Issuu on Google+

Edição 43 Ano 6/2014 Tudo o que acontece na Opet

Obras do novo prédio da Gráfica Opet em pleno vapor Leia mais na página 06


diretOr-presidente josé antônio Karam superintendente educaciOnal adriana veríssimo Karam Koleski superintendente editOrial cristina swiatovski diretOra de OperaçÕes daniele veríssimo Karam tudOpet Gerente de neGÓciOs dani moro editOr heidi motomura (drt 2651-pr) prOjetO GráficO e diaGramaçãO luciana carvalho

publicação do departamento de negócios do Grupo educacional Opet, em conjunto com as direções das unidades e administração Geral. a circulação é direcionada aos colaboradores da Opet. fevereiro/março 2014. rua nilo peçanha, 1635. centro cívico, curitiba - pr. 41 3028-2831

para comentários, dicas e sugestões envie um e-mail para: imprensa@opet.com.br


tud

04 06 12 24

entrevista do mês

editora opet 3

EDUCAÇÃO BÁSICA

ENSINO SUPERIOR

32 41

ADMINISTRAÇÃO GERAL

GENTE

44 47

PORTA RETRATO

o bom portuguës


Entrevista do mês

4

Maurício kraemer, membro atuante do NDE Professor Maurício Kraemer, com a Coordenadora Pedagógica, Solange Demeterco

“Com todas essas atividades, o NDE tem tido uma carga de trabalho intensa, o que demonstra a preocupação da instituição em estar focada na busca contínua por bons resultados. “ O professor Maurício Kraemer  é graduado em Psicologia Organizacional e pós-graduado em Administração de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na área de gestão e tecnologia há mais de 20 anos, tem amplo conhecimento na área de gestão acadêmica e política de recursos humanos. É professor do ensino superior da Faculdade Opet desde 2010, sendo que há quatro anos é membro atuante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Unidade Centro (Rebouças).Confira entrevista.


O que faz o NDE? Maurício - O NDE é uma entidade interna que visa dar o apoio nos processos de atualização, revisão e implantação dos projetos pedagógicos dos cursos superiores (Tecnólogos e Bacharelados). Em conjunto com a Coordenação Pedagógica e coordenadores dos cursos, organizamos ações que visam maximizar os resultados dos cursos nas avaliações internas (CPA)  e externas (MEC), com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no instrumento de avaliação de cursos do MEC, além de outros documentos. 

Como funciona o Núcleo? Maurício - Cada curso, por exigência do MEC, deve ter um número mínimo de integrantes no NDE, sendo que o coordenador do curso o preside. Devem ser escolhidos professores com adesão ao curso, isto é, professores que ministram aulas no próprio curso. O NDE é uma entidade  legal que também atua frente ao MEC no momento das avaliações in loco, seja para autorização, reconhecimento ou renovação do reconhecimento de cada curso. Sendo assim todas as ações refletem os cuidados na preparação, implementação e manutenção dos processos didáticos-pedagógicos dos cursos. A professora Solange Demeterco, Coordenadora Pedagógica, ressalta estes pontos como fundamentais para garantir bons resultados nas avaliações do MEC, bem como nos resultados das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Quais os  desafios para o NDE? Maurício - No ano de 2014, os cursos Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação (TI), Gestão da Produção Industrial (Tecnologia), Pedagogia (Licenciatura em EAD) e Engenharia de Produção (Bacharelado) farão a prova do Enade. Também estão previstas avaliações in loco dos cursos de Processos Gerenciais, Comércio Exterior, Eventos, Gastronomia e Produção Multimídia. Com todas essas atividades, o NDE tem tido uma carga de trabalho intensa, o que demonstra a preocupação da instituição em estar focada na busca contínua por bons resultados. O desafio é grande, mas nossa equipe está afinada e empenhada em buscar bons  resultados.

5


editOra Opet

Gráfica da editOra em expansãO

6

Veja como ficará a Gráfica após concluídas as obras


as obras do novo prédio da Gráfica da Editora Opet estão a todo o vapor. Localizada em Colombo, a edificação de aproximadamente 4 mil metros quadrados está sendo erguida em um terreno de 40 mil metros quadrados. a construção teve início no primeiro semestre de 2013 e deve ser concluída agora em maio. Atualmente, a gráfica funciona em um barracão alugado em Pinhais.  Com a inauguração da nova fábrica, será possível realizar 1,6 milhão de impressões de material didático próprio por ano, ou seja, o dobro da capacidade atual. materiais de terceiros vão continuar a ser impressos. além disso, mais empregos também devem ser gerados em decorrência do empreendimento de porte.

7


A homenagem aos colaboradores da Gráfica Opet No dia 07 de fevereiro, o Brasil comemorou o Dia Nacional do Gráfico. Para a Editora Opet, é uma alegria e uma honra trabalhar com uma equipe tão dedicada de colaboradores. Nosso muito obrigado! Este é o time!

