
2 minute read
Fabulosa morte do professor de português, A
A FABULOSA MORTE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS
Texto: Lourenço Cazarré Ilustrações: Negreiros
Advertisement
112 páginas | 15,5 x 22 cm Faixa etária sugerida: a partir de 12 anos ISBN: 978-85-513-0696-3
Morte de um professor na livraria agita a cidade
Mariana e Teodoro recebem a incumbência de escrever uma reportagem para o jornal do colégio sobre a inauguração da Livraria Esquina das Palavras. Durante o evento, no qual estão presentes vários artistas e intelectuais, ocorrem diversos fatos que culminam com a morte do professor de Português e crítico de literatura mais odiado da cidade. Começam, então, as investigações e os interrogatórios, numa sucessão hilariante de hipóteses e especulações, cujo desfecho surpreendente traz a marca registrada do estilo ágil e bem-humorado do autor.
O AUTOR
Lourenço Cazarré nasceu em Pelotas, em 1953, e passou parte da infância em Bagé. Formou-se em jornalismo em 1975 e, desde 1985, escreve livros para jovens. Recebeu vários prêmios por suas obras, como o Jabuti, em 1998, pelo livro Nadando contra a morte (Formato), e o Açorianos, em 2001, pelo livro Ilhados (Saraiva). Pela Autêntica, publicou também A fantástica aventura de Patricinha no New Time Shopping Center (2016).
O ILUSTRADOR
Roberto Negreiros nasceu em São Paulo e desenha desde criança. Fez o curso técnico de artes gráficas e também cursou as faculdades de Artes Plásticas e Jornalismo. É ilustrador profissional há mais de 40 anos, com seu traço caricatural e seu estilo irreverente. Em 2006, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Criação Gráfica.
SUGESTÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA
• Levantamento e leitura das várias obras de literatura brasileira citadas no livro: Um certo capitão Rodrigo, de
Erico Verissimo; Grande sertão: veredas, de Guimarães
Rosa; Vidas secas, de Graciliano Ramos; O alienista, de
Machado de Assis; etc.; • Pesquisa e seminário sobre a vida dos autores e sobre as obras lidas; apresentação de informações sobre a escola literária a que cada autor se filia; • Debate: a partir de que idade os alunos devem ler os clássicos da literatura? Como ler os clássicos? As adaptações para leitores mais novos são válidas?; • Palestra de especialistas sobre: questões gramaticais, literatura policial, humor, jornalismo e o trabalho do repórter, obras e autores estrangeiros citados no livro; • Análise das ilustrações do livro; observação da técnica, do estilo e do traço utilizados.
Interlocução com: Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Artes. Temas transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo.