É o bicho

Page 1



Editora Maria Sílvia Cintra Martins Design e Diagramação Eld Johonny Capa Pedro Alberto Ribeiro Revisão Julio César Ribeiro Larissa Ferreira de Paula

L6493

O fazer das Crianças nos Anos Iniciais, Ed. Especial É o bicho

São Carlos: LEETRA, 2016. (Linguagens em Diálogo) ISBN 978-85-917532-5-3 1. Educação. 2. Infanto-juvenil 3. Letramento literário I. Martins Maria Silvia Cintra, ed. II. Série. CDD 370 (20º)



O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) apresenta-se como compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. O projeto Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Núcleo UFSCar (PNAIC/UFSCar), sediado no Departamento de Letras da UFSCar, oferecido como Curso de Extensão em nossa universidade, possui atualmente em sua equipe de trabalho dez formadores, que atuam junto a cerca de oitenta municípios do estado de São Paulo. Merece destaque, além da atuação dos Coordenadores Gerais e Adjuntos na articulação das várias ações de planejamento e de formação, aquela dos Coordenadores Locais, que vêm atuando de forma eficaz e solidária para que a formação que se dá nos dois polos possa chegar, de fato, aos Professores Alfabetizadores e, com isso, às crianças em sala de aula. O Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq) tem desenvolvido um papel importante nesse processo, dado o seu compromisso com a formação continuada de professores alfabetizadores e, além disso, com a responsabilidade de propiciar a vivência com os novos letramentos, como o letramento digital, para que os professores possam se utilizar, na prática, de diferentes instrumentos e recursos didáticos em prol da alfabetização de forma compatível com as pesquisas de ponta nessa área. Proporciona-se, assim, o elo desejável entre ensino, pesquisa e extensão. Com a publicação da série Linguagens em Diálogo, buscamos, no ano de 2015, dar visibilidade às diversas produções que vêm sendo construídas na interação entre Formadores e Orientadores de Estudo no ambiente virtual, assim como propiciar um lugar de reflexão e de relatos de experiência a respeito dos diferentes desafios que hoje envolvem o trabalho com letramentos nos anos iniciais, cujos reflexos, conforme acreditamos, possam se fazer sentir em momentos posteriores da escolaridade.


APRESENTA Ç Inauguramos, neste ano de 2016, a publicação de volumes complementares da série Linguagens em Diálogo. Trata-se, no à caso deste volume, da publicação de textos que resultaram de projeto desenvolvido pela professora Cibelle Aparecida Vieira O de Oliveira Pereira da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria Luiza Fornasier Franzin”, no município de Águas de São Pedro, cuja Coordenadora Local sempre tem se mostrado muito presente e atuante nas ações do PNAIC/UFSCar. Consideramos que, embora já fossem crianças de terceiro ano, estavam na alçada do PNAIC nos dois anos anteriores, de tal forma que seu desempenho com a linguagem escrita é também tributário de nossas ações nesse município. Os Orientadores de Estudo e Professores Alfabetizadores que vêm dialogando com a equipe do PNAIC/UFSCar em diferentes oportunidades, em encontros presenciais ou a distância, conhecem bem nossa ênfase na importância do trabalho com projetos, de tal forma a que as crianças se apropriem da escrita de forma significativa e a vivenciem com prazer e sabedoras de que é portadora de um significado social. O volume “É o Bicho” comporta essa característica dos textos com função significativa, os quais foram produzidos, primeiro, levando-se em consideração o interesse e envolvimento das crianças com os mais diversos animais, segundo, motivando-se sua curiosidade em conhecer detalhes a respeito de cada um deles. Estão aí dois aspectos fundamentais do trabalho com projetos: levarmos em conta o interesse e envolvimento das crianças, de preferência detectando e incentivando o desenvolvimento de algo que elas nos trazem, que compartilham conosco; motivarmos seu espírito de pesquisa, lembrando-nos de que toda a criança, em função da curiosidade que lhes é inerente, é um pesquisador em potencial. Daí a importância do professor com mediador ou como agente de letramento, ou seja, não basta partirmos do conhecimento das crianças, é necessário


motivar aquela sua vocação de querer ser mais, de querer saber mais. A professora responsável pela classe nos relatou que as crianças tiveram contato com o gênero do discurso das resenhas e foram motivadas a produzir sínteses dessas resenhas. Além das resenhas que compõem toda a parte inicial deste volume, e se reportam aos animais de forma mais objetiva e distante, temos também relatos em que algumas crianças nos descrevem seus animais, como por exemplo: “O meu cachorro de estimação tem pelo preto e branco. Ele é de porte médio, bagunceiro e brincalhão. Come qualquer coisa. Eu achei ele na rua, é um vira-lata e se chama Duque. Tem dentes afiados e é pesado. Ele pega roupas no varal. É companheiro, rápido, forte e é meio bravo. Ele gosta de carinho”. Muito interessante, por outro lado, é este relato, em que, como educadores que somos, podemos supor que a criança disse que não tinha nenhum cachorro e a professora, como agente de letramento, deve ter lhe sugerido que usasse então a imaginação, chegando-se a este resultado: “Se eu tivesse um bicho de estimação seriam dois bulldogs franceses. Elas se chamariam Flica e Zipora. A Zipora seria a mãe e a Flica seria a filha. A Zipora seria calma e bem bem inteligente e a Flica seria sapeca e animada. A Zipora seria branca com manchas castanhas e a Flica seria quase como a mãe, só que com manchas pretas. Elas seriam brincalhonas e lindas e iriam gostar de mim e da minha mãe”. Professora Dra. Maria Sílvia Cintra Martins Coordenadora Geral PNAIC/UFSCar Líder do Grupo de Pesquisa LEETRA


FICHA TÉCNICA


Gabriel Andrade – 3º Ano A

Nome Popular – Calopsita Nome Científico – Numphicus hollandicus Onde Encontramos / Origem – Nativas da Austrália. Habitat – Clima seco e próximo da água. Hábitos Alimentares – Onívoro Curiosidades – Em 1838, um ornitólogo inglês, John Gould, viajou para a Austrália, com o objetivo de estudar a fauna e realizar desenhos de aves. Ele foi responsável pela fama mundial das calopsitas, pois foi o primeiro especialista a levar calopsitas para fora da Austrália. Em 1884, a fama das calopsitas cresceu, porém foi em 1950 que a popularidade aumentou de forma bastante considerável, por causa do arlequim, calopsita surgida através da primeira mutação de cor.


Miguel – 3º Ano A

Nome Popular – Pastor Alemão Nome Científico – Canis familiaris de lupis Onde Encontramos / Origem – Alemanha Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – Pastor Alemão ou Lobo da Alsácia é uma raça canina proveniente da Alemanha. Em sua origem era utilizado como cão de pastoreio de rebanhos. Atualmente, é mais utilizado como cão de guarda e companhia. É considerada uma das raças mais numerosas e estudadas do mundo. O pastor Alemão é visto como o cão policial e militar mais bem sucedido do mundo, representando lealdade, agilidade e cautela.


Kauan – 3º Ano A

Nome Popular – Galo carijó Nome Científico – Gallus gallus domesticus Onde Encontramos / Origem – Ásia Hábitos Alimentares - Onívoro Curiosidades – Possuem bico pequeno, crista carnuda, pernas escamosas e asas curtas e largas. Apesar de os romanos terem desenvolvido a primeira raça diferenciada de galinhas, os registros antigos mostram a presença de aves selvagens asiáticas na China desde 1400 a.C.. As galinhas são uma importante fonte de alimento há séculos. Tanto seus ovos como sua carne são consumidas em todo o mundo.


Maria Luiza – 3º Ano A

Nome Popular – Pastor alemão Nome Científico – Canis familiaris de lupis Onde Encontramos / Origem – Alemanha Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – O pastor Alemão é um cão atento, curioso, sempre disposto a guardar. Gosta da presença de seu dono e familiares e procura manter-se por perto. É recomendável a socialização precoce para evitar que o cão desta raça possa tornar-se superprotetor em relação à família e seu território. Obediente e sempre disposto a aprender, o pastor Alemão não é inclinado a fazer amizades com estranhos de imediato, devido ao seu caráter protetor. No entanto, não é traiçoeiro e não ataca inadvertidamente. Demonstra coragem e dureza na defesa do dono e do seu território. Diante de estranhos demonstra segurança.


