Relatório Social Bom Jesus 2022

Page 148

Relatório Bom Jesus Social 2022

Humanismo Solidário

Apresentação

Após dois anos com atividades restritas, em decorrência da pandemia de covid-19, apresentaremos, neste relatório, os esforços promovidos por nossos alunos, docentes e funcionários administrativos.

Boa leitura!

Equipe Relatórios Sociais

Perfil Bom Jesus

Sumário
5 Missão 5 Visão 6 Mensagem do presidente 8 Histórico 12 Compromissos que o Bom Jesus apoia Ensino
Jesus 17 Perfil dos alunos 18 Ensino 21 Bolsas de estudo 21 Centro de Estudos e Pesquisas 22 Editora Bom Jesus 24 Virtudes e Atitudes 24 Pastoral Escolar 26 Tempo Franciscano 28 Diálogo inter-religioso 30 Programa de Iniciação Científica
Bom

Bom Jesus Social

Institucional 179 Sistema de gestão do Grupo Educacional Bom Jesus 181 Perfil dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus 188 Políticas institucionais 190 Benefícios e incentivos 192 Formação profissional 198 Saúde, segurança e qualidade de vida 206 Organizadores
37 Humanismo solidário: o pressuposto por excelência do Bom Jesus Social 40 Paraná 102 Santa Catarina 121 Rio Grande do Sul 140 São Paulo 163 Rio de Janeiro 177 Destaques e reconhecimentos

Perfil Bom Jesus

Missão

Promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios cristãos, sob inspiração de Francisco de Assis, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.

Visão

Formar cidadãos dignos e justos, capazes de ser livres (aprender a pensar), servir a todos com alegria (aprender a fazer) e agir como verdadeiros irmãos (aprender a conviver).

Perfil
B om Jesus

Mensagem do presidente

Os Colégios do Grupo Educacional Bom Jesus, em seu projeto pedagógico, baseiam-se em uma visão antropológica que remete a Francisco de Assis. O humanismo solidário franciscano inspira uma prática pedagógica que se responsabiliza pelo cuidado da “casa comum”, implicando de forma necessária o desenvolvimento integral da pessoa – ou seja, em seu caráter, em sua cognição, em sua relação consigo mesma e com outras pessoas, com os animais, com a natureza e com o Transcendente.

O projeto Bom Jesus Social se inspira em Francisco de Assis que, impulsionado pela força divina e pela compaixão de Jesus Cristo, fez-se profundamente solidário com os empobrecidos da sociedade.

De fato, o Homem de Assis escolheu e seguiu o caminho de Jesus Cristo e, por isso, não ficou indiferente diante da angústia de pessoas que sofrem algum tipo de desamparo por parte da sociedade. Desse modo, na perspectiva cristã e franciscana, a verdadeira riqueza não consiste em acumular “tesouros na terra”1, mas, antes, no amor recíproco que nos faz carregar os fardos uns dos outros, para que ninguém seja abandonado ou excluído.

. Disponível em: https://www.bibliaon.com/mateus_6/.

B
Perfil
om Jesus

Sendo assim, as atividades desenvolvidas no projeto Bom Jesus Social materializam um dos aspectos essenciais da missão educadora do Grupo Educacional Bom Jesus, pois contribuem efetivamente para a construção de um humanismo integral e solidário e, consequentemente, para a transformação da sociedade.

Ademais, salientamos que, além de inspirar-se no humanismo solidário franciscano, particularmente em seus projetos sociais, o Grupo Educacional Bom Jesus é signatário do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), de modo que a Instituição também está perfeitamente alinhada com os princípios de tal Pacto, que reforçam nosso propósito de construir um mundo mais justo, próspero, solidário, sustentável e feliz.

Por isso, temos a satisfação de apresentar mais um relatório de atividades do Bom Jesus Social desenvolvidas por profissionais e alunos no ano de 2022. Parabenizamos a todos os envolvidos nessa missão de proporcionar melhores condições de vida às pessoas que se encontram nas periferias geográficas e existenciais.

Boa leitura a todos!

Frei João Mannes, OFM

Histórico

1182

Nasce Francisco de Assis. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele abdicou de seus bens em busca de uma vida austera, em sinal de compaixão e amor aos mais humildes. Seus ensinamentos fundamentam, nos dias de hoje, as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus.

1896

O padre alemão Franz Äuling funda, para meninos e meninas, a Escola Alemã Católica na Rua do Rosário, esquina com a Rua Saldanha Marinho, em Curitiba (PR).

1903

Com a volta do padre Äuling para a Alemanha, os frades franciscanos assumem a direção da Escola, transferindo-a para a Rua Vinte e Quatro de Maio, no Centro de Curitiba (PR).

1904

A Escola é dividida em duas unidades: uma brasileira, mantida na Rua Vinte e Quatro de Maio, e outra alemã, na atual Praça Garibaldi.

1909

É fundada a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa. Ao lado da igreja, dois anos depois, é estabelecida a sede da Escola.

1917

No transcorrer da Primeira Guerra Mundial, as duas unidades da Escola – a brasileira e a alemã – são unificadas como Escola Senhor Bom Jesus

8
om Jesus

1920

Um grande incêndio destrói a sede da Escola. No entanto, o esforço e o empenho de toda a comunidade fazem com que um novo prédio comece a ser construído.

1926

É inaugurada a nova sede da Escola, que passa a ofertar ensino profissionalizante aos jovens no Curso Comercial noturno.

1938

Com o decreto federal de nacionalização, a Escola Alemã Católica fecha suas portas. Em seu lugar, é fundada a Academia de Datilografia Olympia, dando origem, mais tarde, à Escola Técnica de Comércio Senhor Bom Jesus

1942

É fundado o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

1956

É fundada a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, que, posteriormente, passa a ser reconhecida pela marca Grupo Educacional Bom Jesus.

1957

Tem início o processo de instalação da Faculdade de Ciências Econômicas

9
Perfil B om Jesus

1959

Na Rua Vinte e Quatro de Maio, em Curitiba (PR), os frades franciscanos da Escola Senhor Bom Jesus iniciam as atividades da Faculdade de Ciências Econômicas, que, no ano seguinte, passa a se chamar Faculdade Católica de Ciências Econômicas e torna-se vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mantendo, no entanto, autonomia jurídica, financeira e patrimonial.

1977

O Conselho Federal de Educação estabelece que a Faculdade de Administração e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná passe a ser um estabelecimento isolado, denominado Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE)

2006

É fundada a Valor Brasil, empresa socialmente responsável, com o propósito de incluir no mercado de trabalho os alunos egressos da primeira turma da Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial.

10
Perfil B
om Jesus

Nasce o projeto Bom Jesus Social. O Grupo Educacional Bom Jesus comemora 120 anos como instituição de ensino.

2016

Com a pandemia de covid-19, o Grupo Educacional Bom Jesus se preocupou ainda mais em manter sua excelência. Para isso, reorganizou todo o ano letivo, investiu em inovação e construiu novas estratégias para apoiar seus alunos.

2020

2014

Um novo Centro de Distribuição é inaugurado em Curitiba (PR), no bairro Cidade Industrial de Curitiba.

2018

Têm início as atividades das novas Unidades: Bom Jesus Carlos Démia, em Maringá (PR); Bom Jesus Pedra Branca, em Palhoça (SC); e Bom Jesus Itajaí (SC).

2021

Em Curitiba (PR), é inaugurada a Unidade Bom Jesus Seminário

11
Perfil B om Jesus

Compromissos que o Bom Jesus apoia

Além de realizar ações sociais por iniciativa própria, o Grupo Educacional Bom Jesus também é signatário de princípios nacionais e internacionais que visam a fortalecer o desenvolvimento comunitário.

Pacto Global

O Pacto Global foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para que adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Trata-se, portanto, de uma iniciativa voluntária, sem caráter regulatório, refletida em dez princípios que visam a fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio da formação de lideranças corporativas e inovadoras. Para mais informações, acesse o site: <https://www.pactoglobal.org.br/>.

01 02

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

03

As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

A abolição efetiva do trabalho infantil. Eliminar a discriminação no emprego.

07

As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

10 As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

12
Perfil B om Jesus
08
09
04 05 06

Desenvolvimento Sustentável

Do ponto de vista histórico, a expressão “desenvolvimento sustentável” foi criada na década de 1980 pela ONU com o objetivo de mobilizar as instâncias governamentais a estabelecer critérios em cada nação em prol de iniciativas econômico-sociais inclusivas e alinhadas à preservação ambiental. A preservação ambiental encontra-se sob ameaça desde que veio a ser deflagrada, por volta do século XVIII, a Revolução Industrial inglesa, acarretando, entre vários fatores, o aumento da devastação ambiental e a desenfreada exploração dos recursos naturais.

Durante a Rio+20 – conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 2012 –, representantes de diversos países estiveram reunidos para adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que inclui acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todas as pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Essa iniciativa resultou na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A base dessa nova diretriz está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os quais foram estabelecidos no ano de 2000 e previam oito metas de combate à pobreza a serem alcançadas até o final de 2015. Com o fim desse prazo, iniciou-se uma discussão para a elaboração de um novo modelo – os ODS –, no qual foram estabelecidos 17 objetivos com 169 metas em diferentes temas e propostas válidas até 2030.

13
Perfil B om Jesus

Programa de escolas associadas à UNESCO

O Programa de Escolas Associadas (PEA) é o braço da UNESCO nas escolas de Educação Básica de todo o mundo. Criada em 1953, a Rede PEA-UNESCO une 11,7 mil escolas de 183 países em torno de princípios difundidos pela UNESCO, entre eles o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.

Há 14 anos, o Bom Jesus iniciou uma parceria com a Rede PEA-UNESCO, considerada a segunda maior rede de escolas associadas do planeta. Uma escola associada à UNESCO se caracteriza como um laboratório de ideias, que promove novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas em temas e valores.

Perfil B om Jesus

Educar para o humanismo solidário implica, também, trabalhar por uma verdadeira inclusão, considerando o que é próprio de cada cultura e de cada contexto [...].

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Campanha da : texto-base, n.º 38. Brasília, 2021, p. 70.

Perfil B om Jesus

Ensino Bom Jesus

Perfil dos alunos

Total: 25 324*

*Incluindo um total de 435 alunos do Language Center.

Educação Infantil

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Language Center

Modalidade Educação Especial

17 Ensino B om Jesus
12 934 12 390 62% 11% 25% 2% 0,1%
Por gênero Por escolaridade

Ensino

O Bom Jesus contribui para a formação dos alunos, tornando-os aptos a realizar novas leituras da realidade e a resgatar os valores éticos, morais e espirituais, preparando-os, assim, para a vida em sociedade. Dessa forma, os conteúdos escolares são trabalhados de maneira interdisciplinar e contextualizados por intermédio de ferramentas pedagógicas inovadoras e de propostas organizadas por docentes capacitados – elementos que contribuem para tornar a exploração do conhecimento mais dinâmica e eficiente.

Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Na Educação Infantil, a proposta pedagógica prioriza os direitos de aprendizagem e desenvolvimento (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se), e, por meio deles, o conhecimento dos cinco campos de experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações2.

Para cada campo de experiência, a BNCC prevê objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que são desmembrados e ampliados no Plano Curricular da Educação Infantil.

Durante essa etapa educativa, a abordagem metodológica prioriza as metodologias ativas e as abordagens que exploram a curiosidade infantil e instigam os alunos a aprender, como o desenvolvimento de projetos, os jogos simbólicos e a resolução de problemas. Além disso, são utilizadas diferentes linguagens, suportes e estratégias na organização de sínteses das investigações e das descobertas realizadas.

18 Ensino B om Jesus
2BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018, p. 25.

Podemos destacar, ainda, que toda a prática na Educação Infantil tem uma intencionalidade educativa, o que requer planejamento, observação, monitoramento e acompanhamento de todo o processo de ensino e de aprendizagem, sendo os dados obtidos utilizados na reflexão da prática e no planejamento das ações educativas, bem como em intervenções e monitoramentos, sempre que necessário3.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a proposta pedagógica considera os documentos legais nacionais e as pesquisas referentes à neuroeducação e à cognição. Desse modo, incorpora as metodologias ativas e a abordagem interdisciplinar por meio da integração dos objetos de conhecimento dos diferentes componentes curriculares e valoriza a importância de contextualizar os conhecimentos escolares e de aliar a teoria à prática, sem deixar de explorar a abordagem investigativa. Os objetos de conhecimento são problematizados, e os alunos são convidados a ativar conhecimentos prévios, a levantar hipóteses, a desenvolver estratégias pessoais e a analisar outras possibilidades de respostas e de resolução, além de apresentar, discutir e sistematizar os resultados obtidos fazendo uso de diferentes recursos e métodos.

Nessa etapa educativa valorizam-se também as aulas de campo, as entrevistas e as pesquisas, por exemplo, a fim de ressaltar o protagonismo infantil no processo de aprendizagem e de desenvolvimento.

Ensino Fundamental –Anos Finais

No Ensino Fundamental – Anos Finais, a proposta pedagógica do Bom Jesus está em sintonia com a BNCC, voltada para a valorização da interdisciplinaridade, convidando os alunos a elaborar hipóteses e a investigar os conteúdos propostos durante as aulas. Eles também são preparados para explicar o modo como pensam e argumentar em defesa de suas ideias.

19 Ensino B om Jesus
3Ibidem, p. 34-35.

Ensino Médio

No Ensino Médio, os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar desafios, como os concursos vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São também convidados a refletir sobre projetos de vida, mercado de trabalho e seus impactos na sociedade. Nesse segmento, o currículo é consolidado e aprofundado, possibilitando que os educandos estimulem suas relações sociais, exerçam sua cidadania com postura ética e prossigam seus estudos. Nessa fase final da Educação Básica, a abordagem pedagógica no Bom Jesus se mantém de forma interdisciplinar, privilegiando o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Educação Especial na Educação Básica

A Escola Bom Jesus – Educação Básica, Modalidade de Educação Especial oferece um serviço educacional especializado a alunos com necessidades especiais, isto é, com deficiência intelectual, múltiplas deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento.

A ação educativa é uma resposta à necessidade da comunidade que busca, por meio da educação de crianças, adolescentes e jovens, com deficiência intelectual, deficiência múltipla ou transtorno do espectro autista, melhores condições de vida, dignidade e cidadania. Nesse sentido, essa Unidade contribui significativamente por meio do ensino formal e da preparação para o trabalho.

O Bom Jesus – Modalidade de Educação Especial tem a finalidade de efetivar o processo de apropriação do conhecimento pelos estudantes, sendo que a proposta pedagógica está estruturada com o intuito de oportunizar experiências de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes e que possibilitem a transferência de conhecimentos escolares para a vivência prática dos seus educandos.

Todas as propostas pedagógicas são elaboradas de acordo com o plano educacional individualizado, de modo contextualizado, com foco nas adaptações e flexibilizações curriculares relacionadas à quantificação dos conteúdos, ao detalhamento dos objetivos, ao desenvolvimento metodológico, aos recursos didáticos, à temporalidade e aos instrumentos de avaliação diferenciados, com o objetivo de atender às necessidades educacionais de cada aluno.

20 Ensino B om Jesus

Bolsas de estudo

O Bom Jesus proporciona descontos e bolsas parciais e integrais a alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de acordo com critérios específicos. Em 2022, foram investidos R$ 21.167.936,76 em bolsas de estudo, beneficiando 2 830 alunos. Esse montante inclui as bolsas de estudo concedidas na parceria com o Sesc/Senac.

Centro de Estudos e Pesquisas

O Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) propõe aos docentes do Grupo Educacional Bom Jesus novos modos de desenvolver atividades em sala de aula, com o intuito de formar alunos cada vez mais preparados para enfrentar um mundo que se modifica a cada instante.

No CEP trabalham docentes, pesquisadores, editores, redatores, ilustradores e diagramadores, isto é, todo um corpo técnico e administrativo responsável pela elaboração e organização do material didático do Grupo Educacional Bom Jesus. Seu objetivo é oferecer um processo de ensino dinâmico e eficiente, sugerindo formas de aplicar os saberes e de promover a interatividade entre as diversas áreas do conhecimento.

21 Ensino B om Jesus

Editora Bom Jesus

A Editora Bom Jesus nasceu com uma proposta pedagógica alinhada à demanda criada pela sociedade contemporânea e aos princípios franciscanos. A edição de suas obras é feita com a responsabilidade de avançar continuamente na reflexão do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma discussão chancelada academicamente e com base em práticas docentes reais, sem perder o foco na formação humana.

Sediada na cidade de Curitiba (PR), a Editora Bom Jesus é membro da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e faz parte da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).

Em seu portfólio, reúne livros didáticos da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo obras específicas para todos os componentes curriculares, paradidáticos e diversas soluções educacionais, como objetos de aprendizagem, jogos pedagógicos, videoaulas, livros digitais, entre outras ferramentas de aprendizagem.

Os materiais didáticos produzidos pela Editora fazem parte do reconhecimento da Instituição no meio educacional e entre os alunos. Todas as obras nela editadas são meticulosa e previamente pensadas, desde a concepção teórica, a elaboração, a impressão gráfica e a distribuição, até o momento em que chegam às mãos dos alunos e dos docentes a fim de manter constantemente sólido o compromisso com a educação.

Atenta aos desafios da educação contemporânea e ao desenvolvimento de competências demandadas pelo mundo atual, a Editora busca continuamente oferecer os recursos didáticos mais recentes no intuito de ampliar as possibilidades dentro e fora da sala de aula.

Ensino B om Jesus

Livros didáticos | Coleção Formação de Valor

A Coleção Formação de Valor oportuniza experiências de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes. Possibilita a transferência de conhecimento acadêmico a outras vivências, assim como desperta a consciência crítica e o senso de coletividade.

Paradidáticos

A Editora Bom Jesus conta com livros paradidáticos próprios e também com títulos traduzidos, originários de diversos lugares do mundo e selecionados criteriosamente.

de Valor de Ensino Religioso.

A ampla diversidade de obras atende aos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sempre com propostas contextualizadas ao conteúdo pedagógico. Conheça todo o portfólio de livros didáticos e paradidáticos no site da Editora Bom Jesus: <www.editorabomjesus.com.br>.

23
Ensino

Virtudes e Atitudes

Para desenvolver um trabalho voltado para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, a equipe pedagógica do Bom Jesus institucionalizou, em 2002, o Virtudes e Atitudes. Nesse projeto, as Virtudes Franciscanas são alinhadas ao conteúdo de cada nível, ano e série, resultando na prática das atividades denominadas Atitudes em Dia. Todas as ações são feitas de forma contextualizada e lúdica, com a participação dos alunos, dos pais ou responsáveis, dos educadores, dos funcionários e das entidades parceiras.

Pastoral Escolar

A Pastoral Escolar vivencia e divulga os valores cristãos, inspirados no modo de vida de Francisco de Assis. Ou seja, a Pastoral se propõe a ser um sinal do amor de Jesus Cristo no meio escolar, ajudando alunos, professores e funcionários.

Dessa forma, durante o ano todo, a Pastoral Escolar desenvolve atividades de espiritualidade, encontros catequéticos, vivência cristã e solidariedade, proporcionando às crianças e aos jovens uma fé renovada e aplicada em todos os espaços em que ocupam dentro da família, na escola e na sociedade.

24 Ensino B om Jesus
ATIVIDADES N.º DE PARTICIPANTES Matriculados na Iniciação Cristã I 1 034 Receberam o Sacramento da Eucaristia 321 Matriculados na Iniciação Cristã II 496 Receberam o Sacramento da Confirmação 250
Pastoral em números

Algumas atividades desenvolvidas pela Pastoral em 2022

25 Ensino B om Jesus
Bom Jesus Sévigné | Porto Alegre (RS). Bom Jesus Internacional Aldeia | Campo Largo (PR). Bom Jesus Água Verde | Curitiba (PR). • Celebração do Sacramento da Crisma Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes | Curitiba (PR). • Celebração da Primeira Eucaristia

Tempo Franciscano

Realizado anualmente entre os meses de setembro a dezembro, o projeto Tempo Franciscano busca atender ao objetivo de ensinar o humanismo solidário por meio de ações que vão ao encontro dos ideais de Francisco de Assis.

