens estão trilhando um belíssimo caminho.”

Irmã Narcisa Maria – responsável pelo Lar Mãe Maria

Lar Mãe Maria: localizado no município de São José dos Pinhais (PR), trata-se de uma instituição filantrópica, a qual acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Partilhando é que se aprende

Com a ajuda de toda a comunidade escolar, o Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais impulsionou uma ação com o objetivo de promover a interação e o aprendizado entre culturas, por meio de um encontro entre os alunos da Unidade e os membros da Aldeia Araçaí.

Durante o evento, os estudantes do Bom Jesus fizeram apresentações de música e de dança, assim como a comunidade indígena, enriquecendo a experiência com canções em língua vernácula, o guarani.

Ao final da visita, foi servido um delicioso lanche a todos os participantes. Além disso, como agradecimento à comunidade indígena, foram doados 1 188 itens de material escolar, incluindo lápis, cadernos, tesouras, canetas hidrocor, borrachas, massa de modelar, cartolinas, folhas de EVA, canetas e colas líquidas.

Aldeia Araçaí: comunidade indígena localizada em Piraquara (PR), formada por aproximadamente 120 indígenas, os quais mantêm suas tradições. Por se tratar de uma reserva ambiental, não é permitido realizar atividades de plantio, colheita e caça, o que faz com que a comunidade necessite de doações.

Iniciativas em prol da Apae

Criança feliz

A ação foi realizada com o objetivo de arrecadar doces para o Dia das Crianças. Sendo assim, com o apoio da comunidade escolar, a iniciativa resultou na arrecadação de 18 quilos de doces. Os itens foram entregues às duas unidades da Apae em São José dos Pinhais (PR), beneficiando um total de 363 crianças.

Natal de luz

A Unidade promoveu uma ação para integrar alunos Bom Jesus e da Apae em um clima natalino, com a apresentação de músicas e de encenação natalina. Na ocasião, foram doados 110 panetones para as crianças da instituição parceira.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – São José dos Pinhais: em atividade desde 1976, atua na área da Educação Especial, promovendo saúde, bem-estar, ações e diversas atividades às pessoas com deficiências físicas ou múltiplas deficiências.

[...] A Terra não é a soma de um planeta físico, de uma biosfera e da humanidade. A Terra é a totalidade complexa físico-biológica-antropológica, onde a vida é uma emergência da história da Terra, e o homem, uma emergência da história da vida terrestre [...].

MORIN, 2010, p. 40.

Bom Jesus São Vicente | Araucária

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –desde 2015

N.º de alunos: 430

Gestora: Dirce Maria Kossar

Doação de materiais escolares

A iniciativa foi realizada durante o mês de fevereiro em benefício das crianças e adolescentes em idade escolar, que são atendidas pela ONG Um Lugar ao Sol. Durante essa ação, foram arrecadados os seguintes itens:

• 8 cadernos universitários;

• 7 cadernos pequenos;

• 15 estojos;

• 6 mochilas;

• 4 caixas de lápis de cor;

• canetas, lápis preto e lápis de cor.

As doações beneficiaram aproximadamente 70 crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

Páscoa solidária

A campanha contou com a colaboração de toda a comunidade escolar em prol da ONG Um Lugar ao Sol. Ao todo, foram arrecadadas 115 caixas de chocolate.

As doações beneficiaram aproximadamente 70 crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

Além da arrecadação de chocolates, um grupo de alunos voluntários participou de diversas atividades com as crianças e adolescentes frequentadores da ONG.

ONG Um Lugar ao Sol: localizada no bairro Tatuquara, em Curitiba (PR), desde 2007 acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar, oferecendo aulas em diversas modalidades, promovendo a cultura e o esporte.

SOS Litoral de SP

A campanha foi realizada no mês de março, em apoio aos moradores atingidos pelas grandes chuvas na região litorânea de São Paulo. Foram arrecadados, entre garrafas e galões, cerca de 300 litros de água. As doações foram encaminhadas à Central Única das Favelas (Cufa) para distribuição às famílias atingidas.

Doação de alimentos

Realizada entre março e abril, a ação contou com o engajamento dos estudantes da Unidade. Por meio de uma gincana social e de outras atividades desenvolvidas por eles, foi possível a arrecadação de 247 quilos de alimentos não perecíveis.

As doações foram encaminhadas à Cufa, beneficiando aproximadamente 150 famílias na região de Araucária.

Central Única das Favelas (Cufa): trata-se de uma organização governamental presente no Brasil há 20 anos, com o propósito de levar cultura, esporte e auxílio social aos moradores de comunidades carentes.

Iniciativas em prol do lar para idosos Recanto das Araucárias

Doação de leite

A campanha contou com o apoio de toda a comunidade escolar para beneficiar os moradores do lar para idosos Recanto das Araucárias. Foram arrecadados 48 litros de leite integral e 5 pacotes de leite em pó. Os itens doados beneficiaram cerca de 40 pessoas atendidas pela instituição.

Campanha do agasalho

Realizada entre maio e junho, a ação contou com o apoio de toda a comunidade escolar. Durante o período da campanha, foram arrecadadas mais de 1 200 peças de roupas femininas, masculinas e infantis e 15 pares de calçados. Os itens foram encaminhados ao lar para idosos Recanto das Araucárias; e parte das doações foram destinadas ao Instituto Schnorr, beneficiando crianças e adolescentes atendidos pela entidade.

Tarde musical e recreativa

A iniciativa teve a participação de alunos voluntários da Unidade para promover um momento de alegria e de interação com os idosos do lar Recanto das Araucárias. Foi uma tarde de muita música, de conversa, de troca de experiências e de atividades recreativas. Além da diversão, também houve a entrega dos seguintes donativos:

• 2 cestas básicas;

• 1 quilo de farinha de trigo;

• 1 litro de leite integral;

• 1 quilo de feijão.

Lar Recanto das Araucárias: em atividade desde 2019, trata-se de uma residência de longa permanência para idosos.

Gincana solidária

Os alunos da Unidade realizaram entre agosto e setembro uma gincana para arrecadar brinquedos em prol de entidades que atendem o público carente e, assim, poderem comemorar o Dia das Crianças. A gincana finalizou com a arrecadação de mais de 2 000 brinquedos novos e usados, em boas condições, os quais passaram por higienização e separação por faixa etária antes de serem doados. Os itens foram distribuídos às seguintes instituições:

CMEI Professora Veronica

Panek Hass: recebeu aproximadamente 200 brinquedos novos, beneficiando 180 crianças.

Centro de Referência de Assistência Social (Cras) –Califórnia: recebeu 500 brinquedos, beneficiando as crianças cadastradas no programa.

Centro Municipal de Educação

Infantil Capinzal: recebeu 500 brinquedos novos e 500 usados, beneficiando 113 crianças.

CMEI Professora Veronica Panek Hass: fundado em 2021, localizado no município de Araucária (PR), atende a crianças de 1 a 4 anos de idade. Cras Califórnia: fundado no ano 2000, está localizado no bairro Capela Velha, em Araucária (PR). Atua oferecendo assistência social e acesso aos programas governamentais às famílias em situação de vulnerabilidade.

CMEI Capinzal: em atividade desde 1999, está localizado no bairro Capinzal, em Araucária (PR).

Doação de ração

Os alunos da Unidade realizaram uma ação em benefício dos animais atendidos pela ONG Defesa Animal. Durante a campanha, foram arrecadados aproximadamente 130 quilos de ração, beneficiando 100 cães e 7 gatos.

ONG Defesa Animal: localizada no município da Lapa (PR), trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, a qual atua com o cuidado e bem-estar animal.

SOS Caximba

Em solidariedade às pessoas afetadas pelas fortes chuvas ocorridas no mês de outubro no estado do Paraná, a Unidade realizou uma campanha de arrecadação de materiais de limpeza, de produtos de higiene e de roupas de cama e banho. Por meio da solidariedade da comunidade escolar, a ação resultou em 5 litros de água sanitária, 2 quilos de sabão em pó, 1 litro de detergente, 5 pacotes de absorventes femininos e diversas roupas de cama e banho arrecadados. Os itens foram entregues à Fundação de Ação Social (FAS), na agência do bairro Fazendinha, e destinados aos desabrigados e desalojados pelas enchentes no bairro Caximba.

Fundação de Ação Social (FAS): órgão público de assistência e desenvolvimento social, trabalho e emprego de Curitiba (PR).

Campanha de Natal

Durante os meses de novembro e dezembro, a Unidade promoveu uma ação para arrecadar calçados com o objetivo de atender uma necessidade emergencial do Instituto Schnorr. Por meio do apoio da comunidade escolar, 250 pares de calçados novos foram arrecadados, beneficiando adolescentes e crianças atendidas pela instituição.

“Esperávamos que os presentes viessem, mas não que os calçados fossem todos novos. Para muitas crianças do Instituto Schnorr, essa é a primeira vez que recebem um par de sapatos novos, ainda não estou acreditando nisso.”

Sr. Reginaldo – coordenador do Instituto Schnorr

Instituto Schnorr: organização não governamental, sem fins lucrativos, em atividade desde 2007, a qual presta assistência a crianças e adolescentes, oferecendo práticas relacionadas à cultura, ao esporte e à educação.

Bom Jesus Mãe do Divino Amor | Arapongas

Somar e Multiplicar

O projeto Somar e Multiplicar foi idealizado para atender aos alunos com dificuldades no aprendizado do componente curricular de Matemática.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –desde 2016

N.º de alunos: 712

Gestora: Denize de Fátima Branco Manfrin

De maio a outubro, foram ofertadas, de forma gratuita, 19 aulas a 15 alunos do 5.º ano da Escola Municipal Antonio de Moraes. Os encontros contaram com auxílio de professores e de alunos voluntários da Unidade, que compartilharam conhecimento e dicas com os participantes do projeto.

Escola Municipal Antonio de Moraes Barros: fundada em 1966, oferece atualmente aulas para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Também, oferece atividades para o contraturno escolar por meio de uma parceria com uma instituição social.

“Gostaríamos de expressar a nossa gratidão pelas aulas de apoio na área de Matemática e por fortalecer os conteúdos com aplicações de aulas diferenciadas para os alunos do 5.º ano da nossa escola. Agradecemos a generosidade e o apoio, nossas crianças aproveitaram muito a oportunidade.”

Páscoa solidária

A Unidade promoveu uma ação para arrecadar chocolates em benefício das crianças do CMEI Helena Garanhani Escobal. A ação resultou em 210 caixas de chocolate arrecadadas, beneficiando 205 crianças.

CMEI Helena Garanhani Escobal: oferece Educação Infantil e Especial para aproximadamente 200 crianças matriculadas.

Campanha do Dia das Crianças

Realizada de agosto a outubro, a ação recebeu o engajamento de toda a comunidade escolar para arrecadar brinquedos para presentear crianças em situação de vulnerabilidade social. A campanha finalizou com um total de 300 brinquedos arrecadados, os quais foram embalados e encaminhados à Paróquia São Vicente Pallotti, que posteriormente fez a distribuição para as crianças.

Bom Jesus Carlos Démia | Maringá

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2018

N.º de alunos: 377

Gestor: Denis A. Bosso

Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Família (APMIF) – São Rafael: em atividade desde 2004, tem o objetivo de promover a saúde e garantir os direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social.

Doação de materiais escolares

A iniciativa foi realizada durante a semana cultural e esportiva da Unidade e contou com o engajamento de alunos, de pais e de funcionários. Ao todo, foram arrecadados aproximadamente 1 800 itens de materiais escolares, entre eles: canetas, lápis, lápis de cor, gizes de cera, cadernos, borrachas, tintas guache, réguas, compassos e colas.

Os materiais escolares arrecadados foram encaminhados à Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Família (APMIF) – São Rafael–, beneficiando cerca de 200 famílias cadastradas.

Páscoa solidária

Durante os meses de março e abril, foi realizada uma ação para arrecadar chocolates com o auxílio da comunidade escolar e o apoio do grupo de oração

JUAM RCC de Maringá.

Ao todo, foram arrecadadas 117 caixas de chocolate, as quais foram encaminhadas para a comunidade carente da Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia.

Bom Jesus Santo Antônio | Rolândia

realizadas em prol do Lar dos Idosos Cairbar Schutel

Páscoa solidária

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –desde 2007

N.º de alunos: 428

Gestora: Patrícia Bordim Pinceli

Inspirados pelo significado da Páscoa, os alunos da Unidade participaram de uma ação em que consistia a preparação de alfajores para doação. A iniciativa beneficiou os 30 idosos atendidos pelo Lar dos Idosos Cairbar Schutel.

Doação de lenços umedecidos

Durante o Festival da Primavera, os alunos da Unidade foram incentivados a participar de ações filantrópicas. Por meio dessa proposta, conseguiram arrecadar 400 pacotes de lenços umedecidos para beneficiar os 30 idosos moradores do Lar dos Idosos Cairbar Schutel.

Lar dos Idosos Cairbar Schutel: fundado em 1980, atua no âmbito de acolhimento aos idosos.

Aquecendo novos caminhos

Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, a Unidade realizou uma campanha de arrecadação de calçados. A iniciativa resultou em 87 pares de calçados arrecadados, beneficiando aproximadamente 60 pessoas atendidas pela Sociedade São Vicente de Paulo.

“Ter participado da ação solidária é um sentimento maravilhoso, ajudar o próximo me faz bem e traz paz ao coração. Se cada um fizer a sua parte, teremos um futuro com mais amor e solidariedade.”

Luísa Soares Manganaro, 8 anos –aluna do Colégio Bom Jesus Santo Antônio

Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos): trata-se de uma entidade filantrópica, a qual auxilia famílias por meio social e religioso.

[...] A educação deve contribuir não somente para a tomada de consciência de nossa Terra-Pátria, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania terrena [...].

MORIN, 2000, p.18.

Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário | Paranaguá

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 547

Gestora: Monica Krzyzanovski Pallu

Doação de alimentos

Durante o mês de março, os catequizados promoveram uma iniciativa, a qual teve consonância com o tema da campanha Fraternidade e Fome. Como resultado, arrecadaram cerca de 45 quilos de alimentos não perecíveis, destinados ao

Instituto Peito Aberto. Os itens doados fizeram parte das cestas básicas montadas e distribuídas para as mulheres em tratamento contra o câncer de mama que são atendidas pela instituição.

Instituto Peito Aberto: em atividade desde 2013, oferece auxílio a mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

Iniciativas realizadas em prol do Instituto Palazzolo

Adoce um coração

A Unidade promoveu uma ação com o objetivo de proporcionar a reflexão e a prática da solidariedade. Por meio dessa iniciativa, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – e suas famílias realizaram a doação de caixas de chocolate em sacolas de Páscoa decoradas por eles para serem entregues a famílias carentes da região. Ao todo, foram arrecadadas 221 caixas de chocolate, as quais foram destinadas ao Instituto Palazzolo e posteriormente distribuídas a pessoas assistidas pela entidade.

Campanha do agasalho

Durante o ano, foi realizada uma ação com o apoio da comunidade escolar para a arrecadação de roupas novas e usadas (em bom estado) para doação. A iniciativa possibilitou a entrega de aproximadamente 300 peças de roupas e alguns cobertores ao Instituto Palazzolo, beneficiando ao todo 100 pessoas.

Instituto

Palazzolo: trata-se de uma entidade que presta auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Café social

No mês de novembro, os alunos da Unidade realizaram uma visita ao Asilo São Vicente de Paulo com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição.

Para oferecer uma tarde agradável e especial aos idosos, os alunos organizaram um delicioso café, proporcionando a interação e a troca de experiências entre todos os convidados.

Asilo São Vicente de Paulo: organização, sem fins lucrativos, atuante no acolhimento e no cuidado com os idosos.

[...] Enquanto, na vida quotidiana, somos quase indiferentes às misérias físicas e morais, sentimos a comiseração, a piedade e a bondade, ao ler um romance ou ver um filme. Enfim, podemos aprender as maiores lições da vida: a compaixão pelo sofrimento de todos os humilhados e a verdadeira compreensão [...].

50-51.

MORIN, 2010, p.

Bom Jesus São José | Rio Negro

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

N.º de alunos: 518

Gestora: Sara Cleunice Leite de Moura

Alfabetizando com Amor

O projeto Alfabetizando com Amor foi elaborado com o objetivo de alfabetizar jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino básico. Por meio de aulas ofertadas uma vez na semana, de abril a novembro, quatro estudantes, atendidos pela Fundação Comunitária de Desenvolvimento Integrado do Município de Rio Negro (Fundir), puderam se beneficiar com o projeto de alfabetização.

Inicialmente, as professoras voluntárias do projeto identificaram as principais necessidades de cada aluno e prepararam os métodos adequados para atender às suas demandas. Com base nisso, foram realizadas diversas atividades para estimular a compreensão, a memorização e a aprendizagem.

Ao término do ano, os alunos do projeto já dominavam sílabas e palavras

Em razão dos resultados satisfatórios, esse projeto terá continuidade em 2024.

Fundação Comunitária de Desenvolvimento Integrado do Município de Rio Negro (Fundir): organização social, localizada em Rio Negro (PR), que atua nas áreas de desenvolvimento comunitário e de cuidado ambiental por meio da coleta de materiais recicláveis.

Páscoa solidária

A Unidade realizou uma ação de Páscoa em benefício do CMEI Vila Nova, da Fundir e do Abrigo Institucional Professora Jane Sabino Ferreira. A iniciativa resultou na arrecadação de 205 caixas de chocolate, as quais foram entregues às instituições para a distribuição entre as crianças e famílias.

CMEI Vila Nova: localizado em Mafra (SC), oferece aulas nas seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil e Educação Especial.

Fundação Comunitária de Desenvolvimento Integrado do Município de Rio Negro (Fundir): organização social, localizada em Rio Negro (PR), que atua nas áreas de desenvolvimento comunitário e de cuidado ambiental por meio da coleta de materiais recicláveis.

Abrigo Institucional Professora Jane Sabino Ferreira: instituição que presta assistência social a crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade.

Doação de roupas

Durante o mês de abril, foi realizada uma ação com o objetivo de auxiliar duas crianças acolhidas pelo Abrigo

Institucional Professora Jane Sabino Ferreira – a Casa de Passagem de Rio Negro. Com essa iniciativa, foram arrecadadas e doadas aproximadamente 60 peças de roupas e calçados à instituição.

Abrigo

[...] Estamos, a um só tempo, dentro e fora da natureza. Somos seres, simultaneamente, cósmicos, físicos, biológicos, culturais, cerebrais e espirituais [...].

MORIN, 2010, p. 38.

Institucional Professora Jane Sabino Ferreira: instituição que presta assistência social a crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade.

Prédio Lamenha Lins | Curitiba

Centro de Estudos e Pesquisas, Editora Bom Jesus, Lace Language Center e outros setores administrativos do Grupo Educacional Bom Jesus.

As Unidades Lamenha Lins e Seminário se reuniram em uma campanha para arrecadar chocolates em benefício de instituições carentes, com o objetivo de praticar a solidariedade e a Amorografia. A ação ocorreu durante o mês de março e contou com o apoio de toda a comunidade escolar. Ao todo, foram arrecadadas 472 caixas de chocolate, destinadas ao CMEI Papa João Paulo II, CMEI Sonho Azul e CMEI Genoveva Brenner.

CMEI Papa João Paulo II: atua desde 2010, em Piraquara (PR), oferecendo ensino integral e de contraturno a aproximadamente 300 crianças.

CMEI Sonho Azul: localizado no município de Colombo (PR), oferece aulas de Educação Infantil em período integral a crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

CMEI Genoveva Brenner: em atividade desde 1994, localizado em Colombo (PR), atende crianças de 6 meses a 4 anos de idade.

Campanha do agasalho

Nos meses de junho e julho, a Unidade realizou uma ação em parceria com o Instituto Pró-Renal para arrecadação de agasalhos. Durante o período, foram arrecadadas 187 peças, incluindo roupas, cobertores e calçados. As doações foram destinadas ao bazar solidário do instituto para venda e posterior conversão do valor em recursos para melhoria dos serviços prestados aos pacientes.

Instituto Pró-Renal: fundado em 2004, trata-se de uma instituição, sem fins lucrativos, voltada à pesquisa e ao ensino na área da saúde.

Campanha de Natal

Entre novembro e dezembro, os funcionários da Unidade realizaram uma campanha de Natal em prol do CMEI

Sonho Azul. Durante a ação, uma árvore de Natal foi montada na recepção da Unidade. Na árvore, havia cartas com nomes de crianças para serem escolhidas e presenteadas. Por meio da solidariedade de todos os funcionários, foi possível a entrega de presentes a aproximadamente 100 crianças matriculadas na instituição.

CMEI Sonho

Azul: localizado em Colombo (PR), trata-se de uma instituição pública, a qual atende cerca de 100 crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

Santa Catarina

Bom Jesus Aurora | Caçador

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.º de alunos: 456

Gestor: Cristiani R. B. Subtil

arrecadar litros de leite em benefício do Centro Social Marista Caçador. Durante a ação, foram arrecadados 120 litros de leite, beneficiando ao todo 65 crianças.

Centro Social Marista Caçador: instituição que oferece ensino integral gratuito e realiza projetos com o intuito de auxiliar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

SANTA CATARINA SANTA CATARINA

Visita ao Projeto Pescar

Visando à interação entre os alunos da Unidade e os do Projeto Pescar, foram realizados dois encontros entre os estudantes de ambas as instituições para que pudessem trocar experiências sobre diferentes temas aprendidos em sala de aula, por meio de dinâmicas de socialização.

Projeto Pescar: instituição mantida por uma Fundação desde 1995, a qual investe em programas profissionalizantes visando à capacitação e à transformação da realidade de jovens de regiões carentes.