Eduardo – 3º Ano A

Nome Popular – Porquinho-da-índia Nome Científico – Cavica porcellus Onde Encontramos / Origem – Continente americano Hábitos Alimentares - Herbívoro Curiosidades – Apesar do seu nome comum, o porquinho-da-Índia não é suíno, nem tampouco indiano. O nome deve-se ao fato de originalmente provirem das chamadas “Índias Ocidentais” (atual continente americano). Os porquinhos-da-Índia vivem entre quatro a oito anos e podem reproduzir-se ao longo de todo o ano, gerando entre dois a seis filhotes por ninhada. Muito rústico, este animal adapta-se facilmente a qualquer ambiente, exigindo apenas um local bem seco e espaçoso. Não requer quaisquer instalações especiais ou técnicas difíceis de manutenção. Basta um espaço onde possa organizar a sua rotina diária, composta de passeios e brincadeiras além da higiene própria.


Ramom – 3º Ano A

Nome Popular – Cão Rottweiler Nome Científico – Cannis Lupus familiaris Onde Encontramos / Origem – Alemanha Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – O Rottweiler é uma raça de cães muito leal e que adoram sua família, têm muita paciência com crianças, só que para isso eles precisam ser criados com proximidade a crianças desde filhotinhos. Geralmente o Rottweiler não gosta de ser um cachorro criado sozinho, além de ser um cão de companhia, trata-se de um cão inteligente, que necessita ser adestrado. Responde muito bem ao adestramento e gosta muito de ver seus proprietários felizes. Esta característica fez com que a raça tenha sido muito aproveitada em trabalhos diversos.


Lucas Paschoal – 3º Ano A

Nome Popular – Daschund – Basset Salsicha Nome Científico – não encontrado Onde Encontramos / Origem – Alemanha Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – Os Daschund são cães corajosos, protetores e também muito ciumentos. Têm ciúmes do dono e também dos outros integrantes da família. Os cães dessa raça possuem boas habilidades: faro, rapidez e perseguição. Para caça, capturam facilmente animais de pequeno porte (ratos, coelhos pequenos, texugos, lagartos, etc) e também pássaros que estejam ao seu alcance. Também conhecidos como salsicha ou linguicinha, os cães dessa raça são baixos, compridos e possuem pernas curtas. Tem como origem o cão basset.


Luiza – 3º Ano A

Nome Popular – Gato Pixie Bob Nome Científico – não encontrado Onde Encontramos / Origem – Estados Unidos Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – É uma raça de gato criada por Carol Ann Brewer. É um híbrido entre gatos domésticos e lince-pardos (Bobcats). Estes gatos são totalmente domésticos. São relativamente grandes. Uma característica comum destes gatos é a cauda, que comumente é reduzida ou ausente. Sua pelagem é cinza-escuro, com pelos geralmente curtos. São bastante sociáveis, especialmente com seus donos, bem como com outras pessoas e animais.


Flora - 3º Ano A

Nome Popular – Gato Turkish Van ou Van Turco Nome Científico – não encontrado Onde Encontramos / Origem – Turquia Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – O Turkish Van ou Van Turco pode ser considerado uma variação da raça Angorá e o seu nome se deve a um lago da Turquia conhecido como Lago de Van. É branco com uma marca característica da raça em sua cabeça e cauda. De temperamento tranquilo, afetuoso e inteligente. É comum que goste de brincar com água (isso não quer dizer que gostem de nadar).


Isabela – 3º Ano A

Nome Popular – Hamster Nome Científico – Mesocricetus auratus Onde Encontramos / Origem – Síria Hábitos Alimentares – Herbívoro Curiosidades – Os hamster são roedores, assim como os coelhos e a cotia. Eles roem os alimentos em vez de mastigá-los. O hamster come segurando o alimento entre as suas duas patas dianteiras. Assim como as unhas, os dentes da frente dele nunca param de crescer, por isso são constantemente desgastados. É importante que os dentes sejam desgastados o suficiente, pois se eles crescerem demais, podem acabar furando a garganta do animal. O hamster possui 4 dedos nas patas dianteiras e 5 nas traseiras.


