A unidade do corpo e da mente – Afetos, ações e paixões em Espinosa

Page 1

Tal atualidade do modelo espinosano convida à reflexão sobre o alcance e o valor dessas referências, sempre sujeitas à precaução aos olhos do historiador da filosofia, já que repousam muito frequentemente sobre conhecimentos de segunda mão e que desnaturam o pensamento de um autor. É por esse motivo que cumpre retomar a questão das relações entre mente e corpo e suas modalidades afetivas em Espinosa em toda sua complexidade. A partir das interrogações atuais da neurobiologia e das ciências sociais, a filósofa Chantal Jaquet analisa os textos de Espinosa para deles extrair um modelo de interpretação das relações entre mente e corpo que pode enriquecer os debates contemporâneos nas mais diversas áreas e práticas. CHANTAL JAQUET é professora de

filosofia na Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne e dedica suas pesquisas à história da filosofia moderna, sobretudo a Espinosa, e à filosofia do corpo. É autora, entre outros títulos, de Sub specie aeternitatis, étude des concepts de temps durée et éternité chez Spinoza (1997), Bacon et la promotion des savoirs e Philosophie de l’odorat (ambos de 2010); no Brasil, publicou A força do corpo humano, pela editora Annablume (2010).

Leia também, da coleção Filô: Íon, Platão Tradução: Cláudio Oliveira

Do sublime ao trágico, Friedrich Schiller Tradução: Pedro Süssekind e Vladimir Vieira

Origem do drama trágico alemão, Walter Benjamin Tradução: João Barrento

www.autenticaeditora.com.br

FILOESPINOSA

CHANTAL JAQUET A unidade do corpo e da mente – Afetos, ações e paixões em Espinosa

Espinosa tinha razão, eis o título da tradução francesa de uma das últimas obras do célebre neurologista António R. Damásio consagradas à elucidação da natureza dos sentimentos. Igualmente, Jean-Pierre Changeux, professor do Collège de France e autor de O homem neuronal, reivindica também uma filiação a Espinosa no correr de um diálogo com Paul Ricouer: O que nos faz pensar? A natureza e a regra. Por que, da parte desses modernos pesquisadores, neurobiologistas e psicomotricistas, o entusiasmo pela concepção espinosana da união do corpo e da mente? Em que Espinosa tinha razão contra Descartes?

CHANTAL JAQUET A unidade do corpo e da mente Afetos, ações e paixões em Espinosa

Quanto mais se lê e estuda sobre Espinosa, mais forte é a impressão de que estamos ainda distantes de esgotar as possibilidades de seu pensamento revolucionário. Daí a oportunidade de uma série inteiramente dedicada à filosofia espinosana, em todas as suas formas, em todas as suas vertentes e, não menos, em todos os seus possíveis desdobramentos. No interior da coleção Filô, a Série Espinosana abrangerá três linhas de publicação: (1) traduções das obras de Espinosa; (2) estudos e ensaios sobre as obras de Espinosa; (3) estudos e textos inspirados no espinosismo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.