Em 2022, o projeto teve o seguinte tema Educação Franciscana, Escolhas para uma Vida Memorável, Fraterna, Solidária e Feliz, no qual os estudantes foram convidados a aprender mais a respeito da importância da educação franciscana e o papel de todos frente ao respeito às diferenças, à inclusão, à tolerância, à solidariedade, bem como na promoção da paz.

Livreto do projeto

Tempo Franciscano 2022

Durante o Tempo Franciscano, as Unidades de ensino recebem o livreto didático, ilustrado e especialmente elaborado para essa data.

A edição de 2022 busca ser uma fonte de ensino na qual as pessoas podem conhecer de fato o que é a educação franciscana, e, ao mesmo tempo, propõe ao leitor atividades pedagógicas e sociais. As ações propostas no livreto têm, também, o intuito de colocar em prática o caminho exemplar de Francisco de Assis, que trilhou sua jornada a favor dos mais carentes.

26 Ensino B om Jesus

Confira algumas imagens disponíveis no livreto:

27 Ensino B om Jesus

A seguir, algumas fotografias das atividades desenvolvidas pelas Unidades:

Diálogo inter-religioso

Anualmente, o Colégio Bom Jesus realiza o evento Mesa-Redonda do Ensino Religioso. Durante os encontros, representantes de diferentes religiões participam de um debate no qual podem sanar diferentes dúvidas dos alunos.

Os palestrantes convidados são membros praticantes do Cristianismo católico, Cristianismo evangélico, Judaísmo, Islamismo, Umbanda, Candomblé, Espiritismo, Budismo e Hinduísmo. Durante cada encontro, os estudantes questionaram sobre assuntos como preconceito, machismo, reencarnação, ressurreição, costumes, suicídio, aborto, entre outros.

Ensino B om Jesus
Bom Jesus Itajaí | Itajaí (SC). Bom Jesus Diocesano | Lages (SC). Bom Jesus Seminário | Curitiba (PR).

Confira as fotografias dos encontros realizados em algumas Unidades:

29 Ensino B om Jesus
Bom Jesus São José | Petrópolis (RJ). Bom Jesus São Vicente | Araucária (PR). Bom Jesus São Miguel | Arroio do Meio (RS). Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes | Curitiba (PR). Bom Jesus Centro | Curitiba (PR).

Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus, desde 2012, oferece oportunidade aos alunos das Unidades para desenvolver projetos científicos que apresentem possíveis soluções nas áreas de Educação, de Engenharias, de Sociedade, de Terra e de Vida. Os estudantes participantes do programa recebem o apoio de uma equipe preparada para acompanhar e orientar cada passo da pesquisa.

Com o intuito de apresentar os projetos desenvolvidos, anualmente são realizados os seguintes eventos: a Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental Anos Iniciais (Ficef Jr), a Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental Anos Finais (Ficef) e a Feira do Ensino Médio (Ficem). Esses eventos são uma oportunidade para que os alunos, ou melhor, os pesquisadores, apresentem os resultados finais, bem como a importância de cada iniciativa.

Em 2022, durante a Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental Anos Iniciais (Ficef Jr), foi apresentada a importância desse trabalho desenvolvido pelos estudantes, que, por meio da curiosidade e da dedicação, podem solucionar problemas atuais e futuros. No decorrer desse evento, alguns ex-alunos foram relembrados em razão das soluções inovadoras que desenvolveram em seus projetos, os quais, muitos deles, atuam hoje em diferentes partes do mundo. Na ocasião, também foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelas crianças do Ensino Fundamental, que desde cedo apresentam interesse pela pesquisa.

30 Ensino B om Jesus

Confira as imagens de alguns dos estudantes atuantes no Ficef Jr:

31 Ensino B om Jesus

No dia 4 de novembro, ocorreu a cerimônia de premiação das Feiras de Iniciação Científica. A seguir, confira a lista dos primeiros colocados.

Feira de Iniciação Científica do Ensino

Fundamental – Anos Finais (Ficef)

1.º lugar

Erupção Vulcânica através de Modelo Didático – Uma Aula mais Atrativa Julia Rockembach Bom Jesus Água Verde | Curitiba (PR)

2.º lugar

CategoriaColocação Tema Alunos Unidade Educação

Construção de Gerador Eólico como Ferramenta de Estudo sobre Fontes de Energia para o 5.º ano do Ensino Fundamental

3.º lugar Você é o Prefeito: o Jogo!

Ana Laura Godoy de Oliveira e Beatriz Maia Nogueira

André Corrêa Ishida e Gabriel Angelo Savietto Geromel

Colégio São Francisco de Assis | Anápolis (GO)

Bom Jesus Itatiba | Itatiba (SP)

1.º lugar

Diminuição dos Danos Ambientais Causados por Veículos com Motor de Ciclo Térmico, através da Injeção Direta de Hidrogênio como Aditivo de Queima de Combustível

Engenharias

2.º lugar

Petro Nature+: uma Proposta Tecnológica Digital na Prevenção de Desastres Naturais em Petrópolis

3.º lugar

Equipamentos de Auxílio à Locomoção para Deficientes Visuais

Mateus Seguro Bom Jesus Internacional Aldeia | Campo Largo (PR)

Arthur Issao Cartucho Ochi, Breno Badaró de Abreu Chrisóstomo e Gabriel Sobreira Gomes

Henrique Mendonça de Moura e Osmar Ferreira de Sousa Neto

Bom Jesus Menino Jesus | Petrópolis (RJ)

Colégio Sagrado Coração de Jesus | Pires do Rio (GO)

32 Ensino B om Jesus

CategoriaColocação Tema Alunos Unidade

1.º lugar

Fast Fashion: O que Você não Sabe sobre a Moda

Isadora Biglia Carissimi e Marina Fett Schio

Bom Jesus São José | Vacaria (RS)

Sociedade

2.º lugar Educação e Justiça andam Lado a Lado: Dignidade Dentro das Prisões Brasileiras

Luísa Delias de Sousa Simões Bom Jesus Joana D’Arc | Rio Grande (RS)

3.º lugar

Armas Químicas: uma Revisão Histórica sobre sua Utilização e Causas de sua Proibição

Guilherme Rocha Queiroz

Bom Jesus Itatiba | Itatiba (SP)

1.º lugar Copo Biodegradável de Sagu Bernardo Henrique Beffa

Bom Jesus Santo Antônio | Rolândia (PR)

Terra

2.º lugar Plástico Filme Biodegradável

3.º lugar

Cama Sustentável para Cães e Gatos de Rua

Manuela Schelbauer e Maria Paula Swarça Cotrim Bom Jesus São José | Rio Negro (PR)

Julia Pinheiro e Maria Eduarda Kreuch Bom Jesus São José | São Bento do Sul (SC)

1.º lugar Estratégia de Combate à Dengue

Laura Silva Zahdi

Bom Jesus Santo Antônio | Rolândia (PR)

Vida

2.º lugar Depressão uma Doença Silenciosa Amanda Pirani Gomes

3.º lugar A Regeneração das Planárias como modelo de Reconstrução de Células Nervosas

Marcela Schmitt Hammes

Bom Jesus Santo Antônio | Rolândia (PR)

Bom Jesus Santo Antônio | Blumenau (SC)

33 Ensino B om Jesus

Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio (Ficem)

CategoriaColocação Tema

Alunos Unidade

1.º lugar Metaverso na Educação

João Pedro Onório, Mateo Trujillo Zurek e Tomas Trujillo Zurek

Bom Jesus Santo Antônio | Blumenau (SC)

Educação

2.º lugar

Minerva: um Conceito de Site Educacional que Busca Transformar os Conteúdos Aprendidos em Memórias de Longo Prazo

3.º lugar Pressão Escolar e sua Relação com a Saúde Mental

1.º lugar Disque Libras

Pedro Carvalho Igreja Colégio Santo Antônio | Brasília (DF)

Flávia Lang Madi e Larissa Lang Giacomitti

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes | Curitiba (PR)

Tainá Domingues Seiler e Júlia Ball Marques

Bom Jesus Divina Providência | Curitiba (PR)

Engenharias

2.º lugar

Absorventes Menstruais Feitos a partir de Resíduos Industriais Locais

Gabriela Valente Stukas e Nina Silotti Antonio

Bom Jesus Seminário | Curitiba (PR)

3.º lugar Visita Guiada Inclusiva para Museus

Bernardo Rafael Gondek

Bom Jesus São Vicente | Araucária (PR)

34 Ensino B om Jesus

CategoriaColocação Tema Alunos Unidade

1.º lugar

Oficina de Desodorante Natural para Axilas: Conscientização sobre a Importância da Higiene Pessoal e Saúde

Sociedade

2.º lugar

Até Onde Vai o Fanatismo Político? Uma Análise Crítica

Maria Eduarda Caixeta Monteiro de Castro, Anna Vitória Silva Oliveira e João Marcos Bastos de Morais

Daniella Camargo Pinheiro e Rayssa Raica Teodoro Oliveira

Colégio São Francisco de Assis | Anápolis (GO)

Bom Jesus Rosário | Paranaguá (PR)

3.º lugar Infância Petrificada: a Criança na Era Paleolítica Giórgia Basso Ferreira Bom Jesus São José | Vacaria (RS)

1.º lugar Substituição Biodegradável de Tecidos e Plásticos com Fibra de Banana

Terra

2.º lugar

Método Alternativo de Produção de um Biopolímero de Amido de Milho e suas Aplicações

3.º lugar

1.º lugar

Produção de Biodiesel a partir do Óleo Extraído de Sementes e Caroços de Frutos

A Influência do Ciclo Circadiano na Rotina de Adolescentes do Sexo Feminino

Gustavo Campos Gurski e Maria Angélica Schmitz Paganini Bom Jesus São José | Rio Negro (PR)

Giovana Simões de Freitas

Bom Jesus Mãe do Divino Amor | Arapongas (PR)

Alana Vitória Machado Colégio Sesc São José | Curitiba (PR)

Bárbara Andrioli da Silva e Júlia Celestino Andrioli Bom Jesus Rosário | Paranaguá (PR)

Vida

2.º lugar Curativo Biodegradável à Base de Aloe Vera com Ação Cicatrizante

3.º lugar

O Uso Excessivo da Tecnologia pelas Crianças

Larissa Ferreira Gonçalves Pinto e Milena Gonçalves

Mojuski Colégio Sesc São José | Curitiba (PR)

Maria Fernanda

Marinoni Veiga

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes | Curitiba (PR)

Além da premiação para os primeiros lugares, outras categorias também receberam premiações, as quais podem ser conferidas na página oficial do evento: <https://sites.google.com/bomjesus.br/feiras-cientificas-ficef-ficem/p%C3%A1gina-inicial?pli=1>.

35 Ensino B om Jesus

Bom Jesus Social

Humanismo solidário: o pressuposto por excelência do Bom Jesus Social

Intrínseca à trajetória de cada ser humano, a educação veio se constituindo historicamente em uma expressiva variedade de iniciativas e avanços e de delineamentos teóricos e metodológicos4. O Bom Jesus Social, lançado em 2016, tem como pressuposto um conjunto de aprendizados e de atividades alinhadas ao cultivo do humanismo solidário das atuais gerações escolares. Todavia, não são poucos os que ainda se perguntam: a quem beneficia uma formação acadêmica alinhada à promoção do humanismo solidário?

A educação é, em si, uma atividade que beneficia tanto as pessoas que a promovem como as que são seus destinatários mais diretos. Ou seja, a educação oportuniza estudos, interações em grupos e aprendizados a partir dos conteúdos de cada área do conhecimento. Além disso, a educação também beneficia quando mobiliza – de modo integrado às atividades acadêmicas – a prática da solidariedade em prol de quem mais precisa ou passa por alguma necessidade humana elementar, como a ausência de alimentação adequada, de cuidado, de carinho, de amor, de atenção, de compaixão, de apoio, de consolo etc. Eis porque, desde 2016, o ideário de educar ao humanismo solidário5 tem sido o pressuposto por excelência do Bom Jesus Social

4GAUTHIER, C.; TARDIF, M. A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias.

5ORDEM DOS

37 Bom Jesus Social
Tradução de Lucy Magalhães. Petrópolis: Vozes, 2010. FRADES MENORES. Ide e ensinai: Diretrizes Gerais para a Educação Franciscana. Tradução de frei Celso Márcio Teixeira. Roma: OFM Communications Office, 2009. p. 7.

Educar ao humanismo solidário é, antes de tudo, uma missão, que está inter-relacionada a pelo menos nove fatores a serem considerados:

a ideia de que o ser humano “está se fazendo continuamente” [...];

a compreensão cristã e franciscana da criação [...];

a finalidade da educação conforme a LDB/1996;

a memória de que “a fraternidade intuída e vivida por Francisco de Assis não é só humana, mas inclusive cósmica: ela se estende a todas as criaturas” [...];

o alcance de uma convivência fraterna, alimentada pela cultura do diálogo, pela globalização da esperança, pela viabilidade da inclusão, por relações que compõem uma comunidade viva, interdependente, vinculada a um destino comum [...];

a aspiração de se alcançar um olhar mais amplo em relação à instauração de um novo modelo ético-social, capaz de abranger parcelas cada vez maiores da humanidade, mobilizando-as a contribuir na promoção da paz, da justiça e da solidariedade;

a imperiosa necessidade de se contrapor ao cenário atual, multifacetado e em constante mudança, atravessado por intolerâncias de naturezas diversas, por múltiplas crises (econômicas, financeiras, políticas, democráticas, ambientais, demográficas e migratórias), pelo terrorismo, pelo aumento da miséria, do desemprego e das desigualdades sociais, por ataques irracionais a provocar instabilidades emocionais e sentimentos de ódio etc.;

senvolvimento de atividades educativas voltadas à promoção de redes de cooperação, à instauração de uma cultura solidária com as atuais gerações escolares, de modo a contrapor ao individualismo, à ideologia do conflito e à relativização dos princípios religiosos; ensibilização de todas as pessoas da sociedade para o apreço do verdadeiro, do bom, do belo e do desenvolvimento integral do indivíduo.

GILZ, C. Educação: a que se destina e em que sentido nos interpela? Franciscanos. Disponível em: https://franciscanos.

org.br/vidacrista/educacao-a-que-se-destina-e-em-que-sentido-nos-interpela/#gsc.tab=0. Acesso em: 19 abr. 2023.

38

Dessa forma, está evidente o quanto a missão de educar ao humanismo solidário denota um conjunto de escolhas que precisamos fazer, principalmente em favor dos que vivem nas periferias6, das pessoas menos assistidas, dos sem-teto, dos famintos e dos abandonados7. Que não nos falte um dia sequer motivações existenciais, educacionais e franciscanas para tanto!

A educação é uma constante necessidade do ser humano em qualquer momento da etapa de sua efêmera e sagrada existência. A educação humaniza, inclui8, promove interpelações e mudanças de mentalidade e de atitudes. “A educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade”9.

Agradecemos muitíssimo a todos (gestores, assessores pedagógicos, docentes, funcionários, alunos e suas famílias) que em 2022 tanto contribuíram para a realização da missão do humanismo solidário em cada uma das Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus. Continuemos a levar em frente tão nobre e sagrada missão! O Boníssimo Deus vai nos abençoar por tão digna ousadia!

6“A inclusão ou exclusão da pessoa que sofre na margem da estrada [cf. Parábola do Bom Samaritano, Lucas 10:25-37] define todos os projetos econômicos, políticos, sociais e religiosos. Dia a dia enfrentamos a opção de ser bons samaritanos ou viandantes indiferentes que passam ao largo.” (FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social. Assis (Itália), 3 de outubro de 2020. n. 69. Disponível em: https://www. vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html. Acesso em: 28 mar. 2023).

7“Saiamos [...] prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças.” (FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Roma, 24 de dezembro de 2013. n. 49. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/ apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html. Acesso em: 28 mar. 2023.).

8“Educar para o humanismo solidário implica, também, trabalhar por uma verdadeira inclusão, considerando o que é próprio de cada cultura e de cada contexto.” (CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade 2022: texto-base, n.º 177. Brasília: Edições CNBB, 2021.).

9Ibidem, n.º 6.

39

Paraná

Bom Jesus Água Verde | Curitiba

Construindo pontes

A Unidade encaminhou à Escola Municipal Leonilda Ravaglio

Trevisan nove quadros grandes de giz para serem utilizados durante as aulas. A ação beneficiou professores e estudantes que, até então, estavam utilizando produtos em más condições.

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 1996

N.º de alunos: 1 093

Gestora: Mônica Andrea Jonsson

“’Gratidão’ é a palavra que descreve o ato de doação do Colégio Bom Jesus Água Verde. Obrigada pelo apoio, pela ajuda e por estarem sempre aqui! A doação dos quadros deu um novo astral em nossas salas de aula, tanto para os estudantes, como para os nossos professores. Sentimos que todos ficaram felizes e os profissionais mais motivados. Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito.”

Escola Municipal Leonilda Ravaglio Trevisan: localizada no bairro Jardim Itália, na cidade de São José dos Pinhais (PR), a instituição oferece Ensino Fundamental a aproximadamente 470 crianças.

40
Bom Jesus Social
Gislene Aparecida Klug – diretora da escola

Criança ajudando criança – Páscoa

Por meio da sensibilização dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a Unidade arrecadou chocolates para distribuir a diversas instituições, beneficiando mais de 2 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos.

A seguir, confira as instituições que foram favorecidas:

• Asilo São Vicente de Paulo – Juvevê;

• Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo –Parolin;

• CMEI Vila Torres – Vila Torres;

• CMEI Joana Razzoto de Castro – São José dos Pinhais;

• CMEI Campo Alegre – CIC;

• ONG Um Lugar ao Sol – Tatuquara;

• Aldeia Araçaí – Piraquara.

41 Bom Jesus Social

Doando calor e amor

A Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de agasalhos em prol dos indígenas da Aldeia Araçaí. A ação culminou em um total de 345 donativos que foram entregues no mês de abril aos líderes do local.

Aldeia Araçaí: localizada no município de Piraquara (PR), abriga 90 indígenas da etnia guarani. Essa aldeia ainda mantém as tradições de seus antepassados, como caça e pesca, rituais de dança e cura de doenças.

Projeto Fratelli

Em lembrança ao documento Fratelli tutti – carta encíclica lançada pelo Papa Francisco em 2020 –, a Unidade promoveu, nos meses de julho e de dezembro, amigos secretos para que cada funcionário pudesse ser tocado pelo espírito de amizade, de fraternidade, de empatia e de Amorografia.

42 Bom Jesus Social

Árvore dos sonhos

Como forma de reconhecimento e de gratidão, os funcionários que trabalham na Unidade de empresas terceirizadas foram presenteados no mês de dezembro. Por meio de apadrinhamentos feitos por funcionários administrativos da Unidade, foi possível entregar uma mochila e um panetone para os homens e uma bolsa e um panetone para as mulheres. A iniciativa beneficiou um total de 34 pessoas.

“Me senti muito feliz quando recebi o presente, realmente estava precisando de uma mochila nova para passear e também trabalhar. Agradeço por ser lembrado pelo Colégio. Obrigado a todos!”

Bom Jesus Social

Doar

Por meio de uma campanha entre os catequizandos da Unidade, foi possível arrecadar alimentos em prol de catadores de recicláveis da região. A iniciativa resultou em um total de 12 cestas básicas, as quais foram entregues aos trabalhadores que geralmente passam empurrando carrinhos com recicláveis próximo à Unidade.

plante conhecimento

Alunos, familiares de alunos e funcionários foram convidados a doarem livros de diversos títulos para serem repassados a diferentes instituições.

