Ruy Madsen Barbosa nasceu em Campinas, SP. Em razão de sua experiência, inicialmente como professor da educação básica e posteriormente como docente universitário, tornou-se pesquisador produtivo e dedicado tanto à matemática quanto à educação matemática. Na década de 1960 foi membro fundador do Grupo de Estudo e Ensino da Matemática, sendo responsável por várias contribuições à área. Dentre elas, destacam-se a introdução das matrizes no ensino colegial brasileiro e uma nova orientação ao ensino da análise combinatória (área de sua predileção), com pesquisas sobre partições de números, de conjuntos, indicadores de ciclos, caminhos progressivos, entre outras. O professor Ruy foi também secretário-geral da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-Regional/SP) em três gestões e a dirigiu por oito anos. No ensino superior, obteve os títulos de doutor, livre docente e professor adjunto. Atualmente, é professor titular aposentado da UNESP.
Ruy Madsen Barbosa apresenta, na série O Professor de Matemática em Ação, obras inovadoras sobre recreações matemáticas e material pedagógico para a sala de aula e para a formação do professor de matemática. O primeiro volume se inicia com uma preparação do raciocínio lógico para, na sua segunda parte, fornecer farto material sobre coloração de polígonos e poliedros, especialmente cubos. Em seguida, ele brinda o leitor com recreações de algarismos e números, em um interessante movimento de “descoberta passo a passo”. Por fim, há no volume I divisão de figuras, redes de pontos e jogo dos isolamentos. No segundo volume, os professores encontrarão um amplo estudo do material pedagógico “triângulos companheiros” relacionado com as modernas peças de Penrose. O autor dedica atenção especial à sucessão de Fibonacci nos aspectos matemáticos e naqueles relacionados à natureza e à sua ubiquidade; às suas aplicações curiosas a triângulos 5-congruentes não congruentes e às ternas pitagóricas, além de contemplar as decomposições de quadrados em quadrados fibonacianos. A segunda parte trata de poliminós, poliamondes, polihexes e policubos. O volume II trata, ainda, dos problemas de balanças e dos pesos aferidos. Com essas publicações, o autor ultrapassa 30 livros.
ISBN 978-85-7526-356-3
Segundo G. Polya (matemático húngaro), criações e soluções simples e inesperadas, repentinos discernimentos, intuições e analogias, descoberta de padrões e inferências plausíveis são ferramentas de exploração e ação. Algumas vezes, elas podem ser acrescidas de pequenas interferências, com destaque para raciocínios heterodoxos em confronto com os ortodoxos, que se submetem a regras e propriedades preestabelecidas.
Ruy Madsen Barbosa
Conexões e educação matemática Brincadeiras, explorações e ações
www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322
“Seria desejável que se tivesse um curso inteiro de jogos, tratados matematicamente”. Palavras de Gottfried Wilhelm von Leibniz (matemático alemão do século XVII) em cartas a Rémond de Montmort (matemático francês) nos primórdios dos estudos de educação matemática. Apaixonado pelo “solitário”, criou o seu inverso com o “jogo das produções”. Fato análogo encontramos na visita de Piet Hein (matemático dinamarquês de pseudônimo Kumbel) ao gênio Albert Einstein, ao verificar a existência de uma estante inteira só com obras de matemática recreacional.
1 9 788575 26356 3
Capa_Final_080509.indd 1
O professor de matemática em ação
Ruy Madsen Barbosa
Essas são algumas das causas que norteiam e deverão indicar os rumos da série O Professor de Matemática em Ação.
1
Conexões e educação matemática
São benéficos para a educação a sensação de prazer pela resolução de uma atividade motivadora, o desenvolvimento do senso estético, a contemplação do belo, a sensação de harmonia, contrastes e nuances.
O próprio Hein concebeu a sua família de policubos (Soma cubes) ao assistir a uma conferência de Werner Heisenberg (físico alemão) sobre física quântica – espaço cortado em cubos. Como tantos outros matemáticos, num insight estabeleceu uma conexão entre matemática, brincadeira e criatividade. Há grande valor pedagógico nos jogos para dois ou mais jogadores e em jogos com a própria matemática das recreações.
22/6/2009 17:34:42