Direto ao ponto

Page 16

Peak | Anders Ericsson - Robert Pool

‘não destruam o trabalho que realizei todos os dias’. Não alguns dias. Todos os dias. Perguntem a qualquer um que tenha estado numa equipe comigo quem faz mais arremessos. Voltem a Seattle e a Milwaukee e perguntem a eles. A resposta sou eu”. E de fato, como MacMullan constatou, se você conversar com o técnico de basquete de Allen na época do ensino médio, vai saber que o arremesso de Allen não era consideravelmente melhor do que o de seus companheiros de equipe. Na verdade, era pior. Mas Allen assumiu o controle do treinamento e, ao longo do tempo, com muito trabalho e dedicação, transformou o seu arremesso em algo tão gracioso e natural, que as pessoas achavam que ele tinha nascido com essa capacidade.11 Ele tirou proveito de seu dom – seu dom real.

Sobre este livro Este é um livro sobre um dom compartilhado por Wolfgang Amadeus Mozart, os alunos de escola de Sakakibara e Ray Allen – a habilidade de criar, por meio do tipo certo de treinamento e prática, habilidades que, de outra forma, eles não possuiriam, tirando proveito da incrível adaptabilidade do cérebro e do corpo humanos. Além disso, é um livro sobre como qualquer pessoa pode colocar esse dom em funcionamento a fim de se aperfeiçoar na área de sua escolha. E, finalmente, no sentido mais amplo, este é um livro sobre um modo fundamentalmente novo de pensar sobre o potencial humano, um modo que sugere que temos muito mais poderes do que jamais imaginamos para assumir o controle de nossas vidas. De modo geral, desde a Antiguidade os seres humanos assumiram que o potencial de uma pessoa em qualquer campo é inevitável e irrevogavelmente limitado pelo talento inerente daquela pessoa. Muitas pessoas fazem aulas de piano, mas somente aquelas com um dom especial tornam-se realmente grandes pianistas ou compositoras. Toda criança é exposta à matemática na escola, mas somente umas poucas têm o que é preciso para se tornarem matemáticas, ou físicas ou engenheiras. De acordo com essa visão, cada um de nós nasceu com um conjunto de potenciais fixos – um potencial para a música, um potencial para a matemática, um potencial para os esportes, um potencial para os negócios – e podemos optar por desenvolver (ou não) qualquer um desses potenciais, mas não podemos encher qualquer um daqueles “copos” especiais ultrapassando o limite de sua borda. Assim, o propósito de 18


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.