Bom Jesus Coração de Jesus | Florianópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.º de alunos: 1 040

Gestor: Raphael Branco

Ciências para todos

O projeto foi desenvolvido com o -

mento referente ao componente curricular de Ciências às crianças da creche Irmandade do Divino Espírito Santo (Ides), oferecendo aulas com experiências divertidas e produtivas no laboratório da Unidade.

Durante o ano, 100 crianças da Educação Infantil, de 5 a 6 anos, foram convidadas a participar das aulas no laboratório de Ciências da Unidade. Os encontros aconteceram de março a novembro, duas vezes na semana.

Essa iniciativa colaborou para o desenvolvimento de habilidades sociais, de organização e de criatividade das crianças participantes do projeto.

Irmandade do Divino Espírito Santo (Ides): localizada em Florianópolis (SC), trata-se de uma entidade filantrópica, a qual promove diversos programas sociais de cunho educativo e profissionalizante, buscando o desenvolvimento de crianças e de adolescentes residentes nas comunidades próximas.

“O projeto social do Grupo Educacional Bom Jesus tem como objetivo promover a inclusão educacional e social de crianças de outras instituições de ensino, oferecendo oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, baseada em atividades experimentais realizadas no laboratório de Ciências, contextualizadas e interessantes.

Participar do projeto como educadora é uma experiência gratificante e enriquecedora.”

Dione Barreto Lohn – professora do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus

Páscoa solidária

Aproveitando o momento de partilha representado pela Páscoa, a Unidade realizou uma campanha de arrecadação de chocolates e de alimentos em prol da Casa Lar Semente Viva.

A ação resultou na arrecadação de 150 quilos de alimentos não perecíveis e de diversas caixas de chocolate. Os donativos foram encaminhados à entidade, beneficiando 49 pessoas.

Casa Lar Semente Viva: fundada em 2011, é uma instituição de acolhimento, sem fins lucrativos, com o propósito de retirar crianças e adolescentes em situações de risco ou de vulnerabilidade social.

[...] Ao falar da vida eterna, Jesus utilizou a imagem do banquete (Mt 22,2), mostrando-nos que o desejo do banquete eterno deve se traduzir em atitudes de compromisso com uma sociedade em que o alimento esteja em todas as mesas [...].

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Campanha da Fraternidade 2023: texto-base. Brasília, 2022, p. 7.

Bom Jesus Santo Antônio | Blumenau

e Ensino Médio – desde 1999

N. º de alunos: 2 086

Gestor: Glauco Inocêncio Foltran

Projeto Reforço Escolar

O projeto Reforço Escolar foi realizado em parceria com a Casa de Acolhida São Felipe Neri, visando auxiliar estudantes com dificuldades de aprendizado.

De março a dezembro, a Unidade ofertou aos beneficiários da instituição aulas de reforço no período de contraturno escolar – duas vezes na semana –nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. As reuniões foram ministradas por professores e alunos voluntários.

Com essa iniciativa, 180 crianças e adolescentes puderam ser beneficiados com as aulas de reforço.

Casa de Acolhida

São Felipe Neri: em atividade desde 2015, oferece apoio a crianças e adolescentes, de 5 a 14 anos, durante o período de contraturno escolar. Também promove diversas atividades em benefício de crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, e de grupos familiares.

“O voluntariado dos jovens estudantes quer proporcionar a eles uma maneira diferente de pensar a vida, buscando identificar os valores humanos, éticos e franciscanos, compartilhando alguns momentos de solidariedade à realidade de crianças carentes. Esse envolvimento de nossos jovens tem transformado a maneira de ser e de pensar da sociedade em que vivem, orientando um olhar diferente diante dos estudos e do projeto de vida.”

Marcos Sidney Pereira – professor do Colégio Bom Jesus Santo Antônio

N.º de alunos: 693

Gestor: Francisco Novaes participação da comunidade escolar na confecção de quadradinhos, em que os participantes formaram mantas de tricô. A ideia era de que cada aluno e seus familiares praticassem a solidariedade. Como resultado da ação, foram confeccionadas 15 mantas, todas doadas ao lar de idosos Minha Casa Sua Casa.

Minha Casa Sua Casa: fundada em 2019, trata-se de um lar de repouso para idosos.

Doação de alimentos

A ação foi realizada considerando a reflexão dos alunos a respeito dos desafios enfrentados no mundo para combater a fome. Com base nisso, a comunidade escolar se reuniu para arrecadar alimentos em prol de crianças com restrição alimentar. Por meio da iniciativa, foram arrecadados: 317 litros de leite sem lactose, 9 latas de leite em pó, 69 litros de achocolatado e 1 pacote de macarrão sem glúten.

Os donativos foram encaminhados ao Centro de Referência de Assistência

Social (Cras) Nação Cidadã, para compor as cestas básicas distribuídas a famílias cadastradas no programa.

Centro de Referência de Assistência

Social (Cras) Nação Cidadã: programa mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Uma das principais atribuições do Cras Nação Cidadã é facilitar o acesso das pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social aos programas sociais.

Páscoa solidária

A campanha foi promovida entre março e abril e arrecadou uma grande quantidade de donativos, sendo: 142 caixas de chocolate, 26 barras de chocolate, 3 ovos de páscoa, 11 caixas de wafers, 1 pacote de balas e 93 cestas com doces diversos. Alguns chocolates foram derretidos e transformados em pirulitos, os quais foram distribuídos com os demais doces para a Associação Gabriel Costa Coelho, beneficiando aproximadamente a 60 crianças.

Associação

Gabriel Costa Coelho: entidade que presta auxílio social, abrigo e moradia a crianças em tratamento oncológico e suas famílias.

Centro de Educação

Infantil Mariana Graciola: está em atividade desde 1987, oferecendo Educação Infantil a crianças de 1 a 6 anos.

Apadrinhe uma criança

A campanha foi realizada entre os meses de setembro a outubro em prol de crianças do Centro de Educação Infantil Mariana Graciola. Durante o período, houve a arrecadação de 212 cestas contendo material escolar, garrafinhas, brinquedos e doces. Os presentes beneficiaram 208 crianças.

Natal solidário

Com a proximidade do Natal, a Unidade realizou a campanha em prol das famílias carentes. Com o apoio da comunidade escolar, foi possível doar cestas básicas à casa de repouso para idosos Minha Casa Sua Casa (20 cestas básicas) e ao Lar da Criança Feliz (30 cestas básicas).

A iniciativa beneficiou aproximadamente 50 pessoas.

Casa de repouso para idosos

Minha Casa Sua Casa: em atividade desde 2019, atua com os cuidados e acolhimento a idosos.

Lar da Criança Feliz: em atividade desde 1989, atuando com o acolhimento e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Bom Jesus Diocesano | Lages

N.º de alunos: 867

Gestor: Marcio Batista de Souza

Iniciativas em parceria com o Cras V

Durante o ano, a Unidade desenvolveu diversas iniciativas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social, Cras V.

Ações de recreação

As ações tiveram o propósito de trabalhar a criatividade, concentração e desenvolver as habilidades sociais dos estudantes por meio da musicalização, danças, atividades físicas e jogos. As iniciativas foram realizadas entre abril e setembro e delas participaram, aproximadamente, 20 pessoas.

Ação de Páscoa

Alunos e professores se uniram em uma tarde de brincadeiras, músicas, danças, pinturas e histórias com as crianças assistidas pelo Cras V. Ao final das atividades, foi servido um delicioso lanche a todos os participantes.

Ação do Dia das Crianças

No mês de outubro, a Unidade realizou diversas atividades recreativas em parceria com o Cras V. O objetivo foi comemorar o Dia das Crianças com muitas brincadeiras e diversão. Um total de 70 crianças participaram da ação.

Natal solidário

As crianças assistidas pelo Cras V foram orientadas a escrever uma carta para o Papai Noel. As cartas foram expostas para que os pais dos alunos da Unidade que tivessem contato com elas se solidarizassem com a ação, apadrinhando uma criança. A iniciativa beneficiou cerca de 64 pessoas.

Cras V: órgão público de atendimento, presta assistência social a famílias em situação de vulnerabilidade.

[...] A compreensão mútua entre os seres humanos, quer próximos, quer estranhos, é daqui para a frente vital para que as relações humanas saiam de seu estado bárbaro de incompreensão [...].

MORIN, 2000, p. 17.

Bom Jesus Divina Providência | Jaraguá do Sul

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.º de alunos: 856

Gestora: Simone K. Müller

foram vendidas e o valor obtido beneficiou a Ação Solidária Adventista. Os alunos da Unidade se mobilizaram e divulgaram amplamente a ação em comércio, restaurantes e lanchonetes. Coletores de tampinhas produzidos pelos alunos foram deixados nesses estabelecimentos para facilitar a coleta. A iniciativa culminou com a arrecadação de 120 kg de tampinhas, que, após vendidas, tiverem o montante destinado à compra de insumos para a produção de fraldas geriátricas.

“Gostaria de agradecer aos alunos e profissionais do colégio por tamanha dedicação na arrecadação das tampinhas de plástico. É o segundo ano que firmamos parceria e neste ano tivemos o prazer de receber os estudantes para fabricação do produto. Como o projeto é totalmente voluntário, é muito especial que os alunos tenham doado, além das tampinhas, seu tempo e trabalho.”

Luzia Gardenal – coordenadora do projeto

Ação Solidária

Adventista (ASA): faz parte das atividades missionárias da Igreja Adventista, promovendo ações sociais para auxiliar os menos favorecidos e em situação de vulnerabilidade social.

Doação de alimentos

A Unidade realizou campanhas de arrecadação de alimentos em prol dos mais vulneráveis.

Paróquia São Francisco de Assis

Durante a caminhada de comemoração de 20 anos do Projeto Virtudes e Atitudes, cada família foi instruída a doar alimentos não perecíveis durante o evento. A ação culminou com a arrecadação de 60 kg de alimentos, os quais foram encaminhados à Paróquia São Francisco de Assis para ser doados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Centro de Mediação

Comunitária da Católica de Santa Catarina

A iniciativa foi realizada durante as aulas de Ensino Religioso e contou com a colaboração de pais, alunos e professores. Nessa ação, foram arrecadados 97 kg de alimentos não perecíveis e encaminhados ao Centro de Mediação Comunitária da Católica de Santa Catarina, beneficiando sete famílias de imigrantes.

Centro de Mediação

Comunitária da Católica de Santa Catarina: presta apoio jurídico gratuito à comunidade.

Doação de ração

Promovida durante o mês de julho, a ação foi divulgada pelos alunos da Unidade e contou com a participação da comunidade escolar. Um total de 560 kg de ração foram arrecadados e doados à ONG Gang dos Patinhas Poverellos, beneficiando 67 animais de estimação.

“É muito bonito ver o engajamento dos alunos Bom Jesus e o espírito de solidariedade que contagiou toda a escola. Com a ração arrecadada, conseguiremos sustentar por 45 dias os animais atendidos, o que representa uma economia enorme e que – além de encher a barriga dos nossos patinhas – ajudará a arcar com os custos de outras demandas, como medicamentos e consultas.”

Kelly Puccini – fundadora e administradora da ONG

Gang do Patinhas Poverellos: fundada em 2009, é uma entidade não governamental que age em prol da causa animal, presta assistência a animais abandonados, perdidos e encontrados, além de auxiliar a adoção.

Bom Jesus Pedra Branca | Palhoça

Educação Infantil e Ensino Fundamental – Desde 2018

N.º de alunos: 885

Gestora: Lucinéia Mianis de Carvalho

O projeto consistiu em levar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem nos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa. Para isso, uma professora voluntária e grupos de alunos do 9.º ano da Unidade se mobilizaram para preparar conteúdo e auxiliar os participantes em suas necessidades.

As aulas aconteceram no segundo semestre, uma vez por semana, e beneficiaram 80 crianças e adolescentes assistidas pelo Projeto Dorcas.

Projeto Dorcas: em atividade desde 2013, trata-se de uma instituição privada sem fins lucrativos, a qual presta assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da educação, cultura e esporte.

Acolher de coração

A ação foi promovida pelos alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, os quais se engajaram para arrecadar donativos em prol do Residencial Nossa Senhora da Conceição. Durante o mês de julho, houve a arrecadação de 40 pacotes de fraldas e 21 kits de higiene, que beneficiaram a 18 idosos atendidos pela instituição.

Residencial Nossa Senhora da Conceição: em atividade desde 2018, presta todo auxílio e cuidado com os idosos que são atendidos pela instituição.

Bom Jesus São José | São Bento do Sul

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

N.º de alunos: 310

Gestora: Cristiane de Souza G. Litzinger

Durante o mês de março, a Unidade realizou uma campanha de arrecadação de chocolates. Além de levar o significado especial da Páscoa, o objetivo da ação foi de beneficiar crianças carentes da região. Como resultado dessa ação, 261 caixas de chocolate foram arrecadadas e doadas ao Centro de Educação Infantil (CMEI) Algodão Doce, favorecendo as 186 crianças matriculadas na instituição, e à Paróquia Puríssimo Coração de Maria, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social.

Animais amigos

A Unidade promoveu a ação em parceria com a Associação Protetora de Animais (APA) de São Bento do Sul. A campanha visou a arrecadação de ração para cães e gatos abandonados. Durante os meses de abril e agosto, 255,2 kg de ração foram arrecadados e doados à APA, beneficiando os animais acolhidos com muito amor e carinho pela instituição.

Doação de alimentos

A iniciativa foi resultado de uma reflexão a respeito do tema da Campanha da Fraternidade de 2023: Fraternidade e Fome. Durante a ação, a comunidade escolar foi convidada a participar da arrecadação de alimentos, que obteve 7 kg de café, 68 litros de leite, 59 litros de óleo, 1 kg de arroz e 2 kg de macarrão. Os donativos foram encaminhados à Paróquia Puríssimo Coração de Maria, para fazer parte das cestas básicas doadas às famílias carentes atendidas na região.

APA São Bento do Sul: desde 2007 está à frente da proteção animal, resgatando, cuidando e auxiliando os processos de adoção de cães e gatos.

Paróquia Puríssimo Coração de Maria: tem atendido, em média, 80 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Maio de mãe para mãe

A ação foi realizada no mês de maio e contou com o apoio de toda a comunidade escolar. Durante o período, houve a arrecadação de 91 cremes dentais, 32 escovas de dente, 38 pacotes de absorventes, 6 pacotes de lenços umedecidos, 1 caixa de lenços, 63 sabonetes em barra, 2 sabonetes líquidos, 15 desodorantes, 40 caixas de hastes flexíveis, 8 xampus, 1 condicionador e 3 kits de xampu e condicionador. Os itens foram encaminhados à Pastoral da Criança de São Bento do Sul para a distribuição a 40 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Campanha do agasalho

Realizada no mês de junho, a campanha priorizou a arrecadação de roupas que são menos doadas nesse período do ano. Foram contabilizadas mais de 300 peças, entre roupas intimas infantis e pares de meias novos. Os itens foram entregues à Pastoral da Criança e beneficiou 40 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Pastoral da Criança: organismo de ação social, o qual atua no o desenvolvimento integral das crianças, auxiliando e orientando suas famílias, acompanhando, promovendo campanhas e a luta pelos direitos básicos de todos.

Natal solidário

A campanha em prol de crianças de regiões carentes de São Bento do Sul foi realizada entre novembro e dezembro. Por meio do engajamento da comunidade escolar, houve a arrecadação de diversos brinquedos, novos e usados em boas condições. Os itens seguiram para o Centro de Educação Infantil Neide de Fátima Lobermayer, beneficiando 314 crianças.

Centro de Educação Infantil Neide de Fátima Lobermayer: oferta ensino regular nas modalidades creche e pré-escola.

[...] A fome é também um desafio social, humanitário, uma situação que não se pode deixar de enfrentar, pois a fome de uns [...] onera a todos nós, onera a sociedade inteira [...].

CNBB, 2022, p. 6.

Rio Grande do Sul

Bom Jesus Joana

d’Arc | Rio Grande

N.º de alunos: 610

Gestor: Rodrigo Gularte Lovato

Projeto Erosão e Sustentabilidade

O projeto visou à preservação ambiental e sustentabilidade por meio de atividades práticas oferecidas aos alunos do 6.º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Saldanha da Gama. Durante o primeiro semestre, os professores voluntários abordaram os temas como reciclagem, cuidados com o solo e técnicas de plantio. Além do aprendizado e da conscientização a respeito do uso dos recursos naturais, a iniciativa possibilitou a interação entre os participantes ao proporcionar a criação de laços de amizade. Ao final da ação, os alunos receberam brinquedos confeccionados com materiais recicláveis, feitos por um grupo de estudantes da Unidade.

RIO GRANDE DO SUL RIO GRANDE DO SUL

“Nos encontros com os alunos da turma 63, do 6.° ano da Escola Saldanha da Gama, compartilhamos ótimos momentos de aprendizagem, reflexão e solidariedade. O objetivo da atividade era proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa de aprendizado, além de promover a integração e

A atividade foi extremamente proveitosa, tanto do ponto de vista educacional quanto social. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, o que contribuiu para uma compreensão mais profunda dos temas abordados nas exposições.

Além disso, a atividade estimulou a interação entre os alunos, fortalecendo os laços de amizade e promovendo o trabalho em equipe. Durante as discussões em grupo e no momento de compartilhamento na sala de aula, os alunos mostraram-se engajados e respeitosos, ouvindo atentamente as contribuições de seus colegas e expressando suas opiniões de forma assertiva.

A atividade com a turma 63 da Escola de Ensino Fundamental Saldanha da Gama foi um sucesso. Gostaríamos de agradecer a todos os alunos da turma 63 pelo comportamento exemplar e entusiasmo demonstrados durante a atividade. Agradecemos também aos professores que cederam suas aulas para realização da atividade, bem como à direção da Escola de Ensino Fundamental Saldanha da Gama pelo apoio e disponibilidade.”

Saimon Machado Lopes – professor de Geografia

Estadual de

Fundamental Saldanha da Gama: fundada em 1934, oferece as modalidades de Ensino Fundamental –Anos Iniciais e Finais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Escola
Ensino

Construindo sorrisos

A ação foi desenvolvida em parceria com a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Fraternidade e teve como foco a educação ambiental por meio da reciclagem e reaproveitamento de materiais. Durante os meses de agosto a dezembro, houve o desenvolvimento de diversas atividades que buscaram auxiliar as demandas das crianças matriculadas na instituição, como: confecção de brinquedos e jogos a partir de materiais recicláveis, tarde de histórias e oficinas, além da doação de kits de brinquedos e livros.

A iniciativa fortaleceu laços e incentivou a construção de um mundo melhor e sustentável, contando com a participação de 300 alunos.

Fraternidade –

Municipal de Educação Infantil: fundada em 2016, atende mais de 300 crianças nos turnos manhã e tarde.

Emei
Escola

Inglês na inclusão

O projeto foi idealizado com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento social e cognitivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele foi desenvolvido após reuniões com Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), instituição parceira, em que a Unidade organizou um cronograma de atividades específicas para atender às necessidades dos 14 alunos participantes.

Por meio de aulas ofertadas uma vez por semana, professores e estudantes voluntários se uniram e usaram de muita criatividade na preparação dos temas trabalhados, como encenação de teatro, apresentação de histórias, preparação de receitas e de diversos materiais utilizados nos encontros.

Foram realizadas 15 aulas entre março e junho. Ao final do curso, os participantes puderam entender frases e sentenças simples, além de palavras e objetos do dia a dia.

“No início, a instituição tinha receio em expor seus alunos para o desenvolvimento do Projeto em si, mas ao perceber o que foi realizado e como foi realizado demonstra o quanto sério é o trabalho do Colégio Bom Jesus.”

Patrícia - professora da Apae.

Apae: promove os direitos e a qualidade de vida da pessoa com deficiência, presta assistência social, orientações, atendimento e apoio às famílias.

Ações desenvolvidas em prol dos idosos

As ações foram realizadas em parceria com o Asylo do Rio Grande – Morada das Flores e Residencial Geriátrico Santa Joana Darc. As iniciativas visaram ao desenvolvimento de habilidades sociais e à troca de experiência entre gerações. Para realizar as ações, a Unidade elaborou um cronograma de visitas periódicas às instituições e contou com a sensibilização de professores e alunos voluntários.

Integrando gerações | Asylo Rio Grande – Morada das Flores

Durante os meses de agosto a novembro, foram realizadas diversas oficinas e momentos de recreação, rodas de conversas, comemorações temáticas e atividades físicas, despertando, assim, o respeito, a fraternidade e a compreensão entre jovens e idosos.

Além dos encontros, foram doados seis pacotes grandes de fralda geriátrica e produtos de higiene (papel higiênico, creme dental e xampu) beneficiando 25 pessoas.

Tardes de alegria | Residencial Geriátrico Santa Joana D’Arc

As reuniões aconteceram entre setembro e dezembro e foram realizadas com muita música. Nos encontros, puderam ser desenvolvidas rodas de conversas, produção de artesanatos, trocas de experiência, atividades físicas, oficinas e recreações, sempre com muito amor, alegria e respeito entre as gerações. A ação contou com a participação de 32 idosos.

Asylo do Rio Grande – Morada das

Flores: está em atividade desde 1885, prestando serviços de atendimento e assistência social a pessoas idosas.

Residencial Geriátrico Santa Joana D’Arc: fundado em 2022, presta assistência a pessoas idosas.

Residencial Geriátrico Santa Joana D’Arc.
Asylo do Rio Grande – Morada das Flores.
Residencial Geriátrico Santa Joana D’Arc.

Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida | Venâncio Aires

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 464

Gestora: Inês Bernadete Oliveira Schwertner

A Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de chocolates, e recebeu o apoio de toda a comunidade escolar. Durante a semana da Páscoa, a ação alcançou a quantidade de 3 560 bombons, os quais foram encaminhados à Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, beneficiando 205 alunos.

Escola Estadual de Ensino Médio Crescer: fundada em 1995, conta com mais de 400 alunos matriculados.

Campanha de arrecadação de leite

A iniciativa foi realizada em prol da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires. Por meio do engajamento de alunos da Unidade, houve a arrecadação de 188 litros de leite. Os donativos foram encaminhados à instituição beneficiando 160 pessoas.

Liga Feminina de Combate ao Câncer: trata-se de uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, a qual ampara e presta assistência a pessoas em tratamento contra o câncer.

Campanha do agasalho

A ação foi promovida no mês de julho, por meio da sensibilização da comunidade escolar e resultou na arrecadação de 5 780 peças de roupas.

Os itens foram encaminhados ao Gabinete da Primeira Dama do Município, para serem doados à comunidade carente de Venâncio Aires.

Rainha da Paz | Lagoa Vermelha

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2010

N.º de alunos: 401

Gestora: Marley Oliveira Iglesias Braghirolli

de auxiliar os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino a ter um bom desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As vagas foram divulgadas diretamente nas escolas parceiras e as aulas aconteceram na Unidade do Colégio Bom Jesus, duas vezes na semana, entre maio e outubro.

Os participantes tiveram aulas de Língua Portuguesa, especificamente focadas nas técnicas, dicas e metodologias para escrever um bom texto.

Ao todo, a iniciativa beneficiou 30 estudantes das seguintes instituições:

• Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Argenta;

• Escola Estadual de Ensino Médio Araby Nácul;

• Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy.

Corrente do bem

A iniciativa foi realizada com o apoio da comunidade escolar em prol da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Lagoa Vermelha. Foram arrecadados 300 kg de alimentos não perecíveis, 76 litros de leite e 58 litros de óleo. Todos os donativos foram separados em kits para integrar as cestas básicas doadas às famílias cadastradas.

“Não é somente a pessoa diagnosticada com câncer que está doente, são as famílias dessas pessoas que adoecem, são pessoas carentes, necessitando de apoio, [pois estão] em situação de vulnerabilidade social e pessoal.”

Relato de uma pessoa cadastrada na Aapecan.

A Aapecan está em atividade em Lagoa Vermelha desde 2007 e, por meio de ações sociais, psicológicas, jurídicas, nutricionais e atividades diversas, auxilia as famílias cadastradas na associação.

Doação de kits de higiene

A ação foi desenvolvida pelos alunos do 7.º ano da Unidade, que se sensibilizaram e promoveram uma ação na qual arrecadaram 50 kits de higiene pessoal, contendo escova de dente, creme dental e sabonete. Após montados, os kits foram doados à Pastoral Carcerária de Lagoa Vermelha.

Pastoral Carcerária: por meio da fé, promove a conscientização e a dignidade da pessoa em privação da liberdade.

Solidariedade

A campanha foi realizada em parceria com a Unidade Bom Jesus São Miguel, Arroio do Meio, para arrecadação de itens de higiene pessoal e de limpeza em prol das famílias atingidas pelas fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul, no mês de setembro. Por meio da solidariedade de alunos, pais e funcionários, foram enviados à Unidade 159 unidades de desinfetante; 99 litros de detergente; 96 litros de água sanitária; 161 unidades de creme dental; 198 unidades de sabonete; 75 kg de sabão em pó; 107 unidades de xampu e condicionador; 46 pacotes de fralda; 474 rolos de papel higiênico; 10 pacotes de absorvente higiênico; lenço umedecido; além de doações de roupas e calçados de diferentes tamanhos.

Os itens foram distribuídos de acordo com a demanda das famílias.

Bom Jesus São José |

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 605

Gestora: Clair Eva Coloniezzi Erthal

O projeto foi realizado em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecy Sá Brito. A iniciativa teve o propósito de auxiliar os alunos dos 8.º e 9.º anos a superar as dificuldades de aprendizado dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. A Unidade ofertou aulas no contraturno escolar, uma vez por semana, de agosto a novembro, com a supervisão de professores e a participação de estudantes voluntários.

Durante o período, foram feitas revisões dos conteúdos, reforço dos temas estudados e dinâmicas para a memorização, além da troca de experiências, da promoção de momentos de interação entre o grupo e do estímulo aos estudos.

No encerramento do projeto, todos os envolvidos participaram de um café promovido como forma de agradecimento pelas experiências e pelos laços de amizade criados em 2023.

Escola Municipal de Ensino Fundamental

Cecy Sá Brito: conta com mais de 180 alunos matriculados. Oferece a modalidade de ensino regular, nas etapas Infantil e Fundamental.

Doação de material escolar

Promovida pela Unidade no mês de março, a ação contou com a participação de toda comunidade escolar na arrecadação de materiais escolares destinados a crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Foram arrecadados lápis, cadernos, borrachas, lápis de cor, estojos, réguas, mochilas e livros. Com os itens angariados, foi possível formar 50 kits, possibilitando que os estudantes beneficiados tivessem acesso aos materiais básicos necessários para a prática escolar dentro e fora da sala de aula.

Os donativos foram entregues à Secretaria Municipal da Habitação e Regularização Fundiária para a devida distribuição.

Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária: responsável por planejar e executar políticas públicas no município.

Doação de suplementos alimentares

A iniciativa foi realizada por um grupo de alunos da Unidade, os quais arrecadaram 15 latas de complemento alimentar senior e 15 caixas de suplemento nutricional a base de soja e mix de fibras. Esses suplementos alimentares são de grande importância para pacientes em tratamento contra o câncer. Os itens foram encaminhados à Liga Feminina de Combate ao Câncer, que auxilia em média 80 pessoas que estão no processo de tratamento.

Liga Feminina de Combate ao Câncer: fundada em 1954, trata-se de uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, a qual ampara e presta assistência a pessoas em tratamento contra o câncer.

Campanha do agasalho

Doação de cobertores

Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, a Unidade realizou a ação para arrecadar cobertores em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade ou desabrigadas. A ação resultou na arrecadação de 23 cobertores, os quais foram doados à instituição Rede do Bem, responsável pela distribuição deles.

Doação de roupas

No segundo semestre, foi realizada a segunda edição da campanha de arrecadação, dessa vez, de vestuário. A campanha angariou cerca de 120 peças de roupas. Os itens foram encaminhados à direção da Escola Municipal Dom Henrique Gelain, para serem distribuídas entre as famílias carentes da região.

do Bem: surgiu em 2020, em meio à pandemia, com a missão de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social.

Rede

Páscoa solidária

A iniciativa aconteceu após a reflexão do significado tão especial dessa data, e contou com a colaboração de toda a comunidade escolar. Durante o mês de março, foram arrecadadas 163 caixas de chocolate, que foram o presente de Páscoa de 150 pessoas atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Vacaria.

Apae Vacaria: localizada no Centro de Vacaria, está em atividade desde 1964. Promove os direitos e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, presta assistência social, orientações, atendimento e apoio aos familiares deles.

Bom Jesus São Miguel | Arroio do Meio

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 302

Gestora: Maria Cristina Gonzatti

qualidade de vida dos idosos por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer.

Nos cinco encontros promovidos, os idosos foram recepcionados com um delicioso café, participaram de manhãs de jogos, assistiram a uma peça de teatro encenada pelos estudantes, trocaram experiências em rodas de conversas e receberam convites para participar de uma festa junina na Unidade.

Na última reunião, aconteceu uma mostra de conhecimento e todos puderam conhecer o trabalho feito pelos alunos.

As ações beneficiaram um total de 100 pessoas.

“Recebi um convite do Colégio Bom Jesus para participar de uma Festa Junina com apresentações do 3.º [ano do Ensino] Médio. Foi uma tarde diferente, muito divertida, com colegas e amigos, onde teve casamento caipira, danças, comes e bebes. Fico agradecida pela bela tarde que tivemos. Obrigada.”

Ivete Suing – participante

Bom Jesus Sévigné | Porto Alegre

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 499

Gestora: Jaqueline Braz de Lima

Alunos e professores da Unidade participaram de uma iniciativa para a montagem de uma brinquedoteca no Colégio Estadual Paula Soares. Engajados com a causa, os voluntários limparam a sala escolhida e organizaram prateleiras no espaço destinado aos momentos de brincadeiras e lazer dos pequenos.

Ao fim da ação, diversos brinquedos foram arrecadados e doados à instituição, beneficiando 18 crianças.

Colégio Estadual Paula Soares: fundada em 1927, oferece a modalidade de ensino regular. Tem mais de 700 matriculados, divididos em Anos Iniciais, Finais, Ensino Médio e Educação Especial.

Iniciativas realizadas em prol da Casa de Apoio

Madre Ana

Páscoa solidária

Promovida durante o mês de março, a campanha contou com o apoio de toda a comunidade escolar na arrecadação de chocolates e doces para montar cestinhas de Páscoa. Os voluntários da Unidade confeccionaram 15 cestinhas com os itens arrecadados. As cestas foram doadas à Casa de Apoio Madre Ana, beneficiando 50 pessoas.

Festa Julina

Os alunos da Unidade se engajaram na preparação da Festa Julina para as crianças da Casa de Apoio Madre Ana. Os convidados puderam desfrutar de uma tarde com muita brincadeira e diversão.

Casa de Apoio Madre Ana: oferece auxílio, acolhimento e estadia a adultos e crianças transplantados, com doenças cardíacas, tratamento contra o câncer e outros.

Ação em prol do Hospital Santa Casa de Misericórdia

Os alunos da Unidade participaram da ação levando brinquedos, materiais para desenhos, pinturas e demais atividades de recreação. Dessa maneira, foi possível distrair e alegrar as crianças enquanto aguardavam atendimento.

Santa Casa de Misericórdia: localizada em Porto Alegre, é referência brasileira em procedimentos de alta complexidade. Disponibiliza serviços de urgência, emergência, consultas ambulatoriais em diversas áreas.

[...] Cada um deve estar plenamente consciente de que sua própria vida é uma aventura, mesmo quando se imagina encerrado em uma segurança burocrática; todo destino humano implica uma incerteza irredutível, até na absoluta certeza, que é a da morte, pois ignoramos a data [...].

MORIN, 2010, p. 63.

São Paulo

Bom Jesus Externato | Pindamonhangaba

e Ensino Médio – desde 2012

N.º de alunos: 402

Gestora: Alessandra Padilha Cesar Openheimer da Silva

Iniciativas promovidas em prol do Lar São Judas Tadeu

Horta solidária

Alunos da Unidade receberam instruções e plantaram algumas mudas de hortaliças. Eles também cuidaram diariamente do cultivo delas. Por fim, colheram-nas e as doaram para o Lar São Judas Tadeu, instituição parceira.

SÃO PAULO SÃO PAULO

Mãos solidárias

Após a reflexão sobre os cuidados com os recursos naturais e sustentabilidade, os alunos receberam um vídeo, preparado por uma professora, sobre como desenvolver sabão de erva-doce. Eles desenvolveram a atividade com as famílias e produziram 34 litros de sabão, que foram doados às famílias atendidas pelo Lar São Judas Tadeu.

Páscoa solidária

A ação foi realizada de março a abril e recebeu todo o apoio da comunidade escolar. Os chocolates arrecadados beneficiaram um total de 100 crianças e adolescentes assistidos pelo Lar São Judas Tadeu.

Campanha do agasalho

Promovida durante os meses de maio e junho, a iniciativa contou com o engajamento da comunidade escolar para a arrecadação de roupas de inverno.

A ação arrecadou 180 peças. Os itens foram doados para o Lar São Judas Tadeu, que os encaminhou para as crianças e para os adolescentes atendidos pela instituição.

Dia das Crianças

A Unidade realizou uma campanha de arrecadação de brinquedos com o objetivo de deixar ainda mais alegre e divertido o dia das crianças assistidas pelo Lar São Judas Tadeu. A ação contou com o engajamento da comunidade escolar, beneficiando cerca de 100 crianças.

Natal solidário

A iniciativa contou com o apoio da comunidade escolar, a qual se solidarizou e escolheu uma carta com o nome, a idade e a numeração de roupas e calçados de uma criança. Dessa forma, os presentes arrecadados foram encaminhados ao Lar São Judas Tadeu, beneficiando 85 crianças.

Lar São Judas Tadeu: fundado em 1947, atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar, oferecendo diversas atividades nos âmbitos da educação, cultura e esporte.

Campanha de Arrecadação

Litoral Norte

A iniciativa foi realizada durante os meses de fevereiro e março, e teve como objetivo agir em prol das famílias atingidas pelas fortes chuvas no litoral Norte do estado de São Paulo. Os itens arrecadados foram encaminhados às instituições Sede do Fundo Social de Solidariedade, Fábrica da Solidariedade e Vila dos Afetos para a distribuição.

“Ficamos felizes com as doações e a ajuda da comunidade de Pindamonhangaba é de grande importância para as famílias desabrigadas.

Nós temos a ajuda do Governo do Estado que envia um caminhão para recolher as doações nos diversos municípios e entregam para as famílias. Nós selecionamos o que eles estão necessitando mais no momento!”

Ezequiel Tomé – assistente social

Tampinha legal

A ação foi realizada em prol de uma criança, moradora de Pindamonhangaba, diagnosticada com a Síndrome do Cromossomo X, uma doença que pode causar o comprometimento cognitivo em diferentes níveis. A campanha consistiu em arrecadar tampinhas de plástico e vendê-las para instituições responsáveis, obtendo renda para auxiliar nos custos com o tratamento do paciente.

Bom Jesus Itatiba

brincadeiras

Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2004

N.º de alunos: 187

Gestor: Rodrigo Ribeiro de Carvalho

A iniciativa foi realizada com o objetivo de levar diversão e momentos de distração para as crianças do Cemei Irene Araújo de Camargo Pires Fumach. Os encontros aconteceram com muitas brincadeiras, atividades lúdicas e artísticas, alfabetização e muita música. Ao todo, 50 crianças participaram da ação.

Cemei Irene Araújo de Camargo Pires Fumach: fundada em 2020, atende cerca de 100 crianças.

Campanha de arrecadação de leite

A ação foi promovida pela Unidade, em parceria com o Projeto Ritmos, o qual faz apresentação de danças e diversas coreografias. O ingresso foi a doação de 1 litro de leite. Dessa forma, a ação beneficiou aproximadamente 50 pessoas atendidas pela instituição.

Campanha do agasalho

A campanha se iniciou na feira cultural BJ Comic. Durante o mês de maio, com a ajuda da comunidade escolar, foram arrecadadas cerca de 200 peças de roupa, como calças, blusas, jaquetas, moletons, camisas, casacos e mantas. Os itens passaram por uma triagem para garantir a higienização necessária e, depois, foram encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade para realizar as doações.

Fundo Social de Solidariedade: trata-se de um órgão do setor público responsável pela organização e promoção de campanhas em prol da comunidade.

Festa Junina Solidária

A Unidade realizou a Festa Junina e solicitou, como ingresso solidário, 1 litro de qualquer produto para limpeza. A campanha resultou na arrecadação de 20 unidades de detergente, 3 caixas de sabão em pó e 6 unidades de desinfetante, além de 10 sabonetes e 6 caixas de creme dental. Os itens foram encaminhados ao Lar Itatibense para contribuir com a higienização do local, beneficiando cerca de 50 pessoas atendidas pela entidade.

Lar Itatibense: fundado em 1952, atua com o acolhimento institucional de crianças e adolescentes da região de Itatiba.

[...] os conhecimentos fragmentados só servem para usos técnicos. Não conseguem conjugar-se para alimentar um pensamento capaz de considerar a situação humana no âmago da vida, na terra, no mundo,

e de enfrentar os grandes desafios de nossa época [...].

MORIN, 2010, p. 17.

Bom Jesus São José São Bernardo do Campo Ações desenvolvidas em prol da Casa da Criança

Menino Jesus

Páscoa solidária

A campanha foi realizada com a colaboração da comunidade escolar. Ao final, contou com a arrecadação de 60 caixas de chocolate. Os itens foram encaminhados para a Casa da Criança Menino Jesus, beneficiando 30 crianças.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.º de alunos: 335

Gestor: Maria do Carmo Fogaça dos Santos

Campanha de conscientização

A ação teve a finalidade de conscientizar os pais sobre o papel deles na sociedade e na educação dos filhos. Os professores voluntários da Unidade ofereceram duas palestras e abordaram temas como o trabalho e a figura feminina na sociedade, qualidade de vida e formas de combate à violência. A iniciativa foi acompanhada por 30 famílias.

t o kc

Dia das Crianças

A Unidade convidou os alunos da Casa da Criança Menino Jesus para participar de uma tarde de festa e muitas brincadeiras em comemoração a essa data. Ao todo, 30 crianças foram beneficiadas com a iniciativa.

“Estou encantada com a sua escola. A sua presença durante o evento junto com o professor. Que encanto esse professor, as palavras dele, as coisas que ele fala é por experiência como pai, achei muito forte. As pessoas que participaram, gostaram muito. Que Deus abençoe a todos vocês, nossos agradecimentos.”

Irmã Delva – responsável pela instituição

“Os alunos que, de forma espontânea, participaram da recepção, acolhimento e planejamento das propostas para receberem as crianças da Creche Casa do Menino Jesus, se emocionaram com a chegada das crianças, que logo os acolheram com uma canção de gratidão por serem recebidos em nossa escola. A cada abraço, a cada vínculo que era formado, os jovens do Ensino Médio se envolviam com mais intensidade, vivenciando a realização e sentimento de plenitude, na prática do amor fraterno. Foi uma tarde produtiva e inspiradora.”

do Carmo – gestora da Unidade

Maria

Casa da Criança Menino Jesus: fundada em 1971 com o objetivo de cuidar das crianças de famílias operárias, a instituição passou por algumas reestruturações, adquiriu novas instalações e aumentou a capacidade de atender as crianças matriculadas na Educação Infantil.

Campanha de arrecadação e doação de alimentos

A iniciativa foi realizada em prol de famílias de imigrantes e recebeu o apoio de toda a comunidade escolar. A campanha arrecadou 60 kg de alimentos (feijão, açúcar, óleo, arroz, macarrão, sal, café, farinhas, farofas e molhos).

Os donativos foram encaminhados à Pastoral da Promoção Humana da Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, a qual efetuou as entregas.

Bom Jesus Vicente Pallotti | São Paulo

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.º de alunos: 428

Gestora: Regina Maria de Guido

Portuguesa

O projeto foi idealizado com o objetivo de auxiliar crianças em idade escolar com dificuldades de aprendizado da Língua Portuguesa e estrangeiros com necessidade de aprender o nosso idioma. Por meio da parceria com o Centro Cultural São Pedro, foi possível a realização das aulas semanais ministradas por uma professora convidada pela Unidade.

Um total de três pessoas participaram das atividades.

Centro Cultural São Pedro: em atividade desde 2022, oferece diversas atividades voltadas à cultura, educação, artes, entre outras.

Passos de amor

A ação foi realizada com o objetivo de ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas no litoral Norte do estado de São Paulo. Por meio do engajamento de toda a comunidade escolar, houve a arrecadação de 320 pares de calçados. Todos os itens foram devidamente higienizados e encaminhados ao departamento social do Sport Club Corinthians Paulista, o qual fez o transporte e a entrega das doações.

Páscoa solidária

A iniciativa contou com o apoio de toda a comunidade escolar para deixar a Páscoa de muitas famílias ainda mais alegre. Foram arrecadadas 200 caixas de chocolate, as quais foram encaminhadas às seguintes instituições: Lar da Criança Ninho da Paz, Lar das Mãezinhas, Creche Raio de Sol, Casa de Repouso Aconchego.

Lar da Criança Ninho da Paz: trata-se de uma organização não governamental, fundada em 1984, a qual presta atendimento a jovens e adultos com deficiência.

Lar das Mãezinhas: fundado em 1971, atua com assistência a idosos e deficientes físicos.

Casa de Repouso Aconchego: atua com assistência a idosos.

Campanha de arrecadação de alimentos e

produtos de higiene

A campanha foi realizada em prol das pessoas que vivem em situação de rua. Por meio do engajamento da comunidade escolar, foi possível arrecadar, aproximadamente, 200 kg de alimentos e produtos de higiene. Os itens foram encaminhados ao Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) – Ação Social Franciscana para doação.

[...] A verdadeira tolerância não é indiferente às ideias ou ao ceticismo generalizados. Supõe convicção, fé, escolha ética e ao mesmo tempo aceitação da expressão das ideias, convicções, escolhas contrárias às nossas [...].

MORIN, 2000, p. 101-102.

Rio de Janeiro

Bom Jesus Canarinhos | Petrópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1998

N.º de alunos: 634

Gestor: Anderson Stumpf

desenvolver as habilidades dos alunos, em sua maioria com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio de pesquisas e aulas práticas, os alunos do 1.o ano do Ensino Médio, unidos a uma turma da Escola Estadual Paulo Freire, aprenderam a plantar e a cultivar hortaliças, as quais foram utilizadas nas refeições preparadas na instituição.

A iniciativa contou com aulas semanais, durante os meses de setembro a novembro, e beneficiou oito pessoas.

Escola Estadual Paulo Freire: oferece as modalidades de ensino regular e EJA, além da Educação Especial.

RIO DE JANEIRO

Programa de Habilidades

Socioemocionais

A ação foi desenvolvida com o objetivo de orientar os alunos quanto às consequências do alcoolismo e da drogadição. Por meio de palestras realizadas entre junho e outubro, foi possível apresentar o Programa de Habilidades Socioemocionais, utilizado pelos alunos da unidade, e adaptá-lo aos estudantes do 7.º ano da Escola Municipal Professora Maria Campos da Silva. Houve um espaço para troca de experiências considerando diferentes pontos de vista.

