O professor e pesquisador Antonio Flavio Barbosa Moreira é referência quando se discutem conceitos, práticas e questões centrais do campo curricular. Com reconhecida capacidade para dialogar e propor reflexões aos pesquisadores que se enveredam nas diferentes vertentes teóricas da área, ele contribuiu para que as investigações curriculares fossem revigoradas e problematizadas devidamente. Este livro traz uma introdução em que se abordam as ações e a importância do pesquisador para a Educação, uma entrevista na qual são reveladas as suas principais preocupações ao longo dessa trajetória, além de textos fundamentais escritos por ele em diferentes momentos de sua vida.
antonio flavio barbosa moreira
Marlucy Alves Paraíso é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com atividades docentes e de orientação na graduação e na pós-graduação. No Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, orienta dissertações e teses que articulam os estudos de currículo com as teorizações sociais e culturais contemporâneas. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas (GECC) e pesquisadora do CNPq. É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora pela Universidad de Valencia, Espanha.
Perfis da Educação
CARLOS ROBERTO JAMIL CURY
Capa Antonio Flavio051110.indd 1
(Org.)
Perfis da Educação
antonio flavio barbosa moreira Pesquisador em Currículo
antonio
Leia também, da mesma coleção:
Intelectual e Educador Cynthia Greive Veiga (Org.)
Marlucy Alves Paraíso
www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322
flavio
Antonio Flavio Moreira é um dos intelectuais que mais têm contribuído para as questões relativas ao currículo e à educação no nosso país. Sua experiência como pesquisador, docente e administrador se destaca tanto por sua produção intelectual quanto por seu compromisso com as políticas públicas na educação. Pensador inquieto e sempre aberto a ressignificações e ampliação de seus interesses e referenciais, é considerado por muitos – entre os quais me situo – como pioneiro na perspectiva analítica e crítica dos estudos de currículo no Brasil. Ao longo do tempo, instado por novas questões do sistema educacional brasileiro e por novas teorias, Antonio Flavio revê suas posições, incorpora outras e dialoga com os Estudos Culturais e demais correntes. Esse diálogo, entretanto, mantém convicções fundamentais, como o compromisso com a educação dos grupos marginalizados, a centralidade das questões sobre o conhecimento escolar para os estudos sobre currículo, a promoção de uma escola pública de qualidade e a preocupação com a realidade concreta dos sistemas educacionais e das escolas. Ultimamente incorpora preocupações do multiculturalismo e articula questões relativas à promoção da igualdade com as diferenças culturais e as políticas de reconhecimento. Na produção de Antonio Flavio, rigor acadêmico e compromisso com uma educação de qualidade se interpenetram, instigante e consistentemente. Esta obra apresenta, de modo significativo e provocativo, seu itinerário intelectual.
Vera Maria Candau
16/11/2010 17:46:41