A iniciativa culminou em um total de 1 686 livros arrecadados, de diferentes títulos e autores, que foram entregues ao líder comunitário do Assentamento Contestado, no município da Lapa (PR).

Assentamento Contestado: fundado em 1999, na zona rural do município da Lapa (PR). O local abriga mais de 100 famílias que aguardam a titulação definitiva das terras.

44 Bom Jesus Social

Bom Jesus Centro | Curitiba

Compartilhando conhecimentos: palestras e interação com alunos do Ensino Fundamental –Anos Finais e Ensino Médio

Durante o primeiro semestre, a Unidade promoveu palestras aos alunos do Colégio Estadual São Francisco de Assis, locali zado no município de Tunas do Paraná (PR). Nesses encontros, os estudantes do Ensino Médio puderam conhecer temas como:

Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1958

N.º de alunos: 1 562

Gestora: Suzete Maria Salvaro Beal

Qualidade de Vida e Educação Física: Muito Além do Exercício Físico. Para o Ensino Fundamental – Anos Finais, foram explo radas temáticas que auxiliassem na compreensão da saúde em sentido mais amplo, como bem-estar físico, social e mental. As atividades foram transmitidas por meio da plataforma Google Meet, beneficiando um total de 130 alunos.

45 Bom Jesus Social
Colégio Estadual São Francisco de Assis: localizado no município de Tunas do Paraná (PR), atende alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes | Curitiba

Páscoa solidária

Por meio de uma campanha promovida entre os alunos da Unidade, foram arrecadados 150 chocolates em prol da Escola Municipal Cristóvão Colombo e do Movimento SOS Vila Torres.

As doações foram entregues em embalagens personalizadas, feitas pelos estudantes do Bom Jesus.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1999

N.º de alunos: 2 250

Gestora: Cleide de Lourdes Barbosa Machado

Projeto SOS – Combate à fome

Os alunos da Unidade doaram 100 quilos de alimentos não perecíveis para pessoas em situação de vulnerabilidade, residentes na Vila Torres. As doações foram entregues ao padre Parron, que ficou responsável por distribuir às pessoas carentes da região.

Doação de brinquedos

No mês de novembro, a Unidade fez mais uma ação em prol dos moradores da Vila Torres. Por meio da colaboração da comunidade escolar, foram arrecadados 200 brinquedos para as crianças da região. Esses donativos também foram entregues ao padre Parron, o qual fez a distribuição às crianças em situação de vulnerabilidade.

Doação de guloseimas

A iniciativa foi realizada em benefício de crianças carentes, as quais estavam em tratamento no Hospital São Marcelino Champagnat. Graças a essa ação, envolvendo toda a comunidade escolar, foram entregues 350 pacotes com doces à instituição.

Doação de ração

Por meio de uma reflexão sobre os princípios de Francisco de Assis com relação aos animais, os alunos do Ensino Médio promoveram uma arrecadação de pacotes de ração para animais abrigados em ONGs. A iniciativa culminou em um total de 150 quilos de alimentos, os quais foram entregues ao abrigo Bem Vira-Lata.

Abrigo Bem Vira-Lata: instituição que abriga animais abandonados, fornecendo cuidados básicos e preparando-os para adoção responsável.

Ibidem, n.º 34, p. 22.

47 Bom Jesus Social
Educar, antes de dar lições, é aprender com as lições cotidianas e com as crises.

Bom Jesus Divina Providência | Curitiba

Semeando o bem

Esse projeto conta com a ajuda dos alunos do Ensino Médio, que, por iniciativa voluntária, realizam diversas ações. Em 2022, com a participação de docentes em reuniões presenciais semanais, foram planejados encontros nos quais incluíram visitas a asilos, a hospitais, a refugiados, entre outros lugares. A seguir, confira algumas das atividades concretizadas pelos discentes:

• Visita à Associação Biblioteca Amigos do Caximba;

• Visita ao CMEI Tarumã, com realização de atividades;

• Visita à Casa de Repouso Bom Jesus, com realização de atividades;

• Entrega de arrecadação de absorventes para a Casa de Apoio Oasis;

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

N.º de alunos: 957

Gestora: Andréa Regina Eckel

• Visita ao CEI A Mão Cooperadora, no bairro Uberaba, com a aplicação de atividades;

• Visita ao CEI A Mão Cooperadora, no bairro CIC, com a aplicação de atividades;

• Visita à Associação Cristã de Assistência Social (Acridas);

• Visita à Aldeia Araçaí, em Piraquara (PR);

• Visitas e doações de lanches ao Hospital de Clínicas;

• Visita à Missão Mais, em Piraquara (PR);

• Ação em conjunto com os Mensageiros do Bem – Irmãs da Divina Providência.

48 Bom Jesus Social

“[...] O projeto Semeando o Bem trouxe diversas coisas para minha vida, como novas amizades, mas principalmente me ensinou a ver o mundo de outra maneira, de uma maneira melhor. Me fez pensar que mesmo com tantos problemas pessoais ainda devo ser grata pelo que tenho e ajudar quem não tem, mesmo que sejam em coisas simples, como brincar com uma criança,

Bom Jesus Social
Casa de Apoio Oasis. Aldeia Araçaí. Entrega de lanches no Hospital de Clínicas.

Bom Jesus Seminário | Curitiba

Campanha do agasalho

Por meio do engajamento de toda a comunidade escolar, a Unidade arrecadou roupas, calçados e cobertores, em bom estado, para distribuir a pessoas em situação de vulnerabilidade. Todos os donativos foram devidamente separados pelos alunos do Bom Jesus e entregues, no mês de junho, ao Projeto Vida – iniciativa que faz parte do Cras da CIC, Curitiba (PR).

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2021

N.º de alunos: 472

“Agradecemos todo apoio prestado pela equipe do Bom Jesus Seminário, que prontamente nos atendeu ao solicitarmos doações de agasalho. O frio este ano está sendo bastante intenso, portanto essa ação é fundamental para a vida dos nossos beneficiários.”

50 Bom Jesus Social
Paulo Pereira de Novaes – diretor executivo do Projeto Vida

Doar de coração

No início do ano letivo, a Unidade organizou a doação de carteiras escolares, que eram dos alunos do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus, ao Projeto da Escola Social – iniciativa que faz parte do Projeto Vida. Os móveis doados beneficiaram a instituição que, até então, não tinha carteiras e cadeiras adequadas para o uso das crianças.

“Eu me senti muito emocionada por fazer essa doação e, principalmente, por ver o reconhecimento das crianças desse projeto social. Para essas crianças, foi como ganhar um presente no início das aulas. Fiquei encantada com o projeto, pois todos os professores são voluntários e ajudam a tornar o dia de cada criança mais feliz. Assim, podemos abraçar a missão franciscana de servir.”

Oliana Maneira – responsável administrativa da Unidade Seminário

Projeto Vida: criado em 2009, a iniciativa trabalha promovendo o desenvolvimento integral de crianças e de adolescentes, entre 6 e 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e de risco social. Todos os beneficiados estão cadastrados no Cras Barigui, localizado no bairro Cidade Industrial de Curitiba.

51 Bom Jesus Social

Lápis de cor e giz de cera

Em prol das crianças atendidas pelo Hospital Pequeno Príncipe, a Unidade arrecadou, ao todo, 200 caixas de lápis de cor e de giz de cera. Esse material é utilizado pelos pacientes para colorir desenhos enquanto ficam aguardando atendimento médico.

“Vivemos nos últimos anos um tempo de isolamento, sem poder receber doações. Agora, ao retomarmos o fluxo de doações, ficamos gratos ao Bom Jesus por atender as demandas das crianças.”

Hospital Pequeno Príncipe: atuando desde 1919, trata-se de uma instituição privada, sem fins lucrativos, que presta atendimentos de alta e de média complexidade a pacientes infantojuvenis, tanto por meio de convênios e de atendimentos particulares, como também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

52

Aprender ajudando é divertido

No mês de agosto, a Unidade contribuiu com o projeto Aprender Ajudando é Divertido graças à realização de uma feira de livros, em um espaço do Colégio. O evento engajou toda a comunidade escolar a comprar livros infantojuvenis e brinquedos didáticos. A iniciativa, que faz parte da Associação Amigos do HC, destinou uma parte da renda arrecadada por meio das vendas para as crianças em situação de vulnerabilidade.

“Eu gostei muito de comprar os livros, e espero que as crianças do hospital também possam ter livros e vir para escola logo.”

Projeto Aprender Ajudando é Divertido: a iniciativa é realizada por intermédio de uma parceria com a Associação Amigos do HC, do Hospital de Clínicas do Paraná, com o intuito de assistir crianças e adolescentes em

Bom Jesus Social
Mariana – aluna do Nível D do Colégio Bom Jesus Seminário

Tampinhas do bem

Durante o Festival da Primavera – evento que propicia atividades lúdico-motoras aos alunos do 1.º ao 5.º ano –, a Unidade propôs uma arrecadação de tampas de garrafas PET em prol da ONG Rota da Tampinha. Para realizar a ação, os estudantes se dividiram em equipes. A iniciativa resultou na arrecadação de 65 quilos do material, os quais serão utilizados pela ONG para a venda, podendo proporcionar a compra de itens fundamentais para os animais abrigados na instituição.

Dia das Crianças –Amorografia

Em comemoração ao Dia das Crianças, os alunos da Unidade confeccionaram alfajores para serem doados às crianças da ONG de Mãos Unidas. A iniciativa, que resultou em 280 doces, foi possível graças à doação de ingredientes por parte dos familiares dos estudantes.

“Ficamos muito gratos ao Bom Jesus por ter realizado essa ação, pois pudemos acompanhar o empenho da Instituição com os animais e com o meio ambiente.”

54 Bom Jesus Social
Nicole ONG Rota da Tampinha Projeto De Mãos Unidas: promove oficinas socioeducativas para crianças de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social.

Semeando o bem

Em 2022, os alunos voluntários, que fazem parte do projeto Semeando o Bem, se envolveram em diversas atividades em prol de pessoas em situações especiais. Um desses encontros foi realizado em benefício da Associação Cristã de Assistência Social (Acridas). Os alunos promoveram atividades como contação de histórias para as crianças, brincadeiras lúdicas, entre outras ações.

Bom Jesus
55

Natal solidário

A campanha, promovida em prol da Associação Beneficente de Mãos Unidas e, também, da Associação

Cristã de Assistência Social, arrecadou presentes para serem doados no mês de Natal. A iniciativa culminou em mais de 400 donativos, entre brinquedos, roupas e calçados que foram doados para as instituições.

Os presentes foram entregues em embalagens decoradas pelos alunos do Bom Jesus.

Associação Cristã de Assistência Social (Acridas): fundada em 1984, a instituição acolhe crianças em situação de risco social e pessoal.

Social

Colégio Sesc São José | Curitiba

Passeio ciclístico em comemoração ao aniversário de fundação da Rocam

Ensino Médio – desde 2008

N.º de alunos: 809

Gestora: Marlene Kochinski

Por meio de um pedido feito pelas Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), a Unidade arrecadou brindes para serem distribuídos aos participantes do I Passeio Ciclístico da Rocam. Dessa forma, os alunos da 3.ª série do Ensino Médio, que fazem parte do Projeto Sustentare, separaram doações de alguns itens, como mochilas, livros infantis, canetas, entre outros, e fizeram a entrega diretamente na sede da instituição, localizada no bairro Rebouças. Durante o encontro, os militares conversaram sobre as formas de atuação na sociedade e, também, a respeito da missão, visão e valores da corporação. No dia 15 de maio, durante o evento ciclístico, os estudantes doaram sementes de girassol, bem como o colar contendo o tau franciscano aos inscritos no evento. Os demais brindes foram entregues durante a realização do passeio ciclístico.

57 Bom Jesus Social

Arrecadação de lacres de alumínio e de alimentos

Os alunos da 3.ª série do Ensino Médio promoveram a arrecadação de lacres de alumínio em prol do Hospital Pequeno Cotolengo. Essa ação contou com a confecção de uma embalagem de coleta, com a divulgação na Unidade e com a organização do material arrecadado. Aproveitando a oportunidade de beneficiar o hospital, também foi promovida uma arrecadação de alimentos não perecíveis entre os funcionários. Por fim, no mês de dezembro, foi realizada a visita ao Cotolengo para a entrega dos donativos. A ação culminou em um total de 21 quilos de lacres de alumínio e de 30 quilos de alimentos.

Bom Jesus

Internacional Aldeia | Campo Largo

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 1981

N.º de alunos: 662

Gestora: Elizabeth Portela de Almeida

Projeto Preserve Ambiental: recolhimento de óleo de cozinha

Como parte do projeto Remodelando o Futuro, os alunos da Unidade aprenderam sobre o impacto de nossas escolhas no meio ambiente. Um dos grandes vilões dos ecossistemas, o óleo de cozinha, quando descartado no ralo ou diretamente na água promove a contaminação do solo, como a poluição de lençóis freáticos. Para aprender um pouco mais a respeito desse assunto, os estudantes visitaram o Preserve Ambiental – centro de reciclagem. Na ocasião, os visitantes trocaram óleo de cozinha por barras de sabão, produzidas a partir do material entregue.

59 Bom Jesus Social

Páscoa solidária

Por meio do auxílio dos alunos do Nível C ao 9.º ano, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de caixas de chocolates para diversas instituições de ensino. A iniciativa culminou em um total de 369 caixas de chocolates, que foram entregues pelos estudantes do Bom Jesus às instituições parceiras.

A seguir, confira os locais beneficiados com a campanha:

Escola Municipal Caetano Munhoz da Rocha: localizada no bairro Rondinha, em Campo Largo (PR).

CMEI Maria de Jesus Ferreira: localizado na Estrada da Sereia, 190, no bairro Rondinha, em Campo Largo (PR).

CMEI Menino Deus: localizado no Jardim Keli Cristina, em Campo Largo (PR).

CMEI Curumim: localizado no bairro Ferraria, em Campo Largo (PR).

CMEI Maria da Luz Rossa: localizado no bairro Bateias, em Campo Largo (PR).

Associação Unidos da Reciclagem (Assur): localizada no Jardim Rivabem, em Campo Largo (PR).

Associação de Reciclagem de Campo Largo (ARC): localizada no bairro Águas Claras, em Campo Largo (PR).

Bom Jesus Social

Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial | Campo Largo

Ensino Fundamental para alunos com necessidades educativas especiais – desde 1983

N.º de alunos: 32

Gestora: Elizabeth Portela de Almeida

Educa + Ação

Durante o mês de maio, alunos, docentes e funcionários administrativos promoveram um mutirão para selecionar e limpar mobiliários escolares para serem doados à Escola Rural Municipal Serzedelo de Siqueira.

A seguir, confira os móveis e materiais selecionados para a doação:

• três armários de aço;

• 23 cadeiras;

• duas cadeiras de escritório;

• um armário para computador;

• duas mesas retangulares com pé de ferro;

• quatro mesas quadradas;

• seis armários colmeia;

• um cavalete de pintura;

• um tampo de mesa de pingue-pongue;

• materiais escolares diversos.

Escola Rural Municipal Serzedelo de Siqueira: localizada na região rural do município de Almirante Tamandaré (PR), oferece Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

“Gostaríamos de expressar a nossa gratidão pela doação realizada à nossa unidade educacional Escola Rural Municipal Serzedelo de Siqueira.

Agradecemos a generosidade e o apoio, nossas crianças aproveitarão muito as doações.”

Ruth e Simone – gestoras

61 Bom Jesus Social

Bom Jesus Internacional Alphaville | Colombo

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 2002

N.º de alunos: 337

Gestora: Patrícia Daiani Dias

Páscoa solidária

A Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de caixas de chocolates em prol das crianças da Sociedade Crescer, da Escola Municipal Barão de Mauá e, também, do CMEI Girassol. Os chocolates foram embalados em sacos plásticos, culminando um total de 947 pacotes, os quais foram entregues com mensagens de Páscoa, escritas pelos alunos da Educação Infantil ao 5.º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

62 Bom Jesus Social
Bom Jesus Social

Palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)

No mês de junho, a Unidade promoveu uma palestra aos educadores de escolas públicas da Vila Mauá. O evento foi realizado na Associação de Moradores e Empresários do Centro Industrial Mauá, abordando o seguinte tema: Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa beneficiou 41 docentes, auxiliando-os na identificação das características que compõem o espectro autista, além de explorar dicas de abordagens para auxiliar no desenvolvimento dos alunos com TEA.

64

Gincana solidária

Após uma visita ao Café Solidário Perpétuo Socorro, alunos do 9.º ano, com o intuito de ajudar os moradores de rua atendidos pela iniciativa, promoveram uma gincana solidária. O evento contou com a ajuda dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, culminando em um total de 134 kits arrecadados, contendo itens de higiene pessoal e de limpeza. As doações foram entre gues às pessoas atendidas diariamente no Café Solidário.

trata-se de um projeto do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba, o qual atende diariamente pessoas em situação de rua, oferecendo alimentos, banho, doação de roupas, escuta solidária, cuidados com a saúde, entre outros.

Bom Jesus Social

Aulas de Língua Portuguesa

A Unidade ofereceu gratuitamente aulas de Língua Portuguesa, focadas no desenvolvimento da leitura e da escrita para alunos da Escola Municipal Barão de Mauá. Os encontros ocorreram semanalmente, sendo realizados por dois professores do Bom Jesus, que planejaram as atividades de acordo com a necessidade dos alunos participantes.

Durante as aulas, que contaram com a participação dos alunos do 8.º ano, também foram aplicadas atividades de reforço. Nos encontros, foram utilizados recursos como a ludicidade para resgatar conteúdos que ficaram em segundo plano devido ao período da pandemia de covid-19. Nesse ano, 16 estudantes foram beneficiados com o projeto.

Bom Jesus Social
66

Natal solidário

A campanha, em 2022, arrecadou brinquedos novos e usados, em bom estado, para os alunos da Escola Municipal Barão de Mauá. A iniciativa contou com o auxílio de toda a comunidade escolar da Unidade, sendo possível arrecadar 675 presentes para doação.

67
Escola Municipal Barão de Mauá: localizada na Vila Mauá, região carente do município de Colombo (PR), oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Bom Jesus

São José dos Pinhais

Ler faz bem a todos

Em lembrança ao Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, os alunos da Educação Infantil e 1.º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais promoveram uma arrecadação de livros em prol da Escola Municipal Aníbal Ribeiro Leal. A ação atingiu um total de 56 exemplares, novos e seminovos, os quais foram entregues à escola.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 712

Gestora: Stela Regina Gressler Wontroba

“Gostaríamos de agradecer a doação dos livros arrecadada pelos alunos do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais. Esses livros oportunizarão aos alunos o empréstimo deles e, assim, a leitura com seus familiares, transformando inclusive o ambiente em que vivem.”

Escola Municipal Aníbal Ribeiro Leal: localizada no bairro Quississana, em São José dos Pinhais (PR). A instituição foi fundada em 1987 e, atualmente, atende 586 estudantes do 1.º ao 5.º ano.

68 Bom Jesus Social
Adriele Hiraima – diretora

Campanha do agasalho: Doe calor

Em benefício de pessoas em situação de vulnerabilidade, a Unidade promoveu uma arrecadação de agasalhos, de cobertores e de calçados em bom estado. A campanha beneficiou um total de 650 pessoas, sendo contempladas as seguintes instituições:

ONG Minha Vida Mudou, Projeto Resgate e Casa de Repouso São José.

“O Projeto Resgate ficou muito grato ao Bom Jesus São José dos Pinhais pelas roupas e cobertores destinados às crianças da nossa comunidade. Com certeza, essas doações farão diferença na vida de todos os beneficiados. Gratidão.”

