relatorio-2022

Page 1


Relatório PEA UNESCO

RELATÓRIO

PEA-UNESCO

Criado em 1953, o Programa de Escolas Associadas (PEA) consiste em uma rede mundial que compreende quase 11.000 instituições escolares, em 181 países. Sua missão é promover os valores da UNESCO, com vistas à construção de um ideal de paz e à elevação dos padrões de qualidade da educação.

Para o Bom Jesus, a certificação de participação do Programa de Escolas Credenciadas da UNESCO é o reconhecimento dos projetos educacionais desenvolvidos pela Instituição em todas as suas Unidades, que contribuem para a formação humana de seus alunos, com reflexos diretos na comunidade.

Este relatório apresenta uma breve descrição das atividades realizadas nas Unidades Bom Jesus, em 2022. INTRODUÇÃO

Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus

Av. Silva Jardim, 1499 – Rebouças

CEP 80250-200 – Curitiba – Paraná – Brasil (41) 2105-4403

www.bomjesus.br bomjesus@bomjesus.br

Presidente da AFESBJ

Frei João Mannes

Diretor-geral

Jorge Apóstolos Siarcos

Gestor Pedagógico do Centro de Estudos e Pesquisas Bom Jesus

Marcelo Bianchini Favaro

Organizadora do Relatório

Solange Inês Bencke Dorocinski

Capa e Projeto Gráfico

Guilherme Seiji Preissler

Editoração

Ana Maria Mattoso

Fotos

Arquivo AFESBJ/Shutterstock

Revisão Textual

Neida Maria da Conceição Padilha

Curitiba | 2022

ESCOLAS ASSOCIADAS À UNESCO (REDE)

Este formulário deve ser preenchido, de maneira legível, pelo responsável da Rede no seu estabelecimento, com a descrição dos projetos que foram realizados durante o ano, e enviado ao Coordenador Nacional da Rede ou à Comissão Nacional para a UNESCO de seu país ou, em nenhum dos casos, para a sede da UNESCO.

1. Informações sobre o responsável:

Nome da pessoa que ocupa o cargo de responsável pelas atividades da Rede no seu estabelecimento e que preenche o formulário.

( ) Sr.

( ) Sr.ª Solange Inês Dorocinski.

2. Informações sobre a escola:

Nome: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus – AFESBJ.

Tipo de estabelecimento:

( ) Educação Infantil.

( ) Ensino Fundamental (de 1.º a 4.º).

( ) Ensino Fundamental (de 5.º a 9.º).

( ) Outros (explicar). x x x x

Endereço:

Rua: Avenida Silva Jardim, n.º 1.499.

Bairro: Rebouças.

Cidade: Curitiba.

Estado: Paraná.

( ) Ensino Médio.

Ano escolar: 2022 País: Brasil x

( ) Formação de professores.

( ) Professor Técnico/Profissional.

CEP: 80.250-200. Tel.: (41) 2105-4403.

E-mail: solanged@bomjesus.br

Site na internet: www.bomjesus.br

Informações dos alunos participantes das atividades estabelecidas no quadro da Rede: Idade: de 2 anos (Maternal) a 17 anos (3.ª série do Ensino Médio).

Alunos por gênero (total)

Feminino Masculino 12 934 12 390

Alunos por segmento escolar (total)

Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio 2 798 15 723 6 336

Lace – Centro de LínguasModalidade – Educação Especial 435 32

3. Informações das atividades realizadas:

Que tema de estudos da Rede vocês escolheram para suas atividades neste ano?

( x ) Os problemas mundiais e o papel do sistema das Nações Unidas.

( x ) A educação para o desenvolvimento sustentável.

( x ) A paz e os direitos do homem.

( x ) O aprendizado intercultural.

Por meio do Virtudes e Atitudes foram explorados os seguintes temas da UNESCO: Os Anos Internacionais:

• Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

• Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquacultura.

• Ano Internacional do Vidro.

As Décadas Internacionais:

• Década Internacional da Restauração de Ecossistemas.

• Década Internacional dos Afrodescendentes (2015/2024).

• Década da Energia Sustentável para Todos (2014/2024).

• Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável (2018-2028).

Vale destacar que ao lado de Anos e Décadas Internacionais, temos também as agendas da UNESCO, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) –Agenda 2030 – e as áreas prioritárias da Rede PEA-UNESCO em todo o mundo:

1. Cidadania global e uma cultura de paz e não violência.

2. Desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis.

3. Aprendizagem intercultural e valorização da diversidade e patrimônio culturais.

Os 5 Ps da Sustentabilidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias são os 5 pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS são um plano de ação que busca fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões. É uma proposta para as pessoas, o planeta e a prosperidade. O lema é: “Ninguém pode ficar de fora!”, por isso foram construídos contemplando as cinco áreas de importância crucial para a humanidade e o planeta.

VIRTUDES E ATITUDES

Há 125 anos, a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus vem possibilitando diversas iniciativas voltadas à sensibilidade ecológica, à formação do caráter, ao comprometimento cívico e ao cultivo dos princípios religiosos franciscanos. O projeto Virtudes e Atitudes completa 20 anos de implantação e tem sido uma dessas iniciativas. Apresenta-se como um trabalho pedagógico e formativo relativo aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O desenvolvimento e a articulação do referido projeto são realizados pelos educadores do Colégio Bom Jesus, cujo propósito é proporcionar mais que simples competências técnicas e acadêmicas e, sim, oferecer a formação integral do corpo discente. Tal projeto baseia-se no legado humano e religioso de Francisco de Assis, homem da paz, que ainda hoje nos tem a ensinar tanto. Todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio são envolvidos pedagogicamente para o trabalho com os princípios do amor, do respeito, da gratidão, da união, da fraternidade, da confiança, da sabedoria, da solidariedade, do diálogo, da disciplina, da humildade, da perseverança e da prudência.

Entende-se o conceito ‘virtude’ como a irradiação mais fiel do dinamismo revigorante e dignificante do ser humano. Virtude é, por sua vez, “o caminho que não leva para lugares geográficos, mas conduz seus mais nobres transeuntes para a descoberta do sentido da vida”. A virtude, em sentido mais amplo, é “a visibilidade do mistério da fé, que ilumina o ser humano a partir de dentro e floresce no jardim das mais variadas situações do cotidiano”.

GILZ, C.; HÜMMELGEN, G. Projeto Virtudes. Petrópolis: Vozes, 2006. (Adaptado)

4. Resultados:

O Virtudes e Atitudes, por meio das ações planejadas e executadas, beneficia em média: • 25 324 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio (meninas e meninos dos estados de SP, PR, SC, RJ e RS).

• 98 pessoas instituições beneficiadas (asilos, creches, orfanatos, hospitais, presídios, ONGs) com doações de roupas, calçados, brinquedos, alimentos não perecíveis, material de higiene, fraldas geriátricas, material de construção, material escolar, colchas, entre outros.

5. Qual foi o método com o qual vocês trabalharam ao longo da realização de seus projetos?

O encaminhamento metodológico refere-se à aplicação dos conhecimentos na resolução de problemas reais, à pesquisa de campo, ao desenvolvimento de projetos, bem como à exploração e a (re)construção de conhecimentos pelos partícipes do processo educacional, de modo que garante o envolvimento, o comprometimento e a abertura às necessidades e às mudanças das comunidades local e planetária.

O trabalho educacional com projetos contribui para a ressignificação dos espaços de aprendizagem. Colabora tanto para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes quanto para a construção de um novo sentido de cidadania, de modo que favoreça a solidariedade, o valor da diversidade e o sincretismo cultural.

6. Descrever como vocês integraram, ao seu programa escolar anual, as atividades dirigidas ao quadro do objetivo global da qualidade da educação.

O Virtudes e Atitudes é um trabalho concomitante à programação normal do conteúdo da série/ano. Em outras palavras, os professores são instigados e orientados, por meio de um planejamento, a relacionar as ações do Virtudes nos limites do próprio planejamento didático, vinculando-as aos conteúdos escolares. Essa junção possibilita ao aluno perceber que as ações trabalhadas e vivenciadas em sala de aula podem, e devem, ser usadas para a resolução das situações da vida real. Alimenta-se esse projeto institucional, todos os anos, com atuações diferenciadas. Em conjunto com a direção e a assessoria pedagógica, organizam-se também as Atitudes em Dia, a saber, momento em que os alunos vivenciam, na prática, as discussões de sala de aula. Tais ações utilizam-se de espaços diferenciados e preveem a participação da comunidade escolar, nomeadamente, os pais ou os responsáveis, os alunos, os educadores, os funcionários, as entidades parceiras, entre outros. Vale frisar que esse momento não se constitui em uma mostra de trabalhos e ações desconexos à realidade, à sala de aula, ao social e ao pedagógico.

Na perspectiva de reunir as melhores práticas das escolas associadas, em termos de qualidade de educação, segue a descrição de alguns dos projetos executados no ano de 2022, nas diferentes Unidades do Bom Jesus.

Cada Unidade do Bom Jesus é autônoma para organizar os próprios projetos e definir as Instituições parceiras. Essas estratégias de trabalho permitem ao professor perceber que as ações devem estar vinculadas aos critérios de avaliação e aos temas da UNESCO, garantindo, assim, um significativo trabalho interdisciplinar.

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVEL

Podemos compreender a Sustentabilidade como a capacidade de usufruir dos recursos naturais presentes no planeta sem comprometer o seu uso para as próximas gerações. Nesse contexto, o tema Sustentabilidade foi a proposta de trabalho para a finalização da Eletiva dos alunos da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Vicente Pallotti - São Paulo-SP. A professora Rita de Cássia mobilizou os alunos para a confecção de algo bem prático, utilizando recursos simples e reutilizáveis. A proposta foi de confeccionar Casinhas de Passarinhos que pudessem ser colocadas nas árvores do Colégio, oferecendo abrigo para as aves. Utilizou-se papelão e cola para a fabricação de uma massa que foi colocada em moldes em formato de ovos de chocolate. Os alunos pintaram-nas, deixando-as bem coloridas e bonitas. A prática da sustentabilidade é o caminho que abre novos horizontes para nós, humanos, e para todos os seres vivos. O planeta agradece!

CANTANDO PAZ E BEM!

Cultura da Paz

Entendemos que “Respeitar também é uma forma de Amar”. No Projeto Cantando “Paz e Bem”, a professora Patrícia Maglio Zuin e os alunos do 3.º ano do Ensino FundamentalAnos Iniciais, do Colégio Bom Jesus Vicente Pallotti - São Paulo-SP, exploraram o tema “Respeito” de forma musical. A canção escolhida apresentou uma linda mensagem de respeito às diferenças, na qual os alunos puderam avaliar suas atitudes e entender que o respeito e o amor caminham juntos. De maneira prática, essa virtude franciscana, foi repassada gentilmente para os funcionários do colégio, nas lindas mensagens em forma de coração, oferecidas pelos alunos. Mais do que teoria e prática, a não violência deve ser uma atitude que permeia toda a prática de ensino, envolvendo todos os profissionais de educação e os estudantes da escola, os pais e a comunidade, em um desafio comum e compartilhado. Assim, a não violência integrada confere ao professor outra visão do seu trabalho pedagógico. A escola deve dar lugar ao diálogo e ao compartilhamento, tornando-se um centro para a vida cívica na comunidade.

AJUDA À COMUNIDADE QUE LUTA POR TERRAS E POR SEU DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Década da ONU de Ação sobre a Nutrição (Sustentabilidade)

A campanha de arrecadação de alimentos do Colégio Bom Jesus Vicente Pallotti - São Paulo-SP, teve como objetivo principal ajudar no enfrentamento da fome, da insegurança alimentar e nutricional que atingiu as populações indígenas do Estado de São Paulo na pandemia.

Durante todo o mês de junho, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, familiares e toda a comunidade escolar foram mobilizados na arrecadação de alimentos não perecíveis. Foram 200 kg de alimentos arrecadados e entregues à tribo indígena Tekoa Itawera. A aldeia Guarani Mbya fica na Terra Indígena no Pico do Jaraguá, em São Paulo. Nesse primeiro contato surgiu o projeto de expandir a aprendizagem intercultural e, com isso, a valorização da diversidade e do patrimônio cultural dessa comunidade. A aldeia realiza atividades de plantio e reflorestamento na aldeia com Sistema Agrofloresta (sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação vegetal e do solo).

O Brasil considera a Década de Ação sobre Nutrição (2016-2025) uma grande oportunidade para reunir iniciativas e esforços na erradicação da fome e na prevenção de todas as formas de desnutrição, em todo o mundo. Este é um elemento crucial para a Agenda 2030, como refletido no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 2, entre outras metas. A  ação com a aldeia indígena justifica a preocupação do Colégio em sensibilizar os alunos para essas questões sociais.

PRESERVAÇÃO

AMBIENTAL

Como parte do projeto “Remodelando o Futuro”, os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus Aldeia - Campo Largo-PR, estão aprendendo sobre o ecossistema e como nossas escolhas podem impactar o meio ambiente. O descarte incorreto de resíduos, como óleo de cozinha jogado pelo ralo, pode contaminar as fontes de água subterrânea (lençóis freáticos) e atingir os ecossistemas de vida selvagem. Os alunos foram conferir alguns desses ecossistemas da nossa escola e também aprenderam a descartar corretamente o óleo de cozinha em um dos pontos de arrecadação disponíveis na escola, e trocá-lo por uma barra de sabão, produzido a partir do óleo reutilizado. As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos.

DESAFIO: VALORES E CRENÇAS

Os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Aldeia - Campo Largo-PR, estudaram sobre os direitos das crianças e puderam conhecer de forma mais aprofundada o direito de educação e sobre como o sistema educacional funciona em diferentes países. Após pesquisas e reflexões, os alunos fizeram uma releitura da convenção dos direitos das crianças e produziram cartinhas contendo os símbolos dos direitos. Vale destacar que a educação em direitos humanos possui um papel fundamental na formação humana à medida que possibilita o processo de desenvolvimento de um indivíduo participativo e consciente do papel social que exerce.

REMODELANDO O FUTURO

Os alunos do 1.° ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Aldeia - Campo Largo-PR, estão estudando sobre como podemos ajudar o nosso planeta e por que devemos mudar alguns hábitos diários. Um dos temas trabalhados neste projeto, chamado Reshaping the Future (Remodelando o Futuro), foi a reciclagem. O destino correto das tampinhas plásticas é uma forma de contribuirmos com a preservação do meio ambiente reduzindo a poluição causada por resíduos plásticos e gerando atividade econômica circular, como é o caso das cooperativas de catadores. Alguns projetos sociais ou ONGs coletam tampas plásticas, vendem o material a empresas recicladoras e o dinheiro é revertido em recursos para ajudar crianças, idosos e animais abandonados, como cães e gatos. Os alunos da Escola de Modalidade Especial estão arrecadando tampinhas de plástico para ajudar uma instituição de ensino do município de Campo Largo. Desta forma, os estudantes do 1.º ano convidaram a comunidade escolar do Bom Jesus (alunos, colaboradores e famílias) a participar desse projeto também. Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar. Preservar o meio ambiente é preservar a vida!

A DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS DA RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS

No Bom Jesus Educação Especial - Campo Largo - PR, a preservação do meio ambiente é constante. Uma das ações norteadoras é a horta e o pomar, cujo objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância do cultivo de diversas hortaliças e frutas, para que tenham qualidade de vida ligada a uma alimentação saudável. Os alunos aprendem o processo de plantio e colheita das hortaliças. Revolvem a terra, plantam, classificam o que são hortaliças e ervas daninhas, acompanham o crescimento e o desenvolvimento das hortaliças e aprendem a higienizá-las adequadamente. Após a colheita, levam-nas para casa a fim de saboreá-las com a família. No pomar, os alunos acompanham o crescimento das frutas da época como laranja, poncã, pêssego, ameixa e pera. Colhem, saboreiam na escola,

além de levá-las para casa. Para abastecer o pomar da escola, os alunos plantaram um pé de limão. Futuramente, ele produzirá belos frutos para deliciosas limonadas. Essas atividades proporcionam aos alunos ações de cidadania, pois, com o cultivo da horta e do pomar, estaremos contribuindo para a qualidade do ar que respiramos diariamente na escola. “Restaurar a natureza que danificamos significa, em primeiro lugar, restaurar a nós mesmos”, disse o Papa Francisco em uma mensagem de vídeo transmitida pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado. “Damos as boas‑vindas a essa Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, sejamos compassivos, criativos e corajosos. Que possamos tomar nosso lugar apropriado como uma ‘Geração da Restauração’.”

ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

O ano de 2022 foi formalizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como o Ano Internacional do Vidro. O vidro é relevante para o desenvolvimento da sociedade moderna, sendo 100% reciclável e permitindo a sua reutilização por longo período. A iniciativa busca fortalecer o pensamento de como esse rico material pode reforçar o desenvolvimento sustentável além de influenciar a arte no decorrer da história da humanidade.

Para aproximar nossos alunos da realidade em procurar alternativas e para minimizar o impacto ambiental e incentivar um olhar significativo sobre o cotidiano, os alunos do Bom Jesus Educação Especial - Campo Largo - PR acrescentaram novos conhecimentos à aprendizagem prévia da transformação e promoveram a reflexão firmada nas pautas da UNESCO. Os alunos assistiram ao vídeo sobre a origem do vidro e suas finalidades e transformaram o pote de vidro em uma linda obra de arte para presentear a família com saborosas bolachas feitas na aula de culinária.

Pensando na reutilização, os alunos providenciaram na aula de Arte uma embalagem de vidro que provavelmente seria descartada e por meio da técnica do esponjamento realizaram misturas de cores para decorar.

Abordando o centenário do Modernismo no Brasil e a Semana de Arte Moderna de 1922, os alunos inseriram, por meio da colagem, elementos retirados de obras da Artista Tarsila do Amaral, deixando assim os vidros mais especiais. Por fim, o pote de vidro decorado foi utilizado para presentear a família com bolachas feitas na aula de culinária. Participaram também de pesquisas e familiarizaram-se com as técnicas de pintura que podem ser aplicadas ao vidro.

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Trabalhando a temática Agricultura Sustentável, os alunos do 2.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Externato - Pindamonhangaba-SP, aprenderam o que é agricultura, a importância do solo e que cuidado devemos ter com esse recurso natural. E para que a aprendizagem fosse efetiva e significativa, fizeram um passeio até a horta da escola, refletindo sobre quais são os cuidados necessários para uma planta germinar e como elas crescem e se reproduzem. Os alunos se surpreenderam ao perceber que muitos produtos que saem da terra vêm da agricultura e são transformados pela indústria. O estudo sobre a agricultura sustentável visa também o entendimento da utilização de adubos naturais e inseticidas biológicos de maneira que essas práticas

contribuam para um solo mais saudável, que é capaz de atender as necessidades de cultivo sem comprometer as gerações futuras. Os alunos aprenderam que ter atitude sustentável significa fazer coisas que preservem o meio ambiente, melhorando a vida das pessoas. Significa também usar com responsabilidade os recursos naturais que são esgotáveis, auxiliando assim a reduzir drasticamente o impacto no meio ambiente.

ENERGIA SUSTENTÁVEL

Por meio de pesquisas, os alunos da Educação Infantil (Nível D) do Colégio Bom Jesus Externato - Pindamonhangaba-SP, trabalhando sobre as Energias sustentáveis, construíram maquetes de Energia Eólica, Energia Solar e Energia Maremotriz. Partindo disso, os alunos receberam a visita da professora de Biologia, do Ensino Médio, que explicou sobre esse universo de possibilidades e aprenderam várias formas de ajudar o nosso Planeta. De forma lúdica e divertida, os alunos aprenderam muito sobre Energia Sustentável. Dada a devida importância pelas instituições de ensino, a sustentabilidade na escola ajudará as crianças a entenderem que, ao cuidar do meio que as cerca, não cuidam só de si mesmas, mas também dos outros.

ÁGUA, BEM NECESSÁRIO E FUNDAMENTAL À

VIDA

Não podemos viver sem ela! Sem água não haveria vida humana, pois ela compõe cerca de 70% do nosso corpo. Por isso, no Dia Mundial da Água, precisamos nos conscientizar acerca da importância de usar este recurso natural de forma sustentável, para que ele nunca falte. Com base na reflexão acima, os alunos do Colégio Bom Jesus Externato - Pindamonhangaba-SP, aprenderam sobre a importância da preservação da água, sobre a qual puderam perceber as múltiplas formas de uso para nossa vida. Levar os alunos a entender que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos, é de suma relevância e um dos nossos princípios fundamentais enquanto escola. Vale destacar que, segundo a ONU, a água potável foi declarada pelo Comitê das Nações Unidas para os Direitos Econômicos, Culturais e Sociais como um direito humano. Por isso a importância de se trabalhar em sala de aula com os alunos o entendimento da valorização, da proteção e da necessidade do gerenciamento da água doce no planeta, por ser um líquido indispensável à vida.

DOAR SANGUE É AMOROGRAFIA

Durante as aulas de Ensino Religioso, orientados pela professora Aline, os alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, do Colégio Bom Jesus São José - São Bernardo do Campo-SP, desenvolveram trabalhos sobre o papel das lideranças religiosas na propagação da solidariedade e valorização da vida. Parte deste trabalho foi a campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue, organizada e divulgada pelos próprios alunos. Doar sangue é Amorografia! Doar sangue é um ato de amor ao próximo! Nós, do Bom Jesus, acreditamos que incentivos como esses evidenciam

nos alunos a capacidade de exercerem sua cidadania de forma mais ampla ao sentirem-se preparados para transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo para se viver. Independentemente de haver ou não alguém necessitando de ajuda, a solidariedade faz parte da essência humana. Ser solidário é tornar-se verdadeiramente humano.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE SOBRE A POBREZA MENSTRUAL

Os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus São José - São Bernardo do Campo-SP, sob a orientação da professora Andrea, realizaram uma aula referente à Campanha da Fraternidade sobre a Pobreza Menstrual. A Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” . A Campanha da Fraternidade 2022 convida a promover diálogo a partir da realidade do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Nessa aula, os alunos fizeram uma iniciação ao trabalho reflexivo sobre o assunto e a exposição de alguns gráficos relacionados ao tema para dar andamento às pesquisas sobre esta carência social. Dentre os conhecimentos, a aula foi pautada com gráficos e coletas de dados estatísticos de pesquisas relacionados ao assunto da Pobreza Menstrual. Foi uma atividade de reflexão e humanidade sobre as várias faces da sociedade atual e as diferenças existentes nela. Vale destacar que o acesso a itens básicos de higiene pessoal, incluindo menstrual, é visto como essencial pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a criação de políticas públicas para garantir esse direito a meninas e mulheres em todo o mundo.

SUSTENTABILIDADE

Os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus São José - São Bernardo do Campo-SP, sob a orientação da professora Maíra, durante a aula de Ciências, trabalharam em grupo sobre o conceito de sustentabilidade por meio de duas atividades.

Na primeira atividade, empresas fictícias, de diferentes ramos de atuação, foram analisadas, e propostas de implementação de alternativas sustentáveis foram sugeridas pelos grupos. Os grupos apresentaram suas propostas sustentáveis para os demais e puderam trocar informações.

Na segunda atividade, os alunos pesquisaram e debateram sobre o conceito de sustentabilidade, a notoriedade da ciência para a sustentabilidade, a importância da disponibilidade e a utilização de energias renováveis por todos e, também, sobre ações sustentáveis que a população pode ter no seu cotidiano. A partir dessa discussão, produziram um texto com a visão geral sobre esses temas.

Vale destacar que o tema Sustentabilidade relaciona-se com a Campanha da Fraternidade de 2022 “Fraternidade e Educação” e também com ações da UNESCO como o Ano das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, a Década de Energia Sustentável Para Todos e os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 08 de março, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, os alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus São José - São Bernardo do Campo-SP, promoveram uma ação coletiva nas aulas de Arte e Empreendedorismo. Inspirados no trecho de uma canção da banda Ira “Vejo flores em você” confeccionaram um painel colaborativo e simultaneamente prestaram homenagens às funcionárias do colégio com palavras de carinho e gratidão e cartões confeccionados pelos alunos. O Dia Internacional da Mulher simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

VIDA SAUDÁVEL: CORPO E MENTE

Os alunos da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus São José - São Bernardo do Campo-SP, realizaram, nas aulas de Eletiva - Vida Saudável Corpo e Mente, uma avaliação física com a supervisão do professor Guilherme. Nessa avaliação, conseguiram ter acesso ao IMC/ Níveis de Flexibilidade e Força. A Educação Física faz parte do desenvolvimento global dos alunos, que integra todas as dimensões do ser humano: intelectual, física, mental, social e cultural. Desse modo, além dos aspectos acadêmicos, é preciso expandir na escola a capacidade de o aluno de lidar com o próprio corpo e a promoção do bem-estar. Foi reforçado com os alunos que ter bons hábitos de saúde ajuda a evitar diversas doenças e ainda promove melhor qualidade de vida e bem-estar. O aumento da aptidão física também pode prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de

desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o “estado de completo bem-estar físico, mental e social” de um indivíduo. Este conceito, por si só, já nos remete à ideia de que corpo e mente são unidades indivisíveis. Ou seja, para se ter saúde é necessário estar bem em todos estes aspectos. Portanto, entender a importância de bons hábitos é um ponto inicial para a mudança na sua rotina. Lembre-se: perseverança é indispensável, pois o resultado da mudança de hábitos pode ser tanto imediato quanto a longo prazo, mas que com certeza traz bem-estar físico e mental para a nossa vida.

ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

Os alunos da Educação Infantil (Nível B) do Colégio Bom Jesus São José - São Bernardo do Campo-SP, tiveram uma semana de ambientação cheia de aprendizados e experiências. As atividades foram pautadas no tema da UNESCO - Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura. Orientados pela professora Thais, puderam conhecer um pouco mais sobre a criação de peixes e os cuidados que precisamos ter com eles. Os alunos observaram e descobriram para que serve um aquário, criaram um aquário de garrafa PET, um chocalho usando um rolo de papel higiênico para dançar e cantar a música Peixe Vivo. O objetivo deste ano internacional é valorizar socialmente as contribuições da pesca artesanal e da aquicultura em termos alimentares e econômicos, e promover o diálogo e a cooperação para fortalecer as famílias que dependem dessas atividades.

DEPRESSÃO E ANSIEDADE

Como parte dos programas preventivos desenvolvidos pelo Departamento de Saúde Escolar do Bom Jesus, foi elaborado o material educativo intitulado: “Fique de olho nos sintomas de depressão e ansiedade”. Esse tema foi trabalhado pela professora Aline, de Ensino Religioso; e Renata, de Química com os alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais até o Ensino Médio do Colégio Bom Jesus São José - São Bernardo do Campo-SP. O objetivo desse material foi conscientizar os alunos a respeito dos sintomas dessas condições e da importância de buscar ajuda de adultos de confiança como por exemplo, os familiares, os professores, os assessores e até mesmo profissionais da área da saúde, se necessário. A promoção da saúde mental na escola proporciona aos alunos informações sobre o tema e o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais que podem auxiliá-los na busca por hábitos saudáveis. Usar do ensino para a construção de discussões e diálogos saudáveis a respeito dos problemas sociais é uma ótima forma para mostrar que a escola se preocupa com a realidade em que se encontra a nossa sociedade. A grande vantagem desse tipo de iniciativa é formar uma rede de apoio entre os próprios alunos.

