Page 1

3


4


5

Fotos: RaĂ­zes Rurais


REVISTA O GIROLANDO

MENSAGEM DA DIRETORIA

Luiz Carlos Rodrigues PRESIDENTE

Odilon de Rezende Barbosa Filho VICE-PRESIDENTE

Magnólia Martins da Silva 1º. DIRETORA-ADMINISTRATIVA

Rubens Aparecido Câmara Júnior 2º. DIRETOR-ADMINISTRATIVO

José Antônio da Silva Clemente 1º. DIRETOR-FINANCEIRO

Luiz Fernando Reis 2º. DIRETOR-FINANCEIRO

Domício José Gregório A. Silva DIRETOR RELAÇÕES INST. E COMERCIAIS

José Renato Chiari DIRETOR TÉCNICO CIENTÍFICO

Guilherme Marquez de Rezende DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Aurora Trefzger Cinato Real DIRETORA DE FOMENTO E EVENTOS

6

O Brasil não se tornou referência mundial em seleção bovina por acaso. É indiscutível a qualidade genética das raças leiteiras selecionadas no País e quem passou pela Megaleite 2018 pôde constatar toda essa evolução. Animais de excelente conformação leiteira de todas as raças participantes puderam ser vistos na pista de julgamento e no torneio leiteiro. Qualidade esta que impressionou visitantes de diversos países. Os números da Megaleite mostram que o sucesso não foi só nas competições. Tivemos aumento de mais de 12% no total de animais inscritos, de 32% no faturamento dos leilões e a participação de quase 100 empresas que apresentaram diversas tecnologias e inovações. E em 2019 queremos realizar uma edição ainda mais inovadora. Para isso, a Megaleite sediará em sua programação a Semana Internacional do Leite, evento com foco na indústria do leite e no produto final com o objetivo de aproximar o consumidor final do setor leiteiro, mostrando todo o trabalho envolvido na produção de leite, além de incentivar o consumo de leite e derivados. Tenham certeza, estamos no caminho certo para uma pecuária cada vez mais produtiva, rentável e sustentável. Um passo seguro nesse sentindo é a genômica. Pela primeira vez em mais de 20 anos do Teste de Progênie teremos a avaliação genômica como critério eliminatório para os animais aspirantes a uma vaga na Pré-Seleção de Touros Girolando. Será um ganho extraordinário para a raça e para os próprios criadores, que poderão selecionar os melhores animais do seu criatório para participar da prova. Com isso, disponibilizaremos cada vez mais cedo ao mercado touros jovens de grande valor genético. A genômica também poderá ser utilizada para a seleção de touros para monta natural ou repasse e de fêmeas, beneficiando a raça como um todo. Tenham certeza: este será um grande diferencial do Girolando no mercado!


7


REVISTA O GIROLANDO

EDITORIAL

por Larissa Vieira Editora

Os primeiros dados do Censo Agro 2017 foram divulgados pelo IBGE e apontam redução no número de estabelecimentos agropecuários no Brasil, chegando a 5.072.152, diminuição de 2% em relação à edição de 2006. Segundo o IBGE, desse montante, 1,17 milhão de propriedades rurais trabalham com produção de leite, 13% a menos do que a apuração do censo de 2006. Por outro lado, houve aumento da produção neste período, com a média diária saltando de 42kg/produtor/dia para cerca de 70kg, aumento de 67% na produção diária. As áreas de matas naturais nas propriedades rurais cresceram 11,4%. A preservação ambiental no campo também foi confirmada pela Embrapa Territorial. Os dados de novas inserções de imóveis ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), ao longo de um ano, apontam que os agropecuaristas destinavam à preservação da vegetação nativa mais de 218 milhões de hectares, o equivalente a um quarto do território nacional (25,6%). Segundo a Embrapa Territorial, esses espaços preservados estão extremamente conectados e recobrem todo o território nacional, compondo um mosaico ambiental

relevante e de grande dimensão com as chamadas áreas protegidas. O Censo ainda confirmou um aumento bastante significativo do uso da internet pelos produtores rurais. O acesso cresceu 1.790,1%. A participação de mulheres e idosos de 65 anos ou mais na direção dos estabelecimentos também aumentou, chegando a, respectivamente, 18,6% e 21,41%. Os dados do Censo nem sempre são similares ao levantamento de outros órgãos, mas ajudam a traçar um perfil do setor. No caso da pecuária leiteira, há que se investir mais e mais em tecnologia para elevar a média de produção por vaca, considerada baixa em comparação a outros países, porém sabemos que os maiores produtores de leite do País continuam melhorando ano a ano a produtividade do rebanho. Nesta edição da revista O Girolando apresentamos tecnologias que vêm contribuindo para esse crescimento, como, por exemplo, a genômica, e a adoção de boas práticas de produção e de manejo sanitário correto. Uma evolução refletida nos grandes eventos do setor, como a Megaleite 2018, que foi um show da melhor genética leiteira do País. Aproveitem a leitura!

EXPEDIENTE Revista O Girolando: Órgão Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando • Editora: Larissa Vieira lamoc1@gmail.com • Depto. Comercial: Mundo Rural (34) 3336-8888 - Míriam Borges (34) 9 9972-0808 miriamabcz@mundorural.org - Walkiria Souza (35) 9 9133-0808 ogirolando@mundorural.org • Design gráfico: Yuri Silveira (34) 9 9102-7029 artes@mundorural.org • Revisão: Maria Rita Trindade Hoyler • Fotografias: Jadir Bison (34) 99960.4810 jadirbison@yahoo.com.br • Conselho editorial: Luiz Carlos Rodrigues, Leandro Paiva, Consuelo Mansur Pereira Farah, Miriam Borges e Larissa Vieira • Impressão CTP: Gráfica 3 Pinti (34) 3326-8000 • Tiragem: 6.000 exemplares • Periodicidade: Bimestral (Março, Maio, Julho e Setembro) • Circulação: Dia 15 dos meses ímpares • Distribuição: Para todo o Brasil via correios e Disponível na versão on line no site www.girolando.com.br. • Redação: Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP: 38040-280 - Uberaba/MG • Telefax: (34) 3331-6000 • Assinaturas: R$ 98,00/ano – financeiro@mundorural.org • 19 anos de circulação ininterrupta revistagirolando

8

@ogirolando

girolando.com.br


9


REVISTA O GIROLANDO

16

A Importância da colostragem

Índice MENSAGEM DA DIRETORIA 04 EDITORIAL 06 GIRO LÁCTEO 10 GENÔMICA NA PRÁTICA

12

22

BONS NEGÓCIOS NO AGRONEGÓCIO VIRTUAL NO BRASIL

24

DISPUTA ENTRE OS MELHORES DA RAÇA

28

AFECÇÕES PODAIS AFETAM A PRODUTIVIDADE LEITEIRA

CLASSIFICAÇÃO GERAL DA MEGALEITE / RANKING NACIONAL GIROLANDO DE 30

EXPOSIÇÕES 2017/ 2018 / RANKINGS ESTADUAIS 2017/2018 MAIS E MAIS RECORDES NO TORNEIO LEITEIRO

41

NOVOS SUMÁRIOS E O RECONHECIMENTO AOS MAIORES VENDEDORES DE SÊMEN

42

CONTROLE LEITEIRO

57

GIROLANDO PELO BRASIL

77

TELEFONES

78

20

Como reduzir casos de metrite em vacas

26

MATÉRIA DE CAPA

Um show de qualidade da pecuária leiteira

10


11


REVISTA O GIROLANDO

GIRO LÁCTEO

Homenagem

Com a presença do governador de Minas Gerais Fernando Pimentel, foi entregue no dia 12 de junho, em Patos de Minas/MG, a Comenda Antônio Secundino de São José a 15 personalidades que contribuem para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente em Minas Gerais. O presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, foi um dos homenageados. Criada em 1991, por meio da Lei nº 10.573 e regulamentada pelo Decreto nº 33.473/1992, a comenda é entregue anualmente a personalidades e instituições mineiras de destaque.

Superpremiada

12

por Miriam Borges

A Fazenda Canta Galo vem se destacando nas pistas com grandes vacas como Orbitação, que por dois anos consecutivos foi a Melhor Vaca Jovem CCG 1/2 HOL+ 1/2 GIR da Exposição Nacional de Girolando, um fato histórico dentro da raça. Ela conquistou o título em 2017 e em 2018, além de se sagrar como Melhor Úbere Jovem da Megaleite 2018. Orbitação pertence ao time de campeãs do criador Leonardo Saliba, de Paraopeba/MG.

101.692,18kg de leite, foi ICH Canela Teatro, fêmea CCG 1/2 HOL+ 1/2 GIR, de José Renato Chiari, da Fazenda São Caetano, de Morrinhos/GO.

Ampliação do Cenatte

Premiação inédita

A CRV Lagoa entregou o Prêmio 100.000Kg Melk para duas vacas Girolando. Trata-se de um fato histórico, já que é a primeira premiação para animais dessa raça. O Prêmio, concedido para vacas que alcançam 100 mil quilos de produção, foi entregue no estande da Central, no dia 22 de junho, durante a Megaleite 2018, e contou com a presença do presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues. Uma das premiadas foi Esparta Windstar OG, fêmea Girolando, pertencente a Olavo Gonçalves, de Campo Florido/MG. A fêmea registrou 131.512,91kg de leite produzido. A segunda premiada, com produção de

O Laboratório de FIV do Cenatte Embriões em Castro/PR está recebendo novos investimentos para ampliar os serviços prestados na região. De acordo com o gerente geral do Cenatte, Rodrigo Fiorani, novos projetos estão sendo implantados na unidade, dentre eles o recém-lançado programa UpGen, que disponibiliza ao mercado embriões das diferentes raças, em parceria com os melhores e maiores plantéis de doadoras do Brasil. Com a expectativa de atingir um crescimento anual de até 17% para dobrar sua produção de embriões em cinco anos, o Cenatte conta com a parceria da central de inseminação Semex e da empresa canadense Boviteq para o desenvolvimento de projetos como o UpGen. Outra novidade é que a gerência geral do laboratório passa a ser conduzida pela zootecnista e doutora em Reprodução Animal, Fernanda Cavallari de Castro.


13


REVISTA O GIROLANDO

ENTREVISTA

por Larissa Vieira

Genômica na prática DIVULGAÇÃO

Como incorporar a genômica ao seu sistema de seleção de Girolando agora que a raça conta com um produto específico para esse tipo de avaliação? Quem responde essa e outras dúvidas sobre o tema são o gerente de Produto de Bovinos de Leite da Zoetis, Cleocy Fam de Mendonça Júnior, e o gerente de Inovação e Rebanho da CRV Lagoa, Cesar Franzon. O Clarifide Girolando tem como objetivo auxiliar os produtores na seleção de animais geneticamente superiores, visando ganhar produtividade e reduzir custos. A Zoetis conduz os testes do Clarifide Girolando para avaliação de fêmeas, enquanto a CRV Lagoa vai trabalhar com teste dos machos e terá foco na avaliação dos touros candidatos ao teste de progênie, pensando também em touros de monta natural e reprodutores que já estão sendo avaliados nas centrais de inseminação. Na visão dos especialistas, a tecnologia democratiza a genética e contribui para impulsionar a produção pecuária. Cleocy Fam, da Zoetis

Girolando

Cleocy Fam de Mendonça Júnior

14 12

Quais as vantagens que o criador tem em realizar as avaliações genômicas das fêmeas do seu rebanho? A tecnologia genômica permite ao criador conhecer, com muito mais confiança, características importantes das fêmeas do seu plantel como, por exemplo, produção de leite e características reprodutivas, entre outras. Ao revelar essas predições genéticas, os criadores poderão tomar decisões mais confiáveis na seleção de suas futuras matrizes, escolher as fêmeas a serem descartadas e auxiliar no acasalamento dos animais. Como podemos realizar estas avaliações nos animais a partir de um dia de vida, é possível reduzir consideravelmente o intervalo de geração, acelerando o ganho genético e consequentemente a produtividade. A meu ver, um ganho considerável ao utilizar tal tecnologia é descobrir com mais confiança e precocemente o potencial genético dos animais, permitindo, assim, tomar a decisão sobre quais animais o produtor deve reter em seu rebanho e quais aqueles que não vale a pena investir em sua criação. Somente essa decisão já paga o investimento nas avaliações. A tecno-

logia genômica se une às demais metodologias já consolidadas para o melhoramento genético do rebanho e juntas trazem mais precisão às avaliações, mostrando a melhor alternativa tanto para os selecionadores quanto para os criadores comerciais. Girolando Cleocy

Qual o procedimento para a coleta de material para fazer o genoma das fêmeas? O processo é bem simples. O exame é realizado a partir do pelo da cauda do animal e a coleta é realizada da mesma forma que os criadores já estão acostumados para os exames de paternidade, por DNA. O pelo do animal é coletado na fazenda e enviado para a genotipagem no laboratório da Zoetis, nos Estados Unidos. A empresa realiza a genotipagem e envia esses genótipos para a Embrapa, que será a responsável pelas avaliações, retornando essas informações para a Zoetis. Então, entregamos os relatórios ao produtor e o auxiliamos na interpretação dos dados e como utilizá-los. Os resultados são apresentados em GEBV (Valor Genômico Estimado de Criação, ou seja, o valor genético do animal), que é o que o criador


Cesar Franzon, da CRV Lagoa

Girolando

Cleocy

Girolando

Cleocy

Girolando

Cleocy

Girolando

Cleocy

DANIEL SMITH / NEWS PRIME

já está acostumado com as avaliações de touros nos catálogos de sêmen. O processo todo leva ao redor de 60 dias. O Clarifide pode ser utilizado tanto em fêmeas jovens quanto em fêmeas adultas? Sim. É possível realizar a avaliação do animal a partir de um dia de vida até qualquer idade, mas essa definição da idade e de quais grupos devem ser avaliados depende da estratégia de utilização das fazendas. Por isso, minha indicação é que o criador converse com os técnicos da Associação e/ou com os nossos técnicos para criar a estratégia que permita maior retorno para o seu investimento. Quais informações serão divulgadas no Clarifide Girolando? Para o Clarifide Girolando as características que teremos neste momento são: Produção de Leite, Idade ao Primeiro Parto, Intervalo de Partos e outras características auxiliares, como doenças genéticas e proteínas do leite. Os resultados obtidos por meio de estudos de validação do Clarifide Girolando mostram que a aplicação da seleção genômica na raça Girolando pode fornecer ótimos resultados, principalmente para os animais jovens e com melhor precisão de previsão do que a seleção tradicional.

Girolando

Cesar Franzon

Após a liberação dos resultados do Clarifide, como o criador deve utilizá-los para fazer a seleção do seu rebanho? Essa é a parte mais importante de todo o processo. Por isso, para que os resultados da avaliação genômica sejam aproveitados ao máximo, as equipes de campo da Zoetis apoiam os produtores com consultorias técnicas, visando ganho de eficiência e de competitividade. Nosso papel no apoio aos produtores se estende dos laboratórios ao campo. Mesmo fazendo uso do Clarifide Girolando no rebanho, é importante que o criador continue fazendo o controle leiteiro oficial de todo o seu rebanho? Eu não tenho nenhuma dúvida sobre isso, pois o processo de avaliação genética é algo em constante mudança. Para continuarmos evoluindo com as avaliações genômicas, aumentarmos a confiabilidade e conseguirmos avaliar novas características é necessário que os criadores continuem realizando o controle leiteiro, pois isso retroalimentará o sistema e poderemos continuar utilizando as avaliações genéticas com o auxílio da genômica por um longo tempo.

Girolando Cesar

Girolando

Sabendo que o Clarifide Girolando está disponível também para machos, quais são os requisitos que um animal deve ter para poder ser submetido à avaliação por meio dessa ferramenta? No que se refere ao teste de machos do Clarifide Girolando, temos como maior objetivo atender às demandas do Teste de Progênie oficial da Associação Brasileira do Girolando. Assim, todos os machos jovens poderão ser avaliados com o perfil genômico, selecionando os melhores animais de cada criatório para participar do pré-teste. Temos a intenção de proporcionar a participação do maior número de animais no pré-teste para que o PMGG selecione realmente os melhores animais. Além desses animais jovens, todos os inscritos no PMGG podem ser avaliados com perfil genômico, além de touros de monta a campo, o que irá indicar quais touros de repasse podem ser mantidos. Quais benefícios o criador terá ao fazer o Clarifide Girolando de seus touros? O produtor poderá selecionar os touros cada vez mais cedo, ganhando tempo e economizando, retendo apenas aqueles que realmente são interessantes no seu objetivo de seleção. Isso auxilia o criador a aumentar o ganho genético, diminuindo o intervalo entre gerações. É possível fazer o Clarifide dos touros Girolando utilizados para monta ou repasse nas fazendas? Quais informações serão divulgadas sobre esses touros?

15 13


REVISTA O GIROLANDO

ENTREVISTA

Cesar

Girolando

Cesar

Girolando

16 12

Podemos realizar, sim, o Clarifide destinado à monta natural, auxiliando os produtores na retenção dos touros que realmente interessam. Nos touros de monta natural, os produtores receberão uma classificação dos animais por categoria, em que os animais acima da média da população avaliada serão indicados para permanência no rebanho, assim como também se saberá quais animais não serão desejáveis em sua propriedade. Qual é o procedimento para a coleta de material dos tourinhos candidatos a participar da Prova de Pré-Seleção do PMGG? Quais os benefícios de realizar o teste desses reprodutores jovens? Para os candidatos ao pré-teste (gráfico anexo), a realização do teste nos animais jovens acelera muito o processo de seleção, proporcionando aos produtores ter mais foco nos animais que realmente interessam, aumentando a variabilidade de animais dentro do pré-teste. Como já mencionei, quanto mais cedo forem feitas as avaliações, mais o ganho genético diminuirá o intervalo entre gerações.

por Larissa Vieira

Girolando

Cesar

Girolando

Cesar

Um touro participante do Teste de Progênie do PMGG, que ainda está em fase de teste, pode ser submetido à avaliação por meio do Clarifide? Os touros participantes do PMGG podem realizar o teste a qualquer momento. Assim, o proprietário e o cliente poderão antecipar as predições esperadas ao final do teste, melhorando também a acurácia das informações que serão divulgadas sobre o animal. Para os touros participantes do Teste de Progênie do PMGG, os resultados do Clarifide substituem a avaliação tradicional feita pela Embrapa Gado de Leite e Girolando, com base no desempenho de suas filhas? É muito importante lembrar que a avaliação do Clarifide não substitui a avaliação do PMGG no Teste de Progênie realizado pela Embrapa, mas é uma excelente ferramenta que contribui para o aumento da acurácia das DEPs, auxiliando na tomada de decisão mais acertada na seleção dos touros jovens.


17


REVISTA O GIROLANDO

José Zambrano Médico-veterinário, técnico sênior Rehagro, especialista em sanidade de bovinos Thaís Bahia de Camargos Graduanda em Medicina Veterinária pela UFMG KAREN CAMILLE

SANIDADE

A importância da colostragem O colostro, leite secretado imediatamente após o parto, é fundamental para o desenvolvimento das bezerras. É rico em vitaminas (A, E e B12), minerais (como cálcio, fósforto, magnésio e sódio) e proteínas, especialmente as imunoglobulinas, anticorpos que integram o sistema de defesa do organismo do neonato. Quando comparado ao leite, apresenta maiores teores de sólidos totais e gordura. A reserva energética do bezerro nos primeiros dias é constituída primariamente da gordura retirada do colostro e o desenvolvimento músculo-esquelético é garantido pelas proteínas. Durante o período gestacional, não há passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta e, por essa razão, o colostro adquire importância vital para as categorias iniciais até que o bezerro se torne imunocompetente e consiga produzir anticorpos autólogos. Além de desempenhar função nutritiva, o colostro tem o papel de estabelecer a imunidade 18

passiva, principal barreira imune nas fases iniciais da vida dos bovinos, que se dá através da transferência de imunoglobulinas. Entre os elementos constituintes do colostro podemos encontrar ainda componentes do sistema complemento, fatores de crescimento, hormônios, citocinas, oligossacarídeos, gangliosídeos, reativos de oxigênio e proteínas de fase aguda. Também devem ser considerados os fatores imunomoduladores, enzimas, ribonucleases, nucleotídeos, poliaminas, peptídeos e proteínas com atividade antimicrobiana, além de antioxidantes e inibidores de tripsina. Essas substâncias reconhecidamente atuam no desenvolvimento do neonato e estimulam a secreção de enzimas, a síntese de DNA intestinal, o crescimento da mucosa, a absorção de glicose e o aumento das vilosidades intestinais. Os fatores de crescimento encontrados no colostro são o transformante

beta-2 (TGF-β2), o hormônio (GH), a insulina e o fator semelhante à insulina 1 (IGF-1), que é um regulador do desenvolvimento do trato gastrointestinal dos bezerros. As citocinas interleucina 1-beta (IL1β), IL-6, fator de necrose tumoral beta (TNF-β) e interferon gama (IFN-γ) do colostro estão principalmente associadas à resposta pró-inflamatória. Além disso, têm ação também sobre o desenvolvimento de defesas imunes no intestino, recrutando linfócitos. Os oligossacarídeos fornecem proteção contra os agentes infecciosos por meio da competição pela ligação aos receptores das superfícies epiteliais do intestino do neonato. Fatores antimicrobianos não específicos – que incluem lactoferrina, lisozima, lactoperoxidase, proteína ligadora de lipopolissacarídeos e β-defensina, sintetizados na glândula mamária – também fazem parte dos componentes imunológicos do colostro. A lactoferrina tem


GABRIEL KHOURY

amplo efeito antimicrobiano contra diferentes bactérias, como Escherichia coli, Salmonella spp. e Staphylococcus spp. A administração de lactoferrina leva a aumento no ganho de peso diário dos bezerros, principalmente devido à melhora na saúde. Outro importante componente imunológico do colostro são os antioxidantes, que protegem o neonato contra o estresse oxidativo, que pode ocasionar danos celulares e geralmente ocorre durante e após o parto. Esses antioxidantes incluem: glutationa peroxidase, superóxido dismutase, catalase, lactoperoxidase, lactoferrina e ceruloplasmina. Células do sistema imune também são transferidas pelo colostro. Estudos demonstraram que algumas funções neutrofílicas decresceram em bezerros com falha na absorção de lactoferrina do colostro, sugerindo que mediadores presentes no colostro aumentam as defesas imunes do neonato. Leucócitos ativos também são secretados em sua forma ativa e podem acessar a circulação sanguínea do bezerro. As células intestinais do neonato têm a capacidade de absorver macromoléculas entre 24 e 36 horas decorridas do nascimento. Após esse período, a atividade absortiva de moléculas cessa. A concentração de imunoglobulinas absorvidas pelo neonato está fortemente associada à sua sobrevivência. Estudos recentes demonstram a influência desses anticorpos também na produtividade do animal na vida adulta. Consequentemente, falhas na transferência de imunidade passiva possuem efeitos sobre a saúde dos bezerros e, em longo prazo, sobre a produtividade das fazendas leiteiras.