Bom Jesus Social
Leonice Piske – Projeto Resgate

Construindo pontes I

A Unidade promoveu uma ação para arrecadar rolos de papel higiênico e toalhas de papel em prol da Escola Municipal Professora Genoveva Sicuro de Brito. A campanha realizada entre os meses de agosto e de setembro culminou em um total de 388 rolos de papel higiênico e 8 rolos de papel toalha, os quais foram entregues à instituição beneficiada.

“Agradecemos ao Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais pela sensibilidade com nossa comunidade escolar, por meio da campanha de arrecadação de papel higiênico e de toalhas de papel. A nossa escola está muito grata em poder contar com a colaboração de todos vocês. Muito obrigada!”

70 Bom Jesus Social
Karla Glinski – diretora Escola Municipal Professora Genoveva Sicuro de Brito: fundada em 1980, a escola atende 308 crianças, do 1.º ao 5.º ano.

Ser humano é ser solidário

Por meio da participação dos alunos, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de litros de leite integral. A iniciativa resultou em um total de 169 litros, que foram doados à Associação São José Casa de Repouso para Idosos, beneficiando 35 idosos ao todo.

71 Bom Jesus Social
Associação São José Casa de Repouso para Idosos: localizada no município de São José dos Pinhais (PR), abriga atualmente 70 idosos.

Páscoa da partilha

Entre os meses de março e abril, todos os alunos da Unidade foram incentivados a doar uma caixa de chocolates em prol de crianças carentes que fazem parte de diferentes instituições de ensino. A ação resultou em um total de 467 caixas, as quais foram entregues à Escola Municipal Professora Cleonice Braga Fonseca e ao CMEI Professora Maria da Piedade Souza Cortes. As doações foram entregues com cartões de Páscoa, confeccionados pelos próprios alunos do Bom Jesus.

“Cada criança, ao receber os chocolates, demonstrou alegria no olhar. É muito gratificante poder acompanhar essa ação de amor ao próximo, proporcionada pelo setor social do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais, e vivenciar o contentamento de nossas crianças, em uma doçura de infância.”

Escola Municipal Professora Cleonice Braga Fonseca: fundada em 1999, a instituição fica localizada no bairro Rio Pequeno, em São José dos Pinhais (PR).

CMEI Professora Maria da Piedade Souza Cortes: fundado em 2008, a instituição fica localizada no bairro Passo do Campo, em São José dos Pinhais (PR).

72 Bom Jesus Social
Estefani Turmina Zonta – diretora do CMEI Professora Maria da Piedade Souza Cortes

Construindo pontes II

A Unidade doou dois computadores para a Escola Municipal Leonilda Ravaglio Trevisan, os quais serão utilizados na sala dos professores para a realização dos planejamentos de aulas, favorecendo a qualidade de vida dos docentes.

Bom Jesus Social

No mês de outubro, para presentear as crianças assistidas pelo Centro de Amparo ao Menor Nossa Senhora do Monte Claro, a Unidade promoveu uma ação para arrecadar brinquedos. Por meio do engajamento de toda a comunidade escolar, foram arrecadados bolas, bonecas e carrinhos, atingindo um total de 227 donativos, os quais beneficiaram ao todo 200 crianças.

“Gostaria de agradecer ao Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais, em nome de todas as crianças que são assistidas pelo Centro de Amparo ao Menor Nossa Senhora do Monte Claro, pelo repasse dos brinquedos. Deus os abençoe!”

Irmã Lurdinha – responsável pela instituição

Bom Jesus Social

Nem todo herói veste capa

No dia 2 de julho, em comemoração ao Dia do Bombeiro, os alunos – da Educação Infantil ao 4.º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – receberam a visita de parte do 6.º Grupamento do Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais. Durante o encontro, os estudantes apresentaram homenagens aos profissionais e, também, tiveram a oportunidade de fazer perguntas à equipe, para conhecer um pouco mais sobre o trabalho deles.

“A nossa corporação ficou honrada em poder receber uma homenagem dos alunos do Colégio Bom Jesus de São José dos Pinhais. Gratidão por esse reconhecimento. Contem sempre com nosso apoio e dedicação em prol da vida.”

Cabo Luciana Diniz – integrante da corporação de São José dos Pinhais

6.º Grupamento do Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais: desde 1974, a corporação atua na prevenção de acidentes e salvamentos na região.

75

Quadro dos sonhos

Por meio dessa ação, os funcionários da Unidade tiveram a oportunidade de escolher um idoso, abrigado em um asilo, para presenteá-lo de acordo com seu pedido de presente. Em 2022, a instituição escolhida foi a Casa de Repouso São José, que, atualmente, abriga 22 moradores. A iniciativa resultou em um total de 44 doações, as quais foram entregues no dia 20 de dezembro.

“Estou sem palavras para descrever a alegria dos nossos moradores. Com certeza, por meio desse gesto tão bonito, eles se sentiram muito amados e valorizados por cada um de vocês. Gratidão ao Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais, que, com suas ações, está sempre pensando em nossas necessidades.”

Casa de Repouso São José: fundada em 1999 e localizada no bairro Costeira, em São José dos Pinhais (PR), a instituição abriga atualmente 22 idosos.

Bom Jesus Social
Maria de Lourdes – presidente da Casa de Repouso São José

Bom Jesus São Vicente | Araucária

Páscoa solidária

Em comemoração à Pascoa, no mês de abril, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de chocolates e de materiais escolares em prol das crianças assistidas pelo Instituto Schnorr. A ação beneficiou um total de 160 crianças.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino

Médio – desde 2015

N.º de alunos: 415

Gestora: Dirce Maria Kossar

Bom Jesus Social

Recepção das crianças do Instituto Schnorr

Em setembro, os alunos da 1.ª série do Ensino Médio da Unidade receberam a visita de 30 crianças e adolescentes do Instituto Schnorr. O encontro promoveu uma tarde de confraternização, de oficinas e de atividades recreativas entre os estudantes. Durante a ocasião, os convidados participaram de experiências no laboratório de Química, de brincadeiras, além de uma pequena sessão de cinema, realizada no anfiteatro do Colégio. Ao final da ação, todos desfrutaram de um lanche organizado pelos alunos do Bom Jesus e receberam lembrancinhas e brinquedos doados pela Unidade.

78 Bom Jesus Social

Doação de alimentos

No mês de outubro, durante a realização da Mostra do Conhecimento, os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental –Anos Iniciais organizaram uma pirâmide alimentar interativa, com alimentos que fazem parte de uma dieta saudável diária. Ao fim do evento, esses alimentos foram doados ao Instituto Schnorr.

“Os alunos do 5.º ano estudaram sobre alimentação saudável e sobre a disposição desses alimentos dentro de uma alimentação equilibrada. Para fixar melhor o conteúdo, a turma montou uma pirâmide alimentar com alimentos de verdade e decidiram ajudar as crianças do Instituto Schnorr.”

Professora Joice – regente da turma do 5.º ano do Colégio Bom Jesus São Vicente

Instituto Schnorr: localizado no município de Araucária (PR), trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que promove a inclusão social infantil. Por meio dessa organização, são ofertadas atividades educativas, esportivas e culturais para crianças matriculadas em escolas da região em idade pré-escolar e, também, no contraturno.

Campanha de Natal

Entre os meses de novembro e dezembro, os alunos da Unidade apadrinharam crianças e adolescentes do Instituto Schnorr, presenteando-os com presentes de Natal. As doações foram entregues no dia 19 de dezembro, em um momento de celebração. Ao todo, 210 crianças e adolescentes foram beneficiados.

Bom Jesus Social

Bom Jesus Mãe do Divino Amor | Arapongas

Arrecadação de absorventes higiênicos

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8), no mês de março, os alunos do 9.º ano do Ensino

Fundamental – Anos Finais promoveram uma campanha de arrecadação de absorventes descartáveis. A iniciativa resultou em um total de 250 pacotes do produto, os quais foram entregues à Prefeitura Municipal de Arapongas, que ficou responsável pela distribuição desses itens às mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.º de alunos: 674

Gestora: Denize de Fátima Branco Manfrin

“Ganhei absorventes doados pelos alunos do Colégio Bom Jesus. Fiquei muito feliz ao saber que alguém pensa na gente. Faço parte da cooperativa das costureiras e hoje me senti muito acolhida, pois, esse tipo de material, em casa, ainda não podemos comprar.”

Marlene Soares – integrante da cooperativa de mulheres costureiras, assistidas pela Prefeitura de Arapongas

80 Bom Jesus Social

Páscoa solidária

Com o intuito de contribuir com a Páscoa de pessoas que fazem parte de instituições sociais, a Unidade promoveu uma arrecadação de caixas de chocolates. A iniciativa resultou em um total de 250 caixas de doces, as quais foram entregues às crianças que frequentam o CMEI Dom Romeu Alberti e o CMEI Helena Garanhani Escobal, bem como para os idosos do Lar São Francisco de Paula.

Faça uma criança sorrir

A partir de uma reflexão a respeito da solidariedade, os alunos da Unidade se engajaram com o propósito de arrecadar brinquedos e livros infantis para serem doados a crianças carentes. A iniciativa resultou em um total de 500 itens arrecadados, os quais foram entregues à Paróquia São Vicente Pallotti, que ficou responsável pelas entregas dos donativos às famílias prejudicadas pelas fortes chuvas que caíram na região.

“As doações recebidas são de grande valia, pois irão agraciar crianças carentes, tanto no Dia das Crianças quanto no Natal. Muita grati dão para a instituição que pensa e age com empatia, ensinando seus alunos que podemos fazer a diferença na vida de outras pessoas.”

Bom Jesus Social

Doação para idosos

Em lembrança ao Dia Mundial dos Pobres, celebrado no dia 13 de novembro, alunos e docentes da Unidade arrecadaram aproximadamente 100 pacotes de fraldas geriátricas. As doações beneficiaram os moradores do Lar São Vicente de Paula.

“Todos os anos aguardamos ansiosamente essa ação que vem ao encontro da necessidade da instituição, já que é muito grande a demanda do uso de fraldas geriátricas. Muito obrigada a todos do Bom Jesus.”

Geane Rosa Cardeal da Costa – diretora do Lar São Vicente de Paula Lar São Vicente de Paula: fundado em 1971, trata-se de um lar de idosos o qual, atualmente, abriga 50 pessoas.

Planeta Terra e seus animais

A ação, desenvolvida pelos alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Unidade, arrecadou um total de 100 quilos de ração, os quais foram encaminhados à Organização de Proteção Animal de Arapongas (Opaa).

A iniciativa ocorreu após ações pedagógicas com a finalidade de conscientizar os estudantes sobre seu papel na sociedade.

Organização de Proteção Animal de Arapongas (Opaa): atua no resgate de animais de rua, promovendo castrações e, também, mutirões de vacinação nos bairros do município.

desejando-lhes a paz.

CAVALCANTE, A.; PERISSÉ, G. A oração de São Francisco: fé, esperança e paz para uma vida feliz. Rio de Janeiro: Sextante, 2013, p. 7.

83 Bom Jesus Social

Bom Jesus Carlos Démia | Maringá

Campanha de arrecadação de cestas básicas

Durante esse ano, a Unidade promoveu diversas ações para incentivar a doação de alimentos para instituições assistenciais independentes no município. Todo o engajamento proporcionou a arrecadação de 580 quilos de alimentos, os quais foram destinados à Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade social devido ao tratamento contra o câncer.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e

Ensino Médio – desde 2018

N.º de alunos: 339

Gestor: Denis A. Bosso

“Em nome de todos os pacientes que recebem apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá, eu agradeço a doação de alimentos que recebemos do Colégio Bom Jesus. Agradecemos a iniciativa e a generosidade de todos os alunos, professores e direção do Colégio, que atenderam prontamente o pedido feito pela nossa instituição. Juntos nós provemos a qualidade de vida de pessoas com câncer atendidas pela RFCC Maringá.”

Janaína Mantovani – coordenadora voluntária da RFCC Maringá

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama 1983, com o objetivo de assistir pacientes do SUS com câncer, atualmente auxilia pessoas que se encontram hospedadas na Casa de Apoio quando estão em tratamento de quimioterapia e radioterapia em Maringá, bem como moradores cadastrados dos municípios de

84 Bom Jesus Social
Maringá e, também, de Sarandi.

Durante o Tempo Franciscano, além da tradicional Benção dos Animais, a Unidade promoveu, também, uma arrecadação de ração para a ONG Salvando Vidas Maringá. Para incentivar as doações, foi sorteado um boneco de São Francisco de Assis, doado pela mãe de

O evento contou com a participação do frei João Mannes e do frei Daniel, os quais incentivaram uma reflexão sobre o legado deixado por Francisco de Assis.

A ação resultou em um total de 1 227 quilos de ração, que foram entregues à ONG no mês de outubro.

“Esse tipo de ação nos dá forças para continuar e veio em boa hora, pois gastamos aproximadamente 8 mil reais mensais com a alimentação dos animais. Com a quantidade de ração arrecadada, podemos redirecionar os recursos para outras necessidades. Mais uma vez, agradecemos a generosidade da comunidade escolar do Colégio Bom Jesus em contribuir com nossa causa.”

ONG Salvando Vidas Maringá: instituição sem fins lucrativos que, atualmente, abriga mais de 300 animais, entre cães, gatos, aves, tartarugas e outros animais silvestres, resgatados em situação de abandono ou de maus-tratos.

85 Bom Jesus Social
Lemuel Rodrigues – responsável pela ONG Salvando Vidas Maringá

Colégio, entre alunos, responsáveis, docentes e funcionários administrativos, contribuindo com o sucesso do evento, que comercializou aproximadamente 1 200 kits de feijoada. Toda a renda arrecadada foi revertida para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela instituição.

“[...] Nossa gratidão aos alunos, professores e direção

Juntos nós proporcionamos, por meio do evento da feijoada, a captação de recursos necessária para dois meses de funcionamento da instituição, montamos mais de 100 kits de higiene pessoal para os atendidos.

86 Bom Jesus Social
[...]”
Vivian Carla dos Santos Silva – responsável pelo setor de comunicação da APMIF São Rafael

Comemoração do Dia das Crianças

Realizado em prol das crianças atendidas pela APMIF São Rafael, o evento contou com um total de 27 voluntários da Unidade, entre pais, funcionários administrativos e alunos, para a montagem de kits de higiene e de limpeza arrecadados. Os produtos foram reunidos por meio do engajamento dos alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais até a 3.ª série do Ensino Médio.

Além de realizar a preparação dos donativos, a equipe de voluntários auxiliou na organização de uma tarde de brincadeiras, contendo cama elástica, pula-cordas, badminton, entre outros jogos.

87 Bom Jesus Social

Natal com fartura

Durante o mês de dezembro, a Unidade fez uma campanha de apadrinhamento entre familiares de alunos do Bom Jesus e crianças atendidas pela APMIF São Rafael, por meio da doação de cestas básicas ou cestas natalinas.

A campanha resultou ao todo em 129 cestas arrecadadas, 48 litros de leite, 16 panetones, 48 quilos de arroz, 12 quilos de feijão e 8 litros de óleo.

APMIF São Rafael: organização, sem fins lucrativos, que atua na promoção de saúde, na proteção dos direitos e do exercício da cidadania de crianças e de adolescentes, bem como as que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Bom Jesus Social
Bom Jesus Social

Bom Jesus Santo Antônio | Rolândia

Páscoa solidária

No mês de março, a Unidade promoveu uma ação para arrecadar chocolates para serem doados a cerca de 200 famílias atendidas pela Organização Missão Restaurar – Casa de Missão Filhos da Luz.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.º de alunos: 432

Gestora: Patrícia Bordim Pinceli

A iniciativa atingiu um total de 90 caixas de chocolates, 35 pacotes contendo bombons, além de chocolates sortidos. Os doces foram entregues em embalagens com cartões de Páscoa, elaborados pelos estudantes do 3.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Na ocasião, os estudantes participaram da entrega de marmitas oferecidas pela Organização Missão Restaurar.

Bom Jesus Social

que alimentam o coração

No mês de junho, a Unidade promoveu uma arrecadação de alimentos em prol da Casa de Missão Filhos da Luz. A iniciativa resultou em cerca de 300 quilos de alimentos, os quais foram entregues à instituição, posteriormente.

Organização Missão Restaurar – Casa de Missão Filhos da Luz: localizada no Jardim Monte Carlo, trata-se de uma instituição filantrópica que presta auxílio a famílias pela via religiosa e social.

Bom Jesus Social

Pedal solidário

Em 2022, o evento 3.º Passeio Solidário – realizado anualmente pela prefeitura para arrecadar mantimentos e outros itens essenciais para doação – obteve ajuda financeira da Unidade, a qual auxiliou na confecção de placas de identificação para as bicicletas dos participantes da corrida.

Com a realização do evento, foram arrecadados 700 litros de leite, 60 mil copos descartáveis, além de 600 pacotes de gelatina em pó. Esses donativos foram entregues a instituições sociais.

Bom Jesus

Natal solidário

Em comemoração ao Natal, a Unidade promoveu uma arrecadação de brinquedos em prol das crianças atendidas pela Instituição. A iniciativa reuniu aproximadamente 300 brinquedos que foram entregues no mês de novembro.

“Eu e minha irmã trouxemos brinquedos para doar. Para mim, doar é um ato importante, pois é certo que toda criança quer receber um presente neste Natal. Seja um brinquedo usado ou novo, para uma criança que realmente não tenha condições de comprar, vai fazer muita diferença.”

Bom Jesus Social
Maria Eduarda M. Nabão, 11 anos – aluna do 5.o ano do Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário | Paranaguá

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 519

Gestora: Monica Krzyzanovski

Adoce um coração

No mês de abril, os alunos da Educação Infantil ao 5.º ano do Ensino Fundamental –

Anos Iniciais participaram de uma campanha com o intuito de arrecadar caixas de chocolates para doar em comemoração à Páscoa.

94

Durante a ação, os alunos foram incentivados a decorar uma sacola, entregue pela Unidade, e a devolvê-la decorada contendo uma caixa de chocolates dentro. A iniciativa de enfeitar as embalagens teve a participação dos familiares dos estudantes, que também doaram muitos chocolates. Ao todo, foram feitas 203 embalagens recheadas com chocolates.

Essa ação beneficiou 162 crianças do CMEI Professora Zuleide Pinto Rosa e, também, 41 idosos abrigados no Asilo São Vicente de Paulo.

CMEI Professora Zuleide Pinto Rosa: fundado em 2004, está localizado na Vila Garcia, em Paranaguá (PR).

Asilo São Vicente de Paulo: fundado em 1959, está localizado no centro de Paranaguá (PR) e, atualmente, atende um total de 41 idosos.

95

Bom Jesus São José | Rio Negro

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

Gestora: Zeliane Maria Virgilio Trisotto

Páscoa solidária

No mês de abril, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, promoveram uma ação de Páscoa em prol de diferentes instituições sociais. Os estudantes arrecadaram caixas de chocolates para serem doadas e, com elas, foram enviados cartões

confeccionados pelos alunos do 1.º ao 5.º ano – com mensagens relacionadas à campanha da fraternidade Fala com Sabedoria, Ensina com Amor

96

Essa ação arrecadou um total de 228 caixas de chocolates, as quais foram entregues em embalagens em comemoração à Páscoa, produzidas por uma professora da Unidade. Por meio dessa iniciativa, foram beneficiadas as seguintes entidades:

Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital Bom Jesus de Rio Negro e Lar Criança Nossa Senhora da Anunciação –Lar da Georgete.

Rede Feminina de Combate ao Câncer: instituição que atende pacientes oncológicos, promovendo acolhimento, informação e orientação em questões relacionadas ao câncer.