CICLO HIDROLÓGICO E BACIAS

HIDROGRÁFICAS

SUSTENTABILIDADE

Os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José - São Bernardo do Campo-SP, orientados pela professora Mariane, confeccionaram uma maquete para representar o ciclo hidrológico e a bacia hidrográfica, temas abordados nas aulas de Ciências e Geografia. No dia combinado, os alunos fizeram as apresentações e puderam apreciar o trabalho dos colegas. O estudo do ciclo hidrológico e bacias hidrográficas é importante porque por meio dele pode-se compreender como ocorre o abastecimento dos principais reservatórios naturais de água e da dinâmica das

bacias hidrográficas. Em uma época de cheias, por exemplo, é possível tomar decisões que orientem a redução dos impactos sobre a região, evitando que algumas áreas sofram com inundações. Vale destacar que o ensino de sustentabilidade na escola se tornou indispensável devido ao contexto das relações entre homem e meio ambiente. A geração atual vivencia o problema da escassez de recursos naturais e da degradação do meio ambiente. Essa realidade está mais que presente nas dificuldades e nos desastres que presenciamos, como falta de água, contaminação do solo ou deslizamentos causados pela destruição da vegetação natural. Precisamos nos lembrar de que as crianças e os jovens de hoje serão os futuros tomadores de decisão do mundo, porque se tornarão políticos, cientistas ou empresários. Em outras palavras: estará em suas mãos fazer escolhas para preservar o planeta. Para isso, no entanto, precisam conhecer tanto as causas e consequências dos problemas como também entender as ações que permitirão usufruir dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente. Outro ponto que reforça a importância de se trabalhar a sustentabilidade na escola é o fato de que os principais hábitos de um indivíduo são desenvolvidos desde cedo, durante a infância. Portanto, a escola precisa introduzir esse tema o quanto antes, para que a educação dos alunos leve à formação de adultos com valores e conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio ambiente. Só dessa forma pode ser possível controlar o impacto dos problemas ambientais nos próximos anos.

PALESTRAS SOBRE DIREITOS HUMANOS

Na terça-feira, dia 13 de setembro, os alunos da 2.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus São José - São Bernardo do Campo-SP, participaram da palestra em que foram abordados temas referentes ao Estatuto da Criança e do Adolescente (direitos e deveres, ato infracional), uso adequado e responsável das redes sociais, respeito ao próximo, às diferenças e a si mesmo, bullying, cigarro eletrônico, entre outros. O momento foi conduzido pela Dra. Daniele Cristina Staskoviam Londero, advogada que integra o Departamento Jurídico do Grupo Educacional, a qual é especialista em Direito Educacional. A educação em direitos humanos propicia ao cidadão uma educação libertadora, emancipadora,

crítica e reflexiva, que contribui para a proliferação de uma cultura universal dos direitos humanos, que respeita os direitos e liberdades fundamentais do ser humano e fomenta o resguardo da dignidade. Atuar nesta perspectiva é garantir a dignidade dos seres humanos, assegurar o acordo essencial que rege a sociedade. É daí que nascem e se fortalecem a igualdade, a democracia e a diversidade.

RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS

O tema da UNESCO “Restauração de Ecossistemas” é um chamado global à ação para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo. A restauração de ecossistemas é vital para reduzir ou reverter os impactos causados pelo ser humano ao meio ambiente, já que pode gerar diversos benefícios como mitigação das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, provisão de serviços ecossistêmicos e melhoria da qualidade de vida da sociedade. Pautados nesse tema, no dia 21 de setembro, dia da árvore, as turmas da Educação Infantil e 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Divina Providência - Jaraguá do Sul-SC, receberam uma muda de Manacá da Serra e a plantaram, em um espaço de área verde, da escola. O objetivo dessa atividade foi conscientizar os alunos e a comunidade escolar com relação à necessidade de preservação e cuidado com o meio ambiente.

DÉCADA INTERNACIONAL DE AFRODESCENDENTES 2015-2024

Em nosso cotidiano, é comum nos deparamos com palavras, como pé-de-moleque, pinguela, bossa nova, samba, capoeira, fubá. Também temos, como um país cristão, o conhecimento cultural de Nossa Senhora Aparecida. Para nós, brasileiros, são pertencentes à rotina, pois fazem parte dos nossos elementos culturais, e foi a partir desse resgate sociocultural que os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Divina Providência - Jaraguá do Sul-SC, turmas 1 e 2 desenvolveram cartazes em lembrança e comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Um dos objetivos da Década Internacional de Afrodescendentes é promover o respeito, a proteção e o cumprimento de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes, como reconhecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Envolvendo as disciplinas de Filosofia, História e Ensino Religioso, os alunos fizeram pesquisas e confeccionaram cartazes (infográficos), cujo objetivo foi relacionar as heranças culturais e, também, localizar e conhecer um pouco mais das regiões do continente africano que mais forneceram mão de obra, para o Brasil, no período colonial. Agradecemos o empenho dos alunos, bem como dos professores, Márcio, Clarice e Adryane pelo envolvimento e comprometimento com este projeto interdisciplinar.

LÍNGUA

E CULTURA

O projeto Língua e Cultura, nasceu ao longo dos capítulos dos livros estudados pela 2.ª e 3.ª séries do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Divina Providência – Jaraguá do Sul – SC

A partir disso, em um diálogo constante com os alunos, trouxemos vida ao aprendizado em sala de aula por intermédio da poesia na criação dos caligramas, as acepções artísticas e seus principais nomes, além de apreciar as telas e desenhos produzidos pelos próprios estudantes em seus momentos de descanso.

Vale destacar que caligrama é um tipo de poema visual nomeado e popularizado nos primórdios das vanguardas históricas do século XX, que se expressa através de uma original disposição gráfica do texto escrito, formando uma espécie de pictograma e representando um símbolo, objeto real ou figura que é a própria imagem principal do poema.

Houve a culminância do projeto envolvendo a música, tão importante em sala de aula, e ainda mais emocionante quando tocada ao vivo pelos estudantes.

Um projeto gratificante, na qual eu, Evelise, agradeço à professora Elise pela participação, e também aos alunos: Gustavo Campregher, Rayssa Marcos dos Santos, Lavínia Moreira, Lívia Veronezi, Hanna Floriani, Luisa Galvão e Marcela Silveira pelo amor e dedicação a disciplina de Língua Espanhola.

Essa ação vem fortalecer que a língua não é a única expressão de identidade, mas é instrumento muito valioso para a cultura de um povo. A língua é constitutiva da identidade física, psíquica e social de cada ser humano. Não existe ser humano sem língua, assim como não existe ser humano que não esteja integrado a uma cultura.

Não é à toa que a UNESCO, em sua declaração universal sobre a diversidade cultural diz no artigo 4.º, que “A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito pela dignidade da pessoa humana”. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais e o primeiro passo para manter a nossa cultura viva é investir, acreditar, apreciar e consumir a cultura como essas apresentações dos colegas de sala de aula em suas músicas, teatros, poemas, obras de arte, contações de histórias, mesmo que de forma amadora.

Vale a pena conhecer essa diversidade de língua e cultura acessando o link https://sway.office.com/6pgbZXgeCFLPbalp?ref=Link e apreciar os seguintes trabalhos dos alunos do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Divina Providência de Jaraguá do Sul.

DÉCADA DE RESTAURAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS

Com a chegada da primavera, os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus São José - Petrópolis-RJ, aprofundaram seus estudos sobre a importância da preservação ambiental, e nada mais adequado que conhecer e discutir a ‘Década de Restauração dos Ecossistemas’, tendo como objetivo a reflexão e o envolvimento dos estudantes em um dos maiores problemas do século XXI, a  degradação ambiental. Assim, os alunos, no último dia 14 de setembro, tendo como base suas reflexões e pondo em prática o que aprenderam nas aulas de Ensino Religioso, fizeram o plantio, no jardim do Colégio, de duas mudas de árvores frutíferas, um pé de poncã e uma pitangueira. Em breve, teremos frutas para sucos e sobremesas na cozinha de nossa Unidade, com frutas colhidas das árvores plantadas pelos nossos alunos. Ao final da atividade, os alunos haviam conhecido e refletido a respeito do tema proposto pela ONU e a UNESCO, e souberam apresentar acidentes ambientais e promover, em suas reflexões, possíveis soluções para a poluição, desmatamento, queimadas e maus-tratos aos animais, além da importância do reflorestamento.

O XADREZ VIVO AJUDANDO A PROMOVER O

RESPEITO E UMA CULTURA DE PAZ

Durante as aulas de xadrez, em período do contraturno, os alunos do 3.º e 4.º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José – Petrópolis – RJ, participaram de um projeto que usava o jogo para poder discutir questões como respeito, inclusão e, com isso, contribuir para o desenvolvimento de uma Cultura de Paz. Vale destacar que, de acordo com a UNESCO, a cultura de Paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não violenta de conflitos e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.

De forma multidisciplinar, foi possível a junção de aulas de Xadrez com as de Técnicas Múltiplas de Arte. Foi construído um jogo teatral no qual o Xadrez realizado na escola pudesse ter vida, e seus personagens (peças do jogo) buscassem questionamentos para possíveis resoluções de problemas, respeitando os diferentes pontos de vista, grau hierárquico e funções sociais.

Inspirado no livro Entre Linhas, do autor e ator Breno Moroni, os alunos realizaram a adaptação do texto para a encenação teatral tendo como objetivo principal a apropriação pelos alunos e a disseminação do tema não violência, vivendo a diversidade e a pluralidade.

Vale reforçar que a paz precisa ser ensinada, aprendida e estimulada e, por essa razão, o movimento pela paz deve ser de natureza coletiva; cabe a cada um de nós trabalhar e difundir a paz no dia a dia, sendo mais generosos e solidários, e construindo novas formas de relacionamento baseadas em princípios não violentos. Os seis pontos defendidos pela UNESCO no Manifesto por uma Cultura de Paz e Não Violência podem nos indicar alguns caminhos de ação: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir e compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade. Que esses aspectos sejam cada vez mais fomentados em âmbito escolar cultivando convivências baseadas na empatia, valorizando a diversidade de experiências, o diálogo e a cooperação.

OS ÍNDIOS E AS FLORESTAS

Patrimônio Histórico Cultural

O projeto “Florestas” fez parte de um dos estudos dos alunos da Educação Infantil (Nível D) do Colégio Bom Jesus Itajaí - SC e que puderam conhecer a comunidade indígena Wajãpi. Em suas investigações, os alunos aprenderam que Wajãpi é o nome utilizado para designar índios falantes da língua Tupi. Por meio de pesquisas, descobriram que esses índios vivem da caça, da agricultura e da pesca. Os Wajãpi tiveram sua arte gráfica e saberes orais registrados como obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela UNESCO em 2003. Vale destacar que organizações como a UNESCO se preocupam em promover o valor das tradições culturais de povos indígenas. A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo. Os alunos aprenderam que os patrimônios culturais são transmitidos de geração a geração e constantemente recriados pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, sua interação com a natureza e sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade. Contribuem, dessa forma, para promoção do respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Arte, cultura e educação preservam o patrimônio, resgatam a história e perpetuam valores.

SUSTENTABILIDADE

E PRESERVAÇÃO DO

MEIO AMBIENTE

Durante o primeiro trimestre letivo, os alunos das turmas de 8.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Itajaí - SC, como parte das atividades dos componentes curriculares Global Perspectives e Inglês, aprofundaram seus conhecimentos relacionados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Diversos projetos realizados em diferentes países foram analisados pelos alunos e, para colocar em prática todo o conhecimento adquirido, eles foram à praia para recolher o lixo deixado pelas pessoas. Com o lixo coletado, os alunos desenvolveram algumas obras de arte que foram expostas no Colégio, com o intuito de conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância de manter nosso planeta limpo. Os alunos aprenderam que a busca pela sustentabilidade ambiental deve partir, primeiramente, da sensibilidade dos seres humanos em relação ao impacto que seus hábitos causam ao Planeta; só depois disso é que diferentes soluções conjugadas poderão contribuir para sanar o problema global.

ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Após muitas conversas acerca da importância, uso consciente e necessidade de conservação das fontes de água doce, os alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Itajaí - SC, produziram cartazes para a sensibilização da comunidade escolar.

Importante que os alunos, desde as séries iniciais, reconheçam que a água é fonte de vida de todos os seres do planeta e que devem preservá-la diariamente por meio de pequenas atitudes; que saibam utilizá-la sem desperdícios e sem poluí-la.

É de grande valia proporcionar situações de aprendizagem aos alunos, que favoreçam a sua integração com demais colegas de outros segmentos de ensino, compreendendo a importância de atitudes individuais e coletivas para a preservação da água.

A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza.

PROJETO MULHERES EXTRAORDINÁRIAS

Este projeto multidisciplinar, desenvolvido por alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Itatiba - Itatiba-SP, durante o 1.º semestre, nasceu da vontade de não somente celebrar o Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março, como também levantar questões importantes que a envolvem: sua emancipação; sua luta por igualdade de direitos tanto no âmbito social quanto profissional; discutir sobre os problemas que, infelizmente, ainda enfrenta, como assédio; o empreendedorismo feminino; criação de filhos; saúde, dentre tantos outros assuntos. Sendo assim, o projeto foi dividido em:

Mulheres Afro nas Artes e na Administração: trabalhado desenvolvido com os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, nas áreas de Língua Portuguesa e de Empreendedorismo, questões relacionadas à posição social ocupada pelas mulheres negras nos diferentes espaços de trabalho e convívio social.

Mulheres business: Os alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, desenvolveram nas áreas de Língua Portuguesa e de Empreendedorismo um trabalho de pesquisa sobre as atividades empreendedoras mais desenvolvidas por mulheres em comunidades do país. Dentre as mais desempenhadas estão as de confecção de peças de vestuário, salões de beleza e a de comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal. Como a maior parte dos empreendedores nas comunidades, há uma grande dificuldade para regularizar o negócio por ser extremamente burocrático. Entretanto, o número de mulheres que se tornam empreendedoras cresce a cada ano.

Lugar de mulher é na cozinha? (mulheres na Ciência): atividade desenvolvida com os alunos do 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental - Anos Finais, em Matemática e Ciências. Ao longo da história da humanidade, as mulheres lutam por igualdade de gênero e, embora tenham papel primordial na sociedade, ainda hoje enfrentam diversos problemas relacionados ao sexismo e à desigualdade salarial. É papel da educação escolar formar cidadãos conscientes, que lutem por equidade e contra os diversos tipos de preconceitos e desigualdades, por isso, a necessidade de um trabalho com tal foco.

Como objetivos gerais, este trabalho propõe: conhecer mulheres que, ao longo da história, contribuíram para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;explorar questões

referentes ao sexismos e desvalorização do trabalho feminino, conscientizando sobre a igualdade de gênero; promover discussões sobre o papel da mulher na sociedade;explorar a temática da pobreza menstrual a partir de dados estatísticos; realizar a arrecadação de materiais de higiene menstrual.

Já como objetivos específicos, propõe-se trabalhar a questão das contribuições da utilização de absorventes reutilizáveis, desde a saúde da mulher até as questões ambientais; explorar como surgiram os absorventes reutilizáveis, como eles começaram novamente a ganhar espaço na sociedade moderna; como é a composição de um absorvente reutilizável: explorar a constituição, materiais e estrutura; Pobreza menstrual no Brasil: o que é, causas, dados.

Mulheres da música popular brasileira: com a turma da 1.ª série do Novo Ensino Médio, o trabalho foi desenvolvido nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Arte. A música é uma marca muito forte da nossa cultura e a mulher fez e faz história também nesta área. Por essa razão, é imprescindível apresentar mulheres que fizeram e fazem parte da Música Popular Brasileira (Carmen Miranda; Ivete Sangalo; Cássia Eller; Alcione; Rita Lee; Elis Regina; Celly Campello). Foram montadas estações, com informações sobre a vida e a carreira das artistas; bem como a exposição de fotos de roupas e acessórios usados na época e a apresentação de grandes sucessos pelos nossos alunos. Vale ressaltar que muitas dessas mulheres também tiveram dificuldades em se firmar em suas carreiras, ou seja, houve também uma luta social por trás de cada história que deve ser conhecida e respeitada.

PROJETO RITMOS: “GRANDES DIVAS DA MÚSICA”

O projeto Ritmos é um festival desenvolvido na área de Educação Física Colégio Bom Jesus Itatiba - Itatiba-SP, com as turmas do 9.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, até a 3.ª série do Ensino Médio em que os alunos prepararam coreografias de dança para serem apresentadas. Neste ano, foi desenvolvido o tema “Grandes Divas da Música”, atrelado ao Projeto Mulheres Extraordinárias. Dentre os vários objetivos deste projeto estão: trabalhar o conteúdo de dança e expressão rítmica agregando a temática da importância da mulher no cenário musical; desenvolver a criatividade dos alunos por meio das criações coreográficas e estimular a sua participação no universo da dança; relacionar o projeto a grandes mulheres representantes da música ao longo dos tempos; trabalhar a expressão corporal; conhecer diferentes ritmos; desenvolver a coordenação motora e o trabalho em equipe; respeitar a individualidade dos alunos. Além disso, arrecadamos vários litros de leite, como forma de ingresso, que foram doados para a instituição Irmãos de Rua. Vale destacar que não há ninguém que não possa aprender ou não tenha algo a ensinar. É por meio da união, ajudando uns aos outros, que se cria uma cultura de paz e harmonia entre as pessoas.

GINCANA BJ CONEXÃO

SOCIAL 2022

O Colégio Bom Jesus Itatiba - Itatiba-SP, promoveu uma gincana de cunho pedagógico e solidário (com a arrecadação de mantimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene, fraldas e absorventes), estimulando os alunos na fixação de alguns conteúdos abordados em diferentes disciplinas, relacionando-os com a importância da solidariedade. Além disso, integrou os alunos, professores e equipe pedagógica vivenciando a união, diversão, entretenimento, companheirismo, espírito esportivo, dentre outros valores importantes para a constituição de um cidadão de Paz e Bem. Este projeto também ofereceu desafios diferentes nos eventos de animação, com variadas provas que envolvem habilidades como a criatividade, raciocínio, agilidade, conhecimento e estratégia, tendo como base os quatro pilares da educação: Aprender a ser; Aprender a conhecer; Aprender a conviver; Aprender a fazer. Diariamente, nos defrontamos com questões sociais que precisam de um olhar crítico. Acreditamos ser possível amenizar as situações de vulnerabilidade a que milhões de brasileiros estão expostos no momento, tendo em vista os princípios de Francisco Assis. Por meio dos conteúdos explorados e discutidos em cada área do conhecimento, criamos ambientes propícios para reflexão, discussão e aprendizagem, que geram mudanças significativas na relação aos outros. O fechamento da gincana contou com a doação de todos os itens arrecadados para as instituições assistidas pelo colégio. Ser solidário é tornar-se verdadeiramente humano.

DÉCADA INTERNACIONAL PARA AÇÃO: ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, (turma 2) do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida - Venâncio Aires - RS abordaram dentre tantos temas importantes sugeridos pela UNESCO, a Água. Tudo começou com o questionamento: será que um dia a água pode acabar? Após levantamento de hipóteses dos alunos, foi pesquisado em diversas fontes respostas para esta pergunta e descoberto que sim, que um dia a água potável pode acabar caso não ocorra a conscientização e preservação desse recurso que é essencial para a vida na Terra. A partir dessa descoberta, foram colocadas em prática ações que podem ajudar a cuidar da água, a economizá-la e a utilizá-la

de maneira sustentável. Realizaram juntos a experiência do filtro caseiro e cada aluno teve a oportunidade de confeccionar o seu para levar e compartilhar com a sua família as informações que recebeu. Elaboraram também um captador de água da chuva, que foi instalado na escola para a água captada ser utilizada na limpeza, contribuindo de maneira significativa no alcance dos objetivos. Por fim, cada aluno realizou uma escrita espontânea de tudo o que aprendeu no decorrer do desenvolvimento das ações e exposto na Mostra do Conhecimento.

ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Todos os dias escutamos termos como preservar, ser sustentável, mas, afinal, o que é isso? A turma do 6.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida - Venâncio Aires - RS realizou uma aula de campo no Jardim Botânico de Lajeado, que possibilitou uma aula de Educação Ambiental na qual aprenderam a importância de preservar os recursos naturais sem desperdício, garantindo a sobrevivência das futuras gerações. A bióloga responsável explicou por que existem Jardins Botânicos, comentou sobre as espécies nativas e exóticas. Também foi realizado o plantio de mudas no Horto Florestal e conversado sobre as curiosidades da flora e fauna daquele lugar. Os alunos realizaram uma trilha com direito à apreciação de uma bela cascata, fizeram observações e anotações de tudo que viram. Ao final, os alunos levaram mudas de Cerejeira do RS e Ciprestes para casa. Aprenderam que preservar e não desperdiçar é a melhor alternativa para garantir um futuro melhor.

DÉCADA

INTERNACIONAL DA

RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS

No dia 5 de outubro, os alunos da 1.ª e 3.ª séries do Ensino Médio Colégio Bom Jesus Nossa Senhora AparecidaVenâncio Aires - RS, foram à cidade de Novo Cabrais conhecer o Parque Witeck, acompanhados da professora de Biologia Joane Cord. Na saída a campo, puderam vivenciar a aprendizagem ocorrida em sala de aula. O parque Witeck tem 70 hectares e abriga exemplares de plantas dos cinco continentes. Na trilha de quase três quilômetros, os alunos foram acompanhados por um guia, filho do idealizador da transformação desta propriedade particular, que praticamente não abrigava vida e que agora esbanja biodiversidade. A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas é um apelo para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para o benefício das pessoas e da natureza. Ela visa deter a degradação dos ecossistemas e restaurá-los para atingir objetivos globais. Somente com ecossistemas saudáveis podemos melhorar a vida das pessoas, combater as mudanças climáticas e deter a perda da biodiversidade.

CONHECENDO E VALORIZANDO AS CULTURAS INDÍGENAS

Os alunos da Educação Infantil (Nível D) do Colégio Bom Jesus São VicenteAraucária - PR, estudaram sobre as pessoas que habitam as regiões de florestas, em especial a Floresta Amazônica, aprendendo que, nessa região, vivem muitos povos indígenas e pessoas de outras comunidades, descobrindo, por exemplo,

sobre a etnia Wajãpi, que mora na Floresta Amazônica. Os alunos tiveram a oportunidade de analisar algumas das imagens dessa etnia, conheceram um pouco mais sobre a pintura corporal e a arte gráfica Wajãpi. Eles observaram os elementos que compõem essa arte, como cores, linhas e formas. Aprenderam como aplicar esses grafismos no corpo, cestos, cuias, tecelagem e objetos de madeira. Descobriram que, para a produção de tintas, são utilizadas sementes de urucum, açafrão, entre outros. A partir disso, os alunos produziram alguns traçados gráficos próprios utilizando gravetos e tinta, e exploraram o traçado de linhas retas em diferentes suportes e materiais. Este trabalho foi pensado a partir do Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA-UNESCO), que tem, entre seus objetivos, a “Aprendizagem intercultural e valorização da diversidade e patrimônio culturais” a fim de cumprir a Agenda 2030, com relação ao Desenvolvimento Sustentável no Brasil, incentivada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

PROTEÇÃO AO PLANETA TERRA

No dia 03 de junho de 2022, os alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São Vicente - Araucária - PR, promoveram uma campanha de conscientização com os professores e funcionários da Unidade, orientando sobre a cultura da sustentabilidade com simples ações que podem ajudar o planeta e o meio ambiente, como a coleta seletiva do lixo, a utilização de materiais recicláveis e o não desperdício da água. Por fim, os alunos produziram um mural com o mapa do continente americano, utilizando tampinhas de garrafas coloridas, como um exemplo prático da reutilização de materiais descartados. Este trabalho vincula-se à iniciativa do Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA-UNESCO), que tem, entre seus objetivos, o “Desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis” a fim de cumprir a Agenda 2030, com relação ao Desenvolvimento Sustentável no Brasil, incentivada pela Organização das Nações Unidas (ONU). As crianças nos mostraram que o olhar transformador delas é simples e puro, portanto, que sejamos como elas, pois o futuro do meio ambiente está em nossas mãos!

FEEDING BIRDS

No 2.º trimestre de 2022, os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, do Colégio Bom Jesus São Vicente - Araucária - PR, estudaram o tema Wild Animals (Animais selvagens), dentro do currículo escolar da disciplina de Inglês. Foi discutido o vocabulário relacionado aos animais selvagens, suas habilidades e sua importância para o ecossistema. Os alunos também aprenderam sobre a Águia-Filipina, que está em perigo de extinção, pensando em ações que poderiam ajudar a salvar a espécie. Incentivados pelo Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA-UNESCO), a turma aproveitou o objetivo proposto pelo programa, com relação à “Década Internacional da Restauração de Ecossistemas (2021/2030)”, para confeccionar comedouros para pássaros, utilizando caixinhas de leite. Ao finalizar a atividade, com ajuda dos funcionários, os alunos instalaram seus comedouros com quirera e frutas no bosque do Colégio, como forma de cuidar dos passarinhos que nos fazem companhia na escola. Com este trabalho, foi possível refletir sobre a importância de fazermos a nossa parte em favor da redução da degradação do planeta, ajudando, por exemplo, animais em perigo de extinção.

POR DENTRO SOMOS IGUAIS

No dia 14 de maio de 2022, os alunos da 2.ª série do Ensino Médio, do Colégio Bom Jesus São Vicente - Araucária - PR, discutiram a abolição da escravidão no Brasil, oficializada no dia 13 de maio de 1888, entendo-a como resultado de uma luta travada há muito tempo por diferentes grupos sociais, especialmente a população negra. A turma refletiu sobre

a permanência do racismo estrutural na nossa sociedade, considerando, por exemplo, expressões da Língua Portuguesa que têm origem no período da escravidão e, consequentemente, perpetuam uma linguagem e uma mentalidade que inferiorizam a população negra, como “denegrir”. Posteriormente, os alunos produziram um painel com desenhos e imagens, com o tema “Por dentro somos todos iguais”, vinculando esta atividade ao objetivo proposto pelo Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA-UNESCO), com relação à “Década Internacional dos Afrodescendentes (2015/2024)”. Dessa forma, nossos alunos mobilizaram-se em torno da luta antirracista, contribuindo com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, tal como prevê a Organização das Nações Unidas (ONU).

ESPAÇO DE AGROECOLOGIA

Criado em 2019, o Espaço de Agroecologia do Colégio Bom Jesus Diocesano - Lages - SC conta com uma área de aproximadamente 250 m² destinada à educação sustentável e contato direto dos alunos com a terra, as plantas, o meio ambiente e a relação humana com a “casa comum”. Durante o ano, as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, vinculam seus projetos às atividades do espaço, associando à iniciativa do que é proposto pela UNESCO pela “Década Internacional da Restauração de Ecossistemas” e do “Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Na ocasião, os alunos da Educação Infantil (Nível B) realizaram uma prática de plantio de hortaliças.

EVENTO CINEMAGIA

Educação Ambiental

No dia 17 de outubro, alunos da Educação Infantil (Nível C) ao 6.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Diocesano - Lages - SC participaram de uma atividade diferente proposta pela escola por meio de uma parceria com a empresa que apresenta o Cinema 3D. A proposta visa conscientizar as crianças sobre a importância dos cuidados ambientais, por uma experiência tecnológica inovadora, elementos lúdicos e culturais. O filme SOS Planeta Terra apresentou em curta-metragem uma abordagem sobre os efeitos da influência do homem sobre o meio ambiente e suas consequências. A educação ambiental nos ensina a valorizar, respeitar e reconhecer a importância da natureza para o ser humano, os animais e todo o planeta Terra. E assim, é possível aprender e ensinar sobre saúde, qualidade de vida, energias renováveis, reciclagem, altruísmo e muito mais.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E

ESTILOS DE VIDA SUSTENTÁVEIS

Alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Joana D’arc - Rio Grande - RS, realizaram um piquenique literário, proposto pela professora Karla Alonso Pereira e, neste momento, trocaram obras literárias, desenvolvendo a consciência sustentável sobre o livro. Levando em consideração o

tema da UNESCO 2022 “Desenvolvimento Sustentável e Estilos de Vida Sustentáveis’’, o alunado trouxe livros para serem trocados entre a turma, estimulando uma vida mais sustentável em relação ao uso consciente do papel. Entende-se que a Educação Ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso, só se fará com uma prática de educação ambiental, quando cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação ambiental. É importante que crianças e jovens sejam protagonistas da mudança de estilos de vida, contribuindo para criar uma cultura mais responsável e sustentável.

ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

Os professores de Biologia, Maurício da Silva Sopezki, e de Arte, Ana Lúcia Gobbi Juliano, trabalharam com os alunos da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Joana D’arc - Rio Grande - RS o tema da UNESCO 2022, “Ano Internacional do Vidro’’. Em Biologia, os alunos pesquisaram e debateram, em sala de aula, sobre a fabricação do vidro, a sua importância econômica e a necessidade de reciclar esse material, o qual faz parte de uma enorme indústria global. Após o debate, eles criaram uma maquete, com o apoio da professora de Arte, demonstrando a utilização do vidro no mundo global, inclusive, na área artística, sob o título Vida in Vitro. Ao completar a atividade, chegaram à conclusão que o vidro é um dos materiais de maior importância para o desenvolvimento contemporâneo de nossa civilização. Vale destacar que, se o vidro não existisse, seria impossível produzir luz artificial, tornando tochas e velas indispensáveis. Não haveria espelhos, aparelhos de TV, computadores, rádios, máquinas fotográficas, óculos e lentes de contato. O vidro é considerado um material sustentável por ser 100% reciclável, o que possibilita sua reutilização em outros processos, podendo ser reciclado infinitas vezes, sem perder a qualidade.

LIVRO SOLIDÁRIO

ANO INTERNACIONAL DA PESCA E AQUICULTURA

ARTESANAIS

“Pequena em escala, grande em valor”

Rio Grande é uma cidade, cuja parte da economia é originada da pesca. Esse fato foi conectado ao tema da UNESCO 2022 “Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais” pela professora de Arte, Ana Lúcia Gobbi Juliano do Colégio Bom Jesus Joana D’arc - Rio Grande - RS A partir de uma roda de conversa sobre a importância desse tema para a vida de muitas pessoas, os alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, criaram fôlderes explicativos para mostrar a relevância da pesca artesanal e aquicultura em termos alimentares, econômicos e sociais. O objetivo final era conscientizar a sociedade, principalmente a riograndina, sobre o tema trabalhado. Os alunos aprenderam que a pesca artesanal se deve ao fato de que, sem ela, as oportunidades de trabalho ligadas à sustentabilidade seriam perdidas pelos pescadores, sem contar o fato de que o mercado também seria prejudicado com a diminuição de pescados disponíveis para comercialização.

As alunas Laura, Mariana e Rafaela, da 2.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Sévigné- Porto Alegre - RS, fizeram a entrega de livros para o Espaço de Leitura do Colégio Pão dos Pobres. O material foi arrecadado desde o ano passado, por meio de campanha lançada por elas, com o apoio da Equipe Pedagógica do Colégio Bom Jesus Sévigné. O objetivo da campanha foi incentivar o hábito de leitura entre crianças e adolescentes de baixa renda, visto que, ao realizarem sua pesquisa no projeto de Iniciação

Científica do Colégio, as alunas perceberam o quanto a leitura é eficaz na produção de textos para o ENEM e vestibulares em geral. Solidariedade é estar disponível para ajudar o próximo: buscar amenizar a dor, ter atitudes para o bem comum, se posicionar em favor do outro quando necessário. A solidariedade contribui para uma sociedade mais justa e igualitária, de amor e comunhão. É unânime a ideia que o hábito de leitura deve ser estimulado durante todo o processo formativo do indivíduo, este estímulo é de responsabilidade da família e todos envolvidos na formação e educação de jovens. Desenvolver uma campanha que beneficie crianças com a doação de livros, estará auxiliando a ampliação de vocabulário, o aprimoramento da escrita e, principalmente, a leitura prazer. Também estarão abrindo portas e ampliando conhecimentos a vários adolescentes que estão prestes a realizar vestibulares, colaborando com futuro promissor para o país.

AMAR É O CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO

“Varal Solidário”

O Colégio Bom Jesus Sévigné- Porto Alegre - RS, realizou uma ação de distribuição de roupas e sapatos à população de rua da cidade. Os donativos foram arrecadados pelos alunos da Educação Infantil ao 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. A ação foi dos alunos de Educação Infantil e 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, intitulada “Varal Solidário”, pois os agasalhos e os sapatos foram pendurados em um varal em frente ao colégio. Assim, quem passou por lá pôde pegar, com tranquilidade, a peça que escolhesse. A ação faz parte do Projeto Virtudes e Atitudes e envolve as virtudes amor e respeito trabalhadas com os alunos em sala de aula. “A ação foi realizada para aquecer um pouco os dias frios dessas pessoas que moram na rua, pois sabemos que uma de nossas missões é ajudar o próximo. Em conjunto, estimulamos nossos alunos para um envolvimento ainda maior com as virtudes que ensinamos em sala de aula”, diz a assessora do Colégio, Fernanda Fernandes. O Bom Jesus busca constantemente desenvolver um trabalho pautado em valores humanos e voltado para a formação de cidadãos

conscientes de seu papel na sociedade. Para isso, coloca em prática diversas iniciativas em que os alunos entram em contato com os valores humanos e podem perceber como a prática deles pode fazer bem ao próximo e à sociedade como um todo. Recentemente, o Grupo Educacional Bom Jesus lançou a campanha “Amorografia - Amar é o Caminho para a Transformação”. A campanha ressalta a importância do acolhimento, da empatia e do ato de estender a mão a quem mais precisa.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E

ESTILOS DE VIDA SUSTENTÁVEL

Promoção de uma

vida Sustentável

Os alunos da Educação Infantil (Nível C) do Colégio Bom Jesus Sévigné - Porto

Alegre - RS, desenvolveram o Projeto “Invenções com os 5 Erres”, em que foi abordado o tema da UNESCO intitulado

Desenvolvimento Sustentável e Estilos de Vida Sustentáveis. Envolvidos com a proposta, os alunos conheceram e passaram a separar o lixo na sala de aula e em casa, de acordo com as cores das reciclagens: verde para vidro, amarelo para metal, azul para os papéis, vermelho para plástico e marrom para o lixo orgânico. Este trabalho visa ao desenvolvimento de uma consciência sustentável, diminuindo o consumo de materiais, transformando-os em brinquedos, móbiles, fantoches, bonecos, jogos e outros objetos demonstrando atitudes de

cuidado e de solidariedade na interação com todos. Preocupados com a limpeza e com a conservação dos ambientes que utilizam e atentos com o entorno onde convivem, os alunos participaram de uma audiência com o Prefeito de Porto Alegre, para solicitar que ele continue cuidando das praças. Por fim, as crianças presentearam o Prefeito com uma pracinha feita de material reciclável. Se cada criança e sua família começar a repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar o lixo, a construção do comportamento de compromisso com o meio ambiente será atingido. A sustentabilidade é a abertura para o futuro. Se fecharmos, não existirá futuro. Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente. Sustentabilidade não é moda, é uma necessidade. Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo.

RECICLAR E REUTILIZAR:

A SUSTENTABILIDADE COMO PRÁTICA COTIDIANA

Alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Divina Providência - Ahú - PR aproximam o desenvolvimento sustentável das práticas escolares. Ao longo do ano letivo, as turmas do 5.º ano realizaram diversas atividades a partir do tema “Desenvolvimento sustentável”, dentre elas a produção de material reciclado, o reaproveitamento, bem como certas propostas de intervenção sustentável na sociedade. Essas ações visam à percepção da responsabilidade como uma prática diária e cada vez mais necessária no cotidiano. A ideia que norteou as intervenções foi a própria concepção de reciclagem, que envolve o processo de reaproveitamento dos resíduos gerados pelos seres humanos. Por meio dela, materiais descartados são transformados e podem originar um novo produto ou matéria-prima. O ato de reciclar e/ou reutilizar contribui para a preservação do meio ambiente, pois diminui a necessidade de exploração dos recursos naturais e reduz a quantidade de lixo acumulado na natureza, que poderia ser gerado por esses materiais, também evitando a poluição do ar, água e solo. A reciclagem e reutilização são ações que fazem parte da proposta de reduzir substancialmente os resíduos gerados nas cidades, para, dessa forma, assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis, meta essa que compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas. A finalidade de tais metas abrange a proteção do clima e do meio ambiente, para, então, promover sociedades mais sustentáveis e justas no Brasil, bem como no mundo, até 2030. A partir de tal proposta, inicialmente, os

alunos realizaram a coleta de materiais recicláveis, como tampinhas, peças em papelão, caixas de papel e sobras de papéis diversos, para utilizar nas aulas e avaliações, os quais empregaram em diversos momentos, nos mais distintos componentes curriculares; por exemplo, durante as aulas realizadas no Laboratório de Ciências, transformaram o papelão em porta-lápis e com os resíduos de papel, aprenderam a produzir o papel reciclado, resultando em blocos de anotações. Além disso, a partir do projeto integrador contemplado no 1.º trimestre, “Astronomia”, os estudantes reutilizaram materiais descartáveis para criar instrumentos ópticos, como o telescópio e o periscópio. Já no 2.º trimestre, quando estudaram a importância do açúcar no Brasil colonial e atual, a partir de caixas de papel e outros materiais, confeccionaram maquetes, objetivando reproduzir as instalações relacionadas ao projeto desenvolvido. Também pesquisaram sobre o reaproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar, o destino atual do material, e criaram uma proposta de intervenção sobre o que fariam para reaproveitar esse resíduo, o qual é, frequentemente, descartado na natureza. Para finalizar a proposta, os alunos se mobilizaram a fim de recolher tampinhas plásticas, as quais foram direcionadas a projetos sociais como o Tampinhas do Bem, organização que direciona as doações recebidas para ONGs de proteção animal, na região de Curitiba. As ações desenvolvidas despertaram na comunidade escolar a valorização dos recursos naturais aplicados à sociedade, bem como a necessidade do uso mais consciente e sustentável dos materiais empregados no cotidiano.

MUITO ALÉM DAS JANELAS

- O VIDRO E A SUSTENTABILIDADE

Os alunos da Educação Infantil (Nível B), do Colégio Bom Jesus Divina ProvidênciaAhú - PR, aprofundaram no mês de maio suas pesquisas em relação à reutilização do vidro. O ano de 2022, escolhido pela UNESCO como Ano Internacional do Vidro, possibilitou aos alunos novas descobertas quanto ao uso desse material. Durante o projeto “Da janela dá pra ver”, após pesquisar a respeito dos materiais utilizados na confecção das janelas, em especial o vidro, foi proposta aos alunos uma investigação acerca da sua função e possibilidades. Além disso, os estudantes foram orientados a descartar o material em lugar adequado para este fim, por se tratar de objetos cortantes. Nesse sentido, as descobertas envolveram o descarte do vidro na lixeira de cor verde, uma vez que, a partir de então, é destinado ao local onde pode ser devidamente derretido e reutilizado. Além disso, quando reciclado, pode retornar ao uso e se transformar em outros objetos. Ampliando o uso para contextos diferentes das janelas e objetos usados no cotidiano, os vidros podem ser transformados em decorações e arte, como os vitrais. Nessa perspectiva, os alunos realizaram um passeio virtual e observaram imagens de vitrais dispostos em diferentes lugares do mundo. Para tornar a pesquisa ainda mais interessante, conhecem, presencialmente, a capela do Provincialado das Irmãs da Divina Providência e então apreciaram de pertinho a arte dos vitrais. Para finalizar, elaboraram um mosaico por meio da colagens de papéis picados e reutilizados, representando vidraças coloridas quebradas, a fim que ressignificar o uso do vidro.

O DESTINO CORRETO DOS MATERIAIS DESCARTÁVEIS FAZ BEM PARA TODOS!

Com o intuito de desenvolver a interdisciplinaridade e o pensamento crítico acerca do impacto financeiro e ambiental gerado pelo consumo em nossa sociedade, os alunos do Colégio Bom Jesus Divina Providência - Ahú - PR, na disciplina eletiva de Química Investigativa, da 1.ª série do Ensino Médio, desenvolveram um projeto que uniu ações de pesquisa e divulgação de processos de coleta e reciclagem de materiais comuns no cotidiano das famílias dos alunos e na própria escola, mas que muitas vezes não são reciclados como esponja de louça, tampinhas de garrafa, caixas de leite, pilhas e baterias, cápsulas de café, entre outros. Cartazes para divulgação foram confeccionados pelos grupos e espalhados pela escola, com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar a participar da arrecadação. O projeto foi finalizado com a instalação de coletores no pátio da escola para acondicionamento dos materiais a serem trazidos pelos alunos e comunidade escolar e o seu encaminhamento para os órgãos competentes responsáveis pela reciclagem e instituições de ação social. Sustentabilidade é conseguir possibilitar a vida, o crescimento e as relações naturais de maneira justa, diversa, viável e ecológica.

SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA/ SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA 2022

Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável

Os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, acompanhados pela professora de Biologia do Colégio Bom Jesus São Miguel - Arroio do Meio - RS participaram da Semana Interamericana e da Semana Estadual da Água realizada pela Corsan no município de Arroio do Meio que, há quase três décadas entrega, a cada edição, diversas atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais promovidas por empresas de saneamento, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, Emater, CEVS, indústrias, Comitês de Bacia, Associações Comunitárias, clubes, entre outras entidades. No encontro foi discutido como as diferentes opções de viver influenciam a qualidade da água que bebemos, a disponibilidade de água para a humanidade e para as diferentes

formas de vida deste planeta, e como secas e chuvas extremas nos afetam. O encontro teve como objetivo principal promover a mobilização da sociedade gaúcha para celebrar a importância da água. Vale destacar que a ONU aprovou com unanimidade a resolução Década Internacional para Ação - Água para o Desenvolvimento Sustentável (2018-2028) para concentrar maior atenção às questões ligadas à água, durante os próximos dez anos. A água é um recurso estratégico para a humanidade, pois mantém a vida no planeta Terra, sustenta a biodiversidade e a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais.

A água tem, portanto, importância ecológica, econômica e social.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Cidadania global e uma cultura de paz e não violência

Nos meses de maio e setembro os alunos do 4.º ano ao 9.º ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus São Miguel - Arroio do Meio - RS participaram do Projeto Vida Urgente e SEST/ SENAT, realizando atividades práticas de conscientização sobre a segurança no trânsito. O primeiro momento do evento foi uma simulação de bicicleta com carros e caminhões; o segundo momento, uma simulação com Kart Educativo; e o terceiro momento um teatro “Os coera do Opalão”, do Projeto Randon. Todas as atividades do projeto do Trânsito de que os alunos participaram foram muito importantes e valiosas no sentido de estimular

hábitos e atitudes seguras no trânsito. Vale destacar que a ONU declarou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, como a meta explícita de reduzir mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50% durante esse período. Um trânsito seguro envolve muitas estratégias para salvar vidas e isso inclui tornar as ruas e estradas mais seguras, fortalecer as leis e aumentar a fiscalização. Inclui também ações para tornar as caminhadas, as bicicletas e o uso do transporte público seguros, já que são meios de transporte mais saudáveis e ecológicos e acima de tudo, abrange a promoção e prática da não violência, no respeito à vida por meio da educação, do diálogo e da cooperação. A não violência fundamenta-se na autonomia, respeito pela individualidade, compaixão, autoconhecimento, paciência, companheirismo e na consciência de que tudo evolui e precisa de tempo e espaço para se desenvolver. Isso é a Cultura pela Paz!

CULTUANDO A TRADIÇÃO EM MEIO À EDUCAÇÃO

Aprendizagem intercultural e valorização da diversidade e patrimônio culturais

No mês de setembro foi a vez dos alunos, professores e funcionários do Colégio Bom Jesus São Miguel - Arroio do MeioRS, celebrarem a Semana Farroupilha com muito chimarrão e música gauchesca. O momento foi agraciado com a presença de prendas e peões do Centro de Tradições Gaúchas Querência do Arroio do Meio que nos proporcionaram uma palestra sobre os costumes gaúchos, música e uma belíssima apresentação das danças tradicionalistas. A diversidade cultural está em nosso cotidiano em todos os espaços. Isso significa vivenciar tradições, aprender novas habilidades, ter uma visão mais ampla e menos egoísta de nós mesmos para edificação de uma sociedade mais justa. Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso

desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano. A valorização do patrimônio histórico e cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

BOM JESUS NOS

CAMINHOS DA PAZ

Em um mundo imerso em conflitos, o  Colégio Bom Jesus Centro - Curitiba - PR alegra-se em trilhar pelos bons caminhos da cultura da paz e da não violência. Nesse sentido, os alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, tiveram a oportunidade de trabalhar com a Oração de São Francisco, durante as aulas de Inglês. Descobriram que o título Peace Prayer, corresponde à Oração da Paz, na língua inglesa. Também foram instigados a selecionar uma palavra “forte” da oração e criar uma hashtag que representasse a principal ideia ou valor presente no texto. Além da ampliação de vocabulário, a atividade teve por objetivo refletir sobre a importância e valorização da paz e de se promover um ambiente pacífico em todos os lugares. As hashtags feitas pelos alunos compuseram murais nos corredores do colégio. De acordo com a Organização das Nações

Unidas (ONU) e a Organização das Nações

Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos. A convivência pacífica e harmoniosa entre todos promove tranquilidade e bem-estar, contribuindo para um ambiente de paz e de aprendizagem, ou seja, a escola deve educar na convicção de reconstruir os laços de solidariedade, amor, respeito e ética.

MATEMÁTICA E SUAS

TECNOLOGIAS

Água para o Desenvolvimento

Sustentável

Ao longo do primeiro semestre, os alunos da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Centro - Curitiba - PR desenvolveram, durante aulas programadas, o projeto Fio Condutor que tem como temática “Água para o Desenvolvimento Sustentável”. Esse projeto foi desenvolvido com os seguintes temas: Escassez de água no mundo, relógio de escassez de água, consumo consciente diário de água, “pegada hídrica”, leitura do hidrômetro e análise da conta de água. Para concluir, os grupos criaram um jornal com o objetivo de promover a consciência de cada indivíduo sobre o uso direto e indireto dos recursos hídricos nas diversas atividades propostas, identificando as responsabilidades de cada cidadão. Os alunos foram extremamente criativos. Vale destacar que a água é um fator crítico para todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. É o alimento básico da humanidade e a origem de todos os alimentos para todas as espécies. Uma governança responsável desse direito humano passa por uma mudança

de educação e de comportamento. A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

DIVERSIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL

Com foco em diversidade e patrimônio culturais, o Colégio Bom Jesus Centro - Curitiba - PR contou com a presença do Grupo Folclórico Polonês Junak, que trouxe aos alunos do Ensino Fundamental a cultura dos poloneses. A partir da dança, dos trajes coloridos e dos costumes, foi possível uma aprendizagem intercultural com a interação dos alunos, que participaram com perguntas e, até mesmo, aprendendo passos de dança no palco do Teatro Bom Jesus. A diversidade cultural é uma herança e patrimônio comum de toda a humanidade. Une as pessoas e fomenta a paz, a estabilidade e a solidariedade entre os povos, indispensáveis numa sociedade global. Ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos. Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente as nossas.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus CentroCuritiba - PR participaram do Festival Cultural e Esportivo, que abordou o tema Fair Play no esporte e na vida. Cada turma representou um país que participou da Copa do Mundo de Futebol deste ano, desenvolvendo e participando de diferentes atividades culturais e esportivas. Dentre elas, houve a produção de uma campanha de conscientização ao Fair Play no mundo, envolvendo o desenvolvimento sustentável, bem como estilos de vida sustentáveis com a criação de cartazes com ações sustentáveis do país que representavam. Ser

sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

DIA INTERNACIONAL DA PAZ 2022PEACE GAMES (JOGOS DA PAZ)

No dia 21/09 é comemorado o Dia Internacional da Paz. O tema determinado para 2022 é End Racism. Build Peace (Acabe com o Racismo. Construa a Paz), que traz à reflexão, mais do que nunca, de acordo com o Secretário Geral da ONU, António Guterres, que “o racismo envenena as sociedades, normaliza a discriminação e estimula a violência. Precisamos lutar contra o racismo, combater o discurso de ódio, promovendo o diálogo e abordando as raízes do problema da desigualdade.” Para os alunos de 2.º ao 5.º ano Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Alphaville - Colombo - PR, há a realização do Peace Games (Jogos da Paz), que vem ao encontro do princípio de que celebrar a paz é fundamental em todos os âmbitos de nossas vidas, e reforça a necessidade de construirmos uma cultura de paz, propiciando aos alunos a vivência de atividades lúdico-motoras por meio das quais sejam ressaltados o respeito mútuo, a solidariedade, a alegria a cooperação harmoniosa, dando-lhe noções da competitividade em caráter educativo. Além disso, como parte das atividades a contar pontos para as equipes, foi realizada uma campanha de arrecadação de livros literários a serem doados para instituições parceiras e os pais foram incentivados a doar sangue, trazendo o comprovante de doação para a Escola. Independentemente de haver ou não alguém necessitando de ajuda, a solidariedade faz parte da essência humana. Ser solidário é tornar-se verdadeiramente humano.

ABELHAS NATIVAS

Década Internacional da Restauração

de

Ecossistemas

(2021/2030)

Estima-se que duas entre três plantas cultivadas no mundo dependem de polinizadores, como as abelhas e outros insetos, para produzir frutos e sementes. Pode-se dizer que um terço dos alimentos que chegam à nossa mesa precisam dos polinizadores para serem gerados. Os meliponíneos, que são as abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas ou nativas, são grandes polinizadoras. Conforme explica o Programa Nacional Abelhas Nativas (PNAN), elas são fundamentais para a manutenção da vegetação natural e cultivada e contribuem para a perpetuação de muitas espécies nativas, além da saúde de culturas agrícolas. Ao iniciar o semestre, na disciplina de Projetos, os alunos da Educação Infantil (Nível B) do Colégio Bom Jesus Alphaville - Colombo - PR, conheceram o Jardim de Mel que temos na escola. Por meio da exploração do tema, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre as abelhas, sua forma de vida, sua importância para o meio ambiente e também sobre os produtos derivados do mel produzido por elas. Dando continuidade às atividades, os alunos tiveram a oportunidade de receber no dia 29/06 a visita do meliponicultor Benedito Antônio Uczai

que explicou ainda mais sobre as abelhas e também mostrou de perto como é a estrutura da colmeia e as abelhas em seu habitat natural. Os alunos participaram ativamente desse projeto e também puderam provar o mel das colmeias. Vale destacar que a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas é um apelo para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para o benefício das pessoas e da natureza. Ela visa deter a degradação dos ecossistemas e restaurá-los para atingir objetivos globais. A restauração de ecossistemas grandes e pequenos protege e melhora a qualidade de vida das pessoas que dependem deles. Também ajuda a regular doenças e a reduzir o risco de desastres naturais.

DIA INTERNACIONAL DA SAÚDE - OUR

PLANET, OUR HEALTH (NOSSO

PLANETA, NOSSA SAÚDE)

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, é uma das datas que integra o calendário das Organizações das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. O tema “Our planet, our health” (Nosso planeta, nossa saúde) traz à tona que se faz necessária a atenção mundial às ações urgentes que visem manter os seres humanos em um planeta saudável e que promovam um movimento para criar sociedades focadas no bem-estar. Assim, no dia 9 de abril, no sábado letivo, os alunos participaram de atividades que os levaram a refletir tanto sobre sua saúde quanto na saúde de nosso planeta. Houve a abertura do evento, com a participação dos alunos de Educação Infantil ao 9.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Alphaville - Colombo - PR, que fizeram leituras e apresentações de músicas sobre a importância dos cuidados com o nosso corpo e com nossa casa maior, o planeta Terra.

CONHECENDO O CICLO E A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

No mês de outubro, os alunos da Educação Infantil (Nível A - Turmas 1 e 2) do Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR, juntamente com as professoras Rosane e Suziane aprenderam sobre a importância da água mobilizados pelo tema da UNESCO “Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável”. A extrema importância da água e do saneamento levou ao sexto objetivo dos ODS. Ele tem o propósito de assegurar que o acesso à água e saneamento seja garantido para todas e todos, independentemente de condição social, econômica e cultural. Primeiramente, em uma roda de conversa, as professoras instigaram os alunos a comentarem sobre o uso da água no dia a dia e a importância dela para a saúde. Em seguida, enfatizaram sobre a água da chuva, despertando o interesse sobre como se forma a chuva e através de um vídeo educativo puderam compreender sobre o ciclo da água. Foi realizada também uma experiência com materiais alternativos como algodão, copo descartável, corante e água, em que as crianças participaram borrifando água no algodão formando gotas que simbolizavam a chuva. Após, cada aluno realizou a pintura de imagens em forma de gotas com a sequência do ciclo e para finalizar confeccionaram um livro ilustrado levando para casa como lembrança do projeto. De acordo com as professoras, os alunos precisam aprender desde pequenos sobre os diferentes usos da água, compreendendo como ela é essencial para os seres vivos e, desta maneira, evitar o desperdício.

DÉCADA INTERNACIONAL PARA AÇÃO: ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

No primeiro semestre, os alunos da Educação Infantil (Nível B - Turmas 1, 2 e 3) do Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR juntamente com suas professoras, tiveram a oportunidade de explorar um dos temas da UNESCO titulado “Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável (2018/2028).” e através dele realizaram diferentes propostas de trabalho. Iniciaram com a história “A gotinha plim plim” e destacaram a importância da água para as plantas. Levantaram hipóteses sobre quais atitudes que podem tomar para preservar e economizar água. Decoraram um cartão individual com a frase “Economizar Água” que foi levado para casa e colado próximo a uma torneira. Na sequência, a família enviou uma foto mostrando uma ação do uso consciente da água em suas residências e os alunos, em sala, também construíram, de modo coletivo, um cartaz com um rio poluído e um rio não poluído, utilizando embalagens que usaram durante o lanche. Dessa forma tiveram momentos de conscientização sobre o cuidado com a natureza e o quanto isso influencia na vida dos seres vivos. Realizaram também a experiência “Afunda ou boia” que consiste em colocar, em um recipiente com água, diferentes objetos, junto com as hipóteses dadas por eles de qual afunda qual não. Após a experiência, reutilizam a água molhando as plantas da escola. Ampliaram seus conhecimentos ao perceberem as diferentes formas que se encontra a água, sentindo as variadas sensações dos estados da água, com um borrifador, pedrinha de gelo e vapor de água morna. Além das diferentes temperaturas como: água morna e água gelada, identificando onde ela é encontrada no dia a dia, nessas temperaturas. Para finalizar, os alunos criaram uma obra de arte utilizando como recurso a pintura com gelo, e confeccionaram um aquário com garrafa pet. Segundo a professora Jaíne, “Este tema abriu um leque de possibilidades e muitas experiências diferentes foram realizadas, além de proporcionar um momento de conscientização para o aluno e se estender para sua família”.