8

Presidente Getúlio: um bom parceiro da Editora No dia 10 de março, a Editora Opet recebeu a visita de gestores educacionais de Presidente Getúlio, em Santa Catarina. Em novembro do ano passado, o município promoveu a Mostra de Empreendedorismo e Diversidades Pedagógicas, que premiou o


EDITORA OPET

melhor trabalho com uma viagem a Curitiba. O prêmio foi oferecido pela Editora Opet, parceira do município no evento e na educação para o empreendedorismo. Na Editora Opet, os gestores conheceram a equipe de gerentes e viram de perto o desenvolvimento dos materiais didáticos que compõem o Sistema de Ensino Opet. Eles também visitaram a Cidade Mirim, projeto pedagógico reconhecido nacionalmente.  O consultor de relacionamento Nelson Bittencourt acompanhou o grupo ao longo de todo o dia. A diretora geral da Editora Opet, Cristina Swiatovski, considera o trabalho desenvolvido com Presidente Getúlio muito importante. “Eventos como a Mostra de Empreendedorismo e Diversidades Pedagógicas, de que participamos como parceiros, mostram como a educação é vista em Presidente Getúlio. O prefeito Nilson Stainsack e a secretária de Educação, a professora Oriana Fillagrana, estão de parabéns.”

9


Mandirituba é o mais novo parceiro da Editora Opet Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, é o mais novo parceiro Opet. Neste ano, os 2.700 alunos da Primeira Infância (0 a 3 anos), Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), passam a utilizar os materiais didáticos, ferramentas e recursos pedagógicos do Sistema de Ensino Opet. A diretora da Editora Opet, Cristina Swiatovski, vê a parceria como muito importante.

10

“Mandirituba está investindo fortemente em educação, em obras físicas e em qualidade dos materiais e recursos para os professores, estudantes e gestores. Para a Editora Opet, é uma satisfação participar desse esforço.” No início de fevereiro, os docentes participaram da primeira capacitação para o uso do material didático Opet. “Temos muito interesse, realmente, em melhorar o IDEB, que caiu muito nos últimos anos. Para isso, queremos que a qualidade da nossa educação seja a mesma da educação das escolas privadas”, explica a secretária municipal de Educação, Josselei Sendeski. Segundo ela, a opção pelo Sistema de Ensino Opet se deu pela credibilidade e pela proximidade em relação à realidade do município. “Um ponto essencial, sem dúvida, foi em relação à capacitação docente.”


editora opet

artiGOs exclusivOs de mestres da educaçãO Desde o início do ano, o site da editora Opet está publicando artigos de educadores de renome nacional, especialmente produzidos por ocasião das comemorações de 40 anos do grupo Opet. acessando o site (www.editoraopet.com.br), você pode ler artigos interessantíssimos dos professores Jacir Venturi e José antonio Karam, da psicóloga maria Tereza maldonado e do líder do Budismo Tibetano no Brasil, o Lama padma santem. em breve, aliás, o site da Editora Opet terá novidades importantes – aguarde e confira!

www.editoraopet.com.br

11


Opet cOmemOra dia da mulher no dia 07 de março, as colaboradoras de todas as Unidades da Opet receberam um presente em comemoração ao Dia da mulher: um organizador de bolsa especialmente produzido para a data. Por sua vez, numa  iniciativa do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Opet, as alunas do curso ofereceram às funcionárias  vários procedimentos, tais como corte de cabelo, escova, hidratação, coloração, cauterização e oficina de maquiagem. Tudo para  que elas pudessem  mudar o visual e ficarem ainda mais bonitas. 12

a Opet agradece as colaboradoras pela dedicação ao trabalho. As mulheres são figuras muito importantes na Educação e muito importantes para o nosso trabalho. graças a elas, o trabalho na Opet é cada vez melhor.


educaçãO básica

pOlÍticOs mirins vãO exercer cidadania

13

Alguns dos políticos eleitos que vão administrar a Cidade Mirim até 2015

Os alunos Felipe pedroso Lopes e Lorenzo m. s. dos Reis, do partido social mirim (psm), foram eleitos respectivamente prefeito e Viceprefeito da Cidade mirim do Colégio Opet. eles exercerão o mandato no ano letivo 2014/2015. segundo Felipe, as suas principais promessas de campanha foram a criação  de um Espaço Criativo Lego, a realização de Gincana Ecológica e Acantonamento Beneficente, bem como a promoção de uma Feira de Ciências. “Farei um grande esforço para cumprir o que prometi”, contou Felipe. Os novos políticos devem assumir as suas funções brevemente.


além de Felipe e o seu vice, Lorenzo, foram eleitos um total de 13 vereadores que concorreram pelos partidos ecológico mirim (pem) e social mirim (psm).

Os eleitOs: Prefeito e Vice-Prefeito Felipe pedroso Lopes Lorenzo m. s. dos Reis Presidente da Câmara Municipal Heitor Cardoso Fernandes 14

Vereadores Bernardo Valério malinoski Carlos Henrique Scheffer erik Jürgens podolan Henrique L. Lara marques Heloísa Barichello grólli João pedro Ferreira Fratoni Letycia V. B. Kohnlein Luíza mayrhofer matheus andrey F. martins de Faria milena mikos machoski pietra de Lima Bauer Rodrigo Camargo de Castro


EDUCAÇÃO BÁSICA

Mostra Cultural potencializa a criatividade A arte na escola proporciona o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em artes amplia as possibilidades de compreensão do mundo. Possibilita o potencial criativo e favorece a criação de vínculos com realidades diversas, propiciando também uma cultura de tolerância de valorização da diversidade, de respeito mútuo contribuindo para uma cultura de paz. É com esse espírito que aconteceu a Mostra Cultural, onde foram expostas as produções artísticas desenvolvidas pelos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio no decorrer do ano letivo 2013. São pinturas em telas e cartolinas, confecções de cartazes e maquetes, desenhos, reproduções de bonecos, entre outros trabalhos práticos realizados em sala de aula nas mais diversas disciplinas, como história, geografia, matemática, português, química, física, inglês e artes.

