Relatório Social Bom Jesus 2017

Page 1


2017 RELATÓRIO

COMPROMISSOS QUE O GRUPO

4 | Pacto Global

5 | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

5 | Núcleo de Instituições Educacionais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial

5 | Nós Podemos Paraná

54 | Rio de Janeiro

57 | São Paulo

61 | Rio Grande do Sul

67 | Bom Jesus Social em números

67 | Outras iniciativas

84 | Proposta pedagógica

85 | Virtudes e Atitudes

86 | Tempo Franciscano

91 | Pastoral Escolar

92 | Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

80

ENSINO GRUPO

EDUCACIONAL

BOM JESUS

81 | Perfil dos alunos

82 | Centro de Estudos e Pesquisas

83 | Editora Bom Jesus

95 | Programa de Escolas Associadas

95 | Bolsas de estudo

96 | Destaques

98

INSTITUCIONAL GRUPO

EDUCACIONAL BOM JESUS

99 | Perfil dos funcionários

102 | Políticas institucionais

105 | Formação profissional

108 | Saúde, segurança e qualidade de vida

113 | Integração

115

ORGANIZADORES

COMPROMISSOS QUE O GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS APOIA

PACTO GLOBAL

Desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa Pacto Global tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para que adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

No ano 2000, a ONU estabeleceu os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), também conhecidos como Oito Jeitos de Mudar o Mundo. A proposta previa um conjunto de diretrizes que visavam a tornar o mundo um lugar mais justo e solidário. Empresas públicas e privadas e o terceiro setor se uniram em prol da realização das metas, que deveriam ser alcançadas até 2015.

Antes do fim desse prazo, iniciou-se, na Rio+20 – Conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2012 –, uma discussão para a elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse novo modelo é mais amplo e estabelece 17 objetivos com 169 metas em diferentes temáticas, a serem cumpridas até 2030.

Todos são chamados a contribuir para o sucesso dessa iniciativa, que estabelece o desenvolvimento sustentável como prioridade para a manutenção da vida no planeta.

NÚCLEO DE INSTITUIÇÕES

EDUCACIONAIS DO CONSELHO

PARANAENSE DE CIDADANIA

EMPRESARIAL

Desde 2006, a FAE Centro Universitário participa do Núcleo de Instituições Educacionais do Conselho Paranaense e de Cidadania Empresarial e das ações e discussões por ele promovidas.

NÓS PODEMOS PARANÁ

Sob a coordenação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) e em parceria com a sociedade civil, o poder governamental e a iniciativa privada, o Movimento Nós Podemos Paraná incentiva ações que contribuem para a prática dos Oito Jeitos de Mudar o Mundo, passando a partir de então para ODS.

Por meio de um termo de adesão, a FAE Centro Universitário participa formalmente do movimento Nós Podemos Paraná, em reuniões mensais promovidas pelo colegiado da Instituição.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

O projeto que dá origem ao Bom Jesus Social e à FAE Social tem a sua inspiração em São Francisco de Assis. O homem de Assis, com os olhos da fé e movido por compaixão, foi ao encontro dos pobres e doentes, e “fez misericórdia com eles”. Isso quer dizer que, para Francisco, a misericórdia não é um mero sentimento de pena, mas é uma ação de amar, cuidar e restituir a todas as pessoas a própria dignidade de filhos de Deus.

Por isso, inspirando-se no carisma franciscano, o Bom Jesus Social tem como objetivo principal trabalhar para a inclusão de pessoas que sofrem algum tipo de desamparo por parte da sociedade: idosos em asilos, menores em abrigos, doentes em hospitais, crianças em comunidades carentes etc. Essa demonstração de solidariedade com os empobrecidos ocorre de diversas maneiras nas cidades em que há uma unidade Bom Jesus. No entanto, privilegiam-se as atividades pedagógicas para alunos de instituições de ensino público nas periferias, atividades culturais e recreativas para idosos e a arrecadação de donativos para comunidades carentes e entidades de assistência social.

Com o mesmo intento de apoiar o próximo, e com toda a vivacidade que os jovens trabalham, a FAE também auxilia a comunidade por meio dos projetos realizados pela Extensão Universitária e pela Pastoral Universitária. Alunos e professores, dentro e fora da instituição, prestam assistência, orientação, atendimentos e atividades que contribuem com a cidadania e o bem-estar social.

Assim, o Grupo Educacional Bom Jesus, signatário do Pacto Global, materializa um dos aspectos essenciais da missão franciscana da instituição, de trabalhar para construir uma verdadeira cultura do encontro, que vence a cultura da indiferença. É preciso olhar e ver, ouvir e escutar o próximo que sofre.

“Em verdade vos digo, todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos menores, a mim o fizestes”

O Grupo Educacional Bom Jesus é uma Instituição sem fins lucrativos presente nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, desenvolvendo atividades no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior.

O Centro Universitário Franciscano do Paraná, também conhecido como FAE Centro Universitário

ou FAE Business School, pertence ao Grupo Educacional Bom Jesus e está presente nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Blumenau. Este Relatório expõe as atividades realizadas dentro e fora dessa Instituição por alunos, professores e funcionários administrativos no período de 1.º de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Sua elaboração contou com a colaboração de funcionários de todos os seus setores. Esta publicação tem caráter voluntário e não é submetida a verificação externa.

Missão | Promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios cristãos, sob a inspiração de Francisco de Assis, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.

Visão | Formar cidadãos dignos e justos, capazes de ser livres (aprender a pensar), servir a todos com alegria (aprender a fazer) e agir como verdadeiros irmãos (aprender a conviver).

VIRTUDES FRANCISCANAS

A educação franciscana está diretamente ligada à formação integral do indivíduo. Por isso, as virtudes descritas a seguir enraízam a proposta de ensino da Instituição.

Amor | O amor tem múltiplos significados e várias formas de demonstração. Amar é a atitude de querer o bem do outro, de acolher e deixar-se acolher por ele.

Confiança | Confiar é o ato de esperar com firmeza. Na vida franciscana, a confiança ocupa lugar central e deve ser entendida e vivenciada como inspiração e fundamento para a vida fraterna e para o trabalho.

PERFIL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

Diálogo | Mais do que o entendimento das palavras enunciadas, o diálogo é a expressão da harmonia entre os indivíduos. A virtude do diálogo resulta, segundo a inspiração de Francisco de Assis, de uma afinada coerência entre o que se fala e o que se vive.

Disciplina | “Porque tem margens, o rio chega ao mar” (Giselli Hümmelgen; Claudino Gilz). Mais do que obediência a regras, a virtude da disciplina requer projeto de vida, idealismo e força de vontade.

Fraternidade | A fraternidade é o sentimento de irmandade, de amor ao próximo e de harmonia. No plano espiritual, a fraternidade franciscana pode ser qualificada como uma mensagem de testemunho oferecida ao mundo.

Gratidão | Na espiritualidade franciscana, a gratidão surge do encantamento de sentir-se amado por alguém. É a perfeita sincronia da gratuidade do amor que suscita mais amor, da generosidade que gera mais disponibilidade, da doação que enobrece e promove a vida.

Humildade | É da humildade que aflora a plenitude humana. Quem cultiva a terra bem sabe que o segredo de uma árvore alta e viçosa são as suas raízes. Elas sustentam a árvore, ainda que não apareçam.

Perseverança | A perseverança é o segredo dos que lutam, mesmo que nem sempre saiam vitoriosos. É a virtude que vem justificar uma vida de dedicação e trabalho.

Prudência | A prudência é a virtude que governa a ação; é com base nela que decidimos em meio ao risco. Ser prudente é saber discernir, em todas as circunstâncias, o verdadeiro bem e escolher os meios justos para alcançá-lo.

Respeito | Respeito significa estima, consideração e reverência. É um dever e uma obrigação que se impõem à conduta de todas as pessoas, visando ao aprimoramento do convívio em sociedade.

Sabedoria | A virtude da sabedoria está no viver em harmonia com todas as pessoas sem abrir mão da própria dignidade. Não indica, em primeiro momento, um enaltecimento intelectual, mas sim uma aptidão para agir com sensatez.

Solidariedade | Independentemente de haver ou não alguém necessitando de ajuda, a solidariedade faz parte da essência humana. Ser solidário é tornar-se verdadeiramente humano.

União | Nas palavras de Francisco de Assis, não há ninguém que não possa aprender ou não tenha algo a ensinar. É por meio da união, ajudando uns aos outros, que se cria uma cultura de paz e harmonia entre as pessoas.

HISTÓRICO

Nasce Francisco de Assis. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele abdicou de seus bens em busca de uma vida austera em sinal de compaixão e amor aos mais humildes. Seus ensinamentos fundamentam, nos dias de hoje, o Grupo Educacional Bom Jesus.

1182

1896

No Brasil, o padre alemão Franz Äuling funda, na Rua do Rosário, em Curitiba (PR), a Escola Popular Alemã Católica para meninos e meninas.

Com a volta do padre Äuling para a Alemanha, os frades franciscanos assumem a direção da Escola, transferindo-a para a Rua 24 de Maio e tornando-a exclusivamente masculina.

É fundada a Paróquia Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa. Ao lado da igreja, dois anos depois, é estabelecida a sede da Escola.

1902/1903

1904/1906

A Escola é dividida em duas unidades: uma brasileira, mantida na Rua 24 de Maio, e outra alemã, na atual Praça Garibaldi.

1909

1917

No transcorrer da Primeira Guerra Mundial, as duas unidades da Escola, a brasileira e a alemã, são unificadas como Escola Senhor Bom Jesus.

Um grande incêndio destrói a sede da Escola. No entanto, o esforço e o empenho de toda a comunidade fazem com que, no ano seguinte, um novo prédio seja construído no mesmo local.

PERFIL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

Com o decreto federal de nacionalização, a Escola Popular Alemã Católica fecha suas portas. Em seu lugar, é fundada a Academia de Datilografia Olympia, dando origem, mais tarde, à Escola Técnica de Comércio Senhor Bom Jesus.

É inaugurada a nova sede da Escola, que passa a ofertar ensino profissionalizante aos jovens no Curso Comercial noturno.

É fundado o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.

É fundada a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, que, posteriormente, passa a ser reconhecida pela marca Grupo Educacional Bom Jesus.

Tem início o processo de instalação da Faculdade de Ciências Econômicas, com os cursos de Sociologia e Política, Administração Pública e Ciências Econômicas. O funcionamento da Faculdade é autorizado, mais tarde, pelo decreto federal n.º 45.819/1959.

Começa a funcionar a Faculdade de Ciências Econômicas, que, no ano seguinte, passa a se chamar

Faculdade Católica de Ciências

Econômicas, vinculada à Pontifícia

Universidade Católica do Paraná, mantendo, no entanto, autonomia jurídica, financeira e patrimonial.

Em novembro, por meio do decreto federal n.º 54.908/1964, é concedido o reconhecimento da Faculdade de Ciências

Econômicas da Pontifícia

Universidade Católica do Paraná.

O Conselho Federal de Educação, pelo parecer n.º 2.746/1977, estabelece que a Faculdade de Administração e Economia da Pontifícia Universidade

Católica do Paraná passe a ser um estabelecimento isolado, denominado

Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE).

A FAE posiciona-se como escola de business, recebendo o nome de FAE Business School.

Por meio da portaria n.º 2.109/1997, o Ministério da Educação autoriza a mudança de nome de Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE) para Faculdades Bom Jesus. No entanto, a marca FAE continua a ser utilizada, em razão de seus mais de 40 anos de tradição.

PERFIL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

As Faculdades Bom Jesus transformam-se em Centro Universitário Franciscano do Paraná, que passa a ser conhecido como FAE Business School – Centro Universitário.

A Viva Esporte Academia é inaugurada.

O Teatro Bom Jesus é reinaugurado. Também nesse ano é inaugurado o Centro de Eventos Monte Alverne, na Unidade de Apoio Remanso, com sede na cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba.

É criado o Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), responsável pelo planejamento curricular de todos os colégios Bom Jesus.

É fundada a Valor Brasil, empresa socialmente responsável, com o propósito de incluir no mercado de trabalho os alunos egressos da primeira turma da Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial.

O Grupo Educacional Bom Jesus passa a contar com uma editora própria, a Editora Bom Jesus.

2014

Nasce o projeto Bom Jesus Social. O Bom

Jesus comemora 120 anos como instituição de ensino. É inaugurado o prédio FAE

Business School, em Curitiba, com o objetivo de oferecer programas de ensino executivos e empresariais.

2017

2016

Um novo centro de distribuição é inaugurado, em Curitiba.

O Bom Jesus lança três novas Unidades, sendo uma em Maringá, no Paraná, e duas em Santa Catarina, nas cidades de Palhoça e Itajaí. As novas Unidades iniciam suas atividades em 2018 já contando com alunos matriculados. A FAE Centro

Universitário promove o lançamento do curso de Engenharia Civil e, nesse mesmo ano, comemora 60 anos.