VALORIZANDO A ÁGUA COMO UM

RECURSO PRECIOSO

No primeiro semestre do ano letivo de 2022 os alunos da Educação Infantil (Nível C - Turmas 1 e 2) do Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR, desenvolveram atividades relacionadas à preservação e cuidado com a água. Iniciaram ouvindo a história “O Camelo, o Burro e a Água”, na sequência, conversaram sobre atitudes que poderiam tomar para ajudar a preservar esse recurso tão valioso. Para cumprir essa missão, confeccionaram um crachá denominando-se como “Guardiões da Água”, nos quais escreveram o nome e desenharam seu autorretrato. Em outra aula, foi elaborada uma “pesca sustentável”, onde os alunos, com suas varas de pesca, resgataram os lixos acumulados no rio e assim limpando o habitat dos peixes e a água que mais tarde será utilizada por eles mesmos. Os lixos pescados tomaram seu destino correto: a lata de lixo. Vale reforçar que O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, para estimular ações e campanhas de conscientização sobre a necessidade da conservação, valorização e uso racional dos recursos hídricos, um dos preceitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ações como essas, desenvolvidas com alunos da Educação Infantil, garantem desde a infância, a valorização e conscientização que não existe vida sem água e precisamos dar o valor devido a esse bem precioso para todos nós.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A professora da Educação Infantil (Nível D) do o Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR, iniciou uma aula contando a história “Livro do Planeta Terra”, após isso, em roda de conversa, discutiu com os alunos sobre situações que causam impacto negativo ao meio ambiente como a poluição de rios, desmatamento, deslizamento de encostas, acúmulo de lixo em parques , florestas, entre outros. Depois elencou, no quadro, junto com os alunos, uma lista sobre ações relacionadas à conservação e limpeza dos ambientes, identificando atitudes de cuidados e destinos adequados para o lixo. Em seguida, organizou os alunos em duplas e propôs que construíssem cartazes educativos. Para finalizar, a professora confeccionou a televisão com caixa de papelão e os alunos apresentaram o jornal do “Meio Ambiente” explicando como devolver a vida dos ecossistemas degradados, por exemplo, plantando árvores, limpando margens de rios, quando possível usar os dois lados do papel, levar sacolas de tecido ao mercado, economizar água, não poluir os rios ou simplesmente dando espaço para que a natureza se recupere, aumentando assim os benefícios para a sociedade e a biodiversidade. Foi um grande aprendizado desenvolvendo oratória e pensamento ecológico.

DÉCADA INTERNACIONAL DA RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS

No decorrer do mês de setembro, os alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, juntamente com a professora Maria, do Laboratório de Ciências, e as professoras regentes, Daniele e Isabela, do Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR, aprenderam sobre ações relacionadas à conservação e limpeza dos ambientes, identificando

atitudes de cuidados e destinos adequados para o lixo, tema indicado pela UNESCO titulado “Década Internacional da Restauração de Ecossistemas”, uma convocação para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo. Após conversa sobre o assunto, os alunos realizaram um passeio pelo colégio para verificarem as lixeiras com as indicações corretas de onde o lixo deve ser jogado. Em seguida, em sala de aula, os alunos construíram dicas de como podemos diminuir a quantidade de lixo e como usar as lixeiras adequadamente, e concluíram com escrita de frases e ilustrações. Também utilizaram diversas latas para construção de um cofrinho, em uma outra atividade sobre educação financeira relacionada ao livro “Moedinha”. As professoras ressaltaram que esse trabalho de conscientização é muito importante para que as crianças possam ajudar a construir uma sociedade mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente. Além disso: “É preciso repensar nosso jeito de viver e agir; recusar produtos e serviços que não estejam comprometidos com o respeito ao meio ambiente; reduzir o volume de resíduos que cada um de nós geramos; reutilizar tudo que for possível para aumentar a vida útil dos produtos e tornar as coisas menos descartáveis; reciclar todo o resíduo que for possível.”

CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os alunos do 2.º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, juntamente com a profes sora regente Viviane e a professora Maria do Laboratório de Ciências do Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR, trabalharam com o tema abordado pela UNESCO o

“Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” realizando nos meses de maio e junho atividades para compreender melhor a sustentabilidade do planeta em atividades do cotidiano. Na horta do Colégio Bom Jesus, os alunos prepararam a terra, semearam e puderam plantar algumas mudas de verduras e legumes. Já no laboratório de Ciências, orientados pela professora Maria, acompanharam a germinação de diferentes sementes, observando os processos necessários para uma boa germinação e desenvolvimento das plantas, bem como, realizaram o reconhecimento de suas partes. Além disso, em Arte, com sementes de vários tipos e cores, produziram uma colagem compondo uma belíssima obra de arte abstrata utilizando materiais recicláveis como o jornal juntamente com a canetinha e água. Na sequência, enfatizando o processo de desenvolvimento de alguns animais, trabalharam com a “Metamorfose das cores”. Complementando as atividades realizadas, com os objetivos de compreender as aplicações de ações cotidianas para a sustentabilidade do planeta, a importância da água e da luz para o desenvolvimento das plantas, além de entender o processo de germinação e identificar o ciclo de vida das plantas, os alunos, na biblioteca da instituição, com a professora Andreza, ouviram a história “A semente da verdade “quando puderam refletir sobre a importância do cuidar e cultivar não apenas as plantas, mas também nossas atitudes. A professora Viviane relatou, “Os alunos, através da Arte e da Ciência puderam explorar de forma prática todo desenvolvimento das plantas, a sua importância para o meio ambiente e para nós. Foram momentos de muito conhecimento e diversão que certamente ficarão registrados na vida das crianças.”

SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO DO

MEIO AMBIENTE

Os alunos do 3.° ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, juntamente com a professora Joice Schunemann Ferreira do Colégio Bom Jesus São JoséRio Negro- PR, trabalharam juntos sobre a Sustentabilidade. Em sala de aula, foi abordado o tema com o objetivo de instigar os alunos sobre a questão da Sustentabilidade: em uma roda de conversa, os alunos refletiram sobre a conscientização e a importância da Sustentabilidade nos dias atuais, assistiram a alguns vídeos e observaram imagens sobre o que poderia ser promovido com o objetivo de valorizar cada bem natural que ainda existe no planeta. Juntos trocaram ideias sobre como cada um poderia ajudar para preservar o meio ambiente usando somente o necessário, consumindo energia e água de uma maneira consciente. Para dar continuidade à conversa, foi reforçada a importância de adotar o hábito de plantar árvores, especialmente as espécies que se encontram em extinção, sabendo que o plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos. Após, os alunos criaram um vaso auto-irrigável, sendo o principal objetivo proporcionar autonomia ao que se refere ao regar. Na prática, o modelo possui um reservatório de água que irá suprir as necessidades da planta por um período maior de tempo. Foram utilizadas garrafinhas pet de 600ml, com o auxílio da professora, foram construídos os modelos estudados e como o vaso irrigável funciona. Através de uma raiz artificial (barbante de algodão) que ficaria em contato com a água do reservatório e com a terra do vaso, a água seria transportada diretamente da raiz até as plantas,

de modo que seria absorvida a água e os nutrientes necessários para sua manutenção. As atividades realizadas durante essa experiência foram incríveis para o aprendizado dos alunos e pôde-se perceber que a forma prática reforça a aprendizagem sobre a importância da reciclagem e o reaproveitamento de materiais para a preservação do meio ambiente e para o bem de toda a natureza.

DÉCADA

INTERNACIONAL PARA

AÇÃO: ÁGUA PARA O

DESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVEL

Os alunos dos 4.º anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, juntamente com as professoras regentes Ana Laura, Luciane e a professora Maria, do Laboratório de Ciências do Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR, trabalharam com o tema da UNESCO titulado “Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável (2018/2028)” realizando atividades relacionadas ao tema entre os meses de maio a setembro. No Laboratório de Ciências e na biblioteca foram trabalhadas atividades como a contação de história com intuito de promover a reflexão para a utilização consciente e adequada desse bem natural, além de atividades com os objetivos de compreender as aplicações de ações cotidianas para a sustentabilidade do planeta; a importância da água para o desenvolvimento dos seres vivos e entender e identificar ações que contribuem para a preservação dos recursos naturais, tendo em vista o equilíbrio do meio ambiente. A professora Luciane realizou o debate com os alunos, tendo como foco principal o uso da água no dia a dia das pessoas. Os alunos puderam refletir e visualizar que este bem precioso está presente nas diversas atividades e que nem sempre é valorizado. Foi enfatizada a sustentabilidade da água, como também, a reflexão sobre a acessibilidade à água potável de qualidade e o uso de forma adequada. Após debates, explicações, foi realizada a aula em laboratório que abordou o processo e conscientização sobre o uso da água. Os alunos também visitaram a CASAN - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - ETA- Estação de Tratamento de Água. O responsável técnico, Evandro Sapelli,

recebeu todos e iniciou a conversa realizando um questionamento “De onde vem a água que chega em nossas casas?” A partir disso, iniciou-se a explicação de todo o contexto da visita, na qual os alunos conseguiram visualizar e entender na prática todas etapas do sistema de tratamento da água: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e armazenamento. Para os alunos, a oportunidade da visita foi de grande valia, reforçando todo o aprendizado realizado em sala de aula. As atividades trabalhadas durante maio a setembro reforçam o ensinamento que o planeta tem uma enorme quantidade de água, essencial para a manutenção da vida, enfatizou-se também que nem toda água é para o consumo humano. Durante os ensinamentos ficou evidente que no decorrer dos anos a sociedade foi utilizando a água sem ciência de que um dia ela poderia acabar, por diversos motivos, seja pela poluição, pela degradação ambiental, mudanças climáticas e também pelas atividades humanas. Reforçou-se que todos devem utilizar esse bem natural de forma adequada e a importância da sustentabilidade para a sua manutenção, garantindo uma vida mais longa e saudável para toda a população. A professora Ana Laura do 4.º ano (turma 2) relatou, “Os alunos puderam explorar de forma prática todo o conhecimento sobre a água, a sua importância para o meio ambiente e para nós, sabem como cuidar desse recurso natural e preservá-lo para as gerações futuras. Foram momentos ricos de aprendizagem e descobertas, que ficaram registrados na memória de todos nós”.

APICULTURA E MANEJO DAS

ABELHAS

Década Internacional

da Restauração de Ecossistemas

Os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, acompanhados pelas professoras Maria e Jaciele do Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR, assistiram a uma palestra sobre apicultura apresentada pelo Sr. Almir Oliveira, cujo assunto está relacionado ao tema da UNESCO “Década Internacional da Restauração de Ecossistemas”. Conheceram a história da apicultura, a origem das abelhas e as espécies de abelhas da região. O Sr. Almir abordou também o manejo das abelhas no decorrer do tempo, enfatizando as diferenças, os

equipamentos utilizados para a extração dos produtos e o equipamento de proteção individual (EPI). Foi enfatizada durante as conversas a importância da preservação das abelhas e houve a demonstração de alguns produtos como o mel, o própolis e o pólen. A professora Maria declarou: “a temática foi muito importante devido às questões ambientais, pois as abelhas que são fundamentais para o processo de polinização das flores, estão sendo muito prejudicadas, como consequência da poluição.” A professora Jaciele relatou que a palestra foi muito boa, com uma linguagem de fácil compreensão facilitando o entendimento.

AS TRADIÇÕES

RELIGIOSAS E OS CUIDADOS COM A ÁGUA

Os alunos dos 6.º anos do Ensino Fundamental - Anos Finais, do Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR, realizaram, com a professora Ana Laura, de Ensino Religioso, trabalhos com um dos temas propostos pela UNESCO titulado “Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável (2018/2028)” que tem como objetivo compreender melhor o cuidado com esse recurso natural necessário para a nossa saúde e bem-estar. Os alunos descobriram as orientações de algumas Tradições Religiosas sobre o cuidado com o meio ambiente, através da leitura do material didático, pesquisa no laboratório de informática e debates realizados em sala de aula. Realizaram também a confecção de uma maquete e apresentaram para o grande grupo o seu trabalho e descobertas sobre

a orientação de cada Tradição Religiosa estudada. Dentre as Tradições Religiosas pesquisadas, para o Cristianismo cuidar do meio ambiente significa cuidar da própria vida, tendo muita preocupação com a poluição das águas fazendo campanhas e desenvolvendo projetos de conscientização sobre esse tema; o Budismo, sugere interferir o mínimo no processo natural da vida, evitando causar sofrimento; para o Budismo Tibetano, momentos de oração e cerimônias acontecem em meio à natureza e, no Xintoísmo, utilizam tanques de água limpa para realizar rituais de purificação e cuidar do meio ambiente em uma relação harmoniosa que revela um modo de conceber a natureza como um elemento essencial à vida. As Tradições Religiosas transmitem ensinamentos referentes ao meio ambiente, ao cuidado com a água, à conscientização da degradação pela poluição. Precisamos de um bom relacionamento de respeito e educação com o meio ambiente a fim de alcançarmos os objetivos ambientais adequados para garantirmos um futuro sustentável e de todos. A professora Ana Laura relatou: “Concluímos essa atividade com muita alegria, juntos descobrimos que em diferentes Tradições Religiosas a orientação e o cuidado com o meio ambiente e em especial com a água é o mesmo. Assim sabemos e reforçamos que depende de cada um fazer o seu melhor para ajudar e despertar no outro o interesse pela natureza. Juntos somos mais”!

O ANO INTERNACIONAL

DO VIDRO

Os alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR foram até o laboratório de informática e pesquisaram sobre a função do vidro em diversas esferas: ciências, tecnologia, e comunicação. Em seguida apresentaram para a turma os resultados das

pesquisas. Paralelo a esta atividade os alunos leram o livro literário “Mitos gregos”. Cada dupla de alunos representou um mito, presente na obra lida “Mitos gregos”, em um vidro. Os alunos se organizaram com os materiais necessários e a maneira que esta representação foi feita era com pintura, colagem, maquete, um ou mais potes de vidro. O critério obrigatório é que a base da representação fosse o vidro. Assim, foi colocado em prática o projeto da UNESCO em virtude do Ano Internacional do Vidro. Vale destacar que, com o intuito de enfatizar a importância tecnológica, científica, cultural e econômica do vidro, material mais puro e único 100% reciclável que existe, o Conselho da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2022 é o Ano Internacional do Vidro. Sabemos que o vidro faz parte do nosso dia a dia. Ele está presente nos utensílios domésticos, nas embalagens dos alimentos que consumimos, nas telas que nos conectam com o mundo, nas janelas e fachadas e ao mesmo tempo nos integram com o meio externo. O Ano Internacional do Vidro representa a celebração da importância do utensílio, destacando o seu papel essencial para o desenvolvimento da sociedade ao longo da história. Para celebrar o momento, eventos e projetos estão sendo realizados por todo o mundo ao longo do Ano Internacional do Vidro, como exposições internacionais em galerias de arte e museus; reportagens especiais de revistas do setor; e diversas outras atividades. Atividade que justifica os trabalhos dos alunos do 7.º ano, com as obras dos “Mitos Gregos” em vidros.

VIDRO E O IMPACTO AMBIENTAL

Ano Internacional do Vidro

As alunas Ana Júlia Kolb, Júlia Vichinheski de Lima, Lais C. de Oliveira, Luiza Sacae K. Meneghini e Valéria V. Rochinski, do 8.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, do Colégio Bom Jesus São José - Rio Negro- PR, sob orientação das professoras Ana Cristina Tchornei e Thays Aparecida de Oliveira Tuchinski, respectivamente das disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa, realizaram um trabalho dentro da temática da UNESCO enfatizando a reciclagem do vidro no estado do Paraná. Neste trabalho compararam a reciclagem do vidro no Paraná com a média brasileira e com o panorama mundial. Também abordaram os pontos negativos e positivos do vidro na natureza; como é recolhido o material no estado, como se dá a reciclagem e os produtos que são reciclados, além de descreverem o processo de reciclagem e os produtos obtidos. Vale destacar que, se o vidro não existisse, seria impossível produzir luz artificial, tornando tochas e velas indispensáveis. Não haveria espelhos, aparelhos de TV, computadores, rádios, máquinas fotográficas, óculos e lentes de contato. O vidro é considerado um material sustentável por ser 100% reciclável, o que possibilita sua reutilização em outros processos, podendo ser reciclado infinitas vezes, sem perder a qualidade. O descarte consciente da sucata de vidro através de uma empresa de coleta e classificação e limpeza, pode gerar receita, pois em vez de gastar com o descarte para um aterro, é possível vender a sucata garantindo assim benefícios ao meio ambiente.

AMIGOS DO RIO BARIGUI

ODS - Objetivos de Desenvolvimento

Sustentável

Os alunos da disciplina eletiva de Empreendedorismo da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom SeminárioCuritiba - PR estão diretamente envolvidos com os ODS – os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU na Agenda 2030. Nessa perspectiva, todos os trabalhos desenvolvidos têm como meta estabelecer a relação entre as práticas empreendedoras e a transformação da sociedade. Afinal, é possível inferir, a partir da Agenda, que empreender para si mesmo, sem pensar na coletividade e no futuro, é algo ultrapassado e prejudicial a todos. Nesse contexto, em função do Objetivo 3 (Saúde e bem-estar) e do Objetivo 6 (Água potável e saneamento), os estudantes verificaram que, próximo à escola, está presente o rio Barigui, importante ambiental e culturalmente para a cidade de Curitiba. A partir disso, fizeram um levantamento sobre a importância desse rio para a comunidade e verificaram que ele funciona como um filtro, além de transportar um considerável fluxo de água até bacias importantes, como a do rio Iguaçu, que abastece a capital e a região metropolitana. A turma também foi até o rio, que passa junto à escola, para verificar de perto o estado em que ele se encontra. Esse momento foi bastante proveitoso, pois os alunos puderam observar como é o ambiente e verificaram quais demandas o local apresenta, como a necessidade de limpeza e de conscientização das pessoas

que jogam dejetos no leito do rio e nas proximidades. Após a visita e o registro das conclusões, foi promovido, então, um encontro especial entre os alunos da 1.ª série e os colegas da Educação Infantil, com o objetivo de explicar para os pequenos o que é e de que trata a agenda da UNESCO, que, de forma interligada aos ODS, propôs, para o período de 2018-2028, a Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável. Foi uma apresentação tão especial, em virtude do tema, do contato entre as faixas etárias e do fato de o rio ser conhecido por todos. Por meio dela, os alunos do Ensino Médio puderam ensinar, entre outras coisas, a importância da separação do lixo e como todos podem contribuir para a manutenção da vida dos rios, principalmente do Barigui. As palavras da aluna Sophia Malherbi Pamplona, de 4 anos, que fazem referência ao Paraíso – área da escola destinada à recreação - resumem bem como o rio se tornou um amigo para todos: “Tem um rio que vem lá do Parque Barigui e passa no meu Paraíso e o problema é o lixo, que ele [o rio] tá todo com lixo e nós temos que ajudar ele. Eu aprendi no Ensino Médio. O pessoal do Ensino Médio que contou.”

Entrega dos certificados aos alunos da 1.ª série do Ensino Médio que participaram do Projeto “Amigos do Rio” na disciplina eletiva Social Entrepreneurship, durante a Mostra do Conhecimento.

DIA MUNDIAL DA PAZ

Por ocasião do Dia Mundial da Paz, os alunos da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Seminário - Curitiba - PR participaram de um trabalho especial envolvendo a Década Internacional dos Afrodescendentes (2015/2024) e o Objetivo 16 dos ODS, “Paz, justiça e instituições eficazes”. As crianças realizaram rodas de conversa a respeito do tema e lhes foram apresentadas as palavras “preconceito” e “racismo”, entre outras relacionadas à temática. Nesse momento, as professoras motivaram os alunos a fazerem um levantamento de hipóteses do significado de cada palavra e, em seguida, eles elencaram atitudes que, na sua opinião, podem combater as desigualdades e o racismo. A partir desse momento de investigação e tomada de consciência, as turmas desenvolveram cartazes de conscientização e de combate às desigualdades, principalmente a racial. Durante a exposição dos trabalhos, as famílias apreciaram as produções dos alunos e puderam refletir, inclusive, sobre como promover a paz dentro das casas, supondo que o convívio familiar sadio pode ensinar aos pequenos o caminho para um mundo melhor, assim como almeja a UNESCO. “Foi muito legal ver o trabalho realizado em sala de aula, focando nas diferenças raciais e culturais, e ver que o meu filho tem a compreensão de que todos devemos conviver em harmonia e paz, independente da nossa cor”, comentou Franciele Kachubowski de Andrade, mãe do aluno Gabriel, da Educação Infantil (Nível D).

PATRIMÔNIOS CULTURAIS DE CURITIBA

Ao abordar as diferentes formas de representação do espaço geográfico, foi proposto aos alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Seminário - Curitiba - PR que construíssem a maquete de um patrimônio histórico e cultural de Curitiba. A atividade oportunizou aos estudantes explorar conceitos importantes da Geografia e conhecer as características de uma maquete, desenvolvendo noções de estética e também de matemática, como escala e proporção. Porém, os ganhos mais significativos foram o entendimento do que são patrimônios históricos e a percepção de sua importância como bens que fazem parte da cultura e identidade de um povo ou região e que, por isso, devem ser preservados. Assim, buscou-se explorar uma das áreas prioritárias da Rede PEA-UNESCO: Aprendizagem intercultural e valorização da diversidade e patrimônio culturais. Para isso, os alunos foram convidados a identificar os locais que fazem parte do patrimônio cultural de Curitiba, reconhecendo as características desses patrimônios, sua história e curiosidades e, principalmente, observando, a partir da exposição das maquetes, a pluralidade de culturas presentes na região. Nesse sentido, destacou-se a riqueza que isso representa e a necessidade do respeito às diferenças.

BOM É QUANDO O AMOR FAZ A DIFERENÇA

Ano Internacional das Ciências

Básicas para o Desenvolvimento

Sustentável

Década Internacional da Restauração dos

No mês de outubro, os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio - Rolândia - PR, realizaram uma atividade Interdisciplinar envolvendo as áreas de Ciências, Geografia, História, Arte e Educação Física, no qual puderam contemplar a natureza, realizar atividades físicas e praticar ações sustentáveis. A aula de campo aconteceu na estrada São Rafael até a Igreja e, por meio dela, buscou-se enfatizar a importância do respeito à natureza. A ideia foi de realizar um trabalho como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável assim como a Década Internacional da Restauração dos Ecossistemas. Para isso, os estudantes foram convidados a colocarem luvas e máscaras para realizarem a coleta do lixo na beira da estrada e nos arredores da Igreja. Conheceram um pouco da história do local e perceberam a importância dos cuidados com a natureza e com os lixos que produzimos. Observaram também as paisagens naturais e refletiram sobre as mudanças que o homem fez naquele local, no sentido de

melhorar a qualidade de vida das pessoas, interferindo de diferentes maneiras na natureza e consequentemente causando alguns danos a ela. Os alunos aprenderam, que a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, proposta pela UNESCO, visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Pode ajudar a erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir uma extinção em massa. Restaurar a natureza que danificamos significa, em primeiro lugar, restaurar a nós mesmos. Sejamos compassivos, criativos e corajosos. Que possamos tomar nosso lugar apropriado como uma Geração da Restauração. Para finalizar, as duas turmas, unidas, realizaram um piquenique. Porque bom é quando o amor faz a diferença.

ANO INTERNACIONAL

DAS CIÊNCIAS

BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ECONOMIA COLABORATIVA

A economia colaborativa refere-se a partilhar bens em vez de comprá-los. Esse modelo tem como base uma nova percepção de mundo, em que a divisão substitui o acúmulo de bens ociosos. A economia colaborativa busca promover hábitos de consumo mais sustentáveis e socialmente benéficos. Essa prática envolve, portanto, questões que vão além da economia, englobando também valores.

Após contextualizar essa temática, os alunos do 8.º ano, do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Bom Jesus Santo Antônio- Rolândia-PR, realizaram uma proposta (lapbook), durante as aulas de Empreendedorismo, na qual retrataram algumas empresas que realizam essa modalidade.

Os alunos aprenderam como as empresas podem ter um desenvolvimento sustentável transformando seus colaboradores em promotores de boas práticas ambientais e para isso a empresa pode realizar campanhas ambientais, palestras e treinamentos. Também podem investir em processos mais sustentáveis de reuso de água, economia de energia, diminuição de consumo de plástico e coleta seletiva eficiente.

Discutir temas como desenvolvimento sustentável com os alunos faz com que entendam da necessidade em termos empresas

mais responsáveis socialmente e consequentemente a redução da desigualdade social. Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente da ONU, o desenvolvimento sustentável para empresas é aquele que é capaz de suprir todas as necessidades da geração atual, sem que haja qualquer tipo de comprometimento na capacidade de atender gerações futuras.

APRENDIZAGEM INTERCULTURAL

E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E PATRIMÔNIOS

CULTURAIS

A cultura de um povo é o seu maior patrimônio; preservá-la é resgatar a história e perpetuar valores. Defender o patrimônio socioambiental, histórico e cultural é defender a vida e a identidade de uma civilização. Esse foi um dos temas que mobilizou os estudos com alunos do Colégio Santo Antônio.

Após pesquisas, leituras e debates em sala de aula sobre a história da fundação do município de Rolândia, os alunos do 4.° ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (Turma 1 e 2) do Colégio Bom Jesus Santo Antônio - Rolândia - PR, realizaram um passeio ao museu municipal de Rolândia para contextualizar as suas aprendizagens. O grupo foi recepcionado pela historiadora Solange, que com muito carinho e dedicação contribuiu com informações dos acontecimentos ocorridos ao longo do tempo, enriquecendo ainda mais o projeto sobre o município.

Tratar da diversidade cultural nas aulas é essencial para o entendimento da nossa história, identidade e sociedade. Mais do que isso, garante a habilidade de dialogar com pessoas de diferentes culturas, algo tão comum no mundo globalizado em que vivemos.

Os alunos aprenderam também que a experiência intercultural vai além do simples contato com outra cultura, informações, envolve, entre outros fatores, curiosidade, troca, interesse genuíno pelo outro, reconhecimento das diferenças, respeito e aprendizado contínuo.

A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ESTILOS DE VIDA SUSTENTÁVEIS

O principal objetivo de uma alimentação equilibrada é oferecer ao nosso organismo os nutrientes necessários para mantê-lo bem e saudável, garantindo uma boa nutrição e funcionamento adequado. Com o cenário em que vivemos atualmente, devemos ter atenção redobrada quanto à higiene, alimentação e qualidade de vida. Estar com as condições nutricionais em dia com o aporte necessário de nutrientes e consumo adequado de água, melhora o fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Para se ter uma alimentação saudável e sustentável deve-se preferir comprar alimentos orgânicos, locais e da época e que estejam livres de agrotóxicos, e de preferência evitar os processados.

Com a finalidade de enfatizar o cuidado com a alimentação, a professora Mariana do Laboratório de Ciências contextualizou a importância do consumo adequado de cada grupo alimentar a ser ingerido por dia, bem como a quantidade de água necessária. Além disso, os alunos da Educação Infantil (Nível C) do Colégio Bom Jesus Santo AntônioRolândia - PR tiveram uma semana recheada de atividades, como a confecção de um prato saudável.

Os alunos também aprenderam que a alimentação saudável contribui com o aumento da disposição, autoestima, diminuição do estresse e ansiedade, melhora da qualidade do sono, além de prevenir uma série de doenças, como: Anemia, Hipertensão, Distúrbios Metabólicos, Problema Renal, intestinal, entre outros.

CONSCIENTIZAÇÃO

SOBRE O MEIO

AMBIENTE

Os alunos do 4.° ano (turma 1) do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Santo Antônio - Rolândia - PR, realizaram uma proposta de conscientização sobre o meio ambiente. No componente curricular de Língua Inglesa, os alunos construíram uma marca-páginas com desenhos e mensagens, em Inglês, que remetem ao cuidado com a natureza, salientando a importância de olharmos para o nosso planeta com cuidado, carinho e ideias de preservação. Os marca-páginas foram entregues aos alunos da 2.ª série do Ensino Médio. A turma do 4.° ano destacou que o material deveria ser utilizado com o mesmo amor e cuidado que devemos ter com o nosso planeta. Uma das maiores vantagens da educação ambiental na escola é que ela provoca reflexões e motiva os alunos a agir, a realmente fazer algo a partir do que está sendo ensinado. Nesse contexto é uma boa maneira de garantir que as próximas gerações aprendam a importância de cuidar diariamente do planeta e de reduzir os danos das nossas rotinas de consumo e produção.