Na mostra os trabalhos produzidos em sala de aula pelos alunos

15


fÍsica na prática Alunos aprendem no laboratório vários conceitos de física para fazer funcionar carrinhos por meio de propulsão elétrica e mecânica

16

Após a montagem, os estudantes testam o equipamento: aprendizagem na prática

Depois de aprenderem em sala de aula conceitos de conservação de energia, força de atrito, lei de newton, além de conceito elétrico, os alunos do ensino médio do Colégio Opet – Unidade Centro colocaram a teoria na prática. Orientados pelo professor da disciplina de Física experimental, Lucas Limas. os alunos construíram carrinhos movidos por meio de propulsão elétrica ou mecânica e fizeram o teste de funcionamento. Para a estudante Carol Araújo,  essa experiência, na prática, facilita muito a compreensão da matéria, que em sua opinião é bem complexa e exige muito estudo e dedicação para sua aprendizagem.


EDUCAÇÃO BÁSICA

Alunos já usam tablets

17

Na mostra os trabalhos produzidos em sala de aula pelos alunos

Alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Opet Unidade Centro Cívico participaram de uma aula experimental para o uso de tablets. Quem ministrou a aula, com o tema “Origem e evolução do homem na história”, foi o professor da disciplina de História, Thiago Reis. Para ele, que passou por capacitação para o uso do material com os alunos, a utilização de tal ferramenta sem dúvida alguma auxilia a prática pedagógica, pois traz para dentro da sala de aula uma tecnologia que faz parte do dia a dia do estudante. “É um complemento da sua formação ”, ressalta. O aluno Gustavo Alberto Guarenchi diz que o uso do equipamento é bem-vindo, pois acredita que seus estudos podem render mais porque as aulas ficarão mais interessantes e vão chamar mais atenção  por causa do uso de um instrumento que todo o jovem e adolescente  têm o domínio.


eQUipe de Gestores dO cOléGiO diretOra da educaçãO básica professora edna percegona GestOra pedaGÓGica Geral professora simone Rodrigues Valério unidade centrO cÍvicO professora santina Canabal Brandalize Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. 18

professora alcemira Donel Orientadora Educacional de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio – Unidade Centro Cívico. professora Claudinéa mara Cândido Coordenadora da Cidade Mirim professora Larissa mazzaron Assistente Pedagógica Educação Infantil e Ensino Fundamental I professor Rouglas Fernandes Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio professora ana márcia Ceni guinart Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental II e Ensino Médio professor aricsson Claydsson Quiles dos santos Assistente Pedagógico de Ensino Fundamental II e Ensino Médio


edUCaÇÃo BÁsiCa

unidade rebOuças (centrO) professor irajá Luiz silva Coordenador Pedagógico de Ensino Médio professora aline souza Assistente Pedagógica de Ensino Médio e Médio Técnico COORDenaDORes – ensinO mÉDiO e TÉCniCO professor agacir José Cardoso Coordenador do Curso Técnico em Informática professor sigmar sabin Coordenador do Curso Técnico em Administração 19

professor Roberto Luiz svolenski Coordenador do Curso Técnico em Publicidade professora irene Barbosa Coordenador do Curso Técnico em Mecatrônica secretaria acadêmica Vânia maria pedroso Secretária Acadêmica Daniela nunes siqueira Auxiliar de Secretaria – Centro Cívico Juliana Vallus Auxiliar de Secretaria – Centro (Rebouças)


100% de BoLsa OpetWOrK A Opetwork Escola de Profissão aderiu  ao Programa Nacional de acesso ao ensino Técnico e emprego (pronatec), que tem por objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e técnico para a população brasileira. Com isso, o estudante pode concorrer à bolsaformação com 100% de desconto exclusivamente nas mensalidades.

20

nesta etapa, a instituição de ensino está oferecendo os cursos pós-médio de Técnico em programação de Jogos Digitais; Técnico em Logística; Técnico em informática para internet; Técnico em informática; Técnico em automação industrial; Técnico em eletromecânica eTécnico em mecatrônica. inscrições no período de 7 a 13 de abril, os candidatos poderão se inscrever para a Bolsa-Formação  pela internet  (www.opetwork.com.br) para as vagas que não foram preenchidas. as aulas começam devem começar entre os dias 14 de abril e 12 de maio.


educação BÁSICA básica EDUCAÇÃO

Em clima de Carnaval Ao som de marchinhas tradicionais e muitos confetes e serpentinas, alunos do Infantil e Fundamental, do Colégio Opet Unidade Centro Cívico, pularam o Carnaval, em um ambiente decorado com motivos de uma das festas mais populares brasileiras. A criançada estava devidamente fantasiada para se divertir na folia ao lado de professores e gestores, que entraram no clima de diversão e alegria.