Em cada encontro, foi trabalhado um tema, como tomada de decisões; pensar no futuro; resistir à pressão dos pares e os estilos de comunicação. Ao final da ação, os participantes encenaram o que aprenderam durante o programa.

Municipal Professora Maria Campos

Silva: localizada no Centro de Petrópolis, oferece as modalidades de ensino regular e EJA.

Escola
da

[...] uma das vocações essenciais da educação do futuro será o exame e o estudo da complexidade humana. Conduziria à tomada de conhecimento, por conseguinte, de consciência, da condição comum a todos os humanos e da muito rica e necessária diversidade dos indivíduos, dos povos, das culturas, sobre nosso enraizamento como cidadãos da Terra [...].

MORIN, 2000, p. 61.

Bom Jesus Menino Jesus | Petrópolis

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 2016

N.º de alunos: 761

Gestora: Gabriela Peçanha Muller

Com a chegada da Páscoa, a Unidade promoveu uma campanha com o objetivo de espalhar o sentimento de fraternidade entre os alunos. Por meio do engajamento da comunidade escolar, foi possível a arrecadação de 300 caixas de chocolate. Os itens foram separados em kits pelos estudantes e encaminhados à Escola Municipal Abelardo de Lamare, beneficiando um total de 240 crianças.

Além das arrecadações, foi realizada uma atividade que uniu professores e alunos na preparação de corações de chocolate, resultando em 60 pacotes com várias unidades do produto. Os doces foram doados a 45 crianças do Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças.

Escola Municipal Abelardo de Lamare: localizada em Caxambu, oferece a modalidade de ensino regular.

Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças: fundado em 1957, atua com o Acolhimento Institucional de crianças na idade de 0 a 12 anos.

Vivendo a leitura

A iniciativa foi desenvolvida com o propósito de incentivar a leitura, possibilitando reflexões a respeito das mudanças de pensamentos e de hábitos por meio da interpretação das obras lidas. A ação resultou na realização de uma campanha de arrecadação de livros pela Unidade, que obteve 100 exemplares. Os itens foram doados ao projeto Não Morro sem Ler, localizado na comunidade do Quitandinha.

GeorgeRudy|Shutterstock

Saúde para todos

A Unidade contou com o apoio da comunidade escolar para a arrecadação de kits de higiene. A campanha alcançou um total de 280 kits, os quais foram encaminhados ao Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, beneficiando 30 pessoas.

Lar de Crianças

Nossa Senhora

das Graças: fundado em 1957, atua com o Acolhimento Institucional de crianças na idade de 0 a 12 anos.

Bom Jesus São José | Petrópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.º de alunos: 599

Gestor: Nilson Fernando Tassi de Macedo

inclusivas e a experiência do trabalho voluntário. De maio a novembro, foram promovidos cinco encontros entre os estudantes da Escola Municipal Paulo Freire e os alunos do Ensino Médio da Unidade.

Durante as aulas, as professoras e os alunos voluntários organizaram diversas atividades recreativas, lúdicas, de culinária e sessão de cinema, todas realizadas com o objetivo de estimular o desenvolvimento das habilidades individuais dos alunos com deficiência.

Os encontros foram muito produtivos e acolhedores para todos os participantes.

Durante a última aula do projeto, como forma de gratidão pelas experiências enriquecedoras e os laços de amizade estabelecidos no ano de 2023, foram entregues cerca de 150 panetones, cartas e biscoitos natalinos à instituição, a qual retribuiu as doações com um café oferecido aos beneficiados.

Escola Municipal Paulo Freire: localizada no Centro de Petrópolis, oferece as modalidades de ensino regular e EJA. Trabalha com a Educação Especial para alunos do Ensino Fundamental –Anos Iniciais.

Calçando sonhos

A Unidade realizou uma campanha de arrecadação de calçados em prol de jovens e crianças participantes do Projeto Skate For Fun. Por meio da união da comunidade, foi possível a arrecadação de 60 pares de tênis e sapatos, usados e em bom estado de conservação, que foram distribuídos aos participantes do projeto.

Projeto Skate For Fun: foi criado em 2020 com o objetivo de promover o esporte e a mudança de hábito na vida de jovens e crianças moradores da Comunidade Oswaldo Cruz, em Petrópolis.

Páscoa solidária

A campanha visou à sensibilização e à solidariedade da comunidade escolar com as crianças carentes em uma data muito significativa. Como resultado, foram arrecadados kits de lanches e 630 barras de chocolate. Por meio do auxílio de voluntários, as doações foram distribuídas às seguintes instituições: Centro de Educação Integral (CEI) Giuseppe Neva Volonterio, Recanto da Terceira Idade, Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, Escola Municipal Jandira Peixoto Bordignon e Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes – Assistência Social –Projeto Gente Viva. Durante a entrega dos donativos, os estudantes realizaram diversas atividades para alegrar ainda mais o dia.

Centro de Educação Integral (CEI) Giuseppe Neva Volonterio: a instituição oferta Educação Infantil a crianças de 0 a 5 anos de idade. Conta com 60 matriculados.

Recanto da Terceira Idade: localizada no Centro de Petrópolis, está em atividade desde 2008, prestando cuidado e assistência a idosos.

Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo: fundada em 1871, visa ao desenvolvimento educacional, social e cultural exclusivamente a meninas carentes.

Escola Municipal Jandira Peixoto Bordignon: conta com mais de 500 alunos matriculados, ofertando Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio, Educação Especial e Educação Infantil.

Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes – Assistência Social – Projeto

Gente Viva: mantido pelo Sefras – Assistência Social Franciscana –, trata-se de um trabalho de cunho pedagógico e de assistência social, voltado a crianças e adolescentes (4 a 18 anos) e suas famílias.

“Nós somos muito gratos a vocês por conduzirem a juventude e seus familiares para ações de solidariedade e, mais do que isso, proporcionar aos jovens estarem em realidade diferente do que é comum”.

Frei Franklin Matheus da Costa, OFM - r4 anos

Inverno solidário

A campanha foi realizada entre os meses de junho e julho com o objetivo de arrecadar alimentos e agasalhos de inverno. Por meio do engajamento da comunidade escolar, foi possível arrecadar mantimentos como arroz, feijão, pó de café, farinha de trigo, açúcar, óleo, biscoito, leite, macarrão, entre outros.

Os itens foram separados e organizados em 28 cestas básicas. Houve também a arrecadação de uma grande quantidade de roupas e cobertores, todos entregues ao Sefras – Serviço Franciscano de Convivência da Criança e do Adolescente – Gente Viva, para ser distribuído corretamente à população.

[...] O desenvolvimento anterior das disciplinas científicas, tendo fragmentado e compartimentado mais e mais o campo do saber, demoliu as entidades naturais sobre as quais sempre incidiram as grandes interrogações humanas: o cosmo, a natureza, a vida e, a rigor, o ser humano [...].

MORIN, 2010, p. 26.

Doação de leite e fraldas

A Unidade realizou uma campanha de arrecadação de leite e fraldas em prol do Projeto Reage Mãe. Por meio do apoio e da solidariedade da comunidade escolar, a ação arrecadou 96 latas de leite em pó e mais de 1 000 fraldas descartáveis. Os mantimentos foram encaminhados ao ponto de encontro da instituição, a qual fez a distribuição entre as mães e gestantes cadastradas. Durante a entrega, os voluntários participaram de palestra e troca de experiências.

“Agradeço ao colégio Bom Jesus por mostrar aos alunos que existem realidades diferentes. Agradeço aos alunos por participarem deste momento conosco e agradeço em nome de todas as mamães pela iniciativa do colégio. Espero que possamos fazer mais parcerias em outros momentos. Além das fraldas e do leite que vão nos ajudar muito, estamos com as portas abertas para conversar e receber todo carinho que chega para nós das mais diversas formas. Sintam-se à vontade para nos visitar quando quiserem.”

Daniela de Freitas –responsável pelo projeto

Reage Mãe: em atividade desde 2018, trata-se de uma casa de acolhimento a gestantes e puérperas. Atualmente tem 300 mulheres cadastradas.

Conveniadas

Bom Jesus

O Bom Jesus atende, gratuitamente, três escolas conve niadas e oferece sua proposta pedagógica a elas. A inicia tiva atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Finais. Além do usufruto dos planos curriculares, dos encaminhamentos, dos projetos, das avaliações e das doações de materiais, as escolas conveniadas também podem solicitar uma consultoria que avalie aspectos gerenciais, financeiros e tecnológicos. Esse trabalho é realizado por profissionais da área de negócios e desenvolvido por consultores internos na própria escola. Depois, há o acompanhamento periódico feito em visitas, por telefone, teleconferência e e-mail

O Educandário Santo Antônio de Bebedouro está localizado no interior de São Paulo. A instituição foi fundada em 1958 por frades franciscanos vindos da Itália e faz parte da obra social da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus. Trata-se de uma entidade civil, sem fins lucrativos.

A entidade está há mais de 60 anos trabalhando pela garantia dos direitos sociais e fundamentais da criança e do adolescente e de suas famílias. Atualmente, o Educandário atende gratuitamente crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Além de assistir crianças e adolescentes, a entidade oferece auxílio às suas famílias, promovendo fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o desenvolvimento pessoal e social. Durante todos esses anos, por meio do carisma e da pedagogia franciscana e sua proposta de intervenção, o Educandário tem contribuído para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano do município.

Centro de Educação Infantil Junshin

Desde sua fundação, em 1984, a Escola Junshin, localizada em Curitiba (PR), adota um modelo educacional pautado nas virtudes de Maria – caridade, pureza, mansidão, humildade e obediência –, tendo como diferencial o contato com a cultura japonesa, que é feito por meio da escrita, da música, da dança, do teatro, de comidas típicas, entre outros elementos culturais nipônicos. A escola atende crianças a partir dos 4 meses até os 5 anos de idade. Além disso, no contraturno, são ofertados aos adolescentes cursos de língua japonesa, que abordam a sua escrita e leitura. Há ainda o desenvolvimento de gincanas, campeonatos, práticas esportivas, entre outras atividades – todos relacionadas à cultura japonesa.

Centro de Educação

João Paulo II

O Centro de Educação João Paulo II, localizado no município de Piraquara (PR), é uma organização privada sem fins lucrativos. Criada em 2010, a instituição busca proporcionar melhor qualidade de ensino para crianças de baixa renda. A escola, construída com a ajuda de voluntários e de doadores, atende crianças de 4 a 10 anos de idade, em período integral e em regime de contraturno. A Unidade oferece Educação Infantil, no período integral, e aulas de Língua Portuguesa e de Matemática para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, além de outras modalidades, como esporte, dança, arte, teatro, música e literatura, no contraturno.

Capacitação –Convênio social

No ano de 2024, o Grupo Educacional Bom Jesus oferecerá cinco capacitações via Google Meet, cujo objetivo é fornecer subsídios e esclarecimentos a respeito de assuntos relevantes da área da educação, bem como materiais de apoio para leitura e aprofundamento no tema abordado, além de acesso às gravações de cada encontro, caso algum interessado não consiga participar ao vivo.

O público-alvo são professores e gestores da Educação Infantil ao 9.º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais – das seguintes instituições: Junshin, de Curitiba (PR); Centro de Educação João Paulo II, de Piraquara (PR); Escola Municipal Professora Clair do Rocio Sandri, de Almirante Tamandaré (PR); Educandário Santo Antônio, de Bebedouro (SP) e Escola Ana Maria Rivier, de Abadiânia (GO).

Destaques e reconhecimentos

Bom Jesus São Vicente, em Araucária, ganha selo de Empresa Socialmente

Responsável

FAE São José dos Pinhais ganha selo de Responsabilidade Social da Abmes

O prêmio é uma maneira de destacar as instituições que, em 2023, realizaram ações de solidariedade junto à comunidade do município de Araucária, Paraná.

A certificação reconhece instituições particulares de Ensino Superior que desenvolvem ações em prol do bem-estar social e desenvolvimento sustentável. Em 2023, o reconhecimento ocorreu, em especial, pela ação de revitalização da Praça do Rotary.

Missão

Educar para a promoção de uma sociedade justa, sustentável e feliz.

Visão

Ser reconhecida nacionalmente pela excelência na formação de lideranças éticas e comprometidas com a inovação empreendedora e sustentável.

Mensagem do reitor

Em 2023, ao celebrarmos os 66 anos da FAE Centro Universitário, reforçamos nosso compromisso com a educação de qualidade, que se reflete nas conquistas que obtivemos ao longo do ano. Mais que festejar a nossa própria história, comemoramos as transformações que a educação fez e faz nas vidas de nossos alunos.

Nesse ano, os jubileus de ouro dos cursos de Ciências Econômicas e Administração marcaram nosso legado. Ao comemorarmos 50 anos dessas graduações, refletimos não apenas a respeito da passagem do tempo, mas também sobre a sólida tradição de excelência que esses cursos incorporaram ao longo de décadas.

Nosso curso de Direito foi destaque em 2023, com o reconhecimento da OAB Nacional pelo expressivo número de aprovações no Exame da Ordem e a nota do curso no Enade. Outra conquista foi o 2.º lugar na Competição Brasileira de Arbitragem (Camarb), que retrata a qualidade do nosso corpo docente e a dedicação e habilidade de nossos estudantes. Também fomos o primeiro centro universitário a receber a visita pioneira dos representantes da Escola de Prerrogativas da OAB Paraná, para familiarizar os futuros operadores do Direito com as prerrogativas dos advogados. Para nós, é o reconhecimento de nossa excelência pelo órgão regulador.

Fomos nota máxima (5) do MEC no curso de Negócios Digitais, enquanto as graduações em Direito e em Psicologia se destacaram como as melhores no Enade 2022. Além disso, fomos novamente reconhecidos como o melhor centro universitário do Paraná pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. É um incentivo e uma motivação para nossa busca diária pela excelência.

Em consonância com as demandas do mercado, expandimos nossa oferta acadêmica para 2024 e lançamos três novos bacharelados no campus de Curitiba:

Mercado Financeiro, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.

Em São José dos Pinhais, ampliamos a atuação ao oferecer o tão esperado curso de Psicologia e o turno matutino para os cursos de Direito e de Administração. Ampliação importante que se soma à entrega da obra do novo prédio da FAE na cidade, com estrutura completa para receber nossos novos alunos.

As edições da Feira de Profissões FAE 360 em Curitiba e, pela primeira vez, em São José dos Pinhais reforçaram nosso compromisso de orientar os jovens a respeito das oportunidades que oferecemos em cursos de graduação.

Eventos significativos, como o FAE Completa e o 3.º Congresso Brasileiro de Psicologia (CBPSI), geraram amplos espaços para debates e troca de experiências sobre temas importantes que conectaram nossos alunos a profissionais renomados, o que amplia horizontes e estimula o pensamento crítico.

Outros exemplos tangíveis de como a nossa formação não se limita às salas de aula estão nas parcerias externas, como a celebrada com o Hospital Pequeno Príncipe que completou 13 anos e arrecadou aproximadamente R$ 1 milhão em projetos liderados pelos estudantes do curso de Administração Integral – Management Experience Program (MEP).

Outro destaque é o projeto Consultoria Solidária, realizado em parceria com a Fecomércio e o Sebrae. Ao todo, 90 empresas foram impactadas positivamente com a consultoria feita por cerca de 500 alunos de graduação e pós-graduação. Uma contribuição significativa para o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas, demonstrando que é possível sermos agentes de mudança em nossa sociedade.

Inauguramos o American Space FAE, em que firmamos uma parceria com a embaixada dos EUA e seus consulados no Brasil. Assim, podemos oferecer aos alunos mais uma ferramenta para que ampliem suas experiências internacionais.

Ao concluirmos mais um Relatório Social, entendemos que ele vai além de uma compilação de eventos e ações. É o retrato de nossa jornada coletiva em busca da excelência de ensino, em que procuramos formar profissionais qualificados, preparados para o mercado, além de cidadãos com propósito, prontos para fazerem a diferença.

Todas essas realizações só foram possíveis graças ao empenho de cada docente, funcionário e aluno que contribuem para o sucesso contínuo da FAE.

Boa leitura!

Jorge Apóstolos Siarcos

FAE Centro Universitário –campi e cursos

Campus Curitiba (PR)

Cursos de graduação: Administração, Administração

Integral – Management Experience Program (MEP), Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo Integral – Architecture Experience Program (AEP), Ciências Contábeis,

Ciência de Dados para Negócios, Ciências Econômicas, Ciências Econômicas Integral – Global Economics Program (GEP), Comunicação Digital, Design, Direito, Direito Integral – Law Experience, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Filosofia – Bacharelado, Letras –Português e Inglês, Negócios Digitais, Negócios Internacionais, Pedagogia, Psicologia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (semipresencial).

O campus mais antigo da FAE Centro Universitário está situado na Rua Vinte e Quatro de Maio, no Centro de Curitiba (PR) e atua desde 1957.

FAE Business School

O prédio da FAE Business School está localizado na Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba (PR), desde 2016.

Cursos de pós-graduação Business presencial: Auditoria, Perícia e Investigação de Fraudes Contábeis e Financeiras, Big Data e Inteligência de Dados, Comércio

Exterior, Controladoria, Customer Success Design, Desenvolvimento de Liderança, Desenvolvimento Humano e Organizacional, Design de Conteúdo, Finanças, Gestão Contábil e Tributária, Gestão da Transformação Digital, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica para Incorporação Imobiliária, Gestão em Mercado Financeiro, Gestão em Saúde 4.0, Gestão por Processos e da Qualidade, Inovação Corporativa e Gestão Ágil de Negócios, IT Business, Marketing Estratégico, Negócios Internacionais, Psicologia Organizacional, Planejamento e Gestão de Negócios, Design de Conteúdo.

Cursos de pós-graduação Business (100% on-line): Digital Marketing, Gestão Estratégica de Vendas.

Cursos de pós-graduação | Área de Engenharia e Gestão de Operações (presencial): Melhoria Contínua, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão da Indústria 4.0, Gestão Estratégica de Operações.

Cursos de pós-graduação | Área Direito

(presencial): Compliance e Governança Jurídica, Direito Digital e Tecnologia, Direito Societário e Novos Negócios, Direito Tributário Empresarial.

Cursos de pós-graduação | Ciências Humanas

(presencial): Neuropsicopedagogia, Neuropsicopedagogia com Ênfase em Clínica.

Cursos de pós-graduação | Área de Saúde

(presencial): Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Promoção de Saúde Mental na Infância e na Adolescência, Psicologia Escolar.

Cursos de pós-graduação MBA Executivo

(presencial): Executivo In Management, Executivo em Finanças e Mercado de Capitais.

FAE Lab

O prédio da FAE Lab fica ao lado da FAE Business School. Ele foi inaugurado em 2019 e recebe, por dia, cerca de 300 estudantes da graduação e pós-graduação, que vivenciam e solucionam desafios profissionais com o suporte de laboratórios muito bem equipados.

Campus São José dos Pinhais (PR)

Cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Tecnologia em Gestão Comercial (semipresencial), Tecnologia em Gestão Financeira (semipresencial), Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (semipresencial) e Tecnologia em Logística (semipresencial).

Estabelecida na Avenida Rui Barbosa, no Centro de São José dos Pinhais (PR), desde 2009.

A FAE Centro Universitário também oferece cursos de pós-graduação no município de Blumenau, em Santa Catarina, nas áreas: MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Liderança, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Inovação e Gestão Ágil de Projetos.

ENSINO E PESQUISA FAE

Perfil dos alunos

Total: 6 765

Por gênero Por escolaridade

Pós-graduação

Feminino
Masculino
Graduação

Alunos ingressantes

Segundo pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação, a idade média dos alunos ingressantes na FAE é de 21 anos. Desses, 52,9% são do sexo feminino e 47,1% do sexo masculino. Os estudantes solteiros são a maioria, pois correspondem a 92,4% dos calouros. Na escolha do curso e da instituição, 71,8% afirmaram considerar a qualidade do ensino ofertado como o fator mais importante nessa decisão. Também foram considerados como motivo decisório a localização e a recomendação de amigos. Com relação às expectativas que os alunos ingressantes tinham do curso escolhido, os três fatores mais pontuados foram contato com a profissão e o mercado de trabalho, aprimoramento cultural e intelectual e ações inovadoras e desafiantes. A satisfação geral dos alunos ingressantes nos primeiros meses foi de 86,6%.

Dados apresentados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) – Base dezembro rrr3.

Satisfação dos alunos em relação à FAE

De acordo com a pesquisa realizada, o nível de satisfação dos alunos da graduação é de 85%. Os parâmetros da análise incluíram:

e Divulgação das Informações

Dados apresentados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) – Base dezembro

Alunos concluintes em 2023

Em 2023, a idade média dos alunos concluintes foi de 24 anos, sendo a idade mínima 20 anos e a máxima 62. Desses, 61,1% são do sexo feminino, 38,9% do sexo masculino e 80,0% são solteiros. O tempo médio de experiência profissional na área de formação é de quatro anos; 70,6% dos alunos trabalham na área de formação e 13,7% trabalham em negócio próprio.

Entre os serviços e as atividades oferecidos pela FAE durante a realização de seu curso, os quatro quesitos que mais satisfizeram os estudantes foram os seguintes:

• Ambiente Virtual (Moodle/Google Classroom).

• Pastoral Universitária.

• Núcleo de Controle Registro e Acadêmico.

• Núcleo de Pesquisa Acadêmica.

Para 60,0% dos alunos concluintes, o curso escolhido foi aquilo que esperavam e para 32,6% melhor do que esperavam. Além disso, 91,6% dos alunos recomendariam o curso que estão concluindo para seus amigos e 59% pretendem realizar curso de especialização e, desses, 55,1% pretendem realizá-lo na própria FAE.

