Fabris, annateresa a fotomontagem como função política

Page 1

A fotomontagem como função política Annateresa FABRIS2

 : O movimento dadá em Berlim distingue-se por um projeto de intervenção política, em sintonia com a orientação ideológica de vários de seus integrantes. Entre estes pode ser destacado John Heartfield, interessado, desde 1915, em desenvolver uma linguagem ao mesmo tempo moderna e acessível a um público de massa. Para tanto, lança mão da fotografia nas capas executadas para a editora Malik e é responsável pelo desenvolvimento da fotomontagem política, que divulga sobretudo numa revista do Partido Comunista Alemão, o Arbeiter Illustrierte Zeitung.

- : Dadaísmo, fotomontagem, Nazismo.

Cubismo e Futurismo haviam introduzido no interior da matéria pictórica e escultórica materiais heterogêneos, provenientes do universo industrial e da sociedade de massa, dando vida à colagem e à escultura polimatérica. O princípio polimatérico, graças ao qual são negados os materiais tradicionais da arte, a fim de nela introduzir a realidade — quer enquanto ponte entre a dimensão estética e o mundo tecnológico, quer como abertura de novos caminhos expressivos —, pode ser colocado na base da idéia da colagem e do assemblage. Boccioni, que desde 1911, concebia a criação como um elemento abarcador para além de toda especialização e hierarquia, propõe no ano seguinte introduzir na arte a dimensão real,3 como demonstram o manifesto “A escultura futurista” (publicado no mês de abril), e obras como Fusão de cabeça e janela, constituída pela integração de uma escultura dotada de cabelos num chassi de janela, e Cabeça + Casa + Luz, na qual um busto de gesso convive com alguns detalhes verdadeiros como uma balaustrada de ferro. Em maio de 1912, Picasso realiza sua primeira colagem, Natureza-morta com cadeira de palhinha, ao introduzir num pequeno quadro ,  ,  (): -, 




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Fabris, annateresa a fotomontagem como função política by Giulia Martins - Issuu