21


Tecnologia Educacional ganha força no Colégio Opet

Fábio Simão Colaborador da Opet  em Inovação e Novas Tecnologias 22

Este ano promete ser muito intenso em relação ao uso das Novas Tecnologias na Educação, principalmente para os alunos da Educação Básica do Grupo Opet. Entre as inúmeras abordagens está a aquisição de tablets para serem usados dentro da sala de aula por alunos e professores. Mas quando falamos no uso destes aparelhos na Educação, logo surgem dúvidas como: o professor está preparado para usá-los dentro de sala? Existe algum conteúdo disponível para utilizar nestes equipamentos? Para responder estas perguntas em relação ao Grupo Opet, apresento dois projetos que foram implementados justamente para dar suporte ao uso dos tablets. O primeiro projeto foi executado durante o segundo semestre do ano passado e envolveu os professores do Fundamental 2, que participaram de um curso de Inovação e Novas Tecnologias.  Nesse curso, eles tiveram uma vivência em relação às Novas Tecnologias, pois as aulas eram dadas através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que exige o uso de computador conectado a internet. Também aprenderam a inovar e desenvolver seus processos criativos. Todo este preparo trouxe respaldo e segurança para que pudessem utilizar os tablets dentro de sala de aula e explorar todo o seu potencial.


Já o segundo projeto envolve a Editora Opet, que desde o final do ano, vem adaptando o Material Didático para o Meio Digital. Esta adaptação não é uma simples transposição do impresso para um arquivo pdf, mas sim a inserção de Objetos de Aprendizagem como vídeos e imagens, entre outros. É uma busca para que os recursos oferecidos pelo meio virtual sejam explorados de forma adequada. Bem, com o professor preparado e o material disponível no tablet, tornou-se natural o próximo passo, que foi a aquisição dos aparelhos. O envolvimento dos professores neste projeto é ainda maior, pois eles podem solicitar a instalação de aplicativos específicos para suas disciplinas, além de terem à disposição ferramentas para a produção de Mapas Mentais e Infográficos em todos os tablets. É uma participação ativa do professor em todo o processo, já que este é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem. Também é preciso desmitificar o uso dos tablets na educação, visto que apenas a inserção deles dentro da sala de aula não garante uma melhora no aprendizado e sim o que o Professor fará com os recursos oferecidos por eles. Além da aquisição de 80 tablets, que estão à disposição dos professores e alunos do Colégio Opet durante o período das aulas, será permitido que o aluno traga o seu próprio equipamento, deste modo o professor estimula o bom uso destas ferramentas e delimita os momentos em que o aluno pode ou não utilizá-lo. É uma mudança significativa, pois o que se via antigamente em cima da mesa do professor era uma pilha de celulares confiscados e agora o processo é outro, o professor ajuda o aluno a se disciplinar e usar de forma produtiva seu aparelho. Pelo que foi visto, pode-se notar que a Opet tem investido bastante para que o aluno tenha uma aprendizagem mais flexível e próxima do seu contexto, como estão fazendo as Instituições de Ensino pelo mundo e com um único compromisso, a melhoria da qualidade na Educação. Em breve trarei mais notícias sobre projetos de Inovação e Uso de Novas Tecnologias do Grupo Opet, além dos resultados obtidos com o uso dos tablets dentro da sala de aula.

23


ensinO superiOr

de prédiO nOvO Estudantes dos cursos noturnos  de Administração, Gestão da produção industrial, eventos, Logística, estética e Cosmética, marketing e gestão Financeira, estão estudando em um prédio que é um anexo do campus Centro (Rebouças). Localizado no número 820 da Avenida Iguaçu, a edificação, com aproximadamente 2.100 metros quadrados, possui 28 salas e demais dependências necessárias  para o pleno funcionamento das atividades acadêmicas.

24


Duas perguntas para aluna de Administração Opet, Kauana Bomfim  Por que escolheu a Faculdade Opet para estudar? Kauana – Por indicação de amigos, que por aqui passaram e elogiaram muito a faculdade, especialmente por oferecer um ensino de qualidade, com professores que possuem vivência na parte prática e teórica. A localização também é um diferencial, pois resido em Rio Branco do Sul, e a Opet campus Centro Cívico fica mais próxima da minha cidade. O que espera do curso? Kauana – Que ele me dê a base para eu me tornar uma profissional que o mercado de trabalho está tanto necessitando. Em breve também quero estagiar na área para aprender, desde cedo, a minha profissão, pois sei que praticando a aprendizagem é muito mais efetiva. Tenho o objetivo de me tornar uma profissional reconhecida. Este é o meu desafio.

Kauana Bomfim

25


Atendimento jurídico x responsabilidade social Famílias curitibanas com baixa renda que precisam de orientação jurídica, com atendimento gratuito, especialmente com pendência na área de família, podem recorrer ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito da Faculdade Opet.

26

O atendimento é feito por acadêmicos do 7º período do curso de Direito e a prática jurídica é um componente obrigatório da grade curricular. Funciona com disciplinas nas quais os alunos aprendem a teoria, a execução de peças processuais e aplicam o conhecimento. Os alunos trabalham sob a supervisão de duas Advogadas, a Coordenadora do NPJ, Simone C. Lima, e a Doutora Thatyane K. Lacerda Scandelari. De acordo com a coordenadora do NPJ, as maiores demandas são na área de família, como divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, pensão alimentícia, revisional de alimentos, investigação de paternidade, adoção, além de inventários, interdições e retificação de registros (direito civil). O atendimento jurídico é uma ação de responsabilidade social da Opet, pois procura auxiliar famílias de baixa renda, que não tem como arcar com as despesas decorrentes dos processos judiciais.