Bom Jesus Social
Lar Criança Nossa Senhora da Anunciação – Lar da Georgete. Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Qualidade de vida e humanização da saúde mental

A Unidade promoveu atividades em prol do Centro de Atenção Psicossocial de Rio Negro. Em abril, foi realizada uma semana de ação de graças, oferecendo atividades diversas, como série de alongamentos e atividades recreativas, com o intuito de incentivar a qualidade de vida aos pacientes do local.

Durante o mês de maio, o Caps organizou uma caminhada com a participação de alunos do 8.º ano e de funcionários do Colégio, incentivando a promoção da saúde mental.

Além disso, a psicóloga do Caps ministrou uma palestra aos alunos do Ensino Médio, abordando sobre os cuidados com a saúde mental. Na ocasião, a profissional também compartilhou algumas curiosidades a respeito da rotina de seu trabalho com os frequentadores do local.

Bom Jesus
98

Espalhando sementinhas de amor

Por meio da participação dos alunos, a Unidade promoveu ações em prol do Hospital Bom Jesus de Rio Negro. Em uma delas, os alunos do 4.º ano escreveram mensagens de otimismo e de motivação, as quais foram colocadas em quadros distribuídos nos corredores do hospital, como forma de incentivar os pacientes. Já os alunos do 3.º ano confeccionaram um painel, com palavras, dobraduras e desenhos inspiradores para serem observados por funcionários e pelos familiares que fazem parte da rotina hospitalar. Por fim, os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais arrecadaram doações de alimentos, para favorecer as ações sociais do hospital.

Hospital Bom Jesus: fundado em 1918, no município de Rio Negro. Trata-se de uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, cuja principal atividade é a prestação de assistência médico-hospitalar.

Bom Jesus

Prédio Lamenha Lins | Curitiba

Centro de Estudos e Pesquisas, Editora Bom Jesus, Lace Language Center e outros setores administrativos do Grupo Educacional Bom Jesus.

Campanha Dia das Crianças

No mês de outubro, funcionários administrativos, professores e coordenadores participaram de uma campanha em prol das crianças do CMEI Genoveva Brenner, localizado no município de Colombo.

Nessa ação, foram pendurados 85 cartões em um painel na Unidade contendo as informações de cada criança, como nome, idade e a turma do aluno. Por meio dessas informações, cada funcionário pôde escolher um cartão e, então, comprar um brinquedo para presentear a criança escolhida. Os brinquedos foram entregues no dia 13 de outubro para a diretora do CMEI –data em que foram realizadas atividades recreativas com as crianças.

100
Bom Jesus Social
CMEI Genoveva Brenner: localizado no bairro Jardim Carvalho, no município de Colombo (PR).

Santa Catarina

Bom Jesus Aurora | Caçador

Ação de Páscoa

Essa ação contou com a participação dos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

No mês de abril, durante as aulas, os alunos confeccionaram cartões de Páscoa para incluir nos kits, com doces e chocolates, que estavam sendo arrecadados para doação.

Ao todo, foram montados 200 kits de doces. Os donativos foram entregues à Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete.

Educação Infantil, Ensino

Fundamental e Ensino Médio –desde 2007

N.º de alunos: 457

Gestor: Cristiani R. B. Subtil

Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete: fundada em 1982, a instituição oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental –Anos Iniciais.

Bom Jesus Coração de Jesus |

Florianópolis

Campanha de donativos

A equipe pedagógica da Unidade realizou uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis com o objetivo de auxiliar algumas instituições sociais da região. Essa arrecadação teve ampla participação dos alunos da Unidade, pois para eles realizarem a inscrição nas Olimpíadas Bom Jesus 2022 tinham que efetuar a doação de dois quilos de alimentos.

A iniciativa resultou em mais de uma tonelada de alimentos, beneficiando aproximadamente 700 pessoas.

104 Bom Jesus Social

A seguir, confira as instituições beneficiadas:

• Casa de Acolhimento Semente Viva;

• Associação Lar Recanto do Carinho;

• Creche Mont Serrat;

• Centro de Integração Familiar (Ceifa);

Atitude solidária em dia

No mês de junho, a Unidade promoveu a ação Atitude Solidária por meio da arrecadação de tampinhas de garrafas PET em prol da ONG Ecopet. O material é amplamente utilizado na reciclagem, sendo um dos mais valorizados no processo. As doações foram vendidas pela ONG e o valor adquirido revertido em castrações de animais.

• Casa São José;

• Asilo Irmão Joaquim;

• Casa Lar Luz do Caminho.

Bom Jesus Santo Antônio | Blumenau

Voluntariado Bom Jesus

Durante o ano de 2022, a Unidade promoveu ações em prol da Casa de Acolhida São Felipe Neri.

Os alunos da 1.ª série do Ensino Médio promoveram aulas de reforço para auxiliar às crianças da Casa nas disciplinas de Matemática, de Língua Portuguesa e de História, e, também, proporcionaram momentos de confraternização durante eventos, como Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal. Todas as atividades foram elaboradas na Casa de Acolhida, por intermédio da iniciativa voluntária dos discentes do Bom Jesus, que foram até o local por meio de transporte da Instituição.

Educação

Infantil, Ensino

Fundamental

e Ensino Médio – desde 1999

N.º de alunos: 2 082

Gestor: Glauco Inocêncio Foltran

“O voluntariado dos jovens estudantes quer proporcionar uma maneira diferente de pensar a vida, buscando identificar os valores humanos, éticos e franciscanos, compartilhando alguns momentos de solidariedade à realidade de crianças carentes; esse envolvimento de nossos jovens tem transformado a maneira de ser e de pensar da sociedade em que vivem, orientando um olhar diferente diante dos estudos e projeto de vida.”

Casa de Acolhida São Felipe Neri: localizada no bairro Velha Grande, em Blumenau (SC), a instituição atende crianças de 5 a 14 anos no contraturno escolar.

Bom Jesus Social
Marcos Sidney Pereira – professor do Colégio Bom Jesus Santo Antônio

Bom Jesus Itajaí

Lacre solidário

No mês de setembro, a Unidade promoveu uma ação para incentivar a arrecadação de lacres de alumínio, os quais podem ser revertidos para a compra de cadeiras de rodas. Os lacres arrecadados foram inseridos em um totem localizado na Unidade e, posteriormente, foram entregues à Fundação Fritz Müller.

instituição que atua no desenvolvimento de pessoas e de organizações, fica localizada no bairro Itoupava Seca, no município de

Criança mais feliz

Em 2022, por meio da participação dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a Unidade trabalhou em prol do Lar da Criança Feliz.

Dessa forma, em diversas oportunidades, foram arrecadadas roupas, alimentos, brinquedos, além de outros donativos que auxiliaram nas demandas da instituição. Na ocasião, também foram realizadas atividades que beneficiaram as crianças do Lar.

Associação Lar da Criança Feliz: fundada em 1989, a instituição trabalha com o acolhimento de crianças afastadas do convívio familiar em

Social
Bom Jesus Social

Bom Jesus Diocesano | Lages

Abertura do Bom Jesus Social e ação solidária literária

No mês de março, a Unidade motivou os estudantes a promoverem uma arrecadação de livros literários em prol da Escola Municipal Professora Otilia Ulyssea Ungaretti. O encerramento das doações foi finalizado com uma Missa Penitencial. A mobilização dos estudantes resultou em um total de 433 livros arrecadados, os quais foram entregues a um professor do Bom Jesus, que ficou responsável por encaminhá-los à escola beneficiada.

Escola Municipal Professora Otilia Ulyssea Ungaretti: localizada no município de Cerro Negro (SC), a instituição está situada na região de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Serra Catarinense.

Atividade de Páscoa

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1999

N.º de alunos: 845

Gestor: Marcio Batista de Souza

No dia 8 de abril, os alunos do 9.º ano e, também, do Ensino Médio promoveram um momento de confraternização no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. Na ocasião, os estudantes levaram pratos de doces e salgados e aproveitaram o momento para realizar atividades e dinâmicas de coordenação motora entre os atendidos pela instituição.

110 Bom Jesus Social

Festa de São João e a solidariedade na escola

Em parceria com o Projeto Virtudes e Atitudes, durante o período de festa junina, a Unidade promoveu uma arrecadação de alimentos em prol do Centro Social Santo Antônio.

O evento contou com o engajamento de toda a comunidade escolar, beneficiando 200 pessoas.

Festa de São João “Arraiá Comunitário”

A Unidade promoveu uma confraternização com pessoas atendidas pelo CRAS V do município. O encontro contou com lanches e dinâmicas de grupos promovidas por alunos do Ensino Médio. A atividade foi monitorada por um docente do Colégio e beneficiou 50 pessoas.

111 Bom Jesus Social

Leitura solidária

Com o auxílio dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a Unidade realizou uma campanha de arrecadação de livros literários em prol da Escola Municipal de Educação Básica Hermínio Pinheiro Júnior e, também, do CEIM Cacilda Altomar.

Essa campanha deu continuidade ao projeto realizado em 2021, no qual foi realizado a montagem do acervo das bibliotecas dessas instituições. E em 2022 a doação foi para aumentar o número de exemplares das bibliotecas.

Doação de ração

Durante o evento de Benção dos Animais, celebrado durante o Tempo Franciscano, a Unidade promoveu uma arrecadação de ração em prol da ONG Adote Lages.

A ação resultou em um total de 227 quilos de ração.

112 Bom Jesus Social

Saúde feminina

A Unidade, com o auxílio das alunas do 7.º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, arrecadou produtos de higiene pessoal em prol do CAIC Nossa Senhora dos Prazeres, localizado no município de Lages. A ação reuniu um total de 239 itens, os quais foram entregues para as adolescentes matriculadas na instituição.

Bom Jesus Divina Providência | Jaraguá do Sul

Tampinhas do bem

A Unidade promoveu uma arrecadação de tampinhas de garrafas PET em prol da Ação Solidária Adventista (ASA). A ação arrecadou um total de 120 quilos de tampas plásticas, as quais foram vendidas com a finalidade de comprar insumos para a produção de fraldas geriátricas. As fraldas são feitas a partir de mão de obra voluntária e doadas para a comunidade.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.º de alunos: 831

Gestora: Simone K. Müller

Durante o ano, a Unidade se empenhou em auxiliar crianças e adolescentes atendidos pela Apae. Por meio de conversas com os responsáveis pela instituição, toda a comunidade escolar se preparou para auxiliar em algumas demandas.

Bom Jesus Social

“Gostaria de agradecer imensamente a iniciativa do Colégio de arrecadarem as tampinhas de plástico, nós fazemos a venda e o valor arrecadado é somado a outras doações para a compra de insumos para a fabricação de fraldas geriátricas. Esse projeto, mantido totalmente com ações voluntárias, com a ajuda da comunidade, oferece mais que fraldas, proporciona dignidade e higiene aos usuários e seus cuidadores. Temos muito a agradecer.”

Ração solidária

Em celebração ao Tempo Franciscano, em setembro, a Unidade recebeu a visita das administradoras da ONG Gang dos Patinhas. Na ocasião, as convidadas falaram sobre a importância das doações recebidas nessas organizações. A partir dessa visita, os estudantes se engajaram para arrecadar ração em prol dos animais atendidos pela ONG. A ação resultou em um total de 80 quilos de donativos, auxiliando um total de 36 cães.

Maria Luzia Gardenal – coordenadora do projeto Fralda Solidária

Amor que alimenta o coração

A Unidade promoveu uma arrecadação de alimentos que contou com o engajamento dos alunos na divulgação e organização da campanha.

A iniciativa culminou em um total de 440 quilos de donativos, os quais foram devidamente contabilizados e armazenados pelos estudantes.

Bom Jesus Pedra Branca | Palhoça

Educação Infantil e Ensino Fundamental –desde 2018

N.º de alunos: 788

Gestora: Lucinéia Mianis de Carvalho

Acolher de coração

Os alunos do Terceirão realizaram duas atividades distintas, com intuito de promover a solidariedade e a alegria para os idosos do Residencial Nossa Senhora da Conceição.

No mês de abril, foram doados cerca de 24 pacotes de fraldas e alguns itens de higiene pessoal. E, no mês de julho, os alunos organizaram uma festa julina para os idosos do Residencial, proporcionando muita diversão e guloseimas; além de arrecadarem 100 quilos de alimentos não perecíveis.

Residencial Nossa Senhora da Conceição: localizada no bairro Caminho Novo, em Palhoça (SC), é uma casa de repouso para idosos.

116

Bom Jesus São José |

São Bento do Sul

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino

Médio – desde 2005

N.º de alunos: 291

Gestora: Cristiane de Souza G. Litzinger

Páscoa solidária

Os alunos do 8.º ano da Unidade realizaram uma campanha de arrecadação de materiais escolares, orientados pela professora Bruna Huttl. O material arrecadado foi doado aos 197 alunos do Centro de Educação Infantil Abelhinha Feliz, e, ainda, contou com a entrega de bombons, contribuindo para uma Páscoa mais doce a essas crianças.

Centro de Educação Infantil Abelhinha Feliz: localizado no bairro Centenário, em São Bento do Sul (SC).

117 Bom Jesus Social

Amor e alegria que alimentam o coração

No mês de junho, funcionários, alunos e professores organizaram uma ação para arrecadar alimentos não perecíveis, durante a realização dos jogos escolares.

Cerca de 140 quilos de alimentos foram doados à Paróquia Puríssimo Coração de Maria, os quais foram distribuídos para aproximadamente 100 famílias em vulnerabilidade social.

Paróquia Puríssimo Coração de Maria: localizada no Centro, a Igreja Matriz foi inaugurada em 1901 e, atualmente, congrega as comunidades Divino Espírito Santo, do bairro Progresso; Nossa Senhora Aparecida, do Bairro 25 de julho; Nossa Senhora de Nazaré e Santo Antônio, do bairro Vila São Paulo; São João Batista, do bairro Bela Aliança; São Paulo Apóstolo, do bairro Centenário e Nossa Senhora da Rosa Mística, do bairro Estrada Rio Negro.

Tampinhas da Theodora

Durante os jogos escolares internos, os alunos do 5.º ao 8.º ano realizaram uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas, que foram enviadas para o projeto social Tampinhas da Theodora – a renda obtida pela instituição é destinada aos cuidados de animais abandonados na região.

Tampinhas da Theodora: projeto social que auxilia na castração, na vacinação, na vermifugação e nos cuidados gerais de animais abandonados.

Bom Jesus Social

Mães acolhem mães

Com o auxílio da comunidade escolar, alunos da Unidade produziram bolachas de melado e cartões, em comemoração ao Dia das Mães, para presentear as mães dos alunos da Escola Especial Girassol Apae.

Cerca de 183 pessoas foram agraciadas com os doces e com as mensagens escritas pelos alunos do Bom Jesus.

Escola Especial Girassol Apae: Amigos Excepcionais (Apae).

Social

Doe amor, doe ração

No mês de outubro, a comunidade escolar se uniu com a Paróquia Puríssimo Coração de Maria para arrecadar pacotes de ração para cães e gatos abandonados.

Todo alimento arrecadado, durante a ação, foi entregue à Associação Protetora de Animais de São Bento do Sul.

Associação Protetora de Animais de São Bento do Sul: instituição responsável por promover ações que visam o bem-estar animal.

Rio Grande do Sul

Bom Jesus Joana d’Arc | Rio Grande

Uma Páscoa se faz com amor

Crianças e adolescentes da Associação de Moradores do Bairro

Atlântico Sul (Ambas) foram agraciadas com a entrega de cestas de Páscoa, arrecadadas pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus, em um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino

Médio – desde 2009

N.º de alunos: 640

Gestor: Rodrigo Gularte Lovato

Bom Jesus Social

Campanha da Fraternidade: Pobreza Menstrual em Números

Inspirados na Campanha da Fraternidade: Pobreza Menstrual em Números, alunos e professores realizaram uma ação para arrecadar absorventes descartáveis, os quais, posteriormente, foram distribuídos ao Conselho da Comunidade na Execução Criminal e à Associação de Moradores do Bairro Atlântico Sul (Ambas).

Comunidade na Execução Criminal: instituição responsável por envolver a sociedade na execução penal, dar assistência aos detentos, egressos e seus familiares, bem como auxiliar o Poder Judiciário e Ministério Público na execução e fiscalização das penas condenatórias.

Associação de Moradores do Bairro Atlântico Sul (Ambas): instituição que atende famílias em situação de vulnerabilidade social.

122 Social

Feras aliados ao Bom Jesus Social

Durante o mês de junho, os alunos do Terceirão da Unidade aproveitaram o Dia Temático “Pijamas” para promover arrecadação de agasalhos em prol de pessoas carentes. Vestidos com pijamas e robes, os estudantes visitaram todas as turmas da Unidade para divulgar a campanha. A iniciativa culminou em um total de 710 peças de agasalhos, que foram entregues à Mitra Diocesana, entidade que realizou à distribuição dos donativos para a comunidade carente.

Mitra Diocesana: instituição religiosa.

Jogos internos

No mês de julho, os alunos do 6.º ao 8.º ano, com ajuda de professores e coordenadores, organizaram uma campanha de arrecadação durante a realização dos jogos internos escolares. Nessa ação, itens de higiene pessoal e caixas de leite foram arrecadados e entregues, posteriormente, ao Lar da Criança Raio de Luz.

Lar da Criança Raio de Luz: instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Bom Jesus Social
123

Bichinhos de pelúcia

Inspirados pelo amor que Francisco de Assis tinha pelos animais e pelo próximo, a comunidade escolar se uniu em duas campanhas: a primeira foi a arrecadação e doação de bichinhos de pelúcias; e a segunda, de livros.

Os itens arrecadados nas campanhas foram encaminhados para a Escola Municipal Ramiz Galvão.

Escola Municipal Ramiz Galvão: a instituição oferece Educação Especial e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais.

124 Bom Jesus Social

Jogos Interséries e Amorografia

Durante a realização dos Jogos Interséries, os alunos do 9.º ano ao Ensino Médio promoveram uma campanha para arrecadação de cobertores. Cerca de 80 cobertores foram entregues à organização Pacto pela Vida nos meses de junho a julho, beneficiando aproximadamente 50 famílias.

Bom Jesus Social
Pacto pela Vida: organização composta de vários setores da sociedade do município de Rio Grande (RS), a qual atende a população na luta contra a fome e o frio.

de solidariedade e Amorografia

Durante os jogos escolares, alunos do 6.º ao 8.º ano arrecadaram cerca de 80 pacotes de fraldas geriátricas, 35 litros de leite desnatado e 297 produtos de higiene pessoal que foram doados ao Asylo do Rio Grande – Morada das Flores Residência Assistida.

Asylo do Rio Grande – Morada das Flores Residência Assistida: instituição que abriga e presta serviço assistencial para pessoas da terceira idade.

Bom Jesus

Nossa Senhora Aparecida | Venâncio Aires

Solidariedade é o amor em movimento

Durante o ano, a Unidade desenvolveu diversas ações em prol da Escola Estadual de Ensino Médio Crescer. A seguir, confira algumas delas:

• Durante o período de Páscoa, os alunos da Unidade e toda comunidade escolar arrecadaram chocolates e confeccionaram cestinhas para doação. As doações arrecadadas foram entregues à vice-diretora da instituição.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e

Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 393

Gestora: Inês Bernadete Oliveira Schwertner

127 Bom Jesus Social

No decorrer do Festival Cultural Esportivo e Jogos Internos, os estudantes da Unidade foram desafiados a arrecadar o maior número possível de vidros de conserva. Ao fim do desafio, 4 270 potes de vidro foram arrecadados e, posteriormente, encaminhados à Escola Estadual de Ensino Médio Crescer. O material foi vendido e por meio do dinheiro arrecadado a entidade pode proporcionar aos alunos uma tarde na Onça Pintada Casa de Festas. s meses de setembro e outubro – período em que é celebrado o Festival da Primavera –, as turmas do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais arrecadaram latas e lacres de alumínio. A ação resultou em um total de 90 quilos do material, que também foram doados à Escola e posteriormente vendidos.