Muitos fatores, incluindo o tempo da ingestão do colostro, o método e o volume de colostro fornecido, a concentração de imunoglobulinas e a idade da vaca afetam a eficiência da absorção. No colostro bovino, estão presentes três classes de imunoglobulinas: IgG (70 a 80%), cuja função é reconhecer e destruir patógenos; IgM (10 a 15%), que atua na defesa em casos de septicemia e IgA (10 a 15%), com atividade protetora das mucosas do trato gastrointestinal. Mais importante que o método de colostragem é a concentração de imunoglobulinas e também o volume ingerido pelo bezerro. A prática do banco de colostro, a raça e a presença da vaca e quadros de acidose respiratória neonatal também afetam a transferência de imunidade. Observam-se altas taxas de falhas de transferência passiva em bezerros que são permitidos a mamar o colostro diretamente da mãe após o parto. A idade da vaca interfere diretamente, de diferentes maneiras, na produção do colostro. Aquelas em primeira lactação produzem menor volume. Já as multíparas, devido aos desafios antigênicos enfrentados ao longo da vida produtiva, produzem um colostro com concentração superior de anticorpos, em maior quantidade. O manejo pré-parto, especialmente na secagem, também interfere no que diz respeito à síntese dos constituintes, que são secretados em maior quantidade momentos antes do parto. O aporte de imunoglobulinas do soro até a glândula mamária começa várias semanas antes do parto e atinge um pico entre um e três dias antes do nascimento do bezerro. Por esta concentração dos componentes do colostro assim como maior aporte de anticorpos. Para maximizar sua eficácia, é necessário garantir o suprimento adequado de colostro em relação à quantidade e qualidade. Recomenda-se que seja fornecido 100ml de colostro/kg de peso vivo em até 6 horas após o nascimento, procedimento que deve ser mantido até 2 ou 3 dias de vida. Essa quantidade pode ser garantida através do fornecimento controlado por mamadeira ou sonda esofágica. 19


REVISTA O GIROLANDO

temperatura de 50 graus Celsius para evitar a desnaturação de proteínas termolábeis, como os anticorpos.

Existem ferramentas que podem ser empregadas rotineiramente na avaliação da qualidade do colostro, como o termolactodensímetro e o colostrômetro. Ambos fornecem uma estimativa da quantidade de anticorpos de maneira indireta e o resultado é fornecido em miligramas de imunoglobulina por mililitro de colostro (mg/ml). Em relação à aferição pelo colostrômetro, os parâmetros são: desejável (50 a 140mg/ ml), aceitável (20 a 50mg/ml) e ruim (inferior a 20mg/ml). Na medição pelo termolactodensímetro, são: desejável (acima de 40mg/ml), aceitável (maior ou igual a 35mg/ml) e ruim (inferior a 35mg/ml). Após a avaliação, pode ser armazenado na própria fazenda para a manutenção do suprimento de colostro de qualidade. O armazenamento pode ser feito em garrafas ou sacos plásticos que posteriormente serão congelados. É importante ressaltar que a higiene durante todo o processo é fundamental para evitar contaminações bacterianas, pois micro-organismos presentes no colostro contaminado colonizam o trato gastrointestinal mais facilmente. O descongelamento deve ser realizado em banho-maria, não ultrapassando a temperatura de 50 graus Celsius para evitar a desnaturação de proteínas termolábeis, como os anticorpos.

20

Composição do colostro, leite de transição e leite integral de vacas Holandesas Leite de transição (Ordenhas após o Colostro parto) Leite Parâmetro 1 2 3 6 Gravidade específica 1,056 1,04 1,035 1,032 Sólidos totais (%) 23,9 17,9 14,1 12,9 Gordura (%) 6,7 5,4 3,9 4,0 Proteína total (%) 14,0 8,4 5,1 3,1 Caseína (%) 4,8 4,3 3,8 2,5 Albumina (%) 6,0 4,2 2,4 0,5 Imunoglobulinas (%) 6,0 4,2 2,4 0,09 IgG (g/100mL) 3,2 2,5 1,5 0,06 Lactose (%) 2,7 3,9 4,4 5,0 IGF-1 (µg/L) 341 242 144 15 Insulina (µg/L) 65,9 34,8 15,8 1,1 Cinzas (%) 1,11 0,95 0,87 0,74 Cálcio (%) 0,26 0,15 0,15 0,13 Magnésio (%) 0,04 0,01 0,01 0,01 Zinco (mg/100mL) 1,22 0,62 0,3 Manganês (mg/100mL) 0,02 0,01 0,004 Ferro (mg/100g) 0,2 0,05 Cobalto (µg/100g) 0,5 0,1 Vitamina A (µg/100mL) 295 190 113 34 Vitamina E (µg/g gordura) 84 76 56 15 Riboflavina (µg/mL) 4,83 2,71 1,85 1,47 Vitamina B12 (µg/100mL) 4,9 2,5 0,6 Ácido fólico (µg/100mL) 0,8 0,2 0,2 Colina (mg/mL) 0,7 0,34 0,23 0,13 Godden S. Vet Clin North Am Food Anim Pract. 2008 Mar; 24 (1): 19-39


21


REVISTA O GIROLANDO

Assessoria de imprensa da Real H

ANDRÉ JUNQUEIRA

SANIDADE

Como reduzir casos de metrite em vacas A homeopatia é uma alternativa para prevenção da doença e também para tratamento No período pós-parto há uma queda imunológica do animal, justificada pelo balanço energético negativo, quando a vaca diminui a ingestão de matéria seca. Com isso, o sistema de defesa fica comprometido, tornando-a mais propensa aos problemas uterinos. Toda vaca nesse período pode ter uma contaminação bacteriana e somente aquelas que não conseguem destruir as bactérias, vão sofrer com o problema da metrite. A metrite é uma das doenças reprodutivas mais comuns nos rebanhos leiteiros e ocorre logo nos primeiros dias após o parto. Existem várias causas, como distocia, retenção placentária, parto gemelar e até distúrbios hormonais contribuem para o aparecimento da doença. Diversos agentes podem causar a infecção uterina e um dos mais comuns são as bactérias. 22

Os sinais clínicos variam e, para identificar os casos de metrite, é importante observar se o animal apresenta febre, fraqueza, ausência de apetite, desidratação e um dos maiores prejuízos para a pecuária: queda na produção. O diagnóstico precoce e a escolha do tratamento adequado são imprescindíveis para a melhoria da eficiência reprodutiva das fêmeas bovinas. Para esse desafio a Homeopatia tem proporcionado excelentes resultados com tecnologias que facilitam o parto e reduzem a ocorrência de complicações e distocias nas fêmeas prenhes, além de auxiliar na expulsão da placenta e favorecer o retorno ao cio. “O atual cenário da pecuária de leite tem exigido mais eficiência reprodutiva dos animais, e o uso da Homeopatia Populacional na melhora dos índices zootécnicos tem fornecido tecnologias necessárias a fim de

garantir excelentes resultados. Levando em consideração o impacto negativo que as distocias têm no intervalo entre partos, investir na prevenção é a solução ideal; por isso, disponibilizamos produtos que podem ser utilizados 30 dias antes do parto, sem qualquer risco de toxidez, sobrecarga medicamentosa e zero resíduos,” explica a médica veterinária Roberta Porto. Fazer prevenção e tratamento das vacas no momento adequado possibilita melhor recuperação do quadro de metrite aguda. Diversos distúrbios no período de transição entre o terço final da gestação até o terço inicial após o parto – o periparto – têm relação entre si e, assim como a metrite aguda ocorre após a retenção placentária, esta também pode representar um fator de risco para complicações posteriores, como, por exemplo, a endometrite.


23


REVISTA O GIROLANDO

Msc. Bruna Martins Guerreiro Especialista técnica em Reprodução e Saúde Animal da Ourofino Saúde Animal Dra. Janielen da Silva Analista técnica da Ourofino Saúde Animal

SANIDADE

dos. Afecções podais afetam

a produtividade das fazendas leiteiras Os problemas de cascos em bovinos destacam-se como uma das principais enfermidades da pecuária leiteira mundial, devido ao grande impacto econômico que acarretam. Os prejuízos desencadeados são atribuídos principalmente ao descarte prematuro, à redução dos índices produtivos, reprodutivos e aos altos custos com tratamentos dos animais acometidos. Afecções podais comprometem severamente a produção leiteira e a eficiência reprodutiva das fêmeas. Os animais acometidos apresentam dor intensa, o que provoca dificuldade de locomoção (claudicação), de alcançar o cocho de alimentação e, dessa forma, passam a permanecer deitados por longos períodos. Esse quadro inflamatório pode comprometer a fertilidade das fêmeas, promovendo aparecimento de folículos ovarianos persistentes, pouca demonstração de estro e elevado inter24

valo entre partos. Diversos fatores podem ser responsáveis pelo aparecimento dos problemas de cascos em bovinos. Dentre eles estão o excesso de umidade, higiene deficiente, ausência de uso de pedilúvio, pisos abrasivos, traumas, falta de conforto nas instalações, problemas nutricionais, ocorrência de doenças sistêmicas e predisposição genética (defeitos de aprumos). É importante destacar que o manejo dos animais pode ser associado às afecções dos cascos, principalmente quando os animais permanecem por longos períodos em estação. As afecções podais podem ser classificadas em inflamatórias ou infecciosas. Nas infecciosas, o contato frequente dos cascos com matéria orgânica possibilita que bactérias invadam os tecidos e instalem um processo infeccioso. Em processos infecciosos agudos é necessário tratamento imediato, para evitar que ocorram lesões irreversí-

veis nos cascos e até mesmo nas articulações. Em quadros inflamatórios não existem bactérias associadas à sua ocorrência, sendo muitas vezes causadas por traumas e lesões. No entanto, o progresso destas pode levar a infecções bacterianas secundárias. Qualquer lesão nos cascos possibilita que bactérias invadam os tecidos e provoquem infecção. Os quadros podem variar de áreas restritas ou até mesmo acometer estruturas profundas. Os animais apresentam claudicação (manqueira), sensibilidade ao toque, podendo ou não apresentar edema (inchaço) e hiperemia da região (vermelhidão). Em casos mais graves, pode ser observada a presença de secreção sanguinolenta, com odor pútrido fluindo pela lesão. É imprescindível identificar as afecções podais para realizar tratamento imediatamente e, com isso, evitar grandes prejuízos econômicos na propriedade. Uma ferramenta para essa identificação é por meio do escore de locomoção, que auxilia tanto no levantamento da prevalência dos problemas de cascos no rebanho, quanto na interpretação da severidade e duração dos casos na propriedade. Além do escore de locomoção, um programa de controle de lesões nos cascos deve identificar o tipo que está ocorrendo, para, assim, determinar os protocolos de tratamento e prevenção ideais. Diante da severidade de alguns tipos de lesões é importante estabelecer um protocolo de tratamento eficiente para evitar o agravamento do quadro. Estudos recentes avaliaram a eficácia da associação de Lactofur e Maxicam 2% para tratamento de lesões graves de cascos. A associação desses medicamentos aumentou a chance de epitelização total das lesões podais (úlceras de sola e parede) nas vacas tratadas. Nas imagens a seguir, podem-se observar casos graves de lesões de cascos que foram solucionadas com a utilização desses medicamentos:


Esse estudo mostrou que o tratamento com Lactofur e Maxicam 2% reduz o processo inflamatório e acelera a resolução de lesões podais graves, minimizando os prejuízos a elas associados.

25


REVISTA O GIROLANDO

Marcelo Franco

DIVULGAÇÃO

MERCADO

Bons negócios no agronegócio virtual do Brasil Empresas abraçam as novas oportunidades e ferramentas digitais, com perspectivas internacionais

Wilson Lucas e Roberto Lucas, diretores do Grupo MF Rural.

As “barreiras” entre as “fronteiras” estão desaparecendo. No agro, as cercas já não separam tanto as propriedades. A rede mundial de tecnologia (leia-se internet), numa era em que as informações chegam de maneira mais rápida, minuto a minuto, rompe os limites e leva conhecimento a mais e mais pessoas. Aceitar e aprender a lidar com essa realidade, sempre mais nova, já não é opção: é necessidade! Para empresas, projetos ou qualquer outro tipo de instituição, pública ou privada, a tecnologia da informação é fundamental para resultados positivos. Neste fluxo entre as “veias” digitais do mundo, uma das iniciativas que mais tem se destacado é a do portal MF Rural (mfrural.com.br), sediado em Marília, interior de São Paulo. Segundo Rober26

to Lucas, diretor comercial do Grupo MF Rural, “o site emerge de maneira crescente na mediação virtual e real de bons negócios para todos. Bom para quem planta, para quem colhe, para quem cria, para quem maneja, para quem compra e vende, e para quem aprende, no cotidiano da “lida”, que a internet veio para ficar”. De acordo com o Google Analytics que, como o nome diz, faz o cruzamento e análise das informações que passam pelo Google, em junho de 2018, o site MF Rural tinha quase dois milhões de visitantes únicos e um total de mais de 10 milhões de páginas vistas ao mês. “São números reais e muito expressivos”, ressalta Roberto. A empresa também atua com classificados de produtos rurais, assessoria para eventos de médio e pequeno portes, pré-lance e transmissões de leilões virtuais, assessoria de comunicação, entre outras. “Estamos lançando o site MF Leilões, segmentando, dentro do universo digital, uma ação que há pouco tempo era limitada ao off-line”, completa Wilson Lucas, diretor geral do Grupo MF Rural. A empresa firmou parceria com propriedades selecionadoras de Girolano, como a Fazenda Floresta, da médica-veterinária, administradora de empresas e criadora Roberta Barros

Dia de Campo com pecuaristas, estudantes e profissionais da área.

Bertin. A propriedade está localizada em Lins, no interior de São Paulo. Durante um dia de campo com a participação de pecuaristas, estudantes e profissionais da área, Roberta falou sobre o pioneirismo da Fazenda Floresta no desenvolvimento biológico e tecnológico, criação e manejo de gados gir e girolando. Com laboratório próprio (Reproll), e em parceria com a Select Sires do Brasil, a Fazenda Floresta dedica-se ao melhoramento genético de bovinos de produção leiteira. Esse trabalho de melhoramento genético é disponibilizado para produtores de leite através de parceria existente entre Fazenda Floresta e MF Rural, por meio de leilões virtuais que acontecem todos os meses no portal MF Rural. “A parceria estabelecida recentemente entre o Grupo MF Rural, o laboratório Reproll, e a Fazenda Floresta, tem por objetivo disseminar o melhor da produção gir e girolando pelas ferramentas virtuais”, afirma Wilson Lucas. Mais uma grande novidade é a parceria do MF Rural com o projeto “Brazilian Girolando”. “Através dessa parceria queremos, num primeiro passo, chegar a países da América Latina, como Bolívia, Colômbia, Guatemala e México”, finaliza Wilson. Moral da história: Hoje, ficar fora da “rede” só é bom negócio pra peixe.


27


REVISTA O GIROLANDO

MATÉRIA DE CAPA

CARLOS LOPES

por Larissa Vieira

Um show de qualidade da pecuária leiteira

CARLOS LOPES

Megaleite 2018 movimenta R$ 25 milhões em negócios e bate vários recordes

Presidente da Girolando Luiz Carlos Rodrigues comemora os bons números da Megaleite 2018

28

A qualidade genética do rebanho leiteiro nacional, as inovações e as tecnologias do setor leiteiro foram o grande destaque da 15ª edição da Megaleite (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite). O evento recebeu um público de 52 mil pessoas, inclusive de outros países, entre os dias 20 e 23 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. Mais de 80 empresas apresentaram seus produtos e serviços na feira. Já a mostra de animais contou com 1.984 animais das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Pardo-Suíço, Guzerá e o cruzamento Guzolando, número 12% superior ao de 2017. Foram realizados 11 leilões e um shopping de

animais, que, juntos, movimentaram R$5.059.690,00. Já a movimentação financeira geral do evento, incluindo os negócios feitos pelas empresas expositoras, é estimada em R$25 milhões. Os remates realizados foram: 3º Leilão Noite do Girolando, Leilão Virtual Núcleo Girolando das Gerais, Leilão Noite das Campeãs, Leilão O Fabuloso Gir Leiteiro e o Magnífico Girolando Meio Sangue, Leilão Mega Genética, 6º Leilão Divas do Girolando, Leilão Gir Leiteiro Fazenda Brasília, Leilão Elo de Minas, 11º Leilão Gir Leiteiro 2B e Convidados, Leilão Orgulho de Minas e o Shopping Virtual Girolando Fazenda Sumaúma. Durante a Megaleite, a Associação de Girolando recebeu as


DIVULGAÇÃO

chaves dos carros doados ao PMGG por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais por Minas Gerais, Anselmo José Domingos, Antônio Lerin, Bosco e Emidinho Madeira. Vitrine internacional da pecuária leiteira do Brasil, a Megaleite reuniu mais de 300 estrangeiros da América Latina, vindos da Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela. Eles foram recepcionados no estande internacional Brazilian Girolando e conheceram os projetos na área de melhoramento genético da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Fortalecimento da raça- O Programa de Fomento da Raça Girolando passa a contar com 10 Núcleos de Criadores com a entrada de duas novas entidades. Durante a Megaleite, foi anunciado que dois novos núcleos assinarão o convênio ainda este ano: G3, de Guarani/MG, presidido por Emmanuel Ornellas; e o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando, coordenado por Jairo André Gorczevski. Representantes estaduais da Girolando também reuniram-se na Megaleite 2018 e apresentaram as demandas de cada região, para a diretoria da entidade.

Aplicativo Girolando – A partir de agora os pecuaristas poderão comprar animais com apenas um clique. O aplicativo Girolando foi lançado na Megaleite e traz lotes de touros e fêmeas, com informações da genealogia, fotos e link de vídeo. A inclusão dos anúncios é feita pelo Sistema Web, portal de serviços de uso exclusivo dos associados da entidade. O app traz ainda agenda de exposições, notícias e edições da revista O Girolando. Outra funcionalidade é o acesso aos resultados do Ranking Estadual de Exposições e do Ranking Nacional de Rebanhos – Modalidade Rebanho e o Serviço de Consulta Pública de Animais. Homenagem- Os agraciados deste ano com o Mérito Girolando foram: Mérito Criador: Roberto Pimentel de Mesquista – Fazenda Jacuba; Mérito Jovem Criador: Alex Lima Alves – Fazenda Santa Helena; Mérito Liderança

Nacional: Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges – presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu); Mérito Mulher: Roberta Bertin Barros – Fazenda Floresta; Mérito Personalidade do ano: Geraldo Borges – presidente da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite); e Mérito Produtor de Leite: Horácio Moreira Dias – Fazendas Reunidas HD. Programação diversificada- A Megaleite ainda contou com cursos sobre queijos, ministrados pela Epamig no espaço Mini usina Via Láctea, aulas para crianças sobre cuidados com os animais (Clubinho Girolando) e mini fazendinha com a participação de mais de 3 mil crianças e estudantes que puderam conhecer de perto o mundo rural durante o evento. A feira teve o fomento do Governo de Minas, via CODEMG e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Parceria Premium da Embaré, Parceria Master das empresas Real H, Allflex, Rehagro, Zoetis, Tortuga DSM, MF Rural, Agener-União, Ourofino Saúde Animal, Agroceres Multimix, De Heus, além dos Canais Master Canal Rural e Terraviva, e apoio do MAPA, Caixa, Embrapa Gado de Leite, FAEMG, Emater/MG, IMA, Epamig, Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte, Copa Airlines, BH Aiport e Scala.

Responsabilidade social A Fundação Embaré, que oferece educação em tempo integral a dezenas de crianças do Centro Educacional Infantil Arlette Antunes (CEIAA), recebeu doação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. O cheque no valor de R$55.520,00 foi entregue pelo presidente da entidade, Luiz Carlos Rodrigues, no dia 26 de julho, durante o Dia de Campo da Embaré, em Lagoa da Prata/MG. Esse montante foi arrecadado com a venda dos 37.600 litros de leite captados durante a Megaleite 2018. A solenidade de entrega da doação contou com a presença do diretor presidente Romero Alves Marinho, do diretor de Captação e Logística, José Antonio Bernardes, da gerente da Divisão de Administração Gabriela Bernardes Antunes e do gerente de Captação e Fomento Yago Sartori, e o gerente de Projetos da Girolando, Bruno de Barros.

Fotos: Raízes Rurais

Preparativos para a Megaleite 2019 já começaram Com data já definida para 2019, a Megaleite será realizada pelo quarto ano consecutivo, na capital mineira, no período de 19 a 22 de junho. Entre as novidades anunciadas está a realização da Semana Internacional do Leite – Sileite 2019, que acontecerá no Expominas, ao lado do Parque da Gameleira, e mostrará as inovações e conquistas da indústria processadora de leite e derivados, incluindo a artesanal. As entidades organizadoras são a Girolando, Faemg e #bebamaisleite. O lançamento do projeto Sileite 2019 aconteceu durante a Megaleite 2018 e contou com a presença do presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, do diretor Secretário da Faemg e presidente da Comissão de Pecuária Leiteira da CNA, Rodrigo Alvim. A Sileite contará com uma feira de lácteos industriais e artesanais, além de rica programação técnico-cultural com palestras, aulas-show, cursos, concursos de lácteos e atrações musicais. Mais informações: Girolando: projetos@girolando.com.br | #bebamaisleite: flaviafontes@revistaleiteintegral.com.br flaviafontes@revistaleiteintegral.com.br 29


REVISTA O GIROLANDO

MATÉRIA DE CAPA

por Larissa Vieira

Disputa entre os melhores da raça Com 1.984 inscritos para a Megaleite, a pista de julgamento foi palco de diversos campeonatos das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey e Pardo-Suíço. Da Girolando, competiram na pista do Parque da Gameleira

519 animais, de 89 expositores, entre os dias 20 e 23 de junho. A Megaleite 2018 encerrou o Ranking 2017/2018 do Girolando e os vencedores foram premiados ao final da exposição. O troféu de Melhor Criador/

Expositor Geral ficou com Filipe Alves Gomes. O resultado completo da Megaleite e do Ranking está disponível no site da Girolando (www.girolando.com. br). Os Grandes Campeões e Campeãs da Megaleite 2018 foram:

CCG 3/4HOL + 1/4GIR: Grande Campeão - J.E.L. Rancho Grande Doorman Meridian TE, do expositor José Carlos dos Reis.

Girolando: Grande Campeã - ICH Nileia Gold Chip, do expositor José Renato Chiari

Girolando: Grande Campeão - Pierre FIV Octane Volta Fria, do expositor Filipe Alves Gomes.

RAÍZES RURAIS

CCG 3/4HOL + 1/4GIR: Grande Campeã - Imira Wildman Vilarejo 1899 FIV, expositor Isaac Soares Aureliano / Tandara Soares.

CCG 1/2 HOL+ 1/2 GIR: Grande Campeã - Roma FIV dos Poções, dos expositores Roberto Assis Peres e Rogério Omar Corrêa.

