Capa_educacao_210512_Tamara.indd 1
www.autenticaeditora.com.br
EDUCAÇÃO AMBIENTAL na perspectiva da ecologia integral
Ana Mansoldo possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialização em Educação Ambiental pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG). É colaboradora da ONG Centro de Ecologia Integral, onde coordena e ministra cursos e palestras sobre Educação Ambiental e Ecologia Integral. É autora dos livros Educação ambiental urbana: reflexão e ação (2005) e Ipês Amarelos: contos (2008), ambos publicados de forma independente, e coautora do Manual do Educador Ambiental (2001-2002).
Ana Mansoldo
C
omo educar num mundo em desequilíbrio, onde os recursos naturais vêm sendo continuamente subtraídos? Como intervir nos valores consumistas e imediatistas da atual geração? O objetivo desta obra é propor uma prática docente que amplie a percepção e a consciência ambiental do educador e do educando, provocando maneiras de ver, sentir, pensar e agir comprometidas com a transformação da realidade, tendo em vista a preservação, e não o desfalque da Terra para as futuras gerações. Com a intenção de estimular a percepção ambiental integral, o autoconhecimento e o respeito a todas as formas de vida, tanto nos educadores quanto nos educandos, este livro traz textos e práticas para reflexões e ações no cotidiano. As sugestões oferecidas por Ana Mansoldo visam a uma prática docente sintonizada com as questões ambientais, para que os educadores possam criar um espaço de construção, e não apenas de transposição do conhecimento.
Ana Mansoldo
Educação ambiental na perspectiva da ecologia integral Como educar neste mundo em desequilíbrio?
A educação ambiental surge como proposta específica na década de 1970, justamente porque os valores de referência dessa época, determinados pela ordem econômica e pelo poder da tecnologia, sinalizavam uma ameaça à vida na Terra. Desde então, o desequilíbrio do meio ambiente é tema de debates em todo o mundo. Como conscientizar a população e fazer com que ela pense e aja tendo sempre em vista a preservação ambiental? A resposta para essa questão está na prática docente voltada para uma educação ambiental na perspectiva da ecologia integral, conceito que compreende três dimensões da ecologia – pessoal, social e da natureza – para realizar ações integradas de cuidado com o corpo físico, emocional, mental e espiritual, com as relações entre todos os seres humanos e para a união profunda com a natureza. Ana Mansoldo apresenta, aqui, textos e práticas educativas, a partir da educação ambiental na perspectiva da ecologia integral, que estimulam educadores e educandos a adquirir uma visão ampliada de paz e de ecologia, que envolve o resgate da interconexão, da interdependência e da integração entre tudo e todos em prol da preservação ambiental para as futuras gerações. A autora tece, nesta obra, as principais ideias e conceitos que fundamentam essa proposta educativa de grande potencial transformador, e oferece a todos, em especial aos educadores, conceitos e propostas de atuação bem-estruturadas e fundamentadas que podem propiciar uma verdadeira renovação na educação e, claro, no meio ambiente.
23/05/12 11:24