• Com o intuito de promover a integração entre os alunos de ambas as instituições, a área das Linguagens do Ensino Fundamental – Anos Finais e a turma do 7.º ano da Unidade foram até a Escola Crescer praticar uma atividade denominada “Integração da Solidariedade”. Na ocasião, os alunos Bom Jesus promoveram atividades com alunos do 6.º ano. Durante o encontro foi falado a respeito da “Amorografia”. Também foram promovidos jogos, questões e charadas do idioma inglês, além de um lanche coletivo. Ao fim do evento, a equipe campeã foi premiada com medalhas.

Bom Jesus Social

Bom Jesus Rainha da Paz | Lagoa Vermelha

Doação de alimentos

Em preparação para a Páscoa, a comunidade escolar se reuniu com as crianças e com os adolescentes da Sociedade Assistencial de Meninos e Meninas de Lagoa Vermelha (Sammlave) em diversas atividades, como na abertura do Projeto Virtudes e Atitudes, o qual contou com a participação de freis da Paróquia Santo Antônio que realizaram uma celebração para abençoar os presentes doados. Além disso, também foram entregues alimentos e demais materiais de higiene e de limpeza à instituição.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2010

N.º de alunos: 393

Gestora: Marley Oliveira Iglesias Braghirolli

Doar de coração

No decorrer da pandemia, a Unidade arrecadou alguns materiais escolares para doação, e, em 2022, essas doações puderam ser entregues à Sammlave. As mochilas arrecadadas pela Unidade foram distribuídas e os alunos do 7.º ano também entregaram outros materiais escolares com uma carta destinada à cada criança. No total, mais de 200 materiais escolares foram entregues à instituição, beneficiando alunos e professores.

Sociedade Assistencial de Meninos e Meninas de Lagoa Vermelha (Sammlave): casa de abrigo que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Bom Jesus São José | Vacaria

Autorretrato da fraternidade

No mês de março, a supervisora e alguns alunos da Escola

Municipal de Ensino Fundamental Romeu Antônio Biazus foram recebidos no salão nobre do Colégio para apresentarem um vídeo contando um pouco da história da escola. Na ocasião, também receberam doações de cerca de 40

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 577

Gestora: Clair Eva Coloniezzi Erthal

131
Bom Jesus Social

Construir juntos, vale mais

Alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais com seus professores e a direção do Colégio organizaram uma ação coletiva em prol da Escola Municipal de Ensino Fundamental Romeu Antônio Biazus. Ao longo do ano, várias ações foram realizadas, como arrecadação de diversos itens para a biblioteca, fantoches, brinquedos e livros.

Na data da entrega dos itens arrecadados, foram realizadas algumas atividades de interação, como brincadeiras, contação de histórias e teatro com fantoches.

Bom Jesus Social
oferece Ensino Infantil e Ensino

os filhos dos imigrantes atendidos pela casa, como parte do projeto Educar Não É Um Ato Isolado.

Aquecer o corpo e o coração

Com a chegada do inverno, os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio se uniram em uma bela campanha de arrecadação de roupas, de agasalhos e de outros itens para a Casa da Fraternidade Fratelli Tutti. Ao todo, cerca de 480 itens foram entregues no mês de maio à instituição.

133 Bom Jesus Social

Dignidade humana

Imbuídos por um espírito de solidariedade e dignidade social, alunos e professores da Unidade realizaram a doação de mais de 300 quilos de alimentos diversos, beneficiando os acolhidos na Casa da Fraternidade Fratelli Tutti.

Casa da Fraternidade Fratelli Tutti: espaço de articulação e de integração da ação social na Diocese de Vacaria.

Festa junina solidária

Lar São Judas

Tadeu: instituição que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, garantindo o convívio e fortalecimento de vínculos, além de viabilizar atividades de socialização.

Casa de Apoio Sol

Nascente: instituição que atende e abriga pessoas que vivem ou convivem com HIV.

No mês de junho, a comunidade escolar reuniu pais, alunos e funcionários para celebrar a Festa Junina tradicional do Bom Jesus. Na ocasião foram arrecadados 1 120 quilos de alimentos que foram doados ao Lar São Judas Tadeu e à Casa de Apoio Sol Nascente.

134 Bom Jesus Social

A prática da fraternidade franciscana, com animais ou com homens, está baseada no desejo de construir a harmonia universal. Francisco era um peregrino da paz. Por onde passava, defendia o perdão como a melhor forma de desarmar os espíritos.

135 Bom Jesus Social

Bom Jesus São Miguel | Arroio do Meio

Páscoa solidária

Para celebrar a Páscoa dos funcionários do Hospital São

José, a Unidade promoveu uma arrecadação de bombons entre toda a comunidade escolar. Os chocolates foram entregues no dia 13 de junho, com embalagens e cartões confeccionados pelos próprios estudantes.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –desde 2009

N.º de alunos: 283

Social

Valorização da vida

Durante os meses de março, abril e maio, a comunidade escolar realizou diversas ações solidárias beneficiando o Hospital São José. Por meio da campanha, foram entregues cartões com bombons e materiais de higiene pessoal às pessoas internadas no hospital e doação de roupas aos recém-nascidos.

“Só podemos manifestar nosso reconhecimento e gratidão a todos do Colégio pela iniciativa e por fazerem parte do nosso Cuidado Amoroso à Vida! Obrigada!”

Janete Brod – nutricionista do Hospital São José

Hospital São José: fundado em 19 de março de 1950, com apoio da comunidade de Arroio do Meio (RS), o hospital integra a Rede de Saúde Divina Providência, formada também pelos hospitais Divina Providência e Independência (em Porto Alegre), Santa Isabel (em Progresso) e Hospital Estrela (em Estrela). A instituição possui natureza filantrópica e atende a população de 161 municípios do Vale do Taquari e de regiões próximas.

Bom Jesus Social

Outubro Rosa

No mês de conscientização da prevenção do câncer de mama, alunos do 3.º e 6.º ano do Ensino Fundamental se uniram para realizar ações de conscientização à comunidade escolar a respeito da importância do Outubro Rosa. Na ocasião, eles distribuíram fitilhos rosas, lacinhos, para serem usados nos crachás e, também, explicaram sobre a importância da prevenção à doença.

138 Bom Jesus Social

Bom Jesus Sévigné | Porto Alegre

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 485

Gestora: Jaqueline Braz de Lima

Voluntariado Bom Jesus Sévigné

Durante o ano, a Unidade promoveu diversas ações em prol da Casa de Apoio Madre Ana. As atividades deram continuidade à parceria estabelecida em 2021 e incluíram novos eventos, como hora do conto on-line, oficina de bolo de pote, sessão de cinema e teatro de fantoches. Todos os encontros contaram com a par-

Casa de Apoio Madre

Ana: fundada em 2016, a instituição acolhe pacientes pediátricos e adultos que estão fazendo tratamento contra o câncer. Os hóspedes recebem moradia, alimentação, material de higiene, atendimento social e conforto espiritual sem nenhum custo.

Bom Jesus

São Paulo

Bom Jesus Externato | Pindamonhangaba carteiras e cadeiras

No mês de julho foi realizada a entrega de cadeiras e de carteiras para a Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba – Projeto Jataí, por meio de um grupo de funcionários da Unidade. A troca de carteiras e cadeiras foi destinada ao espaço pedagógico do Projeto Vida Melhor (Provim).

Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba – Projeto Jataí: realiza ações sociais de cidadania e de inclusão de crianças e adolescentes.

Ajuda bucal

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2012

N.º de alunos: 309

Gestora: Alessandra Padilha Cesar Openheimer da Silva

Alunos, professores e funcionários do Colégio Bom Jesus, em benefício dos estudantes da modalidade de ensino EJA da Escola Estadual Professora Isis Castro de Mello Cesar, arrecadaram itens básicos de higiene bucal, bem como indicaram lugares em que realizam serviços odontológicos gratuitos para a comunidade.

Escola Estadual Professora Isis Castro de Mello Cesar: escola pública estadual, localizada no bairro Conjunto Habitacional dos Ipes I, em Pindamonhangaba (SP).

Bom Jesus Social

Projeto amigos do cão e cia

Como parte das aulas de Ensino Religioso, os alunos do 5.º ano da Unidade propuseram uma campanha de arrecadação de ração para cães e gatos. O quantitativo arrecadado foi doado em benefício dos animais abrigados no Centro de Proteção e Atendimento aos animais (Cepatas).

Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (Cepatas): oferece atendimento especializado e bem estruturado para animais abandonados.

Campanha do agasalho

Nos meses de maio e junho, a comunidade escolar do Bom Jesus se movimentou em uma grande corrente do bem para arrecadação de roupas, de agasalhos e de cobertores, os quais foram doados para o Lar São Judas Tadeu. Foram entregues cerca de 500 peças para a instituição, beneficiando um total de 180 jovens e crianças.

141 Bom Jesus Social

de sabonetes líquidos, que também foram doados à institui-

Festa junina solidária

No mês junino, a comunidade escolar reuniu pais, alunos e funcionários para celebrar a Festa Junina tradicional do Bom Jesus. Durante a celebração, foram arrecadados 1 alimentos, posteriormente doados ao Lar São Judas Tadeu e à Casa de Apoio Sol Nascente.

Casa de Apoio Sol Nascente: a instituição atende e abriga pessoas com HIV.

Cuidado com os dentes

O Lar São Judas Tadeu recebeu, no mês de outubro, o Dia D, oportunizando a visita de um dentista para abordar a importância de uma boa higiene bucal. Durante o evento, foram distribuídos às crianças e adolescentes kits creme dental, fornecidos como parte do projeto realizado pelos alunos do Nível D do Colégio Bom Jesus.

Lar São Judas Tadeu: a instituição atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, garantindo o convívio e o fortalecimento de vínculos, além de viabilizar atividades de socialização.

Habilidades sociais

De maio a outubro, professores do Bom Jesus se empe nharam no Programa de Desenvolvimento de Habilidades

Sociais (PDHS), cujo objetivo é trabalhar as atividades socioemocionais e sanar as defasagens de aprendizado agravadas pela pandemia da covid-19.

O programa foi realizado com os alunos do 6.º ano da Escola

Estadual Dirce Aparecida Pereira Marcondes.

Amigos do Natal

No período natalino, os alunos do 5.º ano do Ensino

Fundamental – Anos Iniciais aprenderam e vivenciaram o amor ao próximo nas aulas de Ensino

Religioso, convidando a comunidade escolar para uma ação social de arrecadação de brinquedos, os quais foram doados às crianças do Lar São Judas Tadeu.

Lar São Judas Tadeu: instituição que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, garantindo o convívio e o fortalecimento de vínculos, além de viabilizar atividades de socialização.

145

Bom Jesus Itatiba

Mulheres extraordinárias

Com intuito de tornar o Dia Internacional da Mulher ainda mais significativo, a comunidade escolar da Unidade se uniu para realizar um projeto multidisciplinar envolvendo inúmeras questões para deixar as mulheres mais bem informadas, como emancipação, igualdade de direitos, empreendedorismo feminino e toda importância do papel da mulher na sociedade.

Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2004

N.º de alunos: 216

Gestora: Rita de Cássia Silva

Além disso, também foram feitas doações de fraldas, de absorventes e de lenços umedecidos para o Fundo Social de Solidariedade de Itatiba.

Fundo Social de Solidariedade de Itatiba: órgão do setor público, vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Itatiba, que tem como objetivo desenvolver a mobilização da comunidade, realizando campanhas, parcerias e eventos, e, assim, oferecer uma qualidade de vida melhor para a população de Itatiba (SP). Todas as doações arrecadadas – durante eventos, campanhas e ações – são posteriormente distribuídas para entidades assistenciais da região.

146

Conexão social 2022

No primeiro semestre de 2022, professores e alunos participaram de diversas atividades pedagógicas com intuito de estimular maior participação dos estudantes em atividades escolares.

Além de gincanas e de competições, houve a arrecadação de alimentos, de produtos de limpeza e de itens de higiene pessoal, como fraldas e absorventes higiênicos. Os donativos foram encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, à instituição Irmãos de Rua, Nossos Irmãos, à Casa de Acolhimento à Mulher e, também, à Casa Rosa.

Bom Jesus Social

Projeto ritmos

Em junho, professores, funcionários e alunos do Ensino Médio se envolveram em um projeto de criações coreográficas com o intuito de conscientizar a todos sobre o papel da mulher no cenário musical ao longo dos anos e a importância da escola como espaço de formação humana.

Para apreciar as apresentações, era solicitado a doação de dois litros de leite como ingresso. Todos os donativos arrecadados foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Itatiba e à instituição Irmãos de Rua, Nossos Irmãos.

Fundo de Solidariedade de Itatiba: a instituição direciona todas as doações recebidas para entidades assistenciais de Itatiba, atuantes nas mais diversas áreas. Irmãos de Rua, Nossos Irmãos: abrigo institucional para pessoas em risco ou situação de rua.

Bom Jesus São José | São Bernardo do Campo

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.º de alunos: 308

Gestor: Maria do Carmo Fogaça dos Santos

Associação Belenzinho de Assistência Social (Abas): promove assistência social, cultural e educacional gratuita, básica e suplementar, além de auxiliar no desenvolvimento econômico, social e no enfrentamento à vulnerabilidade.

Bom Jesus Social

SOS Petrópolis

Em parceria com a USF, a Unidade realizou nos meses de fevereiro e março uma campanha de arrecadação de roupas, de cobertores e de enxovais de cama, mesa e banho. Os itens arrecadados foram doados em benefício de centenas de pessoas atingidas pelo forte temporal na cidade de Petrópolis.

Bom Jesus

Doação de sangue

Inspirados pelas aulas de Ensino Religioso, os alunos da Unidade fizeram uma campanha de valorização da vida, conscientizando e incentivando a importância da doação de sangue no Hemocentro de São Bernardo. Em 13 de setembro, houve uma visita ao Hemocentro reforçando a campanha.

151
Hemocentro Regional São Bernardo do Campo (Colsan): abastece mais de 150 hospitais da região.

Doação de bens duráveis

No mês de julho, durante a troca de mobiliário e organização da Unidade São José, móveis foram doados para o Bazar Beneficente Asimd – local em que são vendidas as doações recebidas.

Festival de Primavera

Assistência Social Irmã

Maria Dolores (Asimd): instituição assistencial, sem fins lucrativos, que realiza ações socioeducativas.

Alunos do 1.º ao 5.º ano participaram da arrecadação de materiais de higiene, como escovas de dente, shampoos, cremes dentais, sabonetes, fraldas geriátricas, entre outros, durante o Festival de Primavera. As doações foram em benefício do Asilo São

Vicente de Paulo.

Asilo São Vicente de Paulo: instituição de longa permanência para idosos, a qual tem como diretriz o princípio da caridade.

152 Bom Jesus Social

Festa junina solidária

A Festa Junina do Colégio Bom Jesus foi uma oportunidade incrível de fazer o bem a todos os assistidos pela Casa das Crianças Menino Jesus. Toda a verba arrecadada nas barracas de guloseimas foi revertida para essa instituição.

Casa das Crianças Menino Jesus: atende crianças e adolescentes carentes, acometidos de câncer, de problemas renais, cardíacos e de paralisia cerebral.

153 Bom Jesus Social

Bom Jesus Vicente Pallotti | São Paulo

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.º de alunos: 405

Gestora: Regina Maria de Guido

Páscoa solidária

Para alegrar a Páscoa das crianças moradoras na Vila Aricanduva, bem como da Creche

Raio de Sol, a Unidade promoveu uma arrecadação de caixas de chocolates. A iniciativa resultou em 200 caixas de chocolates, as quais foram entregues em embalagens personalizadas confeccionadas pelos alunos do Bom Jesus.

Social
155

Caixa da felicidade

Por meio da participação dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e, também, do Ensino Médio, foram entregues presentes com cartas escritas pelos estudantes às idosas que residem no Lar das Mãezinhas. A atividade manteve os laços que foram feitos anteriormente pela Unidade, mas que acabaram não sendo entregues devido à pandemia. Ao todo, os alunos confeccionaram 40 lembranças, as quais foram cuidadosamente embaladas e entregues no mês de maio.

Lar das Mãezinhas: entidade filantrópica fundada em 1982, a qual fornece atendimento médico, odontológico, psicológico, entre outros, para idosas. Atualmente, a instituição acolhe 40 mulheres idosas.

Bom Jesus Social

Novelos de lã

A Unidade arrecadou sobras de novelos de lã e doou à Paróquia Bom Jesus de Cangaíba. Os fios doados foram utilizados para a confecção de mantas de lã, as quais foram entregues para aquecer as pessoas que vivem em abrigos.

Bom Jesus Social

Produzindo papel e sabão caseiro

Os alunos da 2.ª série do Ensino Médio da Unidade participaram da produção de papéis reciclados e, também, aprenderam a confeccionar sabão em barra, utilizando óleo de cozinha usado. Os materiais foram produzidos no laboratório de Química do Colégio, e os alunos contaram com a supervisão de uma professora. A ação, além de promover a redução no impacto ambiental, auxiliou os moradores da comunidade Vila Aricanduva, os quais receberam a doação dos produtos confeccionados.

158

Festa junina solidária

Durante a festa junina da Unidade, foi promovida uma arrecadação de alimentos em prol do povo indígena Tekoa Itawera – Aldeia da Pedra Reluzente. A ação resultou em um total de 200 quilos de alimentos que foram entregues diretamente na aldeia.

Ecopatas

Durante o período de realização dos jogos internos da Unidade, foi realizado um desafio, a arrecadação de tampas plásticas e de lacres de alumínio. Além de auxiliar na preservação do meio ambiente, o material pode ser vendido e utilizado para a castração de animais abandonados. A ação resultou em um total de 400 quilos de materiais que foram entregues para a ONG Ecopatas.

Ecopatas: localizada no bairro Cangaíba, no município de São Paulo, trata-se de uma ONG que, por meio de doações de tampas plásticas e de lacres de alumínio, promove a castração de animais em situação de abandono.

159 Bom Jesus Social

Alunos da Unidade angariaram recursos para promover um dia de convivência social com os estudantes da Instituição Santa Miriam. A ação contou com a produção de pães caseiros fabricados pelos próprios discentes e por funcionários do Colégio. A atividade foi amplamente aprovada pelas crianças da instituição, as quais puderam desfrutar de café da manhã, almoço e café da tarde. O encontro também contou com diversas atividades, como pinturas e dobraduras.

Bom Jesus Social

Doação solidária de alimentos

Durante o mês de novembro, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para auxiliar pessoas em situação de rua e em situação de insegurança alimentar grave. Assim sendo, foram realizadas atividades voltadas à divulgação da campanha. Os donativos arrecadados foram utilizados na produção de cestas básicas e posteriormente entregues ao Serviço Social Franciscano (Sefras), instituição que promoveu a distribuição das cestas.

Bom Jesus Social

Livros no Natal

A Unidade promoveu uma arrecadação de livros, novos ou usados, em bom estado, para serem doados ao Hospital A. C. Camargo

Center. A iniciativa reuniu um total de 120 exemplares, que foram doados aos pacientes do hospital.

A. C. Camargo Center: hospital oncológico especializado no diagnóstico, tratamento e pesquisa de câncer em seres humanos.

Rio de Janeiro

Bom Jesus Canarinhos | Petrópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1998

N.º de alunos: 676

Gestor: Anderson Stumpf

SOS Petrópolis

A Unidade se mobilizou para trabalhar em prol das vítimas atingidas pelas fortes chuvas ocorridas no município. Assim sendo, durante o ano, toda a comunidade escolar, em conjunto com os frades da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, promoveu arrecadações de roupas, de mantimentos, de produtos de limpeza, de produtos de higiene pessoal, de roupas de cama, entre outros itens. Os estudantes também auxiliaram na distribuição e no armazenamento dos alimentos arrecadados.

