Conheça outros títulos da coleção Cultura Negra e Identidades • A consciência do impacto nas obras de Cruz e Sousa e de Lima Barreto Cuti
Este livro reúne elementos históricos sobre a formação do Brasil em seu caráter étnico, identitário e cultural e mostra ao leitor as contribuições dos bantos nesse processo. Além disso, Nei Lopes estabelece novos parâmetros sobre a relação entre islamismo e negritude. À guisa de seu envolvimento com a resistência cultural negra no Brasil e na África, apresenta ao leitor uma face da história ignorada por grande parte dos brasileiros. Sobre Nei Lopes, em Épuras do social: como podem os intelectuais trabalhar para os pobres (São Paulo: Global, 2004), escreveu o professor Joel Rufino dos Santos: “[...] Nei é um híbrido que ironiza (no sentido socrático de contraideologia) suas duas metades. É um aglutinador de pobres negros suburbanos e intelectuais propriamente ditos.”
• Comunidades quilombolas de Minas Gerais no séc. XXI – História e resistência – Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES) • Diversidade, espaço e relações étnico-raciais – O negro na geografia do Brasil – Renato Emerson dos Santos (Org.) • Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica – Iris Maria da Costa Amâncio, Nilma Lino Gomes e Miriam Lúcia dos Santos Jorge • Negritude – Usos e sentidos – Kabengele Munanga Mais títulos da coleção no site www.autenticaeditora.com.br
CAPA_Bantos e males e ident negra_160311_Tales.indd 1
Bantos, malês e identidade negra – Nei Lopes
Nascido no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro em 1942, Nei Lopes é bacharel em Direito e Ciências Sociais pela antiga Universidade do Brasil, atual UFRJ. Poeta, músico popular e estudioso das matrizes africanas na cultura brasileira, é autor de mais de uma dezena de livros sobre o assunto, entre os quais, Novo dicionário banto do Brasil; Enciclopédia brasileira da diáspora africana e kitábu, o livro do saber e do espírito negro-africanos. Em novembro de 2005, pelo conjunto de sua obra como músico e intelectual, Nei foi agraciado pelo governo federal com a medalha da Ordem do Mérito Cultural.
Bantos, malês e identidade negra
ISBN 978-85-7526-215-3
www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322
Nei Lopes 9 788575 262153
Consciente da influência eurocentrista no pensamento brasileiro, Nei Lopes debruça-se sobre a formação do Brasil, atento às contribuições dos bantos e dos malês na constituição da cultura e do povo deste país verde e amarelo e genuinamente negro. O caráter identitário dos brasileiros e a formatação social do Brasil foram construídos sob a égide da superioridade branca e da coisificação do negro. Entretanto, Nei Lopes mostra ao leitor uma face da história desconhecida por grande parte dos brasileiros. Ignorados pelos estudos antropológicos sobre o Brasil, os bantos encontram nestas páginas um tratamento merecido, por terem contribuído positivamente para a cultura e para a formação identitária e étnica do Brasil. Este livro figura como uma rica ferramenta para se pensar o país e seus diversos tons. A publicação permite, também, novos parâmetros de interpretação histórica das conexões entre islamismo e negritude. A primeira edição deste livro foi publicada em 1988, pela Forense Universitária. Sua reedição atesta a atemporalidade do tema abordado. Com o crescimento do número de publicações voltadas para a cultura e a identidade negra no Brasil, o livro se constitui uma obra atual, necessária e uma efetiva contribuição para a discussão dessa temática.
04/04/11 17:27