Manuella – 3º Ano A

Nome Popular – Hamster Nome Científico – Mesocricetus auratus Onde Encontramos / Origem – Síria Hábitos Alimentares – Herbívoro Curiosidades – Os hamster são roedores, assim como os coelhos e a cotia. Eles roem os alimentos em vez de mastigá-los. O hamster come segurando o alimento entre as suas duas patas dianteiras. Assim como as unhas, os dentes da frente dele nunca param de crescer, por isso são constantemente desgastados. É importante que os dentes sejam desgastados o suficiente, pois se eles crescerem demais, podem acabar furando a garganta do animal. O hamster possui 4 dedos nas patas dianteiras e 5 nas traseiras.


Gabriel Salvador – 3º Ano A

Nome Popular – Peixe Betta Nome Científico – Betta Splendens Onde Encontramos / Origem – Tailândia Hábitos Alimentares – Onívoro Curiosidades – São agressivos (machos), se colocados num mesmo local podem brigar violentamente até a morte. Possuem um ritual de acasalamento, sendo que o macho solta na água uma grande quantidade de bolhas para atrair a fêmea. É o macho que fica protegendo os ovos até o nascimento dos alevinos. Na forma selvagem, o peixe Betta possui uma coloração acastanhada, com tons avermelhados e azulados nas barbatanas. Possuem órgãos chamados de labirintos que usam para respirar o ar atmosférico. Portanto, podem viver em águas com pouca quantidade de oxigênio.


Lucas Macedo – 3º Ano A

Nome Popular – Peixe Palhaço Nome Científico – Amphiprion frenatus Onde Encontramos / Origem – Japão, Índia e Austrália Hábitos Alimentares – Onívoro Curiosidades – Pequenos e ágeis, com até 8 centímetros de comprimento. Suas cores variam entre laranja, vermelho, preto, amarelo e rosa. Ele se esconde do perigo e dorme no meio dos tentáculos venenosos da anêmona. Às vezes, chega mesmo a roubar alimento da boca de sua protetora, embora também traga comida para um lugar onde ela alcance. Este pequeno peixe, ao contrário de outros, está a salvo dos ferrões da anêmona. Tranquilo, pode ser mantido em aquários comunitários. Apesar de consumir uma grande quantidade de alimentos, não exibe comportamento competitivo.


Luigi – 3º Ano A

Nome Popular – Gato Siamês Nome Científico – Felis catus Onde Encontramos / Origem – Tailândia Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – Foi na Tailândia (antigo Sião) que os ocidentais viram esses gatos pela primeira vez. Eles ficavam cuidadosamente protegidos no palácio real de Bangkok. Foram levados para a Inglaterra em 1884 e daí se espalharam para outras partes do mundo. A elegância do corpo e a graça dos movimentos conquistaram para o Siamês o título de príncipes dos gatos. Mas é o miado desagradável e a personalidade incomum que realmente o distinguem. Em relação ao dono, ele se comporta mais como um cão do que como um gato. Adora ser acariciado e pode passear atado numa coleira. É fiel e ciumento. Mas, como todo gato, ele às vezes age de modo estranho. Num instante, é capaz de passar da maior frieza às mais vibrantes expressões de afeto.


Rafaella – 3º Ano A

Nome Popular – Cavalo Nome Científico – Equus Caballus Onde Encontramos / Origem – No mundo todo Hábitos Alimentares – Herbívoro Curiosidades – Costumam ser encontrados em quase todo mundo, geralmente aos cuidados de indivíduos de nossa espécie. Acredita-se que esses animais foram domesticados há pelo menos 5.500 anos a.C. O casco do cavalo cresce continuamente, sendo renovado por completo em nove meses.


Lucas Ratti – 3º Ano A

Nome Popular – Gato Brasileiro Real Nome Científico – não encontrado Onde Encontramos / Origem – Brasil Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – Sua origem é uma mistura de gatos de rua. Ele é ágil, curioso, engraçado, amoroso. Vive entre nossos pés, nos fazendo tropeçar neles. Suas orelhas são largas, grandes e, desde a base, viradas para a frente. Sua cor varia entre o dourado e o cobre, suas pernas são finas e longas e as patas, nas fêmeas, são mais delicadas.


