COMO AS CÉLULAS HeLa FUNCIONAM Por: Lucas Von, Gabriela Borelli, Gabriela Moreno e Vitória Fernandes – 3º EM
As células HeLa são uma linhagem humana de células que
apresentam um caráter imortal. Sua amostra inicial foi retirada do tumor de Henrietta Lacks, e foi utilizada em diversos experimentos, garantindo o avanço científico de diversas pesquisas, como o teste da primeira vacina para a Poliomielite.
Para explicar o funcionamento dessas células especiais, é
necessário, inicialmente, esclarecer o funcionamento das células comuns.
A vida da célula se baseia no ciclo celular, no qual, além das
funções metabólicas, também são realizadas as fases de prófase, metáfase, anáfase e telófase, que se resumem em duplicação do DNA, aumento da massa e divisão celular, originando duas novas células, derivadas da primeira.
O médico americano Leonard Hayflick descobriu em 1965 que,
em média, as células realizam esse ciclo de vida 50 vezes, passando pelo processo de divisão celular também esse mesmo número de vezes. Esse limite está diretamente ligado aos telômeros da célula e fileiras de DNA não-codificante, que estão presentes na extremidade dos cromossomos. A cada divisão celular, há o encurtamento do telômero. Com o processo de encurtamento do telômero na base do cromossomo, é estimulado o processo de envelhecimento e eventualmente de morte. Portanto, conforme a célula se aproxima desse limite, chamado de Limite de Hayflick, ela envelhece cada vez mais, se aproximando da morte.