Dados apresentados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) – Base dezembro rrr3.

Alunos egressos do ano de 2023

A pesquisa, realizada em 2023, apontou que 86,9% dos alunos egressos do ano de 2022 encontram-se trabalhando, dos quais 91,3% estão em sua área de formação. Quanto à formação profissional, a satisfação com a FAE foi de 88,7% entre os entrevistados.

Dados apresentados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) – Base dezembro rrr3.

Perfil dos docentes

FAE Centro

Universitário

Doutores Mestres

Avaliação do corpo docente

A satisfação do corpo docente da FAE com a Instituição é de 92% e a análise por segmento aponta os seguintes dados:

Ouvidoria FAE

curriculares do curso

Avaliação

Dados apresentados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) – Base rrr3.

A Ouvidoria representa, para todo o Grupo Educacional Bom Jesus, agilidade na solução de problemas, contribuindo, assim, para a retroalimentação de informações, o que é essencial ao aprimoramento institucional e ao aumento da credibilidade. Trata-se de um espaço que garante a participação efetiva da sociedade por meio de sugestões, críticas, informações, solicitações, opiniões, reclamações, denúncias e elogios. Com prazo médio de 48 horas para retorno das solicitações recebidas, o setor busca assegurar o atendimento acessível, confidencial, imparcial, ético e comprometido com os direitos dos manifestantes e com o cumprimento das normas e princípios da Instituição. Utilizando a ferramenta Customer Relationship Management (CRM), a Ouvidoria tem o acompanhamento de todo o processo de atendimento, bem como fornece estatísticas e análises que apoiam a tomada de decisões.

Ao receberem resposta das solicitações, os clientes são convidados a responder a uma pesquisa de satisfação, enviada por e-mail, que em 2023 obteve os seguintes resultados:

Responsabilidade social no currículo

Na FAE Centro Universitário, a partir da formação para o “saber, fazer e ser”, os alunos são estimulados a pensar e agir com criatividade, liderança e visão de futuro, desenvolvendo a capacidade de identificar oportunidades e implementá-las. E sempre orientados à sustentabilidade social, que tem como propósito um conjunto de medidas voltadas para a melhoria do bem-estar da população como um todo. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) expressa alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa estimular ações relacionadas às necessidades humanas, como a saúde e a educação. Em 2023, foram desenvolvidos 58 TCCs seguindo essa perspectiva. A seguir, confira alguns desses trabalhos:

• Indicadores de Sustentabilidade Empresarial: Mercado Financeiro.

• Um Comparativo entre a Cesta Básica e a Inflação.

• Prevenção à Lavagem de Dinheiro pelas Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais.

• Custos de Fisioterapia na Saúde Pública de Fazenda Rio Grande.

• Superexposição nas Redes Sociais: Confrontos entre a Liberdade de Expressão do Menor e o Dever de Proteção da Autoridade Parental.

• Empreendedorismo Feminino: as Dificuldades que as Mulheres Enfrentam ao Empreender.

• Os Impactos da Gestão Organizacional na Saúde Mental do Século XXI.

• Plano de um Centro mais Caminhável: Região do Guadalupe.

Metropolitana).

• A Influência da Imprensa Perante os Julgamentos do Tribunal de Júri no Brasil.

• Análise da (In)Constitucionalidade do Projeto de Educação

Cívico-Militar Frente aos Direitos Constitucionais da Criança e do Adolescente.

• Lei n.º 14.188/2021: a Criminalização da Violência Psicológica Contra a Mulher e a sua Materialidade.

• Violência entre Torcidas Organizadas no Paraná: a Falha no Sistema de Segurança Pública e Possíveis Soluções.

• O Programa Emprega + Mulheres sob as Lentes da Feminização da Pobreza e do Direito Antidiscriminatório.

• Segurança Energética como Meio Garantidor do Mínimo

Existencial Socioambiental.

• A Perspectiva do Ordenamento Jurídico Brasileiro para o Mercado de Crédito de Carbono.

• O Impacto do Conhecimento sobre o Direito do Consumidor no Ensino Médio: uma Análise à Luz da Lei n.º 13.415/2017.

• Aplicação das Prisões Cautelares no Processo Penal e seus Impactos no Sistema Prisional Brasileiro.

• Casa de Apoio: um Espaço de Acolhimento para Pacientes em Tratamento Oncológico.

• Centros de Acolhimento Institucional: um Olhar sobre a Influência da Arquitetura no Desenvolvimento Infanto-juvenil.

• Posto de Combustível Ecológico.

• Centro de Acolhimento para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social.

• Mina: Centro de Empoderamento para Mulheres e Grupos Minoritários na Cidade de Curitiba-PR.

• Reciclagem de Edifício para Habitação de Interesse Social.

• Arquitetura sem Ruídos: um Espaço Gastronômico Inclusivo aos Deficientes Auditivos.

• Centro de Referência e Atendimento à Mulher de São José dos Pinhais.

• Cidade Emergencial para Pessoas em Solicitação de Refúgio.

• Projeto de Rua no Centro de Curitiba na Perspectiva de Gênero – a Mulher como Figura das Inseguranças na Cidade.

• Hotelaria Hospitalar: Centro de Apoio e Auxílio Médico em Curitiba-PR.

• Energia Solar: Obstáculos para a Transição na Matriz Energética Brasileira.

• Mulheres Empreendedoras e sua Percepção Acerca dos Desafios de Empreender.

• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) como Eixos Norteadores das Estratégias Corporativas de ESG: Estudo de Caso da Vivo e da Renault do Brasil.

• Mercado de Trabalho: um Estudo sobre a Inclusão de Pessoas Privadas de Liberdade e Egressos do Sistema Prisional na Cidade de Curitiba.

• Gestão Ambiental na Indústria Automotiva.

• Desigualdade de Renda Paranaense Pré e Pós-Pandemia do Covid-19.

• ESG na Análise de Concessão de Crédito: o Papel dos Bancos Brasileiros no Desenvolvimento Sustentável.

• Análise do Modo de Falha em Compósitos de Carbono por Elementos Finitos.

• Transtornos de Ansiedade no Desempenho Funcional.

• A FAE participa de programas de inclusão no Ensino Superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), e também tem iniciativas próprias que visam a incentivar a Educação Superior.

Núcleos

Núcleo

Por meio de diferentes núcleos, a FAE Centro Universitário oferece serviços e processos que contribuem para a formação acadêmica completa de seus alunos, além de realizar ações que impactam positivamente a comunidade onde os campi estão instalados. Confira a seguir os núcleos presentes na Instituição e acompanhe, ao decorrer de todo o relatório, as principais ações sociais por eles desenvolvidas.

de Extensão Universitária

O Núcleo de Extensão Universitária promove a interação entre o ambiente acadêmico e a comunidade. A troca sistêmica de saberes permite aos alunos a aplicação prática dos conteúdos vistos em sala de aula, enquanto beneficia pessoas e instituições por meio de serviços ofertados de acordo com as linhas de atuação estabelecidas.

As atividades do núcleo são divididas em quatro frentes: cursos, projetos, prestação de serviços e eventos. As linhas de atuação estão distribuídas nos seguintes programas: Gestão e Comunicação, Empregabilidade, Justiça e Humanidade, Sustentabilidade, Formação, Incentivo à Arte e à Cultura, Saúde e Qualidade de Vida e Pastoral Universitária.

As ações promovidas com o apoio do Núcleo de Extensão Universitária interagem com diferentes cursos e projetos da FAE Centro Universitário. Muitas dessas ações, especialmente aquelas de maior impacto social, podem ser apreciadas com mais detalhes nesse relatório em Dimensão Extensão.

A FAE, atendendo à resolução número 2018 da Câmara de Educação Superior (CES), oferece cursos com a extensão totalmente curricu larizada, propiciando aos alunos a aprendizagem de maneira prática e garantindo a dialogicidade com a sociedade.

[...] A educação deve contribuir para a autoformação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e ensinar como se tornar cidadão. Um cidadão é definido, em uma democracia, por sua solidariedade e responsabilidade em relação a sua pátria. O que supõe nele o enraizamento de sua identidade nacional [...].

MORIN, 2010, p. 65.

Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), com a participação de discentes e docentes do curso de Direito da FAE Centro Universitário, presta assistência gratuita à população carente. Suas atividades exemplificam o sentimento franciscano da solidariedade pelos mais carentes, oportunizando assistência jurídica de qualidade, com atendimentos agendados – de modo que as pessoas não necessitem ficar horas em filas –, em absoluto respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana preconizado na Constituição Federal.

Mantendo o atendimento humanizado, nossos clientes têm um canal de contato com o Núcleo pelo qual obtêm todas as informações sobre os processos em trâmite. Em um outro viés, o NPJ propicia aos alunos uma sólida formação acadêmica, uma vez que lhes é oportunizado juntar teoria e prática, aplicando o conhecimento adquirido por meio dos conteúdos das disciplinas do curso.

No estágio voluntário ou obrigatório realizado no NPJ, o aluno tem a oportunidade de atender as pessoas mediante agendamento, compreender a necessidade de cada um dos casos e identificar qual a melhor forma jurídica para solucionar o problema do cliente, que pode ser por meio de vias judiciais ou administrativas.

Para manter um padrão de qualidade, todas as atividades são realizadas com a presença de um professor orientador, com experiência comprovada na advocacia, o qual auxilia o aluno desde o atendimento ao cliente até a elaboração da peça processual adequada.

Além do atendimento na sede do Núcleo, os acadêmicos realizam despachos em mutirões, prestam orientação jurídica em escolas, penitenciárias, entre outros locais e participam de visitas técnicas.

Assim, em 2023, os atendimentos realizados pelo NPJ da FAE ficaram da seguinte forma:

[...] Todo o nosso ensino tende para o programa, ao passo que a vida exige estratégia e, se possível, serendipidade e arte [...].

MORIN, 2010, p. 62.

Núcleo de Relações

Internacionais

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) atua em parceria com universidades estrangeiras, beneficiando alunos, docentes e demais funcionários. Suas atividades oferecem a orientação necessária sobre os critérios para a participação em experiências acadêmicas internacionais e programas de mobilidade estudantil e de dupla diplomação para graduação e pós-graduação. Além disso, o NRI hospeda o Escritório de Consultas Educacionais para Estudos nos Estados Unidos (EducationUSA FAE), afiliado ao Departamento de Estado Americano.

Participações em eventos, palestras e feiras

• Participação da FAE como membro da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e organização da Conferência Faubai Sul – 23 e 24 de novembro.

• Participação da Coordenadora do NRI como representante das Universidades Comunitárias Brasileiras junto à Faubai nas reuniões do Conselho Deliberativo (quatro sessões no ano).

• Inauguração do American Space em 16 de maio de 2023, com representação da Missão Diplomática Americana (Consulado Americano de São Paulo).

• Participação do NRI em eventos do Bom Jesus e FAE graduação e pós-graduação (Semana Fera, FAE 360 e Conexão Pós).

• Participação das orientadoras EducationUSA no In-Country Forum –Fortaleza, CE – 29 de novembro a 01 de dezembro.

• Participação da Coordenadora no AFCU Symposium – Siena College –Apresentação intitulada: Mission-Oriented Internationalization – 22 a 26 de junho.

• Participação da Coordenadora na International Virtual Exchange Conference – IVEC – Outubro – SP, para desenvolvimento do COIL na FAE.

• Visitas de representantes de instituições parceiras e não parceiras ao NRI.

• Career Expo II – realizada em parceria com o Núcleo de Empregabilidade.

• Reunião com Consulado do México, NRI, Pró-Reitora Acadêmica e Direção de Relações Institucionais.

• Participação do NRI no European Association for International Education (EAIE) para prospecção de novas parcerias.

American Space FAE

A FAE Centro Universitário tornou-se a primeira instituição de Ensino Superior do Paraná a receber o American Space (Espaço Americano), uma iniciativa apoiada pelo governo dos Estados Unidos que proporciona à comunidade uma verdadeira imersão na cultura desse país. Os projetos do American Space seguem os pilares e o objetivos da missão diplomática da Embaixada e Consulados Norte-Americanos. Em 16 de maio de 2023, foi inaugurado o espaço físico, moderno, inovador e convidativo, localizado na FAE Centro Universitário (Unidade Centro).

Em um ano de funcionamento, o American Space atingiu cerca de 900 pessoas com projetos e palestras. Um dos projetos desenvolvidos foi o Pequeno Escritor, em parceria com a extensão universitária, que levou ao American Space 15 estudantes de uma escola pública de Almirante Tamandaré para realizar oficinas de escrita e de leitura.

Escritório EducationUSA

A FAE Centro Universitário mantém um dos 40 escritórios da EducationUSA presentes no Brasil, oferecendo aos alunos e docentes orientações a respeito dos programas de estudos nos Estados Unidos, como cursos de inglês, graduação, mestrado, doutorado e programas de curta duração, além de informações sobre bolsas de estudos ofertadas pelas universidades e fundações americanas. Ainda são disponibilizados serviços de apoio, como traduções de documentos acadêmicos exigidos pelas universidades americanas, elaboração de currículos em inglês e interview coaching. O escritório do EducationUSA FAE organiza reuniões gerais sobre os primeiros passos para estudar nos EUA uma vez por mês, atendendo alunos do Grupo Educacional Bom Jesus e comunidade externa. Também inclui uma atividade boot camp intensivo e Q&A aberta para alunos de Ensino Médio.

Atividades NRI e EducationUSA

Participantes em reuniões em grupo sobre intercâmbio 58

Sessões de orientação geral – 5 Passos e Cohort

Número de instituições visitantes (virtuais/presenciais) 21 Traduções diversas

Expansão dos acordos e novos acordos firmados

• Boston University – Estados Unidos

• Nova Business School – Portugal

• Universidad Católica de Salta – Argentina

• University of Kentucky – Estados Unidos

• Universidad Católica Santa María La Antigua – Panamá

• Deakin University – Austrália

Houve diversas reuniões de alinhamento, atualizações e renovações dos contratos com instituições parceiras.

Núcleo de Empregabilidade

O Núcleo de Empregabilidade (NEP) tem como propósito contribuir no desenvolvimento profissional dos alunos e dos ex-alunos de graduação e pós-graduação da FAE, potencializando a empregabilidade e o desenvolvimento integral de carreira, bem como as habilidades intelectuais e comportamentais. Assim, o NEP busca identificar e desenvolver talentos humanos por meio de ações voltadas às demandas do mercado de trabalho, favorecendo os primeiros contatos com as oportunidades profissionais. No ano de 2023, o NEP promoveu diversas iniciativas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da carreira de alunos, ex-alunos FAE e da comunidade. Foram elas:

• Um total de 34 ações intituladas Blitz NEP, envolvendo 17 empresas, foram realizadas nos campi Centro, FAE Business e São José dos Pinhais. Esse tipo de ação tem por objetivo aproximar as empresas dos alunos, trazendo-as para o campus e colocando-as em contato direto com os estudantes, a fim de divulgar oportunidades e angariar novas contratações.

• Organização e participação de destaque no Career Expo 2023 em parceria com o NRI. Esse evento oportunizou o acesso a empresas parceiras da FAE, que incentivam o desenvolvimento internacional da carreira dos funcionários e, assim, conseguem construir um network com essas organizações. Entre as empresas participantes estavam W1, Deloitte, GrowingCO, CBRE, Britânia.

• Produção de dois podcasts, dos quais participaram profissionais de referência no mercado e que abordaram temas e habilidades de extrema relevância no mundo corporativo. Os temas abordados e os convidados foram Layoff, com Lana Wigandg, e o Mercado Livre de Energia, com Patrícia Abreu e Sávio Suek.

• O Núcleo foi convidado a ministrar palestras para alunos do Ensino Médio, nas Unidades de Ensino Bom Jesus de Blumenau e de Florianópolis (SC), a respeito dos temas carreira e formação profissional.

• O setor criou o evento networking. Nesse evento, o núcleo acompanhou uma entrevista real entre alunos indicados pelo NEP e uma recrutadora da empresa Britânia. A observação foi feita por meio de uma sala espelho

no FAE Business e, após a entrevista, foi passado um feedback estruturado da entrevista do aluno, apresentando pontos positivos e de melhoria naquela primeira etapa do processo seletivo. Como resul tado objetivo, das sete vagas abertas, cinco foram fechadas. O evento ocorreu pela segunda vez na modalidade on-line e resultou em contratações.

• O núcleo manteve os canais de comu nicação LinkedIn, apresentando mais de 1 200 integrantes entre alunos e ex-alunos, e WhatsApp, com seis grupos de vagas para alunos da FAE, realizando divulgação diária de oportunidades, somando mais de 1 500 participantes.

• Participação do evento Conexão Pós. Evento que almejou a integração entre alunos e ex-alunos da Pós-Graduação da FAE Business School e a comunidade, além de atualização sobre carreira e busca de network

SERVIÇOS QUANTIDADE*

*Total de vagas preenchidas 908

Vagas ofertadas em mídias sociais 3 429

Atendimentos individuais de alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação 700

*Incluindo o CIEE e outros.

Andrey_Popov | Shutterstock

Núcleo de Pesquisa Acadêmica

O núcleo tem como objetivo estimular a pesquisa e a iniciação científica, a capacitação do corpo docente e a promoção de publicações acadêmicas, por meio de programas de pesquisa específicos para esse fim.

Programa de Apoio à Publicação e Divulgação da Pesquisa Acadêmica (Papa)

O Papa viabiliza a divulgação da produção técnico-científica desenvolvida pelo corpo docente e discente. A seguir, as publicações do ano de 2023 relativas aos temas sustentabilidade e responsabilidade social:

Fonte: PA/2023.

Programa de Incentivo à Representação Institucional (Piri)

O Piri apoia a interação da FAE com outras instituições de Ensino Superior, por meio da participação dos docentes em atividades de extensão e pesquisa, como seminários, congressos e encontros. Na tabela a seguir, conheça a produção e a representação institucional acerca da temática responsabilidade social e sustentabilidade durante o ano de 2023:

Produção bibliográfica/apresentações e participação de docentes em eventos

Quantidade

Artigo publicado em revista acadêmica indexada 3

Apresentação de trabalhos em seminários ou congressos 6

Publicação de capítulo de livro 2

Fonte: NPA/rrr3.

[...] Estamos abertos para determinadas pessoas próximas privilegiadas, mas permanecemos, na maioria do tempo, fechados para as demais [...].

MORIN, 2000, p. 101.

Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic)

O Paic visa a estimular a participação de docentes e alunos de graduação em projetos de pesquisa. A seguir, os projetos de pesquisa sobre a temática responsabilidade social e sustentabilidade desenvolvidos no período de Paic 2021/2022 e Paic 2022/2023:

Número de projetos/professores e alunos envolvidos

Projetos de pesquisa Paic 2021/2022 e Paic 2022/2023

Professores envolvidos

Fonte: NPA/rrr3.

Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa (PAGP)

O PAGP tem como objetivo incentivar e apoiar o corpo docente na formação de grupos de pesquisa vinculados ao CNPq. No ano de 2023, de 13 grupos de pesquisa ativos, 20% desenvolveram estudos e pesquisas a respeito da temática responsabilidade social e sustentabilidade.

Grupo Interdisciplinar de Sustentabilidade e Tecnologia do Ambiente Urbano e Construído

Líder do Grupo – Professora Ana Paula Rocha

Números de pesquisadores: 8 professores e 2 alunos.

Laboratório de Pesquisa em Transtornos Alimentares, Obesidade e Saúde Mental – Latos

Líder do Grupo – Professora Maria do Desterro de Figueiredo

Números de pesquisadores: 1 professor e 6 alunos.

EXTENSÃO FAE

FAE Social a Serviço da Instauração de uma Cultura Universitária

Encantada pela Disseminação do Humanismo Solidário na Sociedade desde 2018

No Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2030 consta que a FAE Centro Universitário almeja ser referência – a partir dos valores franciscanos – na formação do ser humano e na construção de soluções de impacto para a sociedade. O FAE Social, em curso desde 2018 e alinhado ao referido PDI, tem como objetivo envolver a comunidade acadêmica na promoção de ações solidárias em benefício da sociedade, seja ela local, regional, nacional e mundial.

O presente Relatório FAE Social reúne extraordinárias demonstrações de humanismo solidário cada vez mais evidentes nos alunos, nos professores, nas coordenações de curso e nas equipes diretivas da FAE Centro Universitário. Demonstrações, essas, decorrentes de ações solidárias desenvolvidas no ano de 2023 com base nas seguintes temáticas:

• promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial;

• respeito à diversidade;

• cuidado do meio ambiente (da casa comum);

• preservação do patrimônio cultural das localidades;

• vivência da inclusão;

• prática do voluntariado em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social;

• empreendedorismo em vista da minimização das desigualdades e das fraturas sociais, entre outras.

A Educação Superior é uma das etapas mais privilegiadas à formação integral do ser humano, inclusive à prática da cidadania solidária, do amor aos mais necessitados, ao cuidado da Mãe Terra, nossa “casa comum” e, consequentemente, à instauração de sociedade mais justa, igualitária e feliz. Os registros (relatos e fotografias) a seguir atestam o quanto o FAE Social está a contribuir à instauração de uma cultura universitária encantada pela disseminação do humanismo solidário na sociedade.

Ações FAE Social Bazar solidário

Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e MEP, durante o primeiro semestre, promoveram uma arrecadação de roupas, calçados e mantas em prol de diferentes instituições sociais. A iniciativa culminou em um total de 2 300 peças de roupas, 150 mantas e cobertores, 600 cabides, além de produtos de higiene pessoal.

Com a entrega dos donativos, foi realizado um bazar, beneficiando 400 famílias das instituições a seguir:

• Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II.