DÉCADA INTERNACIONAL DA RESTAURAÇÃO

A NATUREZA DO CONTINENTE AMERICANO

Para finalizar o conteúdo sobre a natureza do continente americano, os alunos do 8.° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Santo Antônio - RolândiaPR confeccionaram, durante a aula de Geografia, um triorama relacionado à vegetação do Brasil (o triorama é uma atividade em que um cenário é criado em 3D). Nele foram mostradas informações e imagens (cenário em 3D) sobre o tema abordado. Vale reforçar que a ONU criou a Década Internacional da Restauração dos Ecossistemas para prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Pode ajudar a erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir uma extinção em massa. Só terá sucesso se cada um desempenhar seu papel, por isso a importância de se trabalhar o tema nas salas de aula, exemplo da proposta da aula de Geografia.

ÁGUA

PARA

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A água é um recurso natural indispensável e finito, se não fizermos uso consciente, ela pode acabar. Não é incomum ver casos de desperdício e descaso com recursos hídricos (rios, lagos e lagoas poluídas, poluição oceânica, contaminação dos lençóis freáticos). Diante dessa realidade, os alunos da Educação Infantil e 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Rainha da Paz -Lagoa Vermelha - RS, trabalharam o tema da UNESCO “Água para o desenvolvimento Sustentável”, enfatizando o uso adequado da água sem desperdício, refletindo sobre a importância da água para a nossa sobrevivência e os benefícios para a saúde e para os seres vivos. A partir desse estudo, os alunos fizeram um passeio no bosque das irmãs, observando a natureza e o processo

de reaproveitamento da água da chuva para regar as plantas, as frutas e as verduras. No final do passeio, degustaram moranguinhos colhidos na horta e, após representaram a importância da água por meio de um desenho. Esse mesmo tema foi trabalhado pelos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, participando de uma palestra com o responsável pela empresa de abastecimento de água da cidade de Lagoa Vermelha. A água é a fonte da vida, da saúde e dos meios de subsistência e produção em todo o mundo. O fornecimento de serviços hídricos, de saneamento e de água potável são elementos essenciais do desenvolvimento sustentável, que precisam de atenção política e financeira dos governos nacionais e locais. Como escola, cabe aos professores trabalharem e incentivarem os alunos ao consumo consciente de recursos como a água e a energia por meio de mudanças de hábitos simples, seja na escola, em casa ou em outro ambiente.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ESTILOS DE VIDA SUSTENTÁVEIS

Alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais do Colégio Bom Jesus Rainha da Paz - Lagoa Vermelha - RS, desenvolveram projetos a partir do tema UNESCO “Desenvolvimento Sustentável e Estilos de Vida Sustentável”. Assim, a partir de uma reflexão sobre economia e sustentabilidade no dia a dia, e estilos de vida, os alunos do 5.º ano, orientados pelas professoras Marilu e Joseara, produziram adesivos, banners pequenos, desenhos e frases com orientações quanto ao consumo de água e de energia, bem como aos hábitos saudáveis para uma vida melhor em família, na escola, na cidade e no planeta; e plantaram também mudas de árvores.

E da sala de aula do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, esse tema estendeu-se ao Brincando em Família, em que alunos, pais e comunidade se encontraram na avenida em frente ao Colégio para atividades ao ar livre, caminhada, passeio ciclístico e atividades físicas. Marcou também o desfile de 7 de setembro realizado na cidade de Lagoa Vermelha, nessa data, alunos do Bom Jesus levaram a um grande público a proposta de um desenvolvimento sustentável. Essa atividade fez parte também da Mostra do Conhecimento.

Esse tema UNESCO foi também trabalhado pelos alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Rainha da Paz - Lagoa Vermelha - RS, nas disciplinas de Arte e de Língua Portuguesa, reutilizando garrafas pet, potes de sorvete entre outros, em materiais decorados, transformando-os em vasos para o plantio de mudas de temperos que serão usados na alimentação das famílias.

Desenvolvimento Sustentável e Estilos de Vida Sustentáveis foi também tema trabalhado pelos alunos da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Rainha da Paz - Lagoa Vermelha - RS, nas disciplinas de Educação Física e Inglês. Inicialmente com uma palestra referente ao Aproveitamento de Alimentos com a Nutricionista Luísa Biasi, posteriormente, a confecção de um caderno de receitas com o reaproveitamento de alimentos, esse caderno foi redigido em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa e distribuído aos alunos e funcionários da Unidade. O encerramento do projeto foi com um café da manhã, organizado pelos alunos, tendo como cardápio o aproveitamento de alimentos.

DÉCADA INTERNACIONAL DOS

AFRODESCENDENTES

Os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Rainha da Paz -Lagoa Vermelha - RS, nas aulas de História e de Geografia desenvolveram o projeto “Afrodescendentes”, tema proposto pela UNESCO. O trabalho foi planejado em etapas, pois o objetivo era levar os alunos a compreenderem a realidade atual dos afrodescendentes no Brasil, relacionando com o processo histórico de integração e formação deste grupo no Brasil. Inicialmente assistiram ao documentário “A rota do escravo, Alma da Resistência” disponível no site oficial da Década Internacional dos Afrodescendentes.

Posteriormente, os alunos, orientados pela professora de Geografia, estudaram a respeito da travessia dos escravizados da África ao Brasil e compreenderam como se dava esse processo. Para encerrar esta etapa, construíram, juntamente com a professora a “Boneca Abayomi” que foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão. As mulheres negras as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria a todos. Os alunos aprenderam sobre a vida dos escravizados africanos no Brasil e o processo abolicionista brasileiro, fizeram a análise de charges e concluíram o estudo com um podcast

Os alunos da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Rainha da Paz - Lagoa Vermelha - RS, na disciplina eletiva Literatura Clássica Contextualizada, leram a obra “O pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro e a obra “O navio negreiro”, de Castro Alves. O intuito das leituras foi proporcionar aos alunos acesso aos escritores pretos a fim de aprofundar conhecimento sobre o racismo estrutural. A partir das leituras, os alunos fizeram vídeos (documentários) sobre a importância de ampliar o conhecimento acerca desse assunto para que esse mal não seja banalizado pela sociedade.

SUSTENTABILIDADE, UMA BOA ESCOLHA

2022 é o Ano Internacional das Ciências Básicas e Desenvolvimento Sustentável segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo do ano comemorativo não é só conscientizar a população sobre a relação entre ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas ainda incentivar e apoiar o trabalho de cientistas em prol do desenvolvimento sustentável. Por isso, as professoras de vários componentes curriculares como Matemática, Ciências, Geografia, História e Língua Portuguesa decidiram organizar um projeto com as turmas de 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus São José - Vacaria - RS levando conhecimento

e integração com a referida temática. Os alunos iniciaram o projeto buscando conhecer o significado da palavra “sustentabilidade”. A partir da exposição do conceito, os alunos foram divididos em grupos, e cada grupo ficou responsável por pesquisar um tema relacionado a Sustentabilidade, ou seja, foram seis grupos com assuntos diferentes.

São eles: Diferença entre Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade; Os 3 pilares da Sustentabilidade; Os âmbitos da Sustentabilidade; Os tipos de Sustentabilidade: Social e Ambiental; Sustentabilidade social: cidades sustentáveis e ações comunitárias; Sustentabilidade econômica.

Algumas turmas fizeram a relação do poder da reciclagem e da Matemática. Foram apresentados dados e gráficos do percentual dos países que mais e que menos reciclam. Calcularam a quantidade de tampinhas de garrafa PET que cada aluno de nossa Instituição deveria trazer para que conseguíssemos arrecadar o suficiente para trocar por uma cadeira de rodas e possivelmente fazer a sua doação. Já outra turma apresentou algo muito interessante que foi a transformação do esterco do gado em energia. Nas turmas de 6.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, aproveitaram os estudos em Educação Financeira e pesquisaram ações relacionadas ao “Consumo Consciente”, trazendo dicas sobre como é possível ter melhores escolhas na hora de comprar e como isso afeta diretamente nosso relacionamento com o meio ambiente. A professora de Geografia organizou um seminário, quando foi comentado sobre a preservação e a importância da Amazônia como fonte sustentável de recursos naturais.

Em 11/10, aconteceu a culminância do projeto com a palestra da representante do SENAR, senhora Marindia. Na ocasião, ressaltou a importância do assunto para essa geração a fim de que tenhamos cidadãos conscientes na busca por um mundo melhor.

RESGATE DA MEMÓRIA CULTURAL LOCAL

As turmas do 3.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José - Vacaria - RS, realizaram estudos sobre as paisagens culturais e naturais na disciplina de Geografia. Os alunos perceberam que elas fazem parte do nosso dia a dia e, por vezes, passam despercebidas aos nossos olhos. Na disciplina de História, os alunos investigaram sobre patrimônios históricos. Eles descobriram que as paisagens do nosso município contêm locais que rememoram acontecimentos importantes relacionados à formação da localidade. Descobriram a presença dos seguintes patrimônios históricos em Vacaria:

Casa do Povo; Catedral Nossa Senhora da Oliveira; Fazenda da Estrela; Fazenda do Socorro; Casa do Libório Rodrigues.

A partir de tudo o que foi estudado, os alunos organizaram maquetes desses locais. Além disso, no dia 14 de maio de 2022, foi proporcionada a eles uma maior proximidade com esses locais que foram referenciados nos estudos. A professora Pâmela fez um apanhado geral da memória histórica de alguns elementos considerados patrimônios culturais do município. Os alunos foram levados para uma visita à Catedral Nossa Senhora da Oliveira e à antiga residência de Libório Rodrigues. Desta forma, conseguiram resgatar um pouco da memória cultural local. Segundo a UNESCO, o patrimônio cultural é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. Preservar o Patrimônio Cultural Brasileiro não é apenas acumular conhecimento sobre o passado. É, fundamentalmente, planejar o futuro. O que se preserva hoje é aquilo que nossos filhos e netos conhecerão amanhã.

DIGNIDADE HUMANA X CULTURA DA PAZ

“Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, é essencial garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais plurais, variadas e dinâmicas, bem como sua disposição de viver juntos. Políticas para a inclusão e participação de todos os cidadãos são garantias de paz, coesão social e vitalidade da sociedade civil”. Sendo esse um dos princípios da Declaração Universal da Diversidade Cultural, percebeu-se a importância de disseminar valores e atitudes entre a comunidade escolar. Professores e alunos do Colégio Bom Jesus São José - Vacaria - RS organizaram um projeto em busca de uma harmonia social, solidariedade e respeito aos irmãos que sofrem pelo abandono, pobreza e exclusão social. Sabedores que eles são acolhidos na Casa da Fraternidade - Fratelli Tutti, foram desenvolvidas algumas ações e entre elas levar mais dignidade aos irmãos marginalizados. Para isso, foram arrecadados mais de 300 quilos de alimentos diversos e entregues a essa Instituição, a qual oferece três refeições a dezenas desses irmãos que todos os dias por ali passam. São pequenas ações que possibilitam uma cultura de paz e menos conflitos. A educação franciscana está diretamente ligada à formação humana e integral do indivíduo. O Grupo Bom Jesus tem como visão, formar cidadãos dignos e justos, capazes de ser livres, servir a todos com alegria e agir como verdadeiros irmãos.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Foram apresentados aos alunos da 2.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus São José - Vacaria - RS, os temas da Agenda 2030 e os 17 Objetivos da Sustentabilidade, os quais se efetivam no tema Desenvolvimento Sustentável e Estilos de Vida Sustentáveis. Diante dos objetivos propostos, os alunos aprofundaram o estudo: em um momento oportunizado a eles foram para o espaço de inovação pesquisar mais sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável, após isso delimitaram um objetivo para apresentação junto de um projeto de intervenção comunitária prático, idealizado pelos próprios alunos. Os estudantes produziram slides de forma individual e apresentaram para os colegas da turma. Foram estruturadas propostas de como poderiam contribuir para efetivação de um mundo sustentável começando pelas ações de cada um. Para a UNESCO, o desenvolvimento sustentável é importante para assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras.

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

Em comemoração ao Dia da Internacional da Família, que é celebrado no 15 de Maio e que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), os alunos da Educação Infantil ao 4.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Rosário - Paranaguá - PR, realizaram atividades referentes a esta data no dia 14 de maio, sábado letivo. Os alunos conversaram com as professoras sobre o significado dessa data, ouviram histórias e músicas referentes a este tema, realizaram uma atividade representando a sua família e montaram um cartaz para que a atividade ficasse exposta para toda a comunidade escolar. A origem do Dia da Família está na necessidade de lembrar a importância da família para a sociedade contemporânea, e trazer uma reflexão sobre o papel dela na sociedade e na formação dos seres humanos. A família é a raiz de quem somos, representa o amor que recebemos e a alegria do que vivemos. A família é o berço do amor, da compreensão, do afeto, é o lugar onde as pessoas devem encontrar apoio, lições e aprendizados, mas que acima de tudo, as relações sejam saudáveis e de convivência harmônica. A família é o principal espaço de referência, proteção e socialização dos indivíduos, independentemente da forma como se apresenta na sociedade. Ela exerce uma grande força na formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que vêm sendo transmitidos de geração em geração.

ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

No primeiro semestre letivo, os alunos da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Rosário - Paranaguá - PR, realizaram uma pesquisa sobre a escassez da água, fio condutor deste novo formato do Ensino Médio, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Nesta pesquisa, estudaram sobre a escassez de água no Brasil; o uso da água dentro da cadeia produtiva; formas de preservar e economizar a água e verificaram, por meio da calculadora hídrica, o quanto consomem de água diariamente. A partir de todas as informações coletadas, os alunos organizaram fôlderes e informativos, que foram compartilhados com os demais alunos e pais na Mostra de Conhecimento da escola e a finalização deste trabalho foi a produção de um jornal. As mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição de rios e oceanos e a redução da biodiversidade são alguns dos principais problemas socioambientais do nosso tempo. Para formar cidadãos conscientes de seu papel na preservação dos recursos naturais do planeta, que desde cedo tenham hábitos e atitudes sustentáveis e, no futuro, possam estender esse olhar para suas ações e decisões pessoais e profissionais, é fundamental garantir uma Educação Ambiental nas escolas, por isso, da efetivação dessa ação no Bom Jesus Rosário. É mais efetivo e simples conscientizar as crianças, que estão formando as práticas e os valores que vão carregar pelo resto da vida, do que trabalhar com pessoas que já têm hábitos arraigados ao seu cotidiano.

DIA INTERNACIONAL DA PAZ

No dia 21 de setembro, os alunos da Educação Infantil ao 4.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Rosário - Paranaguá - PR realizaram atividades sobre o Dia Internacional da Paz, com o tema “Acabar com o racismo’’. Construir a Paz”. Por meio de vídeos, histórias e rodas de conversa, os professores explicaram aos alunos o tema, focando principalmente no respeito e na busca pela paz entre todos os povos. Como registro, foram produzidos cartazes sobre o tema, que foram expostos na escola para toda a comunidade escolar. Vale destacar que o Dia Internacional da Paz foi instituído em 1981 pela Assembleia Geral da ONU. Em 2001, duas décadas depois, a assembleia votou por unanimidade que a data seria um período de não violência e cessar-fogo. A celebração é com o intuito de conscientizar as pessoas a se sensibilizarem para a necessidade de paz no mundo A paz é um sentimento que temos quando mantemos uma relação harmoniosa com outras pessoas, causando um estado de tranquilidade e de não violência. A paz no mundo deve ser construída na atitude de cada um. É no individual que começa a paz coletiva.

PLANETA TERRA E SEUS ANIMAIS

O projeto desenvolvido pelos alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Mãe do Divino Amor - Arapongas- PR, “Planeta Terra e seus animais” abordou ações pedagógicas e sociais com a finalidade de conscientizar os valores humanos voltados à formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Dessa forma, os alunos foram convidados a praticarem ações sociais arrecadando ração de animais para doarem à Ong Organização de Proteção aos Animais de Arapongas (OPPA). Além disso, por meio dessa atividade, os alunos perceberam a importância desse trabalho que visa beneficiar os animais de rua e abandonados.

Assim, nós, do Colégio Bom Jesus Mãe do Divino Amor, acreditamos que ações como essa evidenciam nos alunos a capacidade de exercer a “Amorografia”, pois entendemos que tudo deve ser feito com amor, principalmente a educação. Praticar a Amorografia é pensar com o coração, ou seja, é fazer brotar de nossa inteligência ideias, atitudes e realizações que promovam o bem do próximo. E essa missão de educar não é só do professor em sala de aula, mas de todos, na escola e na sociedade.

FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR

No segundo trimestre de 2022, os alunos do 4.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Mãe do Divino Amor - Arapongas- PR, desenvolveram o projeto “Jogos depois da chuva”. Essa história conta que várias famílias ficaram desabrigadas por causa das chuvas fortes que ocorreram na cidade onde residiam. Diante desse contexto, os alunos foram convidados a refletir acerca da solidariedade entre as pessoas, com intuito de buscar, de alguma forma, maneiras de amenizar o sofrimento entre os envolvidos, fazendo com que as crianças voltassem a estudar e a brincar. Assim, os alunos puderam perceber que é possível praticar a solidariedade todos os dias, por meio de grandes e pequenas ações. Dessa forma, engajados nessa virtude e aproveitando o mês das crianças, a equipe do Colégio promoveu a campanha “Faça uma criança sorrir” com o propósito de arrecadar brinquedos e livros infantis para serem doados às crianças carentes da comunidade. A realização dessa atividade oportunizou aos alunos desenvolverem a prática de repartir, doar e perceber que é possível, por meio desse ato, levar um pouco de conforto às crianças que necessitam, incentivando a Amorografia e compartilhando alegria e esperança às crianças que têm tão pouco, ou, às vezes, nada têm. O amor tem múltiplos significados e várias formas de demonstração. Amar é a atitude de querer o bem do outro, de acolher e deixar-se acolher por ele. Independentemente de haver ou não alguém necessitando de ajuda, a solidariedade faz parte da essência humana. Ser solidário é tornar-se verdadeiramente humano.

CAMPANHA DIGNIDADE FEMININA

Durante o mês de março, mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a equipe do Colégio Bom Jesus Mãe do Divino Amor - Arapongas- PR promoveu a Campanha “Dignidade Feminina” com o intuito de arrecadar absorventes íntimos. A campanha contou com a sensibilização e doações de toda a comunidade escolar, especialmente dos alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais e do Ensino Médio, que se engajaram para divulgar informações sobre o tema, já que não se tratava apenas de um gesto de solidariedade e, sim, de saúde pública. As doações foram dirigidas a adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade em nossa cidade, graças à parceria com o Centro Integrado de Saúde da Mulher (CISAM) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda (SEMUDE). É por meio da união, ajudando uns aos outros, que se cria uma cultura de paz e harmonia entre as pessoas. E na espiritualidade franciscana, a gratidão surge do encantamento de sentir-se amado por alguém. É a perfeita sincronia da gratuidade do amor que suscita mais amor. Da generosidade que gera mais disponibilidade. Da doação que enobrece e promove a vida.

PLURALIDADE CULTURAL - DÉCADA

INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES

Ao abordar o tema sobre a nossa origem com os alunos da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio SESC São José - Curitiba - PR, enfatizamos a Pluralidade Cultural, a Década Internacional dos Afrodescendentes (2015/2024) e a enorme contribuição dos negros para o nosso país. Também refletimos sobre a escravidão negreira e seus sentimentos como seres humanos. A maioria dos alunos participou da reflexão e discussão envolvendo esse tema e deram vários exemplos de suas próprias origens. Através de um breve relato da vida de São Francisco, conseguimos observar que com amor, fé, determinação, desapego, persistência e respeito ao próximo e a todas as criaturas é possível desenvolver uma cidadania global cristã e também uma cultura de paz e não violência. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos. Não há paz sem a cultura do cuidado. Vamos cuidar uns dos outros!

APRENDIZAGEM

INTERCULTURAL

E VALORIZAÇÃO

DA DIVERSIDADE

E PATRIMÔNIO

CULTURAL

Os alunos da 2.ª série do Ensino Médio do turno vespertino do Colégio SESC São José - Curitiba - PR participaram de uma visita ao Prédio Histórico Paço da Liberdade no Centro de Curitiba no início do mês de agosto. Durante a visita, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a história de nosso município e principalmente sobre o prédio histórico, inaugurado em 1916 como a primeira sede própria da Prefeitura de Curitiba. Atualmente, totalmente reformado, abriga um centro de atividades culturais para a cidade. Durante a visita mediada, os alunos conheceram um pouco mais da história do prédio, de sua arquitetura e do processo de restauração, visto que é um patrimônio cultural tombado nas três instâncias governamentais. Certamente a atividade trouxe novos conhecimentos e valorização na manutenção da história local. Segundo a UNESCO, o objetivo de uma aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade e patrimônios culturais é levar o aluno a interagir com as práticas culturais da sua comunidade, com a sociedade diversificada em que está inserido a reconhecer-se como sujeito construtor da sua história e transformador da realidade, assumir princípios éticos que expressam situações reais.

PRODUÇÃO DE ADUBO ORGÂNICODESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ESTILOS DE VIDA SUSTENTÁVEIS

O projeto Sustentare, realizado com alunos da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio SESC

São José - Curitiba - PR, surgiu em 2013 com o objetivo de fomentar a sustentabilidade e a consciência sobre o meio ambiente. Contudo, em 2022, estabeleceu-se um novo desafio ao projeto, desenvolver ações sustentáveis que promovam impacto social tendo como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS 4: educação de qualidade; 12: consumo e produção responsáveis e 17: parcerias e meios de implementação. Com encontros quinzenais, os alunos puderam desenvolver atividades em várias frentes. Em um dos encontros, produziram adubo orgânico, utilizando diferentes materiais como casca de banana, casca de ovo e borra de café. A atividade foi realizada no laboratório de química, onde aprenderam a forma correta de produzir e utilizar esse adubo, além de aprender a reutilizar materiais que seriam descartados, dando assim uma melhor finalidade a esse lixo orgânico. É importante que crianças e jovens sejam protagonistas da mudança de estilos de vida, contribuindo para criar uma cultura mais responsável e sustentável. Mobilizar e capacitar alunos e fomentar que tragam soluções sustentáveis no âmbito local, é de extrema necessidade e urgência, por isso, justifica-se o trabalho desenvolvido com esses alunos do terceirão.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ESTILOS DE VIDA SUSTENTÁVEIS

Neste ano, o  Colégio Bom Jesus Pedra Branca- Palhoça - SC trabalhou a temática do Desenvolvimento Sustentável com diferentes séries. As turmas dos 6.ºs anos do Ensino Fundamental - Anos Finais, confeccionaram instrumentos musicais com materiais de

sucata; já as turmas dos 4.ºs anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais fizeram jogos com materiais recicláveis. Esta foi uma das formas de conscientização sobre a produção do lixo e o descarte correto para a reciclagem. Outra ação importante sobre a temática desenvolveu-se através do trabalho de Iniciação Científica do aluno Pedro Henrique Mendonça Fonseca, da 2.ª série do Ensino Médio. O aluno, através de sua pesquisa, realizou a criação de uma moda sustentável. Desde o processo de escolha dos elementos que iriam compor as peças até o momento da confecção, a ideia principal é mantida: desenvolver roupas de forma que não haja a agressão à natureza. Segundo a UNESCO, ter um estilo de vida sustentável é muito mais do que consumir de forma responsável, também consiste em estar comprometido com o meio ambiente, o que se consegue colocando em prática pequenas ações em nosso dia a dia. Um estilo de vida sustentável permitirá preservar o planeta para as futuras gerações.

CIDADANIA GLOBAL É UMA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA

A partir das aulas de Ensino Religioso, os segmentos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais do Colégio Bom Jesus Pedra Branca- Palhoça - SC trabalharam a temática “Cidadania global e uma cultura de paz e não violência”. A condução da reflexão sobre o tema partiu das virtudes franciscanas e, através deste contexto, as turmas do Ensino Fundamental realizaram trabalhos que idealizam uma vida em sociedade de forma fraterna e pacífica. Na Mostra do Conhecimento, as famílias contribuíram com a reflexão ajudando na costura do TAU . Vale destacar que o TAU é um dos símbolos mais usados pelos franciscanos. Formado por duas linhas que se encontram, uma horizontal e uma vertical, o Tau recorda a ideia de tempo e da eternidade. O TAU é a última letra do alfabeto hebraico e a décima nona letra do alfabeto grego. A ação simbolizou a necessidade de uma união entre as sociedades para atingirmos a paz entre os povos. Outra ação desenvolvida a partir da temática deu-se através do teatro, realizado pelas turmas dos 9.ºs anos do Ensino Fundamental - Anos Finais. O enredo principal configurou-se a partir do respeito entre os diferentes povos. Segundo a UNESCO, cidadania global é entender que todas as nossas ações e comportamentos têm uma consequência no mundo e no modo como todos vivemos. É respeitar o Outro, saber viver com o Outro e Aprender com o Outro. É conhecer para poder agir, é estar receptivo a novas ideias e a novas aprendizagens.

DÉCADA INTERNACIONAL PARA AÇÃO: ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVEL (2018/2028)

A visita guiada à Estação de Tratamento da água - ETA CASAN, na Lagoa do Peri, realizada nos dias 29 de agosto e 02 de setembro, faz parte do projeto que foi desenvolvido nas avaliações processuais integradas das disciplinas de Ciências (Química, Física e Biologia) do 9.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Pedra BrancaPalhoça - SC. Os alunos conheceram todas as etapas de tratamento da água, desde sua captação até o destino final dos resíduos. Visitaram o laboratório de potabilidade da água e verificaram in loco a importância da preservação da lagoa para a manutenção dos parâmetros de potabilidade. Melhorar a gestão dos recursos hídricos e fornecer a todos o acesso à água potável e saneamento seguros e acessíveis financeiramente são ações essenciais para erradicar a pobreza, construir sociedades pacíficas e prósperas e garantir que ninguém seja deixado para trás no caminho rumo ao desenvolvimento sustentável. Além do conhecimento adquirido, a visita proporcionou um piquenique divertido de confraternização entre os alunos.

ARQUIVOS E FONTES HISTÓRICAS

REAIS - APRENDIZAGEM INTERCULTURAL

E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E PATRIMÔNIOS CULTURAIS

Os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Água Verde - Curitiba - PR, tiveram a oportunidade de participar de um incrível bate-papo com a escritora Elisabeth Loibl, autora do livro “Memórias de um Adolescente Brasileiro na Alemanha Nazista”, trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa. Na conversa, a escritora contou a história de sua família, principalmente de seu irmão, que viveu de perto os horrores da Segunda Guerra Mundial na Alemanha. O relato emocionante de Elisabeth proporcionou aos alunos refletirem sobre os impactos materiais e psicológicos gerados pela guerra, o que certamente enriqueceu ainda mais o processo de formação educacional e a consciência social dos alunos. Por fim, a autora destinou um momento para que os alunos fizessem perguntas e tirassem suas dúvidas, sendo que os estudantes demonstraram interesse e as perguntas foram inúmeras! Além disso, Elisabeth autografou os exemplares dos alunos, registrando sua visita para sempre no livro e na memória de cada um. Segundo a UNESCO, a diversidade cultural tem o objetivo de valorizar os saberes e garantir o respeito a todas as pessoas, independentemente de suas distinções. Além de conhecer essas diferenças, é importante que os alunos tenham a oportunidade também de conviver com elas. A interculturalidade é vista como um meio de experimentar a cultura de outro indivíduo e ter interesse em conhecer mais sobre ela e sobre a pessoa também, preza por valores como respeito, cidadania, igualdade, tolerância, democracia na educação, e direitos humanos.