PERFIL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

Anos em que as unidades de ensino foram criadas ou incorporadas ao Grupo Educacional Bom Jesus:

1957 | FAE Centro Universitário − Curitiba

1958 | Bom Jesus Centro − Curitiba

1976/1977 | Bom Jesus Internacional Aldeia − Campo Largo

1983 | Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial – Campo Largo

1996 | Bom Jesus Água Verde − Curitiba

1999 | Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes − Curitiba

2002 | Bom Jesus Internacional Alphaville − Colombo

2005 | Bom Jesus Divina Providência − Curitiba

Bom Jesus São José – Rio Negro

2006 | Lace Language Center − Curitiba

2007 | Bom Jesus Santo Antônio − Rolândia

2008 | Colégio Sesc São José − Curitiba

2009 | Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário − Paranaguá

Bom Jesus São José dos Pinhais

FAE São José dos Pinhais

2015 | Bom Jesus São Vicente – Araucária

2016 | Bom Jesus Mãe do Divino Amor − Arapongas

FAE Business School – Curitiba

2009 | Bom Jesus Joana d’Arc – Rio Grande

Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida – Venâncio Aires

Bom Jesus São José – Vacaria

Bom Jesus São Miguel – Arroio do Meio

Bom Jesus Sévigné – Porto Alegre

2010 | Bom Jesus Rainha da Paz – Lagoa Vermelha

1998 | Bom Jesus Canarinhos − Petrópolis

2014 | Bom Jesus São José – Petrópolis

2016 | Bom Jesus Menino Jesus − Petrópolis

2004 | Bom Jesus Itatiba

2012 | Bom Jesus Externato − Pindamonhangaba

2016 | Bom Jesus São José – São Bernardo do Campo

Bom Jesus Vicente Pallotti – São Paulo

1999 | Bom Jesus Santo Antônio − Blumenau

Bom Jesus Diocesano – Lages

2003 | FAE Blumenau

2005 | Bom Jesus São José – São Bento do Sul

2007 | Bom Jesus Divina Providência − Jaraguá do Sul

Bom Jesus Aurora − Caçador

Bom Jesus Coração de Jesus − Florianópolis

SISTEMA DE GESTÃO

PRESIDENTE

Frei João Mannes

DIRETOR-GERAL

Jorge Apóstolos Siarcos

GERENTES BACK OFFICE

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Viviane Maria Soldi Virmond Alves

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | GESTÃO DE PROCESSOS

Sergio Roberto Santi

ADMINISTRAÇÃO DO REMANSO | FINANCEIRO |

SECRETARIA-GERAL | VALOR BRASIL

Eros Pacheco Neto

AUDITORIA INTERNA | COMERCIAL | GRÁFICA

Luiz Fernando Fabri

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS | EDITORA

Giselli Padilha Hümmelgen Pawowski

GERENTES REGIONAIS

Rubem Fernando Fink

Nilton Dorizeti Marcomini

José Laurindo Pereira Machado

Jorge Henrique Bloch Martins

Muriel Pinto Amorim

Régis Ferreira Negrão

Daniele Maria Mazon Massoqueto

GESTORES DAS UNIDADES

PARANÁ – CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

Bom Jesus Água Verde

Giselle Merlin de Andrade

Bom Jesus Internacional Aldeia

Patricia Daiani Dias

Bom Jesus Centro

Marcelo Bianchini Favaro

Bom Jesus Divina Providência

Andrea Regina Eckel

Bom Jesus Modalidade Educação Especial

Mônica Regina Bertoldi Munhoz da Rocha

Bom Jesus Internacional Alphaville

Mônica Andréa Jonsson

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes

Cleide de Lourdes Barbosa Machado

Bom Jesus São José dos Pinhais

Stela Regina Gressler Wontroba

Colégio Sesc São José

Marlene Kochinski

Bom Jesus São Vicente

Robson Fernando Oldenburg

PARANÁ – OUTRAS LOCALIDADES

Bom Jesus Rosário – Paranaguá

Mônica Krzyzanovski Pallú

Bom Jesus São José − Rio Negro

Zeliane Maria Virgilio Trisotto

Bom Jesus Mãe do Divino Amor – Arapongas

Denize de Fátima Branco Manfrin

Bom Jesus Santo Antônio – Rolândia

Patrícia Bordim Pinceli

SANTA CATARINA

Bom Jesus Santo Antônio – Blumenau

Glauco Inocêncio Foltran

Bom Jesus Aurora – Caçador

Denis Alberto Bosso

Bom Jesus Coração de Jesus –

Florianópolis

Raphael Branco

Bom Jesus Divina Providência – Jaraguá do Sul

Elizabeth Portela de Almeida

Bom Jesus Diocesano – Lages

Marcio Batista de Souza

Bom Jesus São José – São Bento do Sul

Regisele Carvalho

RIO DE JANEIRO

Bom Jesus Canarinhos – Petrópolis

Rose de Mello Lischt dos Santos

Bom Jesus São José – Petrópolis

Anderson Stumpf

Bom Jesus Menino Jesus – Petrópolis

Andrea Bade Fecher

RIO GRANDE DO SUL

Bom Jesus São Miguel – Arroio do Meio

Maria Cristina Gabriel Gonzatti

Bom Jesus Rainha da Paz – Lagoa Vermelha

Marley de Oliveira Iglesias Braghirolli

Bom Jesus Joana D’Arc – Rio Grande

Rodrigo Gularte Lovato

Bom Jesus São José – Vacaria

Clair Eva Coloniezzi Erthal

Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida –

Venâncio Aires

Inês Bernadete de Oliveira Schwertner

Bom Jesus Sévigné – Porto Alegre

Jaqueline Braz de Lima

SÃO PAULO

Bom Jesus Itatiba

Angélica Cristina Puccinelli

Bom Jesus Externato – Pindamonhangaba

Alessandra Padilha Cesar Openheimer da

Silva

Bom Jesus Vicente Pallotti – São Paulo

Regina Maria de Guido

Bom Jesus São José – São Bernardo do Campo

Dirce Maria Kossar

PERFIL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

UNIDADES DE ENSINO

PARANÁ | CURITIBA

Bom Jesus Água Verde

Educação Infantil e Ensino Fundamental

N.° de alunos: 1 478

Bom Jesus Divina Providência

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 964

Bom Jesus Centro

Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 1 761

FAE Centro Universitário

Cursos de graduação

N.° de alunos: 4 300

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 2 385

Colégio Sesc São José

Ensino Médio

N.° de alunos: 811

Lace Language Center*

Cursos de Inglês e de Alemão

N.° de alunos: 510

* O Lace está presente também no Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba (PR), e no Bom Jesus Coração de Jesus, em Florianópolis (SC).

FAE Business School

Cursos de pós-graduação e de MBA

N.° de alunos: 2 025

PERFIL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

PARANÁ | OUTRAS LOCALIDADES

Bom Jesus Internacional

Aldeia − Campo Largo

Educação Infantil e Ensino Fundamental

N.° de alunos: 745

Bom Jesus Mãe do Divino Amor − Arapongas

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 550

Bom Jesus Internacional Alphaville − Colombo

Educação Infantil e Ensino Fundamental N.° de alunos: 399

Escola Bom Jesus

Modalidade Educação Especial − Campo Largo

Ensino Fundamental para alunos com necessidades educativas especiais

N.° de alunos: 39

Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário − Paranaguá

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 556

Bom Jesus São José dos Pinhais

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

Bom Jesus Santo Antônio − Rolândia

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 510

Bom Jesus São José − Rio Negro

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 409

N.° de alunos: 705

Faculdade FAE São José dos Pinhais

Cursos de graduação

N.° de alunos: 679

Cursos de pós-graduação

N.° de alunos: 21

N.° total de alunos: 700

Bom Jesus São Vicente − Araucária

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 589

PERFIL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

RIO DE JANEIRO

Bom Jesus Canarinhos − Petrópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 876

Bom Jesus São José – Petrópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 681

Bom Jesus Menino Jesus − Petrópolis

Educação Infantil e Ensino Fundamental

N.° de alunos: 425

SÃO PAULO

Bom Jesus Externato – Pindamonhangaba

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 317

Bom Jesus Itatiba

Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 232

Bom Jesus São José – São Bernardo do Campo

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 600

Bom Jesus Vicente Pallotti – São Paulo

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 519

PERFIL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

RIO GRANDE DO SUL

Bom Jesus Joana d’Arc − Rio Grande

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 553

Bom Jesus Rainha da Paz − Lagoa Vermelha

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 365

Bom Jesus São José – Vacaria

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 501

Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida − Venâncio Aires

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 334

Bom Jesus São Miguel − Arroio do Meio

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 273

Bom Jesus Sévigné − Porto Alegre

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 523

PERFIL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

SANTA CATARINA

Bom Jesus Santo Antônio – Blumenau

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 2 174

Faculdade FAE Blumenau

Cursos de pós-graduação e de MBA

N.° de alunos: 141

Bom Jesus Aurora − Caçador

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 422

Bom Jesus Coração de Jesus – Florianópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 1 021

Bom Jesus Divina Providência − Jaraguá do Sul

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 746

Bom Jesus São José − São Bento do Sul

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de alunos: 329

Bom Jesus Diocesano – Lages

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

N.° de Alunos: 852

O Grupo Educacional Bom Jesus nasceu sob a inspiração de Francisco de Assis e, desde a sua fundação, vem compartilhando com todos que fazem parte da sua história um pouco de seus valores.

Assim como os membros de uma família que herdam um nome que os identifica, cada pessoa que integra o Grupo, de certa forma, assume uma identidade franciscana. Mas conquistá-la requer muito mais que boas intenções e um sorriso no rosto, e isso se reflete no Bom Jesus Social. A iniciativa, que teve início em 2016, surgiu para preencher lacunas sociais e atender aqueles que possuem uma mente repleta de sonhos, ainda que vivam uma realidade de poucas oportunidades.

Devidamente planejado e discutido, o Bom Jesus Social conta com a participação de professores, gestores, alunos e outros profissionais, além do apoio dos que estão na liderança das entidades beneficiadas. Presente nas cidades onde há Unidades de ensino Bom Jesus, esse trabalho é organizado por um cronograma que envolve o desenvolvimento, a implementação, o acompanhamento e a avaliação das atividades, propondo aos beneficiados um processo gradativo de aquisição de habilidades e conhecimentos específicos, além de maior inserção social.

Conheça, a seguir, um relato das iniciativas desenvolvidas em 2017.

“O Bom Jesus Social nasceu com a proposta de enfrentar os desafios contemporâneos, provocando mudanças reais nas comunidades em que nossas Unidades de ensino estão presentes. Buscamos, por meio desse ideal, engajar alunos, pais, professores e funcionários de todas as áreas na prática de ações que resultem na resolução ou na melhora dos problemas percebidos.

Em 2017, já no seu segundo ano de atuação, sentimos o amadurecimento dessa iniciativa, com atividades regulares que promovem a preparação de jovens para o vestibular, a leitura entre as crianças, o lazer de idosos, a arrecadação de donativos, entre tantas outras descritas com mais detalhes neste relatório.

Seguimos, portanto, fortalecidos em nossa missão institucional, ampliando nossa atuação na comunidade e aprimorando, continuamente, o impacto de nossa presença diante daqueles que, por diferentes motivos, se encontram desprovidos da atenção da sociedade.”

Jorge Apóstolos Siarcos, Diretor-Geral

PARANÁ

PROJETO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA ARTE E

PREPARAÇÃO PARA O ENEM

BOM JESUS ÁGUA VERDE | CURITIBA

Em parceria com o Instituto Salesiano de Assistência Social, o Bom Jesus Água Verde realiza duas atividades em prol de adolescentes com idades de 14 a 17 anos:

Projeto de integração social por meio da arte

Após conhecerem o projeto de integração social por meio da arte em uma das atividades, os adolescentes selecionam, junto com o professor responsável, uma imagem que represente a filosofia de Dom Bosco. Todo o desenvolvimento do projeto é relacionado a conceitos teóricos e contexto histórico das diferentes técnicas de pintura em paredes.

Preparação para o Enem

Em encontros quinzenais, professores de diferentes disciplinas trabalham conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante as aulas, são realizados exercícios variados, buscando desenvolver nos educandos a prática da leitura e interpretação das questões, além de estratégias para resolvê-las.

“Eu estou gostando muito das aulas, pois me mostram coisas interessantes que eu não sabia. O professor Thiago me ensinou o máximo divisor comum, algo até então desconhecido; a professora Mari procura deixar o ambiente das aulas mais descontraído. Em resumo, eles estão me ajudando e só tenho a agradecer.”

Adrian Willian Gonçalves Pinto, 15 anos – Aluno beneficiado

Instituto Salesiano de Assistência Social (Isas) – Entidade filantrópica com fins beneficentes, culturais, formativos e de assistência social. O Isas atua desde 1958 e atende cerca de 350 pessoas entre crianças e adolescentes.

PROGRAMA JOVEM ABRAÇA CRIANÇA

BOM JESUS CENTRO E LACE LANGUAGE CENTER | CURITIBA

O Bom Jesus Centro e a Unidade Lace Language Center atuam em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe (HPP) por meio do programa Jovem Abraça Criança. A atividade já faz parte da rotina do hospital e é coordenada pelo departamento de Voluntariado. Duas vezes ao mês, as turmas do High School e da 2.ª série do Ensino Médio vão até a unidade hospitalar e realizam atividades recreativas com as crianças que aguardam atendimento nos ambulatórios.

Para participar dessa iniciativa, o aluno precisa fazer parte do programa Semeando o Bem, promovido pelo Grupo Educacional Bom Jesus, e encaminhar um termo de autorização devidamente preenchido e assinado por seu responsável. Ao final do ano, os alunos participantes recebem do HPP um certificado.

“Participar do projeto Semeando o Bem, acompanhando os alunos nas visitas ao HPP, tem sido uma oportunidade ímpar. É notório perceber as mudanças de comportamento dos alunos antes e depois das atividades. Enquanto desenvolvíamos as ações pude conversar com o pai de um paciente, que me disse: ‘É muito bonito o que vocês fazem, pois a criança, ao brincar, pintar e se envolver com vocês e com outras crianças, esquece que está no hospital’.

O projeto me ensina a ser mais solidário, ter empatia e partilhar não só o meu tempo, mas a vida e aquilo que tenho. Ajuda-me a me colocar no lugar do outro.”