• Creche São José.

• Casa de Passagem Rebouças.

• Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba (CPCI).

• Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro.

• Associação Solidária Construir Vidas.

No 2.º semestre, os alunos dos cursos de Administração, MEP, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, bem como os Tecnólogos, continuaram com a arrecadação de roupas para a promoção de um bazar. A iniciativa foi realizada pelos campi Curitiba e São José dos Pinhais, resultando em um total de 1 426 peças de roupas, 95 pares de calçados e 133 pares de meias.

Os donativos foram entregues à Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II, bem como para a ONG EVA, em Araucária. Por meio das doações, foi possível realizar um bazar para a arrecadação de fundos que possibilitassem a manutenção das instituições beneficiadas. As doações também beneficiaram famílias carentes das regiões, que ganharam roupas e calçados.

Páscoa Doce

No mês de março, alunos dos cursos de Administração e Negócios Digitais, do campus Curitiba, promoveram uma arrecadação de chocolates em prol da Associação Comunitária dos Moradores Jardim Georgina e Ana Rosa I e II. Localizada no município de Colombo, a região abriga diversas pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio da iniciativa, foi possível beneficiar 200 crianças, com kits de Páscoa.

Campanha de Páscoa

Alunos do curso de Direito, da FAE Curitiba, promoveram uma arrecadação de chocolates em prol de crianças que moram em regiões carentes.

Foram beneficiadas 40 crianças moradoras do bairro Tatuquara e do bairro Santa Felicidade.

Amansando o Leão

Promovido durante o mês de maio, o evento já tradicional na FAE beneficia contribuintes da Receita Federal com atendimentos gratuitos que oferecem orientações e a transmissão da declara ção do Imposto de Renda. A ação, realizada em parceria com a Receita Federal, com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e com o Núcleo de Extensão Universitária, foi promovida no campus Curitiba e no campus São José dos Pinhais.

Todos os contribuintes atendidos pela iniciativa foram orientados a doar parte do valor devido (3%) para instituições voltadas para crianças e adolescentes, bem como no cuidado com idosos.

Palestra A Evolução da Inteligência Comercial dos Negócios

Internacionais

Realizada no mês de maio, no auditório FAE Business, a palestra contou com a participação de Helmuth Hofstatter Filho, CEO da LogComex. O evento teve como ingresso a doação de 1 kg de alimento não perecível, culminando em um total de 60 kg de donativos e 35 litros de leite. Os alimentos foram entregues à Ação Social Mesa Fraterna da Paróquia Senhor Bom Jesus.

Arrecadação em prol de Casa de Repouso para Idosos

Alunos do curso de Direito, do campus São José dos Pinhais, promoveram uma campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal, em prol dos 30 moradores da Associação São José Casa de Repouso para Idosos. A iniciativa culminou em um total de 286 itens, entre xampus, sabonetes, papel higiê nico, escovas de dentes, entre outros.

Durante o ano, a FAE Centro Universitário promoveu ações em prol da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamare). Localizada no bairro Boqueirão, em Curitiba, a cooperativa tem, entre os trabalhadores, pessoas em situação de vulnerabilidade social. Confira algumas ações realizadas em 2023:

Dai-lhes vós mesmos de comer

Alunos do curso de Direito, do campus Curitiba, promoveram uma arrecadação de alimentos, em prol dos trabalhadores que atuam na Catamare. A ação culminou em um total de 228 kg de alimentos, 56 litros de leite, além de 47 garrafas PET de óleo de soja. Os donativos beneficiaram 30 famílias que fazem parte da cooperativa.

Digital Business Experience: Social Marketplace Project

Alunos do 1.º semestre do curso Negócios Digitais realizaram um marketplace digital para venda de produtos usados, com o intuito de promover uma arrecadação de donativos em prol da instituição Catamare.

Durante o desenvolvimento, foi promovida a sensibilização dos alunos, a visita à instituição selecionada e foram utilizados os conceitos aprendidos durante as aulas, como técnicas de captação de recursos e construção de peças publicitárias para redes sociais. Por meio das técnicas aplicadas, os estudantes tiveram sucesso nas vendas arrecadando R$ 2.800, o que possibilitou a compra de uma chapa para fritura de alimentos que será utilizada pelos trabalhadores do local. Durante a entrega do donativo, os estudantes entregaram um total de 450 kg de alimentos.

Doação de equipamentos de informática

Alunos do curso de Ciência de Dados para Negócios, da FAE

Centro, promoveram a doação de 70 equipamentos de informá tica, para o Colégio Estadual Cívico-Militar Getúlio Vargas.

Os donativos foram uma cortesia do Colégio Bom Jesus, benefi ciando estudantes da rede pública, com acesso a conteúdos digitais.

ção de alimentos. A iniciativa culminou em um total de 859 doações, entre leite, açúcar, farinha de trigo, arroz e feijão.

Os donativos foram entregues no mês de junho às instituições sociais a seguir:

• Paróquia Senhor Bom Jesus.

• Associação São José Casa de Repouso para idosos.

• Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Catamare.

• Associação Comunitária de Jardim Georgina e de Jardim Ana Rosa I e II, em Colombo.

Projeto Luz, Câmera e Vocação!

Promovido pelos alunos do curso de Psicologia, da FAE Centro, o projeto ofereceu um espaço de acolhimento para os alunos das 2.ª e 3.ª séries do Ensino Médio do Colégio Sesc São José.

A proposta contou com encontros, nos quais foram tratados temas como: autoconhecimento, mercado de trabalho, programas do governo que concede bolsas de estudo, além de outros assuntos relacionados à tomada de decisões entre os adolescentes. Os encontros foram realizados aos sábados e beneficiaram 100 estudantes.

Open Pitch de Projetos de Empreendedorismo Social

Por meio da disciplina de Empreendedorismo Institucional, alunos de todos os cursos da FAE desenvolveram projetos ligados ao Desafio Empreendedor – Empreendedorismo Social.

A iniciativa propôs ações para solucionar demandas de diferentes instituições sociais. Os trabalhos destacados foram apresentados à comunidade interna e externa durante o evento Open Pitch, que ocorre semestralmente.

RH Social

Alunos do curso Gestão em Recursos Humanos, do campus São José dos Pinhais, promoveram uma palestra sobre a temática primeiro emprego aos adolescentes atendidos pelo Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro. O evento abordou a importância da escolha de uma profissão, dicas para uma entrevista de emprego e promoveu uma dinâmica entre os participantes. Ao final do encontro, os 11 estudantes ganharam um kit contendo uma caneta, uma caderneta e um chocolate.

Doação de alimentos

Por meio do evento International Business Week, encontro que auxilia empresas parceiras a internacionalizar seus negócios, a FAE promoveu uma arrecadação de alimentos.

Passos solidários

Alunos do curso de Negócios Internacionais, do promoveram uma arrecadação de meias novas e usadas (em bom estado), para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade.

A ação foi acompanhada por uma professora do curso, que conduziu os alunos em todo o processo, inclusive no desenvolvimento do material de divulgação. A iniciativa durou 15 dias, sendo arrecadados um total de 350 pares de meia. Os donativos foram entregues ao Lar dos Idosos do Recanto Tarumã e à Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, instituições que ficaram responsáveis por distribuir as doações.

Arrecadação de Produtos de Higiene Pessoal

Um total de 134 alunos do e do São José dos Pinhais arrecadaram esco vas de dentes, creme dental, lenços umedecidos e sabonetes em favor de instituições sociais localizadas em Curitiba.

A iniciativa culminou em 1 469 donativos que foram entregues à Creche Comunitária Casa da Criança São José e à Casa de Passagem Masculina Rebouças, instituição que auxilia homens em situação de rua.

Entre as doações constavam roupas para serem utilizadas por aqueles que se dirigem até a Casa de Passagem.

Linha da Transformação

Alunos do 2.º período do curso de Direito, da FAE Curitiba, promoveram uma ação de arrecadação de itens de costura e artesanato, em prol do Projeto Linha da Transformação. A iniciativa, coordenada pela Defensoria Pública do Estado do Paraná, promove a capacitação e o aprendizado de novas habilidades da população LGBTQIA+, que estão em custódia na Cadeia Pública de Rio Branco.

Paz e Bem

Durante o 2.º semestre, estudantes do curso de Direito, da FAE Curitiba, se uniram para auxiliar 520 famílias em situação de vul nerabilidade social, residentes nos bairros Tatuquara e Caximba. Por meio de uma campanha, foram arrecadados R$ 1.800,00 que foram utilizados para a compra de alimentos para aquelas famílias. A iniciativa contou com a participação de docentes e coordenadores da instituição.

Sonho de Mãe

Engajado pelos alunos do curso de Direito, a ação promoveu uma arrecadação de dinheiro para a compra de uma secadora de roupas, em prol do Projeto Sonho de Mãe, iniciativa mantida pela Igreja Batista.

As mães abrigadas, acolhidas em situação de dependência química e por determinação judicial, continuam com a guarda dos filhos desde que aceitem um tratamento para tratar o vício. Diariamente, cada família lavava as próprias roupas na lavanderia do local, mas como o clima em Curitiba prejudica a secagem das vestimentas, a compra do eletrodoméstico era necessária para ajudar nesse trabalho.

Assim sendo, por meio do engajamento da comunidade acadêmica, foi possível fazer a compra do produto, usado, mas revisado e com garantia. Os estudantes arrecadaram alimentos, leite para bebês e produtos de higiene para auxiliar nas necessidades básicas das abrigadas.

Revitalização de praça

Em parceria com o Rotary Clube de São José dos Pinhais, alunos dos cursos de Direito e de Administração, do São José, realizaram a revitalização da Praça do Rotary. Durante o evento, que contou com a Pastoral Universitária, foi realizado

o corte da grama, a limpeza e a retirada do lixo. A iniciativa relembrou a importância de cada um dos estudantes cumprir o seu papel de cidadão.

VI Encontro Paranaense de Adoção

O evento, promovido pelo programa Laços de Apoio à Adoção, da FAE Centro Universitário, e pelo Grupo Chesed – Pais por Adoção, foi realizado no auditório da FAE Business School. Na ocasião, docentes, acadêmicos, profissionais e comunidade em geral puderam conhecer um pouco mais do trabalho de órgãos como o Poder Judiciário, Ministério Público, entre outros, em prol do processo da adoção.

Durante o encontro, foi possível realizar um intercâmbio entre esses grupos de apoio, bem como a criação de novos grupos. A iniciativa possibilitou o desenvolvimento de pesquisa científica sobre o tema, entre o meio acadêmico, político e social. Ao todo, 250 pessoas participaram do evento.

Campanha de Aurrecadação

A iniciativa arrecadou ração para os animais abrigados na ONG DNA Animal, instituição que atualmente abriga 160 cães que, diariamente, consomem em média 50 kg de ração de uma marca específica.

As doações foram entregues no campus Centro, no campus São José dos Pinhais e na própria ONG.

Parquinho Acridas

Alunos do curso Architecture Experience Program elaboraram um projeto para a criação de um parquinho para a instituição Acridas.

A iniciativa beneficia crianças de 5 a 12 anos, que são atendidas pela instituição. O espaço inclui cinco elementos, alterando entre percurso e descanso. A atividade contou com a participação de 17 discentes, beneficiando aproximadamente 50 crianças.

Acadêmicos da FAE promovem iniciativas sociais

Alunos do curso de Ciências Contábeis, do docente da disciplina Perícia e Arbitragem, promoveram diversas ações sociais, em prol de diferentes instituições. Os estudantes planejaram e executaram as atividades individualmente, resultando nas iniciativas a seguir:

• Doação de sangue à Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná.

• Doações em dinheiro ao Hospital Erastinho.

• Doação de quatro peças de roupas e 5 kg de alimentos à Paróquia Nossa Senhora do Amparo – Rio Branco do Sul (PR).

• Doação de uma caixa de roupas para uma família de migrantes, que vieram da região Nordeste.

• Doação de sangue ao Hospital Erastinho.

• Doação de roupas, acessórios e outros itens para o caminhão do Fundo de Amparo Social.

• Doação de dois edredons para serem utilizados em um bingo. Agaraú, São José dos Pinhais – Festa de comunidade com intuito de arrecadação financeira para manutenção de igreja local.

• Doação de brinquedos para a ONG Direito de Viver com Saúde – Reviva.

• Doação em dinheiro para a Unesco.

Na FAE Curitiba, motivados pelo docente da disciplina de Contabilidade para Grandes Corporações, os alunos promoveram ações sociais em benefício da comuni dade. Confira algumas atividades:

• Doação de cesta básica para a Igreja do Evangelho Quadrangular – Templo das Promessas. A instituição encaminha os alimentos para asilos, orfanatos, entre outras entidades assistenciais.

• Doação de uma cama e uma poltrona usadas, mas em bom estado, para o Pequeno Cotolengo.

• Doação de 2 pacotes de fraldas, com 100 unidades no total, 1 pacote de folha sulfite e 2 caixas de lápis de cor. Os donativos foram entregues à Pastoral Universitária da FAE.

• Doação de roupas e alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

• Doação de duas cestas básicas para a Pastoral Universitária da FAE.

• Doação de 7 kg de ração para a ONG DNA animal.

• Doação de roupas para uma casa de abrigos para idosos.

• Doação de folhas de papel sulfite, lápis de cor e balas – entregues para a Pastoral Universitária.

Doação de 51 peças de roupas para o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.

Lápis de cor para a Pastoral Universitária.

Doação de 3 cestas básicas para a Pastoral Universitária.

Dez cestas básicas para a Apae do município de Fazenda Rio Grande (PR).

Doação de cabelo natural para a confecção de peruca, para paciente com câncer.

Doação de 15 kg de ração para o Núcleo de Extensão da FAE, que encaminhou para ONGs cadastradas.

Bingo solidário

Com o intuito de beneficiar crianças de diferentes instituições, alunos do curso de Administração, do Pinhais, promoveram um bingo solidário. Por meio da entrega de doces, os participantes ganharam uma cartela para concorrer a diferentes presentes do evento.

A iniciativa culminou em um total de 2 170 doces, incluindo pipoca, balas de goma, pirulito, paçoca, entre outros. Os donativos foram entregues às instituições a seguir, que puderam festejar o Dia das Crianças:

• ONG Minha Vida Mudou.

• Comunidade Ebenezer.

• Projeto Resgate, localizado na Vila Pantanal em Curitiba.

• Moradores da Vila Audi, em São José dos Pinhais.

Reformulação de identidade visual

Os estudantes, após uma visita técnica à Clínica Oswaldo Cruz, localizada aos fundos da Clínica Jardim, que conta com profissionais odontológicos e de acupuntura, planejaram a reformulação da identidade visual da empresa. A iniciativa contou com o envolvimento dos alunos, que conheceram a história da empresa, fizeram alterações nos panfletos, nos fôlderes e nas orientações, visando a melhor divulgação do local. Todo esse trabalho auxiliou na divulgação dos serviços de fisioterapia e pilates, resultando em um aumento no número de clientes.

Campanha de uso de EPIs

Após observar os alunos durante aula na marcenaria do prédio FAE Lab, o grupo se mobilizou para fazer uma campanha acerca da importância do uso de EPIs no local. Os discentes criaram quatro diferentes modelos de cartazes, com avisos sobre a obrigatoriedade de usar os equipamentos de segurança e demais cuidados durante o uso da sala. Alguns dias após a instalação dos avisos, em conversa com o monitor, foi constatado um aumento no uso de jalecos e a conscientização com relação à obrigatoriedade de seguir as orientações de segurança.

Em busca de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e atender demandas sociais, alunos do curso de Design desenvolveram as seguintes ações:

Semente

Baseados no método Double Diamond, que consiste em descobrir, definir, desenvolver e entregar, os alunos analisaram o uso das lixeiras no prédio da FAE e constataram a dificuldade em separação correta do lixo.

Durante a pesquisa, eles perceberam a falta de conscientização e a dificuldade de distinguir a separação correta de resíduos, de acordo com as cores. Pensando nisso, promoveram uma dinâmica para auxiliar estudantes e funcionários a separar o lixo corretamente, criaram novas placas de sinalização e, por fim, desenvolveram uma lixeira em formato sanfona, com cinco compartimentos que facilitam o uso correto.

Porta-garrafas

A equipe de estudantes criou um modelo de porta-garrafas de água para os frequentadores de uma academia de Curitiba. A ação foi elaborada utilizando os conceitos aprendidos em sala de aula e resultou em um protótipo para ajudar a manter a organização do local.

Melhoria do Sistema de

Estacionamento da Primeira

Igreja Batista de Curitiba (PIB)

Alunos do curso se reuniram com membros da Primeira Igreja Batista (PIB), para auxiliar no problema de falta de vagas de estacionamento. Os estudantes fizeram estudos e apresentaram algumas propostas, como um possível rodízio de veículos entre os frequentadores da igreja.

Dignidade Delas

Um grupo de alunos criou caixas em MDF que foram inseridas nos banheiros femininos, contendo absorventes íntimos. O objetivo foi o de auxiliar as estudantes com o item básico de higiene, que até então não era disponibilizado pela instituição. Nas caixas foram inseridos QR Codes para informar as alunas sobre a iniciativa e indicar meios para doação.

ACO – Reformulação de material da empresa

Alunas do curso entraram em contato com uma loja de locação de itens para festas para auxiliar no processo de locação, aplicação de multas e vistoria dos objetos locados.

As estudantes auxiliaram com ideias para o contrato, criação de QR Code costurado nas peças e criação de um aplicativo para cadastrar todas as peças, de modo a auxiliar na localização dos itens no momento da locação.

Toró – Sistema de empréstimo de guarda-chuva para alunos FAE

Alunos do curso, por meio da disciplina Lab Design Thinking, realizaram um brainstorming e definiram os transtornos enfrentados pelos estudantes da FAE durante as chuvas. Com base nisso, o grupo realizou um projeto de empréstimo de guarda-chuvas em dias chuvosas, em que os discentes interessados, após o cadastro de Registro de Aluno, podem emprestar o item por três dias consecutivos. A iniciativa prevê multa para os estudantes que não cumpriram o acordo e contou com a criação de cartazes, adesivos, vídeos comerciais, entre outras.

Ações em prol da Igreja Alcance

A iniciativa desenvolveu uma maneira de organizar as doações. Entre as ideias apresentadas, foi feito um sistema de cores para separar as roupas por tamanho, no qual, por exemplo, o laranja é designado para roupas tamanho P. Também foi desenvolvido uma tabela versátil para preencher a quantidade de roupas finais, entre outras ações que incentivassem a agilidade e a organização no processo.

Doação de alimentos

Um total de 84 alunos do curso de Direito, do realizaram uma ação para ajudar a Associação Caminho da Vida Lar Dona Vera – Instituto Princesa Benedikte (IPB). A inicia tiva consistiu no engajamento dos alunos, que conseguiram envolver outras turmas, culminando em um total de 122 kg de alimentos, 33 litros de óleo de soja e 2 litros de leite. Os donati vos foram entregues à Associação, durante o 1.º semestre letivo, beneficiando os idosos atendidos pela instituição.

Os estudantes doaram 132 itens para a confecção de pães, entre farinha de trigo, açúcar e óleo de soja. Os donativos foram repassados à Paróquia Senhor Bom Jesus que, por meio da ação Chá Solidário, produz pães e distribui lanches a pessoas em situação de rua.

Empatia e solidariedade com a população em situação de rua

Discentes do curso de Direito, da FAE Curitiba, fizeram uma visita a Paróquia Bom Jesus dos Perdões para conhecer o trabalho realizado pelo projeto Mesa Fraterna. A iniciativa distribui almoço às segundas e quartas-feiras para pessoas em situação de rua. Durante o encontro, os estudantes entrevistaram algumas pessoas que são beneficiadas com as refeições para conhecer um pouco mais de suas necessidades. A partir desse contato, os alunos fizeram publicações nas redes sociais, pedindo a doação de alimentos, itens de higiene e roupas em boas condições, em prol da Paróquia. A iniciativa culminou em um total de 31 itens de alimentos que incluíram arroz, feijão e óleo de cozinha, 53 produtos de limpeza, 5 pares de calçados e 50 peças de roupas. Os donativos foram entregues ao projeto, que direcionou as arrecadações para a produção das refeições e para as pessoas que buscam auxílio.

Cuidado com a vida animal

Durante o primeiro semestre, os alunos da disciplina Estudo do Homem Contemporâneo, após pesquisar as demandas sociais emergentes, entrevistaram a responsável por uma ONG de animais em Curitiba. A conversa ajudou os estudantes a entender as necessidades desse local e todo trabalho realizado pelos voluntários. Após isso, os estudantes organizaram uma arrecadação de ração, resultando em 15 kg do alimento para gatos e três sachês que foram doados à instituição Toca dos Tatus.

Ação empática de voluntariado na Paróquia Bom Jesus dos Perdões

Discentes do curso de Direito do campus Curitiba, preocupados com as pessoas em situação de rua, principalmente imigrantes, realizaram uma ação que beneficiou os auxiliados pela Paróquia Bom Jesus dos Perdões. A iniciativa contou com a participação dos alunos, que foram voluntários na cozinha da Paróquia e auxiliaram na produção dos alimentos, bem como na distribuição. A ação resultou na entrega de 40 refeições.

Discentes do curso de Design, durante a disciplina Projeto de Graduação e Pesquisa, promoveram projetos acadêmicos, com temáticas sociais.

Conheça alguns, a seguir:

Encantado – Jogo de mesa para pessoas com deficiência visual e visualmente

aptas

Coleção Cápsula Fiso

Com o intuito de apoiar as campanhas de prevenção ao câncer e promover a conscientização a respeito do autismo, foram criadas peças de roupas moda praia, com as cores que representam as campanhas acerca desses temas. Dessa forma, foram produzidos itens como saias, cangas, bolsas e chaveiros. O objetivo da campanha é repassar 6% das vendas, em prol do Hospital Erastinho, em Curitiba.