ENSINO SUPERIOR

Caixa faz divulgação do FIES A Superintendência Curitiba Oeste, através da Agência Zacarias da Caixa Econômica Federal, realizou divulgação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), para acadêmicos da Faculdade Opet. Segundo informou o gerente de Pessoa Física da Caixa, Paulo Kloss, o objetivo da ação promocional foi o de aproximação com os estudantes, visando sanar pessoalmente dúvidas sobre o programa do Ministério da Educação, que financia a graduação de alunos matriculados em instituições não gratuitas. 27


Campanha arrecada equipamentos eletrônicos

28

Conscientizar os estudantes sobre a importância de descartar corretamente equipamentos inservíveis foi o objetivo da promoção da terceira edição da Coleta de Lixo Eletrônico da Faculdade Opet, que aconteceu em março nas dependências do campus Centro (Rebouças). O evento foi uma iniciativa dos acadêmicos dos cursos de Logística, Recursos Humanos e Processos Gerenciais, sob a orientação do professor Marçal Colman.  Segundo ele, desde a primeira edição já foi coletada mais de meia tonelada equipamentos eletrônicos antigos, tais como aparelhos de celulares,fax, computadores, liquidificadores, videocassetes, máquina fotográfica  e  gravadores. Os produtos arrecadados são entregues para uma empresa recicladora.

Alunos arrecadaram materiais eletrônicos: consciência ambiental


ENSINO SUPERIOR

Café Empresarial reúne profissionais de TI Com a participação de representantes de empresas ligadas à área de Tecnologia da Informática (TI), como o HSBC/GLT, Senior , Meta, Exxon e Bematech, foi realizado, na Sede Rebouças, mais um evento Café Empresarial. Promovido pela Opetplacement, agência de orientação, colocação profissional e desenvolvimento de carreira, o encontro teve por objetivo criar uma aproximação maior com os gestores das empresas, trocar experiências e estreitar vínculos com esses profissionais. O debate girou em torno de como a instituição de ensino pode contribuir para a formação de aluno, de acordo com que o mercado exige e necessita. Para Cleber Genero, executivo da Bematech, uma das maiores empresas paranaenses de soluções em tecnologia para o varejo, essa aproximação da academia com o setor produtivo é muito importante e necessário, pois a troca de informações possibilita realizar um trabalho conjunto visando formar uma mão de obra mais qualificada, com conhecimento teórico e prático.

Professora Adriana Karam Koleski apresenta o Grupo Opet para os convidados

29


Com a Mônica

30

Bianca é pós-graduada em HQ pela Pós-Graduação Opet

Bianca Pinheiro Cristaldi, pós-graduada em HQ pela PósOpet, teve seu trabalho reconhecido pela Maurício de Souza Produções (MSP). Ela foi convidada pelo responsável pelo planejamento editorial da MSP, Sidney Gusman, para participar de um livro em homenagem aos 50 anos da Mônica. O livro reúne  os trabalhos de 150 artistas brasileiros e de outros países. “A pós me colocou em contato com várias pessoas da área de quadrinhos, que são minha paixão”, conta. O trabalho de Bianca pode ser conferido no endereço eletrônico http://bear-pt.tumblr.com/


ENSINO SUPERIOR

Alunas de Jornalismo premiadas As alunas do curso de Jornalismo  Amanda Barros e Elisa Nogueira conquistaram o primeiro lugar na categoria Projeto Jornalístico Livre do 18º Prêmio Sangue Novo do Jornalismo Paranaense, promoção do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor/PR). Concorrendo com outros 26 inscritos, o trabalho premiado com troféu teve como título o livro de crônica “Horizontes Perdidos”, que faz um relato sobre a  pobreza, em Curitiba. Em clima de festa, Amanda e Elisa comemoram o feito e disseram que o prêmio foi um reconhecimento pelo trabalho acadêmico realizado na faculdade, onde elas puderam aplicar, na prática,  que aprenderam em sala de aula. “Estamos felizes e o prêmio acrescentará muito em nosso currículo”, afirmam as vencedoras. Já os alunos Anderson Rocha e Samuel Bittencourt foram classificados em 2º lugar na categoria Reportagem para Rádio, com o trabalho “TRE aplica multa de R$ 106 mil a blogueiros”.

Amanda e Elisa, com o professor Roberto: vencedoras

31


ensinO superiOrGeral administraçãO

Opet hOmenaGeia curitiba

32

pílulas de atitude foram espalhadas pela região central da cidade. muros pixados (na linguagem urbana, pixação com “X” é aquela feita para agredir a sociedade, é um ato de vandalismo) foram cobertos por artes com conteúdo incentivador para os curitibanos. A iniciativa  teve o objetivo de transformar sujeira em mensagens positivas, dar a sua contribuição no movimento  contra a pixação*, passar mensagens de atitudes, além de incentivar à conservação e o cuidado com o bem público e privado. são letreiros com mensagens educativas e de atitudes, que estão colocadas à sociedade para reflexão, tais como: Bom dia (começa com) Um “bom dia”; Conhecimento é poder; ideia+atitude=mudança; O mundo é de quem faz; mais por favor, por favor; + Bike – Carro; e pratique gentileza.