163 Bom Jesus Social

Ler é uma festa

A Unidade promoveu uma arrecadação de livros para montar uma pequena biblioteca para as crianças da Associação Espaço

Educativo São Charbel. A iniciativa culminou em um total de 343 livros, os quais foram entregues pelos alunos do Ensino Médio do Bom Jesus.

[...] A expressão de alegria e interesse das nossas crianças ao receberem os livros confirma a grandeza dessa ação. Sem contar o exemplo e a experiência que os alunos do Bom Jesus Canarinhos adquirem se doando diante de uma realidade de

Carmem Lucia Gonçalves da Silva – responsável pela Associação Espaço Educativo São Charbel

fundada em 1987, atende 165 crianças e jovens, no período contraturno, pertencentes ao Morro dos Anjos, no bairro Caxambu. Dentre as atividades desenvolvidas pela instituição, podemos destacar recreações, fornecimento de uma alimentação saudável, reforço escolar,

Bom Jesus

Bom Jesus Menino Jesus | Petrópolis

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 2016

N.º de alunos: 782

Gestora: Andrea Bade Fecher

Ação emergencial: tragédia das chuvas

Para ajudar funcionários e ex-funcionários da Unidade que foram atingidos pela enchente, a comunidade escolar arrecadou alimentos, utensílios domésticos, roupas e demais itens para doação.

Os itens arrecadados beneficiaram os moradores da Estrada Mineira, localizada no bairro Corrêas.

165 Bom Jesus Social

Jogos internos

Em 2022, durante a realização das atividades, os alunos participaram de diversas ações para arrecadar itens em prol da ONG Gapa Itaipava. Por meio da iniciativa e do engajamento dos estudantes, foram arrecadados um total de 48 quilos de lacres de garrafas, 260 quilos de tampas de garrafas, além de 85 pares de chinelos. Com a venda desses materiais, foi possível realizar a castração de cinco animais resgatados pela instituição.

Páscoa solidária

Alunos da Unidade promoveram a arrecadação de chocolates para serem distribuídos a crianças da região. A iniciativa beneficiou um total de 150 crianças que frequentam a Creche São Judas Tadeu.

Bom Jesus Social
Creche São Judas Tadeu: fundada em 2005, a Instituição está localizada no bairro Mosela, no município de Petrópolis (RJ). ONG Gapa Itaipava: a instituição trabalha no resgate de animais abandonados, oferecendo alimento, castração e tratamentos para doenças. A ONG conta com o envolvimento e com a participação da sociedade para a realização dessas ações.

Doação de computadores

A Unidade doou 5 computadores totalmente equipados para o Quilombo da Tapera. As máquinas serão utilizadas na biblioteca da Associação ARQT, que ainda está em construção.

“Nos sentimos muito agradecidos pela doação desses computadores que vão trazer grandes conhecimentos para nossa comunidade quilombola. Muito obrigada, Colégio Bom Jesus Menino Jesus!”

Quilombo da Tapera: comunidade localizada no Vale da Boa Esperança, em Itaipava, sendo a única remanescente de escravos da região serrana do Rio de Janeiro.

Bom Jesus Social
Alessandra Barbosa –moradora do Quilombo da Tapera

Doação de mobiliário

A Unidade fez uma doação de 20 mesas e cadeiras infantis para serem utilizadas pelas crianças da Educação Infantil da Escola Nossa Senhora de Fátima. Os materiais auxiliaram a escola a promover o distanciamento social devido às restrições de covid-19, pois até então os estudantes utilizavam uma sala com tatame.

“[...] Quando cheguei à tarde na Escola Nossa Senhora de Fátima fiquei emocionada de ver a alegria dos alunos em terem recebido o material. Os alunos da tarde, já do fundamental I, diziam entre si que a escola ia ficar linda e colorida. É muito gratificante poder contribuir de fato.”

Festa junina solidária

Com o objetivo de beneficiar a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Unidade propôs a troca de um quilo de alimento por quatro convites para a festa junina. A iniciativa, além de reunir uma grande quantidade de participantes no evento, culminou em um total de 599 quilos de donativos que foram distribuídos para famílias carentes da comunidade.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus: localizada no centro de Petrópolis, a paróquia foi fundada em 1874.

Bom Jesus

Bom Jesus São José | Petrópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.º de alunos: 663

Gestor: Nilson Fernando Tassi de Macedo

Voluntariado

em Petrópolis

Em 2022, entre os dias 16 de fevereiro a 10 de março, um grupo de 30 pessoas, formado por docentes, alunos e ex-alunos, trabalharam como voluntários em prol dos que foram atingidos pelas enchentes no município.

Durante as ações, os voluntários auxiliaram na arrecadação, na separação, no armazenamento e na distribuição dos donativos. Essas ações foram realizadas em conjunto com a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que funcionou como ponto de arrecadação e de distribuição dos mantimentos.

Chocolates de Páscoa

Alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais arrecadaram chocolates para doarem em uma instituição de ensino público. A ação beneficiou um total de 100 crianças, as quais estavam matriculadas na Escola Paroquial Nossa Senhora do Carmo. Os donativos foram entregues pelos alunos do Ensino Médio da Unidade.

171 Bom Jesus

Cartas às crianças

Entre os meses de maio e junho, alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental –Anos Iniciais produziram mensagens para serem entregues às crianças que sofreram perdas durante à tragédia ocorrida em Petrópolis. Dessa forma, por meio de cartões, os estudantes escreveram palavras de conforto e de esperança. O material foi entregue por intermédio do auxílio dos alunos do Ensino Médio da Unidade.

Social

Arrecadação de mantimentos

Durante a Festa Junina da Unidade, foram arrecadados mantimentos para a montagem de cestas básicas em prol da Pastoral do Sagrado Coração de Jesus. Ao todo, foram arrecadados 150 quilos de alimentos, os quais foram organizados em cestas básicas entregues às famílias carentes da região.

Pastoral do Sagrado Coração de Jesus: vinculada à Paróquia da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, fica localizada na Rua Montecaseros, no Centro de Petrópolis. A instituição, atualmente, atende 15 famílias em situação de vulnerabilidade.

173 Bom Jesus Social

Doação de carteiras escolares

No mês de julho, a Unidade doou um total de 54 cadeiras e 58 mesas escolares para a Oficina de Jesus – Padre Quinha. As doações beneficiaram um total de 50 pessoas atendidas pelo projeto.

Oficina de Jesus – Padre Quinha: fundada em 1997, atua na recuperação de dependentes químicos.

Doação de sapatilhas de ballet

Para auxiliar as crianças da comunidade Oswaldo Cruz, as alunas da Unidade promoveram uma campanha para arrecadar sapatilhas em benefício do curso de ballet do Projeto Gente

Viva. A ação promoveu a doação de 50 sapatilhas de ballet

Projeto Gente Viva: iniciativa que faz parte do Serviço Franciscano de Solidariedade, oferece oficinas e aulas de diferentes modalidades esportivas e culturais para crianças de regiões carentes.

174 Bom Jesus Social

Conveniadas Bom Jesus

O Bom Jesus atende, gratuitamente, três escolas conveniadas e oferece toda sua proposta pedagógica desde Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Finais. Além do usufruto dos planos curriculares, dos encaminhamentos, dos projetos, das avaliações, de doações de materiais, as escolas conveniadas também podem optar por uma consultoria nos aspectos gerencial, financeiro e tecnológico, a qual é realizada por profissionais da área de negócios.

Todo esse trabalho é desenvolvido por meio de consultoria interna na própria escola e acompanhamento periódico feito por visitas, telefone, teleconferência e e-mail

Educandário

Santo Antônio de Bebedouro

O Educandário Santo Antônio de Bebedouro está no interior de São Paulo. Foi fundado em 1958, por frades franciscanos vindos da Itália, e faz parte da obra social da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, sendo uma entidade civil, sem fins lucrativos. A entidade está há mais de 60 anos trabalhando pela garantia dos direitos sociais e fundamentais da criança e do adolescente, e de suas famílias.

Atualmente, o Educandário atende gratuitamente crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Além das crianças e adolescentes, a entidade também oferece atendimento às suas famílias, promovendo fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o desenvolvimento pessoal e social.

Durante todos esses anos, por meio do carisma e da pedagogia franciscana e com sua proposta de intervenção, o Educandário tem contribuído para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano do município.

Bom Jesus Social

Centro de Educação Infantil Junshin

Desde sua fundação, em 1984, a Escola Junshin, localizada em Curitiba (PR), tem seu modelo educacional pautado nas virtudes de Maria – caridade, pureza, mansidão, humildade e obediência –, tendo como diferencial o contato com a cultura japonesa por meio da escrita, da música, da dança, do teatro, de comidas típicas, entre outros.

A escola atende crianças a partir dos 4 meses até os 5 anos de idade. Além disso, para adolescentes (no contraturno) são ofertados cursos de língua japonesa que abordam a escrita e a leitura da língua, com o desenvolvimento de gincanas, de campeonatos, de esporte, entre outras atividades – todas relacionadas à cultura japonesa.

Centro de Educação João Paulo II

O Centro de Educação João Paulo II, localizado na cidade de Piraquara (PR), é uma organização privada sem fins lucrativos. Criada em 2010, a instituição busca proporcionar uma melhor qualidade de ensino para crianças e adolescentes de baixa renda.

A escola, construída com a ajuda de voluntários e de doadores, atende crianças de 4 a 10 anos de idade, em período integral e em regime de contraturno. A unidade oferece aulas à Educação Infantil, no período integral; e de contraturno; para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com aulas de Língua Portuguesa e de Matemática, além de outras modalidades, como esporte, dança, arte, teatro, música e literatura.

Bom Jesus Social

Destaques e reconhecimentos

Alunos Bom Jesus conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI) e organizada pela Universidade Federal do Piauí, a Olímpiada Nacional de Ciências estimula o estudo das ciências naturais por meio de desafios propostos aos estudantes.

Durante a edição de 2022, os alunos do Bom Jesus conquistaram 16 medalhas de ouro, 26 medalhas de prata e 16 medalhas de bronze.

177 Bom Jesus Social

Bom Jesus Institucional

Sistema de gestão do Grupo Educacional Bom Jesus

Presidente

Frei João Mannes

Vice-Presidente

Frei Daniel Dellandrea

Secretário

Frei Claudino Gilz

Gerentes Back Office

Desenvolvimento Institucional

Viviane Maria Soldi Virmond Alves

Tecnologia da Informação

Eros Pacheco Neto

Financeiro | Secretaria-Geral Bom Jesus e FAE

Administração Back Office e do Remanso | Arquivo Central | Biblioteca Central | Valor Brasil

Auditoria Interna | Comercial | Gráfica | Editora Bom Jesus – parte comercial | Gestão de

Prédio Lamenha Lins | Centro de Estudos e Pesquisas | High School | Lace | Editora Bom Jesus

Bom Jesus

Jorge Henrique Bloch Martins

José Laurindo Pereira Machado

FAE

Reitor

Jorge Apóstolos Siarcos

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

Everton Drohomeretski

Pró-Reitor de Administração e Planejamento

Eros Pacheco Neto

Diretora do Campus Curitiba

Andrea Regina Hopfer Cunha

Diretor do Campus São José dos Pinhais

Élcio Douglas Joaquim

Diretor dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu

Alexandre Andrioli Iwankio

Perfil dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus

O Grupo Bom Jesus mantém Unidades de ensino nos estados do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Para administrá-las e oferecer o ensino padrão Bom Jesus/FAE, o Grupo atua com funcionários de diferentes perfis.

Bom Jesus Institucional
gênero
4 056 28% 72%
PR SC 70% 75% 74% 30% 25% 26% RJ RS 72% 81% 28% 19% SP
Por
=+
Por estado e gênero

Por estado e idade

Por estado e escolaridade

183 Bom Jesus Institucional PR SC RJ RS SP PR SC RJ RS SP Abaixo de 18 anos* 2% 1% 1% 1% 1% De 18 a 35 anos 37% 36% 24% 32% 30% De 36 a 60 anos 59% 60% 72% 64% 64% Acima de 60 anos 3% 3% 3% 4% 5% *Contratos de menor aprendiz. Ensino Fundamental 5% 7% 7% 9% 9% Ensino Médio 23% 19% 21% 15% 20% Ensino Superior 42% 46% 57% 61% 40% Pós-Graduação 30% 27% 16% 16% 31%

Por estado e tempo de serviço

Bom Jesus Institucional PR SC RJ RS SP Até 3 anos 39% 57% 42% 45% 36% De 4 a 6 anos 14% 14% 21% 21% 13% De 7 a 10 anos 17% 10% 18% 11% 17% De 11 a 15 anos 15% 10% 9% 10% 21% De 16 a 20 anos 7% 4% 6% 7% 4% De 21 a 25 anos 4% 2% 2% 5% 3% Acima de 25 anos 3% 3% 3% 2% 6%

Francisco de Assis queria seguir o exemplo de Jesus Cristo de um modo absoluto, em todos os aspectos. Um de seus gestos, nesse sentido, era aproximar-se das pessoas desejando-lhes a paz.

CAVALCANTE, A.; PERISSÉ, G. A oração de São Francisco: fé, esperança e paz para uma vida feliz. Rio de Janeiro: Sextante, 2013, p. 7.

Bom Jesus Institucional

Por estado, tipo de emprego e carga horária

Para fins de apresentação, este Relatório considerou os cargos da área administrativa e da docência separadamente. A carga horária dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus é dividida em parcial – com até 25 horas semanais de trabalho – e integral – para acima de 25 até 44 horas semanais.

Bom Jesus Institucional PR SC RJ SP
Administrativo5% 52% Docente 1% 42% Administrativo3% 36% Docente 0% 60% Administrativo3% 42% Docente 1% 55% Administrativo1% 34% Docente 0% 65% Administrativo7% 45% Docente 0% 49% Carga horária Parcial Integral Tipo de emprego Carga horária Parcial Integral Tipo de emprego

Por estado e tipo de contrato

Os tipos de contratos apresentados neste Relatório consideram aqueles com tempo indeterminado –válidos enquanto perdurar a relação de emprego – e com tempo determinado – com datas de início e término acordadas, não podendo ultrapassar o período de dois anos. Incluem também contratos de experiência vigentes no fechamento do material. Além deles, a tabela a seguir apresenta a porcentagem de estagiários e terceirizados atuantes na Instituição.

Bom Jesus

Políticas institucionais

O Grupo Educacional Bom Jesus desenvolve, analisa e aprimora continuamente suas políticas institucionais para garantir um bom desempenho profissional de toda a sua equipe.

Negociação coletiva

100% dos funcionários amparados por convenção coletiva de trabalho.

Funcionários em cargo de chefia*

52 mulheres e homens em cargos de chefia

30 mulheres em cargos de chefia

57% mulheres em cargo de chefia

* Os números apresentados se referem aos cargos de chefia da alta administração, considerando gerência/gestão em todos os estados onde a Instituição atua.

Remuneração

Proporção do menor salário pago pela Instituição, por estado, referente a 220 horas/mês, comparado ao salário-mínimo nacional (R$ 1.212,00).

Os dados refletem a diferença salarial positiva paga para homens e mulheres.

Código de Conduta

O Código de Conduta é pautado em valores éticos, morais, nas normas legais vigentes e na cultura organizacional. Tem como objetivo orientar a conduta profissional e pessoal dos funcionários desta Instituição, bem como promover um ambiente de trabalho saudável a todos.

Comunicação Interna

A Comunicação Interna é o setor responsável pelo diálogo entre a Instituição e o funcionário realizado por meio dos canais institucionais. Sua função é transmitir e compartilhar informações relevantes nos âmbitos administrativo, operacional e estratégico do Grupo, mantendo seus funcionários alinhados à missão, à visão e aos valores franciscanos.

189 Bom Jesus Institucional PR SC RJ RS SP
R$ 1.296,84R$ 1.623,03R$ 1.543,10R$ 1.286,25R$ 1.679,71 7% 34% 27% 6% 38%

Benefícios e incentivos

O Grupo Educacional Bom Jesus preza por um ambiente de trabalho saudável e, para isso, garante benefícios e incentivos que contribuem para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários.

¹ Benefício presente nas Unidades de Curitiba e região metropolitana, concedido a funcionários com salário-hora igual ou inferior a R$ 8,72.

² Plano de saúde Clinipam concedido a funcionários das Unidades de Curitiba e região metropolitana com salário-hora igual ou inferior a R$ 8,72.

³ Em parceria com a Unimed, o Grupo Educacional Bom Jesus oferece a seus funcionários assistência médica com valor de mensalidade menor que as praticadas no mercado.

Benefício concedido aos funcionários que trabalham na Unidade Administrativa Remanso, em Campo Largo (PR).

Benefício N.º de beneficiados Alimentação subsidiada 1 883 Cesta básica¹ 836 Plano de saúde Clinipam2 491 Plano de saúde Unimed3 Titulares 863 Dependentes 891 Plano odontológico Amil Titulares 1 639 Dependentes 1 410 Previdência privada PGBL 223 VGBL 430 Seguro de Vida Funcionários 4 059 Estagiários 242 Transporte gratuito4 141

Educação

O Grupo Educacional Bom Jesus oferta desconto nas mensalidades para funcionários, dependentes e estagiários, além de distribuir livros didáticos para filhos de funcionários que estudam nas Unidades do Grupo.

Bom Jesus Institucional
Desconto nas mensalidades Bom Jesus 1 716 FAE 258 Distribuição de livros didáticos 191

Formação profissional Programa de

Desenvolvimento Profissional

O Grupo Educacional Bom Jesus, norteado pelos princípios franciscanos, busca proporcionar constante desenvolvimento para seus funcionários por meio de capacitações e treinamentos que favoreçam o crescimento institucional, centrado em valores humanos fundamentais.

Com o Programa de Desenvolvimento Profissional, são trabalhados os eixos norteadores de capacitação e de treinamento, que buscam desenvolver, além das competências técnicas, o relacionamento interpessoal

192

Programa de Formação Docente (Profor)

O Programa de Formação Docente busca contribuir para a qualificação dos estagiários pedagógicos de todas as Unidades do Brasil, para uma atuação diferenciada na educação. Em 2022, o Programa de Formação Docente foi realizado na modalidade on-line, por meio do Local Unificado de Aprendizagem

(LUA) e do Google Meet, trabalhando assuntos como postura ética e profissional, prática docente, identidade pessoal e profissional, ser docente, oratória, relações interpessoais no contexto educacional, administração do tempo e assertividade para docentes e educadores, além da oportunidade de participar em uma banca de orientação. Durante o ano, 76estagiários participaram da formação.

Programa de ambientação para novos docentes e funcionários

O Departamento de Desenvolvimento Institucional do Grupo Educacional Bom Jesus disponibiliza para funcionários e docentes recém-contratados um programa de ambientação on-line, que abrange, além da filosofia, da missão e da visão da Instituição, temas importantes relacionados com as normas administrativas e a postura ética e profissional, bem como assuntos relativos à área de atuação do novo funcionário.

Realizado em todas as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus, em 2022 o programa beneficiou funcionários administrativos e 514 docentes.

Bom Jesus Institucional

Programa missão servir com amor e alegria

O Programa é institucional e tem como objetivo sensibilizar todos os funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus no que se refere ao ideário franciscano. A proposta contempla a missão do servir, que deve refletir no trabalho, na prestação de serviços e no atendimento a todos com boa vontade, respeito, amor e alegria.

Em 2022, o Programafoi conduzido pelo Frei Mario José Knapik, por meio de encontros via Google Meet, proporcionando aos funcionários uma reflexão sobre as virtudes, com base em um texto que ele próprio redigiu e que será a base para a continuidade do Programa nos próximos anos. Foi apresentado, também, o novo formato do Programa, em que pretende-se trabalhar as virtudes por meio de ações concretas que envolvam todos os funcionários em suas respectivas Unidades. A primeira virtude escolhida para ser trabalhada foi a do Amor, a qual traduz a nossa essência franciscana e vem ao encontro da Amorografia.

