Segurança e Negócios – Ed. 5 – novembro/2016

Page 14

ESTRUTURA TECNOLÓGICA

O trabalho humano aliado à tecnologia traz resultados mais eficazes. Assim, o investimento em equipamentos também é imprescindível. O ideal é o monitoramento local realizado por meio de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), que controla todo o sistema de alarmes, câmeras estrategicamente posicionadas e acessos. Também disponibilizamos projetos que contemplam a utilização de softwares que proporcionam uma vigilância ainda mais efetiva. Um exemplo são os Vídeos Analíticos, programa que permite a configuração de variados módulos de análise das imagens das câmeras de vigilância. É importante ressaltar que a tecnologia tem papel fundamental na otimização das atividades, mas a operação não terá bons resultados sem os processos adequados.

PROTEÇÃO PERIMETRAL

Os prédios comerciais possuem áreas de risco tanto internas quanto externas. O perímetro externo deve ser todo fechado, evitando o acesso indevido de pessoas em áreas não controladas ou monitoradas pelo sistema de câmeras. Inclusive, orientamos qual o melhor tipo de proteção para o estilo de construção e terreno, como muros, grades e gradis, e as dimensões devidas. A iluminação externa também merece atenção, uma vez que é ela que ajuda a vigilância humana e tecnológica a identificar situações anormais 24 horas por dia. O cuidado também deve se estender às arvores e outros tipos de vegetação que podem obstruir pontos de monitoramento, assim como servir de meio para a transposição das barreiras perimetrais.

PROTEÇÃO AOS ACESSOS E PLANO DE CONTINGÊNCIA

Nos condomínios empresariais, sejam eles com agências bancárias, restaurantes e até shopping centers, as portarias com profissionais especializados e treinados são essenciais. É nesse momento que se faz a identificação, o cadastro e a autorização de entrada dos visitantes,

Áreas críticas

1

FIQUE DE OLHO EM:

2 3

1. 2. 3. 4.

Grupo gerador Cabine primária Rede de sprinklers Reservatórios de água (consumo e incêndio) 5. Casa de bombas d'água 6. Chillers do ar condicionado 7. Estacionamentos 8. DG (distribuidor geral) de telefonia 9. Servidor de TI 10. CPD (Centro de Processamento de Dados) 11. Casa de máquinas de elevadores (em caso de instalações verticais)

4 5 6

7 9 10

11

14

GOCIL SEGURANÇA & NEGÓCIOS | EDIÇÃO 5

8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.