33

em um total de 321 metros quadrados de muros pintados, a ação foi um presente da Opet  para  Curitiba em seu aniversário de 321 anos. Um dos muros, com a mensagem “O mundo é de quem faz”,  foram pintados por estudantes recém-eleitos que vão administrar  a Cidade Mirim em  2014. “esse presente foi a forma de agradecermos a nossa cidade e ao povo curitibano pela valorização da nossa instituição de ensino, que aqui nasceu, vem crescendo e se desenvolvendo ao longo de 40 anos de existência”, disse a superintendente educacional do grupo Opet, professora adriana Karam Koleski. Já os colaboradores da Opet vieram trabalhar, em 28/3, vestidos com camisetas (com mensagens iguais as que foram escritas nos muros) em homenagem a Curitiba.


Professor Karam garoto-propaganda da Gazeta do Povo O Diretor-Presidente do Grupo Opet, professor José Antonio Karam, virou “garoto-propaganda” do maior e mais importante jornal paranaense, a Gazeta do Povo. O professor protagonizou um filme para a campanha 2014 Gazeta Classificados, onde dá um depoimento de como foi importante tal serviço para dar início e impulsionar seu empreendimento, no início da década de 70. No depoimento, conta ainda como transformou quatro máquinas alugadas em um  dos grupos educacionais mais importantes do Paraná. O filme será veiculado na RPC TV (Rede globo). 34

Professor Karam grava depoimento nos estúdios da Easy Filmes


ADMINISTRAÇÃ GERAL

Curso de liderança para gestores

35

Colaboradores das Unidades de Ensino, Administração, Editora e Gráfica estão participando, desde outubro de 2013, do curso de extensão Média Liderança. Ele nasceu de necessidades identificadas em um trabalho de diagnóstico  realizado com a ferramenta “matriz de competências”. Através dele, foram identificadas  algumas competências organizacionais a serem desenvolvidas neste público (Coordenadores e Gestores). Além do objetivo de desenvolvimento das pessoas selecionadas, também é possível realizar um mapeamento de possíveis sucessores e talentos. O curso, que será certificado pela Pós-Graduação Opet, vai até junho de 2014 e ocorre quinzenalmente nas Sedes Centro Cívico e Rebouças.


Ao todo, são 13 módulos sendo 8 horas presenciais e até 6 horas a distância, totalizando 180 horas. As aulas são bem vivenciais, sempre relacionando a teoria com a prática. O que os colaboradores estão aprendendo:

36

Liderança e gestão de equipes; Atendimento ao cliente; Visão Sistêmica; Planejamento estratégico e organização; Inovação e visão empreendedora; Legislação trabalhista; Comunicação; Gerenciamento de projetos; Foco em resultados; Finanças coorporativas; Gestão sistêmica da educação; Legislação Educacional; Relacionamento Interpessoal.

Colaboradores com cargo de gestão participam de curso de capacitação: teoria e prática


ADMINISTRAÇÃ GERAL

Jornada Administrativa capacita colaboradores Em 18 de março, aconteceu mais uma edição da jornada administrativa do Grupo Opet. O encontro foi direcionado a todos que atuam direta ou indiretamente em áreas de apoio ao Ensino da educação básica e Superior da nossa Instituição. O objetivo da jornada foi  estimular e capacitar os colaboradores,  bem como mostrar a importância de suas funções e responsabilidades sendo desempenhadas com eficácia e contribuindo para o sucesso da empresa. A Consultora Sandra Zatoni deu uma palestra sobre Gestão de Pessoas. O encontro foi interativo, proporcionando momentos de descontração entre os participantes. 37

Evento teve o objetivo de estimular e capacitar os colaboradores e mostrar a importância de suas funções


Capacitação Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios

38

Integrantes da Brigada da Opet participaram recentemente de um curso teórico e prático de prevenção e combate a incêndios. A capacitação intensiva aconteceu em uma Academia especializada na localidade de Barro Preto, em São José dos Pinhais. O curso teve o objetivo de proporcionar aos integrantes da Brigada a possibilidade de fazerem frente a situações reais de combate a incêndios e salvamentos, além de estimulá-los no interesse pela prevenção contra incidentes dessa natureza na empresa, no trânsito e no lar. Os métodos de extinção; os diferentes equipamentos de combate a incêndio; o abandono de área, a reanimação cardiopulmonar e a psicologia em emergências, foram alguns dos assuntos abordados no treinamento.


ADMINISTRAÇÃ GERAL

Bom Dia RH

39

No encontro é possível aproximar as pessoas de todos os setores da empresa

Mais um grupo de colaboradores participou, em 21 de fevereiro, na Sede Centro Cívico, de um café da manhã especial dentro do projeto Bom Dia, promovido pelo setor de Recursos Humanos do Grupo Opet. Segundo explica o gerente de RH da Opet, Mauricio Buckeridge, o evento tem o objetivo de aproximar as pessoas de todos os setores da empresa. “Neste momento temos a oportunidade de dialogar sobre diversos aspectos profissionais que são importantes para a empresa e para os colaboradores”, explica o gerente.


site Opet de cara nOva WWW.Opet.cOm.br

O site Opet está de cara nova. Fruto de um trabalho conjunto com gestores de cada unidade de negócio, o novo site tem a proposta de ser mais objetivo, mais funcional, e com melhor navegação.

40

O site (www.opet.com.br) foi desenvolvido por Theodoro Caliari e arllan andrade,Web Designers do Departamento de mercado, que apresentaram para gestores e colaboradores, no auditório do campus Centro Cívico e Centro (Rebouças), como ele foi desenvolvido. O evento contou com a presença da superintendente educacional, professora adriana Karam Koleski, que elogiou o trabalho conjunto e solicitou o auxílio dos colaboradores para que contribuam na atualização do conteúdo do site.


Gente

marcio John Reis Jardin, auxiliar de Ti, formado em análise e Desenvolvimento de sistemas, com pós-graduação em gestão de Ti, atua como colaborador da Opet  há mais de dois anos. Diz gostar de trabalhar na instituição de ensino especialmente pelo ótimo clima organizacional. “aqui os parceiros de trabalho tratam a gente muito bem e, além disso, temos um rico ambiente de aprendizagem”, garante márcio. Há quatro anos, ele deixou a distante Belém (pará) e veio para Curitiba em busca de um sonho: ser piloto de avião. ele frequenta um curso de aviação há mais de 1 ano e espera concluí-lo o quanto antes. Longe dos familiares, ele aproveita o tempo livre para praticar voos aéreos sob a orientação de instrutor (aula prática do curso de piloto), em guaratuba. “O litoral paranaense é lindo. ainda mais visto lá de cima”, diz márcio.  

41


COLUNA DA TIC

Wilton Wagner de Oliveira Coordenador de TIC

Segurança, os cuidados com e-mails e internet. 42

Sempre batemos na mesma tecla, cuidado na utilização da internet e e-mails, parece até um disco riscado, mas a preocupação é necessária…  Hoje não conseguimos mais trabalhar sem internet e e-mail, parece impossível. Ao chegar ao trabalho quais são as primeiras ações que você realiza? Abre o navegador e o e-mail, já percebeu? Já está no automático. É por isto que boa parte das fraudes e dos riscos que corremos estão relacionadas a isto. Antes destas ferramentas era comum recebermos em casa cartas de instituições pedindo ajuda para crianças carentes que, na maioria dos casos, eram engodos para conseguir informações ou receber dinheiro que no fim das contas não iria para nenhuma instituição. Com o advento da internet o processo ficou mais simples e mais barato. O envio de um e-mail malicioso, a publicação de um site fraudulento se tornaram atividades rápidas e baratas. Portanto, é muito importante conhecermos os sites que acessamos e os e-mails que recebemos. As formas de acessar seus dados são as mais variadas possíveis e uma das


mais utilizadas atualmente remete-se a engenharia social, ou seja, utilizar-se de sites e e-mails que consigam provocar curiosidade, simpatia ou caridade por alguma causa. Precisamos estar atentos, entre outros com sites de comércio eletrônico fraudulento, compras coletivas e sites de leilões de produtos.  Sempre realize pesquisas sobre o site em questão, procure na internet outros que compraram no site, localize reclamações em sites especializados, faça pesquisa de preços compare com o que está sendo ofertado e desconfie caso os resultados apontem para preços muito díspares, evite clicar em links de páginas que indiquem  para o site, acesse o site diretamente pelo seu endereço. E quanto aos e-mails? Já ficou uma manhã sem poder enviar e-mails? E o suporte sempre lhe informa que a dificuldade existe, pois o endereço caiu em lista de SPAM, então seja cuidadoso ao oferecer seu e-mail. Verifique a real necessidade de cadastrar seu endereço em sites, perceba se realmente quer receber e-mails do site em questão, não participe de correntes, ao receber e-mails identifique se conhece o remetente, perceba se o cabeçalho da mensagem possui algo de suspeito como, campos vazios ou palavras genéricas como “amigo@”, no campo assunto verifique grafias erradas como “b@nco” com o “@” em vez do “A”, não clique em links que venha em e-mails de banco pedindo alteração de senha ou frases assim. Enfim, internet e e-mail fazem parte de nossas vidas, em casa, no trabalho, no computador, no celular, no tablet. Não vivemos mais sem estas ferramentas, por isto os cuidados são poucos; por isto a quantidade de informações, artigos e sites sobre o assunto se multiplicam. Há risco para a vida pessoal e financeira como ser vítima de fraudes e/ ou captura de senhas de contas bancárias (ou mesmo a senha do seu facebook); e há risco para as organizações que podem perder mensagens e negócios  importantes, não receber e-mails, gasto desnecessário de tempo e sobrecarga em servidores.

43


pOrta-retratO

44

neste início de ano, foi realizado mais um evento de integração de novos funcionários, iniciativa do Departamento de Recursos Humanos. Tem por objetivo integrar de forma padronizada os colaboradores, através de um treinamento formal, objetivando desenvolver conhecimentos sobre a instituição, negócios, políticas e serviços. na integração, os participantes conhecem a história da Opet e recebem informações corporativas (valores institucionais, questões administrativas, como contrato de trabalho, benefícios, compromissos e regras gerais das Unidades).


Além disso, fazem um “tour” nas Unidades do Grupo. “O evento foi muito bom e produtivo”; “Gostei bastante dessa Integração, principalmente a palestra sobre segurança do trabalho”; “O RH está de parabéns pela iniciativa”. Estes foram alguns dos comentários feitos pelos novos funcionários ao final do treinamento.