Consultoria voluntária de gestão de custos e formação de preços: a dona do chocolate

Alunos do 2.º e do 4.º período do curso de Ciências Econômicas Integral, juntamente a uma docente, realizaram uma consultoria voluntária para uma microempresa do ramo de confeitaria do município de Colombo (PR). Houve uma conversa com a empreendedora, responsável pelo negócio, e o reconhecimento das instalações e da forma de trabalho no local. Os estudantes mapearam o faturamento dos últimos meses, os custos e as despesas fixas e variáveis e a margem de contribuição praticada até então. Após o diagnóstico, os alunos apresentaram possíveis soluções para beneficiar a empresa. Finalizaram com um evento que contou com a visita da empreendedora até a FAE, onde ela pôde informar o início de uma nova fase em seus negócios.

#EUESTOUCOMELAS –

Bolsas que contam e guardam histórias

Alunos do curso Publicidade e Propaganda, da FAE Curitiba, fizeram uma visita a empresa Badu Design, negócio socialmente responsável, que emprega mulheres em situação de vulnerabilidade social. Na ocasião, os estudantes conheceram um pouco os objetivos da empresa e os produtos fabricados pelas artesãs. Após o encontro, os discentes, divididos em dez grupos, criaram estampas para serem incorporadas à coleção #EUESTOUCOMELAS. A ideia é inspirada em artistas brasileiras que representam ou representaram força, resistência e inteligência. A iniciativa resultou em projetos que foram apresentados à Badu Design.

Cobertores solidários

A partir da sugestão de um estudante do curso de Engenharia Mecânica, estudantes de outros cursos doaram cobertores para a instituição Provopar. A mobilização resultou em um total de 40 cobertores, além de roupas e sapatos que foram destinados a adultos e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Projeto

junto à Pastoral

Carcerária – informações sobre auxílio reclusão

Alunos do curso de Direito, por meio da disciplina de Laboratório de Sociologia Jurídica, identificaram as vulnerabilidades enfrentadas pela população carcerária e por seus familiares.

Diante da análise dos problemas encontrados, os discentes preparam panfletos, com QR Codes, contendo informações a respeito do auxílio reclusão. Além do folheto, foi confeccionado um cartaz. Os materiais foram entregues à Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Curitiba, entidade que fornece apoio moral, espiritual e prático aos que se encontram em situação de reclusão, bem como às suas famílias.

Um caminho para a esperança

Um grupo de cinco alunas do curso de Direito desenvolveu uma ação com a Associação Batista de Ação Social de Curitiba. As atividades aconteceram em prol de mulheres usuárias de drogas e internas da associação, que têm dificuldades de ressocialização, rejeição da família, além de sofrerem preconceito. Após a identificação dos problemas enfrentados, foram promovidas duas iniciativas com o intuito de auxiliar essas mulheres:

• Promoção da dignidade humana e da ressocialização – foram realizadas visitas e dia da beleza (momento em que as internas puderam montar um kit de maquiagem).

• Informação sobre serviços e assistência jurídica – criação de um folheto a respeito de órgãos jurídicos que prestam assistência gratuita à comunidade. No total, 11 pessoas foram diretamente beneficiadas com a ação.

Prevenção ao superendividamento na terceira idade

Uma equipe de alunos pesquisou a respeito de problemas enfrentados na terceira idade, como golpes e superendividamento. A pesquisa indicou a dificuldade de lidar com a tecnologia, a falta de planejamento, a dificuldade em reconhecer golpes, entre outros, e levou os estudantes a realizar vídeos educativos acerca dos respectivos assuntos.

Por meio do auxílio do Procon e da coordenadora Claudia Silvano, os estudantes elaboraram vídeos com informações úteis de como realizar um empréstimo de forma segura, bem como os possíveis golpes aplicados atualmente e a forma de evitá-los.

O material foi compartilhado na rede social Instagram.

Lar Mãe Maria

Após reunião com a representante do Lar Mãe Maria, entidade que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabi lidade, um grupo de alunos verificou as principais demandas do local.

Na ocasião, foi relatado que a dificuldade de conseguir doações e a preocupação a respeito da preparação dos adolescentes para o mercado do trabalho é algo constante na instituição. A partir desse encontro, os estudantes promoveram a divulgação de postagens no Instagram, solicitando doações de materiais de limpeza e chuteiras infantis para as crianças. Também foi elaborado uma cartilha com informações a respeito do primeiro emprego, o Programa Jovem Aprendiz, com dicas para elaborar um currículo.

O material foi entregue à instituição.

Associação Fênix

A instituição que atende crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e pessoas com HIV foi a escolha de um grupo de alunos do curso. Após uma conversa com os responsáveis pela entidade, os estudantes elaboraram postagens em rede social com alguns esclarecimentos a respeito do vírus, com o intuito de diminuir a estigmatização e o preconceito. Os estudantes elaboraram um folheto informativo a respeito dos direitos das pessoas que têm o vírus, material que foi distribuído em Unidades Básicas de Saúde de Curitiba. Além dessas ações, foi promovida uma arrecadação de mantimentos em prol da associação. Em parceria com coordenação de cursos, foi estabelecido que as doações em alimentos ou em PIX seriam revertidas em horas complementares.

Post no Instagram.
Entrega do fôlder explicativo.
Campanha de doação de alimentos.

Associação de Moradores do Jardim Independência

Um grupo de alunos escolheu a Associação de Moradores do Jardim Independência, em São José dos Pinhais, para prestar apoio e solidariedade. Para compreender melhor as necessidades da região, os estudantes conversaram com o presidente da associação e com alunos voluntários. Por meio dessa conversa, foi constatado que o local tem residências irregulares, com falta de saneamento básico, falta de infraestrutura e abriga moradores em situação de vulnerabilidade social.

A partir desse contato, foram realizadas algumas ações que incluíram:

• doação de alimentos;

• arrecadação e doação de roupas;

• doação de doces no mês de outubro;

• orientações e preparação de currículos;

• produção de um vídeo com informações a respeito da região e suas necessidades.

O vídeo foi encaminhado ao líder da comunidade, com o intuito de dar visibilidade às necessidades básicas da população.

O material foi compartilhado nas redes sociais dos voluntários.

Acesso à justiça

Um grupo de alunos, após conversa com a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas de São José dos Pinhais, constatou que mulheres que são mãe solo muitas vezes deixam de receber pensão alimentícia para os filhos, por falta de acesso à assistência jurídica. A partir desse encontro, os estudantes promoveram uma divulgação do NPJ da FAE e de outras instituições de ensino.

Acesso à cultura

Após uma conversa com a assistente social responsável pelo Abrigo Municipal Unidade III, em São José dos Pinhais, os alunos do curso resolveram oportunizar momentos de acesso à cultura para os adolescentes abrigados no local. Os discentes conseguiram transporte e ingressos gratuitos para uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, no Teatro Guaíra, no mês de setembro.

Arrecadação em prol de casa de repouso para idosos

Alunos do curso de administração, do campus São José dos Pinhais, participaram de campanha de doações em dinheiro em prol da Associação São José Casa de Repouso para Idosos. Incentivada pelo professor da disciplina Inovação Sustentável, a iniciativa promoveu a arrecadação em dinheiro em prol da instituição. Todos os estudantes que participaram da ação tiveram creditadas horas complementares, e um total de R$ 550 foram entregues à associação.

Ação para o Dia das Crianças

Diversos cursos da FAE Curitiba se uniram para promover uma arrecadação de doces para instituições que atendem crianças carentes. A arrecadação, que ocorreu entre os meses de julho e outubro, totalizou 272 pacotes de bala e pirulito, 136 caixas de bala de goma, 44 fardos de pipoca doce e 16 kg de doces diversos.

Os itens beneficiaram 500 crianças, fazendo com que o dia 12 de outubro fosse motivo de festa nas instituições a seguir:

• Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgiana e Ana Rosa I e II.

• Escola Jardim Taiza.

• Instituto Schnorr.

• Associação de pessoas com deficiências múltiplas.

• Legião da Boa Vontade (LBV).

Contador Amigo

Entre os meses de novembro e dezembro, alunos do curso de Ciências Contábeis, da FAE Curitiba e FAE São José dos Pinhais, arrecadaram notas fiscais em prol da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. A iniciativa resultou em um total de 4 248 notas, culminando em R$ 770, que foram repassados à Associação.

[...] Civilizar e solidarizar a Terra, transformar a espécie humana em verdadeira humanidade torna-se o objetivo fundamental e global de toda educação que aspira não apenas ao progresso, mas à sobrevida da humanidade [...].

MORIN, 2000, p. 78.

Natal Solidário

No mês de novembro, alunos dos cursos de Administração e Contabilidade promoveram uma campanha de doação de alimentos para diferentes instituições sociais de Curitiba e Região Metropolitana. Os estudantes, divididos em 49 equipes, da disciplina de Jogo de Empresas, elaboraram vídeos sobre a importância da doação de mantimentos, como exemplo de uma campanha publicitária realizadas por empresas virtuais. A iniciativa arrecadou 8 141 itens de alimentos, entre leite, açúcar, farinha de trigo, arroz e feijão.

As doações foram entregues para as instituições a seguir:

• Paróquia Senhor Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba.

• Associação São José Casa de Repouso para Idosos, em São José dos Pinhais.

• Cooperativa de Catadores de materiais recicláveis (Catamare), em Curitiba.

• Nova Canaã Casa de Idosos, no Uberaba, em Curitiba.

• Associação Caminho da Vida Lar Dona Vera, em Curitiba.

• Lar Hermínia Scheleder, em Colombo.

• Lar Doce Aconchego, em Curitiba.

• Espaço EVA – Espaço Vida Araucária, em Araucária.

• Lar de Idosos Nyanni, em Curitiba.

Festa de Natal

Alunos do curso de Administração e do curso MEP promoveram uma confraternização de Natal para as crianças que fazem parte da Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II.

O encontro foi organizado a partir das reflexões promovidas durante as aulas de Lab de Consultoria. Os estudantes planejaram a organização dos eventos, bem como as doações que seriam necessárias.

A ação resultou em uma festa com lanches, bolo, geladinhos e brinquedos, beneficiando 200 crianças.

ESG na prática

Alunos do curso de pós-graduação ESG Management participaram de uma ação social em benefício de diferentes entidades sociais. A ação foi promovida a partir da disciplina ESG Como Estratégia de Negócios, e representou o “s” da sigla, que envolve o social e a forma de impactar positivamente a sociedade.

A iniciativa envolveu 31 discentes, resultando em doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene e absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Os donativos foram entregues pela turma às seguintes instituições:

• Associação Inclusive nas Artes.

• Deus, Amor e Compreensão (Deaco).

• Fundação de Ação Social (FAS).

• Coletivo Igualdade Menstrual.

Alguns estudantes também realizaram doação de sangue no Hemobanco.

Consultoria Solidária 2023

Criada em 2022, a iniciativa promove consultoria gratuita a micros e pequenos empresários por meio da participação da Fecomércio-PR, de alunos e professores da FAE, bem como dos consultores do Sebrae-PR. Os projetos executados pelos estudantes, ao mesmo tempo em que beneficiam empresários, com as consultorias gratuitas, contribuem para a formação dos alunos FAE, pois oferecem a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Cada proposta e as possíveis soluções às dificuldades das empresas são apresentadas logo após a elaboração de um diagnóstico das maiores dificuldades enfrentadas por essas organizações.

Este ano, a consultoria contou com 270 estudantes dos cursos de Administração, Administração Integral e de Tecnologia em Logística, em Gestão Comercial, RH e Financeira, um número ainda mais expressivo que no ano anterior. Todo o planejamento para o ano foi realizado em reuniões promovidas pelos envolvidos na organização do projeto.

Encontro realizado em agosto, com representantes da FAE, do Fecomércio-PR e do Sebrae-PR.

Evento de encerramento do Consultoria Solidária 2023 e apresentação das iniciativas.

Management Experience Program (MEP)

O Management Experience Program (MEP) caracteriza-se como um programa de desenvolvimento profissional ministrado em período integral. No período da manhã, os alunos cursam o bacharelado em Administração da FAE Centro Universitário e, à tarde, dedicam-se a trabalhar em experiências reais e complexas de gestão. Uma das práticas em empreendedorismo ofertadas aos alunos do 1.º ano do Management Experience Program é a criação e aplicação de um projeto que tem como objetivo a arrecadação de fundos para o Hospital Pequeno Príncipe (HPP), instituição parceira do MEP beneficiada por suas ações desde 2011. No início do ano, a turma é dividida em equipes que competem entre si com a criação de um programa que simula as etapas da venda de um produto ou serviço. Todas as ideias passam por avaliação prévia da área de captação de recursos do Hospital Pequeno Príncipe e, quando aprovadas, são colocadas em execução.

Este ano, os estudantes do curso realizaram 18 projetos de empreendedorismo, em benefício do hospital, totalizando R$ 146.453,55. Esse valor, somado aos 12 anos de parceria, resultou em R$ 1.025.826,45.

Confira a seguir as fotografias das apresentações dos projetos:

PsicoFAE

O Serviço Escola de Psicologia da FAE Centro Universitário, PsicoFAE, oferece atendimentos individuais, familiares, em casal ou em grupo para todas as faixas etárias. Os atendimentos são reali zados pelos acadêmicos do curso de Psicologia e supervisionados por professores especializados. As áreas de atuação incluem: psicoterapia; atendimentos a empresas, escolas ou comunidades; orientação vocacional, profissional e de carreira; atendimento individual e/ou grupo para pacientes com transtornos alimentares; pessoas enlutadas, homens perpetradores de violência e avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Os atendimentos na clínica têm custo social, sendo a primeira triagem estabelecida em R$ 5,00 e as demais sessões combinadas com o cliente a partir de sua renda familiar. O critério para atendimento psicológico é o paciente possuir uma renda máxima de dois salários-mínimos por membros da família, sendo necessário a entrega de uma cópia do comprovante de renda.

Atendimentos clínicos realizados nas atividades da clínica escola PsicoFAE em 2023

Atendimentos presenciais – 1.º semestre

2 790 atendimentos

Atendimentos presenciais – 2.º semestre

3 294 atendimentos

Outras atividades e projetos desenvolvidos pelo Serviço Escola para atendimento à comunidade em 2023

Vozes do Luto

Projeto com divulgação e atendimento para pessoas enlutadas por meio de atendimento psicoterapêutico breve nas modalidades individual ou em grupo. No primeiro semestre de 2023, foram envolvidos alunos de estágio hospitalar e do projeto de extensão, supervisionados pela professora Inaê Benchaya e, após seu desligamento da Instituição, os atendimentos foram orientados pela professora Francisleine Moleta. Um total de 23 atendimentos foram realizados.

Projeto de Orientação de Carreira PsicoFAE

Com o objetivo de desenvolver adaptabilidade para a construção da carreira de adultos em transição na PsicoFAE, os atendimentos do projeto foram abertos a inscrições da comunidade externa. O processo se constituiu em 8 encontros com cada cliente, tendo um total de 20 clientes ao longo do ano, resultando em 160 atendimentos no total.

Práticas psicoeducacionais na comunidade

Tratam-se de grupos reflexivos para autores de violência doméstica, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, proporcionando aos homens, maior responsável por esse tipo de abuso, a possibilidade de reflexão e responsabilização. A prática é realizada pelos alunos do último ano do curso de Psicologia, que realizam a vivência prática em Psicologia Comunitária. Este ano, as ações envolveram ligações telefônicas, entrevistas e encontros semanais com os noticiados encaminhados pelo Setor Psicossocial de Atenção à Violência Doméstica e Familiar (Sepavi) do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Todo esse processo é acompanhado pela supervisão da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid-TJPR). No total, o projeto contou com 40 participantes.

Projetos vinculados ao Laboratório de Pesquisa em Transtornos Alimentares, Obesidade

e Saúde Mental – Latos

Os encontros e atendimentos deste grupo aconteceram gratuitamente no Serviço Escola PsicoFAE, envolvendo alunos de estágios, extensionistas, monitores e profissionais voluntários do Latos que são supervisionados por uma docente. No total foram 376 atendimentos no primeiro semestre de 2023 e 351 no segundo semestre. A iniciativa atende cinco diferentes projetos:

• Gapo – Grupo de atendimento a mulheres acima de 18 anos com algum tipo de transtorno alimentar, obesidade ou distorção de imagem corporal.

• Core – Grupo de atendimento a meninas adolescentes entre 13 e 18 anos com algum tipo de transtorno alimentar, obesidade ou distorção de imagem corporal.

• Gapinho – Grupo de atendimento a crianças até 13 anos com algum tipo de transtorno alimentar, obesidade ou distorção de imagem corporal.

• Corpus – Atendimento individual a pessoas com algum tipo de transtorno alimentar, obesidade ou distorção de imagem corporal.

• Bari-Psi – Atendimento individual e avaliação psicológica a potenciais pacientes de cirurgia bariátrica.

Atendimentos realizados em hospitais parceiros

Neste ano, a iniciativa atendeu hospitais na modalidade de Estágio em Saúde: Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, e Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, beneficiando um total de 738 pacientes.

Hospital e Clínica

Cleuza Canan e Casa de Recuperação Nova Vida –Crenvi

Durante o ano, nas duas entidades, foi realizada a observação e condução de grupos terapêuticos, observações de processos clínicos, pesquisa documental e elaboração de material de apoio sobre dinâmicas de grupo para equipe técnica.

Atendimentos e parcerias com Cras, Caps, Creas, Nasf

Os estágios em saúde coletiva e práticas em psicologia comunitária atuaram em várias instituições na Região Metropolitana de Curitiba, atendendo a comunidade nas mais variadas modalidades.

Projeto de Extensão –

Projeto Fronteiras

A iniciativa promoveu a realização de acolhimento e orientação de acadêmicos do NRI-FAE frente ao processo de intercâmbio. Auxílio na preparação acadêmica e pessoal para a experiência de intercâmbio, construção de estratégias de adaptação frente a mudanças, processos de troca de experiências e desenvolvimento pessoal e profissional. Aproximadamente 40 pessoas foram atendidas.

Elo Apoio Social e Ambiental

Realização de entrevistas com foco na inserção profissional de jovens aprendizes e condução de feedbacks técnicos e comportamentais dos entrevistados. O Núcleo também atuou na realização de palestras informativas dos processos da empresa aos jovens candidatos.

Pesquisa de clima

Durante o ano, os estudantes do curso de Psicologia promoveram a realização de pesquisa de clima nas instituições Tribunal Regional Eleitoral, Clínica Self Center e Credipar – Crédito no Paraná.

As atividades se desenvolveram por meio de processos de observação do espaço e processos organizacionais, estruturação e aplicação de questionário semiestruturado. Ainda foram promovidas condução de entrevistas de aprofundamento com os profissionais da empresa e a realização de relatório técnico de devolutiva com análises quantitativas e qualitativas. A iniciativa beneficiou um total de 341 pessoas.

Consultoria em Psicologia Organizacional e do Trabalho

Ao longo do ano, foram realizadas diversas atividades de prestação de consultoria na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho a diferentes empresas, acompanhados por docentes da FAE. Os encontros foram alinhados às Políticas de Gestão de Pessoas e contaram com temas como Diagnóstico Organizacional, Clima Organizacional, Liderança, Treinamento e Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho.

Parcerias com instituições para realização de estágios e visitas técnicas no ano de 2023

As parcerias de estágio têm como objetivo propiciar aos alunos um conhecimento prático e uma vivência do ofício da psicologia nas mais diferentes áreas e nas instituições listadas a seguir:

• Fundação Pró-Hansen – Psicologia Social/Institucional/Comunitária e Hospitalar.

• ONG Gerar Aprendiz Legal.

• Agência ELO de Apoio ao Menor Aprendiz.

• Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo.

• Hospital Nossa Senhora das Graças.

• Instituto de Educação do Paraná.

• Caps de Curitiba e Região Metropolitana.

• Creas de Campo Largo.

• Cras Graciosa, em Colombo.

• Caps TM, em Almirante Tamandaré.

• No Nasf, em Almirante Tamandaré.

• UPAs Curitiba e Região Metropolitana.

• Associação de moradores Jardim Georgina e Ana Rosa I e II.

• Escola Estaduais e Municipais de Curitiba e Região Metropolitana.

• Colégio Bom Jesus.

• Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá.

Programa Institucional de Atendimento à Saúde

Mental do Aluno FAE

O programa teve início em 2019 e sua criação ocorreu mediante a percepção, principalmente por parte dos professores, de que muitos alunos estavam apresentando problemas psicológicos e pessoais que acabavam por prejudicar o bom aprendizado e desenvolvimento acadêmico. Sendo assim, a coordenação do curso de Psicologia desenvolveu o programa fornecendo atendimento psicológico em grupo a alunos de graduação por um preço simbólico de R$ 5 ou R$ 10 por sessão. O período de realização das sessões de psicoterapia foi de março a dezembro de 2023, beneficiando dois grupos com sete pessoas em um, e nove em outro. Foram realizados 40 atendimentos no total, seis pacientes individuais, totalizando 95 sessões realizadas.

Pastoral Universitária

A Pastoral Universitária acolhe os questionamentos, busca respostas e forma a pessoa para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana, que se preocupa e procura agir a favor da inclusão social, dos menos favorecidos, daqueles que sofrem diante da desigualdade.

A diversidade de expressões, crenças e opiniões são elementos característicos no âmbito universitário. Dessa forma, a Pastoral Universitária trabalha para que essa diversidade encontre o diálogo e caminhem juntos para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário.