Santareno Augusto Miranda – Professor do Grupo Educacional Bom Jesus

PROJETO DE MONITORIA

BOM JESUS CENTRO | CURITIBA

Ampliando suas atividades no Bom Jesus Social, o Bom Jesus Centro oferece reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para 50 alunos do 8.º e 9.º anos do Colégio Estadual Guaíra. Por meio de atividades, os alunos retomam conteúdos, tiram dúvidas e descobrem novas formas de estudar. A ação é realizada por professores e alunos voluntários do Bom Jesus.

Além das aulas, o projeto também leva recreação para os estudantes do 6.º ano durante o período do intervalo.

“Participar desse projeto tem me ajudado muito nas aulas, porque eu tenho muita dificuldade. Gosto muito das atividades e venho a todos os encontros, acho até que deveríamos ter mais dias de atendimento durante a semana.”

Roger Alexsandro da Silva Batista, 14 anos – Aluno beneficiado

Hospital Pequeno Príncipe (HPP) – Fundado em 1971, o hospital localiza-se em Curitiba e é o maior hospital pediátrico do Brasil. Atualmente, cerca de 70% da sua capacidade é destinada a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Colégio Estadual Guaíra Ensino de 1.º e 2.º Graus –Desde 1965, a unidade atua na rede pública de ensino em Curitiba.

AMOR

BOM JESUS DIVINA PROVIDÊNCIA | CURITIBA

Para valorizar ainda mais o trabalho dos funcionários do Bom Jesus Divina Providência, as turmas do nível C que estudam na Unidade customizaram potes de vidro e, em seguida, confeccionaram um terrário, utilizando pedras, terra, musgo e suculentas.

As crianças também produziram cartões e os entregaram aos funcionários junto com os terrários, como forma de agradecimento pelo cuidado e pela dedicação dispensada.

EXERCITANDO AS VIRTUDES

BOM JESUS MÃE DO DIVINO AMOR | ARAPONGAS

Crianças com idades de 7 a 10 anos atendidas pela Obra Social Padre Bernhard Merkel são convidadas a participar de aulas de Educação Física nas quadras do Bom Jesus. Além da prática esportiva, dos jogos e das atividades motoras, todas são instigadas a desenvolver virtudes franciscanas na convivência com os pares.

O objetivo da ação é promover a melhora não só física, mas também comportamental dos estudantes, com o conceito e a prática das virtudes.

“As aulas são importantes, pois oferecem a oportunidade de realizar atividades físicas com os colegas e, com isso, temos um dia mais divertido e estimulante.”

Gustavo Gomes Paes, 10 anos – Aluno beneficiado

filantrópica de fins beneficentes mantida e dirigida pelas irmãs palotinas, voltada especialmente a crianças e adolescentes.

BOM JESUS NOSSA SENHORA DE LOURDES

| CURITIBA

O Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes atua na Associação Pequena Obra Franciscana, localizada na Vila Torres, em Curitiba, com reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A ação beneficia 50 jovens do contraturno escolar e 80 crianças da creche.

“Embora o tempo que passamos desde o início do projeto até agora tenha sido curto, percebo que o pouco que podemos proporcionar àquelas crianças pode se tornar grandioso, além de ser um meio para que continuem na escola e possam, futuramente, promover mudanças e transformações positivas no meio em que vivem.”

Josiane Gasparini – Professora do Grupo Educacional Bom Jesus

Associação Pequena Obra Franciscana – Desde 1997, a instituição atua na assistência social com atividades comunitárias.

PROGRAMA CIÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA: EDUCAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL

BOM JESUS NOSSA SENHORA DE LOURDES | CURITIBA

Desde 2016, o Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes atua em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na proposta de oferecer assistência às detentas da Penitenciária Feminina do Paraná. Em 2017, a ação se concentrou na doação de kits de higiene arrecadados pela comunidade escolar da Unidade.

Penitenciária Feminina do Paraná –Localizada no município de Piraquara, é uma unidade penal de segurança máxima destinada a detentas provisórias ou condenadas.

CONECTE-SE

COLÉGIO SESC SÃO JOSÉ | CURITIBA

O Colégio Sesc São José, que oferece Ensino Médio para alunos de baixa renda comprovada, dispõe de aulas gratuitas de informática para pais e responsáveis. Os encontros são realizados no período noturno em um laboratório de informática da Unidade.

“Estou gostando muito de participar do curso porque eu não sabia nada. Quando recebi o convite fiquei muito grata e, mesmo cansada do trabalho, procuro não faltar. Espero poder colocar em prática pelo menos um pouco de tudo que me foi passado até hoje.”

Suelene G. dos Santos Casarin – Mãe beneficiada

BOM JESUS SOLIDÁRIO

COLÉGIO SESC SÃO JOSÉ | CURITIBA

Em outra ação de solidariedade, o colégio Sesc São José promove, a cada 15 dias, atividades de interação no Lar de Idosos Recanto do Tarumã. A iniciativa beneficia 80 moradores do local e busca proporcionar aos idosos momentos diferenciados por meio da convivência com os adolescentes do Sesc São José, permitindo, assim, a troca de experiências entre as gerações. Além de momentos de conversa e descontração, também foram realizadas melhorias no local, como a revitalização do jardim, que contou com a supervisão da terapeuta ocupacional do Lar e com o auxílio dos alunos e dos idosos que apresentavam condições físicas para trabalhar.

Lar de Idosos Recanto do Tarumã – Desde 1921, a instituição atua no atendimento aos idosos em Curitiba.

EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: MOVIMENTAR PARA DESENVOLVER

A ação realizada na Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha contempla o desenvolvimento da percepção rítmica, a identificação de segmentos do corpo e o contato físico por meio de brincadeiras que envolvem movimentos, especificamente aqueles relacionados a habilidades psicomotoras. As aulas são realizadas semanalmente e são previamente preparadas por profissionais de Educação Física do Bom Jesus. Nelas, realizam-se brincadeiras, danças, jogos e outras práticas que estimulam a interação com os 81 alunos beneficiados.

“A psicomotricidade tem como objetivo desenvolver ações no aluno por meio da relação do seu corpo com o seu mundo interno e externo. Desse modo, são propostas atividades lúdicas, de memorização, coordenação motora, consciência corporal e lateralidade, entre outras. Essas atividades possibilitam a aprendizagem de movimentos organizados, aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Notamos grande interesse e motivação por parte dos alunos participantes, e cada aula é um momento único de trocas e aprendizagens!”

Viviani de Oliveira Carvalho e Talita Aparecida Thomaz Machado –Professoras do Grupo Educacional Bom Jesus Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha – Fundada em 1955, localiza-se em Campo Largo e oferece ensino para crianças da Educação Infantil ao 5.º ano do Ensino Fundamental.

BINGO SOLIDÁRIO

BOM JESUS MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | CAMPO LARGO

Durante as aulas de marcenaria, os alunos da Educação Especial do Bom Jesus prepararam vários prêmios para serem sorteados no Bingo Solidário em prol da Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo. Durante a ação, realizou-se a confecção de porta-chaves, cachepôs, cabideiros, porta-joias e caixas, além da arrecadação de lacres de alumínio para que a Associação faça uso na troca por uma cadeira de rodas.

Além de colaborar com a instituição, beneficiando cerca de 200 pessoas, o Bingo Solidário visou a promover em todos os envolvidos o respeito e a valorização da vida.

“Foi muito bonito ver o engajamento de todos os alunos e professores durante a realização do projeto. O entrosamento dos alunos com as pessoas da Associação foi também muito legal.”

Adriana Claudia G. Guimarães – Professora do Grupo Educacional Bom Jesus Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo – Desde 2005, a instituição atua no cuidado de pessoas com deficiência física em Campo Largo.

BOM JESUS SOCIAL

ENGLISH FOR ALL

BOM JESUS INTERNACIONAL ALPHAVILLE | COLOMBO

O projeto English for All chegou ao seu segundo ano de atuação em 2017, oferecendo aulas de Inglês a crianças da Escola Municipal Barão de Mauá. A atividade é realizada duas vezes por semana, com duração de 45 minutos cada uma. Os alunos recebem lanche e almoço no refeitório da Unidade Bom Jesus Internacional Alphaville, além de transporte gratuito.

A novidade ficou por conta das aulas de Natação, ofertadas no 2.º semestre de 2017, uma vez por semana.

“Muitos pais têm observado o diferencial dessas crianças e perguntado como podem participar, pois é visível a felicidade delas pela recepção e acolhimento que recebem. Com isso, ocorre a inserção da comunidade em um ambiente diferenciado, mostrando valores e conceitos que, agregados, ajudam no desenvolvimento das crianças como futuros profissionais, diferentes e melhores do que a realidade atual que convivem e compartilham entre si.”

Viviane Ferreira da Silva – Pedagoga da Escola Municipal Barão de Mauá

Escola Municipal Barão de Mauá – Desde 1992, a escola, localizada no município de Colombo, oferece educação pública para alunos da Educação Infantil ao 5.º ano.

CONTAR E ENCANTAR

BOM JESUS NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO | PARANAGUÁ

O projeto de contação de histórias Contar e Encantar é realizado pelo Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário e beneficia 36 crianças de 2 a 5 anos, atendidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Helena Porto Santos. Em encontros semanais, cada ação é finalizada com recreação e atividades artísticas ou de desenvolvimento psicomotor.

“O projeto Contar e Encantar beneficia especialmente a integração entre as instituições pública e privada, buscando maior qualidade de ensino para as crianças.

Com relação ao trabalho dos alunos do Bom Jesus, o incentivo dado aos nossos alunos por meio das contações de histórias enfatiza a importância de desenvolver o gosto pela leitura.”

Maria Moreira –

Diretora do Cmei Professora Helena Porto Santos

Cmei Professora Helena Porto Santos – Desde 2009, a unidade atua na Educação Infantil.

BOM JESUS SOCIAL

RECICLAR, LER, BRINCAR E SONHAR

BOM JESUS SÃO JOSÉ | RIO NEGRO

Com o propósito de educar por meio do exemplo, os alunos do Bom Jesus São José foram convidados a reutilizar materiais em diferentes atividades.

Assim, banners não utilizados foram reaproveitados e transformados em sacolas, e uma gincana movimentou a comunidade escolar para a arrecadação de livros infantis e brinquedos.

Duas escolas parceiras foram beneficiadas: a Escola Municipal Ana Zornig recebeu as sacolas contendo brinquedos em uma tarde festiva com a apresentação de uma peça teatral; a Escola Municipal Rural Paulino Valério, por sua vez, recebeu um acervo de livros infantis para a construção de sua biblioteca itinerante.

“O projeto Bom Jesus Social foi um presente na minha vida! Cada história contada é retribuída com sorrisos, olhinhos brilhando, abraços carinhosos e muita alegria. Saber que se está levando incentivo e esperança para crianças que têm dificuldades de diferentes contextos é, sem dúvida, uma oportunidade única que lindamente o Colégio Bom Jesus proporciona!”

Ângela Bauer Vecchiati – Professora do Grupo Educacional Bom Jesus

Escola Municipal Ana Zornig – Escola da rede pública atuante desde 1997.

Escola Municipal Rural Paulino Valério – Escola da rede pública atuante desde 1938.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

BOM JESUS SANTO ANTÔNIO | ROLÂNDIA

O Bom Jesus Santo Antônio promove contações de histórias para 69 crianças de 4 meses a 5 anos da Unidade Social Nossa Senhora Aparecida. A ação é realizada duas vezes por semana e busca oferecer momentos de descontração aos pequenos, além de despertar o interesse pela leitura nas crianças mais velhas.

“Fazer parte do projeto Bom Jesus Social é muito gratificante, pois, por meio dele, vejo realidades muito distantes das que vivencio em nosso dia a dia. É muito bom ver a alegria das crianças quando chega o momento da contação de histórias, como é importante esse momento lúdico para todos eles. Vejo em seus olhos como eles ‘embarcam’ nas histórias.”

Aline Pavani – Professora do Grupo Educacional Bom Jesus

Unidade Social Nossa Senhora Aparecida – A instituição atua há mais de 40 anos em prol da defesa e da garantia dos direitos de crianças em situação de vulnerabilidade no município de Rolândia.

GRUPO DE VOLUNTARIADO BOM

JESUS SOCIAL

BOM JESUS SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Com um grupo de voluntários formado por alunos, o Bom Jesus São José dos Pinhais realiza, uma vez por mês, sob a orientação de um professor, visita à Casa de Repouso para Idosos São José. Os encontros têm caráter lúdico, com a proposta de entreter os 24 moradores do local. Nas visitas, o grupo entrega donativos arrecadados nas turmas do 5.º ano Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio, que atendem às necessidades dos idosos.

“Cada dia que fomos à instituição, saímos com uma sensação de que fizemos a diferença, doamos o melhor de nós e em troca recebemos o dobro. Todos os sorrisos e abraços que recebi naquele lar vão ficar eternamente marcados, afinal, são esses simples gestos que podem mudar a vida de alguém. As pessoas precisam deste contato, deste amor, de carinho, compaixão e reconhecimento para serem mais humanas. Uma frase que li uma vez explica isso: ‘A gente precisa de gente para ser gente’. Esta experiência foi com certeza uma das melhores que eu já vivenciei.”

Maria Eduarda Melenek – Aluna da 1.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus São José dos Pinhais

Casa de Repouso para Idosos São José – Desde 1991, a instituição atua no município de São José dos Pinhais no cuidado com os idosos.

MAIS ENEM

BOM JESUS SÃO VICENTE | ARAUCÁRIA

Cerca de 120 alunos da 3.ª série do Ensino Médio de diferentes colégios públicos da rede estadual de Araucária foram beneficiados com aulões preparatórios para o Enem. Os encontros foram realizados semanalmente no anfiteatro do Bom Jesus São Vicente.

“Sou estudante do Colégio Estadual Cleide Leni Lopes Kurzawa no período noturno, porque trabalho em período integral.

No início do ano, busquei por um cursinho preparatório, mas ficava muito distante e o preço não estava ao meu alcance. Pensei em montar grupos de estudo aos sábados, porém a quantidade de interessados era muito baixa e a maioria nem pretendia cursar uma faculdade.

Na mesma semana, a professora Doroti divulgou o projeto Bom Jesus Social. Naquele momento, senti que ainda havia esperança de entrar em uma boa universidade, de ser orgulho para a minha família e para todos que acreditaram e me deram esta chance.

Fiquei muito contente em saber que o colégio não tem preconceito com alunos de baixa renda e que estão dando essa oportunidade mesmo sem receber qualquer benefício. Disponibilizaram um local confortável e professores capacitados para nos preparar. Obrigada a todos do Bom Jesus que estão tornando sonhos realidade!”

Thainara Iurko, 17 anos – Aluna do Colégio Estadual Cleide Leni Lopes Kurzawa

Colégio Estadual Fazenda Velha

Colégio Estadual Professora Helena Wysocki

Colégio Estadual Araucária

Colégio Estadual Cleide Leni Lopes Kurzawa

Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski

Colégio Estadual João Nerli da Cruz

Colégio Estadual do Campo Guajuvira

Colégio Estadual Joana Gurski

Colégio Estadual Elzeario Pitz

BOM JESUS SOCIAL

LACE LANGUAGE CENTER BOM JESUS PARA A JOCUM

LACE LANGUAGE CENTER | CURITIBA

Jovens de 12 a 16 anos recebem da instituição Jovens com uma Missão (Jocum) aulas de Inglês gratuitas, semanalmente, por meio do Projeto Esperança. A iniciativa dá oportunidade aos estudantes de aprenderem uma segunda língua, por meio de aulas didáticas e materiais que despertam sua curiosidade e interesse.

O Grupo Educacional Bom Jesus, por meio do Lace Language Center, colabora com a ação disponibilizando todos os livros didáticos necessários, além de móveis adequados para o ensino, como cadeiras, mesas e quadro de giz.

“Os materiais didáticos doados para os alunos são de extrema importância, pois cada um pode manusear seu próprio livro para estudar, facilitando o aprendizado. Além disso, como nosso projeto vem de uma ONG, em que os trabalhos são voluntários, os estudantes podem ter um curso de Inglês gratuito e com qualidade, graças ao material oferecido.”

Regina Schmegel de Resende – Coordenadora do Projeto Esperança/Jocum.

Jovens com uma Missão (Jocum) – Organização missionária interdenominacional e internacional que conta com voluntários atuando em atividades diversas em mais de 170 países.

SANTA CATARINA

SEMEANDO O BEM

BOM JESUS SANTO ANTÔNIO | BLUMENAU

As turmas da 1.a e da 2.a série do Ensino Médio do Bom Jeus Santo Antônio participam do projeto Semeando o Bem. Nele, os estudantes oferecem aulas de Inglês e de Espanhol, além de reforço nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, para os alunos da Escola Municipal Professora Alice Thiele. As atividades são realizadas semanalmente sob a coordenação de professores do Grupo Educacional Bom Jesus e beneficiam 91 alunos da rede pública.

“É muito bom ter aula com os alunos do Bom Jesus porque eles têm a mesma idade que a gente e compreendem nossas dificuldades.”

Guilherme de Paula – Aluno beneficiado

Escola Municipal Professora Alice Thiele – Fundada em 1983, a escola oferta ensino público para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Ainda com o projeto Semeando o Bem, a Unidade atua no Hospital Santo Antônio ofertando atividades culturais, como apresentações de música, dança e teatro, além de oficinas de artes, jogos e contação de histórias. O propósito da ação é proporcionar momentos de descontração para os pacientes internados nos 27 leitos da ala de Oncologia Pediátrica da instituição.

Hospital Santo Antônio – Desde 1860, a instituição atua na área hospitalar da cidade de Blumenau.

JESUS SOCIAL

AULÕES PREPARATÓRIOS PARA O ENEM

BOM JESUS AURORA | CAÇADOR

Alunos da 3.ª série do Ensino Médio Bom Jesus e comunidade externa recebem aulões preparatórios para o Enem. A atividade é realizada no salão cultural da Unidade Bom Jesus Aurora e conta com sistema de som, datashow e outros equipamentos que permitem a realização de aulas mais didáticas e atrativas.

HOPE

BOM JESUS CORAÇÃO DE JESUS | FLORIANÓPOLIS

O projeto Hope chegou ao seu segundo ano de execução em 2017 e continua oferecendo aulas de Inglês utilizando métodos pedagógicos que facilitam o aprendizado desse idioma estrangeiro. Atualmente, a ação atende 75 crianças entre 5 e 6 anos do Centro de Educação Infantil Girassol, instituição que pertence à Irmandade do Divino Espírito Santo (Ides).

As aulas são realizadas duas vezes por semana nas dependências do Bom Jesus Coração de Jesus.

“Os encontros são dinâmicos e interativos. Neles, as crianças desenvolvem e ampliam seu repertório dentro das diversas linguagens, despertando a curiosidade e a imaginação, fortalecendo assim as relações. Além disso, o idioma é ensinado de forma lúdica, com diversas atividades, como jogos, músicas, dramatizações e brincadeiras. Para as crianças está sendo muito proveitoso, pois estão tendo a oportunidade de conhecer e entender uma nova cultura.”

Vera Lúcia Ventura Lisboa – Professora do Centro de Educação Infantil Girassol

Centro de Educação Infantil Girassol – Oferece atendimento integral para crianças de 1 a 5 anos.

OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

BOM JESUS DIVINA PROVIDÊNCIA | JARAGUÁ DO SUL

Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2016 no Abrigo Institucional da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Unidade Baependi, o Bom Jesus Divina Providência identificou, junto ao responsável pelo abrigo, que uma das grandes dificuldades dos adolescentes acolhidos era na disciplina de Língua Portuguesa. Sendo assim, com o auxílio de um professor e de alunos da 2.ª série do Ensino Médio atuando como monitores, os adolescentes de 12 a 17 anos passaram a receber aulas de leitura, além de reforço sobre produção e interpretação de texto e gramática.

“Pelo terceiro semestre consecutivo, os adolescentes frequentam semanalmente aulas de leitura e interpretação de texto ofertadas no Colégio Bom Jesus. Nesse período, percebe-se a motivação e o interesse pela leitura, bem como significativa melhora na oralidade, o que também contribui nas relações sociais dos acolhidos. Considerando as dificuldades de aprendizagem comum a todas as crianças e adolescentes em situação de acolhimento, considera-se de grande relevância a parceria estabelecida.”

Zeni do Belem Brugge – Pedagoga do Abrigo Institucional da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Unidade Baependi

Abrigo Institucional da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Unidade Baependi –

Atende crianças e adolescentes de 0 a 17 anos que se encontram em situação de risco social.

Escola de Educação Básica Godolfin Nunes de Souza – Desde 1962, atua na Educação Básica da rede pública na cidade de Lages.

JOVENS BEM INFORMADOS

BOM JESUS SÃO JOSÉ | SÃO BENTO DO SUL

BASQUETE SOLIDÁRIO

BOM JESUS DIOCESANO | LAGES

Considerando a falta de oportunidades para crianças moradoras de um bairro periférico da cidade de Lages, o Bom Jesus Diocesano oferta aulas de basquete para 20 alunos de 8 a 12 anos da Escola de Educação Básica Godolfin Nunes de Souza. A atividade é realizada em duas aulas semanais com um professor de Educação Física do Grupo Educacional Bom Jesus. A ação possibilita às crianças uma percepção diferenciada acerca do esporte e do quanto ele pode abrir caminhos para a cidadania e para a vida plena em comunidade.

“Eu gosto muito! Eu gosto de todos os esportes, mas o meu preferido foi o basquete e eu gosto do professor, ele é muito legal.”

Kauan Mendes Ferreira, 11 anos – Aluno beneficiado

Com o propósito de orientar quanto à prevenção e à conscientização sobre o uso de drogas, o Bom Jesus São José ministra palestras e promove encontros com alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas do município de São Bento do Sul.

A iniciativa é resultado de uma parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e com a Secretaria Municipal de Educação de São Bento do Sul.

A ação é realizada semanalmente e já atende aproximadamente 500 estudantes.

“Sempre é de grande valia para nós, como escola, poder levar este tipo de informação para os nossos alunos. Melhor ainda quando são pessoas de fora que vêm para somar.”

Zuleika Voltolini – Diretora do Colégio Estadual São Bento, um dos beneficiados pela atividade

Centro de Referência da Assistência Social (Cras) –Entidade pública responsável pela organização e oferta de serviços assistenciais nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

BOM JESUS SOCIAL

RIO DE JANEIRO

BRINCAR PARA TODOS

BOM JESUS CANARINHOS | PETRÓPOLIS

Os alunos do Ensino Médio do Bom Jesus Canarinhos, sob a orientação de seus professores, desenvolvem, na Escola Municipal Paulo Freire, atividades recreativas para estudantes de 6 a 12 anos que apresentam condições físicas ou cognitivas diferenciadas. A cada encontro, são realizadas brincadeiras que desenvolvem a capacidade motora dos beneficiados.

“O projeto Brincar para Todos do Bom Jesus Canarinhos busca conscientizar sobre os desafios da inclusão e promove experiências afetuosas, lúdicas e criativas para nossos alunos mais que especiais. Muito obrigada!”

Escola Municipal Paulo Freire –Instituição que atende crianças e adolescentes carentes com condições físicas e cognitivas diferenciadas.

Gabriela Ferreira Lima – Professora na Escola Municipal Paulo Freire

É HORA DE HISTÓRIA!

BOM JESUS MENINO JESUS | PETRÓPOLIS

Com o propósito de estimular a leitura, o pensamento crítico e a interpretação de textos, o Bom Jesus Menino Jesus atua semanalmente na Escola Municipal Celina Schechner. Em 2017, foram 78 alunos beneficiados com a atividade de contação de histórias.

“Ao final da história, os alunos interagiram ao partilhar sua admiração pelos super-heróis da vida real, aquelas pessoas que cada um deles considera ter superpoderes para viver o dia a dia em nossa sociedade. Emocionante perceber o envolvimento e a emoção das crianças. Com tão pouco podemos dar e receber grandes contribuições.”

Vanessa Soares de Andrade – Professora do Grupo Educacional Bom Jesus

Escola Municipal Celina Schechner – Fundada em 1961, a escola atua na Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade de Petrópolis.

AULAS DE PSICOMOTRICIDADE

BOM JESUS SÃO JOSÉ | PETRÓPOLIS

O Bom Jesus São José oferece aulas de psicomotricidade para 29 alunos com idades de 2 e 3 anos, atendidos pelo

Centro de Educação Infantil Vila São José. As atividades buscam oferecer às crianças uma iniciação à prática esportiva por meio de aulas lúdicas.

“As aulas oferecem diferentes possibilidades corporais, contribuindo para o desenvolvimento de maneira integral e prazerosa. Estamos muito satisfeitos com esta parceria e desejamos que permaneça durante muito tempo.”

Tânia Regina Webler – Professora do Centro de Educação Infantil

Vila São José

Centro de Educação Infantil Vila São José – Desde 1988, o centro atua na Educação Infantil na cidade de Petrópolis.

SÃO PAULO

AULAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM

BOM JESUS | ITATIBA

A Unidade do Grupo Educacional Bom Jesus oferece a 81 alunos da Escola Estadual Professora Oscarlina de Araújo Oliveira aulas preparatórias para o Enem.

“O projeto me ensinou a dar valor pelo ensino que recebo; fiz vários amigos que me mostraram outras realidades da vida, me tornei mais confiante para ir atrás dos meus objetivos e sempre ajudar o próximo.”

“O projeto me ajudou a tirar dúvidas, me deu mais coragem, tirou meu medo do Enem e agora eu sei que tenho mais capacidade de passar na prova.”

Depoimentos de alunos beneficiados pelo projeto

Escola Estadual Professora Oscarlina de Araújo Oliveira –Presente no município de Itatiba, a escola da rede pública oferece aulas voltadas para alunos do Ensino Médio.

OFICINAS DE MATEMÁTICA

BOM JESUS EXTERNATO | PINDAMONHANGABA

Semanalmente, o Bom Jesus Externato oferece aulas de reforço na disciplina de Matemática para 141 crianças atendidas pelo Instituto Salesiano (Liceu Coração de Jesus). As atividades são ministradas pelos alunos da 1.a e da 2.a série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus, sob a coordenação de um professor responsável.

Além de beneficiar as crianças do instituto, a ação visa a desenvolver as habilidades socioemocionais dos voluntários e, assim, promover a empatia, o protagonismo juvenil, a solidariedade e a corresponsabilidade social.

“Como coordenadora pedagógica, sei da importância de as crianças terem um acompanhamento consistente e eficaz no processo de aprendizado. E ficamos muito contentes e satisfeitos com a parceria e a colaboração do Colégio Bom Jesus pelo segundo ano consecutivo.”

