Ensino de gramática - Reflexões sobre a língua portuguesa na escola

Page 1

Capa Ensino de Gramatica1005.indd 1

O ensino de língua materna na escola tem sido organizado, de modo geral, a partir dos eixos didáticos “leitura e compreensão de textos”, “produção de textos escritos”, “linguagem oral” e “análise linguística”. Nesta obra, são apresentadas ao leitor reflexões sobre o eixo do ensino de língua que, atualmente, tem sido denominado “análise linguística”. Esse eixo inclui o “ensino de gramática”, mas não se limita a ele, pois engloba não apenas os conhecimentos relativos à norma linguística de prestígio social, mas também aqueles que se relacionam ao texto e ao discurso. O livro amplia a crescente discussão sobre o ensino da língua na escola e propõe que ela seja utilizada, nesse espaço, como uma ferramenta mais adequada de formação de sujeitos, uma ferramenta que se distancie da visão prescritiva da gramática tradicional e que proporcione ao aluno um domínio linguístico mais consistente e atual, em diferentes espaços sociais.

ensino de gramática

Reflexões sobre a língua portuguesa na escola Alexsandro Silva Ana Cláudia Pessoa Ana Lima (Orgs.)

Imagens: iStockphoto

Ana Lima é professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisadora do Projeto da Norma Linguística Urbana Culta (Projeto NURC/Recife) e do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Formou-se em Letras pela UFPE, fez mestrado em Línguas Românicas na University of Georgia (Estados Unidos) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Unesp, São Paulo. Tem participado, como coordenadora, professora e orientadora, de diversos cursos de pós-graduação e de formação de professores de língua portuguesa.

www.autenticaeditora.com.br

Alexsandro Silva, Ana Cláudia Pessoa, Ana Lima (Orgs.)

Ana Cláudia Pessoa é doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua como professora no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE. É também coordenadora e pesquisadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores e produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos). Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem.

Coleção língua portuguesa na escola

ensino de gramática

Alexsandro Silva é doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem estágio de doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris, França). Atua como professor no Núcleo de Formação Docente e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. É também membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem da língua escrita na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Desde as últimas décadas do século passado, o ensino de gramática centrado em exercícios estruturais de identificação e classificação de unidades linguísticas abstratas e na transmissão de regras da gramática normativa tradicional tem sido alvo de inúmeras críticas. O principal argumento para as críticas a esse tipo de ensino é que ele não favorece aos alunos o desenvolvimento das competências de compreender e produzir textos de diferentes gêneros, orais e escritos. Ancorados em uma concepção de linguagem que a considera não apenas como sistema ou instrumento de comunicação, mas, sobretudo, como forma de interação social, os autores e organizadores desta obra propõem a “análise linguística” como um dos eixos do ensino de língua, que engloba, além dos conhecimentos relativos à norma linguística de prestígio social, aqueles que se relacionam ao texto e ao discurso. Ao longo dos textos, o leitor encontrará alguns temas relacionados à chamada “análise linguística”, como seu conceito, a relação entre texto e gramática no ensino de língua, a revisão textual e o ensino de paragrafação, pontuação, ortografia e classes de palavras. Os autores dos capítulos que compõem esta obra não defendem nem uma volta ao antigo ensino de gramática, nem uma ausência de metas em relação ao eixo da análise e da reflexão sobre a língua, mas sim uma reconceitualização do que conhecemos como “aulas de gramática”. A intenção deste livro é fazer da “análise linguística” uma importante ferramenta a serviço, principalmente, da formação de alunos leitores e produtores de textos.

24/05/12 10:06


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.