L-12 Hemorragia e Ferimentos em tecidos Moles

Page 12

Curso de Resgate e Emergências Médicas

2. CHOQUE CARDIOGÊNICO

Trata-se de diminuição da circulação e oxigenação inadequadas dos órgãos e tecidos, graças à falência do coração como bomba cardíaca. No choque cardiogênico o volume de sangue no corpo está mantido. No entanto, a quantidade de sangue bombeada pelo coração está diminuída, devido à falha do coração enquanto "bomba cardíaca". Comum nos casos de insuficiência cardíaca congestiva e infarto agudo do miocárdio.

3. CHOQUE ANAFILÁTICO O

choque

anafilático

é

uma

reação

alérgica

aguda

a

medicamentos

(principalmente a penicilina), picadas de insetos, comidas, pós e outros agentes. Instala-se rapidamente, logo após o contato com a substância a qual a vítima é alérgica. Promove a liberação, nos tecidos, de uma substância chamada histamina que promove vasodilatação geral e edema de glote causando insuficiência respiratória.

4. CHOQUE SÉPTICO

É um choque causado por toxinas liberadas por bactérias no organismo humano. Decorrente principalmente de estados infecciosos bacterianos graves onde há liberação de toxinas que lesam as paredes dos vasos sangüíneos provocando vasodilatação e aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, permitindo a saída de plasma do interior dos vasos sanguíneos para o interior dos tecidos, diminuindo o volume de sangue circulante. Além disso, deve-se considerar como

Revisão JAN/09

MP 12-12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.