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O ANO

INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS

PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os estudantes do 8.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Água Verde - Curitiba - PR realizaram um projeto muito importante de Educação Financeira nas aulas de Matemática! No 1.º e 2.º trimestres, cada equipe escolheu um tema, pesquisou e montou uma apresentação nos mais diversos aplicativos. Dentre os temas, estavam: “Consumismo e Consequências”, “Importância do Planejamento Financeiro” e “Poupar e Investir”. Já no 3.º trimestre, fizeram a apresentação em forma de mesa-redonda com o objetivo de promover um debate de qualidade, levantando questionamentos acerca dos assuntos estabelecidos. Os alunos fizeram apresentações com muita criatividade, qualidade e mostraram que dominam os temas relacionados à Educação Financeira. A Assembleia Geral das Nações Unidas motivou sua decisão com o alto valor para a humanidade das ciências básicas e com o fato de que uma maior consciência global e maior educação nas ciências básicas é vital para atingir o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida para pessoas em todo o mundo. Também enfatizou que as ciências básicas e as tecnologias emergentes respondem às necessidades da humanidade, proporcionando acesso à informação e aumentando a saúde e o bem-estar dos indivíduos, comunidades e sociedades.

AS VIRTUDES

FRANCISCANAS

CIDADANIA GLOBAL E UMA CULTURA DE PAZ E NÃO

VIOLÊNCIA

O projeto “Virtudes e Atitudes” trabalha, em todos os níveis de ensino, as virtudes franciscanas. No intuito de dar continuidade às reflexões sobre as virtudes e sobre a importância de relacioná-las às situações diárias por meio de atitudes, os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Água Verde - Curitiba - PR divertiram-se e, ao mesmo tempo, vivenciaram o seu protagonismo diante das virtudes. Em uma das aulas de Ensino Religioso, eles realizaram a “dinâmica da confiança”. A atividade fez parte da continuação da reflexão iniciada em sala de aula sobre a virtude da “confiança”. A atividade consistia em guiar o amigo com olhos fechados, sendo que depois invertem-se os papéis para que todos vivenciassem a experiência de conduzir e de se deixar conduzir pelo colega ao lado. A experiência da dinâmica ajudou na reflexão sobre a confiança e sua importância na convivência do dia a dia, no cuidado com o outro, no cultivo da verdade, no respeito ao falar e no ouvir, atitudes tão necessárias em nossa convivência. Confiar é o ato de esperar com firmeza. Na vida franciscana, ocupa lugar central e deve ser entendida e vivenciada como inspiração e fundamento para a vida fraterna e para o trabalho. Segundo a UNESCO, a Cultura de Paz diz respeito a uma visão de mundo que privilegia o diálogo e a mediação para resolver conflitos, abandonando atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir.

PEDINDO DESCULPAS

- CULTURA DA PAZ

Durante o ano, os alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes - Curitiba - PR, realizam atividades desenvolvidas pelo Programa de Habilidades Socioemocionais, em que são estimulados a refletirem e exercitarem ações relacionadas à empatia e à prevenção ao bullying, expressão de sentimentos, etapas para resolver problemas, estratégias para fazer amizades, como agir diante de provocações e outras formas necessárias para o bom convívio. Os alunos iniciaram o 2.º semestre conversando sobre “como pedir desculpas”. Por meio de uma situação apresentada em um vídeo, refletiram qual é a melhor maneira de resolver uma situação de conflito em que pedir desculpas pode ser a solução para o problema. Foi um momento agradável, em que os alunos expressaram o quanto é bom sentir sinceridade diante de um pedido de desculpas. Para finalizar, realizaram o registro de uma situação vivenciada por eles e como foi resolvida. De acordo com as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para se semear a cultura de paz nas escolas, é preciso que o ambiente pacífico e conciliador seja construído no dia a dia da sala de aula, nos pequenos atos. A cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não violenta de conflitos” e fundamentase nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.

CONHECENDO O MUNICÍPIO DE CURITIBA

No decorrer do 1.º trimestre, as turmas do 4.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes - Curitiba - PR tiveram a oportunidade de ampliar seu conhecimento e fazer descobertas sobre o município em que a escola está localizada, “Curitiba”, capital da unidade federativa do Paraná. Nas aulas de História, foi falado sobre a formação do município, a história de sua fundação, acontecimentos importantes na história; conhecimento dos símbolos oficiais e a importância dos colonizadores, bem como as permanências sociais e culturais no nosso cotidiano. Em Geografia, os alunos localizaram o território do município, caracterizando os espaços rurais e urbanos, indicando a direção cardeal em relação a diferentes territórios no espaço brasileiro e elaboração de croquis com a respectiva legenda. Foram discutidos os diferentes usos do solo no campo e na cidade, bem como as medidas que o tornam produtivo e os cuidados que devemos ter para a sua preservação. Foi abordada também a importância da luz solar para o planeta e os seres vivos e a origem das estações do ano e os movimentos da Terra. Para complementar, os alunos realizaram a leitura do livro paradidático “O mistério amarelo da noite”, que contempla vários temas de estudo nos componentes curriculares de História e Geografia, além de ampliar o conhecimento sobre os contos de mistério. Os alunos ainda realizaram a produção de poemas cinéticos. Foi um trimestre de muito trabalho, descobertas e aprendizados. Compartilhamos o resultado final da construção da rede de conhecimento do projeto trimestral.

EDUCAÇÃO

AMBIENTAL

Os alunos do 2.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes - Curitiba - PR, exploraram o tema “Plantas” nas aulas de Ciências do 2.º trimestre. Entre os critérios explorados, a utilização das plantas em nosso dia a dia foi uma das mais significativas para os alunos, pois vivenciaram diferentes momentos em que esse “ser vivo tão importante” está presente em nossa rotina. Puderam confeccionar velas a partir da planta Citronela, apreciar as plantas como decoração nos ambientes da escola, verificar que também podem ser usadas para preparação de chás e alimentos. O contato dos alunos com a terra, as plantas e hortaliças possibilita estreitar a sua relação com a natureza e contribui para a conscientização sobre os impactos das suas ações no meio ecológico. Outra importante contribuição está relacionada ao aprendizado sobre alimentação e nutrição. Confiram alguns momentos deste estudo enriquecedor!

PROJETO DE AMBIENTAÇÃO 2022 - AQUI O QUÊ? AQUICULTURA,

CUIDADO

E SUSTENTABILIDADE ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA

No Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR, o Projeto de Ambientação tem como objetivo contribuir com a adaptação do aluno da Educação Infantil ao 4.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais à rotina da sua nova etapa escolar, além de possibilitar a integração dos temas de estudo e dos componentes curriculares, a aprendizagem vinculada ao fazer, à atividade manual e à intuição do aluno. O projeto também estimula o desenvolvimento de atitudes de cooperação, discussão de assuntos da atualidade, aproximação entre as problemáticas sociais, a fim de se aprimorar os saberes escolares e a busca pela resolução de problemas. O ano de 2022 foi definido pela UNESCO como o Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura. A Assembleia Geral das Nações Unidas também declarou 2022 como o ano oficial das atividades relacionadas ao setor da aquicultura, com o objetivo de trazer visibilidade ao setor e ao seu papel no cumprimento dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável corresponde a um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientam os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável. Essas ações foram concluídas em

2015 e propõem 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes. Sua implementação é para o período 2016-2030. Para colocar em prática o projeto de Ambientação de 2022, escolhemos a ação 17, Vida Debaixo D’água. O interessante de se estudar aquicultura é também o fato de os alunos aprenderem novas palavras relacionadas ao assunto, como Piscicultura (cultivo de peixes), Ranicultura (cultivo de rãs), Carcinicultura (cultivo de crustáceos como camarões, lagostas e caranguejos), Ostreicultura (cultivo de ostras), Mitilicultura (Cultivo de mexilhões), Algicultura (Cultivo de algas), Malacocultura (Cultivo de moluscos), Quelonicultura (Cultivo de quelônios como tartarugas). Durante a aplicação do projeto, cada etapa da Educação Infantil ao 4.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais explorou um subtema, conhecendo a rica e variada fauna aquática brasileira e a sua relação com a economia e com o meio ambiente: Nível C: “O homem e os habitats aquáticos”, Nível D: “Sapo, rã ou perereca?”, 1.º Ano: “Polvos e lulas”, 2.º Ano: “Camarões e lagostas”, 3.º Ano: “Caranguejos”, 4.º Ano: “O homem e a piscicultura”. Assim, o projeto proporcionou descobertas incríveis por meio dos objetivos pré-estabelecidos, como reconhecer o modo de vida dos animais aquáticos, reconhecer a relação de interdependência do ser humano com os animais aquáticos (cadeia alimentar), identificar a diferença entre a pesca esportiva, a pesca como atividade econômica e a pesca como lazer, reconhecer os tipos de autorizações legais para a prática da pesca, identificar as características dos habitats aquáticos, conhecer o tipo de alimentação dos animais aquáticos, reconhecer a pesca como fonte de renda e sobrevivência para algumas pessoas, relacionar as técnicas de cultivo dos animais que vivem em ambientes aquáticos, conhecer as ferramentas utilizadas na prática da pesca ou no cultivo de animais aquáticos, relacionar as formas de consumo dos animais aquáticos pelo ser humano, compreender a importância da pesca e aquicultura para a economia do país, entre outras. Além de ampliarem o repertório a respeito do assunto, os alunos vivenciaram momentos lúdicos e muito divertidos! O projeto apresentou resultados incríveis!

CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DO CUIDADO COM

MEIO AMBIENTE E

SUSTENTABILIDADE

A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) contribui para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável. A EDS significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem. Nesse contexto, como escola credenciada ao PEA-UNESCO, temas ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade são abordados constantemente nas aulas no Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR. Diariamente, centenas de resíduos são descartados de forma inadequada em nosso meio ambiente. Os impactos negativos, ocasionados pela forma de uso, costumes e hábitos culturais destinados aos resíduos, devido ao descarte e produção de lixo no ecossistema, são perceptíveis; considerando alterações ambientais físicas e biológicas ao longo do tempo, as quais modificam a paisagem e comprometem os ecossistemas. Não é somente o descarte responsável por essa mudança: a produção de resíduos, pelo ser humano, também é alta. De forma a conscientizar os alunos da Educação Infantil (Nível C e D) e do 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, sobre o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade, também a valorização da natureza e recursos naturais, foi oportunizado a eles, no mês de agosto, do Dia Incrível com a temática: “Do lixo ao luxo”. Na ocasião, com o auxílio da família, as crianças foram desafiadas a elaborar uma vestimenta/traje utilizando materiais alternativos de reciclagem e reaproveitando materiais que seriam descartados. Além de relatarem sobre suas produções, os alunos participaram de um desfile, compartilhando com demais colegas a criatividade e reuso de materiais.

09 DE AGOSTODIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data celebrada mundialmente, no dia 09 de agosto, e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1995, para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos. Atrelado aos temas do PEA-UNESCO 2022, os alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR participaram de um momento de muito aprendizado e descobertas, e puderam valorizar ainda mais a cultura dos povos indígenas. Durante a aula, os discentes observaram instrumentos indígenas e seus sons, e conheceram palavras do vocabulário indígena. Admiraram-se em saber que, muitas palavras utilizadas na nossa culinária e em nosso dia a dia, vêm da cultura tupi. Ao final da aula, confeccionaram uma peteca, como forma de homenagear seus criadores, os índios brasileiros.

16 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O aumento da temperatura média da Terra nos últimos anos já está cientificamente comprovado. Com frequência, em noticiários, são relatados efeitos das mudanças climáticas, como por exemplo, o excesso de chuva em regiões do nosso país. A preocupação com o tema é lembrada pelo calendário internacional da UNESCO, no qual, a data é mencionada em 16 de março: “Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas”. De forma a sensibilizar os alunos da Educação Infantil (Nível C e D) do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR, participaram de atividades sobre o cuidado com nosso Planeta. Além do tema ser explorado pelas professoras regentes de cada turma do segmento, a conscientização também foi abordada nas aulas no Laboratório de Ciências, com o professor João. Os alunos acompanharam como ocorre

a formação de geleiras e seu derretimento e como isso pode influenciar diretamente no clima. Em seguida, ao ar livre, realizaram uma atividade de registro, a pintura gelada. Durante a pintura, as crianças utilizaram tinta congelada que, no contato com o ar e fora do ambiente gelado, a tinta derretia. Além de promover reflexão, os alunos também se divertiram com a atividade.

FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO / FALA COM

SABEDORIA, ENSINA COM AMOR

A Campanha da Fraternidade 2022, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Movidos pela proposição da CNBB, os alunos do 1.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR desenvolveram atividades específicas durante as aulas de Ensino Religioso,

valorizando a importância da educação e potencializando a prática da fraternidade, da sabedoria e do amor. Como estratégia para a manutenção da aprendizagem, foram promovidas várias atividades pedagógicas, como contação de histórias, confecção do cartaz da Campanha da Fraternidade com pinturas e colagens, uso de músicas, exibição de vídeos, pesquisas, entre outras. Uma dessas atividades, em especial, foi a atualização e releitura da arte do cartaz oficial da campanha com base na seguinte reflexão: identifique uma pessoa do seu convívio diário que fala com sabedoria e ensina com amor, a exemplo de Jesus. Dentre as pessoas que foram citadas pelos alunos estão os professores, os médicos, os psicólogos, os familiares, os policiais, os representantes políticos e os religiosos. O resultado dessa reflexão foi surpreendente e os trabalhos foram fixados em um mural no pátio interno do colégio. Além disso, foram afixadas placas nos corredores da escola, a fim de sensibilizar e mobilizar os alunos a respeito da importância da prática da sabedoria e do amor nos diferentes espaços da sociedade como na escola, na família, no bairro e na comunidade religiosa. As atividades, com contornos lúdicos, serviram para engajar os alunos ao tema de estudo e incentivar a valorização da educação, a prática da sabedoria, da fraternidade e do amor com o próximo como testemunho concreto da fé.

DIA INTERNACIONAL DA FELICIDADE

No dia 20 de março, comemoramos o Dia Internacional da Felicidade, de acordo com o calendário da UNESCO. Devido à relevância do tema, os alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José dos PinhaisSão José dos Pinhais - PR realizaram uma atividade muito especial durante as aulas de Ensino Religioso. A atividade iniciou-se em sala de aula com a contextualização do tema “O que é felicidade para você?”. Após a explanação do professor a respeito do Dia Internacional da Felicidade, os alunos assistiram a um vídeo relacionado ao tema, coloriram um emoji de papel, escreveram mensagens e decoraram os emojis felizes. Em seguida, visitaram alguns setores da escola, onde distribuíram os emojis felizes para os colaboradores. Por meio dessa proposta, procuramos sensibilizar nossos alunos em relação à importância de espalhar a felicidade no mundo, por meio de pequenos gestos.

DIA INTERNACIONAL DA PAZ

No Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR, ensi namos aos alunos sobre a cultura da paz por meio de ações propostas relacionadas a essa temática. Assim, a fim de explorar mos o Dia Internacional da Paz, comemo rado no dia 21 de setembro conforme o calendário das Nações Unidas, e, como estratégia de sensibilização dos demais estudantes e colaboradores do colégio sobre a importância da Cultura da Paz nos ambientes em que convivemos, os alunos da Educação Infantil (Nível C e D) realizaram, dentro do espaço escolar, uma passeata. As crianças se envolveram ativamente na proposta e, bastante engajadas, tiveram a oportunidade de presentear algumas pessoas com um desenho do TAU, resgatando a manifestação da Paz e do Bem, assim como fazia São Francisco de Assis. O Tau é um dos símbolos mais usados pelos franciscanos. Formado por duas linhas que se encontram, uma horizontal e uma vertical, o Tau recorda a ideia de tempo e da eternidade. O Tau é a última letra do alfabeto hebraico e a décima nona letra do alfabeto grego.

20 DE MAIO DIA MUNDIAL DAS ABELHAS

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 20 de maio como sendo o Dia Mundial das Abelhas, pela importância de esses animais serem agentes polinizadores. Os alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR aprenderam sobre a influência que as abelhas têm na polinização das plantas. A polinização é uma das maneiras de garantir grande parte da nossa alimentação, na produção de frutas e verduras, e auxilia na perpetuação das plantas, garantindo, assim, a diversidade da nossa flora. Entre os agentes polinizadores, a abelha é a mais eficiente. As crianças também provaram o mel, alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido das flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos preciosos. Ao término da degustação, confeccionaram um quebra cabeça sobre as abelhas e se divertiram com os colegas. As abelhas vivem e trabalham na “União”, para garantir a segurança de toda a colmeia. A “União” é a virtude franciscana do 3.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais no Bom Jesus.

DIA MUNDIAL DO LIVRO

O Dia Mundial do Livro é uma data celebrada em 23 de abril, pelo calendário da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Essa data nos faz refletir sobre a importância do incentivo à leitura, homenagear os autores e celebrar grandes títulos consagrados. Por meio de uma boa história, nossa imaginação ganha asas e viaja sem sair do lugar, por diversos mundos. Para comemorar essa data tão especial, os alunos da Educação Infantil (Nível C e D) e os alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR homenagearam seus personagens favoritos e vieram ao colégio caracterizados. Foi um dia marcante, pois resgatamos essa data e a celebramos ao lado de personagens divertidos. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de doar livros infantis para uma escola pública da cidade. Sem dúvida, vivenciaram uma rica ação pedagógica e social.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAISRESOLVENDO PROBLEMAS

Por meio do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR, os alunos das turmas do 2.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais aprenderam que problemas fazem parte da vida e, abordá-los de uma forma estruturada, pode ajudar a resolvê-los mais adequadamente. As crianças, naturalmente, têm dificuldades de enfrentar frustrações. Assim, aprenderam a importância de reconhecer sentimentos, de ter empatia e não ter vergonha de atitudes corretas, como pedir desculpas, por exemplo. Por meio de um teatro de fantoches, envolvendo os personagens Super-Habilidades, o Nino e a Lili, os alunos tiveram a oportunidade de aprender como resolver problemas, em quatro etapas: pare, fale, pense e escolha. Depois, confeccionaram dedoches para brincar e treinar as etapas para resolver problemas do dia a dia. Por meio dessas propostas, plantamos e cultivamos

VIVENCIANDO A CULTURA AFRICANA

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, tem um calendário repleto de datas especiais relacionadas a acontecimentos importantes para a humanidade. Nesse calendário, umas das datas indicadas é o 23 de agosto como Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição; uma data que, além de proporcionar uma reflexão sobre os acontecimentos do passado, reforça a contribuição dos que lutaram pela liberdade e pela sobrevivência, pela afirmação dos direitos humanos. Nesse contexto, e com o objetivo de valorizar a cultura dos povos africanos, os alunos do 3.º e do 4.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR, durante as aulas de Educação Física, vivenciaram atividades/brincadeiras praticadas pelas crianças africanas, como capoeira, dança Kuduro, amarelinha africana e escravos de Jó.

TOMAR ÁGUA NOS DÁ VIDA - TOMAR

CONSCIÊNCIA NOS DARÁ ÁGUA

Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade. Essa impressão se dá porque vemos água por todos os lados, seja na chuva, nos rios, lagos, mares, represas, piscinas, etc. Realmente, a maior parte da superfície do nosso planeta é ocupada por água. Porém, apenas 2,5% equivale à água que será tratada e destinada ao nosso consumo. O restante é água salgada. Durante as aulas de Ciências, os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR investigaram as consequências sobre o uso inadequado da água e descobriram diversas formas de se evitar o desperdício. Os alunos também refletiram sobre o uso diário de água e possibilidades de mudança dos hábitos, pensando na sustentabilidade do planeta. A conscientização da população é o primeiro passo para que, no futuro, as próximas gerações possam ter acesso à água, como nós temos hoje. Afinal, um planeta sem água de qualidade é um planeta sem vida. Pensando na importância da conscientização das pessoas sobre o uso da água, os alunos elaboraram cartazes com mensagens significativas, que representam atitudes adequadas e a boa conduta durante a utilização desse recurso natural tão precioso.

O USO DAS LIXEIRAS DE COLETA SELETIVA

AJUDA NO DESCARTE

CORRETO DO LIXO

PARA FACILITAR O PROCESSO DE RECICLAGEM DOS RESÍDUOS

De olho na sustentabilidade, as lixeiras de coleta seletiva estão cada vez mais em uso pela sociedade. A divisão em cores facilita o descarte no local certo, de acordo com o tipo de material. A instalação das lixeiras de coleta seletiva é indicada para diversos lugares, como escolas, universidades, praias, praças, shoppings, condomínio e muito mais. Ideal para lugares grandes ou pequenos, público ou privado. Nas aulas de Ciências, os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR estão participando

de um projeto relacionado à conscientização humana a respeito do desenvolvimento sustentável. O descarte de resíduos da forma incorreta tem sido a principal pauta nos debates e pesquisas realizadas em sala de aula, e os alunos refletiram sobre algumas atitudes fundamentais para o desenvolvimento da educação ambiental durante a separação do lixo, como: Ter consciência respeitando a padronização das cores das lixeiras destinadas à coleta seletiva; Higienização: os resíduos recicláveis devem ser higienizados antes de serem descartados. Em uma das propostas do projeto, os alunos confeccionaram lixeiras para coleta seletiva utilizando materiais recicláveis ou reutilizáveis. Entre os critérios pré-estabelecidos para a execução da atividade, estavam: criatividade, sustentabilidade e tamanho reduzido. Os alunos abusaram da criatividade e os trabalhos ficaram lindos!

HISTÓRIAS DO CORAÇÃO

A Amorografia, embora não seja uma matéria do currículo tradicional, tem sido adotada como prática pedagógica no Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR, nos diferentes componentes curriculares, incluindo a Língua Inglesa. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma atividade especial com as turmas do 8.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, nas aulas de Língua Inglesa. Ao trabalhar o livro literário “Stories from the Heart”, os alunos foram levados ao espaço da biblioteca da Unidade e lá, em pequenos grupos, fizeram a leitura dirigida desta obra que é uma coletânea de contos premiados, de diversas partes do mundo, todos com um ponto em comum: retratar sentimentos que fazem parte da essência humana. Posteriormente, os alunos compartilharam com toda a turma o que compreenderam de cada estória, exercitando, não apenas o aprimoramento do vocabulário e fluência na língua estrangeira, mas, também, praticando os valores e virtudes que são pilares da proposta pedagógica do Colégio Bom Jesus.

DIA MUNDIAL HUMANITÁRIO

Na data de 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial Humanitário, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para homenagear as pessoas que dedicam suas vidas a ações humanitárias. Com o intuito de valorizar a ação solidária e instigar o olhar cuidadoso e fraterno dos nossos alunos para aqueles que necessitam de ajuda, os alunos da Educação Infantil (Nível C e D) e do 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais - São José dos Pinhais - PR foram mobilizados a participar da ação: Ser humano é ser solidário, vinculada ao Bom Jesus Social e ao Projeto Virtudes e Atitudes, a qual propôs a arrecadação de litros de leite integral para serem doados à Associação São José – Casa de Repouso para Idosos, instituição sem fins lucrativos, que atende idosos. A ação realizada foi um sucesso! Ao todo, foram arrecadados 169 litros de leite integral para doação. A entrega das doações foi realizada pela professora Heloize, representando a Educação Infantil e 1.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e pelo professor Gilmar, responsável pelo Bom Jesus Social. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram com a ação, a qual oportunizou a vivência do humanismo solidário. “Que o senhor volte os olhos para ti e te dê tua paz. Que o senhor te abençoe”. São Francisco de Assis.

DÉCADA INTERNACIONAL PARA AÇÃO: ÁGUA

PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A água é um elemento natural de importância vital para todos os seres vivos. Com o objetivo de entendermos melhor suas diversas funcionalidades e necessidades, as turmas do 2.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Canarinhos - Petrópolis - RJ, desenvolveram um grande estudo, acerca do tema “Água e Sustentabilidade”. Por meio de levantamento das hipóteses, pesquisas e aula-campo, além de projetos e mostra de trabalhos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e estudar ainda mais sobre esse bem natural essencial à vida! Mas como fazer um uso sustentável da água? Segundo os alunos, após todo esse estudo, o uso sustentável da água acontece evitando desperdícios, reduzindo o consumo sempre que possível, fazendo a captação da água da chuva e reaproveitando a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas. Essas foram algumas atitudes que eles aprenderam e que devem ser tomadas para termos um consumo consciente da água.

ANO INTERNACIONAL

DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Promovendo hábitos alimentares saudáveis

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) contribui para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para que se possa alcançar um futuro sustentável. Assim, nasceu a ideia de refazer a horta no Colégio Bom Jesus Canarinhos - Petrópolis - RJ. Por meio dessa atividade, além de aprenderem a cultivar e cuidar do meio ambiente, os alunos participaram do dia a dia da escola, pois os produtos da horta serão utilizados na cozinha do local. A ideia inicial é cultivar temperos e chás. Em um segundo momento, hortaliças. Uma verdadeira horta caseira! Espera-se que a ideia se multiplique para além da escola e inspire os alunos na criação de pequenas hortas em suas casas e apartamentos. O projeto “A horta dos Canarinhos” foi executado nas aulas de Filosofia, para as turmas de 6.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, a partir do mês de setembro. O resultado dessa divertida e sustentável atividade é o inesperado.

ATITUDE SOLIDÁRIA EM DIA

Em 15 de junho de 2022, mais uma vez, os alunos do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus - Florianópolis - SC, concretizaram a virtude da Solidariedade, colocando a atitude em dia ao entregarem à Ecopet, uma entidade sem fins lucrativos, o montante das tampinhas arrecadadas com a contribuição de toda a comunidade escolar, que já adquiriu essa cultura, demonstrando, portanto, sustentabilidade, conscientização acerca da arrecadação dos resíduos recicláveis, que é revertida em castração, medicamentos e cirurgias, uma vez que o Ecopet destina a verba arrecadada exclusivamente à castração animal. Cada castração custa em média noventa reais, dessa forma, para que seja arrecadado o valor, é necessária a coleta de cerca de 120 quilos de tampinhas. Essa quantidade de plástico é equivalente a um carro cheio até o carona, sem nenhum passageiro. As tampas podem ser de tipos e tamanhos variados e não apenas as de garrafa pet, que são mais populares. O programa arrecada resíduos de plástico como tampas de xampu, leite, amaciante, sabão líquido, embalagens de remédios, etc. Por meio dessa iniciativa, de acordo com o último levantamento realizado pelos organizadores da ONG, até maio de 2022, já são 7 603 animais contemplados e 400 toneladas de plásticos retirados do meio ambiente e aterros sanitários, garantido o destino adequado à reciclagem. Segundo os administradores da ONG, “A gente faz a diferença, mobilizamos as pessoas, informamos para elas que não precisam doar nenhum valor financeiro para conseguir fazer algo, nós temos outras alternativas, se cada um ajudar de alguma forma, com suas mãos, a gente consegue ajudar muitos animais e o meio ambiente. Mas dependemos da ajuda das pessoas”. O Colégio Bom Jesus Coração de Jesus participa da campanha, desde que a aluna Isadora Telles foi eleita vereadora mirim em 2016 e trouxe a todos os segmentos esse desafio, o qual tem sido cumprido com excelentes resultados.

AQUICULTURA! CUIDADO E SUSTENTABILIDADE ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA

No Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura, os alunos da Educação Infantil ao 4.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus - Florianópolis - SC participaram do Projeto de Ambientação intitulado Aquicultura, cuidado e sustentabilidade até debaixo d’água. Cada turma ficou responsável por pesquisar, explorar conhecimentos e novas curiosidades sobre a vida marítima, da seguinte maneira: Nível A, B e C “O homem e os habitats aquáticos”; Nível D “Sapo, rã ou perereca?”; 1.º Ano “Polvos e lulas”; 2.º Ano “Camarões e lagostas”; 3.º Ano “Caranguejos”; 4.º Ano “O homem, e a piscicultura”. Durante a aplicação do projeto, os alunos reconheceram o modo de vida dos animais aquáticos, a sua relação com o ser humano. Vale destacar que 2022 foi declarado o Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais. O dia 21 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial da Pesca e neste ano as Nações Unidas, juntamente com a FAO, celebram o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais 2022.