30


CARLOS LOPES

FOTOS MEGALEITE

Animais Jersey na Megaleite

Fazendinha da Megaleite

Julgamento da raça Holandesa

Carros doados ao PMGG

Clubinho Girolando

Camarotes dos Parceiros Master

Julgamento Gir Leiteiro

Premiação do Ranking Girolando

Torneio Leiteiro da raça Guzerá

Julgamento de Pardo-suíço

Diretoria da Girolando

Leilões da Megaleite

31


REVISTA O GIROLANDO

Ranking Nacional Girolando de Exposições 2017/2018 Melhores Expositores/Criadores 1 Filipe Alves Gomes 2 José Carlos dos Reis 3 Rodrigo Lauar Lignani 4 José Renato Chiari 5 Eugênio Deliberato Filho Expositor CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 José Carlos dos Reis 2 Alex Lima Alves 3 Rafael Tadeu Simões 4 Avelino Antunes 5 Geraldo Magela Dos Santos Neves Criador CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 José Carlos dos Reis 2 Alex Lima Alves 3 Rafael Tadeu Simões 4 Paulo Sérgio de Melo 5 José Renato Chiari Expositor Girolando 1 Eugênio Deliberato Filho 2 José Renato Chiari 3 Ildo Ferreira 4 Cristovão José Rabelo 5 Vera Aparecida Guindalini Deliberato

Criador Girolando 1 Eugênio Deliberato Filho 2 Filipe Alves Gomes 3 José Renato Chiari 4 Ildo Ferreira 5 Roberto Rudge de Paula Guimarães Expositor CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Leonardo Jamel Saliba de Souza 2 Rodrigo Lauar Lignani 3 Filipe Alves Gomes 4 José Luiz Zago 5 Paulo Victor Sousa Machado Criador CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Rodrigo Lauar Lignani 2 Filipe Alves Gomes 3 José Luiz Zago 4 Paulo Ricardo Maximiano 5 Roberta Bertin Barros

Ranking Megaleite 2018 Melhor Criador/Expositor Geral 1 José Carlos dos Reis 2 Filipe Alves Gomes 3 José Renato Chiari 4 Rafael Tadeu Simões 5 Eugênio Deliberato Filho Expositor CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 José Carlos dos Reis 2 Avelino Antunes 3 Rafael Tadeu Simões 4 Geraldo Magela dos Santos Neves 5 Isaac Soares Aureliano/ Tandara Soares Aureliano Criador CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 José Carlos dos Reis 2 Rafael Tadeu Simões 3 Alex Lima Alves 4 Paulo Sérgio de Melo 5 João Batista Marinho de Mello Expositor Girolando 1 José Renato Chiari 2 Cristovão José Rabelo 3 Eugênio Deliberato Filho 4 Luiz Cláudio Bastos de Moura/Vera Maria Salgado Reis 5 Mila de Carvalho Laurindo e Campos

Criador Girolando 1 Filipe Alves Gomes 2 Eugênio Deliberato Filho 3 José Renato Chiari 4 Luiz Cláudio Bastos de Moura/Vera Maria Salgado Reis 5 Mila de Carvalho Laurindo e Campos Expositor CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Leonardo Jamel Saliba de Souza 2 Filipe Alves Gomes 3 Rodrigo Lauar Lignani 4 Roberto Assis Peres/Rogério Omar Correa 5 Isaac Soares Aureliano/ Tandara Soares Aureliano Criador CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Filipe Alves Gomes 2 Paulo Ricardo Maximiano 3 Rodrigo Lauar Lignani 4 Agropastoril dos Poções Ltda. 5 João Batista Marinho de Mello

Ranking Estaduais 2017/2018 Ranking SERGIPE Melhor Criador/Expositor 1 José Geraldo Souza Almeida 2 Bonanza Industrial e Agrícola Ltda. 3 Lafayette Franco Sobral 4 Marcelo Barreto Souza 5 Idalio Santos Menezes Expositor CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 Bonanza Industrial e Agrícola Ltda. 2 Marcelo Barreto Souza 3 Lafayette Franco Sobral 4 José Geraldo Souza Almeida 5 Carlos Augusto Santos da Paixão Criador CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 Bonanza Industrial e Agrícola Ltda. 2 Lafayette Franco Sobral 3 André de Souza Silva 4 José Geraldo Souza Almeida 5 Eire Ênio de Freitas

32

Expositor Girolando 1 Carlos Augusto Santos da Paixão 2 Marcelo Barreto Souza 3 João Bosco Machado 4 Lafayette Franco Sobral 5 Idalio Santos Menezes Criador Girolando 1 Marcelo Barreto Souza 2 Guiomar Hage Rebouças e Filhos 3 Carlos Augusto Santos da Paixão 4 José Geraldo Souza Almeida 5 Eire Ênio de Freitas Expositor CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Zirlene Soares Pereira 2 José Geraldo Souza Almeida 3 Marcelo Barreto Souza 4 João Bosco Machado 5 Carlos Augusto Santos da Paixão


33

Fotos: RaĂ­zes Rurais


REVISTA O GIROLANDO

Criador CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 José Geraldo Souza Almeida 2 André de Souza Silva 3 Eire Ênio de Freitas 4 Marcelo Barreto Souza 5 Elza Silva Pereira Ranking MATO GROSSO DO SUL Mellhor Criador/Expositor 1 Aurora Trefzger Cinato Real 2 Carlos Jacob Wallauer 3 Denilson Lima de Souza 4 Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro 5 Thiago Nogueira Lemos Expositor CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 Aurora Trefzger Cinato Real 2 José Benedito Porto 3 Waldir Junqueira de Andrade 4 Renata Cox de Moura Leite 5 Gustavo Henrique Panucci da Silva Criador CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 Aurora Trefzger Cinato Real 2 José Benedito Porto 3 Waldir Junqueira de Andrade 4 Rodipa Agropecuária Ltda. 5 João Batista Marinho de Mello Expositor Girolando 1 Aurora Trefzger Cinato Real 2 Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro 3 Denilson Lima de Souza 4 Rubens Belchior da Cunha Filho 5 Thiago Nogueira Lemos Criador Girolando 1 Aurora Trefzger Cinato Real 2 Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro 3 Denilson Lima de Souza 4 Rubens Belchior da Cunha Filho 5 Thiago Nogueira Lemos Expositor CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Rodipa Agropecuária Ltda. 2 Carlos Jacob Wallauer 3 Aurora Trefzger Cinato Real 4 Fernando Antônio Lemos 5 Denilson Lima de Souza Criador CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Carlos Jacob Wallauer 2 Paulo Ricardo Maximiano 3 Aurora Trefzger Cinato Real 4 Denilson Lima de Souza 5 Fernando Antônio Lemos Ranking SÃO PAULO Melhor Criador/Expositor 1 Eugênio Deliberato Filho 2 José Carlos dos Reis 3 Roberto Rudge de Paula Guimarães 4 José Renato Chiari 5 Roberta Bertin Barros Expositor CCG 3/4HOL + 1/4GIR José Carlos dos Reis 2 Jurandir Júnior e Francisco Otaviano Fonseca Oliveira 3 Rafael Tadeu Simões 4 Avelino Antunes 5 José Renato Chiari Criador CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 José Carlos dos Reis 2 Rafael Tadeu Simões 3 José Renato Chiari 4 Odilon de Rezende Barbosa Filho 5 Alex Lima Alves Expositor Girolando 1 Eugênio Deliberato Filho 2 Roberto Rudge de Paula Guimarães 3 Vera Aparecida Guindalini Deliberato 4 José Renato Chiari 5 Cristovão José Rabelo

34

Criador Girolando 1 Eugênio Deliberato Filho 2 Roberto Rudge de Paula Guimarães 3 José Renato Chiari 4 Nelson Mancini Nicolau 5 Carlos Alberto Luiz de Almeida Expositor CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Leonardo Jamel Saliba de Souza 2 Roberta Bertin Barros 3 Rubens Aparecido Câmara Júnior 4 Filipe Alves Gomes 5 Tiago do Amaral Corrêa Leite Criador CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Roberta Bertin Barros 2 Filipe Alves Gomes 3 Paulo Ricardo Maximiano 4 José Coelho Vitor 5 Tiago do Amaral Corrêa Leite Ranking MINAS GERAIS Melhor Criador/Expositor 1 Filipe Alves Gomes 2 Rodrigo Lauar Lignani 3 José Luiz Zago 4 José Carlos dos Reis 5 Alex Lima Alves Expositor CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 Alex Lima Alves 2 José Carlos dos Reis 3 Paulo M.S.Gonçalves/Daniella Martins Silva 4 Geraldo Magela dos Santos Neves 5 José Renato Chiari Criador CCG 3/4HOL + 1/4GIR 1 José Carlos Dos Reis 2 Alex Lima Alves 3 Paulo M.S.Gonçalves/Daniella Martins Silva 4 José Renato Chiari 5 Paulo Sérgio de Melo Expositor Girolando 1 Ildo Ferreira 2 Eugênio Deliberato Filho 3 Filipe Alves Gomes 4 Rodrigo Reis Ferraz 5 Vera Aparecida Guindalini Deliberato Criador Girolando 1 Ildo Ferreira 2 Eugênio Deliberato Filho 3 Filipe Alves Gomes 4 José Eustáquio Mendonça de Castro 5 Rodrigo Reis Ferraz Expositor CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Leonardo Jamel Saliba de Souza 2 Filipe Alves Gomes 3 Rodrigo Lauar Lignani 4 José Luiz Zago 5 Paulo Victor Sousa Machado Criador CCG 1/2HOL + 1/2GIR 1 Rodrigo Lauar Lignani 2 Filipe Alves Gomes 3 José Luiz Zago 4 Paulo Ricardo Maximiano 5 Mozart José Ribeiro


35

Fotos: RaĂ­zes Rurais


REVISTA O GIROLANDO

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA RAÇA GIROLANDO - PMGG RANKING NACIONAL GIROLANDO 2017 - SERVIÇO DE CONTROLE LEITEIRO

MODALIDADE "REBANHO" CINCO MELHORES REBANHOS POR CATEGORIA

Informações Gerais do Período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017 Total de associados ativos: 397 - Total de Lactações encerradas: 18.126

1. Categoria maior média de produção de leite em 305 dias

Média geral nesta categoria: 6.109 kg CLASSE

10-50 animais

51-100 animais

101-200 animais

201-400 animais

UF

ANIMAIS

MÉDIA (kg)

JOSÉ VILMAR RAMOS

REBANHO

LAGOA DA PRATA

MG

12

10.082

LIDIANA PEREIRA BARROZO GUIMARÃES

RIO VERDE

GO

12

10.078

DANIEL DIAS RIBEIRO

CAETANÓPOLIS

MG

12

9.599

RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

40

9.593

ADONIAS SOUZA DOS SANTOS

ITAPETININGA

SP

10

8.983

ROBERTA BERTIN BARROS

LINS

SP

62

9.405

MUNICÍPIO

HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

59

8.861

APARECIDA CAPRARA PEREIRA

VALENTIM GENTIL

SP

73

8.434

WALDIR JUNQUEIRA DE ANDRADE

LINS

SP

79

8.414

FRANCISCO ALCALDE FILHO

AREIAS

SP

56

8.131

8.921

RONALDO SOARES HOSTALÁCIO

PIUMHI

MG

117

CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

124

8.260

ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E OUTROS

ARCOS

MG

139

7.954

LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA

INHAÚMA

MG

101

7.729

LÉO MACHADO FERREIRA

ALEXÂNIA

GO

150

7.723

JOÃO HILARINO DE CASTRO

SANTO ANTÔNIO DO MONTE

MG

270

8.060

ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

296

7.864

EIRE ENIO DE FREITAS

PRATA

MG

314

7.757

AVELINO ANTUNES

AREIAS

SP

281

7.378

EURÍPEDES JOSÉ DA SILVA

PARAOPEBA

MG

341

7.178

PATROCÍNIO

MG

475

7.831

MORRINHOS

GO

456

6.960

PASSOS

MG

1.410

5.114

FERNANDO PERES NUNES acima de 400 JOSÉ RENATO CHIARI animais JOSÉ COELHO VITOR

2. Categoria menor média de intervalo de partos

Média geral nesta categoria: 486 dias CLASSE

10-50 animais

51-100 animais

101-200 animais

201-400 animais

36

REBANHO

UF

ANIMAIS

MÉDIA (dias)

NORIVAL HERMES DAUMAS SIQUEIRA

CORDEIRO

RJ

10

347

GERALDO ROSENDO DE CASTRO JÚNIOR E OUTRO - CONDOMÍNIO

ABAETÉ

MG

13

358

JOSÉ WANDERLEY TELLES VENTURA

SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO

MG

15

370

MUNICÍPIO

AGROPECUÁRIA BARREIRO ALTO LTDA

SETE LAGOAS

MG

17

383

HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

37

384

378

PAULO FEROLLA DA SILVA

UBERABA

MG

77

MÁRCIO RICARDO TEIXEIRA GUIMARÃES

MONTE ALEGRE DE MINAS

MG

77

390

FERNANDO BARROS DE CARVALHO FILHO E OUTROS CONDÔMINOS

MIRADOURO

MG

60

395

IRACI DE ASSIS CUNHA

MARTINHO CAMPOS

MG

57

400

JOSÉ LUIZ ZAGO

PERDIZES

MG

70

402

408

AGROPECUÁRIA BOM PASTOR LTDA

VAZANTE

MG

155

JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

132

423

EIRE ENIO DE FREITAS

PRATA

MG

139

459

JOÃO MIARELI

IBIRACI

MG

140

463

MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

149

488

431

AVELINO ANTUNES

AREIAS

SP

236

SANDRO BORGES DE ALMEIDA

MINEIROS

GO

241

431

ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

253

443


201-400 animais

FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

375

447

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA

UBERLÂNDIA

MG

210

461

PASSOS

MG

1.220

417

acima de 400 JOSÉ COELHO VITOR animais

3. Categoria maior média de produção por dia de intervalo de partos

Média geral nesta categoria: 17,3 kg CLASSE

10-50 animais

51-100 animais

101-200 animais

201-400 animais

UF

ANIMAIS

MÉDIA (kg)

MARIA STELA BARRETO DE FIGUEIREDO SANTOS

REBANHO

MOCOCA

SP

19

26,6

GUILHERME CORRÊA DE MORAES SARMENTO

RIO NOVO

MG

10

24,0

FRANCISCO ALCALDE FILHO

AREIAS

SP

28

23,7 21,7

MUNICÍPIO

GERALDO ANTÔNIO DE PAIVA

SILVEIRÂNIA

MG

28

LUÍS AUGUSTO BORGES

MONTE ALEGRE DE MINAS

MG

11

21,2

ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E OUTROS

ARCOS

MG

88

21,5 19,1

JESUS DA SILVA LIMÍRIO

SANTO ANTÔNIO DO MONTE

MG

69

RONALDO BRAGA REIS E OUTROS

MONSENHOR PAULO

MG

91

18,1

ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO FILHO

MOGI MIRIM

SP

79

17,7

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA

UBERLÂNDIA

MG

93

17,3

ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

172

19,9 19,6

JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

112

CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

110

19,1

AVELINO ANTUNES

AREIAS

SP

192

17,6

EIRE ENIO DE FREITAS

PRATA

MG

134

17,5

JOÃO HILARINO DE CASTRO

SANTO ANTÔNIO DO MONTE

MG

215

22,5

FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

292

20,4

JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

306

19,0

SANDRO BORGES DE ALMEIDA

MINEIROS

GO

276

12,6

PASSOS

MG

975

11,8

acima de 400 JOSÉ COELHO VITOR animais

4. Categoria maior média de produção vitalícia

Média geral nesta categoria: 9.756 kg CLASSE

10-50 animais

51-100 animais

101-200 animais

201-400 animais

UF

ANIMAIS

MÉDIA (kg)

JOSÉ HILTON PRATA RIBEIRO

REBANHO

CASTRO

PR

19

24.544

MANOEL BENEDITO CORREA

PARDINHO

SP

22

20.375

LEONARDO FAUSTINO MARQUES

CACHOEIRA PAULISTA

SP

24

18.314

JANILSON SILVA SALLUM

ÁGUA COMPRIDA

MG

44

17.646

ALEXANDRE HONORATO

ARAXÁ

MG

25

17.371

WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

69

24.859

OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

80

22.387

RONALDO BRAGA REIS E OUTROS

MONSENHOR PAULO

MG

99

21.793

LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

73

21.684

ANTÔNIO CARLOS GUERREIRO

MOGI MIRIM

SP

53

19.024

JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA

PARAOPEBA

MG

119

18.933

JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

176

16.454

LUIZ GUALBERTO RIBEIRO FERREIRA

DELTA

MG

116

15.589

ROBERTO PATRÃO RIBEIRO

SANTA VITÓRIA

MG

151

14.821

TIAGO DO AMARAL CORRÊA LEITE

GUARIBA

SP

106

14.336

JOÃO HILARINO DE CASTRO

SANTO ANTÔNIO DO MONTE

MG

329

21.388

CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

207

19.831

DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

247

16.693

ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

293

14.757

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA

UBERLÂNDIA

MG

385

14.347

FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

1.160

15.786

JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

563

14.750

PRATA

MG

420

13.329

IBIRACI

MG

589

12.169

acima de 400 EIRE ENIO DE FREITAS animais JOÃO MIARELI

MUNICÍPIO

37


201-400 animais

FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

292

20,4

JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

306

19,0

SANDRO BORGES DE ALMEIDA

MINEIROS

GO

276

12,6

PASSOS

MG

975

11,8

MÉDIA (kg)

REVISTA O GIROLANDO

acima de 400 JOSÉ COELHO VITOR animais

4. Categoria maior média de produção vitalícia

Média geral nesta categoria: 9.756 kg CLASSE

10-50 animais

51-100 animais

101-200 animais

201-400 animais

UF

ANIMAIS

JOSÉ HILTON PRATA RIBEIRO

REBANHO

CASTRO

PR

19

24.544

MANOEL BENEDITO CORREA

PARDINHO

SP

22

20.375

LEONARDO FAUSTINO MARQUES

CACHOEIRA PAULISTA

SP

24

18.314

JANILSON SILVA SALLUM

ÁGUA COMPRIDA

MG

44

17.646

ALEXANDRE HONORATO

ARAXÁ

MG

25

17.371

WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

69

24.859

OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

80

22.387

RONALDO BRAGA REIS E OUTROS

MONSENHOR PAULO

MG

99

21.793

LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

73

21.684

ANTÔNIO CARLOS GUERREIRO

MOGI MIRIM

SP

53

19.024

JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA

PARAOPEBA

MG

119

18.933

JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

176

16.454

LUIZ GUALBERTO RIBEIRO FERREIRA

DELTA

MG

116

15.589

ROBERTO PATRÃO RIBEIRO

SANTA VITÓRIA

MG

151

14.821

TIAGO DO AMARAL CORRÊA LEITE

GUARIBA

SP

106

14.336

JOÃO HILARINO DE CASTRO

SANTO ANTÔNIO DO MONTE

MG

329

21.388

CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

207

19.831

DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

247

16.693

ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

293

14.757

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA

UBERLÂNDIA

MG

385

14.347

FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

1.160

15.786

JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

563

14.750

PRATA

MG

420

13.329

IBIRACI

MG

589

12.169

MOGI MIRIM MOGI MIRIM

SP SP

411 411

11.982 11.982

UF UF

ANIMAIS ANIMAIS

MÉDIA (kg) MÉDIA (kg)

PR PR GO GO SP SP SP SP

19 19 15 15 13 13 22 22

8,67 8,67 8,45 8,45 8,37 8,37 8,28 8,28

acimade de400 400 acima acima de 400 EIRE ENIO DE FREITAS animais animais animais JOÃO MIARELI

ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO FILHO ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO FILHO

5. 5. Categoria Categoria maior maior média média de de produção produção de de leite leite por por dia dia de de vida vida

Média geral nesta categoria: 4,8 kg Média geral nesta categoria: 4,8 kg CLASSE CLASSE

10-50 10-50 animais animais

REBANHO REBANHO

LEONARDO FAUSTINO MARQUES LEONARDO FAUSTINO MARQUES

CASTRO CASTRO RIO VERDE RIO VERDE ITAPETININGA ITAPETININGA PARDINHO PARDINHO

LUIZ CARLOS MEDEIROS LUIZ CARLOS MEDEIROS OLAVO GONÇALVES OLAVO GONÇALVES RONALDO BRAGA REIS E OUTROS RONALDO BRAGA REIS E OUTROS MARIA STELA BARRETO DE FIGUEIREDO SANTOS MARIA STELA BARRETO DE FIGUEIREDO SANTOS

PASSOS PASSOS CAMPO FLORIDO CAMPO FLORIDO MONSENHOR PAULO MONSENHOR PAULO MOCOCA MOCOCA

JOSÉ COELHO DA ROCHA JOSÉ COELHO DA ROCHA TIAGO DO AMARAL CORRÊA LEITE TIAGO DO AMARAL CORRÊA LEITE LUIZ GUALBERTO RIBEIRO FERREIRA LUIZ GUALBERTO RIBEIRO FERREIRA JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA JOÃO HILARINO DE CASTRO JOÃO HILARINO DE CASTRO CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA ENOS TOLEDO YAN HSIN MA ENOS TOLEDO YAN HSIN MA JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E OUTROS ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E OUTROS

MORRO DA GARÇA MORRO DA GARÇA GUARIBA GUARIBA DELTA DELTA PARAOPEBA PARAOPEBA SANTO ANTÔNIO DO MONTE SANTO ANTÔNIO DO MONTE ORINDIÚVA ORINDIÚVA CONQUISTA CONQUISTA UBERLÂNDIA UBERLÂNDIA ARCOS ARCOS

RAFAEL TADEU SIMÕES RAFAEL TADEU SIMÕES

101-200 101-200 animais animais

201-400 201-400 animais animais

FERNANDO PERES NUNES FERNANDO PERES NUNES

EIRE ENIO DE FREITAS acima de 400 EIRE ENIO DE FREITAS acima de 400 JOSÉ RENATO CHIARI animais JOSÉ RENATO CHIARI animais ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO FILHO ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO FILHO EURÍPEDES JOSÉ DA SILVA EURÍPEDES JOSÉ DA SILVA

6. 6. Categoria Categoria maior maior média média de de teor teor de de gordura gordura no no leite leite

Média geral nesta categoria: 3,57 % Média geral nesta categoria: 3,57 %

38

CLASSE CLASSE

10-50 10-50

MUNICÍPIO MUNICÍPIO

CACHOEIRA PAULISTA CACHOEIRA PAULISTA

JOSÉ HILTON PRATA RIBEIRO JOSÉ HILTON PRATA RIBEIRO LIDIANA PEREIRA BARROZO GUIMARÃES LIDIANA PEREIRA BARROZO GUIMARÃES ADONIAS SOUZA DOS SANTOS ADONIAS SOUZA DOS SANTOS MANOEL BENEDITO CORREA MANOEL BENEDITO CORREA

WALDIR TOLEDO FURTADO WALDIR TOLEDO FURTADO

51-100 51-100 animais animais

MUNICÍPIO

ASSOCIADO ASSOCIADO

MARCOS RONALDO GASPAR/JOSÉ ANTÔNIO VAZ MARCOS RONALDO GASPAR/JOSÉ ANTÔNIO VAZ

PATRÍCIA KOMPIER PATRÍCIA KOMPIER MBR SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS LTDA

SP SP

24 24

9,33 9,33

GUARANI GUARANI

MG MG

69 69

10,51 10,51

POUSO ALEGRE POUSO ALEGRE

MG MG

116 116

8,45 8,45

MG MG

329 329

9,59 9,59

MG MG

1.161 1.161

8,21 8,21

UF UF

ANIMAIS ANIMAIS

MÉDIA (%) MÉDIA (%)

