LIVRO DE OURO DO MUNDO PORTUGUÊS - Moçambique

Page 132

A PROTAL — unidade f a b r i l , feita nos mais modernos moldes da técnica moderna, sem paralelo na Metrópole, e de elevado custo de instalação — é o produto de uma já longa experiência no meio da indústria manufactureira local, para a consecução da qual se contou, desde o início, com uma vasta gama de estudos e conhecimentos técnicos adquiridos à luz de princípios que se enunciaram e exemplificaram, e que, cada f i r m a associada trouxe para a nova unidade criada. E ninguém poderá negar — basta fazer uma visita à unidade fabril para o confirmar — que se fez um esforço notável de industrialização com a PROTAL em ocasião oportuna, em que os empreendimentos fabris deixaram de situar-se em Moçambique, nos limites do individual, para entrarem nos domínios dos grandes trabalhos de conjunto. A experiência combinada da especialização em indústria de frio e de conservação de alimentos e de produtos químicos de base de aplicação alimentar, além de outras, contribuiu decisivamente para que a PROTAL se tornasse, bem cedo, numa nova unidade de alto merecimento no espaço nacional.

Laboratório da Fábrica

O planejamento desta importante unidade fabril está, por sua vez, estudado por forma a acompanhar, intensamente, o programa económico de desenvolvimento, que se vem processando aceleradamente, de há anos a esta parte, nesta Província, procurando realizar uma obra que nos tem orgulhado. O elevado grau de industrialização atingido já pela PROTAL, em curto espaço de tempo, p e r m i t i u a esta organização lançar-se a outra arrojada iniciativa — o fabrico em Lourenço Marques, de leite condensado. Para a inteira satisfação a padrão internacional, a PROTAL foi buscar a técnica especializada que lhe f a l t a v a , recorrendo àquela que, mundialmente, é reconhecida como a mais perfeita — a técnica holandesa. A COOPERATIVE CONDENSFABRIEK «FRIESLAND», de Leewarden, Holanda, que se associou à PROTAL, LDA., é um dos maiores fabricantes mundiais de lacticínios. Essa associação teve por objectivo principal e imediato o fabrico, em Lourenço Marques, de leite condensado da sua patente, que goza de justificado alto prestígio no campo da indústria mundial do género. A poderosa organização industrial holandesa trouxe para Moçambique, deste modo, além do investimento de elevadas somas de c a p i t a l , a contribuição inestimável da sua técnica no fabrico de toda a linha de lacticínios.

131 —


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.