Vânia Araújo – Coordenadora Pedagógica do Instituto Salesiano (Liceu Coração de Jesus)

Instituto Salesiano (Liceu Coração de Jesus) – Atuando no município de Pindamonhangaba desde 1943, a instituição atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

AULAS DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

BOM JESUS SÃO JOSÉ | SÃO BERNARDO DO CAMPO

Semanalmente, com o auxílio de um professor de Educação Física, o Bom Jesus São José ofertada aulas de iniciação esportiva para crianças de 3 a 6 anos atendidas pela Casa das Crianças Menino Jesus. Além da atividade, a Unidade desenvolve campanhas junto à comunidade escolar pela arrecadação de alimentos para as refeições oferecidas pela instituição.

“Estar participando deste projeto é um prazer muito grande. Trabalhar com o que gosto e poder contribuir para a formação de crianças com menos acesso à cultura e ao lazer é extremamente gratificante. A relação com as irmãs é muito boa, e gostaria de agradecê-las por aceitar o projeto do colégio e me acolherem tão bem. Já com os alunos tenho uma relação tão boa que é difícil descrever. Nossos encontros são repletos de sorrisos e muito afeto. Todo este clima faz das horas que passo na Casa das Crianças Menino Jesus um momento de construção do conhecimento, desenvolvimento, não apenas na parte motora dos alunos, mas também social. Não posso deixar de mencionar o quanto aprendo com eles a cada encontro.”

Casa das Crianças Menino Jesus – Pertencente à Congregação São

João Batista, a instituição, criada em 1970, atende 55 crianças com atividades, literárias, recreativas, esportivas, entre outras.

Guilherme Balbo – Professor do Grupo Educacional Bom Jesus

BOM JESUS SOCIAL

VISITA AO LAR DAS MÃEZINHAS

BOM JESUS VICENTE PALLOTTI | SÃO PAULO

No primeiro semestre de 2017, o Bom Jesus Vicente Pallotti reuniu 25 alunos para uma visita ao Lar das Mãezinhas. Durante o encontro, todos partilharam um café, e os estudantes puderam conhecer as moradoras do local, as quais relataram como chegaram ali, quais eram suas antigas profissões, como são suas famílias e como encaram a realidade hoje vivida.

ENEM

Sociedade de Beneficência e Assistência Social Lar das Mãezinhas –Instituição que atua no cuidado de idosas desde 1952.

BOM JESUS VICENTE PALLOTTI | SÃO PAULO

No segundo semestre de 2017, a ação social promovida pelo Bom Jesus Vicente Pallotti beneficiou 35 alunos da Escola Estadual Infante Dom Henrique. Os alunos receberam aulas de reforço com foco no Enem, ministradas por professores do Grupo Educacional Bom Jesus.

“As orientações recebidas ao longo do projeto aprimoram a qualidade já recebida nas aulas no colégio. Com certeza essas informações contribuem no processo avaliativo. Um ponto que merece destaque é o aumento da autoestima dos alunos que participam do projeto. Há uma integração legítima entre as instituições escolares envolvidas e a comunidade.”

Cristiano Tolomio – Professor do Grupo Educacional Bom Jesus

Escola Estadual Infante Dom Henrique – Unidade pública de ensino presente em São Paulo desde 1957.

RIO GRANDE DO SUL

INTEGRAÇÃO

QUE TRANSFORMA

BOM JESUS SÃO MIGUEL | ARROIO DO MEIO

Com o propósito de oferecer momentos de integração entre os alunos do Bom Jesus e as 90 crianças atendidas pela Associação de Menores de Arroio do Meio (Amam), o Bom Jesus São Miguel realiza dois encontros por mês nos quais promove atividades recreativas e artísticas que envolvem os praticantes das duas instituições, proporcionando troca de experiências e amizade.

“Foi gratificante ver os alunos do 8.º ano entrarem nas histórias que um dia os emocionou para levar a magia para as crianças da Amam. Foi mais emocionante ainda ver que o conteúdo trabalhado em sala levou encanto e foi transferido na prática. Isso mostra que educar vai muito além dos muros do colégio e é o que fazemos aqui, transmitindo saberes e virtudes para formar um cidadão consciente de que precisamos do outro para nossa história ser completa.”

L. Q. Tonello Ehlert – Professora do Grupo Educacional Bom Jesus

Associação de Menores de Arroio do Meio (Amam) – Fundada em 1970, essa instituição sem fins lucrativos tem o objetivo de oferecer atividades em contraturno para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

BOM JESUS SOCIAL

UM OLHAR AO IDOSO

BOM JESUS RAINHA DA PAZ | LAGOA VERMELHA

No projeto Um Olhar ao Idoso, os 17 moradores do Lar do Idoso recebem semanalmente a visita de alunos e funcionários do Bom Jesus Rainha da Paz. Durante os encontros, são realizados exercícios físicos e oficinas de Língua Portuguesa. O objetivo dessas atividades é aproximar jovens e idosos, valorizando suas histórias, oportunizando atividades diferenciadas e incentivando-os ao movimento corporal.

“Com relação ao projeto temos a grata satisfação de estar ao lado dos seus realizadores e também dos funcionários e professores que vêm nos animar mais com os cuidados nas questões de movimentação dos idosos e ensino.”

Lar do Idoso – Desde 1992, abriga idosos da cidade de Lagoa Vermelha com o auxílio da Prefeitura Municipal e dos integrantes da instituição.

Mario Sarassa –Coordenador do Lar do Idoso

ARTE EDUCAÇÃO

BOM JESUS JOANA D’ARC | RIO GRANDE

A Educação Infantil é o primeiro passo da vida escolar e, por isso, precisa ser repleta de momentos em que as crianças aprendam por meio de diversão, brincadeiras e ambientes compatíveis com as suas necessidades. Sendo assim, o Bom Jesus Joana D’Arc promove oficinas artísticas para professores e alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vereador Oscar Ferreiro de Campos Moraes, atendendo 166 pessoas.

As oficinas são teórico-práticas e preparadas de forma que todos vinculem os temas propostos à compreensão da arte e ao desenvolvimento de suas linguagens em sala de aula.

“O projeto Bom Jesus Social é de grande relevância para todos nós da Emei Oscar Moraes. Em 2017, em especial, buscamos aprender as relações da arte na Educação Infantil e de como articular e propor vivências às crianças, que não só qualifiquem nosso trabalho, mas que sejam significativas para os pequenos. A formação dos professores, com um docente da área de artes, agrega em nossa equipe experiências e conhecimentos de modo a contribuir com a comunidade em que estamos inseridos. Além disso, a interação com alunos, pais e funcionários do Bom Jesus permite uma rica troca cultural. Agradecemos imensamente por termos sido escolhidos por essa reconhecida instituição educacional.”

Gina Gutterres da Silva – Responsável pela instituição beneficiada

Emei Vereador Oscar Ferreiro de Campos Moraes – Escola municipal direcionada para a Educação Infantil, instituída em 1999.

BOM JESUS SOCIAL

VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR

BOM JESUS SÃO JOSÉ | VACARIA

Trabalhando com a leitura e a oralidade, o Bom Jesus São José atende crianças de 6 a 9 anos da Associação de Meninos e Meninas Assistidos (Amma) Santa Cecília. A ação inclui encontros com contações de histórias e atividades lúdicas e artísticas.

“O trabalho realizado pelo Bom Jesus com as crianças do Amma é com certeza um presente para todos nós desta instituição. Em 2017, chegamos ao segundo ano dessa parceria e só temos a agradecer. Conseguimos observar a alegria da professora em vir desenvolver o projeto com esses alunos tão necessitados de imaginação e criatividade, sabendo que isso somente será possível se entrarmos no mundo da leitura e da escrita. Parabéns ao Bom Jesus e a todos os envolvidos nessa parceria em prol da criança necessitada.”

Tiago Bareiá – Professor na Amma Santa Cecília

Amma Santa Cecília – Instituição que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município de Vacaria.

ALÉM DO HORIZONTE: O ENCONTRO INTELIGENTE DE GERAÇÕES

BOM JESUS NOSSA SENHORA APARECIDA | VENÂNCIO AIRES

Mensalmente, uma turma de alunos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, acompanhada de professores, visita o Lar para Idosos Novo

Horizonte para desenvolver ações com seus moradores. Durante cada encontro, são realizadas atividades artístico-culturais, celebrações, jogos e recreação, além do intenso diálogo entre os participantes.

“Feito tudo com muito carinho e dedicação, a turma levou para o Asilo muita alegria e diversão; durante conversas e jogos – como bingo – tanto os alunos quanto os idosos puderam dar risadas e trocar experiências de vida.”

Lar para Idosos Novo Horizonte – Administrado pelo Lions Clube Venâncio Aires, a instituição atua desde 1983 no acolhimento de idosos.

Camila Scherer de Souza – aluna da 1.ª série do Ensino Médio

PROJETO DE VOLUNTARIADO

CASA DE APOIO MADRE ANA

BOM JESUS SÉVIGNÉ | PORTO ALEGRE

Com o objetivo de levar carinho, atenção e lazer a pacientes e familiares, um grupo de alunos do Bom Jesus Sévigné, acompanhado de um professor, realiza visitas semanais à Casa de Apoio Madre Ana. Durante os encontros, os alunos confeccionam brinquedos com materiais recicláveis e realizam atividades recreativas com grupos de aproximadamente 30 pessoas atendidas pela instituição.

“A Casa de Apoio Madre Ana acolhe pacientes carentes que vêm do interior do Rio Grande do Sul e de outros 18 estados para tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. São, em sua maioria, mães e filhos. A instituição conta com o apoio da comunidade para se manter, e o voluntariado é essencial para promover atividades com os hóspedes. A parceria com o Bom Jesus promoveu importantes atividades para os nossos pacientes. Está sendo uma excelente experiência.”

Vanessa Siviero – Responsável pelos projetos realizados na Casa de Apoio Madre Ana

Casa de Apoio Madre Ana – Desde 2016, a instituição promove acolhimento aos familiares e pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

BOM JESUS SOCIAL EM NÚMEROS

A tabela a seguir demonstra os números alcançados pelo Bom Jesus Social em 2017, ainda que os resultados sejam, na prática, muito maiores, considerando que o benefício dos projetos atinge, muitas vezes, comunidades inteiras.

O sucesso da iniciativa é também consequência da ação direta dos alunos do Grupo Educacional Bom Jesus e do apoio de suas famílias.

#JUNTOSPELOBEM

Pessoas

Em 26 de agosto de 2017, o Teatro Bom Jesus foi palco de um grande evento em prol da saúde infantojuvenil. A ação, promovida pelo Bom Jesus Social em parceria com o HPP, trouxe a cantora Rafa Gomes. A artista, talento revelado para todo o país na 1.ª edição do programa The Voice Kids Brasil, da Rede Globo, apresentou-se em dois horários: às 16 horas (sessão extra) e às 19 horas.

Profissionais do Grupo Educacional Bom Jesus diretamente envolvidos

OUTRAS INICIATIVAS

Além das atividades realizadas continuamente por cada Unidade de ensino do Grupo Educacional Bom Jesus, outras iniciativas preencheram o cronograma do Bom Jesus Social em 2017. Veja a seguir.

“Essa iniciativa, além de celebrar os 120 anos do Grupo Educacional Bom Jesus, também fortalece a missão franciscana por meio do Bom Jesus Social. É uma forma de unir a comunidade escolar em torno de questões importantes, como a de garantir o direito à saúde de nossas crianças. Encontramos na Rafa Gomes e em sua família a mesma preocupação e valores que nos permitem, agora, apoiar o Hospital Pequeno Príncipe.”

Giselli Hümmelgen Pawowski – Gerente Pedagógica do Grupo Educacional Bom Jesus

BOM JESUS SOCIAL

O SHOW

À vontade no palco, a artista de 11 anos fez uma performance animada com direito a sorteio de fotos no camarim para os fãs.

Além das músicas que marcaram sua passagem pelo The Voice Kids Brasil, a cantora apresentou sua canção autoral, Deixa Levar, faixa de seu primeiro álbum.

BOM JESUS SOCIAL

ARRECADAÇÃO

Toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos foi destinada ao HPP. O resultado desta iniciativa foi comemorado no dia 15 de setembro de 2017, com a entrega do cheque de mais de 38 mil reais.

A cerimônia, realizada no HPP, contou com a presença de funcionários das duas instituições, de pacientes do hospital e, claro, da artista mirim, que, além de participar da entrega simbólica do cheque, encantou a todos cantando com o Coral do HPP. “Foi um gesto de amor ao próximo por meio de uma parceria institucional e com o envolvimento de muitas pessoas que fizeram a diferença para as nossas crianças”, disse em sua fala de agradecimento a diretoraexecutiva do HPP, Ety Cristina Forte Carneiro.

PÁSCOA COLORIDA

A Páscoa do Grupo Educacional Bom Jesus foi recheada não com chocolates, mas sim com seu real propósito de semear a solidariedade e a empatia para com o próximo. Em uma ação envolvendo todas as Unidades de Curitiba e região metropolitana, foram arrecadadas mais de 15 mil caixas de lápis de cor, giz de cera, desenhos para colorir e folhas em branco, com o objetivo de promover o entretenimento das crianças internadas no HPP.

A entrega foi realizada no dia 18 de abril de 2017 e contou com a presença de 40 voluntários das Unidades participantes, além de algumas crianças do HPP acompanhadas dos pais. Embalados pelo Coral do HPP, todos tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco da alegria das crianças.

“Para o Bom Jesus, a Páscoa Colorida foi muito especial, pois, além de donativos ao hospital, com estes projetos temos a oportunidade de ver despertar em nossos alunos a vontade de ajudar o próximo e se voluntariar. O valor humano deste projeto é muito maior!”

Marli Mendes – Coordenadora-geral do Grupo Educacional Bom Jesus

NOTAS FISCAIS

BOM JESUS SOCIAL

Toda sexta-feira ocorre o lançamento das notas fiscais arrecadadas pelo HPP para o Nota Paraná. A atividade é feita de forma voluntária pelos alunos do High School do Lace Language Center, que disponibilizam seu tempo para separar e lançar as notas no sistema.

Ao fim do período estipulado pelo programa estadual, os créditos arrecadados retornam como recursos financeiros para o hospital.

TARDE DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO FADA PILARA

E MARUJO GADEINHA

Foi realizada no dia 17 de agosto de 2017, no Bom Jesus Divina Providência, a tarde de autógrafos com o professor da FAE Luciano Koenig de Castro, autor do livro Fada Pilara e Marujo Gadeinha. A obra trata de um lugar chamado Reino Encantado, onde vive a Fada Pilara e o Marujo Gadeinha. Nele, uma poção mágica é feita com mechas de cabelos emprestadas de pessoas muito especiais, garantindo, assim, que a magia continue viva na Terra.

Criada para ajudar a filha de 6 anos do autor, diagnosticada com câncer, a história do livro busca auxiliar também outras crianças que sofrem com a queda de cabelo decorrente da quimioterapia.

Os exemplares foram impressos pela Editora Bom Jesus e distribuídos gratuitamente para crianças em tratamento de câncer em hospitais do Paraná e de outras cidades do Sul e Sudeste do país.

DIA MUNDIAL DOS POBRES

Por meio dos programas Bom Jesus Social e FAE Social, milhares de pessoas foram alcançadas pela mensagem do papa Francisco com relação ao Dia Mundial dos Pobres, 19 de novembro. Famílias inteiras, alunos e professores da Educação Básica ao Ensino Superior, em cinco estados brasileiros, receberam mensagens para reflexão. Esse público e toda a comunidade das cidades onde o Grupo Educacional Bom Jesus atua foram convidados a se engajar em campanhas de cunho social, promovendo, assim, a fraternidade franciscana.

Confira, a seguir, um resumo dessas ações.

Bom Jesus Canarinhos, em Petrópolis (RJ) –

Os alunos participaram de uma dinâmica que sensibilizou os estudantes com relação ao cuidado com os mais necessitados. A Unidade também lançou a tradicional campanha de arrecadação de brinquedos usados para serem doados a crianças carentes da região.

Bom Jesus Escola Especial, em Campo Largo (PR) – A Unidade arrecadou roupas, sapatos, brinquedos e livros para o Movimento de Integração Cristã, que os encaminhou para cerca de cem pessoas necessitadas.

Bom Jesus Água Verde, em Curitiba (PR) –

Os alunos arrecadaram mais de 5 mil meias usadas. O material foi entregue à empresa Puket, que mantém o projeto Meias do Bem, com o intuito de reciclá-las e transformá-las em cobertores.

Os estudantes fizeram a entrega desses cobertores ao Asilo São José, oportunidade na qual puderam interagir com os idosos e perceber que um ato simples pode levar esperança e aquecer o coração de quem o recebe.

Bom Jesus São Vicente, em Araucária (PR) –Os alunos arrecadaram kits de higiene para pessoas que vivem em situação de rua e de vulnerabilidade social, atendidas pela Catedral Anglicana de Curitiba em parceria com a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Curitiba.

Bom Jesus São José, em Rio Negro (PR) –A Unidade arrecadou 73 kg de alimentos não perecíveis para a Associação Mafrense de Deficientes Visuais (Amadev).

Bom Jesus Itatiba (SP) – Os estudantes arrecadaram litros de leite para doação às famílias que vivem em situação de rua, amparadas pela ONG Mãos Estendidas.

Bom Jesus Santo Antônio, em Blumenau (SC) – Os alunos da Unidade promoveram a arrecadação de brinquedos para doação às instituições que atendem crianças carentes do município.

Bom Jesus São José, em Vacaria (RS) – A Unidade realizou duas ações específicas. A primeira consistiu na doação de livros paradidáticos aos educandos do Amma – entidade que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A segunda foi uma coleta de alimentos não perecíveis para as famílias dos pacientes mais carentes que fazem sessões de hemodiálise na Associação Pró-Renais Crônicos de Vacaria.

Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, em Venâncio Aires (RS) – A Unidade lançou uma campanha para coleta de livros literários e material escolar. Os donativos foram reagrupados em estojos customizados para famílias de baixa renda atendidas pela Pastoral da Criança.

Colégio Sesc São José, em Curitiba (PR) – Os alunos participaram de um momento de reflexão sobre a carta escrita pelo papa Francisco em alusão ao Dia Mundial dos Pobres e debateram sobre como os jovens podem atuar na sociedade para mudar a situação de pobreza no mundo. Os estudantes também doaram materiais escolares para a ONG Sonhar Acordado, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.

Bom Jesus São José, em Petrópolis (RJ) –Com o tema Reciclando e Brincando, os alunos refletiram sobre as possibilidades de transformar alguns materiais em brinquedos. Esses presentes foram entregues às crianças atendidas pela instituição municipal Centro de Educação Infantil Vila São José.

BOM JESUS SOCIAL

Bom Jesus Internacional Alphaville, em Colombo (PR) – Os alunos promoveram uma campanha para a arrecadação de produtos de higiene destinados à Casa de Apoio Luz da Vida, na região de Colombo. Os donativos foram entregues à instituição durante uma visita dos estudantes, que contribuiu para amenizar a carência afetiva dos moradores do local.

Bom Jesus Rosário, em Paranaguá (PR) –Os alunos visitaram a instituição de ensino Cmei Professora Helena Porto Santos levando doações de brinquedos e lanches para 36 crianças. Também foram realizadas brincadeiras com o objetivo de promover a integração e a solidariedade entre os grupos de estudantes. A Unidade também deu início a uma campanha de Natal para a arrecadação de brinquedos novos para famílias atendidas pela Pastoral da Criança.

Bom Jesus Externato, em Pindamonhangaba (SP) – O Dia Mundial dos Pobres foi marcado como um momento de grande reflexão em prol dos mais carentes e com uma ação prática por meio da doação de livros para Angola. Este projeto teve o objetivo de contribuir para a construção de bibliotecas e de modificar a vida das pessoas atendidas pela missão franciscana naquele país.

Bom Jesus Diocesano, em Lages (SC) – A comunidade escolar arrecadou cerca de 200 livros para uma escola municipal de Lages. Todo o material foi doado pelos alunos do Bom Jesus que visitaram a instituição pública e confraternizaram com os estudantes da Educação Infantil.

Bom Jesus Aurora, em Caçador (SC) – A Unidade convidou toda a comunidade a participar do projeto Amistoso Solidário em Prol das Crianças Carentes 1.ª Edição. A iniciativa arrecadou roupas, calçados e brinquedos em prol dos moradores do Assentamento Hermínio Gonçalves dos Santos, que conta com aproximadamente 200 crianças carentes. Instituições parceiras na cidade também aderiram à ideia e doaram cestas básicas para as famílias.

Bom Jesus São Miguel, em Arroio do Meio (RS) – Detentos do presídio de Arroio do Meio foram beneficiados com livros arrecadados pela comunidade escolar durante o Sarau da Solidariedade. Os materiais serão utilizados em uma escola dentro do presídio, mantida e organizada pela 3.ª Coordenadoria Regional de Educação, com o objetivo de contribuir para a ressocialização dos detentos.

BOM JESUS SOCIAL

Bom Jesus Menino Jesus, em Petrópolis (RJ) –Os alunos lançaram a campanha Amor, Carinho e Alimento, na qual arrecadaram e montaram cestas básicas para a comunidade Madame Machado. A iniciativa também resultou na doação de brinquedos para o Natal de crianças que estão em orfanatos.

Bom Jesus Internacional Aldeia, em Campo Largo (PR) – Alunos, funcionários e familiares arrecadaram 200 kg de alimentos não perecíveis. Com os donativos, a ONG Turma da Sopa teve a oportunidade de compor cestas básicas e distribuir muitas sopas para comunidades carentes e pessoas em situação de rua de Curitiba.

Bom Jesus Santo Antônio, em Rolândia (PR) – Após debaterem sobre a importância das ONGs e do trabalho voluntário na sociedade, os alunos visitaram a Unidade Social Nossa Senhora Aparecida, conheceram seu projeto social e interagiram com as crianças que a creche atende. Os estudantes também criaram projetos de ONGs para ampliar a reflexão sobre o voluntariado e o auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, arrecadaram livros literários para duas entidades beneficentes da cidade.

Bom Jesus Vicente Pallotti, em São Paulo (SP) – Durante as aulas de Ensino Religioso, os alunos estudaram o conceito de caridade e, mais tarde, tomados por essa sensibilização, visitaram o Centro de Educação Infantil Raio de Sol, que recebe crianças de comunidades carentes. O encontro foi uma oportunidade para realizar brincadeiras e um lanche coletivo com alimentos doados pelas famílias dos alunos do Bom Jesus.

Bom Jesus São José dos Pinhais (PR) – Alunos do nível C da Educação Infantil da Unidade, seus familiares e professores realizaram uma linda festa. O motivo foi comemorar os ensinamentos deixados pelos bonecos Rock e Lala Bela nos dias que passaram no lar de cada família. Para conscientizar as crianças sobre a realidade difícil vivida por muitas pessoas, os bonecos fizeram alusão a quem vive em situação de vulnerabilidade social.

Bom Jesus Coração de Jesus, em Florianópolis (SC) – Conhecendo a história Feliz Aniversário, Jamela!, os alunos refletiram acerca das dificuldades dos mais necessitados. Depois de ouvirem atentamente a narração, os estudantes debateram sobre a dificuldade de sobrevivência da protagonista. Finalizaram o momento fazendo cartazes relacionados ao tema, para que pudessem planejar ações concretas em prol do auxílio daqueles que mais precisam.

PERFIL DOS ALUNOS NÚMERO TOTAL DE ALUNOS

POR ESCOLARIDADE

GÊNERO

ENSINO GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS

O Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) propõe aos professores do Grupo Educacional Bom Jesus novos modos de desenvolver atividades em sala de aula, com o intuito de formar alunos cada vez mais preparados para enfrentar um mundo que se modifica a cada instante.

No CEP, trabalham pesquisadores, editores, redatores, ilustradores e diagramadores, isto é, todo um corpo técnico e administrativo responsável pela organização da proposta pedagógica e do material didático do Grupo. Seu objetivo é oferecer um processo de ensino dinâmico e eficiente, sugerindo formas de aplicar os saberes e de promover a interatividade entre as diversas áreas do conhecimento.

EDITORA BOM JESUS

A Editora Bom Jesus produz diversas obras literárias, além de livros didáticos, paradidáticos, e-books e materiais de apoio da Educação Infantil ao Ensino Médio. Entre suas premissas estão a qualidade e a preocupação com os resultados significativos proporcionados por suas publicações.

Esses resultados comprovaram-se nas participações da Editora no Prêmio Jabuti, ficando duas de suas obras entre as finalistas dos anos de 2014 e 2016, com os livros Fluxo de Conteúdos e Do Pensar e Agir Franciscanamente, respectivamente.

A Editora Bom Jesus é membro da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e participa da Brazilian Publishers, iniciativa que tem por objetivo promover o setor editorial brasileiro no mercado global. Mantém com a Associação Nacional de Educação Católica (Anec) uma forte parceria a fim de contribuir para que as instituições estejam cada vez mais imbuídas do compromisso de oferecer um ensino para a formação de valores.

A Coleção Formação de Valor da Editora Bom Jesus foi elaborada com o objetivo de oportunizar experiências de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes que possibilitem a transferência de conhecimentos acadêmicos a outras vivências, despertando a consciência crítica e o senso de coletividade.

A linha metodológica das obras prioriza a contextualização, a integração e a interdisciplinaridade, por meio da abordagem investigativa e do incentivo ao desenvolvimento de projetos e

de pesquisas que extrapolem o ambiente escolar e que valorizem o trabalho colaborativo e a formação de comunidades de aprendizagem. Além disso, o material didático do Grupo Educacional Bom Jesus permite que os planos de aula e as temáticas específicas ou transversais estejam alinhados integralmente à proposta pedagógica da Instituição.

O projeto gráfico propicia páginas diferenciadas, com imagens e textos dispostos de maneira interativa. Também há a preocupação em produzir um instrumento de apoio com qualidade e conteúdos complementares de extrema relevância.

ENSINO GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Grupo Educacional Bom Jesus contribui para a formação do aluno, tornando-o apto a realizar novas leituras da realidade e a resgatar os valores éticos, morais e espirituais, preparando-o, assim, para a vida em sociedade. Os conteúdos escolares são trabalhados de maneira interdisciplinar e contextualizada, por meio de propostas organizadas por docentes capacitados e de ferramentas pedagógicas inovadoras, que contribuem para tornar a exploração do conhecimento ainda mais dinâmica e eficiente.

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Na Educação Infantil, a proposta pedagógica prioriza abordagens que explorem a curiosidade e instiguem o aluno ao aprendizado por meio da pesquisa e da investigação, sistematizando as descobertas dessa fase por meio da expressão oral e plástica. No Ensino Fundamental I, a proposta pedagógica considera a importância de contextualizar os conhecimentos e de aliar a teoria à prática. Os conteúdos são problematizados, e os alunos são convidados a levantar hipóteses e a investigar os temas propostos, além de apresentar e discutir os resultados obtidos.

ENSINO FUNDAMENTAL II

No Ensino Fundamental II, a proposta pedagógica do Grupo Educacional Bom Jesus está voltada para a valorização da interdisciplinaridade, convidando os alunos a levantarem hipóteses e a investigarem os temas propostos durante as aulas. Por meio de sínteses, eles também são estimulados a explicar o modo como pensam e a argumentar em defesa de suas ideias.

ENSINO MÉDIO

No Ensino Médio, os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar desafios como os concursos vestibulares e o Enem. Os conteúdos são consolidados e aprofundados, possibilitando que os educandos participem das relações sociais, exerçam sua cidadania com postura ética e prossigam com seus estudos.

Nessa fase final da Educação Básica, a abordagem pedagógica no Grupo Educacional Bom Jesus é feita de forma interdisciplinar, privilegiando o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial oferece um serviço educacional especializado a alunos com necessidades especiais, isto é, com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências. A proposta pedagógica é elaborada de modo contextualizado, com foco nas adaptações e flexibilizações curriculares relacionadas a quantificação dos conteúdos, detalhamento dos objetivos, desenvolvimento metodológico, recursos didáticos, temporalidade e instrumentos de avaliação diferenciados, visando a responder às necessidades educacionais de cada aluno.

VIRTUDES E ATITUDES

Para desenvolver um trabalho pautado em valores humanos e voltado para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, o Grupo Educacional Bom Jesus, por meio do CEP, criou o Virtudes e Atitudes. Nesse projeto, as virtudes são atreladas ao conteúdo de cada série e ano, resultando na prática de atividades denominadas Atitudes em Dia. Todas as ações são feitas de forma contextualizada e lúdica e contam com a participação de alunos, pais ou responsáveis, educadores, funcionários e entidades parceiras.

ENSINO GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

TEMPO FRANCISCANO

Ao longo de sete semanas entre os meses de setembro e outubro, todas as Unidades de ensino do Grupo Educacional Bom Jesus praticam o Tempo Franciscano. Sua proposta decorre da missão da Instituição de promover a formação integral de cada aluno de acordo com os princípios cristãos e franciscanos. O período, que coincide com a comemoração do Dia do Professor, é também uma oportunidade de homenagear os docentes do Grupo Educacional Bom Jesus.

Em 2017, as turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram convidadas a vivenciar a temática Cuidando da Criação e Educando para o Amor. Assim, todas as atividades realizadas buscaram promover uma reflexão sobre a importância do cuidado com a Criação e a prática do amor por todas as criaturas como um dos principais ensinamentos de São Francisco de Assis, contemplado na proposta educacional da Instituição.

LIVRETO TEMPO FRANCISCANO 2017

O livreto Tempo Franciscano 2017, totalmente ilustrado, traz em suas

103 páginas direcionamentos para a condução do Tempo Franciscano dentro das Unidades de ensino do Grupo Educacional Bom Jesus.

Além da fundamentação teórica sobre o tema escolhido, gestores e professores encontram no livreto propostas de atividades divididas por séries e períodos.

CUIDANDO DA CRIAÇÃO E EDUCANDO PARA O AMOR

O tema Cuidando da Criação e Educando para o Amor propõe uma avaliação do estilo de vida humano e suas consequências para o mundo. Nesta proposta, são levantadas questões que envolvem desde a poluição do planeta Terra até a degradação social, a corrupção e seus reflexos na marginalização dos mais pobres.

O legado de São Francisco de Assis é apresentado como uma saída para a humanidade realinhar suas intenções para o futuro. Seu exemplo de vida é a inspiração para relações mais fraternas entre os seres humanos e também com a natureza.

Veja a seguir algumas das atividades do Tempo Franciscano realizadas nas Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus.
Banners ilustrativos do livreto Tempo Franciscano 2017

ENSINO GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

ENSINO GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes | Curitiba (PR)

PASTORAL ESCOLAR

Inspirada nos valores franciscanos, a Pastoral Escolar busca proporcionar e incentivar o diálogo entre alunos, professores e funcionários no âmbito espiritual e solidário. Durante todo o ano, são realizadas celebrações e ações que envolvem toda a comunidade escolar.

PASTORAL EM NÚMEROS

Recebimento do Sacramento da Eucaristia

Matrículas na Iniciação Cristã II

Recebimento do Sacramento da Confirmação

ENSINO GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

INSTITUTO DOS MENINOS CANTORES DE PETRÓPOLIS

Baseada em princípios do ensinamento franciscano, a educação no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) alerta os coralistas e os alunos de música sobre a necessidade de doação de talentos, além da cota diária de dedicação, disciplina, valores e respeito às atividades desenvolvidas, proporcionando uma formação digna do caráter humano. Por meio de participação em eventos populares destinados à comunidade, o IMCP busca também contribuir para o enriquecimento cultural da sociedade. Em atividade desde 1942, está registrado no Conselho Nacional de Serviço Social como entidade filantrópica, de caráter cultural e assistencial, sem fins lucrativos.

O IMCP mantém os seguintes corais:

• Coral dos Canarinhos de Petrópolis, formado por 65 meninos com idade de 9 a 18 anos.

• Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, composto por 65 meninas com idade de 9 a 18 anos.

• Coral dos Aprendizes, com 31 integrantes, entre meninos e meninas com idade de 8 a 9 anos.

O IMCP promove intercâmbios, recebendo coros estrangeiros com o intuito de proporcionar aos coralistas a cultura e o interesse por outros idiomas e culturas, além da troca de experiências.

INICIATIVAS EM FAVOR DO CORAL

Durante o ano, são realizados diversos projetos e ações pensando na socialização e no bem-estar dos integrantes do coral:

• Reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social de Petrópolis (Cmas).

• Reuniões do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Petrópolis (CMDCA).

• Reuniões em grupo com pais e responsáveis dos alunos.

• Reuniões individuais com pais e responsáveis dos alunos coralistas e aprendizes.

• Concessão de vale-transporte a coralistas em situação de vulnerabilidade social.

• Parceria com uma médica para atendimento dos coralistas e aprendizes.

• Reuniões de Conselho de Classe.

• Entrega de brindes na Páscoa e no Natal.

ENSINO GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

APRESENTAÇÕES DO CORAL DOS CANARINHOS DE PETRÓPOLIS

• Missa do Lava Pés e Missa de Páscoa realizada na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis.

• Apresentação para congressistas médicos, no Rio de Janeiro.

• Participação no Congresso Internacional Pueri Cantores, no Rio de Janeiro.

• Concerto na 27.ª Bauernfest, em Petrópolis.

• Missa dedicada a Santa Maria na Semana Mariana, em Friburgo.

• Concerto no evento Bunka Sai, dedicado à colônia japonesa, em Petrópolis.

• Concerto no Circuito Imperial de Corais.

• Tour da experiência: o império brasileiro e sua música para turistas e visitantes, em Petrópolis.

• Apresentação para alunos do projeto Escola São Charbel, em Petrópolis.

• Turnê em Pato Branco e São Paulo.

APRESENTAÇÕES DO CORAL DAS MENINAS DOS CANARINHOS DE PETRÓPOLIS

• Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis.

• Concerto na Maratona Cultural, em Petrópolis.

• Concerto no Encontro Regional dos Escoteiros do Rio de Janeiro.

• Concerto no I Congresso Internacional de Música Sacra da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

• Apresentação no evento Serra Serata, em Petrópolis.

• Apresentação para alunos do Coral de Paty do Alferes, em Petrópolis.

• Concerto em comemoração ao 29.º Aniversário do Coral, em Petrópolis.

APRESENTAÇÃO DO CORAL DOS APRENDIZES

• Encerramento para pais e convidados, realizado na sede do IMCP, em Petrópolis.

PROGRAMA DE ESCOLAS ASSOCIADAS

As Unidades de ensino do Grupo Educacional Bom Jesus integram o Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo desse programa é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela cultura da paz, promovendo qualidade na educação, na busca de justiça, liberdade e desenvolvimento humano, formando crianças e jovens capazes de exercer sua cidadania global. As Unidades de ensino são livres para pautar suas ações de acordo com a realidade em que estão inseridas, mas são orientadas a seguir o eixo central estabelecido pela Unesco, atuando em áreas como aprendizagem intercultural, sustentabilidade, cultura da paz e assuntos relacionados às Nações Unidas.

BOLSAS DE ESTUDO

O Grupo Educacional Bom Jesus proporciona descontos e bolsas parciais e integrais a alunos do Ensino Fundamental e Médio de acordo com critérios específicos. Em 2017, foram investidos R$ 30 676 682,98 em bolsas de estudo, beneficiando 9 925 alunos. Esse montante inclui as bolsas de estudo concedidas na parceria com o Sesc/Senac.

ENSINO GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

DESTAQUES

PRÊMIO IMPAR

O Grupo Educacional Bom Jesus é a marca mais lembrada quando o assunto é colégio particular. Esse é o resultado da pesquisa conduzida pelo Grupo RIC Paraná em parceria com o Ibope Inteligência, que pelo terceiro ano consecutivo concedem o Prêmio Impar (Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional) ao Bom Jesus.

A cerimônia de premiação reuniu cerca de 400 pessoas, entre autoridades, empresários e comunicadores. No total, foram premiadas 26 empresas de diferentes segmentos de negócios.

O Colégio Bom Jesus foi representado no Prêmio Impar pelo gestor do Bom Jesus Centro, Marcelo Bianchini Favaro, pela gestora do Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, Cleide Barbosa Machado, pela coordenadora-geral, Marli Mendes, e pelo gerente regional, José Laurindo Machado.

BOM JESUS É A MARCA MAIS LEMBRADA EM VACARIA

O Bom Jesus São José, presente na cidade de Vacaria (RS), foi reconhecido, pelo quarto ano consecutivo, como a marca mais lembrada no quesito qualidade de ensino, de acordo com o prêmio Mérito Lojista 2017, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Vacaria.

Esta é a 12.ª edição do tradicional prêmio, resultado de uma ampla pesquisa, com mais de cem empresas, conduzida pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul.

TROFÉU IMPRENSA DE PARANAGUÁ

A Unidade Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário, de Paranaguá (PR), foi reconhecida como instituição de grande relevância para o município durante a 11.ª edição do Troféu Imprensa Ludovico Mikosz. A conquista é resultado da avaliação de diferentes veículos de comunicação da imprensa paranaense.

ALUNOS EM DESTAQUE

No mês de agosto, os alunos do Grupo Educacional Bom

Jesus participaram da III Olimpíada Brasileira de Geografia.

Os estudantes das Unidades Água Verde, Centro, Divina

Providência e Nossa Senhora de Lourdes conquistaram ao todo 23 medalhas, sendo 4 de ouro, 6 de prata e 13 de bronze.

Os alunos das Unidades catarinenses do Grupo Educacional Bom Jesus se destacaram na Olímpiada Brasileira de Física. Nas fases estadual e nacional, foram conquistadas 5 medalhas de ouro, 3 de prata e 6 de bronze, além de uma menção honrosa.

Em 2017, o estudante

Na Olímpiada Paranaense de Química os alunos do Grupo

Educacional Bom Jesus também tiveram bons resultados.

Foram conquistadas 2 medalhas de ouro, 1 de bronze e 11 classificações para a fase nacional da competição.

Vitor Amadeu Correia, aluno do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Canarinhos, em Petrópolis (RJ), conquistou uma posição de destaque na 15.ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), considerada o maior evento do gênero no país.

Com o projeto Obtenção de Elemento Filtrante de Metais Pesados à Base de Quitosana, orientado pelo seu professor de iniciação científica Frederico Figueiredo Simas de Oliveira, o jovem ficou no top 3 da categoria Ciências Exatas. O ótimo desempenho garantiu ao estudante um certificado e uma medalha da Universidade de Yale (Estados Unidos), além de uma credencial para participar do MILSET Expo – Sciences International (ESI Mundi), realizado em Fortaleza (CE).

GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS

TOTAL E POR GÊNERO

POR ESTADO E GÊNERO

INSTITUCIONAL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

POR TIPO DE EMPREGO E CARGA HORÁRIA

TEMPO PARCIAL | ATÉ 25 HORAS

SEMANAIS DE TRABALHO

PROFESSOR

TEMPO INTEGRAL | ACIMA DE 25 A 44 HORAS

SEMANAIS DE TRABALHO

PROFESSOR

POR TIPO DE CONTRATO

Tempo indeterminado*

determinado**

* Indeterminado: válido enquanto perdurar a relação de emprego.

** Determinado: com datas de início e término acordadas entre trabalhador e empregador, não podendo ultrapassar o período de dois anos. Inclui contratos em caráter de experiência vigentes na data-base do relatório.

*** Recibo de Pagamento Autônomo.

POR FAIXA ETÁRIA

Abaixo de 18 anos*

De 18 a 35 anos

De 36 a 60 anos

Acima de 60 anos

* Refere-se a contratos de menor aprendiz.

POR TEMPO DE SERVIÇO

Até 3 anos

De 4 a 6 anos

De 7 a 10 anos

De 11 a 15 anos

De 16 a 20 anos

De 21 a 25 anos

Acima de 25 anos

POR GRAU DE ESCOLARIDADE

Ensino Fundamental

Ensino Médio Graduação

INSTITUCIONAL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS

CONTRATAÇÃO

NEGOCIAÇÃO COLETIVA

O Grupo Educacional Bom Jesus desenvolve, analisa e aprimora continuamente suas políticas institucionais para garantir um bom desempenho profissional de toda a sua equipe.

No Grupo Educacional Bom Jesus, 100% dos funcionários são amparados por acordos de negociação coletiva.

de mulheres em cargo de chefia

* Os números apresentados se referem aos cargos de chefia da alta administração, considerando gerência/gestão.

REMUNERAÇÃO

Proporção do salário mais baixo pago pela Instituição comparado ao salário-mínimo nacional (referente a 220 horas/mês):

CÓDIGO DE CONDUTA

O Código de Conduta é o documento que estabelece princípios e normas de conduta ética e profissional para o quadro de empregados do Grupo Educacional Bom Jesus. Usado como referência para a tomada de decisões diárias, dispõe de preceitos que incluem o relacionamento entre profissionais e alunos da Instituição, o comportamento ético no ambiente de trabalho e a apresentação pessoal.

