Entre o espetáculo, a festa e a argumentação: Mídia, comunicação estratégica e mobilização

Page 1

O AUTOR Rennan Mafra é Relações Públicas, Mestre em Comunicação Social pela UFMG, consultor e professor universitário.

Leia também: • Comunicação e Estratégias de Mobilização Social Márcio Simeone Henriques (org.)

Visibilidade, convocação, participação, comunicação – questões que instigam e permeiam os processos de mobilização social. Em que medida ações espetaculares se inserem nesses momentos? Quais as possibilidades tem a festa com vistas ao engajamento coletivo? Como os sujeitos são envolvidos nos processos mobilizadores em momentos argumentativos? Não por acaso tais questões representam o tema central deste livro, discutidas aqui particularmente a partir da relação entre mídia, comunicação estratégica e mobilização social. O autor propõe pensar como dimensões de espetáculo, festa e argumentação, conquanto processos comunicativos, instauram relações e modalidades de participação e interação com os sujeitos, em processos mobilizadores. Debruçando-se sobre a relação entre essas dimensões e a convocação política dos sujeitos para a deliberação pública das questões que afetam a todos, o autor enriquece a reflexão sobre a relação entre a comunicação e a mobilização social no cenário democrático contemporâneo.

• Mobilização Social: um modo de construir a democracia e a participação Jose Bernardo Toro e Nisia Maria Duarte Werneck • Visões de futuro: responsabilidade compartilhada e mobilização social Márcio Simeone Henriques e Nisia Maria Duarte Werneck (orgs.)

ISBN 978 85 7526 206 1

www.autenticaeditora.com.br Televendas: 0800 2831322

9 788575 262061

Entre o espetáculo, a festa e a argumentação: mídia, comunicação estratégica e mobilização social

social, tendo em vista o engajamento coletivo dos sujeitos para as questões que afetam a todos? As discussões aqui propostas encontraram no Projeto Manuelzão, que objetiva a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, um dos principais afluentes do rio São Francisco, campo fértil para serem levantadas e analisadas. O foco analítico dessa proposta conceitual recaiu sobre a Expedição Manuelzão desce o Rio das Velhas, realizada em 2003, que ganhou considerável repercussão nos principais veículos de massa de Minas Gerais, vitrines para milhares de pessoas, e que foi estruturada, ainda, valendose de um planejamento específico de comunicação estratégica.

Page 1

Entre o espetáculo, a festa e a argumentação : mídia, comunicação estratégica e mobilização social Rennan Mafra

17:29

4

28/2/2008

COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

espetaculo 280208.qxp

Uma organização democrática da vida coletiva pressupõe a participação dos sujeitos nas questões públicas. Esse engajamento pode tomar forma na medida em que as pessoas têm seus interesses despertados, identificam-se com os valores e as práticas em questão e se enxergam como partes de um todo, capazes de, com seu posicionamento, possibilitar arranjos coletivos e, muitas vezes, mudar o curso de uma situação. Em meio a esse cenário, esforços para a convocação dos sujeitos são cada vez mais empreendidos, questões essas que encontram respaldo na discussão proposta pelo livro, que tem como fio condutor a relação entre comunicação estratégica, mídia e mobilização social. Como é possível mobilizar os sujeitos à participação coletiva? É plausível que meios, instrumentos e estratégias de comunicação tenham participação nos processos mobilizadores? São algumas das questões que o autor suscita em sua obra. E mais: por um olhar comunicacional, a convocação dos sujeitos nos processos mobilizadores é analisada sob a ótica do espetáculo, da festa e da argumentação, três dimensões possíveis discutidas pelo autor. A proposta do livro, que faz parte da Coleção Comunicação e Mobilização Social, é perceber quais características tais dimensões – constituídas por mecanismos midiáticos e estratégicos – empregam ao processo mobilizador e como, por meio delas, os sujeitos são envolvidos comunicacionalmente. Enfim, como estratégias de comunicação, ao constituírem momentos espetaculares, festivos e argumentativos, podem ser inseridas em processos de mobilização


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.