grupo1ebook

Page 1


Radio e podcast

Autoras

Nazaré Oliveira de Carvalho

SUMÁRIO

RÁDIO E PODCAST O QUE É.....04

CONTEXTO HISTÓRICO...... 05

CARACTERÍSTICAS....... 07

O USO DESSES RECURSOS NA

EDUCAÇÃO BÁSICA..... 09

EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES UTILIZANDO ESSE RECURSO.... 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS..... 11

REFERÊNCIAS..... 12

RÁDIO E PODCAST O QUÉ

Rádio

É um meio de comunicação que transmite informações sonoras através de ondas eletromagnéticas. É um dos meios de comunicação de massa mais antigo e populares do mundo. É marcado por avanços tecnológicos e pela evolução da comunicação

PODCAST

É Uma plataforma de podcast é um serviço digital que disponibiliza conteúdo em formato de áudio ou vídeo. Os podcasts podem ser ouvidos em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que o usuário esteja conectado à internet ou tenha baixado o conteúdo.

CONTEXTO HISTÓRICO DO RÁDIO

O escocês James Maxwel descobriu as ondas de rádio em 1860.

O Italiano Guglielmo Marconi inventou o rádio em 1896 e montou o primeiro sistema pratico. O norteamericano Nikola Tesla patenteou equipamento para o sistema de telegrafia sem fios (TSF) .

No brasil o titulo de “Pai do rádio” é atribuído ao cientista e educador Roquette Pinto que esteve à frente de uma das primeiras transmissão de rádio realizada em 7 de setembro de 1922 no Rio de Janeiro.

A primeira transmissão no país, que ocorreu em 1923 e foi feita por Edgard Roquete Pinto e Henry Moriza.

Dessa forma, o acontecimento ocorreu na Exposição do Centenário da Independência. Durante o evento, os ouvintes acompanharam a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes.

A partir de 1927, o rádio passou por um processo de massificação e sua popularidade aumentou. Assim, foi iniciada sua profissionalização e amplitude de programação como programas de auditórios, radionovelas, entre outros.

CONTEXTO HISTÓTICO DO PODCAST

A história do podcast é uma mídia relativamente nova, mas sua origem remonta aos anos 1990. Naquela época, o profissional de tecnologia americano Carl Malamud criou um talk show inovador chamado “Internet Talk Radio” em 1993, que era distribuído em arquivos de computador. Embora não fosse um podcast propriamente dito, já trazia a ideia de distribuição sob demanda.

Na primeira metade da década de 1990, os computadores ainda não tinham tocadores de música nativos, e o áudio era capturado e reproduzido em arquivos brutos, no formato waveform.

Sem compressão, esses arquivos ocupavam muitos megabytes e não cabiam em disquetes, que tinham capacidade de armazenamento de apenas 1,44 MB. Para distribuir áudio pela recém-chegada World Wide Web, era preciso codificá-lo por meio de algum compactador, sem perder muito a qualidade. Alguns formatos populares na época eram os arquivos do Windows

Media Player, em formato WMA, e o Real Audio.

Em 1997, foi lançado o Winamp, um dos mais populares players e organizadores de músicas da época. Dois anos depois, em 1999, surgiu o Napster, que permitia a troca de arquivos entre computadores, além de protagonizar o primeiro grande episódio jurídico entre a internet e a indústria fonográfica.

Enquanto o MP3 se espalhava, outras iniciativas incorporavam funcionalidades que remetem ao que os podcasts usam atualmente. Em 2001, a Applian Technologies lançou o Replay Radio, um gravador de áudio para PCs que permitia gravar áudio e acessar outros servidores, de onde se baixavam arquivos de áudio. Uma ideia similar ao peer-to-peer, muito popular na época.

Em 2004, o jornalista americano Ben Hammersley cunhou o termo “podcast” ao escrever um artigo para o jornal britânico The Guardian.

CARACTERÍSTICAS DE RÁDIO

Os rádios de comunicação têm como características principais: Transmissão de mensagens em tempo real, Comunicação instantânea, Não precisam de redes móveis, Funcionam por ondas eletromagnéticas

Rádios analógicos

Os rádios comunicadores analógicos, também considerados como amadores, são aqueles dotados de frequências e canais abertos.

O que isso significa? Durante a sua transmissão, qualquer outro usuário pode acessar o seu canal, causando interferências e ruídos.

Além de prejudicar a segurança da transmissão, esta invasão de privacidade também lesiona a qualidade do áudio transmitido. Normalmente, os rádios analógicos são os preferidos para uso pessoal e fins de entretenimento.

