2 minute read

SISTEMA DE AVALIAÇÃO LINEAR GIROLANDO

GENÉTICA

Advertisement

Sabrina Kluska, Pamela Itajara Otto, Darlene Daltro, Renata Negri, Delvan Alves, Jaime Cobucci e Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva. Equipe Embrapa Gado de Leite

Como utilizar os resultados na prática?

O sistema de avaliação linear do Girolando (SALG) engloba 22 características distribuídas nos grupos de conformação e capacidade corporal, força leiteira, sistema locomotor, garupa e sistema mamário. Em 2022, os resultados para as características dos sistemas locomotor e mamário, totalizando 11 características, foram publicadas no Sumário de Touros da raça Girolando. No ano que vem, as demais características devem ser publicadas.

Problemas relacionados aos sistemas locomotor e mamário levam ao descarte precoce dos animais, reduzindo assim sua vida produtiva. Neste sentido, a seleção para estas características tem alto impacto econômico na atividade leiteira. A avaliação linear auxilia o produtor na seleção de animais para compor o rebanho, pois entendendo os pontos fracos, é possível identificar as características que devem ser trabalhadas para se obter animais mais produtivos, funcionais, saudáveis, longevos e, sobretudo, apropriados ao sistema de produção.

Os resultados do SALG são publicados no Sumário de Touros na forma de STAs. A STA é a habilidade prevista de transmissão padronizada, ou seja, a PTA padronizada. A utilização de STAs permite comparar características que são mensuradas em diferentes unidades, uma vez que na padronização a unidade das características passa a ser em desvios-padrão.

É importante entender como a seleção para o SALG funciona na prática, ou seja, lá na fazenda. Para melhor elucidar, vamos abordar um exemplo. Na fazenda “X” um grande de número de animais apresenta problemas relacionados a largura de úbere, ou seja, animais com úberes estreitos. É importante salientar que o acasalamento destes animais com um touro com STA extremamente positiva para largura de úbere não necessariamente resultará em uma progênie com largura de úbere próximo do desejado. Vamos entender porque isto acontece.

O melhoramento é populacional, portanto, o que altera é a média das progênies daquele touro. No caso abordado acima, assim como em outros casos em que se deseja corrigir problemas relacionados as características do SALG, o ideal é que se agrupe os indivíduos de acordo com o defeito e, ou, problema a ser melhorado, e acasale este grupo com um determinado touro ou um grupo de touros com STA interessante para a situação. Não é correto afirmar que o acasalamento resultante de uma única vaca com úbere estrei-

This article is from: