C h spurgeon esboã§os biblicos volume 2

Page 95

4. Torna-os cada vez piores. Quanto mais chuva, mais lama. - Quanto mais graça usada mal, tanto mais mau o coração. - Quanto mais conhecimento não-santificado, maior a capacidade para o mal. - Quanto maior número de profissões falsas, mais deslealdade.

II. ALGUMAS DESTAS COISAS NÓS JÁ SABÍAMOS. Estes pântanos não estão a grande distância. Constituem algo feio para ser visto e uma dor bem próxima ao coração. 1. O homem muito falante, que vive em pecado, é alagado de conhecimento, mas destituído de amor; tem expressão fluente, mas nenhuma experiência. 2. Os críticos que notam só os defeitos dos cristãos, e são rápidos para estender-se a respeito, são eles mesmos falsos. 3. Aqueles que recebem verdade ortodoxa, mas ainda assim amam o mundo. 4. Aqueles que ficam impressionados e comovidos, mas nunca obedecem à palavra. Têm prazer em ouvir o evangelho, e só o evangelho, contudo, não têm nenhuma vida espiritual.

III. TAIS PESSOAS ESTÃO EM SITUAÇÃO TERRÍVEL. Sua condição é mais do que comumente terrível. 1. Porque não estão apercebidas dela: pensam que tudo está bem com eles. 2. Porque os meios comuns de abençoar os homens falharam no seu caso. Aquilo que é um rio de vida para os outros não é isso para eles. 3. Em alguns casos os melhores meios falharam. Um rio especial de oportunidade graciosa fluiu até eles, mas seus rios os visitaram em vão. 4. Não há meios conhecidos que ainda lhe restem. "Que farei para ti?" Que mais pode ser esperado da economia da misericórdia? 5. Sua ruína parece certa: serão entregues, se deixados por conta própria, para serem charcos. 6. Sua ruína é tão terrível como certa: como aquela das cidades da planície - entregues ao sal; só que seu destino será menos tolerável do que o de Sodoma e Gomorra.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.