Dicionário histórico das Minas Gerais - Período colonial

Page 1

Adriana Romeiro Angela Vianna Botelho

Adriana Romeiro • Angela Vianna Botelho

E

S Adriana Romeiro é formada em História pela Unicamp, onde obteve também o seu doutorado. É professora associada do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais. Uma de suas obras mais recentes é o livro Paulistas e emboabas no coração das Minas: idéias, práticas e imaginário político no século XVIII, publicado pela Editora UFMG. Angela Vianna Botelho é formada

em História pela PUC Minas, com especialização em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação (PREPES) da mesma instituição. É professora da rede particular de ensino em Belo Horizonte e autora, com Liana Maria Reis, do Dicionário Histórico do Brasil: Colônia e Império, publicado pela Autêntica Editora.

capa_dicionario_171012.indd 1

egundo uma arraigada representação, dicionários são lugares de infinito conhecimento. Desde a Idade Média, registra-se a presença de sumas que evocam a ilimitada memória dos jardins do saber. Já no Renascimento, sábios diversos se preocupavam em dispor em ordem as coisas memoráveis, a fim de poder aí beber como quem bebe de um tesouro. Ao longo da Época Moderna, aperfeiçoaram-se instrumentos que permitissem reagir à fraqueza da memória diante de tantas novas informações. Para navegar com segurança no vasto oceano do conhecimento humanístico, começam a multiplicar-se os dicionários em todas as áreas. Descendente dessa primorosa linhagem, o belo Dicionário Histórico das Minas Gerais: Período Colonial vem preencher com excepcional qualidade uma lacuna. Bem escrito, bem apresentado, ancorado em preciosos verbetes, ele atende à necessidade de saber facilmente o que as palavras e os nomes querem dizer, captando todas as suas nuances. Multiplicando a capacidade de registrar, de fazer circular, de transmitir informações, ele inventaria fatos, figuras e processos dos mais aos menos conhecidos. Ele vai do grande homem ao anônimo da história. Ao iluminar, também, a palavra e os atos da gente ordinária, a obra esposa as tendências mais recentes da historiografia, centradas em capturar o vivido dos atores no seu próprio tempo. Acompanhando a história da cultura, da sociedade, da política, da economia, o dicionário opera como uma das muitas próteses da memória. Prótese tão mais adequada quanto ela pode ser usada por todo tipo de leitor. Memória tão mais necessária quanto, neste país, tudo, ou quase tudo, se esquece. Mary Del Priore

Dicionário Histórico das Minas Gerais Período

Colonial

3ª edição, revista e ampliada

ste livro oferece ao leitor um denso e rico painel da história de Minas Gerais durante o período colonial, a partir de um amplo repertório temático. Sob a forma de verbetes, ele sistematiza e organiza a vigorosa produção historiográfica que, nas últimas décadas, vem consolidando o século XVIII mineiro como um campo de investigação dos mais instigantes. É por essa razão que ele conta com a contribuição de alguns especialistas da área, proporcionando, ao mesmo tempo, uma multiplicidade de perspectivas sobre a história mineira. Eventos consagrados, como a Inconfidência e a Revolta de 1720, por exemplo, dividem espaço com outros temas menos abordados, mas igualmente relevantes, como o vestuário, a habitação, a arte de curar, entre outros. Renunciando ao propósito de hierarquizar as diferentes esferas do passado, o formato de dicionário reitera uma noção cara às autoras: a de que a experiência humana é sempre vivida em sua totalidade e é, por isso mesmo, irredutível a recortes muito precisos. É um pouco desse passado complexo e multifacetado que as páginas deste livro buscam capturar, seguindo cuidadosamente as pistas deixadas pelos documentos.

27/02/13 16:44


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.