Todos os itens dispostos no documento observam o sistema legal brasileiro.

BENEFÍCIOS E INCENTIVOS

COMUNICAÇÃO INTERNA

A Comunicação Interna garante que o fluxo de informações chegue aos professores e funcionários administrativos do Grupo Educacional Bom Jesus por meio de e-mails, da intranet e do jornal mural.

¹ Benefício presente nas Unidades de Curitiba e região metropolitana, concedido a funcionários com salário-hora igual ou inferior a R$ 7,69.

² Plano de saúde Clinipam concedido a funcionários com salário-hora igual ou inferior a R$ 7,69 nas Unidades de Curitiba e região metropolitana.

³ Em parceria com a Unimed, o Grupo Educacional Bom Jesus oferece a seus funcionários assistência médica com valor de mensalidade menor do que as praticadas no mercado.

4 Benefício concedido aos funcionários que trabalham na Unidade de Apoio Remanso, em Campo Largo (PR).

INSTITUCIONAL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

DESCONTO NAS MENSALIDADES

Uma das maiores contribuições oferecidas aos docentes e funcionários é o benefício do desconto nas mensalidades.

NÚMERO

DE BENEFICIADOS (FUNCIONÁRIOS, DEPENDENTES

E ESTAGIÁRIOS) COM DESCONTOS NAS MENSALIDADES

DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS

O Grupo Educacional Bom Jesus oferece livros didáticos gratuitos aos filhos de funcionários que estudam nas Unidades

Bom Jesus. Em 2017, foram distribuídos 1 315 kits de livros.

DESCONTO NA VIVA ESPORTE ACADEMIA

Funcionários do Grupo Educacional

Bom Jesus têm 50% de desconto nas mensalidades da Viva Esporte Academia. Filhos de funcionários que estudam no Bom Jesus ou na FAE têm 20% de desconto.

Dependentes que não estudam na Instituição, pais e cônjuges beneficiam-se com uma redução de 10%. Em 2017, 15 funcionários usufruíram do benefício.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

O Grupo Educacional Bom Jesus, norteado pelos princípios franciscanos, proporciona constante desenvolvimento para os seus funcionários por meio de capacitações e treinamentos que favoreçam o crescimento institucional, centrado em valores humanos fundamentais.

O Programa de Desenvolvimento Profissional trabalha os eixos norteadores capacitação e treinamento, que buscam desenvolver, além das competências técnicas, o relacionamento interpessoal e o autoconhecimento.

Em 2017, foram desenvolvidos 135 temas distribuídos em 430 capacitações, com a participação de 1 600 funcionários administrativos.

INSTITUCIONAL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

PROGRAMA PARA RESPONSÁVEIS DE SETOR

O Grupo Educacional Bom Jesus realiza treinamentos específicos sobre liderança com o objetivo de aprimorar o desempenho dos responsáveis pelos setores da Instituição. Administração de Conflitos: Contrato de Convivência e Franscisco de Assis: um Líder por Excelência e Administração de Conflitos, foram os temas trabalhados com os 96 responsáveis de setores em 2017.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE

O Programa de Formação Docente busca contribuir na qualificação dos estagiários pedagógicos de Curitiba e região metropolitana, visando a uma atuação diferenciada na educação. O programa é realizado nas modalidades a distância e presencial e trabalha assuntos como postura ética e profissional, prática docente, identidade pessoal e profissional, ser professor, oratória, trabalho em equipe e diversidade, relações interpessoais no contexto educacional, administração do tempo e assertividade para docentes e educadores. Em 2017, 86 estagiários participaram da capacitação.

AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS DOCENTES E FUNCIONÁRIOS

O departamento de Desenvolvimento Institucional do Grupo Educacional Bom Jesus disponibiliza para funcionários e docentes recém-contratados um programa de ambientação on-line que abrange, além da filosofia, missão e visão da Instituição, temas importantes relacionados às normas administrativas e à postura ética e profissional recomendada, bem como assuntos relativos à área de atuação do novo funcionário. Realizado em todas as Unidades do Grupo, o programa beneficiou 303 funcionários e 244 professores em 2017.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Para garantir a formação contínua da equipe pedagógica, o Grupo Educacional Bom Jesus desenvolve o Programa de Educação Corporativa, que envolve leitura, análise de textos, organização de grupos de estudo e trocas de experiências. Ao todo, 307 funcionários participaram do programa, que é organizado pelos coordenadores do CEP, com base em diferentes temas e áreas do conhecimento.

ENCONTRO PEDAGÓGICO

O Encontro Pedagógico tem como objetivos a apresentação, a análise e a discussão dos encaminhamentos pedagógicos da Instituição aos docentes, colocando-os em contato com a abordagem educacional do Bom Jesus e proporcionando integração entre eles.

Os encontros são uma oportunidade para que os professores das Unidades de ensino Bom Jesus reúnam-se com os coordenadores do CEP para análise e discussão de todo o material pedagógico que será apresentado aos alunos.

Um total de 1 406 professores participaram das duas edições do evento: a primeira contemplou todas as Unidades do grupo, e a segunda atendeu às Unidades dos estados do Paraná e de Santa Catarina.

INSTITUCIONAL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

O Bom Jesus realiza, anualmente, a pesquisa de Acompanhamento de Desempenho Profissional (ADP). O processo envolve todas as Unidades e possibilita uma análise detalhada do corpo docente e da equipe pedagógica em aspectos comportamentais e técnicos. A pesquisa conta com a participação de alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio, professores, gestores, assessores, coordenadores disciplinares e coordenadores do CEP. Esse instrumento vem apoiando o planejamento e o redirecionamento das ações, visando ao desenvolvimento de processos e melhorias para a Instituição.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATENDIMENTO AO CLIENTE

Iniciado em abril de 2017, o programa busca proporcionar aos funcionários de atendimento de Curitiba e região metropolitana a formação continuada na excelência do atendimento ao cliente, sob a inspiração da filosofia franciscana. Em 2017, foram trabalhados os temas: O Atendimento sob a Inspiração de Francisco de Assis, Apresentação da Proposta Pedagógica do Grupo Educacional Bom Jesus, Conhecendo a FAE e Postura Profissional e Inteligência Emocional. Participaram aproximadamente 140 funcionários.

SAÚDE,

SEGURANÇA

E QUALIDADE DE VIDA

DEPARTAMENTO DE SAÚDE ESCOLAR

O Departamento de Saúde Escolar (DSE), desde sua criação em 1994, vem ampliando suas ações nas áreas de saúde escolar e ocupacional. Composto por pediatras, médicos do trabalho, fonoaudiólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos e psicopedagogos, o DSE mantém, em diversas Unidades, ambulatórios para atendimento de alunos e funcionários.

Dentre as ações desenvolvidas em 2017, destaca-se a ampliação do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais (PDHS) para as novas Unidades do Grupo. O PDHS é aplicado para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental e é de grande relevância para a promoção da saúde mental e emocional.

AÇÕES DO DSE*

1. Prestação de primeiros socorros em ocorrências no ambiente escolar e de trabalho.

2. Identificação de alunos com necessidades especiais na área de saúde.

3. Identificação de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do Setor de Psicologia (SP), promovendo a inclusão e o acompanhamento desses alunos.

4. Realização de programas de triagem auditiva, visual, de linguagem e de pediculose entre os alunos, identificando problemas que podem prejudicar o seu desempenho escolar e a sua saúde.

5. Exames periódicos de saúde destinados a todos os funcionários, para avaliar a saúde dos trabalhadores, diagnosticar precocemente alterações relacionadas ou não com o labor e dar continuidade ao trabalho educacional de promoção e proteção da saúde.

* Algumas das ações do DSE estão disponíveis somente em algumas Unidades da rede.

6. Treinamento individual para os professores sobre o uso adequado da voz.

7. Treinamento de primeiros socorros para funcionários da Instituição, incluindo manobras de reanimação cardiopulmonar.

8. Capacitação de funcionários para a prevenção de acidentes com alunos.

9. Instrução de professores, coordenadores disciplinares e outros funcionários sobre saúde mental e emocional (como habilidades sociais, bullying, depressão, transtornos mentais) e sobre dificuldades de aprendizagem.

10. Administração de vacina contra influenza (gripe), oferecida aos funcionários de todas as Unidades.

11. Prevenção de acidentes por meio de medidas educativas aos alunos e funcionários, do monitoramento do espaço escolar etc.

de Saúde Escolar

INSTITUCIONAL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

INDICADORES DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE ESCOLAR

* Treinamentos relacionados aos itens 7, 8 e 9 da seção “Ações do DSE”.

SEGURANÇA DO TRABALHO

O setor de Segurança do Trabalho tem por objetivo promover a segurança de funcionários e prestadores de serviços por meio de atividades como inspeções de segurança, procedimentos e treinamentos de segurança do trabalho, orientação sobre o uso dos equipamentos de proteção individual, acompanhamento e orientação sobre a legislação trabalhista vigente, participação na elaboração de projetos contra incêndios e assistência às Unidades no que diz respeito a procedimentos de segurança.

Em 2017, foram realizadas capacitações e formações de brigadistas de incêndio em diversas Unidades; treinamentos e execução dos Planos de Abandono de Área envolvendo todos os funcionários (professores e técnicos administrativos), alunos e prestadores de serviços; implementação do PGRS (Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) em algumas Unidades (a ser estendido às demais durante o ano de 2018); revisão e publicação de diversos procedimentos de segurança do trabalho.

Foram ministradas 2 845,50 horas de treinamentos relativos à segurança do trabalho, contando com a participação de aproximadamente 755 funcionários.

INDICADORES*

Doenças ocupacionais

Óbitos relacionados ao trabalho

* Envolvendo funcionários, estagiários e terceirizados.

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

O Grupo Educacional Bom Jesus tem Comissões de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) que, legalmente, para sua formação, consideram o grau de risco e o número de funcionários de cada Unidade.

A Cipa visa à prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar as atividades laborais com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores. É responsável por realizar ações de prevenção de acidentes, inspeções, relatórios e treinamentos, além da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que envolve toda a Instituição.

Brigadistas na Unidade Bom Jesus Nossa

Senhora do Rosário, em Paranaguá (PR)

PLANO DE ABANDONO

O Plano de Abandono tem como objetivo principal fornecer meios para que, em situações de emergência, funcionários administrativos, docentes, alunos da Instituição e outros (se houver) tenham condições de abandonar o local de risco de forma segura e ordenada, visando a salvaguardar a integridade física de todos os presentes no local.

Seguindo uma tendência mundial, os simulados de abandono nas escolas visam a preparar as pessoas para possíveis ações de emergência que podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer instante. A simulação é simples e rápida e consiste na retirada ordenada de todos os alunos e funcionários até os pontos de encontro determinados, dentro da própria Unidade.

INSTITUCIONAL GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

SIPAT

Para conscientizar os funcionários sobre segurança no ambiente laboral e qualidade de vida, o Grupo Educacional Bom Jesus realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Os representantes das Cipas de cada Unidade são os responsáveis por elaborar a programação destinada aos funcionários.

PROJETO VIVER BEM

O Projeto Viver Bem é uma iniciativa do Grupo Educacional Bom Jesus para contribuir com a qualidade de vida dos funcionários e de seus familiares. Disponível em Curitiba e região metropolitana, o programa oferece prestação de serviços com custo acessível aos participantes.

AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO E TALENTO

Oferece serviços de publicidade e propaganda.

ECONOMIA FAMILIAR

Avalia e orienta sobre finanças pessoais.

ESCRITÓRIO EXPERIMENTAL OFFICIO DESIGN

Oferece serviços de design em negócios.

ESPORTES FAE

Disponibiliza as dependências da FAE Centro Universitário para modalidades esportivas. Em 2017, 19 pessoas utilizaram regularmente as quadras da FAE, em horário noturno e sem nenhum custo, para atividades como futsal, basquete, tênis de mesa, vôlei e handebol.

NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de cursos de curta duração, com descontos. A iniciativa beneficiou nove funcionários.

NÚCLEO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Orienta na melhoria ou no desenvolvimento do negócio próprio.

Sipat na Unidade de Apoio Remanso

INTEGRAÇÃO

Durante todo o ano, o Bom Jesus realiza atividades de integração entre seus funcionários. As ações incentivam o bom relacionamento entre os participantes, contribuindo, assim, para que todos desfrutem de um ambiente uno e fraterno.

Confraternização realizada no Salão Nobre da Unidade Bom Jesus São José, em Rio Negro (PR)

Os funcionários do Bom Jesus Externato, em Pindamonhangaba (SP), reuniram-se no salão da Unidade em um jantar de confraternização

A Unidade Bom Jesus São José, em Santo Bento do Sul (SC), reuniu todos os funcionários em um jantar no Restaurante Frigideiras

O Bom Jesus Sévigné, em Porto Alegre (RS), reuniu seus funcionários em um jantar na sede da Unidade

GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

Presidente

Frei João Mannes

Diretor-Geral

Jorge Apóstolos Siarcos

ORGANIZADORES

Coordenação do Setor Sustentabilidade

Giselli Padilha Hümmelgen Pawowski

Elaboração do Relatório Bom Jesus Social

Ana Claudia Adamante Batista

Kelli Maritsa Fernandes de Barros

Contabilidade

Luis Söthe CRC/SP – 185.763/O-7 T-PR

Projeto Gráfico

Editora Bom Jesus

Crédito das imagens

Acervo Bom Jesus e Shutterstock

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.