GO GO PR

31 31 14

4,00 4,00 3,96

PATROCÍNIO PATROCÍNIO

MONTIVIDIU MONTIVIDIU MANDAGUARI

MG MG SP SP MG MG MG MG

SP SP MG MG MG MG MG MG MG MG GO GO SP SP MG MG

PRATA PRATA MORRINHOS MORRINHOS MOGI MIRIM MOGI MIRIM PARAOPEBA PARAOPEBA

CONCHAS CONCHAS

MG MG MG MG MG MG SP SP

MUNICÍPIO MUNICÍPIO

SP SP

73 73 80 80 99 99 51 51

178 178 106 106 116 116 119 119

207 207 293 293 385 385 213 213 425 425 563 563 411 411 508 508

20 20

9,43 9,43 9,26 9,26 9,11 9,11 8,71 8,71

8,24 8,24 8,16 8,16 7,46 7,46 7,06 7,06

8,78 8,78 8,59 8,59 8,51 8,51 8,01 8,01 7,92 7,92 7,69 7,69 7,25 7,25 6,83 6,83

4,08 4,08


39


RONALDO BRAGA REIS E OUTROS

MONSENHOR PAULO

MG

99

MARIA STELA BARRETO DE FIGUEIREDO SANTOS

MOCOCA

SP

51

8,71

RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

116

8,45

REVISTA O GIROLANDO JOSÉ COELHO DA ROCHA

101-200 animais

201-400 animais

9,11

MORRO DA GARÇA

MG

178

8,24

TIAGO DO AMARAL CORRÊA LEITE

GUARIBA

SP

106

8,16

LUIZ GUALBERTO RIBEIRO FERREIRA

DELTA

MG

116

7,46

JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA

PARAOPEBA

MG

119

7,06

JOÃO HILARINO DE CASTRO

SANTO ANTÔNIO DO MONTE

MG

329

9,59

CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

207

8,78

ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

293

8,59

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA

UBERLÂNDIA

MG

385

8,51

ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E OUTROS

ARCOS

MG

213

8,01

FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

1.161

8,21

EIRE ENIO DE FREITAS

PRATA

MG

425

7,92

MORRINHOS

GO

563

7,69

acima de 400 JOSÉ RENATO CHIARI animais

ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO FILHO

MOGI MIRIM

SP

411

7,25

EURÍPEDES JOSÉ DA SILVA

PARAOPEBA

MG

508

6,83

6. Categoria maior média de teor de gordura no leite

Média geral nesta categoria: 3,57 % CLASSE

10-50 animais

51-100 animais

ASSOCIADO

UF

ANIMAIS

MÉDIA (%)

MARCOS RONALDO GASPAR/JOSÉ ANTÔNIO VAZ

CONCHAS

SP

20

4,08

PATRÍCIA KOMPIER

MONTIVIDIU

GO

31

4,00

MBR SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS LTDA

MANDAGUARI

PR

14

3,96

OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

28

3,90

OLAVO DE RESENDE BARROS JÚNIOR

OLIVEIRA

MG

36

3,89

GUILHERME CORRÊA DE MORAES SARMENTO

RIO NOVO

MG

55

3,92

MUNICÍPIO

FRANCISCO ALCALDE FILHO

AREIAS

SP

58

3,85

RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

54

3,76

JOSÉ MÁRCIO CASARIN HENRIQUES

GUARANI

MG

59

3,50

WLADIMIR ANTÔNIO PUGGINA

ALFENAS

MG

67

3,43

7. Categoria maior média de teor de proteína no leite

Média geral nesta categoria: 3,26 % CLASSE

10-50 animais

51-100 animais

ASSOCIADO

UF

ANIMAIS

MÉDIA (%)

MBR SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS LTDA

MANDAGUARI

PR

14

3,407

MARCOS RONALDO GASPAR/JOSÉ ANTÔNIO VAZ

CONCHAS

SP

20

3,349

OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

28

3,324

BERNARDO GARCIA DE ARAÚJO JORGE

MARILÂNDIA DO SUL

PR

24

3,318

OLAVO DE RESENDE BARROS JÚNIOR

OLIVEIRA

MG

34

3,301

JOSÉ MÁRCIO CASARIN HENRIQUES

GUARANI

MG

61

3,302

MUNICÍPIO

PAULO GABRIEL REIS NADER

CACONDE

SP

71

3,298

RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

55

3,295

WLADIMIR ANTÔNIO PUGGINA

ALFENAS

MG

68

3,295

FRANCISCO ALCALDE FILHO

AREIAS

SP

58

3,236

8. Categoria menor média de CCS no leite Média geral nesta categoria: 587 (mil/ml) CLASSE

10-50 animais

51-100 animais

UF

ANIMAIS

MÉDIA (mil/ml)

PATRÍCIA KOMPIER

ASSOCIADO

MONTIVIDIU

GO

31

121

AGROPECUÁRIA BARREIRO ALTO LTDA

SETE LAGOAS

MG

27

152

CHÁCARA DO DESENGANO S.A

LEOPOLDINA

MG

14

165

OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

34

338

BERNARDO GARCIA DE ARAÚJO JORGE

MARILÂNDIA DO SUL

PR

23

462

GUILHERME CORRÊA DE MORAES SARMENTO

RIO NOVO

MG

60

215

WLADIMIR ANTÔNIO PUGGINA

ALFENAS

MG

70

299

RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

62

347

JOSÉ MÁRCIO CASARIN HENRIQUES

GUARANI

MG

87

651

AREIAS

SP

58

764

FRANCISCO ALCALDE FILHO

MUNICÍPIO

9. Categoria menor média de idade ao primeiro parto

Média geral nesta categoria: 32,7 meses CLASSE

10-50 animais

40 51-100 animais

ASSOCIADO

UF

ANIMAIS

MÉDIA (meses)

LEONARDO FAUSTINO MARQUES

CACHOEIRA PAULISTA

SP

12

26,11

RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

47

26,39

MÁRCIO RICARDO TEIXEIRA GUIMARÃES

MONTE ALEGRE DE MINAS

MG

38

26,45

TIAGO DO AMARAL CORRÊA LEITE

GUARIBA

SP

33

27,11

CRISTINA RUSCITTI FERREIRA

RIO VERDE

GO

15

27,33

EIRE ENIO DE FREITAS

PRATA

MG

96

27,06

IRACI DE ASSIS CUNHA

MARTINHO CAMPOS

MG

53

28,87

CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

56

30,32

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA

UBERLÂNDIA

MG

72

30,33

MUNICÍPIO


41


CLASSE

ASSOCIADO

UF

ANIMAIS

MÉDIA (meses)

CACHOEIRA PAULISTA

SP

12

26,11

POUSO ALEGRE

MG

47

26,39

MÁRCIO RICARDO TEIXEIRA GUIMARÃES

MONTE ALEGRE DE MINAS

MG

38

26,45

TIAGO DO AMARAL CORRÊA LEITE

GUARIBA

SP

33

27,11

CRISTINA RUSCITTI FERREIRA

RIO VERDE

GO

15

27,33

MUNICÍPIO

LEONARDO FAUSTINO MARQUES RAFAEL TADEU SIMÕES REVISTA O GIROLANDO

10-50 animais

51-100 animais

101-200 animais

201-400 animais

EIRE ENIO DE FREITAS

PRATA

MG

96

27,06

IRACI DE ASSIS CUNHA

MARTINHO CAMPOS

MG

53

28,87

CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

56

30,32

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA

UBERLÂNDIA

MG

72

30,33

AGROPECUÁRIA PALMA LTDA

LUZIÂNIA

GO

76

30,35

MARCOS CORTELETTI

SANTA TERESA

ES

170

28,15

FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

153

28,17

AGROPECUÁRIA BOM PASTOR LTDA

VAZANTE

MG

157

29,12

ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

125

29,26

ROBERTA BERTIN BARROS

LINS

SP

161

30,23

EURÍPEDES JOSÉ DA SILVA

PARAOPEBA

MG

243

29,50

JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

245

30,14

ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E OUTROS

ARCOS

MG

273

31,95

PASSOS

MG

1.030

32,20

acima de 400 JOSÉ COELHO VITOR animais

10. Categoria maior média de valor genético para produção de leite

Média geral nesta categoria: VG 408 kg CLASSE

10-50 animais

51-100 animais

101-200 animais

201-400 animais

ASSOCIADO

UF

ANIMAIS

MÉDIA (VG kg)

MG

49

1.188

LINS

SP

43

1.137

MARTA DE AZEVEDO BERNARDES

VARGEM GRANDE DO SUL

SP

14

1.117

ROBERTO ASSIS PERES/ROGÉRIO OMAR CORREA

JATAÍ

GO

15

1.107

DENILSON LIMA DE SOUZA

TERENOS

MS

10

1.042

WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

53

1.031

FILIPE ALVES GOMES

ITAPERUNA

RJ

60

862

RONAN RINALDI DE SOUZA SALGUEIRO

CAMPO GRANDE

MS

55

858

JEAN VIC MESABARBA E AGUIAR ARRABAL DE MACEDO VICENTE

ITAPERUNA

RJ

76

830

TIAGO DO AMARAL CORRÊA LEITE

GUARIBA

SP

70

814

923

MUNICÍPIO

JOSÉ LUIZ ZAGO

PERDIZES

ROBERTA BERTIN BARROS

ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E OUTROS

ARCOS

MG

128

ROBERTO MARTINS DE ANDRADE

CONCEIÇÃO DO PARÁ

MG

143

854

JOSÉ CARLOS DOS REIS

TRÊS PONTAS

MG

156

814

JORGE LUÍS PEREIRA DE SOUZA

MIRACEMA

JOSÉ HENRIQUE GUIMARÃES

UBERLÂNDIA

RJ

128

805

MG

117

765

869

ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO FILHO

MOGI MIRIM

SP

296

JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

351

753

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA

UBERLÂNDIA

MG

226

700 491

DANIEL DA SILVA / MAGNÓLIA M. SILVA

MONTE ALEGRE DE MINAS

MG

222

JOÃO MIARELI

IBIRACI

MG

305

451

JOSÉ COELHO VITOR

PASSOS

MG

1.786

611

PATROCÍNIO

MG

955

385

WALDIR JUNQUEIRA DE ANDRADE

LINS

SP

484

266

acima de 400 FERNANDO PERES NUNES animais

Comunicado oficial sobre Congresso da Raça Girolando A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando comunica a todos a suspensão do 2º Congresso Internacional da Raça Girolando/3º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, que estava previsto para ocorrer entre os dias 17 e 18 de outubro, em Uberlândia/MG. Diante da grave situação econômica do país, que também tem afetado o agronegócio, a Diretoria Executiva da Girolando decidiu, por unanimidade, agir de forma prudente e sensata, adiando o evento, para não comprometer financeiramente a entidade. Como todos sabem, um Congresso de tal magnitude tem custos elevados e o atual cenário da economia do país não nos dá a segurança necessária para levar à frente tal desafio. Esperamos contar com a compreensão de todos nesta decisão tomada para garantir o bom andamento da nossa Associação. Atenciosamente, Diretoria Executiva Triênio 2017/2019

42


CARLOS LOPES

Mais e mais recordes no Torneio Leiteiro A 29ª edição do Torneio Leiteiro da Girolando teve a participação de 18 fêmeas que produziram um total de 3.185,900kg de leite nos três dias da competição. A Grande Campeã foi Roma FIV dos Poções, dos expositores Roberto Assis Peres e Rogério Omar Corrêa, com a produção de 309,590kg/ leite e média de 103, 197kg/leite, superando o recorde anterior de 100,140kg/ leite. Pertencente à composição racial CCG 1/2 HOL+ 1/2 GIR, ela também foi campeã da categoria Vaca e ainda

conquistou o Grande Campeonato na pista de julgamento. Já a campeã da categoria Novilha foi Goiana Kingboy FIV F. Congonhas, do expositor Pedro Ananias de Aguiar. Com uma produção de 258,060kg/leite e média de 86,020kg/ leite, a novilha bateu o recorde anterior de 83,420kg/leite. Ela também é da composição racial CCG 1/2HOL+ 1/2GIR. A Grande Campeã e Campeã Vaca Geral de Lactação Corrigida para Sólidos Totais também foi Roma FIV dos Poções, com a produção de 243,534kg e

Premiação da Grande Campeã do Torneio Leiteiro

média de 81,178kg. Na categoria Novilha Geral venceu a CCG 1/2HOL+1/2GIR, Salobo Paloma VIII FIV, do expositor Hebert Lever José do Couto. Ela teve produção total de 158,129kg e média de 52,710kg.

43


REVISTA O GIROLANDO

MATÉRIA DE CAPA

CARLOS LOPES

por Larissa Vieira

Novos sumários e o reconhecimento aos maiores vendedores de sêmen Lançamento do Sumário de Touros e de Vacas

O Sumário de Touros agora passa a contar com 127 reprodutores avaliados no Teste de Progênie. Foram incorporados à nova edição, lançada na Megaleite, 27 touros, um número recorde para o PMGG. O número de novos touros incorporados ao Sumário cresceu 27% em relação a 2017. “Contabilizando os dez anos mais recentes, tivemos um aumento de mais de 40kg de leite, por ano de nascimento, nos valores genéticos médios das fêmeas”, conclui o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins. Durante o lançamento do Sumário de Touros, houve a premiação do Rebanho Colaborador do Teste de Progênie que teve mais lactações encerradas em 2017, que foi a propriedade do criador Antônio Francisco Chaves. Junto com o Sumário de Touros, Embrapa e Girolando também lançaram a publicação Top 1.000 Vacas Girolando, um ranking que traz as mil vacas com o maior valor genético para a produção de leite da raça e publicado desde 2013. “A tecnologia genômica foi incorporada definitiva44

mente à avaliação das fêmeas da raça, proporcionado ao produtor maior número de informação para realizar o melhoramento genético do seu rebanho”, afirma Marcos Vinícius Silva, coordenador técnico do PMGG e pesquisador da Embrapa. Girolando no Topo- Durante a Megaleite foram premiados os três maiores vendedores de sêmen Girolando em 2017, das centrais que integram o Fundo de Investimento do PMGG. Os premiados foram: ABS-

Péricles Afonso Montezuma Júnior / Eduardo Marcelo Chaves / Rodolfo de Almeida Costa; Alta- Danilo Lima Guerra / Daniel Augusto Ribeiro Maciel / Claumi Pio Vilela Júnior; CRV Lagoa- Alessandro Magno Cambraia Esteves / José Raimundo Soares Luciano / Maurício Fernandes Barros Alves; Genex- Flávio Roberto / Carlos Humberto Spinardi / Esteio Inseminação; Semex- Fernando Campos Duarte / Erico José Petenuce / Cristiane da Silva Lopes.


45


REVISTA O GIROLANDO

DEPARTAMENTO PROVASZOOTÉCNICAS ZOOTÉCNICAS -- SERVIÇO CONTROLE LEITEIRO DEPARTAMENTO DEDE PROVAS SERVIÇODEDE CONTROLE LEITEIRO LACTAÇÕES ENCERRADAS DE MARÇO DE 2018 A JUNHO DE 2018

LACTAÇÕES ENCERRADAS DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2017 Geral neste -Período DEPARTAMENTO DE PROVASMédia ZOOTÉCNICAS SERVIÇO DE CONTROLE LEITEIRO

TRÊS MAIORES POR CLASSE - CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO EM WWW.GIROLANDO.COM.BR Nº de lactações: 582 Média: LACTAÇÕES ENCERRADAS DE- Produção MARÇO DE 9.019,26 2018 AKgJUNHO DE 2018

Média nestePeríodo Período MédiaGeral Geral neste

Média nesta categoria: Nº de Lact: 33

de lactações:570 582 -- Produção Produção Média: Kg Kg de lactações: Média:9.019,26 8.693,59 GS: 1/4 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão I (Até Nº 305Nº dias) CLASSE

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

GS: 1/4 ACEROLA - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) DA PAES LEME N/D

CR: 1/4 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

AJ

CLASSE

AA

AJ

AJ AS AS

AS

BJ BJ

BS BJ BS CJ

BS CJ CS

CJ

CS D

CS D E ED F

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

ACEROLA DA PAES LEME OMERA FARDO F. MUTUM

N/D FARDO FIV F.MUTUM

DUQUESA DICO INDIANA NOME DO ANIMAL

TPSR 0595

DICO NOME FIV CAL DO PAI

N/D

DUQUESA DICOFIV INDIANA DICO FIV CAL 2263 JAGUAR DA MEDALHA JAGUAR TE DO TE GAVIAO JAGUAR DO MILAGROSA TPSR EPTIDE FIV OMERA FARDO F. MUTUM FARDO FIV F.MUTUM GAVIAO ICA CATU N/D DIAMANTE TE DE 2339 DIAMANTE DA MEDALHA 2263 JAGUAR FIV DA FIV MEDALHA JAGUAR TE DO GAVIAO MILAGROSA MILAGROSA BRASILIA ICH NIKAMI JAGUAR JAGUAR TE DO GAVIAO JAGUAR TE DO ICA CATU FIV TEBARROT N/D MADRI AZEITONA JUNQUEIRAO N/D GAVIAO BRIGADEIRO FIV DA ICH NIKAMI JAGUAR ALVERNE JAGUAR TE DO GAVIAO LIMA JMFORTE MONTE N/D DANUBIA VAC LUANA FIV BRENDA DIAMANTE N/D DIAMANTE TE DE AZEITONA JUNQUEIRAO AVENTURA DO R.DA N/D BRASILIA RANCHO DO RO PAZ BRIGADEIRO FIV DA DANUBIA FORTE JAGUAR TE DO VAC TPSR DLENIA FIV PLATINA JR CURACA N/D GAVIAO AVENTURA DO R.DA PAZ N/D 1723INDIANA TEATRO FIV DA MEDALHA N/D FAFA TEATRO DA SILVANIA MILAGROSA CHILENA JARRO DE OURO SANTA N/D PLATINA JR CURACA JARRO DE OURO CAL JAGUAR TE DO LUZIA TPSR ESTÁTUA FIV FAFA INDIANA N/D GAVIAO LIBERDADE DESEJO AV DESEJO TE DA SILVANIA CHILENA DE OURO BONSUCESSO FAROFAJARRO VAIDOSO FIV SANTA GRF DA JARROVAIDOSO DE OURO DA CAL LUZIA GIGI BRILHANTE FIV DA MEDALHA BRILHANTE DA MEDALHA MILAGROSA SILVANIA LIBERDADE DESEJO AV MILAGROSA SILVANIA DESEJO TE DA SILVANIA BONSUCESSO ALÍCIA PINTURA BIG OG BIG FIV CAL GBEZ 3027 GOMEATINGA MATADOR DA 2M GIGI BRILHANTE FIV DA MEDALHA BRILHANTE DA JAGUAR TE DO MILAGROSA SILVANIA LETICIA FIV RX 3 BARRAS ELIANE ASTRO SASSY FIV MAUA ASTRO TE DE KUBERA GAVIAO GBEZ 3027 GOMEATINGA MATADOR DA 2M CAMINHA BIXIA GERENTE NOVA GERENTE FIV DE SUPRESA DA LAGOA SANTA TEATRO DA SILVANIA TERRA BRASILIA ELIANE ASTRO SASSY FIV MAUA ASTROMETEORO TE DE KUBERA DE GEMADA FIV METEORO TAINA DA GAMELEIRA JC GAM FELIZ FIV DO BASA CAMINHA BIXIA GERENTE NOVA GERENTE FIV DE BRASILIA TERRA BRASILIA KAMILA RADAR RADAR DOS POCOES PERPETUA BANDOLIFIV 2 M VAIDOSO DA SILVANIA TAINA DA GAMELEIRA JC FELIZ FIV DO BASA 8807 DA PALMA GABINE GABINETE RENASCER N/D GABINETE SILVANIA

RA

PROPRIETÁRIO

3.174,22 2 5.099,00 2 6.789,68 3.110,40 2 4.215,85 2 5.099,00 2 4.229,65 4.080,19 2 4.215,85 2 5.287,27 4.982,96 2

MG MG GO SP MG MGMG GO MG SP MG

5.157,88 2

MOGI MIRIM

FILHO PERES NUNES FERNANDO PATROCÍNIO EIRE ANTÔNIO ENIO DE FREITAS PRATA CARLOS CANTO PORTO 2 LÉO MACHADO ALEXÂNIAMOGI MIRIM FILHOCÉSARFERREIRA RODRIGO N. BORGES/ PARACATU ANTÔNIO CÉSAR T. NEIVA EIRE FREITAS PRATA PRATA 2 ENIO EIRE DE ENIO DE FREITAS JOSÉ RENATO CHIARI MORRINHOS RODRIGO CÉSAR N. BORGES/ 2 APARECIDA CAPRARA PEREIRA PARACATU VALENTIM GENTIL ANTÔNIO CÉSAR T. NEIVA TÚLIO SERTÃ JUNQUEIRA VOLTA GRANDE

4.080,19 22 JOSÉ RENATO CHIARI MORRINHOS 4.066,45 2 MÁRCIO LUÍS MENDONÇA GUARANI 4.834,12 VOLMER CERQUEIRA DOS SANTOS ALVIM CORDEIRO

GO RJ MG MG MGMG RJ BA SP MG MG

4.833,56

4.154,33 3.572,19 22

4.088,48 4.022,38 2 5.966,41 2 3.572,19 2 5.898,10 5.917,65 2 5.966,41 2 4.866,24 5.802,19 2 5.917,65 2 3.593,84 7.162,04 2 5.802,19 2 6.996,65 5.508,76 2 7.162,04 2 5.371,97 4.662,27 2 5.508,76 2 4.097,73 8.903,31 2 4.662,27 2 7.461,18 2 6.804,01

TÚLIO SERTÃ JUNQUEIRA 2 ODILON DE REZENDE BARBOSAVOLTA FILHOGRANDE CHÁCARA MÁRCIO EUGÊNIO LEITE DE CASTRO OLIVEIRA VOLMER CERQUEIRA DOS SANTOS CORDEIRO ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO JOSÉ 2 RAIMUNDO RIBEIRO DE MOGI MIRIM HELIÓPOLIS FILHO SANTANA MÁRCIO EUGÊNIO LEITE DE CASTRO OLIVEIRA FERNANDO PERES NUNES PATROCÍNIO 2 EIRE ENIO DE FREITAS PRATA JOSÉ RAIMUNDO RIBEIRO DE HELIÓPOLIS JOSÉ COELHO VITOR PASSOS SANTANA ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO 2 MOGI MIRIM FERNANDO NUNES PATROCÍNIO FILHO PERES ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES MARTINHO CAMPOS JOSÉ COELHO VITOR PASSOS PRATA 2 EIRE ENIO DE FREITAS EIRE ENIO DE FREITAS PRATA ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES MARTINHO CAMPOS 2 OLAVO GONÇALVES CAMPO FLORIDO CARLOS EDUARDO BUENO MAGANO SANTA BRANCA EIRE ENIO DE FREITAS PRATA JOÃO DOMINGOS GOMES DOS XAVIER 2 LUÍS GUSTAVO RABELO LUZIÂNIAPOMPÉU SANTOS CARLOS EDUARDO BUENO MAGANO SANTA BRANCA 2 RONIE LUIZ CARLOSRODRIGUES RODRIGUES DE FREITAS UBERABAPARANAÍBA JOÃO DOMINGOS GOMES DOS LUZIÂNIA SANTOS 2 TIAGOSCHUELER DO AMARAL CORRÊA LEITE HENRIQUE DE AQUINO MURIAÉ GUARIBA LUIZ CARLOS RODRIGUES UBERABABELA VISTA DE 2 RAMIZ E BRETAS LUIZ CARLOSMOREIRA BANDOLI GOMES NATIVIDADE MINAS HENRIQUE SCHUELER DE AQUINO MURIAÉ AGROPECUÁRIA PALMA LTDA LUZIÂNIARIO VERDE 2 ILDO FERREIRA

7.461,18 2 7.146,45 2 4.148,85 7.226,79 2 6.924,31 2 7.146,45 2 7.545,30 5.951,95 2