Nesse sentido, procura colaborar com o desenvolvimento integral do universitário e, para tanto, trabalha com base nos três eixos norteadores, propostos pelo Estudo 102 da CNBB: O Seguimento de Jesus Cristo e a Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário: Eixo da Espiritualidade; Eixo da Formação/Reflexão; Eixo das Ações Socioeducativas

A seguir, estão listadas algumas das ações promovidas pela Pastoral Universitária em 2023.

Visita solidária e entrega das doações do Trote

Churrasco solidário – Casa de Repouso São José.
solidário – Escola Fazenda Velha.

Campanha de doação de sangue –FAE e Hemepar.

Festa Junina Solidária – Associação Padre João Ceconello.

Entrega de doação de chocolates para a Escola Estadual Terezinha E Keep.

Entrega de doação de alimentos –Ação entre Amigos.

Curso de Formação de Voluntários. Retiro de preparação para a Caminhada Franciscana da Juventude.

INSTITUCIONAL

GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

Yaroslav Astakhov | Shutterstock

Sistema de gestão do Grupo Educacional Bom Jesus

Presidente

Frei João Mannes

Vice-Presidente

Frei Daniel Dellandrea

Secretário

Frei Claudino Gilz

Tesoureiro

Frei Mário José Knapik

Diretor-Geral

Jorge Apóstolos Siarcos

Gerentes Back Office

Desenvolvimento Institucional

Viviane Maria Soldi Virmond Alves

Marketing | Tecnologia da Informação

Eros Pacheco Neto

Financeiro | Secretaria-Geral Bom Jesus e FAE

Daniele M. Mazon Massoquetto

Administração Back Office e do Remanso | Arquivo Central | Biblioteca Central | Valor Brasil

Régis Ferreira Negrão

Auditoria Interna | Comercial | Gráfica | Editora

Bom Jesus – parte comercial | Gestão de Processos | Segurança Corporativa

Luiz Fernando Fabri

Prédio Lamenha Lins | Centro de Estudos e Pesquisas | High School | Lace | Editora Bom

Jesus

Marcelo Bianchini Favaro

Gerentes Regionais

Eros Pacheco Neto

Jorge Henrique Bloch Martins

José Laurindo Pereira Machado

Muriel Pinto Amorim

Nilton Dorizeti Marcomini

Régis Ferreira Negrão

Rubem Fernando Fink

FAE

Reitor

Jorge Apóstolos Siarcos

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

Everton Drohomeretski

Pró-Reitor de Administração e Planejamento

Eros Pacheco Neto

Diretora do Campus Curitiba

Andrea Regina Hopfer Cunha

Diretor do Campus São José dos Pinhais

Élcio Douglas Joaquim

Diretor dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu

Alexandre Andrioli Iwankio

Perfil dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus

O Grupo Educacional Bom Jesus mantém Unidades de Ensino nos estados do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Para administrá-las e oferecer o ensino padrão Bom Jesus/FAE, o Grupo atua com funcionários de diferentes perfis.

Por gênero

Por estado e gênero

Por estado e idade

*Contratos de menor aprendiz.

Por estado e escolaridade

Por estado e tempo de serviço INSTITUCIONAL Grupo Educacional

Por estado, tipo de emprego e carga horária

Para fins de apresentação, este Relatório considerou os cargos da área administrativa e da docência separadamente. A carga horária dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus é dividida em parcial – com até 25 horas semanais de trabalho – e integral – para acima de 25 até 44 horas semanais.

horária

Por estado e tipo de contrato

Os tipos de contratos apresentados neste Relatório consideram aqueles com tempo indeterminado – válidos enquanto perdurar a relação de emprego – e com tempo determinado – com datas de início e término acordadas, não podendo ultrapassar o período de dois anos. Incluem também contratos de experiência vigentes no fechamento do material. Além deles, a tabela a seguir apresenta a porcentagem de estagiários e terceirizados atuantes na Instituição.

Políticas institucionais

O Grupo Educacional Bom Jesus desenvolve, analisa e aprimora continuamente suas políticas institucionais para garantir um bom desempenho profissional de toda a sua equipe.

Negociação

coletiva

100%

dos funcionários amparados por convenção coletiva de trabalho.

Funcionários em cargo de chefia*

52 mulheres e homens em cargos de chefia

29 mulheres em cargos de chefia

55,8% mulheres em cargos de chefia

*Os números apresentados se referem aos cargos de chefia da alta administração, considerando gerência/gestão em todos os estados onde a Instituição atua.

Remuneração

Proporção do menor salário pago pela Instituição, por estado, referente a 220 horas/mês, comparado ao salário-mínimo nacional (R$ 1.320,00).

Os dados refletem a diferença salarial positiva paga para homens e mulheres.

Código de Conduta

O Código de Conduta apresenta diretrizes institucionais pautadas em valores, atitudes e comportamentos éticos e morais, amparando-se nas normativas legais vigentes e na cultura organizacional. Seu objetivo é orientar os funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus para que tenham comportamentos condizentes com os princípios franciscanos, promovendo, assim, um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para todos.

Comunicação Interna

A Comunicação Interna é o setor responsável pelo diálogo entre a Instituição e o funcionário realizado por meio dos canais institucionais. Sua função é transmitir e compartilhar informações relevantes nos âmbitos administrativo, operacional e estratégico do Grupo, mantendo seus funcionários alinhados à missão, à visão e aos valores franciscanos.

Benefícios e incentivos

O Grupo Educacional Bom Jesus preza por um ambiente de trabalho saudável e, para isso, garante benefícios e incentivos que contribuem para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários.

1Benefício presente nas Unidades de Curitiba e Região Metropolitana, concedido a funcionários com salário-hora igual ou inferior a R$ 13,64.

rPlano de saúde Clinipam concedido a funcionários das Unidades de Curitiba e Região Metropolitana com salário-hora igual ou inferior a R$ 13,64.

3Funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus têm a opção de contratar assistência médica Unimed, com desconto.

4Benefício concedido aos funcionários que trabalham na Unidade Administrativa Remanso e na Unidade Bom Jesus Aldeia, ambos localizados em Campo Largo (PR), e no Centro de Distribuição, localizado no bairro Cidade Industrial, em Curitiba.

Educação

O Grupo Educacional Bom Jesus oferta desconto nas mensalidades para funcionários, dependentes e estagiários, além de distribuir livros didáticos para filhos de funcionários que estudam nas Unidades do Grupo.

Desconto nas mensalidades

Bom Jesus 2496

Distribuição de livros didáticos

Bom Jesus 1 481 kits

[...] Os indivíduos humanos produzem a sociedade nas interações e pelas interações, mas a sociedade, à medida que emerge, produz a humanidade desses indivíduos, fornecendo-lhes a linguagem e a cultura [...].

MORIN, 2010, p. 95.

Formação profissional

Programa de Desenvolvimento Profissional

O Grupo Educacional Bom Jesus, norteado pelos princípios franciscanos, busca proporcionar constante desenvolvimento para seus funcionários por meio de capacitações e treinamentos que favoreçam o crescimento institucional, centrado em valores humanos fundamentais. Com o Programa de Desenvolvimento Profissional, são trabalhados os eixos norteadores de capacitação e de treinamento, que buscam desenvolver, além das competências técnicas, o relacionamento interpessoal e o autoconhecimento. Em 2023, foram trabalhados 206 temas, com a participação de aproximadamente 2 668 funcionários administrativos.

Programa de Ambientação para Novos Docentes e Funcionários

O Departamento de Desenvolvimento Institucional do Grupo Educacional Bom Jesus disponibiliza para funcionários e docentes recém-contratados um programa de ambientação on-line, que abrange, além da filosofia, da missão e da visão da Instituição, temas importantes relacionados com as normas administrativas e a postura ética e profissional, bem como assuntos relativos à área de atuação do novo funcionário. Realizado em todas as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus, em 2023, 463 funcionários administrativos e 389 docentes participaram do Programa e obtiveram 100% de aproveitamento.

Programa Servir com Amor e Alegria

O Programa é institucional e tem como objetivo sensibilizar todos os funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus no que se refere ao ideário franciscano. A proposta contempla a missão do “servir”, que deve refletir no trabalho, na prestação de serviços e no atendimento a todos com boa vontade, respeito, amor e alegria. Em 2023, o Programa Servir teve o foco direcionado para as virtudes baseadas no primado do Amor, enfatizando o amor no contexto do trabalho. A temática escolhida deriva do pressuposto que a virtude do Amor permeia todas as demais virtudes franciscanas.

As ações institucionais foram desenvolvidas envolvendo todos os funcionários de todas as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus.

No primeiro semestre, o Programa contou com um vídeo que foi gravado pela professora Edna Cicmanec da FAE Centro Universitário, no qual ela relata um pouco de sua história virtuosa de amor dentro da Instituição. A ideia do vídeo foi apresentar o amor corporativo, seus desafios, aprendizados e o crescimento que as experiências profissionais podem nos proporcionar.

As gravações foram disponibilizadas por e-mail a todos os funcionários via Comunicação Interna e foi disponibilizada na Intranet para que todos tenham acesso ao material.

Encontro Pedagógico

O Encontro Pedagógico tem como objetivo apresentar, analisar e discutir os encaminhamentos pedagógicos da Instituição aos docentes, colocando-os em contato com a abordagem educacional do Bom Jesus, além de proporcionar a integração entre os participantes.  Os encontros são uma oportunidade para que os docentes das Unidades de Ensino Bom Jesus se reúnam com os coordenadores do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) para análise e discussão de todo o material pedagógico que será apresentado aos alunos. Esses encontros ocorreram presencialmente e com transmissão simultânea para algumas Unidades. No ano de 2023, aproximadamente 1 646 docentes de todas as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus participaram dos encontros do primeiro semestre que teve o tema Eco Espiritualidade Franciscana e Educação Integral e 1 570 do segundo semestre com o tema Valores para Inspirar, Virtudes para Viver.

Programa de Formação Docente – Profor

O Programa de Formação Docente busca contribuir para a qualificação dos estagiários pedagógicos de todas as Unidades do Brasil, para uma atuação diferenciada na educação. Em 2023, o Programa de Formação Docente foi realizado na modalidade on-line, por meio do Local Unificado de Aprendizagem (LUA) e do Google Meet, trabalhando assuntos como postura ética e profissional, prática docente, identidade pessoal e profissional, ser docente, oratória, relações interpessoais no contexto educacional, administração do tempo e assertividade para docentes e educadores, além da oportunidade de participar em uma banca de orientação. Durante o ano, 89 estagiários participaram da formação.

Encontro Docente

O Encontro Docente da FAE Centro Universitário tem como objetivo promover a reflexão e a discussão da prática docente e suscitar questões que contribuam diretamente na qualidade da educação no Ensino Superior. A iniciativa oportuniza aos participantes que se reúnam com a reitoria acadêmica e com os coordenadores de curso para análise e discussão de questões acadêmicas de todo o semestre letivo. Na ocasião, são realizadas oficinas de aprendizagens, focadas em inovação e novas estruturas do processo de ensino. Os encontros são realizados em duas edições anuais, sempre no início de cada semestre letivo. Em 2023, 150 docentes participaram do encontro.

Programa de Gerenciamento de Emoções – PGE

O Programa de Gerenciamento de Emoções (PGE) tem o objetivo de oportunizar reflexões a respeito da importância da saúde mental. No ano de 2023, foram trabalhados os temas Saúde Mental: Estratégias e Vivências e Conversas que Cuidam: Saúde Mental nas Relações Sociais. Os treinamentos foram realizados de forma on-line, via Google Meet, contando com a participação de 1 249 profissionais nas apresentações do primeiro tema e 1 308 profissionais no segundo.

Programa de Formação Continuada para Responsáveis de Setor – PRS

O Programa de Formação Continuada para Responsáveis de Setor visa o desenvolvimento das lideranças imediatas.

Durante o ano, responsáveis de diversos setores de todas as Unidades do Brasil participaram do Programa. Nas Unidades de Curitiba e Região Metropolitana, os encontros ocorreram no formato presencial e nas Unidades de fora, via Google Meet. Aproximadamente 188 funcionários participaram do Programa no ano de 2023.

Programa de Formação Continuada para o Atendimento ao Cliente – Profac

O Programa tem o propósito de desenvolver as equipes da linha de frente das Unidades – responsáveis pelo atendimento direto aos pais e alunos – em busca de um atendimento diferenciado e humanizado. Em 2023, foi trabalhado o tema Qualidade no Atendimento ao Cliente: Foco em Alta Performance – Parte 1, 2 e 3. Participaram do Programa aproximadamente 150 funcionários por meio de encontros via Google Meet e 56 funcionários, presencialmente.

Programa de Proteção de Dados – Proteja

O Programa tem como objetivo trazer aos funcionários, de modo estruturado e consistente, novos conteúdos, capacitações, esclarecimentos e orientações sobre práticas adotadas no contexto da proteção de dados pessoais. Em 2023, participaram aproximadamente 891 funcionários.

Programa Empresa Livre de Assédio – Proela

Por meio do acolhimento e da diversidade, o Programa tem como objetivo garantir boas relações profissionais e um ambiente de trabalho respeitoso e saudável. Sendo assim, a Instituição oferece um canal para apurar irregularidades, como posturas que possam incorrer em manifestações de assédio, abuso de poder e outras formas de violência. Em torno de 970 funcionários participaram do Programa em 2023.

Programa

Evoluir,

Criar, Otimizar e Servir – Ecos

O programa de formação continuada do Colégio Bom Jesus tem como principal objetivo a capacitação contínua dos professores e líderes da Instituição, com base nos pilares evoluir, criar, otimizar e servir. Mais que um espaço de formação, o termo “eco” nos remete à ideia de que novos conhecimentos e soluções precisam e devem ser ecoados. “Eco”, do grego oikos, significa “casa”, o que nos remete a São Francisco de Assis e sua preocupação com a casa comum que habitamos, local em que buscamos harmonia com os demais seres com os quais compartilhamos o ecossistema. O programa foi iniciado em 2023 e contou com 47 encontros, sendo 24 formações e 12 039 inscritos.

Saúde, segurança e qualidade de vida Departamento de Saúde Escolar

O Departamento de Saúde Escolar (DSE), desde sua criação em 1994, vem ampliando ações nas áreas de saúde escolar e ocupacional. Composto por pediatras, médicos do trabalho, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e psicopedagogos, o DSE mantém, em diversas unidades, espaços apropriados para prestar primeiros socorros para alunos e funcionários.

Programas do DSE*

*Alguns programas do DSE estão disponíveis somente em determinadas Unidades da Instituição.

Ações do Departamento de Saúde Escolar*

1. Elaboração de informativos a respeito de saúde física e mental para docentes, alunos e familiares.

2. Prestação de primeiros socorros em ocorrências no ambiente escolar.

3. Identificação de alunos com necessidades especiais na área de saúde.

4. Identificação de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do Setor de Psicologia e do Setor de Fonoaudiologia Educacional, promovendo, em conjunto com a equipe pedagógica, a inclusão desses alunos e o seu acompanhamento.

5. Realização de programas de triagem auditiva e visual, de sondagem de linguagem (realizadas pelo Setor de Fonoaudiologia), triagem de pediculose (realizada pelo Setor de Enfermagem), entre outras, identificando problemas que possam prejudicar o desempenho escolar do aluno ou sua saúde.

6. Colaboração do Setor de Fonoaudiologia com o CEP para identificar os alunos que necessitam de intervenção pedagógica específica.

7. Exames periódicos de saúde – destinados a todos os funcionários, para avaliar a saúde do trabalhador e diagnosticar precocemente eventuais alterações.

8. Treinamento de docentes para o uso adequado da voz.

9. Treinamento de primeiros socorros para funcionários da Instituição, incluindo manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).

10. Capacitação de funcionários da Instituição em relação à prevenção de acidentes com alunos.

11. Instrução de docentes, coordenadores disciplinares e outros funcionários a respeito de saúde mental e emocional (ex.: habilidades socioemocionais, bullying, depressão, transtornos mentais, entre outros) e a respeito de necessidades educacionais especiais.

12. Administração de vacina contra influenza (gripe), oferecida aos funcionários de todas as Unidades.

*Algumas das ações do DSE estão disponíveis somente em determinadas Unidades da Instituição.

Indicadores do Departamento de Saúde Escolar (DSE)

Setores

Setor de Saúde Escolar**

Setor de Medicina Ocupacional

Setor de Enfermagem

Setor de Fonoaudiologia

Setor de Psicologia

Programas 2023

Programa de triagem – alunos 3 820

Funcionários capacitados *** 4 954

Atendimentos médicos ocupacionais 2 005

Vacinação de funcionários (gripe) 3 647

Atendimentos prestados a alunos e funcionários 147 503

Atendimentos em fonoaudiologia escolar e ocupacional 1 809

Atendimentos realizados 17 918

** Inclui ações dos setores de enfermagem, fonoaudiologia e psicologia.

*** Treinamentos relacionados aos itens r, 1r e 11 da listagem “Ações do DSE”.

Segurança do Trabalho

O Setor de Segurança do Trabalho tem por objetivo promover a segurança dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus e de outros prestadores de serviços, por meio de atividades como inspeções de segurança, procedimentos, treinamentos, orientação ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), acompanhamento e orientação sobre a legislação vigente, participação na elaboração de projetos de incêndio e assistência às Unidades no que diz respeito aos procedimentos pertinentes à segurança.

Em 2023, foram realizados diversos treinamentos internos em segurança do trabalho, tanto para atendimento às normas vigentes quanto para a orientação de funcionários para as práticas de prevenção de acidentes, resultando em 45 horas de treinamento e a participação de 431 funcionários.

Seguem alguns indicadores:

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio

O Grupo Educacional Bom Jesus tem Comissões de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) que, legalmente, para sua formação, consideram o grau de risco e o número de funcionários de cada Unidade.

O objetivo da Cipa é prevenir contra acidentes e doenças relacionadas ao trabalho ao conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores. É responsável por realizar ações de prevenção da integridade dos funcionários, inspeções, relatórios, treinamentos e promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que envolve toda a Instituição.

Plano de Abandono

O Plano de Abandono tem como objetivo fornecer meios para que, em situações de emergências, os funcionários administrativos, docentes, alunos da Instituição e outros (se houver) tenham condições de abandonar o local de risco de uma forma segura e ordenada, visando a salvaguardar a integridade física de todos os presentes no local.

Seguindo uma tendência mundial, os simulados de abandono em instituições de ensino objetivam preparar as populações para possíveis ações de emergência que possam ocorrer em qualquer lugar e a qualquer instante.

A simulação é simples e rápida e consiste na retirada ordenada de todos os alunos e funcionários até os pontos de encontros determinados, dentro da própria Unidade.

Integração

Confira como foram alguns dos jantares de fim de ano realizados em algumas Unidades.

Bom Jesus São José | Vacaria (RS).
Bom Jesus Externato | Pindamonhangaba (SP).
Bom Jesus Coração de Jesus | Florianópolis (SC).
Equipes do Grupo Educacional Bom Jesus.

[...] A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. Estamos na era planetária; uma aventura comum conduz os seres humanos, onde quer que se encontrem. Estes devem reconhecer-se em sua humanidade comum e ao mesmo tempo reconhecer a diversidade cultural inerente a tudo que é humano [...].

MORIN, 2000, p. 47.

Organizadores

Coordenação do Bom Jesus Social

Frei Claudino Gilz, OFM

Elaboração e Organização

Fernanda Mathias de Oliveira

Frei Claudino Gilz

Kelli Maritsa Fernandes de Barros

Contabilidade

Valesca Elaine Dozorski

CRC/PR 056201/O-0

Contato

Em caso de dúvidas relativas a este material, entre em contato.

E-mail: sustentabilidade@bomjesus.br

Telefones: (41) 2105-4442 | (41) 2105-4409

Site: www.usf.edu.br

Editora Bom Jesus

Presidente da Associação Franciscana

de Ensino Senhor Bom Jesus

Frei João Mannes

Diretor-Geral

Jorge Apóstolos Siarcos

Gerente Pedagógico do Centro de Estudos e

Pesquisas (CEP) e da Editora Bom Jesus

Marcelo Bianchini Favaro

Coordenação da Editora Bom Jesus

Márcia Teresinha Schmidt

Projeto Gráfico, Diagramação e Revisão

Editora Bom Jesus

Crédito das Imagens

Reprodução e Acervo Grupo Educacional Bom Jesus

Imagens do Projeto Gráfico

Retículas: Monika7 | Shutterstock

Textura mancha de giz: Miloje | Shutterstock

Imagens da Capa

Allison C Bailey; Joa Souza; LAONG; Ljupco Smokovski; PeopleImages.com - Yuri A; Robert Kneschke; tomertu | Shutterstock

N 9 7 8 - 8 5 - 8 4 5 9 - 2 2 1 - 0

1 F A E C e n t r o U n i v e r s i t á r i o 2 G r u p o E d u c a c i o n a l

B o m J e s u s - B r a s i l 3 P r o j e t o F A E S o c i a l 4 S e r v i ç o

s o c i a l I G i l z , C l a u d i n o I I O l i v e i r a , F e r n a n d a

M a t h i a s d e I I I B a r r o s , K e l l i M a r i t s a F e r n a n d e s d e

Índices para catálogo sistemático:

1 R e l a t ó r i o s o c i a l : G r u p o E d u c a c i o n a l B o m J e s u s :

E d u c a ç ã o 3 7 0 1 1 5

C i b e l e M a r i a D i a s - B i b l i o t e c á r i a - C R B - 8 / 9 4 2 7

Todos os direitos desta edição estão reservados à Editora Bom Jesus. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.

EDITORA BOM JESUS

Rua Anselmo de Lima Filho, 242 81290-250 – Curitiba-PR

www.bomjesus.br

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

ISBN 978-85-8459-221-0

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.