P R E FÁ C I O
A maioria das decisões sobre contratação baseia-se na química. Sua meta principal, quando você passa por uma entrevista para conseguir um emprego, é fazer com que o entrevistador goste de você. Então, só faça perguntas que o deixem à vontade. Se você conseguir fazer isso sem parecer bajulador, pergunte alguma coisa sobre como o entrevistador se tornou tão incrível. Algo como: “Por que você decidiu trabalhar para esta empresa?”. Essa pergunta implica que você se interessa por outras pessoas e que respeita o selecionador. Acabei de ler que as ações da empresa tiveram uma queda de 15%. Como estão reagindo?
A não ser que você esteja sendo entrevistado para ser um analista de mercado de capitais, esqueça as metaperguntas. Se você estiver interessado no declínio recente da empresa, leia os relatórios do analista. Uma pergunta como essa revela para um chefe potencial que você ou está preocupado com a ideia de a empresa estar afundando ou com detalhes da empresa muito além do âmbito do cargo em questão. De um jeito ou de outro, a metapergunta definitivamente não grita: “Contrateme! Eu serei fácil de gerenciar!”. Você poderia perguntar: “Quais são as principais metas da empresa para os próximos trimestres?”. Essa pergunta mostra que você se preocupa com o futuro da companhia de forma relevante para os negócios imediatos da chefia. O que precisará ser realizado neste cargo nos próximos seis meses?
Essa é uma pergunta inútil a se fazer no fim de uma entrevista, mas essencial para o início. Então a faça durante os cinco primeiros minutos da entrevista. E depois ajuste tudo o que disser para abordar as metas do cargo. A regra geral que deve orientar suas preparações é que você nunca pare de se vender em uma entrevista, mesmo quando fingir que parou de se vender para fazer uma pergunta. Boa sorte na sua busca por um emprego!
15