Os alunos aprenderam que a pesca artesanal é caracterizada pela sua produção em uma escala menor, e é exatamente esse processo que apresenta os fatores de importância social e econômico para as famílias que vivem às margens da costa brasileira. Um dos principais objetivos da Aquicultura é garantir produtos para o consumo com maior controle e regularidade.

BACIAS HIDROGRÁFICAS

Em uma aula de Geografia, os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus - Florianópolis - SC debateram sobre o tema Bacias Hidrográficas, destacando suas características mais importantes, a extensão de cada uma e como são distribuídas pelo território brasileiro.

Após levantarem informações sobre uma região hidrográfica, em grupo, os alunos organizaram essas informações em uma folha de couve, conforme a aquisição do conhecimento. O trabalho resultou em algo prático com grande alcance no aprendizado, na série em curso e também serviu de motivação para debater a necessidade de preservar o meio ambiente. Os alunos aprenderam que as bacias hidrográficas do Brasil são extensas e formadas por rios caudalosos e importantes para suas respectivas regiões, fazendo com que o

país possua a maior reserva de água doce/potável do planeta. A água faz parte do meio ambiente, portanto, sua conservação e bom uso são fundamentais para garantir a vida em nosso planeta. Entenderam também que a Gestão por bacias é uma forma de planejar as ações de recuperação ambiental, o uso da terra, a conservação e o manejo dos solos, respeitando a maneira como a natureza se configura em torno dos rios e demais cursos d’água em uma bacia hidrográfica.

De forma criativa, os alunos apresentaram as bacias hidrográficas em uma folha de couve, que representam bem, nas nervuras, as extensões das bacias.

DÉCADA INTERNACIONAL

PARA AÇÃO: ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (2018/2028)

Os alunos do 4.° ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus São José - São Bento do Sulrealizaram pesquisas sobre a água e sua importância para os seres vivos, suas misturas, a necessidade de preservação das matas ciliares em torno dos rios; desenvolveram estudos sobre o respeito da conservação para o equilíbrio ambiental, água

potável e água poluída. Diante de todo esse estudo, surgiram dúvidas com relação ao processo de tratamento da água, até chegar nas nossas casas e de onde vinha o abastecimento para a população do município. Depois de pesquisas e estudos, os alunos realizaram duas visitas. Uma delas ao tratamento de esgoto, quando perceberam como a água é tratada para voltar ao rio; e outra ao tratamento de água, quando acompanharam todo o processo realizado para a distribuição e o consumo da população. Vale destacar que o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, fundamental e universal, indispensável à vida com dignidade e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como condição para o gozo pleno da vida e dos demais direitos humanos. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados, por isso a importância de pesquisas, estudos sobre o respeito da conservação para o equilíbrio ambiental entre água potável e água poluída.

Uma Homenagem ao Passado - Visita Ilustre

Nicia Zipperer, filha de Carlos Zipperer Sobrinho, esteve no Colégio Bom Jesus São José - São Bento do Sul - SC, para contar um pouco sobre a história da família Zipperer em São Bento do Sul. Os alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, que estão estudando sobre as personalidades homenageadas que dão nome às ruas, ouviram

atentamente e tiraram dúvidas a respeito da importância da família na cidade, sobre a imigração e colonização alemã, sobre o trabalho com artefatos de madeira exercido naquela época e sobre a rua que leva o nome de seu pai. Foi uma tarde de muito conhecimento e aprendizado, uma experiência que os alunos irão guardar com muito carinho e respeito. Dona Nice Zipperer é filha de Carlos Zipperer Sobrinho (prefeito de São Bento do Sul1956 a 1961), neta de Andreas Zipperer, e bisneta de Anton Zipperer, este esteve entre os 70 homens que subiram a serra de Joinville para dar início à criação da Colônia de São Bento. Ela tem 84 anos e atualmente mora em São Bento do Sul. Dessa forma, os alunos aprenderam que diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território.

CIDADANIA GLOBAL

E UMA CULTURA

DE PAZ E NÃO

VIOLÊNCIA

Tempo Franciscano

Em outubro comemoramos o Tempo Franciscano no Colégio Bom Jesus São JoséSão Bento do Sul - SC. Para celebrar essa data tão importante e especial, os alunos realizaram diversas atividades com o intuito de relembrar a história de São Francisco de Assis e compreender como ele foi e é um grande exemplo de vida para todos nós. A bênção dos animais foi um dos momentos especiais em que tivemos a oportunidade de compartilhar com a comunidade local as virtudes franciscanas e difundir a cultura de paz, amor e fé. Foram entregues à comunidade impressos com a oração de São Francisco de Assis, divulgando assim, o início do Tempo Franciscano. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos. Vale destacar que a não violência fundamenta-se na autonomia, respeito pela individualidade, compaixão, autoconhecimento, paciência, companheirismo e na consciência de que tudo evolui e precisa de tempo e espaço para se desenvolver.

DÉCADA

INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015/2024)

“A Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237) citando a necessidade de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade.” (Plano de ação, 2014, p.1). O plano prevê também implementação, nacional e internacional, de quadros jurídicos, políticas e programas de combate ao racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata enfrentados por afrodescendentes, tendo em conta a situação particular das mulheres, meninas e jovens do sexo masculino. Nesse sentido, os alunos do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Carlos DémiaMaringá - PR, foram convidados a debater

sobre a cultura afrodescendente em nosso país e depois discutir sobre o tema, através do texto “O cabelo da Lelê”, da letra da música “We Can Change the World - Jackson 5” e por meio de frases de Martin Luther King Jr., para que enfim pudessem criar obras de arte inspiradas nos contextos estudados.

ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

“Através das Lentes das Ciências, das Religiões e dos Idiomas”

O ano de 2022 foi declarado como Ano Internacional do Vidro pela ONU, por ser um material totalmente sustentável e 100% reciclável. Feito à base de areia, barrilha e calcário, o vidro é uma das impressionantes descobertas humanas que, por vezes, nos passa despercebida, mesmo estando presente, de forma intrínseca, no dia a dia das pessoas de. O vidro é versátil, sustentável e de grande relevância econômica, acompanha a evolução cultural e social da humanidade em diversos segmentos. Por sua versatilidade, o vidro está presente, por exemplo, na revolução global das comunicações - através da fibra óptica; na saúde - material recipiente, lentes e instrumentos; podemos verificar a presença do vidro na geração de energia limpa - placas solares, assim como o conforto térmico e na possibilidade de iluminarmos, de forma natural e bela, o interior das casas e demais ambientes. Graças à descoberta e evolução do vidro como lentes, o ser humano se tornou capaz de ver, quando sua visão tem deficiências, minúsculas partículas nos microscópios ou longas distâncias pelos telescópios. Quer seja nas artes, na construção, na locomoção ou na tecnologia, o vidro demonstra a capacidade humana de encontrar, na natureza, fontes alternativas para melhorar a qualidade de vida e, por isso, é também um material que traz consigo uma grande simbologia.

Com base neste conhecimento, os alunos do Colégio Bom Jesus Carlos Démia - Maringá - PR, na disciplina de Ensino Religioso, foram convidados a participar do projeto “Através das lentes das Ciências, das Religiões e dos Idiomas”. Dando ênfase para a forma como as lentes corretas podem tornar a vida melhor, ou o inverso, lentes ruins tornam a vida difícil e complicada, o Ensino Religioso desenvolveu o seguinte plano de aula: 1.º e 2.º Anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais ligou o tema vidro/lentes com a forma boa ou ruim que olhamos para o mundo. Conversando com os alunos sobre as virtudes, foi contada a história “A Luneta Distorcida”. Na sequência, foi entregue, para cada aluno, uma armação de óculos de papel, para que ele escrevesse uma ou duas virtudes franciscanas (forma boa, bonita e positiva de ver o mundo) e colorisse a armação. Para os alunos do 4.º e 5.º Anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais seguiu-se o mesmo plano, sendo que a atividade consistiu em distribuir folhas coloridas para que cada aluno desenhasse e recortasse seus próprios óculos.

No Ensino Fundamental - Anos Finais o projeto foi desenvolvido pelas disciplinas de Ciências, Ensino Religioso e Inglês no decorrer de toda a semana. Para tanto, foram utilizados slides, vídeo e exposição oral, abordando temas diversos como: a composição química do vidro e suas múltiplas modificações para adaptar o material conforme a necessidade (por exemplo, o vidro blindado); a presença do vidro na arquitetura religiosa e como o uso dos vitrais é utilizado não apenas para dar luz natural ao ambiente, mas também na função de proporcionar ao fiel a contemplação

das luzes e levá-lo ao encontro com o Sagrado; a utilização deste material na fabricação de satélites, componentes eletrônicos, entre outros. A primeira atividade foi em grupo: os alunos criaram vitrais de símbolos religiosos (cada grupo um símbolo) com cartolina e papel celofane. No laboratório de Ciências, conferiram o poder das lentes dos microscópios. Na disciplina de Inglês, consultaram sites e assistiram a diversos vídeos sobre o tema.

ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS

BÁSICAS PARA A

SUSTENTABILIDADE E

ANO DO VIDRO

Diante dos temas abordados pela ONUOrganizações das Nações Unidas UNESCO, sendo 2022 intitulado como Ano Internacional das Ciências Básicas para a Sustentabilidade e Ano do Vidro, objetivando promover a importância científica, cultural, tecnológica, e econômica do material mais puro ao ambiente, os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Carlos Démia - Maringá - PR realizaram um projeto interdisciplinar envolvendo práticas entre as disciplinas de Ciências e Matemática, a fim de trabalhar a importância da vegetação nativa no leito dos rios, como garantia de subsídios básicos à vitalidade do meio ambiente, sustentabilidade e logística reversa. Motivados a um ressignificar de prioridades aplicadas em ideias simples e sustentáveis, que podem ser fontes de renascimento por suas propriedades decorrentes da ação consciente de atitudes humanas, observou-se com os estudos em destaque que, mesmo com a inovação da ciência, é preciso estar atento ao consumo consciente. Uma das questões levantadas foi o surgimento das lâmpadas ecologicamente corretas: as de led, mas que ainda assim, não deixaram de ser uma preocupação aos ambientalistas, pois as lâmpadas consideradas sustentáveis que hoje são fabricadas com recursos mais naturais utilizam quantidades significativas de mercúrio, chumbo e estanho em sua composição. Já as incandescentes, menos fabricadas hoje no mercado, ainda não deixaram de ser consumidas completamente e, em alguns ambientes, voltaram a ser utilizadas como fontes decorativas em comércios e fachadas. Por terem

tempo de vida útil menor e alto custo para descarte, acabam sendo descartadas inconsequentemente, gerando impacto ambiental, sendo que demora cerca de 10 mil anos para se decompor no solo, causando grandes impactos no ambiente, agravando a vitalidade futura do relevo. O vidro, material presente em nosso dia a dia desde o tempo dos fenícios, e imperceptível em muitos casos, compõe a matéria-prima das lâmpadas e de muitos outros objetos e utensílios necessários ao desenvolvimento humano, um material 100% reciclável. Sendo assim, o projeto desenvolvido nas disciplinas objetivou orientar os alunos tanto para o consumo consciente quanto para as diversas formas de reaproveitamento. Na disciplina de Ciências, os alunos utilizaram uma técnica de jardinagem, o “Terrário em lâmpadas”. Por meio da reutilização de lâmpadas usadas, ressignificam seu uso de modo sustentável, sem agredir o ambiente, alternativa para torná-las um objeto de utilidade. Outra alternativa sustentável também foi objeto de estudos dos alunos: o canudo reutilizável feito de vidro. Após análise de preços, tempo estimado de consumo, benefícios, entre outros, colocaram em prática seu uso, porque apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, seguro e, além de tudo, durável. Em Matemática, conhecendo o que há a sua volta, com materiais que podem ser utilizados infinitamente, sem perda de qualidade, em específico o vidro, foram trabalhados infográficos com diversos dados estatísticos acerca da sustentabilidade do vidro.

DÉCADA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL PARA TODOS

A ação Energia Sustentável Para Todos tem o intuito de favorecer a população com a energia limpa que não prejudica o meio ambiente e que também seja mais barata. Esse tema foi abordado no 2.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Carlos DémiaMaringá - PR, com o objetivo de conscientizar e conhecer o uso e desenvolvimento da energia sustentável. Assim, em roda de conversa e com a utilização de imagens, os alunos conheceram maneiras de produzir energia sem prejudicar o meio ambiente. O que mais chamou a atenção foi a energia eólica que utiliza o vento para gerar energia. Depois da abordagem teórica, como atividade prática, os alunos construíram um brinquedo imitando uma hélice que, ao ser friccionada com as mãos, girava no ar. E, para finalizar em forma de registro, os alunos fizeram um cartaz com texto coletivo e colagens representando o uso da energia eólica.

ANO INTERNACIONAL DA PESCA

ARTESANAL E DA AQUICULTURA

A pesca artesanal é uma prática feita por pequenos pescadores, geralmente realizada dentro do ambiente familiar ou comunidades que utilizam instrumentos e materiais tradicionais como redes e embarcações de menor porte. Já a Aquicultura é o cultivo de pequenos organismos aquáticos como peixes, crustáceos, moluscos, répteis e algas em espaço reduzido como um tanque, com o objetivo de garantir tais organismos para o consumo com maior controle e regularidade. Uma das grandes vantagens da aquicultura é a preservação dos mares e do ecossistema marinho. Sendo assim, o ano de 2022 foi eleito o Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de tornar visível a importância de tais práticas e também valorizar socialmente suas contribuições nos setores alimentícios e econômicos, gerando uma maior visibilidade para as famílias que dependem de tais atividades para trabalho e consumo. A pesca artesanal e a aquicultura são a base da contribuição alimentar de centenas de comunidades, que vivem ao longo das costas e bacias hidrográficas, gerando mais de 2,8 milhões de empregos. Diante desse contexto, os alunos do 3.º ano do Fundamental - Anos Iniciais e da Educação Infantil (Nível A) do Colégio Bom Jesus Carlos Démia - Maringá - PR, nos dias 06 e 07 de julho de 2022, exploram as temáticas pesca artesanal e aquicultura, com objetivo de conhecerem e compreenderem o universo das comunidades que vivem da pesca, conscientizando-as dos

cuidados com a natureza e a importância do ambiente aquático. Sendo assim, as professoras propuseram diferentes questionamentos sobre os cuidados diários para com a natureza. Por meio de discussões em sala, os alunos conheceram as comunidades brasileiras que vivem principalmente da pesca (comunidades ribeirinhas). As professoras enfatizaram que trabalhar sobre este tema proporciona a conscientização para o desenvolvimento sustentável, pelo qual todos nós somos responsáveis. Além das discussões, os alunos assistiram a um vídeo e viram imagens sobre o assunto, com o objetivo de aproximação da realidade de pessoas que utilizam a pesca para sobrevivência, alimentação e redução da pobreza, bem como a importância do cuidado com a natureza. Como finalização de todo o trabalho, os alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, elaboraram cartazes das pesquisas sobre o tema e produziram peixes de dobradura, para representar os animais aquáticos. A turma também propôs dicas de como salvar a natureza e a moradia dos animais aquáticos, por meio de frases e desenhos em cartazes. Os alunos da Educação Infantil (Nível A) construíram um tanque de peixes, utilizando materiais como: tinta, papel kraft, pratos de papel e lantejoulas, para vivenciarem na prática como funcionam tais atividades.

DÉCADA

INTERNACIONAL PARA AÇÃO: ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

(2018/2028)

Vivemos em um mundo conhecido como planeta água, isso devido a sua imagem que, vista da superfície, mostra a água encontrada nos rios, lagos e oceanos. Essa é só uma parte da água existente, pois podemos encontrá-la debaixo do solo (nos lençóis subterrâneos) nos cumes das montanhas e também nos polos, (essas em grande parte congeladas). Sendo assim, a água é parte do ambiente em que vivemos. Sem ela não existiria vida. No entanto, os seres humanos se esquecem disso, pois enquanto a população mundial cresce, crescem juntamente os problemas ambientais.

Diante desses problemas a ONU desenvolveu: Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável (2018/2028). Por meio desse tema, os alunos do 4.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus Carlos Démia - Maringá - PR, desenvolveram um trabalho abordando os estados físicos da água. Aprenderam que a água é encontrada na natureza em três formas diferentes: sólido, líquido e gasoso.

• O ciclo da água:

A água que existe no planeta não se acaba, ela se modifica em um ciclo infinito. O que pode deixar de existir é a água adequada para o nosso consumo.

• Distribuição da água no planeta: Aparentemente existe muita água no mundo, porém a maior parte dela não está disponível para a utilização pela humanidade.

• Quantidade de água no corpo humano: A quantidade de água presente em nosso corpo se modifica no decorrer da vida.

• Uso da água em nosso dia a dia:

Usamos a água de várias formas, porém é muito importante pensarmos em usá-la adequadamente e, assim, contribuirmos para diminuir o problema da falta de água.

• As formas de proteger e economizar água:

Usamos a água de várias maneiras, porém é muito importante pensarmos em utilizá-la adequadamente, para que não falte. Para finalizar esse trabalho, os alunos construíram um filtro onde puderam se conscientizar sobre a importância do cuidado com a água. Esse é um experimento simples, mas importante para visualização de um tratamento simplificado da água.

DÉCADA INTERNACIONAL PARA AÇÃO:

ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (2018/2028)

Água é um recurso natural insubstituível para a vida. É considerada como alimento básico da humanidade e a origem de outros tão necessários quanto ela. Sabendo que a água é um fator crítico para o Desenvolvimento Sustentável, devemos nos conscientizar quanto ao seu uso sabendo que um dia ela pode acabar por diversos fatores provocados também pelas práticas humanas como: poluição, degradação ambiental e mudanças climáticas.

Com objetivo de validar esse conhecimento, os alunos da Educação Infantil (Nível B) do Colégio Bom Jesus Carlos Démia - Maringá - PR foram convidados a participar de uma dinâmica em que recolheram lixos (jogados propositalmente) de um local, levando em consideração a importância dos cuidados que devemos ter com a natureza para evitar a poluição. Ainda, como forma de gráfico comparativo, foram estimulados a elaborar dois Planetas Terra, imaginando se está com boas práticas ou não, podendo diferenciar um do outro.

DÉCADA INTERNACIONAL DA CIÊNCIA OCEÂNICA PARA O DESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVEL (2021 A 2030)

No final de 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que de 2021 a 2030 seria realizada a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável – mais conhecida como Década do Oceano. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população global sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares. As décadas da ONU são movimentos intergovernamentais que reúnem diferentes países para pensar em um futuro melhor. Diante dessa iniciativa, as turmas da Educação Infantil (Nível C - Turmas 1 e 2) do Colégio Bom Jesus Carlos Démia - Maringá - PR ouviram a história sobre um animal aventureiro - Suvaco, o Cão - que apresenta o oceano e como preservá-lo. Também ouviram a história do Grude-Grude, um polvo simpático e mestre dos disfarces nas profundezas das águas. Para a concretização do tema, aprenderam sobre o polvo e suas características. Em seguida, confeccionaram um polvo com garrafa pet, cola colorida e pequenos círculos para imitar as ventosas.

DÉCADA

INTERNACIONAL DA

RESTAURAÇÃO

DE ECOSSISTEMAS (2021/2030)

A Década Internacional da Restauração de Ecossistemas é um apelo para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para o benefício das pessoas e da natureza. Sendo assim, diante dos problemas ambientais enfrentados atualmente e relacionando-os com o projeto “Florestas”, a turma da Educação Infantil (Nível D) do Colégio Bom Jesus Carlos Démia - Maringá - PR, sob orientação das professoras Ana Carolina e Gabriela, trabalhou com ações que podem contribuir com a restauração de ecossistemas. Em um primeiro momento, participaram da contação de histórias “A arara e os animais em: salvando a floresta”, criada pela professora Ana Carolina. Na história, a arara convida a onça, o bicho-preguiça, o macaco e o jacaré para juntos descobrirem quem estava jogando lixo por toda a floresta. Em um segundo momento, os alunos foram até o pomar do colégio para recolher os lixos encontrados jogados na natureza. Em um terceiro momento, os alunos confeccionaram um dedoche de arara com lixos pendurados nas asas, representando a história. Por fim, os alunos construíram uma maquete com a floresta poluída e com a floresta limpa, usando as lixeiras recicláveis. Para finalizar o projeto, os alunos aprende ram sobre as lixeiras recicláveis, separando as embalagens do lanche e ilustraram ati tudes boas e ruins para a natureza.

DÉCADA INTERNACIONAL PARA AÇÃO: ÁGUA PARA O

DESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVEL

Criada em 1953, a Rede PEA-UNESCO une 11,7 mil escolas de 183 países em torno de princípios difundidos pela UNESCO, entre eles o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global. A água é um fator crítico para todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. É o alimento básico da humanidade e a origem de todos os alimentos para todas as espécies. Uma governança responsável desse direito humano passa por uma mudança de educação e de comportamento. Esse foi o tema de discussão e reflexão, de maneira interdisciplinar, nas aulas de Geografia, Matemática e História, com alunos das turmas do 6.º, 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Carlos Démia - Maringá - PR Uma das atividades desenvolvidas foi a construção de infográficos, por meio de imagens, textos e gráficos, os quais destacaram conceitos importantes no que diz respeito à conscientização sobre o uso racional da água. Em História, as sociedades hidráulicas da Mesopotâmia (Rios Tigre e Eufrates), África (Rio Nilo), Grécia (Mar Egeu) e Mediterrâneo Ocidental (Mar Mediterrâneo) ganharam destaque, com a finalidade de se entender a importância destes rios ou mares para o surgimento, desenvolvimento e continuidade

das referidas sociedades. Em Geografia e Matemática, foi trabalhado o conceito de Água Virtual, de modo a refletir sobre o uso indireto e, na maioria das vezes, inconsciente, que fazemos da água no nosso dia a dia. “Você sabia que ao consumir um hambúrguer você está consumindo, também, aproximadamente 2 mil litros de água?”, “Quantos litros de água você carrega na roupa que está vestindo?” - estas foram as questões norteadoras no desenvolvimento do trabalho. O uso de água não está limitado ao consumo direto que fazemos desse recurso, mas também ao consumo indireto da água que está embutida no processo de produção dos diferentes produtos que consumimos. Logo, essa discussão gera, também, uma forte reflexão sobre nossos hábitos de consumo. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos compuseram um grande painel exposto no pátio do colégio.

ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS

BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por um planeta cada vez mais sustentável!

Em um planeta habitado por bilhões de pessoas e recursos naturais muitíssimos limitados, precisamos conviver e agir de forma sustentável. Transformar nossa forma de viver, produzir, consumir e interagir com a natureza faz-se necessário para alcançarmos um futuro sustentável. Diante dessa necessidade, os alunos do 5.º ao 8.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Carlos DémiaMaringá - PR, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Arte, foram convidados a refletir sobre a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza. Como atividade prática, os alunos elaboraram cartazes com frases estimulando a preservação do meio ambiente; produziram acrósticos a partir

da palavra-chave Meio Ambiente e, para evidenciar problemas e soluções pertinentes ao tema, criaram nuvens de palavras. Uma vez expostos em um painel no pátio da escola, esses trabalhos estimularam o entendimento de que, sim, é possível garantir uma vida mais saudável em nosso planeta a partir da iniciativa de pequenas ações.

ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

2022 é o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Tem como objetivo, buscar homenagear e divulgar o papel fundamental das mais diversas áreas da Ciência – como Física, Biologia, Antropologia e Matemática. O objetivo é contribuir para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – um programa adotado em 2015 pela ONU visando assegurar um desenvolvimento equilibrado, sustentável e inclusivo do planeta. Pautados nessa temática da UNESCO, os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais

do Colégio Bom Jesus Aurora, CaçadorSC, realizaram, nas aulas de Ciências, com a professora Luciana, uma discussão sobre o tema Alimentação Saudável e aprenderam que uma boa qualidade de vida depende de uma alimentação adequada. As necessidades nutricionais variam para cada pessoa e para isso é preciso conhecer os alimentos e seus grupos para adequar a nossa alimentação. Pensando nisso, foi proposta para os alunos a construção de uma Pirâmide Alimentar que é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação para uma alimentação mais saudável e balanceada. Os objetivos principais da Pirâmide são auxiliar no consumo equilibrado de alimentos, promover menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol e maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos, além de incentivar a ingestão moderada de açúcar e sal. Além dos alunos absorverem informações a respeito dos grupos de alimentos presentes em uma dieta saudável, aprenderam sobre a conservação e a manipulação correta dos alimentos. Vale destacar que essa atividade vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 3 - que visa garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas de qualquer idade, garantindo assim o desenvolvimento sustentável.

APRENDIZAGEM INTERCULTURAL E

VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E

PATRIMÔNIO CULTURAL

No Brasil, há diversas tradições culturais, algumas mais popularizadas, outras pouco respeitadas. Como compreender os elementos comuns e as singularidades entre as culturas? Como lidar com a diversidade cultural? Esses foram alguns dos questionamentos propostos aos alunos do Colégio Bom Jesus Aurora. Os professores, das disciplinas das Humanas, do Colégio Bom Jesus Aurora - Caçador - SC, realizaram juntamente com os seus alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, diversas pesquisas e debates sobre essas temáticas. Os alunos aprenderam que diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território. Também absorveram que a educação intercultural promove valores como a igualdade, o sentido comunitário, a aceitação e o respeito pelo outro, o respeito aos direitos humanos ou à solidariedade. Esses princípios da diversidade cultural e da educação intercultural se encontram fortemente enraizados e, nesse sentido, constituem o patrimônio comum da humanidade e devem ser reconhecidos e consolidados em benefício das gerações presentes e futuras. O professor Edilson, da disciplina de História, propôs a seus alunos, a criação de paródias envolvendo a importância de cada cultura para a construção da cidadania. As paródias tiveram como temática “Aprendizagem Intercultural e Valorização das Diversidades e Patrimônio Culturais” e isso contribuiu para que os alunos ampliassem a compreensão e o respeito às diversidades culturais existentes em nosso município, assim como em nosso país.

CIDADANIA GLOBAL EM UMA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos.

De acordo com a UNESCO, a cultura de Paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não violenta de conflitos e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.

Com esses objetivos e temáticas, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do Colégio Bom Jesus Aurora – Caçador –discutiram nas aulas de Ensino Religioso questões de valores que norteiam a cultura da paz e os próprios princípios franciscanos do Grupo Bom Jesus.

Por fim, a professora Marivete propôs aos alunos a confecção de corações como símbolos da Paz e assim distribuíram as produções pelo Colégio, a fim de estimular maior convivência de amor, de fraternidade e de união entre os colaboradores da Unidade.

