Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar

Page 1

Quanto mais se lê e estuda sobre Espinosa, mais forte é a impressão de que estamos ainda distantes de esgotar as possibilidades de seu pensamento revolucionário. Daí a oportunidade de uma série inteiramente dedicada à filosofia espinosana, em todas as suas formas, em todas as suas vertentes e, não menos, em todos os seus possíveis desdobramentos. No interior da coleção Filô, a Série Espinosana abrangerá três linhas de publicação: (1) traduções das obras de Espinosa; (2) estudos e ensaios sobre as obras de Espinosa; (3) estudos e textos inspirados no espinosismo.

Leia também: Ética Spinoza

O homem sem conteúdo Giorgio Agamben

A unidade do corpo e da mente Afetos, ações e paixões em Espinosa Chantal Jaquet

Íon Platão

O amor impiedoso (ou: Sobre a crença) Slavoj Žižek

Do sublime ao trágico Friedrich Schiller

Introdução a Giorgio Agamben Uma arqueologia da potência Edgardo Castro Ideia da prosa Giorgio Agamben

Estilo e verdade em Jacques Lacan Gilson Iannini Origem do drama trágico alemão Walter Benjamin O anjo da história Walter Benjamin

eSPINOsA

“Para alcançar a verdade do que estabelecemos acerca de nossa salvação e repouso, não precisamos de nenhum outro princípio senão o de cuidar de nosso próprio benefício, o que é muito natural para todas as coisas. E porque experimentamos que, ao buscar os prazeres dos sentidos, a lascívia e as coisas mundanas, aí não ganhamos nossa salvação, mas, ao contrário, nossa ruína, preferimos então a direção do nosso intelecto. Porém, como este não pode realizar avanços sem ter chegado antes ao conhecimento e ao amor de Deus, foi então altamente necessário buscar a Deus. E porque experimentamos que é o melhor de todos os bens, estamos obrigados a aí nos deter e repousar. Pois vimos que fora de Deus nada existe que possa nos dar alguma salvação; e que é uma verdadeira liberdade estar e permanecer atado pelas amáveis cadeias do seu amor.”

B R E V E T R ATA D O

Baruch de Espinosa nasceu em 1632, em Amsterdã, filho de judeus ibéricos que, fugindo da Inquisição, haviam se instalado na cidade. Aos 23 anos, ele foi excomungado e teve de abandonar a comunidade judaica em que crescera. A partir daí vive em várias cidades holandesas, trava contatos com grandes expoentes da vida intelectual da época e produz uma das mais importantes obras de toda a história da filosofia. Em vida, Espinosa publicou três textos: os Princípios da filosofia cartesiana e os Pensamentos Metafísicos, em 1663, e o Tratado teológico-político, aparecido anonimamente em 1670. No ano de sua morte, 1677, amigos publicaram em latim e holandês as suas Obras póstumas, que além daqueles trabalhos incluíam o Breve tratado, o Tratado da emenda do intelecto, o Compêndio de gramática da língua hebraica, o Tratado político, parte de sua correspondência e, principalmente, a Ética demonstrada segundo a ordem geométrica, sua obra mais importante.

eSPINOsA

BREVE T R ATA D O de Deus, do homem e do seu bem-estar

Apresentamos com alegria esta que é a primeira tradução do Breve tratado para a língua portuguesa. Trata-se de um texto que merece atenção, especialmente por ter uma história curiosa. Os manuscritos do Breve tratado quase não chegaram até nós: desapareceram por séculos e somente em meados do século XIX foram encontrados, pesando sobre eles ainda inúmeras controvérsias. Ora, foi nesta obra que Espinosa demonstrou, pela primeira vez, como conceber a nossa felicidade a partir da essência de Deus. O percurso que conduz da essência eterna de Deus à felicidade humana é muito semelhante ao que se efetua na Ética, e por isso a leitura do Breve tratado talvez seja das melhores introduções para leitores que desejam uma iniciação à filosofia espinosana. Mas não só: o texto foi escrito por Espinosa sob medida para os amigos que desejavam apreciar suas ideias e carrega em sua “aura”, como diria Walter Benjamin, o sentido da amizade. A Série Espinosana tem uma vertente dedicada à publicação de traduções das obras de Espinosa. Nosso propósito é oferecer traduções que aproximem os textos da nossa tradição literária sem perder a precisão conceitual dos originais. Agora nossa discreta e charmosa língua portuguesa tem uma versão deste texto clássico da história da filosofia. Saudamos esta tradução inédita do Breve tratado por toda a história que já tem e pelos desdobramentos futuros que poderá ter agora no Brasil e em outros países lusófonos. André Rocha, Ericka Itokazu e Homero Santiago Coordenadores da Série Espinosana


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar by Grupo Autentica - Issuu