Novos colaboradores Adalton Ap. Rodrigues /docente Alexandre D. Schober/docente Alexia A. Nascimento dos S. Alves/SAP Alexsandra Simioni/docente Aline Varela/Telemarketing Allana Roberta Resende/SAP Bruna Wosch de Oliveira/SAP Camila Brero Lopes/CEAT Celso da Silva/docente Claudia Angela Assis Carazzai/Mkt Dalma Lopes de Moura/docente Denian Coelho/docente Diego F. Munhoz/docente Djalma de Sá/docente Elizangela Erica dos Santos/SAP Evellyn Ledur Da Silva/docente Felipe Nasser/docente Gabrielle Regina G. Caroccia/Editorial Gislaine S. de Oliveira Coelho/Editorial Janice Mendes da Silva/docente Jean Ouro/TIC Jucemara de Araujo/Jurídico Juliana Figueiredo/docente Juliana Mizael/Limpeza e Conservação

Lucas Murilo Trindade/Telemarketing Luciano domingos/docente Maria Carvalho/Limpeza e Conservação Mariana Bento/Editorial Mariangela P. da Silva Velho/docente Melissa R. O. B. do Nascimento/Editorial Nathália Pinheiro/docente Oziel L. Braz/docente Priscila Dias Costa/CEAT Rafael Pires Machado/docente Rayane Azevedo/Editorial Robson Teodoro/SAP Rosemary D. Suzuki/docente Sandro Rauen/docente Santina Brandalize /coordenação pedagógica Solange Rufca/docente Taiane Cristina de Brito/Opetplaecment Tatielle Andretta/Opetwork Thifani Felix dos Santos Pereira/Financeiro Vanilda P. Taborda/Limpeza e Conservação Zeni C. da Trindade/Limpeza e Conservação

45


aniversariante dO mês de abril ensinO

46

Alceu Adam 20/4     juliana probst 1/4 simone Ceretta Lima 21/4 Leticia Maria Baechtold Mandu 1/4        Fabio Garcez Bettio 22/4 Luciane Horcel  2/4            Christiomar de Georgio Mokdese 22/4   eduardo silva purper 2/4 Jose Luiz Dominico 23/4   rosangela sposito Brommelstroet 2/4 Sidnei Kauer 23/4   salete Ferreira da Luz 3/4 Bruna Wosch de oliveira 24/4 Welington Soares   5/4      Ines Regina Gazola Truchem 25/4         emilia elisabeth Wrubleski 5/4 renato Lopes 25/4 Tersis Hiran Zonato 8/4     Fernando Cesar Lopes Lagoeiro 26/4    Angela Maria Burak 8/4     rosana Cristina de oliveira 28/4 Adair Vasco Borges 9/4     Duillen Karine Dambyski dos Santos 28/4       marco aurelio Castilho Filho 10/4 Mauricio Kraemer Gonçalves 28/4          Edicleia Aparecida Batista 11/4   Rubia Maria de Oliveira Vinotti 28/4       Guilherme Granzotto Lemos 12/4 Sara Cristina Koch Santos 28/4  meire Fava 12/4 emerson angelo dalla stella 29/4 Emerson Junior Amador 13/4      Cleberson Franco ribeiro 30/4 Luciano Domingos 14/4    Theodoro Gustavo Caliari 15/4    Sergio Luiz de Mello Nigro 15/4   editOra e Gráfica juliana Helena tibaes 16/4 Cleber Aparecido Vidotti 16/4       Alessandra do Carmo da Silva Costa Vaz 16/4          Dyanne de Souza Lopes 03/04               Tatiane Maulepis de Oliveira 04/04        jose siderlei amaro 16/4 Amanda Santos Borges 05/04     Ana Janice Voos 17/4                   Jean Marlus Susin 06/04  roseli paciornik 17/4 Bruno Henrique Pilar dos Santos 11/04            Antonio Albano Baptista Moreira 18/4    Nilceia de Fatima do Amaral Schuster 26/04    Hebert da Silva Santos Junior 18/4        Marcio Castro de Souza 28/04     Eduardo Massahiko Higashi 19/4           Christian George Gagliastri Guedes 29/04      Josiane Bruner 20/4          


O bOm pOrtuGuês

verbO

Tem ou TÊm ou Teem ou TÊem? teem e têem não existem. ele Tem (=3ª pessoa do singular do presente do indicativo); eles TÊm (=3ª pessoa do plural do presente do indicativo). OBseRVaÇãO 1: Os verbos TeR e ViR seguem o mesmo esquema: 3ª pessoa do singular = ele tem – ele vem (=sem acento gráfico); 3ª pessoa do plural = eles têm – eles vêm (=com acento circunflexo). OBseRVaÇãO 2: Os verbos derivados de TeR (conter, manter...) e ViR (intervir, provir...) seguem o seguinte esquema: 3ª pessoa do singular = ele contém, mantém, obtém, intervém, provém (=com acento agudo); 3ª pessoa do plural = eles contêm, mantêm, obtêm, intervêm, provêm (=com acento circunflexo).

É importante lembrar que esta regra não foi alterada pelo novo acordo ortográfico. Dicas do professor sérgio nogueira

47


sede Centro CíviCo rua nilo peçanha, 1635 sede Centro (reBoUÇas) avenida Getúlio vargas, 892 editora rua hugo simas, 1220


Tudo Opet - Edição 43