4.541,60 2 LUIZ CARLOS RODRIGUES

11.589,61 NELSON ARIZA 6.924,31 22 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA 6.636,17 2 PAULO GABRIEL REIS NADER 4.934,35 2 5.951,95 2 6.556,30 4.551,74 2 11.589,61 2

NOVATA KENYO 2584 MA PALMA PIMENTA ITATIAIA RESTIA BONITAFRISRECREIO OLHOS D AGUA

N/D N/D N/D DIEGO N/D

7.361,81 6.617,91 23

2584 PALMA LUZIA CWV BONITA IS OLHOS D AGUA MA PIMENTA UBERLANDIA LUZIA CWV MA PIMENTA VIÇOSA MA PIMENTA UBERLANDIA

N/D N/D N/D N/D N/D N/D N/D

6.955,70 7.740,80 6.617,91 3.837,44 7.740,80 3.389,62 3.837,44

MA PIMENTA VIÇOSA

N/D

CLASSE

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

CLASSE

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

GS: 1/4 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias)

4.551,74 22 6.955,70 3.674,39

3.457,35 2 3 3 2 3 2 2

UBERABA

NOVA GRANADA MURIAÉ CACONDE

ADRIANO BORGES MEIRA MARACÁS AGROPECUÁRIA LTDA DOS SANTOS LUZIÂNIALARANJAL 2 FERNANDOPALMA GONÇALVES ADRIANO OKANO ITUVERAVA NELSON ARIZA NOVA GRANADA MILA DE CARVALHO LAURINDO E 2 JOSÉ RICARDO FIUZA HORTA SÃO JOSÉPAINS DE UBÁ ADRIANO BORGES MEIRA MARACÁS CAMPOS ALVORADA DE ADRIANO OKANO ITUVERAVA AGROPECUÁRIA PALMA LTDA 2 MARCO ALEXANDRE PIMENTA LUZIÂNIA MINAS MILA DE CARVALHO LAURINDO E JOSÉ DE UBÁ MARIA HELENA FREITAS DOS SANTOS SÃO POMPÉU CAMPOS 2 AGROPECUARIA CALAMBAU LTDA ITAÚNA AGROPECUÁRIA PALMA LTDA LUZIÂNIA SANTO ANTÔNIO DO JOSÉ WANDERLEY TELLES VENTURA AVENTUREIRO MARIA HELENA FREITAS DOS SANTOS POMPÉU MARCO ALEXANDRE PIMENTA ALVORADA DE MINAS SANTO ANTÔNIO DO JOSÉ WANDERLEY TELLES VENTURA AVENTUREIRO MARCO ALEXANDRE PIMENTA ALVORADA DE MINAS MARCO ALEXANDRE PIMENTA ALVORADA DE MINAS

GG

GS: 1/4 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias)

6.172,62 7.361,81 4.934,35 22

NATIVIDADE MURIAÉ

MG

BA MG

MG SP MG MGMG MG MG MG SP MG GOMG SP MGMS GO MG SP MG RJ MG MG GO GO RJ MG

MG

AGROPECUÁRIA PALMA LTDA LUZIÂNIA GO MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA MURIAÉ MG 3 HD PATRIMONIAL LTDA HENRIQUE SCHUELER DE AQUINO MURIAÉ CORONEL PACHECOMGMG MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA MURIAÉ MG MISAEL ARTURARTUR FERREIRA VARELLAVARELLA MURIAÉ MURIAÉ MGMG 2 MISAEL FERREIRA AGROPECUÁRIA PALMA LTDA LUZIÂNIA GO

DIEGON/D N/D

H

SP

4.982,96 2 3.615,55 4.467,37 2 4.834,12 2 6.398,77 4.154,33 2 4.467,37 2 4.022,38 2

CASTANHA FUNDAO RESTIA FR RECREIO VERMELHONA ABM

H

UF

GO GO

TERRA 8807 DA PALMA N/D VALE OURO TE DA IANDARA FIV HD VALETINGUA OURO LAGLORIA REUNIDAS 14129 SILVANIA CARAVELA DA GAMELEIRA JC N/D CASTELO DE KUBERA CASTELO FIV VALE OURO TE DA IBERILDA FIV VALE OURO LAGLORIA VALE OURO TE DA VAIDOSO DA SILVANIA IANDARA FIVFIV VALE LAGLORIA BAVIERA FR OURO RECREIO SILVANIA 7863 DA PALMA N/D SILVANIA VALE OURO TE DA PRATEADA FIV SANSAO IBERILDA VALE OURO LAGLORIA C.A.SANSÃO ARTISTAFIVSANSAO FIVJGVA SABV C.A.SANSÃO SILVANIA VERMELHONA ABM N/D FLOR 7863 DAGABINETE PALMA FIV JM MONTE N/D GABINETE SILVANIA NOVATA KENYO N/D ALVERNE PRATEADA FIV SANSAO JGVA C.A.SANSÃO

N/D

UF

3.509,64 ALVES RIBEIRO PAES LEMEPORTO CACHOEIRA ANTÔNIO CARLOS CANTO 3.110,40 22 DANILO LÉO MACHADO FERREIRA ALEXÂNIA ALTA

8.903,31 CARLOSSCHUELER BANDOLIDE GOMES 7.226,79 22 LUIZ HENRIQUE AQUINO

ADOCICA ANJ

MUNICÍPIO

Média nesta categoria: Nº de Lact: 27 3.509,64 2 DANILO ALVES RIBEIRO PAES LEME CACHOEIRA ALTA GO Produção: 5.601,06 kg Produção: 5.106,14 kg PRODUÇÃO RA PROPRIETÁRIO MUNICÍPIO UF 3.174,22 2 FERNANDO PERES NUNES PATROCÍNIO MG PRODUÇÃO RA PROPRIETÁRIO MUNICÍPIO

PERPETUA VAIDOSO DA SILVANIA CARAVELA DA GAMELEIRA JC N/D CAMELIABANDOLI BARBARA CASTELO NOVA

CASTELO DE KUBERA

Produção: 5.601,06 kg

Média nesta categoria: Nº de Lact: 33

F

G

46

PRODUÇÃO

Média nesta categoria: Nº de Lact: 33

3.389,62 2 MARCO ALEXANDRE PIMENTA

Produção: 8.565,63 kg ALVORADA DE MINAS MUNICÍPIO

Média nesta categoria: Nº de Lact: 33

SP SP MG BA GO MG SP SP RJ MG BA SP GO MG RJ MG

MG

GO MG MG MG MG MG MG MG UF

Produção: 8.565,63 kg MUNICÍPIO

UF


47


G

2584 PALMA

N/D

6.955,70 2 AGROPECUÁRIA PALMA LTDA

LUZIÂNIA

GO

BONITA IS OLHOS D AGUA

N/D

6.617,91 3 MARIA HELENA FREITAS DOS SANTOS POMPÉU

MG

LUZIA CWV

N/D

7.740,80 3 JOSÉ WANDERLEY TELLES VENTURA

SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO

MG

MA PIMENTA UBERLANDIA

N/D

3.837,44 2 MARCO ALEXANDRE PIMENTA

ALVORADA DE MINAS

MG

MA PIMENTA VIÇOSA

N/D

3.389,62 2 MARCO ALEXANDRE PIMENTA

ALVORADA DE MINAS

MG

REVISTA O GIROLANDO

H

Média nesta categoria: Nº de Lact: 33

GS: 1/4 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

AJ

AS

NOME DO PAI

JAB BEYONCÉ JAGUAR

JAGUAR TE DO GAVIAO

7.804,67 2 GUSTAVO BALDUINO E OUTROS

RACHAPAU EDITE 1889 FIV

CASTELO DE KUBERA

7.294,51 2

CARINHOSA DA PAES LEME

N/D

5.678,73 2 DANILO ALVES RIBEIRO PAES LEME

CACHOEIRA ALTA

GO

JABARA BELVEDERE

N/D

9.921,87 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA

MG

PINTA ROXA BELVEDERE

N/D

9.055,96 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA GOVERNADOR VALADARES

MG

10.423,66 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

ESTRIBA RADAR FIV F.CONGONHAS RADAR DOS POCOES

BJ

BS

CS

D

E

G

H

RA

AJ AS

48

MUNICÍPIO

UF

RIBEIRÃO CORRENTE

SP

TOCANTINS

MG

MG

TPSR ESTHER

ANVAL CANADA

6.901,95 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

FB NANDEVA BAHADUR

TESTE DE PROGENIE GL 1661

6.205,45 2 MARTA DE AZEVEDO BERNARDES

VARGEM GRANDE DO SUL

SP

JAGUAR TE DO GAVIAO

9.695,88 2 NELSON ARIZA

NOVA GRANADA

SP

N/D

7.101,15 2 LUCIANO PAIVA NOGUEIRA ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO 6.709,36 2 FILHO

SETE LAGOAS

MG

MOGI MIRIM

SP MG

BÉLGICA FIV DA FAZENDA SAO PEDRO DADIVA LPN

JAGUAR TE DO GAVIAO

WERONICA MAJOR FIV DO BIBIANO MAJOR TE DOS POCOES

7.921,24 2 JESUS DA SILVA LIMÍRIO

SANTO ANTÔNIO DO MONTE

BANDEIJA EXPOENTE FUNDÃO

EXPOENTE DE BRASILIA

7.254,56 2 JOSÉ RICARDO FIUZA HORTA

PAINS

MG

INVEJOSA SANSAO FIV TS DA MUQUEM

C.A.SANSÃO

6.984,95 2 ILDO FERREIRA

RIO VERDE

GO

VITORIA BANDOLI

ASTRO TE DE KUBERA

11.190,30 2 LUIZ CARLOS BANDOLI GOMES

NATIVIDADE

RJ

MISS BELA FIV TEBARROT

C.A.SANSÃO

10.963,93 2 RUBENS APARECIDO CÂMARA JÚNIOR CAFELÂNDIA

SP

REUNIDAS HD PALMA

N/D

ZUMBIRA BANDOLI

N/D

KREMA FARDO F MUTUM

FARDO FIV F.MUTUM

NINA FIV BANDOLI

VAIDOSO DA SILVANIA

PERFIRIA BELVEDERE

N/D

FINITA BELVEDERE

ESTRELINHA DA FJAO

N/D VALE OURO TE DA SILVANIA N/D

REGATA INDIANA

N/D

ALICIA RADAR DLS PANTANAL

RADAR DOS POCOES

HELENITA FIV ALEGRE

TEATRO DA SILVANIA

MA PIMENTA TIETA

N/D

HYLLARI LAGLORIA

8.515,21 2 HD PATRIMONIAL LTDA 10.013,16 2 LUIZ CARLOS BANDOLI GOMES

CORONEL PACHECO

MG

NATIVIDADE

RJ

9.771,66 2 LÉO MACHADO FERREIRA

ALEXÂNIA

GO

8.916,26 2 LUIZ CARLOS BANDOLI GOMES

NATIVIDADE

RJ

10.791,65 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA

MG

10.618,28 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA

MG

8.528,20 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

8.752,16 2 JOSÉ ANTÔNIO DE OLIVEIRA

FRUTAL

MG

8.409,57 2 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

TERENOS

MS

CAPINÓPOLIS

MG

7.325,60 2 MARCO ALEXANDRE PIMENTA

ALVORADA DE MINAS

MG

TEATRO DA SILVANIA

7.191,70 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

724 C RIACHO BR

N/D

8.734,80 2 JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

ALEMANHA BELVEDERE

N/D

8.620,89 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA

MG

ADRIANA NASCENTE DO TIJUCO

N/D

6.820,93 2 LIBERO DELALIBERA

UBERABA

MG

6.566,65 2 DENILSON LIMA DE SOUZA WINSTON FREDERICO ALMEIDA 13.620,15 2 DRUMOND

Média nesta categoria: Nº de Lact: 10 Produção: 5.531,33 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

PINTURA DICO INDIANA

DICO FIV CAL

6.803,03 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

TINTA SANSAO FIV BOA FE

C.A.SANSÃO DIAMANTE TE DE BRASILIA DIAMANTE TE DE BRASILIA DIAMANTE TE DE BRASILIA HARGO KUBERA MODELO TE DE BRASILIA

5.152,84 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

6.990,85 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

4.706,43 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

3.747,98 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

4.443,35 2 FÁBIO PEREIRA GUIMARÃES LIDIANA PEREIRA BARROZO 9.247,37 2 GUIMARÃES

CURVELO

MG

RIO VERDE

GO

ROSELY DIAMANTE BOA FE RAFAELA DIAMANTE FIV BOA FE

BJ

PALHA DIAMANTE FIV BOA FE

CJ

0200 HARGO FIV GRUPO GUIA INVENTADA MODELO FIV TS DA MUQUEM

CS

GERALDO MAGELA DOS SANTOS NEVES

8.360,82 2 RICARDO RODRIGUES BOECHAT

GS: 1/4 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

PROPRIETÁRIO

JAGUAR TE DO GAVIAO

IABA FIV VALE OURO LAGLORIA

F

PRODUÇÃO

TPSR DOMET FIV

TPSR DÍBIA FIV

CJ

Produção: 8.565,63 kg

NOME DO ANIMAL

PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF


IDEOLOGIA CASTELO BOA FE

D

CASTELO DE KUBERA

5.103,62 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

AJ

MG

JESSICA FIORE

N/D

4.678,27 2 MARCOS CORTELETTI

SANTA TERESA

ES

ISIS MAJOR FIV TS DA MUQUEM

MAJOR TE DOS POCOES

4.439,50 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

Média nesta categoria: Nº de Lact: 9

GS: 1/4 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

CONQUISTA

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

BONITA DICO INDIANA

DICO FIV CAL

RACHAPAU EDNA 1890 FIV

NOBRE TE DA CAL

Produção:8.493,92 kg PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

10.568,18 3 FERNANDO PERES NUNES

MUNICÍPIO

PATROCÍNIO

UF

MG

4.593,66 2 JOSÉ GABRIEL DE SOUZA MACHADO

RIO DAS FLORES

RJ

9.576,22 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

6.499,92 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

BJ

FICANTE TABU FIV BIANCA RS DO TABU TE DA CAL RANCHO ALEGRE FACHADA TABU FIV BIANCA RS DO TABU TE DA CAL RANCHO ALEGRE

CS

ALFY CAYUABA GABINETE NIRVANA GABINETE SILVANIA

9.517,78 2 CAYUABA GENÉTICA E PEC. LTDA.

ENTRE RIOS DE MINAS

MG

D

GRAXA TEATRO FIV DA BOA FE

TEATRO DA SILVANIA

5.881,21 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

TUNISIA JAGUAR FIV WTF DA ESTIVA

JAGUAR TE DO GAVIAO

GUARANI

MG

CONCEIÇÃO DO PARÁ

MG

GUARANI

MG

E G

905 LR DA CACHOEIRINHA

VALE OURO TE DA SILVANIA

GARCA BUZIOS WTF DA ESTIVA

BUZIOS TE DE KUBERA

13.492,65 2 WALDIR TOLEDO FURTADO 4.226,61 2 ROBERTO MARTINS DE ANDRADE 12.089,02 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

Média nesta categoria: Nº de Lact: 31

GS: 3/8 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

Produção: 5.858,81 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

AA

SALETE SM PANTANAL

N/D

3.378,96 2 SANDRO ANTÔNIO MACIEL

MIRANDA

MS

AJ

LUNETA 290 AV BONSUCESSO

N/D

4.608,88 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

CAMPESTRE CAL

5.016,43 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

CAMPESTRE CAL

4.654,37 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

N/D

3.859,51 3 JOSÉ HENRIQUE GUIMARÃES

UBERLÂNDIA

MG

OTTON FIV PALMA

5.727,39 2 JOSÉ MÁRCIO CASARIN HENRIQUES

GUARANI

MG

AMOR FARTURA

JUBILEU SILVANIA

4.876,98 2 ADELINO JUNQUEIRA FRANCO NETO

REDENÇÃO

PA

ESTUFA FARDO DA GAMELEIRA JC

FARDO FIV F.MUTUM

4.492,91 2 HENRIQUE SCHUELER DE AQUINO

MURIAÉ

MG

MINISTRA 639 MOGIANA

N/D

7.089,26 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

6.521,19 2 JOSÉ MÁRCIO CASARIN HENRIQUES

GUARANI

MG

6.129,98 2 JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

AS

BJ

BS

CJ

CS

D

E

MARATONA CAMPESTRE AV BONSUCESSO MARTA ROCHA CAMPESTRE AV BONSUCESSO VILENA ONCA CANELA OTTON JM NOVO HORIZONTE

PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF

1831 JCRF

TESTE DE PROGENIE GL 1519 N/D

FORMOSA CASTELO GAP PARAISO

CASTELO DE KUBERA

9.572,00 2 GERALDO ANTÔNIO DE PAIVA

SILVEIRÂNIA

MG

LUZ DA NOITE AV BONSUCESSO

JUBILEU SILVANIA

7.140,55 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

LARA RF SAO FRANCISCO

TESTE DE PROGENIE GL 1629

5.158,89 2 RODRIGO REIS FERRAZ

VOLTA GRANDE

MG

JOIA DA GAMELEIRA JC

FELIZ FIV DO BASA

5.788,81 2 HENRIQUE SCHUELER DE AQUINO

MURIAÉ

MG

MARAGATA MAESTRO 5957 JM MONTE ALVERNE REUNIDAS HD CALIFORNIA FAFA DE BELEM 170 AV BONSUCESSO

MAESTRO TE F.MUTUM N/D

5.365,95 2 MÁRCIO LUÍS MENDONÇA ALVIM

GUARANI

MG

4.563,66 2 HD PATRIMONIAL LTDA

CORONEL PACHECO

MG

N/D

9.719,93 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

BORDADA DF AGROPECUARIA

TEATRO DA SILVANIA

9.020,79 2

SÉRGIO REIS PEIXOTO E VERÔNICA APARECIDA R. F. PEIXOTO

EUGENÓPOLIS

MG

LANA MODELO SV

MODELO TE DE BRASILIA

8.506,58 2

SÉRGIO REIS PEIXOTO E VERÔNICA APARECIDA R. F. PEIXOTO

EUGENÓPOLIS

MG

GEMADA H.F.L GIROMATA

N/D

MERCÊS

MG

MORENA NAPOLITANO MFG

NAPOLITANO TE DA CAL

APVARP - ASSOCIAÇÃO DOS 7.072,23 2 PRODUTORES DO VALE DO RIO POMBA 6.071,72 2 MÁRCIO FURTADO GRANATO

PIRAÚBA

MG

BANQUETA JM NOVO HORIZONTE

49


AA

SALETE SM PANTANAL

N/D

3.378,96 2 SANDRO ANTÔNIO MACIEL

MIRANDA

MS

AJ

LUNETA 290 AV BONSUCESSO

N/D

4.608,88 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

CAMPESTRE CAL

5.016,43 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

CAMPESTRE CAL

4.654,37 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

N/D

3.859,51 3 JOSÉ HENRIQUE GUIMARÃES

UBERLÂNDIA

MG

OTTON FIV PALMA

5.727,39 2 JOSÉ MÁRCIO CASARIN HENRIQUES

GUARANI

MG

AMOR FARTURA

JUBILEU SILVANIA

4.876,98 2 ADELINO JUNQUEIRA FRANCO NETO

REDENÇÃO

PA

ESTUFA FARDO DA GAMELEIRA JC

FARDO FIV F.MUTUM

4.492,91 2 HENRIQUE SCHUELER DE AQUINO

MURIAÉ

MG

MINISTRA 639 MOGIANA

N/D

7.089,26 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

6.521,19 2 JOSÉ MÁRCIO CASARIN HENRIQUES

GUARANI

MG

6.129,98 2 JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

MARATONA CAMPESTRE AV BONSUCESSO MARTA ROCHA CAMPESTRE AV BONSUCESSO VILENA ONCA CANELA OTTON JM NOVO HORIZONTE

REVISTA O GIROLANDO

AS

BJ

BS

CJ

CS

D

E

F

G

H

1831 JCRF

TESTE DE PROGENIE GL 1519 N/D

FORMOSA CASTELO GAP PARAISO

CASTELO DE KUBERA

9.572,00 2 GERALDO ANTÔNIO DE PAIVA

SILVEIRÂNIA

MG

LUZ DA NOITE AV BONSUCESSO

JUBILEU SILVANIA

7.140,55 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

LARA RF SAO FRANCISCO

TESTE DE PROGENIE GL 1629

5.158,89 2 RODRIGO REIS FERRAZ

VOLTA GRANDE

MG

JOIA DA GAMELEIRA JC

FELIZ FIV DO BASA

5.788,81 2 HENRIQUE SCHUELER DE AQUINO

MURIAÉ

MG

MARAGATA MAESTRO 5957 JM MONTE ALVERNE REUNIDAS HD CALIFORNIA FAFA DE BELEM 170 AV BONSUCESSO

MAESTRO TE F.MUTUM N/D

5.365,95 2 MÁRCIO LUÍS MENDONÇA ALVIM

GUARANI

MG

4.563,66 2 HD PATRIMONIAL LTDA

CORONEL PACHECO

MG

N/D

9.719,93 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

BORDADA DF AGROPECUARIA

TEATRO DA SILVANIA

9.020,79 2

SÉRGIO REIS PEIXOTO E VERÔNICA APARECIDA R. F. PEIXOTO

EUGENÓPOLIS

MG

LANA MODELO SV

MODELO TE DE BRASILIA

8.506,58 2

SÉRGIO REIS PEIXOTO E VERÔNICA APARECIDA R. F. PEIXOTO

EUGENÓPOLIS

MG

GEMADA H.F.L GIROMATA

N/D

APVARP - ASSOCIAÇÃO DOS 7.072,23 2 PRODUTORES DO VALE DO RIO POMBA

MERCÊS

MG

6.071,72 2 MÁRCIO FURTADO GRANATO

PIRAÚBA

MG

BANQUETA JM NOVO HORIZONTE

ELEITA RF SAO FRANCISCO

NAPOLITANO TE DA CAL N/D

5.865,43 2 RODRIGO REIS FERRAZ

VOLTA GRANDE

MG

ELBA RAMALHO AV BONSUCESSO

LACTEO TE CAL

6.777,07 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

HEROINA GENGIS KHAN RF S.FRANCISCO

GENGIS KHAN DE BRASILIA

5.290,31 2 RODRIGO REIS FERRAZ

VOLTA GRANDE

MG

PONTE PRETA SL CACHOEIRINHA

N/D

5.239,77 2 SÉRGIO FRANÇA LEÃO

CACHOEIRA DA PRATA

MG

MOV FORMOSA

N/D

5.903,77 2 FABIANO CAMPOS DA MATA

RESENDE COSTA

MG

MA PIMENTA REALEZA

N/D

4.316,86 2 MARCO ALEXANDRE PIMENTA

ALVORADA DE MINAS

MG

MORENA NAPOLITANO MFG

MANDIUVA KENYO

N/D

3.999,56 2 ADRIANO OKANO

ITUVERAVA

SP

4402 RIACHO BR

N/D

4.971,09 2 JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

MA PIMENTA ROXA

N/D

4.922,36 2 MARCO ALEXANDRE PIMENTA

ALVORADA DE MINAS

MG

Média nesta categoria: Nº de Lact: 33

GS: 3/8 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

SUÉCIA SL CACHOEIRINHA

CASTELO DE KUBERA

Produção: 8.622,50 kg PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

7.372,31 2 SÉRGIO FRANÇA LEÃO

MUNICÍPIO

CACHOEIRA DA PRATA

UF

MG

AJ

BARCELONA DO PEDRO MOREIRA

N/D

6.671,07 2 EUTÁLIO MARCIO DA SILVA

POMPÉU

MG

N/D

6.026,47 3 JOSÉ HENRIQUE GUIMARÃES

UBERLÂNDIA

MG

AS

UNHA ONCA JARRETEIRA 4512-1 EMBRAPA GADO DE LEITE ALICIA BELVEDERE JESEBEL DA JCS C.BONITA

CHARUTO CAL

SAMAMBAIA STA LUZIA CAPONA OTTON JM NOVO HORIZONTE MATILHA 6176 BRILHANTE JM MONTE ALVERNE 413 URUAÇU DO IBITYRA

N/D

GBEZ 3035 GOMEATINGA

BJ

BS

50 CJ

BAZUAH TE DE KUBERA

10.510,36 3 HD PATRIMONIAL LTDA

GOIANÁ

MG

N/D

10.302,77 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA SANTO ANTÔNIO DO MONTE JOÃO PINHEIRO