Taiane – 3º Ano A

Nome Popular – Gato Persa Nome Científico – Felis catus Onde Encontramos / Origem – Irã Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – Um gato persa branco, que acredita-se ser de origem chinesa, tinha primitivamente olhos azuis. A maioria dos animais era atacada por uma surdez hereditária, aparentemente ligada a cor azul dos olhos. Os Persas são gatos muito procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, pois seus miados são baixos e pouco comuns, além do fato desses animais apresentarem um forte apego ao seu dono. Os gatos persas são meigos e carinhosos.


Rebeca – 3º Ano A

Nome Popular – Cavalo Nome Científico – Equus Caballus Onde Encontramos / Origem – No mundo todo Hábitos Alimentares – Herbívoro Curiosidades – Costumam ser encontrados em quase todo mundo, geralmente aos cuidados de indivíduos de nossa espécie. Acredita-se que esses indivíduos foram domesticados há pelo menos 5.500 anos a.C. O casco do cavalo cresce continuamente, sendo renovado por completo em nove meses.


Rayssa – 3º Ano A

Nome Popular – Cão Poodle Nome Científico – Cannis Lupus familiaris Onde Encontramos / Origem – Alemanha Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – O Poodle no geral é um cão conhecido por ser de um temperamento muito dócil, brincalhões e peludos, se identifica muito com crianças, é também uma das raças mais inteligentes do mundo, logo são facilmente adestrados, adoram dar e receber um carinho. São cães que não gostam de ficar sozinhos por muito tempo, gostam sempre da presença e companhia de pessoas, porém não gostam muito de conviver com outros cachorros, são ciumentos. Além de serem companheiros e fiéis, adoram seguir os passos de seus donos. Eles também podem ficar muito sentidos e medrosos ao sofrer maus tratos Têm medo de sons muito barulhentos


Sofia – 3º Ano A

Nome Popular – Coelho Mini Lop Nome Científico – Oryctolagus cuniculus Onde Encontramos / Origem – Estados Unidos Hábitos Alimentares - Herbívoro Curiosidades – Os coelhos da raça Mini Lop são famoso por sua natureza dócil e estrutura resistente, qualidades que os tornam ótimos animais de estimação. O Mini Lop, como todo coelho, precisam de uma gaiola limpa, uma dieta nutritiva e um manuseamento para que cresçam bem e felizes.


Ana Vieira – 3º Ano A

Nome Popular – Pastor Alemão Nome Científico – Canis familiaris de lupis Onde Encontramos / Origem – Alemanha Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – O pastor Alemão é um cão atento, curioso, sempre disposto a guardar. Gosta da presença de seu dono e familiares e procura manter-se sempre perto. É recomendável a socialização precoce para evitar que o cão desta raça possa tornar-se superprotetor em relação a família e seu território. Obediente e sempre disposto a aprender, o Pastor Alemão não é inclinado a fazer amizades com estranhos de imediato, devido ao seu caráter protetor. No entanto, não é traiçoeiro e não ataca inadvertidamente. Demonstra coragem e dureza na defesa do dono e do seu território. Diante de estranhos demonstra segurança.


Maria Eduarda – 3º Ano A

Nome Popular – Cão Poodle Nome Científico – não encontrado Onde Encontramos / Origem – Alemanha Hábitos Alimentares – Carnívoro Curiosidades – O Poodle no geral é um cão conhecido por ser de um temperamento muito dócil. Brincalhões e peludos, se identifica muito com crianças. É também uma das raças mais inteligentes do mundo, logo são facilmente adestrados, adoram dar e receber um carinho. São cães que não gostam de ficar sozinhos por muito tempo, gostam sempre da presença e companhia de pessoas, porém não gostam muito de conviver com outros cachorros, são ciumentos. Além de serem companheiros e fiéis, adoram seguir os passos de seus donos. Eles também podem ficar muito sentidos e medrosos ao sofrer maus tratos Têm medo de sons muito barulhentos.