MESA REDONDA ENSINO RELIGIOSO

Cultura da Paz

O Colégio Bom Jesus, com sua proposta pedagógica de Ensino Religioso, realiza há 13 anos o evento denominado “Mesa Redonda de Ensino Religioso” reunindo líderes de diferentes Tradições Religiosas para um diálogo com os alunos do 9.º ano, que encerram suas atividades no Ensino Fundamental - Anos Finais. Durante o evento os alunos fazem perguntas diretas sobre temas relacionados à vida após a morte, religiosidade, ritos, práticas religiosas e a presença da Religião no cotidiano humano. No ano de 2022, quinze Unidades, incluindo RS, PR, SC e SP realizaram o evento, proporcionando momentos de aprendizagens e convívio entre os alunos e os líderes de diferentes Tradições: Cristianismo Católico e Evangélico, Judaísmo, Islamismo, Espiritismo, Umbanda, Candomblé e Budismo. As atividades envolveram mais de 800 alunos além de 30 líderes religiosos nas diferentes Unidades do Colégio. Com essas atividades, o Colégio contribui para o respeito à diversidade religiosa.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL / ESTILO DE VIDA SUSTENTÁVEL

Para que ocorra o Desenvolvimento Sustentável, torna-se necessário criar o Estilo de Vida Sustentável, pois o futuro depende do trabalho realizado hoje, do que fazemos e formamos agora. Essa orientação deve estar presente na formação acadêmica dos educandos, para que haja mudança de posturas e objetivos, orientados por educadores que visem à melhoria da qualidade de vida na Terra. Em um tempo em que o Planeta está sob ameaça de mudanças climáticas, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem, o futuro depende das iniciativas presentes no dia a dia da vida humana. Neste conceito, conservar um estilo de vida sustentável é muito mais do que consumir de forma responsável, também consiste em estar comprometido com o meio ambiente, o que se consegue, colocando em prática pequenas ações, como as listadas a seguir o, que fazem parte do Projeto Verde Vida, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais do Colégio Bom Jesus Santo Antônio - Blumenau-SC

CULTIVO DE UMA HORTA ORGÂNICA

A fim de contribuir para o amplo desenvolvimento dos educandos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio - Blumenau-SC, foi identificada a necessidade de promover o cultivo de uma Horta Orgânica e a sua colheita - projeto esse que demonstra a necessidade dos cuidados na produção de ervas, frutos, verduras, legumes (...) que compõem a variedade alimentar. Na dinâmica, percebeu-se a diversidade de sabores da experimentação que sobressaíram no plantio e degustação. Os alunos conheceram elementos da alimentação diária que alguns desconheciam, houve,

também, demonstração de pouco agrado aos sabores. Com os cuidados e observação, conseguiram compreender a possibilidade de ocorrer o plantio sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, respeitando o ambiente natural em que foi realizado o plantio, utilizando o chorume produzido pela compostagem.

PRÁTICA DE COMPOSTAGEM

Classificando a compostagem como um tratamento biológico de resíduos orgânicos, alimentos não cozidos, cascas de ovos e frutas, borra de café e a erva dos saquinhos de chá (…) foi apresentado aos alunos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio - Blumenau-SC o tratamento sustentável e descarte correto de resíduos para qualificar a área utilizada na organização da Horta Orgânica. Para preparar a compostagem, foram analisados alguns conhecimentos básicos que são necessários na organização da Compostagem, como utilização de reservatórios que permitem a passagem de oxigênio, como também a retenção do líquido resultante da decomposição dos produtos orgânicos.

ORGANIZAÇÃO DE HOTÉIS DE INSETOS

Como os insetos servem de alimento para mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, se fossem eliminados de uma área, o desequilíbrio seria enorme, pois afetaria uma grande quantidade de seres vivos. Existe a opção de utilizá-los na saúde da Horta Orgânica para educar a criança sobre a cooperação entre as espécies. Os Hotéis de Insetos são criados para atrair insetos polinizadores e insetos auxiliares que são benefícios para hortas e jardins, para atuarem no controle biológico de pragas prejudiciais às plantas. Os insetos no solo também têm o papel de decompositores da matéria orgânica.

Os Hotéis de Insetos possibilitaram aos alunos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio - Blumenau-SC conhecimentos gerais sobre a cadeia alimentar que eles representam no espaço da horta orgânica, demonstrando a possibilidade de evitar o uso agressivo de agrotóxicos e adubos químicos em respeito aos bichos de jardim.

DESERTIFICAÇÃO

Em pesquisas sobre os desertos com as turmas da Educação Infantil (Nível D) do Colégio Bom Jesus Santo Antônio - Blumenau-SC, algumas crianças demonstraram curiosidade por conhecer o processo de desertificação (aumento das áreas de deserto) e sobre o derretimento das geleiras. Assim foram instigadas: por que isto está acontecendo? O que está mudando no mundo? Muitas foram as hipóteses dos pequenos. A grande maioria disse que o motivo do planeta estar mais quente, é porque as pessoas estão cortando as árvores. Neste contexto, iniciaram a pesquisa para aprofundar os conhecimentos. Descobriram que a atividade humana é a maior culpada pela emissão de dióxido de carbono e de outros gases e também responsáveis pelas queimadas, que também são motivos para o processo de desertificação, e que podemos diminuir os efeitos destas situações. Viram que a reciclagem do lixo é uma alternativa, aprenderam a separar os rejeitos de acordo com os materiais e a importância na reutilização. Também tiveram uma conversa com um engenheiro eletricista. Conheceram sobre as energias renováveis, usinas eólicas, puderam tirar dúvidas e conhecer sobre a energia solar fotovoltaica. Para finalizar as explorações, tiveram um dia muito divertido com as bicicletas e patinetes, percebendo a importância da utilização dos meios de transportes não poluentes.

FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -

FICEF JR. FICEF E FICEM

Em 2022 houve a 2.ª Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental Anos Iniciais (FICEF Jr.), a 4.ª Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental Anos Finais (FICEF) e a 8.ª Feira do Ensino Médio (FICEM). Estes eventos são iniciativas do Colégio Bom Jesus que fomentam a pesquisa científica e preparam os jovens para o mundo acadêmico, sendo o momento de apreciação dos trabalhos desenvolvidos nas Unidades Bom Jesus e escolas conveniadas ao longo do ano.

Ao todo, 277 trabalhos foram selecionados e compartilhados com a comunidade escolar no Portal oficial dos eventos. O processo de desenvolvimento das pesquisas contou com o envolvimento de mais de 400 alunos e cerca de 50 professores orientadores. As pesquisas são provenientes de todas as Unidades Bom Jesus, inclusive das escolas conveniadas.

Nos dias 3 e 4 de novembro foram transmitidas as lives que encerraram os eventos. Na primeira live, os trabalhos da FICEF Jr. puderam ser apreciados e comentados pelas professoras orientadoras e gestoras das Unidades participantes desta edição. Já na live final, do dia 4, foram anunciados os trabalhos premiados nas feiras FICEF e FICEM.

As gestoras Elizabeth (Bom Jesus Aldeia), Mônica (Bom Jesus Água Verde) e Andréa (Bom Jesus Divina Providência)

As orientadoras Daniele (Bom Jesus Divina Providência) e Suelen (Bom Jesus Aldeia)
Os apresentadores da Feira, professores Cleuza e Adalberto
Frei João Mannes

ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS

BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os alunos da Educação Infantil do Colégio Bom Jesus Menino Jesus - Petrópolis - RJ uniram o projeto “Da cabeça aos pés” ao tema da sustentabilidade, exploraram as brincadeiras antigas e cantigas de roda. Construíram, com materiais recicláveis, alguns brinquedos tais como: boliche com garrafa pet, labirinto com caixa de papelão, bilboquê, entre outros.

Desta forma os alunos puderam perceber que podem utilizar a reciclagem para criar diversos brinquedos divertidos.

Conheceram o artista Gustav Klimt e exploraram uma das suas obras de arte – Retrato de Adele Bloch Bauer I. O artista adorava brincar com formas e estampas, distribuídas numa espécie de colcha de retalhos com muitos detalhes. Após conhecerem esses conceitos, construíram roupas para bonecos, utilizando pedaços de tecidos reaproveitados e, durante a Mostra do Conhecimento de 2022, cada aluno junto com seus familiares, reformou uma camisa já usada. Assim, foi trabalhada a importância do consumo consciente por meio da moda sustentável.

Na Mostra do Conhecimento 2022 do Colégio Bom Jesus Menino Jesus - Petrópolis -RJ, as turmas do 5.º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, trabalharam o tema Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente. Foram criadas frases de conscientização e incentivo a práticas sustentáveis e ecologicamente corretas para confecção de cartazes, tanto em Língua Portuguesa quanto em Inglês, entendendo que é um dever de todos melhorar a atitude perante o planeta em que vivemos. Foi criada uma maquete de cidade sustentável modelo. Nela, havia construções que usavam energia solar e eólica, preservação de áreas verdes no ambiente urbano, valorização também da matriz hidrelétrica e da agricultura familiar. Para a confecção da maquete, foram utilizados materiais recicláveis e também houve reaproveitamento de materiais, como os brinquedos usados nas representações humanas, veículos, animais e outros.

Também foi proposta, pelos alunos, a utilização de composteiras domésticas, para

destinação de cascas, sementes, talos e outros restos de alimentos que podem servir de adubo para um jardim ou vasos de plantas de casa. Foi exposto um modelo que pode ser feito em casa mesmo, com materiais simples que já temos do nosso dia a dia.

O terrário também foi demonstrado e explicado pelos alunos. Além de proporcionar mais verde à casa, reaproveita materiais como potes de vidro usados, brinquedos, pedras de aquário, entre outros.

Ao final do trabalho, cada visitante era convidado a escolher uma mudinha de planta, para iniciar a sua horta doméstica. Havia manjericão, orégano, alface e cebolinha. As mudinhas foram colocadas em tubos vazios de papel higiênico, que é biodegradável, reforçando a mensagem ecológica de conscientização ambiental e sustentabilidade.

SUSTENTABILIDADE

A ideia para o projeto SUS partiu de uma aula que tivemos no Colégio Bom Jesus Menino Jesus - Petrópolis -RJ sobre Poesia Concreta. Ao analisarmos o trabalho com a palavra em sua forma, concreta, objetificada, literal - para além do conteúdo e do significado que ela traz - pensamos em projetar o significante dentro de uma realidade que abrigasse outras ideias.

O tema SUSTENTABILIDADE nos trouxe à reflexão a sigla SUS e, a partir daí, compusemos um poema concreto que abarcava todas as relações semânticas que nortearam nosso trabalho:

SUS

Que SUSto!

Até SUSpirei!

Pra quê SUSpense?

Vidas em SUSpenso...

Vidas sem SUStento...

Muito SUSpeito!

Situação inSUStentável....

SUSTENTABILIDADE

Do planeta

Dos oceanos

Das geleiras

Da terra

Das florestas

Dos animais

DA VIDA HUMANA...

Nossa intenção foi criar uma peça teatral na qual os alunos do Colégio Bom Jesus Menino Jesus - Petrópolis -RJ recriaram uma aula de Literatura e, como atividade, eles montaram o poema concreto que fazia a ponte entre um hospital do SUS, com todas as suas fragilidades e deficiências e o nosso planeta, que igualmente se encontra em um momento de extrema vulnerabilidade.

Para tanto, montamos dois ambientes: um representando uma sala de aula e outro, uma enfermaria do SUS. Dividimos os papéis em professores, alunos, enfermeiros, médicos, pacientes e moradores de rua.

Os alunos produziram dois vídeos, mostrando imagens de acidentes ambientais em várias partes do mundo, incluindo os recentes desastres ocorridos na nossa cidade de Petrópolis, que vitimaram mais de 230 pessoas no início do ano. Além disso, demonstraram como a vida humana vem se degradando, em contraste com os avanços tecnológicos da atualidade. Ao fim de todos os questionamentos e comparações que fizemos, mostramos que ainda há esperança, que está em nossas mãos salvar o planeta e todas as vidas que nele se encontram, pois “o pulso ainda pulsa”. Todos os alunos que participaram da Mostra escreveram em cartazes as palavras-chave para conscientizar a plateia e dar início a uma mudança de atitude em relação ao nosso comprometimento com a sustentabilidade.

PLACA FOTOVOLTAICA DE MATERIAIS

REUTILIZADOS

Os alunos da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Menino Jesus - Petrópolis - RJ realizaram, para a Mostra de Conhecimento, a produção de uma placa capaz de absorver a luz solar, transformando-a em energia elétrica. Para a produção deste trabalho os alunos recorreram a materiais reutilizados, dentre eles: DVDs, papel alumínio e garrafas PET. A intenção foi aproveitar o silício presente em alguns DVDs, uma vez que ele tem a propriedade de realizar as transformações de energia necessárias ao projeto. Utilizaram o papel alumínio e fios de cobre para fazer o contato elétrico entre os diferentes DVDs. Ao final do projeto, os alunos conseguiram observar através de aparelhos para medir corrente e tensão elétrica (Multímetro e Voltímetro) que a placa gerou tensão elétrica satisfatória para acender LEDs ou pequenos motores, mas a corrente elétrica gerada era muito baixa.

Ao término do trabalho os alunos foram desafiados a pensarem em como associar os DVDs de forma a aumentar a corrente e a eficiência da placa.

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM)

PROPORCIONA MOMENTO DE

CONVERSA SOBRE

EMPREENDEDORISMO

A Sala de Recursos Multifuncionais do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes - Curitiba-PR atende atualmente, no contraturno das aulas regulares, quarenta e cinco alunos público-alvo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação).

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) atende alunos das mais variadas idades, de diferentes unidades de Curitiba e região metropolitana. Os estudantes são atendidos em suas necessidades pedagógicas e interesses, contemplados no Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) elaborado pela equipe pedagógica. No dia 29 de novembro de 2022, no espaço da Sala de Recursos, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Criatividade e Empreendedorismo”. O especialista em Empreendedorismo, João do Nascimento,

conduziu o debate com os alunos com muito dinamismo. O evento contou com a participação da pedagoga responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais - Jucemara da Costa Carvalho - e também da professora especialista que atua cotidianamente com os alunos - Maria Helena Rodrigues Enomoto. Oito alunos participaram da atividade, compartilhando dúvidas e relatos sobre as habilidades necessárias para empreender, e também sobre questões práticas inerentes ao Empreendedorismo, como as obrigações fiscais, investimento, pesquisa de mercado e trabalho em grupo. Está prevista para 2023 a realização de outras rodas de conversa, com a promoção de temas de relevância para os alunos. Diante desse contexto, vale salientar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada das Nações Unidas (ONU) composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Evidencia-se que o 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável trata da “Educação de Qualidade” é garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ações como a roda de conversa sobre empreendedorismo fortalecem cada vez mais uma formação de cidadãos dignos e justos, capazes de desenvolver um empreendedorismo humanizado, valorizando as potencialidades e qualidades de cada um.

QUANDO O SOM CRIA IMAGEM

Motivados pelo anúncio do concurso internacional denominado Quando o Som Cria Imagem, lançado às escolas associadas da UNESCO, os alunos do Colégio Bom Jesus Divina Providência – Jaraguá do Sul – SC envolveram-se nessa maravilhosa aventura educacional e humana.

Essa proposta traz uma introdução à escuta do mundo, à escuta dos outros, bem como ouvir para ver melhor o que está à nossa volta.

Em um mundo, muitas vezes dedicado à imagem – em um período de crise de saúde que infelizmente favorece o afastamento –, aprender a ouvir também é aprender a se conectar com os outros.

Então, foi a hora de fazer o trabalho visual com base na escuta do som. Foi destacado aos alunos o tema O Som Cria a Imagem! Reforçou-se que o som carrega a imagem dentro de si, e o objetivo do concurso foi levar os estudantes a ouvir para ver melhor, muito além da simples criação. Vale frisar que, por meio da educação com imagem e som, na relação desta com a criação, os alunos são levados a desenvolver capacidades de compreensão e análise que vão muito além da criação de um filme. Capacidades essas que permitirão desenvolver empatia e respeito, compreender melhor seu ambiente, entender os outros em todas as suas diferenças e singularidades e ser enriquecido por essas diferenças.

A atividade, desenvolvida nas aulas de Arte, contemplou o conteúdo barroco e modernista brasileiros.

Entre os trabalhos dos alunos, houve dois que fizeram uma produção baseada em uma música relacionada ao tema proposto.

O aluno Miguel, da 2.ª série do Ensino Médio, representou uma música barroca denominada Prelúdio da Segunda Suíte de Bach, por meio da pintura.

O estudante Arthur, também da 2.ª série do Ensino Médio, retratou a música Desde que O Samba É Samba, do artista Caetano Veloso.

Os alunos relataram que esses trabalhos valeram por muitos que já tinham realizados. Foi muito instigador desenvolver a sensibilidade para estar o mais próximo possível das

Confira o trabalho na íntegra acessando os links abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=nJJ_nzZl1mA&list=PLCWmbcKtjyINo8p93XLL_ xKBVerPRuQti&index=5

https://www.youtube.com/watch?v=zWcpqrkmqrU&list=PLCWmbcKtjyINo8p93XLL_ xKBVerPRuQti&index=6

7. Vocês encontraram alguma dificuldade? Caso a resposta seja positiva, como vocês as superaram?

Os temas propostos pela Rede PEA-UNESCO estão alinhados com o Projeto Pedagógico das Unidades de Ensino do Bom Jesus. Assim, o maior desafio é fundamentar, cada vez mais, o professor em relação aos objetivos dos projetos institucionais em um trabalho voltado à formação integral dos alunos. As ações devem prever a integração dos diferentes componentes curriculares, de forma associada ao processo de ensino-aprendizagem. Os temas propostos pelos projetos institucionais e pela Rede PEA-UNESCO devem permear os temas de estudo trabalhados em sala de aula. Outro aspecto a ser ressaltado é conscientizar alunos e professores de que as ações realizadas nas instituições parceiras não podem caracterizar-se tão somente em práticas pontuais e assistencialistas. As ações devem estar alinhadas com o Humanismo Solidário e contribuir, de forma efetiva, para a melhoria qualitativa nas condições de vida das pessoas atendidas, além de ampliar a consciência de cidadania e da cultura da paz.

8. Vocês recorreram a algum suporte? Caso a resposta seja positiva, de que forma?

Em caso de necessidade, as Unidades de Ensino do Bom Jesus buscam apoio nos departamentos internos, a saber, as coordenações de área e a coordenação dos projetos institucionais do CEP (Centro de Estudos e Pesquisas), o marketing, o financeiro, a TI (Tecnologia da Informação), entre outros.

Livro que fundamenta a proposta do Virtudes e Atitudes:

9. Vocês criaram parcerias locais (outras escolas, autoridades locais, setor privado)? Vocês organizaram uma coleta de fundos para financiar o próprio projeto neste ano?

Cada um dos colégios da Rede Bom Jesus é autônomo para firmar parceria com algumas instituições, com o intuito de possibilitar aos alunos contato com outras realidades de vida diferentes da vivenciada na família, como asilos, orfanatos, creches, hospitais, centros de recuperação e ONGs. As instituições são escolhidas e definidas com a equipe de professores, algumas das quais também são indicadas por pais ou familiares.

10. Impacto. Descrever, resumidamente, o impacto de seus projetos nos alunos. Vocês notaram, nos seus alunos, mudanças de atitude (Por exemplo, mais tolerância, respeito, entre outros)?

( x ) Sim. ( ) Não.

Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio são envolvidos pedagogicamente em atividades que perpassam os princípios do amor, respeito, gratidão, união, fraternidade, confiança, sabedoria, solidariedade, diálogo, disciplina, humildade, perseverança e prudência. Foram possibilitadas várias formas de vivenciar essas virtudes assim como mudanças de comportamento visivelmente perceptíveis.

Vale destacar que os temas propostos pelo PEA-UNESCO coadunam com os princípios do Virtudes e Atitudes, desenvolvidos em conjunto com a programação dos conteúdos previstos para cada etapa escolar.

Por meio de um planejamento, os professores são instigados e orientados a relacionar as ações dos projetos institucionais ao planejamento didático, vinculando-as aos conteúdos escolares. Essa relação possibilita ao aluno perceber que as ações trabalhadas e vivenciadas em sala de aula podem, e devem, ser aplicadas para a resolução das situações da vida real, isto é, no foco da educação para a paz, da aprendizagem intercultural e da educação para o desenvolvimento sustentável, temas estratégicos da Rede PEA-UNESCO, presentes no coração do programa. Esses temas incluem também a valorização da herança cultural da humanidade, ou seja, os patrimônios mundiais materiais e imateriais, bem como os projetos prioritários internacionais, a exemplo do tema das mudanças climáticas.

Permitiu-se aos alunos várias formas de vivenciar essas temáticas assim como mudanças de comportamento visivelmente perceptíveis por meio de:

• depoimentos individuais (orais e escritos).

• formas diferenciadas de reação com comportamentos mais tolerantes.

• emprego de mais diálogo para a resolução de conflitos.

• iniciativas na busca de soluções de problemas locais (internos e externos), familiar e escolar ou comunitário.

• ação crítica mediante questões rotineiras da escola, seguida de soluções.

• pessoas movidas pelas emoções e aptas a se colocarem no lugar do outro.

• mobilização de famílias diante dos projetos, propondo outras atividades que resgatam o espírito de equipe engajado nas causas sociais.

A logomarca do projeto Virtudes e Atitudes é composta de duas palavras que se cruzam e se fortalecem. O objetivo maior é enfatizar que as virtudes não devem ser trabalhadas pelos professores apenas academicamente, ou seja, apenas com reflexões e conscientização, pois a verdadeira virtude é consolidada por meio de atitudes, ou seja, uma pessoa virtuosa tem atitude, age frente às diferentes realidades sociais, econômicas e políticas e não se restringe somente ao discurso.

Vale salientar que, na posição de grupo educacional associado à Rede PEA-UNESCO desde 2008, conseguimos promover novas abordagens de ensino e aprendizagem com as crianças e adolescentes baseadas em valores e prioridades da UNESCO, conscientizando-os sobre seu papel e sua responsabilidade como cidadãos.

11. Quais competências eles desenvolveram (trabalho de pesquisa, equipe, comunicação)?

A principal competência desenvolvida é, sem dúvida, o trabalho em grupo e a preocupação com a repercussão das ações individuais, transformando jovens em cidadãos mais engajados com causas sociais, de cooperação e solidariedade. O ensino é centrado na análise, no tratamento e na regulação dos problemas vivenciados no cotidiano do meio social, de modo que é imprescindível os alunos aprenderem a identificar os problemas, levantar hipóteses quanto à resolução e pesquisar soluções coletivamente. Essas competências são desenvolvidas por meio de pesquisas, debates, aulas de campo, oficinas, produção de textos, tabelas estatísticas, músicas, obras de arte, poesias, livros, charges, videoclipes, desenhos, painéis de fotos, teatro, filmes, produção de programas de rádio, campanhas, exposições de trabalhos, entrevistas, palestras, entre outras atividades.

12. Os professores e o responsável da Rede. Quais aspectos da realização do projeto interessam, particularmente, a vocês? Vocês conseguem que seus colegas ou pessoas que não são professores da escola participem da sua experiência?

A integração entre escola-família-comunidade; os temas propostos; e a oportunidade de contribuir, de forma efetiva para a transformação social, por meio de uma prática

pautada no humanismo solidário foram aspectos que sensibilizaram e mobilizaram os educadores rumo à execução do projeto. Nas ações realizadas, foi possível contar com a participação da comunidade escolar como um todo (alunos, pais, professores e funcionários), além de pessoas não ligadas diretamente ao ambiente escolar, as quais se engajaram de forma voluntária. As instituições beneficiadas, em cada um dos estados onde há um colégio da Rede, centralizam-se em asilos, orfanatos, creches, hospitais, centros de recuperação e ONGs.

13. Comentar sobre a visibilidade (confirmação) dada a sua filiação na UNESCO (painel, internet). O que vocês proporiam para melhorar esse acesso (visibilidade)?

À comunidade escolar (alunos, professores, pais e funcionários administrativos) das Unidades do Colégio Bom Jesus é informada, anualmente, à filiação com a Rede PEA-UNESCO, por meio do site do colégio (www.bomjesus.br). Garante-se essa comunicação mediante a divulgação das ações realizadas e seus resultados registrados na forma de notícias, com fotos, uso da logomarca e descrição dos princípios da Rede PEA-UNESCO. Além disso, a cada dois anos, os pais dos alunos participam de uma pesquisa institucional, de modo virtual, referente à prestação dos serviços educacionais, possibilitando, assim, um retorno em relação ao grau de satisfação das ações propostas relacionadas aos projetos institucionais. Além do site, as ações realizadas pelas Unidades de ensino são compartilhadas entre si, incluindo os setores administrativos, por meio da intranet. Com o objetivo de levar à comunidade local, nacional e, até mesmo, internacional os projetos desenvolvidos pelas unidades de ensino, muitas ações realizadas foram publicadas em redes sociais (Facebook/Instagram).

14. Descrever se houve cobertura da mídia, que beneficiará a escola: jornal, rádio, televisão.

Todos os anos, as ações das diferentes Unidades do Bom Jesus são divulgadas na imprensa, por meio do site do Colégio, de e‑mails particulares dos pais, de redes de TV, dos jornais, das rádios, dos informativos trimestrais do Colégio (impressos e virtuais) e das revistas, sempre observando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

15. Relações com o(a) Coordenador(a) Nacional da Rede. Quantos contatos vocês costumam ter com o(a) Coordenador(a) Nacional da Rede no seu país?

Por meio de e‑mails enviados pela Coordenação Nacional, recebemos inúmeras informações sobre os projetos. Dúvidas por telefone foram rapidamente sanadas pelo pronto atendimento da Coordenação e equipe de apoio. A Coordenação Regional mantém contato muito próximo e efetivo com os colégios ligados à Rede, repassando informações e orientações com relação aos projetos propostos. Sempre que acionada, a Coordenação Regional respondeu, pronta e rapidamente, aos pedidos de informações. Os contatos com a Coordenação Regional acontecem rotineiramente por e‑mail, ligação telefônica e WhatsApp, além dos encontros virtuais e presenciais promovidos pela própria Coordenação.

16. Participação das reuniões da Rede: Sua escola participou de alguma reunião organizada em nível nacional, regional ou internacional no quadro da Rede? ( x ) Sim. ( ) Não.

(Caso a resposta seja SIM, qual e quando?)

• Participamos do 14.° Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 23 a 26 de outubro de 2008 – Local: Ilhéus-BA.

• Participamos do 15.° Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 22 a 24 de outubro de 2009 – Local: Belo Horizonte-MG.

• Participamos do 16.° Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 22 a 24 de outubro de 2010 – Local: Amazonas-AM.

• Participamos do 17.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 05 a 07 de outubro de 2011 − Local: Fortaleza-CE.

• Participamos do 18.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 19 a 21 de setembro de 2012 − Local: Novo Hamburgo-RS.

• Participamos do 19.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 02 a 04 de outubro de 2013 – Local: Rio de Janeiro-RJ.

• Participamos do 20.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 08 a 10 de outubro de 2014 – Local: João Pessoa-PB.

• Participamos do 21.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 30 de setembro a 02 de outubro de 2015 – Local: Curitiba-PR.

• Participamos do 22.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 05 a 07 de outubro de 2016 – Local: Natal-RN.

• Participamos do 23.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 27 a 29 de setembro de 2017 – Local: Foz do Iguaçu-PR.

• Participamos do 24.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 12 a 14 de setembro de 2018 – Local: Salvador-BA.

• Participamos do 25.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 11 a 13 de setembro de 2019 – Local: Ouro Preto-MG.

• Participamos do 26.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2020 – LIVE: virtual e gratuita em virtude da pandemia da covid-19.

• Participamos do 27.º Encontro Nacional do PEA-UNESCO, de 01 a 03 de dezembro de 2021 – LIVE: virtual e gratuita em virtude da pandemia da covid-19.

• Não houve o Encontro Nacional do PEA-UNESCO 2022. Participamos da Reunião Extraordinária do dia 07/12/2022 - das 15h às 18h por Meet

17. Outros comentários ou sugestões:

Atualizar o Vídeo Institucional PEA-UNESCO com a divulgação de seus objetivos, metas e dados quantitativos.

Nome e assinatura da pessoa redatora deste relatório: Solange Inês Dorocinski. Curitiba, 30 de novembro de 2022.

Solange Inês Dorocinski

www.bomjesus.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.