Rádios digitais

Os rádios comunicadores digitais possuem uma maior gama de funções, oferecendo níveis de segurança e confiabilidade bem elevados. Não somente, a durabilidade da bateria dos aparelhos também é maior, que chega a 16 horas em média.

O rádio comunicador digital apresenta algumas características padrão: possibilidade de transmissão de dados, rastreamento via GPS, telemetria, sinal de transmissão de voz mais apurado e preciso, maior e melhor alcance. Ainda é possível colocar mais usuários dentro de um único canal.

O investimento, por outro lado, é bem maior do que aquele feito em um rádio comunicador amador. Até porque, os rádios digitais são criptografados e possibilitam o envio de mensagens de texto sem a contratação de uma linha telefônica móvel.

CARACTERÍSCAS DO PODCAST

Os podcasts são uma série de episódios de áudio disponibilizados online. Eles podem ser ouvidos em qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones, tablets e computadores.

São sob demanda, podendo ser ouvidos quando o ouvinte quiser

Podem ser baixados ou transmitidos pela internet

Podem ter diversos formatos, como entrevistas ou gravações individuais

Podem abordar uma ampla gama de assuntos, como entretenimento, cultura, esportes, notícias, educação e tecnologia

Podem ser usados para se informar, estudar ou para passar o tempo O termo “podcast” é uma junção das palavras “iPod” e “broadcast”.

O USO DESSES RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O rádio e o podcast podem ser ferramentas didáticas na educação básica, pois permitem a criação de conteúdos audiovisuais que podem ser consumidos em qualquer lugar e a qualquer momento.

O uso do rádio na escola pode:

Promover a participação de toda a comunidade escolar

Estimular a troca de experiências

Favorecer o trabalho em grupo

Exercitar a comunicação oral

Tornar o processo de ensino e aprendizagem mais democrático

Já o uso do podcast na educação pode:

Permitir a criação de aulas, documentários e informações em formato de áudio

Oferecer atendimento mais específico para as dificuldades de cada aluno

Despertar o interesse pela aprendizagem dos conteúdos

Favorecer a mobilização de uma aprendizagem atrativa e imersiva do aluno

Para usar o podcast na sala de aula, os alunos podem:

Escolher um tema

Definir os participantes

Criar o roteiro

Ensaiar a gravação

Gravar em um ambiente com pouco ruído

Editar o podcast

Publicar o podcast

EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES UTILIZANDO ESSES RECURSOS

Professores têm explorado o uso do rádio e do podcast como ferramentas pedagógicas na educação básica, promovendo a integração da comunidade escolar e o desenvolvimento de diversas habilidades nos estudantes.

Aqui estão algumas experiências concretas de professores usando rádio e podcasts na educação básica:

1. Rádio Escolar como Ferramenta de Aprendizagem

Projeto Rádio-Escola (São Paulo, SP)

Escolas públicas de São Paulo implementaram rádios escolares para dar voz aos alunos e estimular habilidades de comunicação.

Professores usaram a rádio para divulgar notícias da escola, discutir temas do currículo e incentivar a produção de conteúdo pelos alunos.

Impacto: Melhorou a oralidade, a criatividade e a participação dos alunos.

2. Podcasts na Educação Infantil e Fundamental

Projeto "Vozes da Educação" (Rio de Janeiro, RJ)

Professores da Rede Municipal do Rio participaram de formações sobre o uso de podcasts na educação.

Alunos produziram podcasts sobre temas como meio ambiente, história local e ciência.

Impacto: Estimulou a pesquisa, a argumentação e a autonomia dos estudantes.

Fonte: Multirio

3. Podcast para Ensino de História e Literatura

Projeto "Narrativas Sonoras" (Bahia)

Professores desenvolveram podcasts contando histórias sobre a cultura local, lendas e literatura brasileira.

Atividades envolveram alunos na pesquisa, roteiro e gravação dos episódios.

Impacto: Tornou o ensino de literatura mais envolvente e acessível.

4. Rádio Escolar na Educação Rural

Experiência do Núcleo de Tecnologia Educacional de Ananindeua (Pará)

Professores e alunos criaram uma rádio comunitária na escola para compartilhar conteúdos educativos.

Veiculavam entrevistas, programas de leitura e debates sobre temas escolares.

Impacto: Democratizou o acesso à informação e melhorou a comunicação entre a comunidade escolar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a invenção desses recursos, rádio e Podcast foi permitido ter noticia de qualquer lugar do mundo, trazendo um amparado de novas informações em qualquer horário, de forma segura e evitando que informações importantes deixem de ser compartilhadas.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.