Gabriel Ferreira – 3º Ano A

Nome Popular – Hamster Nome Científico – Mesocricetus auratus Onde Encontramos / Origem – Síria Hábitos Alimentares – Herbívoro Curiosidades – Os hamster são roedores, assim como os coelhos e a cotia. Eles roem os alimentos em vez de mastigá-los. O hamster come segurando o alimento entre as suas duas patas dianteiras. Assim como as unhas, os dentes da frente dele nunca param de crescer, por isso são constantemente desgastados. É importante que os dentes sejam desgastados o suficiente, pois se eles crescerem demais, podem acabar furando a garganta do animal. O hamster possui 4 dedos nas patas dianteiras e 5 nas traseiras.


Textos produzidos a partir da pesquisa em TICs, resumidos e reconstruídos pelos alunos. Profª Cibelle – 3º ano A


DE

MEU BICHO ~

ESTIMAÇAO


Se eu tivesse um bicho de estimação, seria um coelho branco dos olhos vermelhos, com o focinho rosinha, muito brincalhão e engraçado. Embaixo de suas patinhas seria rosinha e meio avermelhadas. O nome dele seria Docinho e suas orelhas seriam rosadas

Rebeca - 3º Ano A

A minha cachorra é grande e têm os olhos castanhos, os pelos meio alaranjados e é muito carinhosa. Ela adora água e é muito amigável. Ela é muito fofa. Eu achei ela na rua. Ela se chama Nina.

Rayssa - 3º ano A


Meu animal de estimação é um cão da raça Pastor Alemão. Ele se chama Roque. É pequeno, filhote, e tem o pelo preto e amarelo nas patas e no peito. É brincalhão e medroso, e tem medo de estranhos

Miguel - 3º Ano A

O nome da minha cachorra é Sofia. Ela é de porte médio, da cor caramelo, preta e branca. E safada e gosta de brincar, a raça é Vira-Lata. Ela gosta de beijos e não gosta de ração e sim comida de gente.

Rafaella - 3º Ano A


Meu cachorro é vira-lata. Ele se chama Pitico. Ele é amarelo e parece um caroço de manga, por causa do pelo arrepiado que ele tem. Ele é de porte médio, arteiro, e um tranqueira. Ele faz bagunça, mexe em tudo e fica danado quando o cachorro do meu primo chega em casa e faz coisa que não pode. Ele late muito e quer carinho todo dia.

Sofia - 3º Ano A

Ela é preta, tem olhos pretos e gosta de brincar. Ela é uma cachorra fofa e esperta. Muito sabida, ela gosta de latir quando vem alguém. Quando eu chego, ela dá lambidas e gosta de dormir comigo. Ela é pequena e se esconde das pessoas quando machucam ela. Ela se chama Alice e pula no sofá.

Isabela - 3º Ano A


O meu bicho de estimação é uma cachorra que se chama Nina. Ela é tranquila e muito fofa e gordinha. Ela parece uma almofadinha. Gosta muito de carinho e também gosta de ficar deitada em sua cama que tem uma almofadinha de osso. Ela não gosta muito de comer, mas ela gosta muito de dar uma caminhada por dia, ou mais, até três caminhadas.

Eduardo - 3º ano A

Meu bicho de estimação é uma gata. A raça dela e Brasileiro Real. Ela se chama Mel, é amarela e gosta de carinho e é muito carinhosa e bonita.

Lucas Ratti - 3º Ano A


O meu animal de estimação é um cachorro da raça Border Collie. O nome dele e Scooby. Ele é grande e forte. Ele tem o pelo branco com manchas castanhas. É brincalhão, cheira todos que entram em casa. Se alguém oferecer perigo ele ataca. Mas é muito companheiro e obedece aos donos. Gabriel Salvador - 3º ano A

Meu animal de estimação é um cachorro da raça Basset (ou Salsicha). Ele é filhote, e pequeno, da cor castanha. Tem o peito branco. O Zac é brincalhão, ligeiro e desastrado. Ele irrita um pouco e morde. É rápido, fofo, legal, e têm os olhos pretos.

Lucas Paschoal - 3º ano A


Meu Pitbull têm os olhos azuis. Ele é forte e rápido e muito legal. Ele é brincalhão e gosta de ração Kauan - 3º Ano A

É uma gata da raça Siamesa. Ela se chama Mel. É espoleta, fuça tudo, cheira tudo o que vê pela frente. Ela é muito azarada. Quando alguém passa no corredor, ela se esconde e ataca, mas é só para brincar Ela é muito manhosa e obesa

Luigi - 3º Ano A


Se eu tivesse um bicho de estimação seria um cão Rottweiler. O nome dele seria Thor, seria preto com manchas castanhas nas patas e no peito. Ele seria muito grande, muito forte, muito alto, xereta e arteiro. Seria preciso ter cuidado com ele, pois ele teria ciúmes das pessoas da casa e se alguém chegasse perto e oferecesse perigo, ele atacaria. Mas ele seria muito companheiro com seu dono.

Ramom - 3º ano A

Se eu tivesse um bicho de estimação seria um cachorro da raça Golden Retrivier. Seria bonito, brincalhão, bem alegre e muito divertido. Ele iria ganhar água e muita comida, e eu e ele seríamos companheiros do peito e grandes amigos e iríamos sempre brincar juntos

Lucas Macedo - 3º Ano A


Se eu tivesse um bicho de estimação seriam dois Bulldogs Franceses. Elas se chamariam Flica e Zipora. A Zipora seria a mãe e a Flica seria a filha. A Zipora seria calma e bem bem inteligente e a Floca seria sapeca e animada. A Zipora seria branca com manchas castanhas e a Flica seria quase como a mãe, só que com manchas pretas. Elas seriam brincalhonas e lindas e iriam gostar de mim e da minha mãe.

Luiza - 3º Ano A

O meu cachorro de estimação tem pelo preto e branco. Ele é de porte médio, bagunceiro e brincalhão. Come qualquer coisa. Eu achei ele na rua, é um Vira-Lata e se chama Duque. Tem dentes afiados e é pesado. Ele pega roupas no varal. É companheiro, rápido, forte e é meio bravo. Ele gosta de carinho.

Maria Eduarda - 3º ano A


O meu Pastor Alemão é esperto, de peito marrom claro e as patas também. Ele gosta de brincar. E grande bravo com gente estranha que ele nunca viu.

Ana Vieira - 3º Ano A

As minhas cachorras são duas Vira-Latas. Elas se chamam Bagunça e Kiara. Elas são tia e sobrinha. As duas são pequenas, mas fortes, e tem pelo curto e preto e olhos pretos. Uma é mandona e a outra carinhosa. As duas avisam quando chega alguém ou quando tem um bicho lá no mato. Elas gostam de fuçar o lixo. A Kiara não deixa a Bagunça brincar. Quando eu falo elas obedecem porque eu deixo elas soltas.

Flora - 3º Ano A


O meu cachorro é brincalhão. Ele não morde, só se oferecer perigo, mas senão, ele late para o estranho. Ele é branco com manchas marrons e o focinho é preto. Se você deixar um sapato ou chinelo lá fora e o meu cachorro estiver solto ele vai pegar e estrangular. Gabriel Andrade - 3º Ano A

O Romeu e o meu cachorrinho, Ele gosta de pegar a bola, brincar com o pote e gosta de carinho. Ele gosta muito de passear. Ele é marrom

Manuella- 3º Ano A


A minha cachorra se chama Melinha. Ela é de porte médio, tem pelo amarelo claro. Ela gosta que as pessoas façam carinho nela. Sempre que faz sol, eu e a minha mãe damos banho nela. Ela vai sempre ser a minha cachorra preferida. E assim vai ser. Taiane - 3º Ano A

O meu cachorrinho é da raça Salsichinha. Ele é fofinho, o nome dele é Choquito, ele é de porte médio e da cor marrom

Gabriel Ferreira- 3º Ano A


O meu cachorro é pequeno e a cor dele é caramelo. O nome dele é Tobi. Ele gosta muito de carinho e quando as pessoas vão na minha casa e mexem nas coisas dele, ele morde

Maria Luiza - 3º Ano A



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.