Durante o ano, participaram do treinamento funcionários de todas as Unidades do Brasil, totalizando

Encontro pedagógico

O Encontro Pedagógico tem como objetivo apresentar, analisar e discutir os encaminhamentos pedagógicos da Instituição aos docentes, colocando-os em contato com a abordagem educacional do Bom Jesus, além de proporcionar a integração entre os participantes.

Os encontros são uma oportunidade para que os docentes das Unidades de Ensino Bom Jesus se reúnam com os coordenadores do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), para análise e discussão de todo o material pedagógico que será apresentado aos alunos. Esses encontros ocorreram presencialmente e com transmissão simultânea para algumas Unidades.

Em 2022, aproximadamente 1 380 docentes de todas as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus participaram dos encontros do primeiro semestre e 1 460 do segundo semestre.

Programa de Gerenciamento de Emoções

O Programa de Gerenciamento de Emoções (PGE) surgiu em parceria com o Departamento de Saúde Escolar (DSE) em 2021, com o objetivo de oportunizar reflexões a respeito da importância do gerenciamento das emoções frente ao cenário de incertezas e dificuldades em razão da pandemia de covid-19, sobretudo no ambiente escolar. Em 2022, o Programa foi retomado pelas psicólogas do departamento com temas relacionados ao Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais: Fique de Olho nos Sinais de Fique de Olho nos Sinais de Ansiedade. O treinamento foi realizado de forma on-line, via Google

Meet, contando com a participação de 848profissionais nas apresentações do primeiro tema e 1 022 profis-

195 Bom Jesus Institucional

Programa de Formação Continuada para Coordenação Disciplinar

O Programa de Formação Continuada para Coordenadores Disciplinares acontece no início de cada semestre e tem por objetivo o desenvolvimento e a troca de experiências.

Em 2022, cerca de 40 funcionários participaram nos encontros que ocorreram via Google Meet.

Programa de Formação Continuada para Responsáveis de Setor – PRS

O Programa iniciou em 2010 e tem como objetivo o desenvolvimento das lideranças imediatas.

Os encontros ocorreram presencialmente e, também, via Google Meet.

Em 2022, aproximadamente 105 funcionários participaram do Programa.

Programa de Formação Continuada para Atendimento ao Cliente – Profac

O Programa surgiu em 2017 com o propósito de desenvolver as equipes da linha de frente das Unidades – responsáveis pelo atendimento direto aos pais e alunos – em busca de um atendimento diferenciado e humanizado.

Em 2022, participaram do Programa 158 funcionários por meio de encontros via Google Meet.

196 Bom Jesus Institucional

A experiência de São

Francisco é única, porque não se baseia em leis filosóficas ou teológicas, mas na vida. A vida que vem de Deus. O que ele pregou sempre foi e sempre será uma mensagem vivida . Francisco colocou em prática, como poucos, os mais belos ensinamentos do Evangelho.

Ibidem, p. 13.

197 Bom Jesus Institucional

Saúde, segurança e qualidade de vida Departamento de Saúde

Escolar

O Departamento de Saúde Escolar (DSE), desde sua criação em 1994, vem ampliando suas ações nas áreas de saúde escolar e ocupa cional. Composto por pediatras, médicos do trabalho, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e psicopeda gogos, o DSE mantém, em diversas Unidades, espaços apropriados para prestar primeiros socorros para alunos e funcionários.

Programas do DSE*

* Alguns programas do DSE estão disponíveis somente em determinadas Unidades da Instituição.

198 Bom Jesus Institucional

Ações do Departamento de Saúde Escolar*

1. Elaboração de informativos a respeito de saúde física e mental para docentes, alunos e familiares.

2. Participação no Programa de Gerenciamento de Emoções da Instituição com as apresentações Fique de Olho nos Sinais de Depressão e Fique de Olho nos Sinais de Ansiedade.

3. Monitoramento dos casos de covid-19 na Instituição, seguindo os protocolos internos e os da Vigilância Epidemiológica.

4. Atualização dos protocolos de prevenção da covid-19 na Instituição.

5. Prestação de primeiros socorros em ocorrências no ambiente escolar.

6. Identificação de alunos com necessidades especiais na área de saúde.

7. Identificação de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do Setor de Psicologia e do Setor de Fonoaudiologia Educacional, promovendo, em conjunto com a equipe pedagógica, a inclusão desses alunos e seu acompanhamento.

8. Realização de programas de triagem auditiva e visual, de sondagem de linguagem (realizadas pelo Setor de Fonoaudiologia), triagem de pediculose (realizada pelo Setor de Enfermagem), entre outras, identificando problemas que possam prejudicar o desempenho escolar do aluno ou sua saúde.

9. Colaboração do Setor de Fonoaudiologia com o CEP para identificar os alunos que necessitam de intervenção pedagógica específica.

10. Exames periódicos de saúde – destinados a todos os funcionários, para avaliar a saúde do trabalhador e diagnosticar precocemente eventuais alterações.

11. Treinamento de docentes para o uso adequado da voz.

12. Treinamento de primeiros socorros para funcionários da Instituição, incluindo manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).

13. Capacitação de funcionários da Instituição em relação à prevenção de acidentes com alunos.

14. Instrução de docentes, coordenadores disciplinares e outros funcionários a respeito de saúde mental e emocional (como habilidades socioemocionais, bullying, depressão, transtornos mentais, entre outros) e a respeito de necessidades educacionais especiais.

15. Administração de vacina contra influenza (gripe), oferecida aos funcionários de todas as Unidades.

16. Prevenção de acidentes, por meio de medidas educativas aos alunos e funcionários, monitoramento do espaço escolar etc.

* Algumas das ações do DSE estão disponíveis somente em determinadas Unidades da Instituição.

Bom Jesus Institucional
5 263 2 201 3 709 113 947 Atendimentos em fonoaudiologia escolar e ocupacional 1 684

Segurança do Trabalho

O Setor de Segurança do Trabalho tem por objetivo promover a segurança dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus e de outros prestadores de serviços, por meio de atividades como inspeções de segurança, procedimentos, treinamentos, orientação ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual, acompanhamento e orientação sobre a legislação vigente, participação na elaboração de projetos de incêndio e assistência às Unidades no que diz respeito aos procedimentos pertinentes à segurança.

Em 2022, foram realizados diversos treinamentos internos em segurança do trabalho, tanto para atendimento às normas vigentes, como para a orientação de funcionários para as práticas de prevenção de acidentes, resultando em 58 horas de treinamento e a participação de 366funcionários.

Seguem alguns indicadores:

Durante o ano, não houve registro de doenças ocupacionais.

Bom Jesus Institucional
Indicadores PR SC SP RJ RS Incidentes de trabalho 143 19 0 9 5 Acidentes de trabalho 22 4 1 3 2

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

O Grupo Educacional Bom Jesus tem Comissões de Prevenção de Acidentes (Cipa) que, legalmente, para sua formação, consideram o grau de risco e o número de funcionários de cada Unidade.

A Cipa visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores. É responsável por realizar ações de prevenção da integridade do funcionário, inspeções, relatórios, treinamentos e promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que envolve toda a Instituição.

Plano de Abandono

O Plano de Abandono tem como objetivo principal fornecer meios para que, em situações de emergências, os funcionários administrativos, docentes, alunos da Instituição e outros (se houver) tenham condições de abandonar o local de risco de uma forma segura e ordenada, visando salvaguardar a integridade física de todos os presentes no local.

Seguindo uma tendência mundial, os simulados de abandono em instituições de ensino visam a preparar as populações para possíveis ações de emergência que podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer instante. A simulação é simples e rápida e consiste na retirada ordenada de todos os alunos e funcionários até os pontos de encontros determinados, dentro da própria Unidade.

202 Bom Jesus Institucional

Viver Bem

O Viver Bem oferece serviços para contribuir na qualidade de vida dos funcionários e de seus familiares com custo acessível. Atualmente, a iniciativa está disponível nas Unidades de Curitiba e região metropolitana.

Agência Experimental de Comunicação Talento

Oferece serviços de publicidade e propaganda. São trabalhos de comunicação e publicidade para empresas, tais como planejamento, criação, produção de materiais e mídias e gerenciamento de imagem.

Economia Familiar

Avalia e orienta sobre finanças pessoais.

Escritório Experimental Officio Design

Oferece serviços de design em negócios.

Esportes FAE

Disponibiliza as dependências da FAE Centro Universitário para modalidades esportivas.

Núcleo de Extensão Universitária

Proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de cursos de curta duração com descontos.

Bom Jesus Institucional

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo

Orienta na melhoria ou no desenvolvimento do negócio próprio.

Integração

Durante o ano, o Grupo Educacional Bom Jesus promove diferentes confraternizações aos funcionários, com o intuito de propagar união, descontração e promover a amizade.

Confira como foram alguns dos jantares de fim de ano em algumas Unidades:

Unidade Administrativa Remanso.

204
Bom Jesus Centro | Curitiba (PR). Bom Jesus Joana D’Arc | Rio Grande (RS).

Kelli Maritsa Fernandes de Barros

Fernanda Mathias de Oliveira

Frei Claudino Gilz

Contabilidade

Valesca Elaine Dozorski

CRC/PR 056201/O-0

Editora Bom Jesus

Presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus

Frei João Mannes

Diretor-Geral

Jorge Apóstolos Siarcos

Gerente Pedagógico do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) e da Editora Bom Jesus

Marcelo Bianchini Favaro

Coordenação da Editora Bom Jesus

Márcia Teresinha Schmidt

Organização

Fernanda Mathias de Oliveira

Frei Claudino Gilz

Kelli Maritsa Fernandes de Barros

Projeto Gráfico, Diagramação e Revisão

Editora Bom Jesus

Todos os direitos desta edição estão reservados à Editora Bom Jesus. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Relatório Bom Jesus Social : humanismo solidário / organização Claudino Gilz, Fernanda Mathias de Oliveira, Kelli Maritsa Fernandes de Barros. -- Curitiba, PR : Editora Bom Jesus, 2023.

ISBN 978-85-8459-195-4

1. Projeto Bom Jesus Social I. Gilz, Claudino. II. Oliveira, Fernanda Mathias de. III. Barros, Kelli Maritsa Fernandes de.

23-160852

CDD-370.1

Índices para catálogo sistemático:

1. Projeto Bom Jesus Social : Educação 370.1

Aline Graziele Benitez - Bibliotecária - CRB-1/3129

EDITORA BOM JESUS

Rua Anselmo de Lima Filho, 242

81290-250 – Curitiba-PR

www.editorabomjesus.com.br

207

CRÉDITOS DE IMAGENS

Número da página Descrição Crédito

CAPA Fotografia de duas alunas se abraçando Acervo Bom Jesus

CAPA Textura aquarelada na cor verde Ground Picture | Shutterstock

CAPA

Textura aquarelada na cor verde Flas100 | Shutterstock

CAPA Ícones Blan-k | Shutterstock

CAPA Ícones Devita ayu silvianingtyas | Shutterstock

CAPA Ícones Gwens Graphic Studio | Shutterstock

1, 2, 3

1, 2, 3, 4, 6, 7, 15, 17, 30, 31, 36, 58, 59, 61, 65, 80, 84, 88, 92, 93, 97, 100, 178, 203, 206, 207

Textura aquarelada na cor amarelo Flas100 | Shutterstock

Textura de mancha de aquarela (cores diversas)pun photo | Shutterstock

4 Menina escrevendo em um caderno ESB Professional | Shutterstock

4, 16, 36, 178

Fotografia desfocada de livros em estante Ground Picture | Shutterstock

5, 26 Representação de São Francisco de Assis SJ Shutter | Shutterstock

5, 8, 9, 10, 12, 15, 26, 27, 28, 37, 40, 41, 42, 44, 48, 50, 53, 54, 60, 64, 69, 75, 76, 79, 82, 86, 90, 94, 95, 103, 107, 111, 113, 119, 120, 122, 126, 133, 135, 136, 141, 146, 147, 151, 157, 162, 163, 172, 185, 188, 191, 194, 197, 198, 200, 202, 206

6

7, 18, 37, 39, 40, 42, 45, 49, 54, 62, 66, 71, 74, 77, 82, 83, 87, 96, 102, 108, 112, 124, 126, 128, 129, 131, 134, 139, 152, 171, 172, 174, 185, 188, 189, 193, 197, 206

8

Textura esfumaçada em tons de azul e cor-de-rosapun photo | Shutterstock

Fotografia de João Mannes Reprodução Bom Jesus

Textura de folhas na cor lilás e pingos na cor douradoTWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Representação de São Francisco de Assis Zvonimir Atletic | Shutterstock

8 Fotografia antiga da sede da Escola Alemã CatólicaReprodução Bom Jesus

8

8

8-9

Fotografia do padre Franz Äuling Reprodução Bom Jesus

Fotografia antiga da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões Reprodução Bom Jesus

Fotografia antiga da inauguração da nova sede da Escola Reprodução Bom Jesus

208

Número da página Descrição Crédito

9

10, 200, 206

11

11, 30, 44, 52, 53, 56, 60, 65, 73, 75, 78, 79, 84, 85, 86, 91, 106, 109, 111, 123, 127, 133, 137, 154, 156, 161, 167, 169, 170, 179, 181, 185, 199, 200

12, 283, 188, 189, 190, 192

13

14

Fotografia antiga da Faculdade de Ciências EconômicasReprodução Bom Jesus

Textura de pássaros multicoloridos

Satika | Shutterstock

Selo de 120 anos do Grupo Educacional Bom JesusReprodução Bom Jesus

Textura de folhas na cor lilás

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Pictograma representando os dez princípios do Pacto Global ONU

Selos dos Objetivos de Sustentabilidade – ONU ONU

Logomarcas UNESCO UNESCO

14, 15, 40, 54, 59, 70, 88, 105, 145, 146, 167, 169, 191Textura de folhas na cor azul

15, 37, 46, 60, 61, 67, 111, 157, 191, 192, 196

15, 21, 45, 48, 56, 63, 68, 81, 87, 88, 116, 120, 121, 141, 148, 152, 158, 163, 172, 184, 186, 192, 202, 205

16

17, 38, 47, 64, 68, 92, 97, 100, 115, 136, 140, 147, 151, 173, 187, 195, 198, 203, 204, 206

18, 43, 74, 85, 108, 138

18, 22, 23, 32, 33, 38, 41, 46, 47, 49, 51, 53, 60, 61, 62, 63, 64, 66, 67, 74, 77, 78, 79, 85, 86, 87, 91, 98, 99, 106, 108, 116, 121, 124, 125, 127, 128, 129, 132, 137, 143, 145, 148, 150, 152, 156, 159, 164, 165, 169, 173, 175, 180, 181, 183, 184, 188, 190, 193, 195, 200, 201, 203, 204

18, 19, 21, 22, 34, 35, 39, 43, 44, 45, 52, 55, 56, 58, 60, 62, 63, 64, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 77, 78, 80, 81, 83, 85, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 96, 97, 99, 100, 102, 105, 106, 108, 109, 112, 115, 116, 117, 118, 120 ,122, 123, 124, 125, 127, 128, 130, 131, 132, 134, 135, 137, 138, 139, 140, 142, 144, 148, 149, 150, 151, 152, 153, 154, 156, 159, 160, 161, 164, 165, 166, 167, 168, 170, 171, 173, 174, 175, 176, 179, 186, 187, 191, 192, 199, 205

Textura de flor abstrata nas cores cor-de-rosa, branco e dourado

Textura de folhas nas cores azul e roxo

Menina com mochila nas costas

Textura de folhas nas cores lilás e dourado

Textura de folhas na cor dourado

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Denis Kuvaev | Shutterstock

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Textura esfumaçada na cor amarelo ami mataraj | Shutterstock

Textura de mancha aquarelada

colorfulset | Shutterstock

209 Bom Jesus Institucional

Número da página Descrição

19, 38, 49, 53, 57, 65, 67, 83, 85, 89, 95, 107, 116, 118, 129, 144, 164, 168, 182, 195, 204

19, 34, 62, 65, 69, 73, 76, 78, 82, 117, 119, 122, 126, 142, 160, 173, 189, 202

21, 32, 47, 51, 52, 58, 62, 63, 69, 71, 75, 79, 86, 92, 94, 98, 99, 100, 103, 109, 112, 114, 117, 122, 125, 127, 130, 135, 136, 138, 143, 149, 150, 153, 156, 159, 166, 167, 176, 180, 182, 191, 201

22, 80, 90, 97, 101, 123, 148, 170, 181, 194

23

24

25, 28, 29, 31, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97,

Crédito

Textura de folha verde com gotas de tinta aquarelaTWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Textura de flor nas cores cor-de-rosa e douradoTWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Textura de folhas nas cores azul e dourado

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Textura de folhas na cor dourado

Capa de livros da Editora Bom Jesus

Logomarca projeto Virtudes e Atitudes

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Reprodução Bom Jesus

Reprodução Bom Jesus

Fotografias das Unidades do Bom Jesus e eventos realizados

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock 27

38, 49, 53, 56, 57, 60, 62, 64, 65, 66, 67, 73, 79, 80, 83, 85, 89, 92, 95, 96, 97, 102, 104, 107, 108, 109, 114, 116, 118, 124, 125, 127, 128, 129, 130, 132, 135, 142, 143, 144, 145, 148, 149, 150, 153, 161, 164, 168, 176, 180, 182, 184, 187, 195, 197, 201, 204

40, 102, 121, 140, 163, 182, 183, 184, 186, 187, 189

41, 50, 52, 55, 70, 81, 84, 89, 98, 104, 106, 128, 130, 137, 140, 158, 165, 179, 182, 194, 204

Textura de folhas na cor cinza

Imagens do Livreto do projeto Tempo FranciscanoReprodução Bom Jesus

Garoto segurando uma caixa de lixo reciclável PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

Textura de respingos de tinta na cor azul

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Representação do mapa dos estados

brasileirosJBOY | Shutterstock

Textura de flor na cor lilás e folhas na cor douradoTWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

210 Bom Jesus Institucional
100, 101, 102, 103, 104, 105, 107, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 130, 131, 132, 133, 134, 136, 137, 138, 139, 140, 141, 142, 143, 144, 145, 146, 147, 148, 149, 150, 151, 152, 153, 154, 155, 156, 157, 158, 159, 160, 161,
164,
180,
98, 99,
162, 163,
165, 166, 167, 168, 169, 170, 171, 172, 173, 175, 176, 177,
204, 205, 207
26,
139, 159, 160,
Reprodução Bom Jesus
27, 43, 51, 66, 67, 69, 72, 94, 101, 107, 113, 125, 132, 135,
164, 165, 168, 171, 174, 180, 188, 197
36

Número da página Descrição

41, 58, 93, 145, 150, 162, 166, 175

44, 46, 55, 73, 131, 187, 190, 193, 196

60, 62, 63, 72, 77, 81, 90, 91, 94, 96, 97, 102, 110, 117, 121,

136, 142, 154, 155, 166, 167, 171

119, 161, 180

177

178

182, 188

198

Textura de folhas na cor azul

Textura de folhas nas cores cinza e azul

Crédito

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Desenhos de ovos de Páscoa (diversas cores) Editora Bom Jesus

Textura pincelada na cor cinza

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

Arte do resultado da Olimpíada Nacional de CiênciasReprodução Bom Jesus

Homem com notebook nas mãos

Pictograma representando um boneco e uma boneca (sexos masculino e feminino)

Logomarcas dos projetos desenvolvidos pelo Departamento de Saúde Escolar

YoloStock | Shutterstock

Editora Bom Jesus

Reprodução Bom Jesus

211 Bom Jesus Institucional

ISBN 978-85-8459-195-4

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.