MG

7.289,05 2 JOSÉ MÁRCIO CASARIN HENRIQUES

GUARANI

MG

5.561,64 2 MÁRCIO LUÍS MENDONÇA ALVIM

GUARANI

MG

7.198,42 2 JOSÉ RONALDO LOPES

MIRASSOL

SP

JAGUAR TE DO GAVIAO

6.414,70 2 CARLOS EDUARDO BUENO MAGANO

SANTA BRANCA

SP

PANICULA HARUS FEROLLA

HARUS FIV

5.546,03 2 PAULO FEROLLA DA SILVA

UBERABA

MG

FOLHA DO PEDRO MOREIRA

N/D

8.225,78 2 EUTÁLIO MARCIO DA SILVA

POMPÉU

MG

LEITURA AV BONSUCESSO

JUBILEU SILVANIA

7.027,79 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

OTTON FIV PALMA BRILHANTE DA SILVANIA N/D

8.519,33 2 JESUS DA SILVA LIMÍRIO 12.123,98 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

MG MG


BJ

BS

CJ

SAMAMBAIA STA LUZIA CAPONA OTTON JM NOVO HORIZONTE MATILHA 6176 BRILHANTE JM MONTE ALVERNE 413 URUAÇU DO IBITYRA

N/D

GBEZ 3035 GOMEATINGA

JAGUAR TE DO GAVIAO

D

E

F

G

H

BRILHANTE DA SILVANIA N/D

JOÃO PINHEIRO

MG

7.289,05 2 JOSÉ MÁRCIO CASARIN HENRIQUES

GUARANI

MG

5.561,64 2 MÁRCIO LUÍS MENDONÇA ALVIM

GUARANI

MG

7.198,42 2 JOSÉ RONALDO LOPES

MIRASSOL

SP

6.414,70 2 CARLOS EDUARDO BUENO MAGANO

SANTA BRANCA

SP

PANICULA HARUS FEROLLA

HARUS FIV

5.546,03 2 PAULO FEROLLA DA SILVA

UBERABA

MG

FOLHA DO PEDRO MOREIRA

N/D

8.225,78 2 EUTÁLIO MARCIO DA SILVA

POMPÉU

MG

LEITURA AV BONSUCESSO

JUBILEU SILVANIA

7.027,79 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

FESTA MAESTRO 5956 JM MONTE ALVERNE

6.492,00 2 MÁRCIO LUÍS MENDONÇA ALVIM

GUARANI

MG

9.347,31 2 WANDER CAMPOS MARCOS

GUARANI

MG

PUMA 443 I2 VARGINHA

MAESTRO TE F.MUTUM PIONEIRO BEM FEITOR TE DA CAL N/D

9.010,21 2 IVAN LEÃO FRANÇA

SETE LAGOAS

MG

DANONA CABIDE ITUVERAVA

CABIDE FIV KENYO

6.793,01 2 MILTON OKANO

ITUVERAVA

SP

BAURU DA BELVEDERE

UIRACHUE CAL

12.090,39 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

1565 VALE OURO JCRF

VALE OURO TE DA SILVANIA

11.949,36 2 JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

RIO POMBA

MG

GARDENIA DO ALBERGARIA

CS

OTTON FIV PALMA

12.123,98 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

APVARP - ASSOCIAÇÃO DOS 11.301,80 2 PRODUTORES DO VALE DO RIO POMBA 10.405,54 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

BRAMA M.R.R. GIROMATA

N/D

PANTERA BELVEDERE

N/D

FELIXLÂNDIA

MG

1038 DA FAZENDA SAO PEDRO IRACEMA TEATRO RF SAO FRANCISCO

N/D

7.348,05 2 JOÃO PEREZ SOLER

TERENOS

MS

TEATRO DA SILVANIA

5.957,66 2 RODRIGO REIS FERRAZ

VOLTA GRANDE

MG

CATIA M.R.R. GIROMATA

N/D

RIO POMBA

MG

ATHINA DM

ENLEVO SILVANIA

9.845,06 2 JOSÉ CARLOS DA MATA

PINDAMONHANGABA

SP

0437 SCCJ

N/D

9.573,33 2 SILVIO DE CASTRO CUNHA JUNIOR

CAMPO FLORIDO

MG

CHUMBADA IS OLHOS D AGUA

N/D

SARAMANDAIA BELVEDERE

N/D

9.926,26 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA

PALOMA MITU

N/D

6.679,51 2 MILTON OKANO

ITUVERAVA

SP

CAMPISTA BELVEDERE

N/D

FELIXLÂNDIA

MG

TAILANDIA SINO 3R STT

SINO 3R BELO MONTE

TAPIRA

MG

FORMIGUINHA FA DA SERRA

N/D

8.402,56 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES ANNA MARIA BORGES CUNHA 7.261,15 2 CAMPOS 7.148,35 2 FRANCISCO SALES PERES ABREU

VOLTA GRANDE

MG

APVARP - ASSOCIAÇÃO DOS 14.360,26 2 PRODUTORES DO VALE DO RIO POMBA

11.860,87 2 MARIA HELENA FREITAS DOS SANTOS POMPÉU

MG

Média nesta categoria: Nº de Lact: 6

GS: 3/8 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

MG

Produção: 6.724,97 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

AS

ALGEMA FIORE

FIORE BM MASCOTE TE

6.564,36 2 MARCOS CORTELETTI

D

N/D

6.319,67 2

E

BARCELONA FAZENDA SÃO VICENTE INVEJOSA FIORE

N/D

MARIA CRISTINA MEDEIROS GUIMARÃES 5.596,45 2 MARCOS CORTELETTI

MUNICÍPIO

UF

SANTA TERESA

ES

VALENÇA

RJ

SANTA TERESA

ES

F

CALIFORNIA INDEPENDENCIA

N/D

8.939,12 2 JOSÉ GABRIEL DE SOUZA MACHADO

RIO DAS FLORES

RJ

G

DOLORES FIORE

N/D

5.837,18 2 MARCOS CORTELETTI

ES

H

FAZENDA ROUXINOL 3L

N/D

7.093,06 2 LUCRÉCIO PARREIRA VASCONCELOS

SANTA TERESA MONTE ALEGRE DE MINAS

Média nesta categoria: Nº de Lact: 5

GS: 3/8 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

AJ

1808 RICANATA

N/D

AS

ECLIPSE IC PONTAL

NERO FIV 2B

BS

BELINHA STA LUZIA

E G

Produção: 10.862,28 kg PRODUÇÃO

RA

AA

MUNICÍPIO

UF

AREIAS

SP

FERROS

MG

N/D

JOÃO PINHEIRO

MG

ITALIA JAGUAR WTF DA ESTIVA

JAGUAR TE DO GAVIAO

14.112,56 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

RICA BUZIOS WTF DA ESTIVA

BUZIOS TE DE KUBERA

12.026,70 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

Média nesta categoria: Nº de Lact: 36 Produção: 9.827,09 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

TPSR FORMOSURA FIV

LARCREST CANCUN-ET

9.472,80 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

0688 UBERE AGROPECUARIA

N/D CHARLESDALE SUPERSTITION-ET

8.206,11 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

RIO VERDE

GO

8.055,16 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

FAROFA SUPER DA SIANINHA

AJ

PROPRIETÁRIO

9.498,75 3 AVELINO ANTUNES JOSÉ AFONSO BICALHO BELTRÃO DA 8.148,04 3 SILVA 10.525,35 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

GS: 1/2 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

MG

PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF

SP

TPSR FOFUXA FIV

DE-SU GILLESPY-ET

10.326,75 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

TPSR FEROZ FIV

DE-SU GILLESPY-ET

9.874,66 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

51


GS: 3/8 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

NOME DO ANIMAL

ALGEMA FIORE AS REVISTA O GIROLANDO

NOME DO PAI

FIORE BM MASCOTE TE

Produção: 6.724,97 kg PRODUÇÃO

RA

6.564,36 2 MARCOS CORTELETTI

N/D

MARIA CRISTINA MEDEIROS 6.319,67 2 GUIMARÃES 5.596,45 2 MARCOS CORTELETTI

MUNICÍPIO

SANTA TERESA

UF

ES

E

BARCELONA FAZENDA SÃO VICENTE INVEJOSA FIORE

F

CALIFORNIA INDEPENDENCIA

N/D

8.939,12 2 JOSÉ GABRIEL DE SOUZA MACHADO

RIO DAS FLORES

RJ

G

DOLORES FIORE

N/D

5.837,18 2 MARCOS CORTELETTI

ES

H

FAZENDA ROUXINOL 3L

N/D

7.093,06 2 LUCRÉCIO PARREIRA VASCONCELOS

SANTA TERESA MONTE ALEGRE DE MINAS

D

N/D

CLASSE

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

AJ

1808 RICANATA

N/D

AS

ECLIPSE IC PONTAL

NERO FIV 2B

BS

BELINHA STA LUZIA

E G

AA

RA

N/D

JOÃO PINHEIRO

MG

ITALIA JAGUAR WTF DA ESTIVA

JAGUAR TE DO GAVIAO

14.112,56 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

RICA BUZIOS WTF DA ESTIVA

BUZIOS TE DE KUBERA

12.026,70 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

NOME DO ANIMAL

Média nesta categoria: Nº de Lact: 36

NOME DO PAI

MUNICÍPIO

UF

LARCREST CANCUN-ET

9.472,80 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

8.206,11 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

RIO VERDE

GO

8.055,16 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

TPSR FOFUXA FIV

DE-SU GILLESPY-ET

10.326,75 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

TPSR FEROZ FIV

DE-SU GILLESPY-ET

9.874,66 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

CHARLESDALE SUPERSTITION-ET EILDON-TWEED SUPER CHAP-ET

9.839,79 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

10.731,19 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

TPSR ERDADE FIV

DE-SU GILLESPY-ET

10.552,95 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

SHA IGUATEMI FARAOH 2953 FIV

FARAOH TE KUBERA

10.200,14 2 WLADIMIR ANTÔNIO PUGGINA

ALFENAS

MG

10.546,29 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E 10.013,93 2 OUTROS

ARCOS

MG

PASSOS

MG

HONRA FIV CAL

DE-SU D MAYFIELD 893ET LADYS-MANOR WILDMAN-ET

PRENDA ATWOOD MW DA POVARIN AKIRA SHAMROCK MW DA POVARIN

MAPLE-DOWNS-I G W ATWOOD ET LADYS-MANOR PL SHAMROCK-ET REGANCREST S AURORA FIV BRAXTON OG BRAXTON ET MORNINGVIEW ENARA ALTA TOYOTA FIV M.VERDE ALTATOYOTA TPSR DÍTANA

ESTRELA SBA

CLARICE AVALON DA SIANINHA

JAGUAR TE DO GAVIAO MS ATLEES SHT AFTERSHOCK - ET PARADISE-DND SPARTA ET N/D LADYS-MANOR WILDMAN-ET FARNEAR-TBR ALTAAVALON-ET

9.965,06 2 JOSÉ COELHO VITOR

11.688,80 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

10.682,92 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

10.233,10 2 OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

13.162,92 3 JOSÉ WANDERLEY TELLES VENTURA

SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO

MG

10.522,25 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

10.493,37 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

12.014,05 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA MINEIROS

GO

9.394,27 2 JOSÉ ROBERTO ROLAND DE OLIVEIRA

UBERABA

MG

11.722,27 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

HORNLAND JAYZ-ET

BOLEIRA PERA LEGEND FIV DA PALMA GAROA BELU

RA-MAR-LAND LEGENDTW N/D

12.852,93 2 RODRIGO AFONSO ROSSI

MORANGA CANOAS

N/D

11.106,55 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO

1516 JCRF

N/D MORNINGVIEW MISCHIEF-ET C.A.PALADINO IN

ICH JANARA PALADINO J.E.L.RANCHO GRANDE MAJOR ELIDA HISPANICA FIV

MAJOR TE DOS POCOES

MG

9.416,82 2 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

JOVELA FIV JAYZ-ET LAGLORIA

CENTENARIO FIV JANGADA

F

PROPRIETÁRIO

N/D CHARLESDALE SUPERSTITION-ET

AMIGA WILDMAN FIV V ROLAND

E

RA

TPSR FORMOSURA FIV

ALADA DA BELVEDERE

D

Produção: 9.827,09 kg PRODUÇÃO

0688 UBERE AGROPECUARIA

TPSR 0332 DALVA FIV

CS

UF

MG

PRENDA FIV BRADLEY SANTA LUZIA ROCKALLI BRADLEY

CJ

MUNICÍPIO

FERROS

TPSR ELENITA FIV

BS

PROPRIETÁRIO

SP

ECOLOGIA CHAP DA SIANINHA

BJ

MG

AREIAS

FIDALGA SUPER DA SIANINHA

AS

ES

9.498,75 3 AVELINO ANTUNES JOSÉ AFONSO BICALHO BELTRÃO DA 8.148,04 3 SILVA 10.525,35 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

FAROFA SUPER DA SIANINHA

AJ

RJ

SANTA TERESA

Produção: 10.862,28 kg PRODUÇÃO

GS: 1/2 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

VALENÇA

Média nesta categoria: Nº de Lact: 5

GS: 3/8 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias)

52

PROPRIETÁRIO

8.951,77 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

8.885,91 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO SP MG

10.344,99 2 JOSÉ COELHO DA ROCHA

CAÇAPAVA SANTO ANTÔNIO DO MONTE MORRO DA GARÇA

10.655,87 2 OLAVO GONÇALVES

MG

CAMPO FLORIDO

MG

8.808,83 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

8.633,53 2 MARCELLO MAMEDES DOS SANTOS

BELA VISTA DE GOIÁS

GO


53


BOLEIRA PERA LEGEND FIV DA PALMA GAROA BELU

E

11.106,55 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO

N/D MORNINGVIEW MISCHIEF-ET C.A.PALADINO IN

SP MG

10.344,99 2 JOSÉ COELHO DA ROCHA

CAÇAPAVA SANTO ANTÔNIO DO MONTE MORRO DA GARÇA

10.655,87 2 OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

8.808,83 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

MAJOR TE DOS POCOES

8.633,53 2 MARCELLO MAMEDES DOS SANTOS

BELA VISTA DE GOIÁS

GO

PITANGA GORDON RENASCER

VARGEM ALEGRE PRINCE GORDON

8.158,47 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

RIO VERDE

GO

REUNIDAS HD CRUZADA

CASTELO DE KUBERA

6.278,38 2 JORGE LUÍS PEREIRA DE SOUZA

MIRACEMA

RJ

6.266,27 2 JOSÉ CARLOS DA MATA

PINDAMONHANGABA

SP

8.963,40 2 GERALDO ANTÔNIO DE PAIVA

SILVEIRÂNIA

MG

VOLTA GRANDE

MG

TRÊS PONTAS

MG

CENTENARIO FIV JANGADA ICH JANARA PALADINO J.E.L.RANCHO GRANDE MAJOR ELIDA HISPANICA FIV

ESTAMPA DM PRINCESA GAP PARAISO

H

N/D

GO

1516 JCRF

G

12.852,93 2 RODRIGO AFONSO ROSSI

MORRINHOS

REVISTA O GIROLANDO MORANGA CANOAS

F

RA-MAR-LAND LEGENDTW N/D

VINDOURO TE SILVANIA N/D

8.885,91 2 JOSÉ RENATO CHIARI

CIDA SJ LALU

N/D

LUIZ CLÁUDIO BASTOS DE 8.479,68 2 MOURA/VERA MARIA SALGADO REIS

VARGINHA DO R.GRANDE

N/D

8.273,01 3 JOSÉ CARLOS DOS REIS

Média nesta categoria: Nº de Lact: 36

GS: 1/2 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

NOME DO ANIMAL

ULTIMA FIV BRADNICK DOS IPES

AA

ANAH FIV ALEXANDER BELVEDERE BARELA LANCOME BELVEDERE

AJ

DE-SU GILLESPY-ET

DENGOSA 1 FIV ATWOOD GIROLANDO SÃO RAFAEL

MAPLE-DOWNS-I G W ATWOOD ET PALMCREST MONUMENT-ET SULLY HART MERIDIANET MODELO TE DE BRASILIA LADYS-MANOR PL SHAMROCK-ET N/D SEAGULL-BAY SUPERSIRE-ET MORNINGVIEW ALTATOYOTA

SALOBO NANA FIV ISAURA FIV DONA MINERVA HALITA FIV CAL

BJ

AVISADA DA FJAO ESCOLHA SUPERSIRE FIV F.CONGONHAS CAROLYN GV5 RACHAPAU CANÇÃO 1713 FIV

BS

F

UF

12.223,56 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA

MG

10.685,72 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA

MG

10.630,00 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA

MG

14.166,62 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

12.318,41 2 ROBERTO DE AZEVEDO REZENDE

ANDRELÂNDIA

MG

MOGI MIRIM

SP

JOÃO PINHEIRO

MG

11.898,92 2

ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO FILHO

13.648,17 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

12.137,42 2 RUBENS APARECIDO CÂMARA JÚNIOR CAFELÂNDIA ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E OUTROS 11.657,06 3 JOSÉ ANTÔNIO DE OLIVEIRA 12.080,66 2

SP

ARCOS

MG

FRUTAL

MG

11.258,41 2 ILDO FERREIRA

RIO VERDE

GO

11.131,53 2 LÉO MACHADO FERREIRA

ALEXÂNIA

GO

14.113,56 3 VITOR CEZAR VELLOZO

MERCÊS

MG

13.568,91 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

N/D

15.190,50 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO

FANIH SENTRY MONTE AZUL

EASTVIEW SENTRY-ET

12.918,67 3 ROBERTO MARTINS VILLELA

FUTRICA MEGATON OG

SHADYCREST-H MEGATON-ET

12.246,91 2 OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

QUELINHA EVERETT FIV 2B

NOR-BERT EMERSON EVERETT-ET

19.170,14 3

FERROS

MG

DITA DIAMOND CANOAS

DIAMOND-OAK AWARD

14.306,20 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO

ACAI CANOAS

N/D

13.508,91 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO

FEITORA FIV CAL

SEVILHA CAPRIO DO INDAYA

54

MUNICÍPIO

3606 SERRA AZUL

FLORISTA FIV CAL

E

PROPRIETÁRIO

MORRO DA GARÇA SANTO ANTÔNIO DO MONTE PONTES E LACERDA

BELGICA WILDMAN FIV PONTA NEGRA FAÇANHA MONTE AZUL

D D

RA

1697 JCRF ILEGAL

TPSR DY

ALEGORIA LASS OG

CS

TEATRO DA SILVANIA

Produção: 12.631,62 kg PRODUÇÃO

PALMCREST MONUMENT-ET VALE OURO TE DA SILVANIA KLASSIC LABRON LASS ET LADYS-MANOR WILDMAN-ET MR CHASSITY GOLD CHIP-ET LADYS-MANOR WILDMAN-ET LADYS-MANOR WILDMAN-ET ILEGAL DA PALMA

CURRAL QUEIMADO ADRIANA FIV

CJ

REGANCREST-GV S BRADNICK- ET GOLDEN-OAKS ST ALEXANDER-ET KELLERCREST LANCOME-ET

TPSR EMPREITEIRA FIV

TPSR EDUENDY FIV

AS

NOME DO PAI

MG

TURQUESA MEGATON OG LUMINOSA BAC

BOCAINA SKYCHIEF SASSY CAPRIO-TE SHADYCREST-H MEGATON-ET N/D

12.822,11 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

13.054,50 2 OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

12.926,83 2 JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA

PARAOPEBA

MG

11.933,38 3 ROBERTO MARTINS VILLELA

CACHOEIRA DOURADA

MG

ARCOS

MG

ARCOS

MG MG

ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E 16.002,83 2 OUTROS ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E 13.993,79 2 OUTROS 13.396,91 2 JOSÉ COELHO DA ROCHA

JOSÉ AFONSO BICALHO BELTRÃO DA SILVA

13.965,71 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO

SANTO ANTÔNIO DO MONTE SANTO ANTÔNIO DO MONTE SANTO ANTÔNIO DO MONTE

MG MT

MG MG MG

12.234,95 2 OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

12.044,12 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP


E

QUELINHA EVERETT FIV 2B

NOR-BERT EMERSON EVERETT-ET

19.170,14 3

DITA DIAMOND CANOAS

DIAMOND-OAK AWARD

14.306,20 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO

ACAI CANOAS

N/D

13.508,91 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO

SEVILHA CAPRIO DO INDAYA

F

G

TURQUESA MEGATON OG

13.965,71 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO

BS

CAMPO FLORIDO

MG

INTEGRALAT FIV AZ 0854

N/D

12.626,22 3 ROBERTO MARTINS VILLELA

CACHOEIRA DOURADA

MG

12.292,09 2 JOSÉ ANTÔNIO MIGUEL NETO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA

SP

11.181,59 2 LÉO MACHADO FERREIRA

ALEXÂNIA

GO

10.143,61 2 JOSÉ ANTÔNIO MIGUEL NETO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA

SP

9.008,88 3 JOSÉ CARLOS DOS REIS

TRÊS PONTAS

MG

8.250,38 2 MARCOS JOSÉ DE PAIVA

LAVRINHAS

SP

CATARINA DO R.GRANDE

SHADYCREST-H MEGATON-ET SHADYCREST-H MEGATON-ET VAN-ACRES SHADYWAY NIKE N/D

PITANGA DA CAPELA PAIVA

N/D

JAMN 204

Média nesta categoria: Nº de Lact: 32

NOME DO PAI

RIQUEZA STA LUZIA

N/D

8.409,08 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

DIADEMA FIORE

N/D LADYS-MANOR PL SHAMROCK-ET WILLOW-MARSH-CC GABOR-ET LADYS-MANOR PL SHAMROCK-ET N/D

7.622,36 2 MARCOS CORTELETTI

SANTA TERESA

ES

9.627,34 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

9.423,97 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

9.296,51 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

10.931,60 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

SALOBO OCA FIV

TAUANE RHOELANDT 1332 BOA FE GABINETE SILVANIA

D

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF

10.458,87 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

2189A INDIANA

10.428,89 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

SERTANEJA METEOR FIV INDIANA

SULLY ALTAMETEOR-ET

11.189,74 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

10.380,46 3 AVELINO ANTUNES

AREIAS

SP

10.328,18 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

HILMA FIV ALAMBARI

ENSENADA TABOO PLANET-ET N/D

JACI STA LUZIA FRANCA SASSY FIV RS DO RANCHO CASTELO DE KUBERA ALEGRE

JOÃO PINHEIRO

MG

9.011,91 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

2100A METEOR INDIANA

SULLY ALTAMETEOR-ET

7.652,99 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

SALOBO MEDUSA

DE-SU 527 SPUR-ET

7.340,44 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

SULLY ALTAMETEOR-ET

8.337,76 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

7.748,98 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

7.233,94 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

11.196,65 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

10.924,75 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

6.405,76 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

CONCRETA SHOTTLE INDIANA

ITALIA DOBERMAN FIV INDIANA

SELVAVERDE SHOTTLE 628 TE N/D COPPERTOP DOBERMAN-ET COPPERTOP DOBERMAN-ET

BEIJA FLOR ERNESTO INDIANA

PROBSTLAND ERNESTO

IGUANA 61 BOA FE ISABELLA FIV TEATRO SASSI RS DO RANCHO ALEGRE POLÔNIA INDIANA

N/D

9.652,01 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

TEATRO DA SILVANIA

9.106,75 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

HARGO KUBERA BOMAZ HOMESTEADET

8.991,37 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

9.510,09 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

LIVIA HOMESTEAD INDIANA

E

PRODUÇÃO

CROTEAU LESPERRON UNIX

CABRINHA STA LUZIA NORUEGA DOBERMAN FIV INDIANA

CS

Produção: 8.690,48 kg

NOME DO ANIMAL

COBAIA FIV METEOR INDIANA

CJ

MG

SP

CHEIROZA STA LUZIA

BJ

MG

ORINDIÚVA

SALOBO OTICA FIV

AS

MG

12.044,12 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

SALOBO OBELISCA FIV

AJ

SANTO ANTÔNIO DO MONTE SANTO ANTÔNIO DO MONTE SANTO ANTÔNIO DO MONTE

12.234,95 2 OLAVO GONÇALVES

GS: 1/2 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) AA

MG

N/D

JAMN 168

CLASSE

FERROS

LUMINOSA BAC

AMIGA FIV MEGATON MUTUM

H

BOCAINA SKYCHIEF SASSY CAPRIO-TE SHADYCREST-H MEGATON-ET

JOSÉ AFONSO BICALHO BELTRÃO DA SILVA

55


REVISTA O GIROLANDO

E

F

G H

ORICEMA FIORE

BOMAZ HOMESTEADET CA AVIAO TE

7.628,30 2 MARCOS CORTELETTI

SERRA

ES

BONECA WTF DA ESTIVA

N/D

7.585,77 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

MG

BELEZA ROUXINOL 3L

N/D

7.198,19 2 LUCRÉCIO PARREIRA VASCONCELOS

DORA FIORE

N/D

7.291,30 2 MARCOS CORTELETTI

FAISCA ROUXINOL 3L

N/D

6.793,70 2 LUCRÉCIO PARREIRA VASCONCELOS

BRAHMA INDIANA

N/D

5.871,34 3 FERNANDO PERES NUNES

MINEIRA ROUXINOL 3L

N/D

6.749,68 2 LUCRÉCIO PARREIRA VASCONCELOS

GUARANI MONTE ALEGRE DE MINAS SANTA TERESA MONTE ALEGRE DE MINAS PATROCÍNIO MONTE ALEGRE DE MINAS

IRLANDA HOMESTEAD INDIANA

7.766,60 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

ES MG MG MG

Produção: 12.984,78 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

AA

FACEIRA ALIX INDIANA

FARNEAR ALTAALIX-ET

12.036,28 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

N/D LADYS-MANOR DODGE ET

13.034,29 3 CASSEMIRO NUNES DOS SANTOS

PATROCÍNIO

MG

AJ

FAZENDEIRA BUQUEIRÃO FINGIDA FIV DODGE SAO CRISTOVAO TC

12.969,13 3 VITOR CEZAR VELLOZO

MERCÊS

MG

1122 BARREIRO ALTO

N/D

12.603,94 2 AGROPECUÁRIA BARREIRO ALTO LTDA SETE LAGOAS

MG

SALOBO NADIDAH FIV

SULLY HART MERIDIANET

15.961,86 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

2114A INDIANA

DE-SU ALTAHALEY-ET

14.744,66 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

2108A INDIANA

DE-SU ALTAHALEY-ET

13.146,91 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

2096A INDIANA

SULLY ALTAMETEOR-ET

13.864,41 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

2104A INDIANA

DE-SU ALTAHALEY-ET

10.940,65 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

CONQUISTA

MG

14.318,05 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

12.530,54 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

12.320,96 2 JOSÉ GABRIEL DE SOUZA MACHADO

RIO DAS FLORES

RJ

CACHOEIRA

BA

AS

BJ

ESCOLA JULIA TEATRO NOVA TERRA TEATRO DA SILVANIA COLEIRA FIV METEOR INDIANA

BS

CJ

CS

SULLY ALTAMETEOR-ET

RA

9.552,87 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

15.098,61 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

CARIOCA LOFFICIEL INDIANA

COMESTAR LOFFICIEL

14.668,80 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

ANALANDIA FIV WILDMAN JABAQUARA

LADYS-MANOR WILDMAN-ET LADYS-MANOR WILDMAN-ET

12.420,76 2 ELIO VIRGÍNIO PIMENTEL

ANCHIETA

ES

11.350,21 3 MARCOS ANTÔNIO HELMER

PARÁ DE MINAS

MG

10.616,16 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

13.433,62 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

12.176,96 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

10.846,49 3 CASSEMIRO NUNES DOS SANTOS

PATROCÍNIO

MG

11.549,26 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

SANTA TERESA

ES

FOLHAGEM FIV CAL

ICEBERG FIV SILVÂNIA

OURO PRETO BUQUEIRÃO

F

ADELIA FINEST FIV DA XAPETUBA

PENN-GATE FINEST-ET

G

CIRA FIORE

N/D

PERFEITA APPLAUSE INDIANA

23.049,46 2

BONANZA INDUSTRIAL E AGRÍCOLA LTDA

8.399,73 2 MARCOS CORTELETTI

Média nesta categoria: Nº de Lact: 32

GS: 5/8 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias)

AJ

UF

SULLY ALTAMETEOR-ET

SERRA NEGRA OPINION INDIANA

AA

MUNICÍPIO

BRAUNA FIV METEOR INDIANA

ROYAL OPINION DECEMBER WILLEM'S HOEVER R APPLAUSE N/D

CLASSE

PROPRIETÁRIO

ARIANA FIV WILDMAN PORTEIRA AZUL

2077A SHOTTLE INDIANA

JANNEL RHOELANDT 598 EBONY FIV BOA FE

D

PRODUÇÃO

SELVAVERDE SHOTTLE 628 TE MAPLE-DOWNS-I G W ATWOOD ET LADYS-MANOR WILDMAN-ET

DALILA FIV ATWOOD CRISTAIS

56

MG

Média nesta categoria: Nº de Lact: 24

GS: 1/2 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

MG

Produção: 7.491,33 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF

FAUNA HALEY FELICIDADE

DE-SU ALTAHALEY-ET

3.206,34 2 LUIZ FERNANDO REIS

RITÁPOLIS

MG

ALEMANHA WILDMAN BAC

LADYS-MANOR WILDMAN-ET

8.351,91 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

KARINE LAUTAM BAC

MARCA M COMESTAR LAUTAM-TE

7.522,08 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP


57


REVISTA O GIROLANDO

AJ DIPLOMADA FIV SHAMROCK SANTA LADYS-MANOR PL LUZIA SHAMROCK-ET FARNEAR-TBR EVOLUÇÃO AVALON DA SIANINHA ALTAAVALON-ET

AS

BJ

CJ

CS

MG

PARDINHA SL CACHOEIRINHA

DELTA PARAMOUNT

7.141,92 2 SÉRGIO FRANÇA LEÃO

CACHOEIRA DA PRATA

MG

AMAZONAS PARAMOUNT M.R.R. GIROMATA

DELTA PARAMOUNT

APVARP - ASSOCIAÇÃO DOS 8.041,96 2 PRODUTORES DO VALE DO RIO POMBA

RIO POMBA

MG

JACIARA DAS ARABIAS

TURBO DAS ARABIAS

6.635,87 2 MILTON OKANO

ITUVERAVA

SP

6.560,29 2 JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

8.401,15 2 ALEXANDRE VINÍCIUS COSTA SOARES

MARTINHO CAMPOS

MG

7.535,28 2 JOSÉ COELHO VITOR

PASSOS

MG

7.494,91 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

LADYS-MANOR AUGUSTA FARNEAR-TBR LONDRINA AV BONSUCESSO ALTAAVALON-ET ENSENADA TABOO PANTERA FIV PLANET SANTA LUZIA PLANET-ET ROYAL OPINION MAUÁ FIV OPINION LAGLORIA DECEMBER MARLA CATETO LAGLORIA

A.C.B. HOWIE CATETO

9.167,62 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

ICH MARGARETH BRADNICK

REGANCREST-GV S BRADNICK- ET

9.044,76 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

FRANCESA HOWIE FRUCTUOSO

KERNDTWAY HOWIE ET

7.471,64 2 FRUCTUOSO ROBERTO DE LIMA FILHO NOVA GRANADA

SP

BEATRIZ JAYZ DA MIRAÍ

HORNLAND JAYZ-ET

9.217,52 2 GEIMA AGROPECUÁRIA LTDA - ME

SANTANA DE PIRAPAMA

MG

8.434,96 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

8.019,92 2 JOSÉ COELHO VITOR

PASSOS

MG

SILVEIRÂNIA

MG

9.139,37 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

RIO VERDE

GO

8.458,94 2 LUIZ CARLOS BANDOLI GOMES

NATIVIDADE

RJ

8.345,84 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

LOLITA FIV MURANDA LAGLORIA

ERITRINA SBA

JESSICA CHORAL LAGLORIA

H

MURANDA BWM LEADER-ET VIUVO FIV PARAMOUNT SANTA LUZIA DELTA CANVAS BRYANT-FARM LACROSSE LADYS-MANOR WILDMAN-ET EMERALD-ACR-VR CHORAL-ET

10.686,14 2 GERALDO ANTÔNIO DE PAIVA

IPLINTA ASTRE LAGLORIA

KIVI BEATRIX ASTRE 94

7.807,02 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

JULLIENE INITIATIVE LAGLORIA

EDGEMONT INITIATIVE

7.183,96 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

7.951,43 2 ITAMIR ANTÔNIO FERNANDES VALLE

ITARUMÃ

GO

7.781,69 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

7.712,67 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

UBERABA

MG

5.963,51 2 JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA

PARAOPEBA

MG

ANA CAROLINA AGUIAR CARDOSO NAVES E OUTROS

PATROCÍNIO

MG

ALTEROSA PAYDAY DA TERRA SAGRADA

LADYS-MANOR WILDMAN-ET ENG.RAINHA DIAMANTE 538 EMERSON-TE PARADISE-RV PAYDAYET

ONDA DO IFTM

EEMVELDER OSMOND

BELA VISTA FAMOSO PONTA NEGRA

FAMOSO DAS TRES PASSAGENS CURIMATA DAS TRES PASSAGENS

DALIA WILDMAN IA

G

IDONESIA FIV EDUARD LAGLORIA

DUNA DA SERPAL JACUBA HERA BEM FEITOR LEDUC

LYSTEL LEDUC-ET

3.347,01 1

4.118,68 2

AA

58

IFTM - INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

2.845,38 2 ABELARDO MARTINS DE MELLO

CONCEIÇÃO DE MACABU

RJ

Média nesta categoria: Nº de Lact: 36

GS: 5/8 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

MG

PARACATU

AZALEIA FIV BANDOLI

F

10.159,45 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA 9.080,22 3 MARCOS PEREIRA CAMARGOS

MORENA CANVAS GAP PARAISO

E

MG

JENNY-LOU MARSHALL TOYSTORY-ET

PONDERADA VIUVO SANTA LUZIA

D

PASSOS

DIADORA FIV TOYSTORY TOMAZINHO

1859 AUGUSTA JCRF

BS

6.893,16 2 JOSÉ COELHO VITOR

Produção: 10.257,02 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

DIAMANTINA WILDMAN BAC

LADYS-MANOR WILDMAN-ET

8.099,93 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

RAVINA 857 MCCUTCHEN FIV JM MONTE ALVERNE

DE-SU BKM MCCUTCHEN 1174-ET

5.877,28 2 MÁRCIO LUÍS MENDONÇA ALVIM

GUARANI

MG

MARGARIDA IMPACTO MARIA SANTISSIMA

IMPACTO FIV DA PRATA JAC

3.170,90 2

MONTE ALEGRE DE MINAS

MG

MÁRCIO RICARDO TEIXEIRA GUIMARÃES

MUNICÍPIO

UF


MS ATLEES SHT AFTERSHOCK - ET REGANCREST-GV S ICH PETALA BRADNICK BRADNICK- ET LADYS-MANOR PL ICH PALMIRA SHAMROCK SHAMROCK-ET LAKE-EFFECT ERIELMA FIV CALIBER DA SIANINHA ALTACALIBER-ET MOUNTFIELD SSI DCY ICH NASSINHA MOGUL MOGUL-ET MS ATLEES SHT JAMN 698 FIV AFTERSHOCK - ET 2722 DA JP AGROPECUARIA

AJ

AS

BJ

LIVIA FIV MCCUTCHEN TS DA MUQUEM

DE-SU BKM MCCUTCHEN 1174-ET

ALVORADA 6175 ALADO BLITZ JM MONTE ALVERNE

ALADO BLITZ FIV JM MONTE ALVERNE LADYS-MANOR WILDMAN-ET

JARRA FIV BANDOLI TPSR DILEMA

BS

TPSR 0378 DÉBORA FIV AMBRIGONITA 2013 SBA MAIRI FIV GOLD CHIP ALEGRE

CJ

RIQUEZA WILDMAN BAC ESTOPA PENEDOS ICH LEUCI FIDELITY

CS

ICH LIANI AFTERSHOCK ICH LILAS DIE HARD NORUEGA DO IAIA

D

CARMEN HEFTY DO RECANTO JR CONQUISTA BRAXTON DA TERRA SAGRADA 0079 CHARMOSA FA DA SERRA

E

CABROCHA PENEDOS

G

H

HONRA PONTA NEGRA JAMN 137

MG

9.761,04 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

8.891,39 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

12.230,93 2 AGROPECUARIA CALAMBAU LTDA

ITAÚNA

MG

10.485,82 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

10.005,36 2 JOSÉ ANTÔNIO MIGUEL NETO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA

SP

9.778,80 2 ILDO FERREIRA

RIO VERDE

GO

8.358,79 2 MÁRCIO LUÍS MENDONÇA ALVIM

GUARANI

MG

8.356,34 2 LUIZ CARLOS BANDOLI GOMES

NATIVIDADE

RJ

MOGI MIRIM

SP

MOGI MIRIM

SP

11.232,87 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

LADYS-MANOR WILDMAN-ET PINE-TREE SID-ET MR CHASSITY GOLD CHIP-ET LADYS-MANOR WILDMAN-ET A.M.A. GOLDWYN DARCO 20-TE DELTA FIDELITY MS ATLEES SHT AFTERSHOCK - ET REGANCREST RBK DIEHARD-ET REGANCREST S BRAXTON ET BRANDT-VIEW HEFTYET REGANCREST S BRAXTON ET RONLAND JUNEAU

ANTÔNIO CARLOS CANTO PORTO FILHO 10.278,23 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

MINEIROS

GO

14.648,83 2 PAULO VICTOR SOUSA MACHADO

PERDIZES

MG

12.755,15 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

11.748,85 3 RONALDO SOARES HOSTALÁCIO

WALDSTEIN PRETUSCO STORMATIC-TE

IGS FAMOUS 048 MYRON TERNURA BOLTON TE WTF DA SANDY-VALLEY ESTIVA BOLTON ET MY-JOHN PIPPEN BELA SCOTTIE DA TERRA SAGRADA SCOTTIE-ET EMERALD-ACR-SA TBABILONIA BAXTER DAS ARABIAS BAXTER ROLETA ACE OG SHOREMAR ACE-ET MORENINHA IMPERIO TERRA IMPERIO PAVILJON SAGRADA ITAUNA DUPASQUIER ESTRELINHA WINDSTAR OG WINDSTAR FORTALEZA RIBEIRÃO GRANDE TE

STOUDER MORTY-ET FAMOSO DAS TRES PASSAGENS DELLKA JUROR GORDON-TW

11.129,73 2

PIUMHI

MG

9.929,53 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

9.719,86 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

9.675,11 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

GUILHERME OLINTO ABREU LIMA 14.301,09 2 RESENDE

TUMIRITINGA

MG

11.089,16 2 JOSÉ ROBERTO DE LACERDA

VERÍSSIMO

MG

10.973,75 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

11.959,83 2 FRANCISCO SALES PERES ABREU

VOLTA GRANDE

MG

11.893,61 3 RONALDO SOARES HOSTALÁCIO

PIUMHI

MG

10.082,47 3 RONALDO SOARES HOSTALÁCIO

PIUMHI

MG

14.485,77 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

12.602,69 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

11.717,06 2 JOSÉ ROBERTO DE LACERDA

VERÍSSIMO

MG

11.104,34 2 OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

9.529,62 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

9.301,19 2 OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

9.104,62 2 ADOLF ARNO ADELHOFF FILHO

RIO DAS FLORES

RJ

7.913,59 2 JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA

PARAOPEBA

MG

7.185,14 2 JOSÉ ANTÔNIO MIGUEL NETO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA

SP

Média nesta categoria: Nº de Lact: 15

GS: 5/8 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

AA AJ

JOEIDER PACÍFICO CORDEIRO DE CAMPOS

BOMAZ BOULDER ET

BANDIDA PENEDOS

F

MORADA NOVA DE MINAS

9.874,09 3

Produção: 8.583,90 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

ESMERALDA REUBEN 0547 B STA LUZIA

CLEAR-ECHO REUBENET

MUNICÍPIO

UF

7.684,89 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

TULIPA ALTACEO INDIANA

RICKLAND ALTACEO-ET

9.906,16 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

SILLA STOL JOC BOA FE

STOL JOC

7.550,43 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

59


REVISTA O GIROLANDO

AS

BJ

RENNA FIORE 2261 ALIADA FIV WINDBROOK TANNUS GLARICE OBSERVER FIV RS DO RANCHO ALEGRE CARREIRA MILLION FIV PRIMICIAS

RAUSCHER PIRATE

8.737,32 2 MARCOS CORTELETTI

SANTA TERESA

ES

GILLETTE WINDBROOK

5.992,83 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

DE-SU OBSERVER-ET

11.874,54 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

ENGLAND-AMMON MILLION-ET

10.551,93 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

10.400,56 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

8.311,23 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

EUROPA BELDADE CANCUM NOVA LARCREST CANCUN-ET TERRA MEIRE SABIÁ BOA FE SABIA IT

CJ

D

F

MAIKA DO IAIA

PICSTON SHOTTLE-ET

6.680,95 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

CARTOLA FIV LR DA CACHOEIRINHA

REGANCREST S BRAXTON ET

4.852,59 2 ROBERTO MARTINS DE ANDRADE

CONCEIÇÃO DO PARÁ

MG

RIO NOVO

MG

7.708,50 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

7.203,73 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

LUZIÂNIA

GO

JANGADA OLYMPIC GMS

DELTA OLYMPIC

AMIGA DETOX FIV WTF DA ESTIVA

OUR-FAVORITE DETOXET

GRUDE DETETIVE BOA FE

DETETIVE FEITICEIRO FIV BOA FE

REUNIDAS HD DAUBENTA

WA-DEL CASHMERE-ET

GUILHERME CORRÊA DE MORAES 11.104,90 2 SARMENTO

10.197,97 3 AGROPECUÁRIA PALMA LTDA

Média nesta categoria: Nº de Lact: 15

GS: 5/8 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

AA

AJ

AS BJ BS CS D E G

Produção: 10.810,02 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

VALDENISE MOBILE BOA FE

WINNING-WAY MOBILE

10.542,02 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

GERMINA HAVANA JACEY 857

COYNE-FARMS JACEY CRI-ET

15.750,48 3 VITOR CEZAR VELLOZO

MERCÊS

MG

2232 BIA ALTAHALEY TANNUS

DE-SU ALTAHALEY-ET

10.240,57 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

TAQUARI CASUAL BOA FE

LARCREST CASUAL-ET

8.890,03 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

LARCREST CANCUN-ET

10.942,29 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

POITARA ATTHOS SANCHEZ-TE

13.198,80 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

VEAZLAND MARION-ET

11.477,24 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

CONCEIÇÃO DO PARÁ

MG

12.885,56 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

11.678,71 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

12.139,46 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

10.193,21 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

10.019,88 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

10.891,36 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

10.058,07 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

ESTUFA BELDADE CANCUM NOVA TERRA FAUNA ATHOS KALUNGA RS DO RANCHO ALEGRE BAILARINA MARION WTF DA ESTIVA CUMADRE FIV LR DA CACHOEIRINHA ALEXANDRIA IMPERADOR JOCKO WTF DA ESTIVA JANGADA JORDAN FIV BOA FE SABINA DEVIOUS INDIANA BOA NOITE FIV VILÃO JJJ 1353 TANNUS LARANJA 3 WILDMAN ITAUNA DANDREA CURICACA

ENSENADA TABOO PLANET-ET IMPERADOR JOCKO FIV WTF DA ESTIVA GILLETTE JORDAN REGAN-ALH G DEVIOUSET VILÃO TE ALEGRE ASTRO NORDIC TANNUS LADYS-MANOR WILDMAN-ET REGANCREST RBK DIEHARD-ET

PRODUÇÃO

RA

3.242,59 3 ROBERTO MARTINS DE ANDRADE

AA

AJ

AS

60

NOME DO ANIMAL

DISPARADA III SABIÁ FIV DO MORRO LABAREDA MULATA PAVAO DA TERRA SAGRADA CACHAÇA BOLIVIA PAVAO DA TERRA SAGRADA

NOME DO PAI

SABIA IT PAVÃO OLYMPIC IA DA TERRA SAGRADA PAVÃO OLYMPIC IA DA TERRA SAGRADA

MUNICÍPIO

UF

Média nesta categoria: Nº de Lact: 25

GS: PURO SINTÉTICO - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

PROPRIETÁRIO

Produção: 5.517,75 kg PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF

3.207,17 2 LUIZ FERNANDO REIS

RITÁPOLIS

MG

6.464,20 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

5.589,55 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

ISADORA SALMÃO JERRICK RECANTO DA FULORE

LAMA PRETA SALMÃO JERRICK FIV

3.744,26 2 LUIZ FERNANDO REIS

RITÁPOLIS

MG

ÉPOCA CALISTO BAC

JPZ CALISTO FBI LARANJA FIV

8.087,09 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

EMPRESA XERIFE BAC

XERIFE BAC

7.557,39 2 RUBENS APARECIDO CÂMARA JÚNIOR CAFELÂNDIA

SP


61


REVISTA O GIROLANDO

AS

BJ

MINAS DA LUCILA

FAUSTO POLO ITAUNA

6.164,65 3 LUCILA DANTAS DOS SANTOS

CARIRA

SE

FLOR FAUSTO ITUVERAVA

FAUSTO POLO ITAUNA

7.003,97 2 MILTON OKANO

ITUVERAVA

SP

FADA DARK ITUVERAVA

JACUBA DARK BEM FEITOR AARON

5.198,15 2 MILTON OKANO

ITUVERAVA

SP

ICH NASA DUQUE

DUQUE FIV SHOTTLE DA M.MILAGROSA

4.805,81 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

8.221,49 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

5.582,34 2 RODRIGO REIS FERRAZ

VOLTA GRANDE

MG

4.465,29 2 JANILSON SILVA SALLUM

ÁGUA COMPRIDA

MG

3.980,73 2 JOSÉ ANTÔNIO MIGUEL NETO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA

SP

3.403,45 2 ALEXANDRE PEREIRA DA COSTA

POTIRENDABA

SP

2.587,48 2 VALÉRIO MACHADO GUIMARÃES

VÁRZEA DA PALMA

MG

TUNIZIA CAL PAVAO DA TERRA SAGRADA

BS

CJ

CS

D

PAVÃO OLYMPIC IA DA TERRA SAGRADA MILAGRE DAS TRES LEOA MILAGRE RF SAO FRANCISCO PASSAGENS IMPERADOR FIV BRISA IMPERADOR JSS DA BURITI RIBEIRÃO GRANDE IMPACTO FIV DA JAMN 628 PRATA JAC THOR FIV DA PRATA IRIS THOR 2K JAC JACUBA PRINTER BEM ALEMANHA 8114 ITAUNA FEITOR BLITZ ATUAL GARIMPO ZAK COZZETE FR RECREIO TE DIPLOMATA ROY DEMANDA DIPLOMATA BAC SANTA LUZIA IMPACTO FIV DA A8926/1 SBA PRATA JAC FRANCESA SABIA DV

G

SABIA IT

SÃO JOSÉ DE UBÁ

RJ

9.018,95 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

5.206,64 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

RIO VERDE

GO

3.591,46 2 DANILO ALVES RIBEIRO PAES LEME

CACHOEIRA ALTA

GO

7.917,61 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

MINEIROS

GO

6.603,44 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

CEVADA PAVAO DA TERRA SAGRADA FABULOSA SABIA IT

SABIA IT

2.753,96 2 ITAMIR ANTÔNIO FERNANDES VALLE

ITARUMÃ

GO

GOSTOSA DAS ARABIAS

BRUTUS DAS ARABIAS

8.233,84 2 JOSÉ ROBERTO DE LACERDA

VERÍSSIMO

MG

CHAMPANHE CURIMA 5A

CURIMA III TE ALEGRE

4.264,00 2 MARIA ABADIA FERREIRA DA SILVA

PLANURA

MG

Média nesta categoria: Nº de Lact: 29

GS: PURO SINTÉTICO - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

AA

AJ

AS

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

PAULA ALTEROSA PAVAO DA TERRA SAGRADA DUQUESA IMPACTO MARIA SANTISSIMA OVELHA PASTORINHA PAVAO DA TERRA SAGRADA TENDA RENDA CARATE DA TERRA SAGRADA NOIVA CINIRA PAVAO DA TERRA SAGRADA

PAVÃO OLYMPIC IA DA TERRA SAGRADA IMPACTO FIV DA PRATA JAC PAVÃO OLYMPIC IA DA TERRA SAGRADA

62

RA

PROPRIETÁRIO

UF

MONTE ALEGRE DE MINAS

MG

5.637,21 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

RBC CARATE

9.830,72 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

PAVÃO OLYMPIC IA DA TERRA SAGRADA

8.084,45 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

CANCELA PROMESSA MAESTRO DA MAESTRO BRADNICK TERRA SAGRADA DA TERRA SAGRADA

7.483,96 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

POMADA BOLIVIA PAVAO DA TERRA SAGRADA

9.709,01 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

8.352,55 2 PEDRO OTONIEL DE MAGALHÃES

BELA VISTA DE GOIÁS

GO

8.180,31 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

9.705,77 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

8.112,29 2 JOSÉ ANTÔNIO MIGUEL NETO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA

SP

4.834,36 2 ABELARDO MARTINS DE MELLO

CONCEIÇÃO DE MACABU

RJ

TRANSOL FIV 0123

JAMN 649 MELLO HILÁRIA DIPLOMATA ROY SANTA LUZIA TASSA ASS IMPERADOR DA TERRA SAGRADA DIVA FIV KAMUELA FALCON ARARAS JAVA BELDADE BARAO IT

PAVÃO OLYMPIC IA DA TERRA SAGRADA ROCKY GOLDWYN FIV RDMS DUQUE FIV SHOTTLE DA M.MILAGROSA ROCKY GOLDWYN FIV RDMS JAGUNÇO IV FIV SHOTTLE ALEGRE DIPLOMATA ROY SANTA LUZIA IMPERADOR FIV RIBEIRÃO GRANDE FALCON RIBEIRÃO GRANDE TE BARÃO SHOTLE IT

6.128,42 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

MUNICÍPIO

MG

MUSICA ROCKY BAC

BS

Produção: 7.920,64 kg PRODUÇÃO

PASSOS

ICH NATUBA DUQUE

BJ

MILA DE CARVALHO LAURINDO E CAMPOS

FAMOSO DAS TRES PASSAGENS PAVÃO OLYMPIC IA DA TERRA SAGRADA

A8943/1 SBA

E

4.290,85 2

5.979,74 2

MÁRCIO RICARDO TEIXEIRA GUIMARÃES

10.345,14 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

9.656,27 2 ITAMIR ANTÔNIO FERNANDES VALLE

ITARUMÃ

GO

7.143,99 2 ITAMIR FARIA VALLE

ITARUMÃ

GO


CJ

LENA TURBANTE DO RECANTO JR ICH LENA TANGO

CS

D

E

F

G

SULANE FIV TANGO SANTA LUZIA

TURBANTE TOUCH DAS ARABIAS TANGO STORM RENASCER TANGO STORM RENASCER

8.220,48 2 JOSÉ ROBERTO DE LACERDA

VERÍSSIMO

MG

MORRINHOS

GO

8.090,04 2 JOSÉ COELHO VITOR

PASSOS

MG

10.488,68 2 JOSÉ RENATO CHIARI

ANTIGA SABIA IT

SABIA IT

6.360,37 2 ITAMIR ANTÔNIO FERNANDES VALLE

ITARUMÃ

GO

BORBOLETA PONTA NEGRA

LIMAO TE JRS

8.587,37 2 JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA

PARAOPEBA

MG

VAL AGUA AZUL

IMPACTO FIV DA PRATA JAC

8.223,38 2 CARLOS OTÁVIO FRATARI

GURINHATÃ

MG

BELA FR RECREIO

APOLO FR RECREIO

8.008,88 2

LIZI HEROS DOM NATO

HEROS FLORIN DOM NATO

7.750,64 2 JOSÉ DONATO DIAS FILHO

IPA DELICIA

ROOSEVELT CAXI Y

LAVINIA VILAO DOM NATO

VILÃO TE ALEGRE NOTEBOOK DAS TRES PASSAGENS CURIMATA DAS TRES PASSAGENS NOTEBOOK DAS TRES PASSAGENS

DAMA NOIVA OG PEROLA CURIMATA OG BISTECA OG TARGANA SALTO I

SÃO JOSÉ DE UBÁ

RJ

MIGUEL PEREIRA

RJ

ARCOVERDE

PE

MIGUEL PEREIRA

RJ

12.659,19 2 OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

9.244,69 2 OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

7.673,28 2 OLAVO GONÇALVES

CAMPO FLORIDO

MG

5.407,15 2 ANA CORDEIRO LUCENA

FORMOSA

GO

IPA - INSTITUTO AGRONÔMICO DE 5.300,90 3 PERNAMBUCO 4.499,34 2 JOSÉ DONATO DIAS FILHO

FAUSTO POLO ITAUNA

Média nesta categoria: Nº de Lact: 5

GS: PURO SINTÉTICO - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

MILA DE CARVALHO LAURINDO E CAMPOS

Produção: 6.305,15 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

PRODUÇÃO

RA

AJ

TARSILA DEFLECTOR BOA FE

DEFLECTOR RENDEIRA VILAO FIV BOA FE

3.103,30 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

AS

RAQUELLY DEFLECTOR BOA FE

DEFLECTOR RENDEIRA VILAO FIV BOA FE

8.372,46 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

BS

1850 BRISA FAUSTO TANNUS

FAUSTO POLO ITAUNA

5.874,40 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

CJ

PRINCESA TANGO TANNUS

TANGO STORM RENASCER

10.109,54 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

CS

1645 PATRIMONIO TANNUS

PATRIMONIO TANNUS

4.066,04 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

AS

BS

NOME DO ANIMAL

1970 VIOLA FAUSTO TANNUS 1887 NEBLINA JAGUNÇO TANNUS BARCELONA IMPERADOR JOCKO WTF DA ESTIVA BACANA IMPERADOR JOCKO FIV WTF DA ESTIVA

NOME DO PAI

FAUSTO POLO ITAUNA JAGUNÇO IV FIV SHOTTLE ALEGRE IMPERADOR JOCKO FIV WTF DA ESTIVA IMPERADOR JOCKO FIV WTF DA ESTIVA

AA

AJ

AS

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

MOUNTFIELD SSI DCY ALVORADA MOGUL 614 MOGIANA MOGUL-ET J.E.L.RANCHO GRANDE JACEY COYNE-FARMS JACEY NEVADA TE CRI-ET 2041 HALEY JCRF

DE-SU ALTAHALEY-ET

CARAVANA BALDWIN DO CHOCOLATE CAPADOCIA JORDAN SBA

REGANCREST-GV BALDWIN-ET GILLETTE JORDAN

JACÓBEIA FIV CAL

DELTA PARAMOUNT

BAHIA BRIO DA PAU DE OLEO

R-E-W-I BRIO

ORDALIA FIV WILDMAN SANTA LUZIA

LADYS-MANOR WILDMAN-ET

UF

Produção: 9.377,,41 kg PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF

8.529,41 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

7.491,64 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

13.382,03 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

8.106,58 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

GUARANI

MG

Média nesta categoria: Nº de Lact: 36

GS: 3/4 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

MUNICÍPIO

Média nesta categoria: Nº de Lact: 4

GS: PURO SINTÉTICO - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

PROPRIETÁRIO

Produção: 8.414,13 kg PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF

7.506,77 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

MG

7.144,39 3 JOSÉ CARLOS DOS REIS

TRÊS PONTAS

MG

6.557,98 2 JOSÉ COELHO DA ROCHA

MORRO DA GARÇA

MG

8.632,27 3 MICHEL CAETANO FERNANDES

JATAÍ

GO

8.286,32 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA ÁLVARO FURTADO DE ANDRADE E 8.215,39 2 OUTROS

MINEIROS

GO

ARCOS

MG

SANTO ANTÔNIO DO MONTE

MG

PASSOS

MG

10.216,39 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO 8.727,20 2 JOSÉ COELHO VITOR

63


REVISTA O GIROLANDO

AS INFINITA SUPERIOR DA PAU DE OLEO

CIDRA SBA

WOUDHOEVE SUPERIOR LADYS-MANOR PL SHAMROCK-ET N/D

TPSR ESPANTALHA

N/D

9.202,63 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

ESMERALDA FIV BRADNICK SANTA LUZIA

REGANCREST-GV S BRADNICK- ET

8.478,67 2 JOSÉ COELHO VITOR

PASSOS

MG

6760 BETHANIA

CO-OP UPD GOLDWYN FLOYD-ET

8.273,15 2 JOÃO MIARELI

IBIRACI

MG

FAZENDEIRA FIV MCCUTCHEN SANTA LUZIA

DE-SU BKM MCCUTCHEN 1174-ET

8.015,09 2 JOSÉ COELHO VITOR

PASSOS

MG

DEFESA DO POÇO DO CANÁRIO

N/D

CAETANÓPOLIS

MG

MINERVA FIV KARSTEN LAGLORIA

CO-OP RAMOS KARSTEN-ET

9.486,36 2 MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLA

MURIAÉ

MG

BOMAZ BOULDER ET

9.415,45 2 JOSÉ COELHO VITOR

PASSOS

MG

MORRINHOS

GO

PASSOS

MG

MADRI SHAMROCK FIV SBA

BJ

BS

CJ

MATRINCHÃ FIV BOULDER SANTA LUZIA

CS

D

E

F

H

MG

11.013,33 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

MINEIROS

GO

9.902,99 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

MINEIROS

GO

10.439,38 2 DANIEL DIAS RIBEIRO

LAKA FIV LOU CANELA FIVE 540 SINA

JENNY-LOU MARSHALL TOYSTORY-ET

CARIOCA FORTUNE SANTA LUZIA

APINA FORTUNE

9.218,98 2 JOSÉ COELHO VITOR

ALBOS NOXIA

N/D

7.218,37 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

KED OUTSIDE JEEVESICH K92 CELMA JEEVES ET JARRA RF SAO FRANCISCO DESLACS OFFROAD REGANCREST-HHF MACJ.E.L.RANCHO GRANDE MAC JANAR ET

10.113,13 2 JOSÉ RENATO CHIARI

10.065,65 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

9.490,73 2 RODRIGO REIS FERRAZ

VOLTA GRANDE

MG

9.115,89 3 JOSÉ CARLOS DOS REIS

TRÊS PONTAS

MG

N/D

9.313,99 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

BOSSA NOVA GABE SANTA LUZIA

COLDSPRINGS GABE-ET

9.271,03 2 JOSÉ COELHO VITOR

PASSOS

MG

H0691 CIALNE

TRUE-BLUE JUNIPER-ET

8.358,13 3 LUCILA DANTAS DOS SANTOS

CARIRA

SE

ZABUCÁIA DO POÇO DO CANÁRIO

N/D

8.645,84 2 DANIEL DIAS RIBEIRO

CAETANÓPOLIS

MG

MEIA NOITE TOMAZINHO

N/D ABDU LORD LILY SANTA LUZIA

7.986,27 3 MARCOS PEREIRA CAMARGOS

PARACATU

MG

6.840,00 2 JOSÉ COELHO VITOR

PASSOS

MG

ANA CAROLINA AGUIAR CARDOSO 8.269,76 2 NAVES E OUTROS

PATROCÍNIO

MG

8.080,43 2 RODRIGO REIS FERRAZ

VOLTA GRANDE

MG

RIO POMBA

MG

UBERABA

MG

SEREIA DA SERPAL

N/D

GARANTIA RF SAO FRANCISCO

COMESTAR GOLDPLATEET

BRAUNA M.R.R. GIROMATA

N/D

MIDA

N/D

APVARP - ASSOCIAÇÃO DOS 6.649,66 2 PRODUTORES DO VALE DO RIO POMBA 7.498,99 2 DECIO CUNHA

ACEROLA LS MAMONA

N/D

5.936,94 2 SÉRGIO CARVALHO MANDIN FONSECA ITUIUTABA

MG

CASTANHOLA GLENN QSM

N/D

3.372,32 2 AURORA TREFZGER CINATO REAL

MS

NOME DO ANIMAL

GANDAK BROKAW SBA

AA

AJ

ICH PULMA SHAMROCK

NOME DO PAI

MR ATWOOD BROKAWET LADYS-MANOR PL SHAMROCK-ET

Produção: 11.313,25 kg PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF

9.046,44 3 SANDRO BORGES DE ALMEIDA

MINEIROS

GO

7.658,58 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

6.821,60 2 LEONARDO FAUSTINO MARQUES

CACHOEIRA PAULISTA

SP

GAROTA GILLESPY DA LFF

DE-SU GILLESPY-ET

AÇUCENA PLANET FIV MOGIANA

ENSENADA TABOO PLANET-ET

11.007,58 2 LUÍS EDUARDO LOUREIRO DA CUNHA INHAÚMA

CHINESA DRUMONT BANDOLI

BANDOLI DRUMONT SANCHEZ 100-FIV

10.455,09 2 LUIZ CARLOS BANDOLI GOMES

BABETTE GILLESPY AFINAÇÃO FIV S. DE-SU GILLESPY-ET MIGUEL

64

JARAGUARI

Média nesta categoria: Nº de Lact: 36

GS: 3/4 - Categoria 2x (2 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias) CLASSE

MG

ANGOLA BAC

TERNURA ABDU SANTA LUZIA

G

SANTO ANTÔNIO DO MONTE

7.948,95 2 JOÃO HILARINO DE CASTRO

9.887,33 3 DANIEL DE OLIVEIRA DOMINGOS

NATIVIDADE PATOS DE MINAS

MG RJ MG


65


REVISTA O GIROLANDO

AS

BJ

ENCANTADA FIV SHAMROCK SANTA LUZIA J.E.L.RANCHO GRANDE SUPERSIRE MARÉ TE ANA JULIA BELVEDERE

LADYS-MANOR PL SHAMROCK-ET SEAGULL-BAY SUPERSIRE-ET N/D

TPSR ELEONORA 1373 BR CAYILA RICANATA

12.230,52 3 VITOR CEZAR VELLOZO

MERCÊS

MG

11.538,86 3 JOSÉ CARLOS DOS REIS

TRÊS PONTAS

MG

10.552,05 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA

MG

N/D

11.431,35 2 CONDOMÍNIO RURAL CANTO PORTO

MOGI MIRIM

SP

RALMA FOCUS-ET MR CHASSITY GOLD CHIP-ET MORNINGVIEW ALTATOYOTA N/D MAPLE-DOWNS-I G W ATWOOD ET

10.627,87 3 AVELINO ANTUNES

AREIAS

SP

10.087,42 2 CARLOS EDUARDO BUENO MAGANO

SANTA BRANCA

SP

13.440,06 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

13.414,85 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

11.572,92 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

CONFIANÇA MARION 2G

VEAZLAND MARION-ET

14.997,36 2

GUARANI

MG

DEMORADA PENEDOS

WALDSTEIN PRETUSCO STORMATIC-TE

10.704,43 3 RONALDO SOARES HOSTALÁCIO

PIUMHI

MG

BAIANA M.R.R. GIROMATA

N/D

RIO POMBA

MG

NIKI BELVEDERE

N/D MS ATLEES SHT AFTERSHOCK - ET LADYS-MANOR WILDMAN-ET N/D LADYS-MANOR WILDMAN-ET RA-MAR-LAND LEGENDTW

FELIXLÂNDIA

MG

11.581,46 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

10.686,53 2 ANTÔNIO CARLOS GUERREIRO

MOGI MIRIM

SP

15.811,39 3 LEONARDO DE LIMA AVELAR

PATOS DE MINAS

MG

13.861,00 2 CARLOS ALBERTO LUIZ DE ALMEIDA

ORINDIÚVA

SP

13.309,57 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

13.559,26 3 RONALDO SOARES HOSTALÁCIO

PIUMHI

MG

GBEZ 3184 GOMEATINGA ICH MOÇINHA TOYOTA

BS

GRAMADA STA LUZIA ICH MUSICA ATWOOD

CJ

CS

ICH LARA AFTERSHOCK GALEGA FIV WILDMAN ACG AMERICA S. MIGUEL

D

SPARTHA WILDMAN BAC ICH K147 FIBRA LEGEND BILHA PENEDOS

E

F

WALDSTEIN PRETUSCO STORMATIC-TE N/D

12.484,54 2 ADRIANO BORGES MEIRA

MARACÁS

BA

FELIPA BELVEDERE

N/D

11.606,99 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

FELIXLÂNDIA

MG

ADRENALINA PENEDOS

WALDSTEIN PRETUSCO STORMATIC-TE

13.741,27 3 RONALDO SOARES HOSTALÁCIO

PIUMHI

MG

10.684,36 2 JOSÉ RENATO CHIARI

MORRINHOS

GO

ICH IONE BLITZ

FUSTEAD EMORY BLITZET N/D

ÁGUA COMPRIDA

MG

14.637,53 2 JOSÉ ANTÔNIO DE OLIVEIRA

FRUTAL

MG

10.707,69 2 JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA

PARAOPEBA

MG

8.950,81 2 JOSÉ RICARDO MONTEIRO ROCHA

PARAOPEBA

MG

CASA GRANDE DA TERRA SAGRADA N/D

9.773,54 2 LUIZ CARLOS MEDEIROS

PASSOS

MG

CAMADA

N/D

9.146,48 2 GERALDO FERREIRA BORGES

GOIATUBA

GO

VEREDA SL CACHOEIRINHA

N/D

8.875,64 2 SÉRGIO FRANÇA LEÃO

CACHOEIRA DA PRATA

MG

PRINCESA DA FJAO

H

APVARP - ASSOCIAÇÃO DOS 10.271,54 2 PRODUTORES DO VALE DO RIO POMBA 12.236,13 2 AROLDO PLÍNIO GONÇALVES

PROMESSA ABM

FARMACIA JASMAR

G

N/D JUNGE BELLWOOD CANDURA SNOOPY PONTA NEGRA SNOOPY-ET JUNGE BELLWOOD ASTECA SNOOPY PONTA NEGRA SNOOPY-ET

9.877,08 2 JOSÉ MARCOS DE OLIVEIRA

Média nesta categoria: Nº de Lact: 31

GS: 3/4 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão I (Até 305 dias) CLASSE

AA

AJ

Produção: 8.315,28 kg

NOME DO ANIMAL

NOME DO PAI

0664 BUQUEIRÃO

FARNEAR ALTAALIX-ET

10.833,01 3 CASSEMIRO NUNES DOS SANTOS

PATROCÍNIO

MG

0658 BUQUEIRÃO CNN ALTAECHELON HADRIÂNIA ATWOOD FIV BERTA RS MAPLE-DOWNS-I G W DO RANCHO ALEGRE ATWOOD ET SANDY-VALLEY PAQUITA LIFEFULL INDIANA LIFEFULL-ET

7.686,08 3 CASSEMIRO NUNES DOS SANTOS

PATROCÍNIO

MG

5.740,02 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

9.986,99 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

3893 CABAÇA BRYANT FIV JB SERRA WA-DEL BRYANT-ET

9.847,74 3 JÚLIO BRAZ SERRA MACHADO

POMPÉU

MG

9.666,24 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

ESPANHA LIFEFULL INDIANA

66

GILSON XAVIER C.OLIVEIRA/GILMAR XAVIER C.OLIVEIRA

SANDY-VALLEY LIFEFULL-ET

PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF


67


REVISTA O GIROLANDO

AS

BJ

COLARES FIV AFTHERSHOCK PORTEIRA AZUL ROXINHA STA LUZIA

MS ATLEES SHT AFTERSHOCK - ET N/D

DEVASSA JB SERRA EMILY BIXIA AFTERSHOCK NOVA TERRA

N/D MS ATLEES SHT AFTERSHOCK - ET PINE-TREE ALTASKODAET

1901A INDIANA 1140 BARREIRO ALTO

N/D

FORMOSA CHIP FIV BETTA RS DO RANCHO ALEGRE

BS

CJ

CS

D

MR CHASSITY GOLD CHIP-ET IMPERADOR JOCKO FIV 568 MANHOSA IMPERADOR WLAB WTF DA ESTIVA FRIDA FINAL CUT BARAO DA GILLETTE FINAL CUT-ET BOCAINA CHIQUES-DMRW 1701A INDIANA ALTASLOAN-ET CHARMOSO WILDMAN ESPERTA CHARMOSO TANNUS TANNUS

7.118,24 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

SANTO ANTÔNIO DE JESUS JOÃO PINHEIRO

MG

6.930,33 3 JÚLIO BRAZ SERRA MACHADO

POMPÉU

MG

13.063,31 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

10.379,03 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

7.306,22 2 JOSÉ GERALDO SOUZA ALMEIDA

9.979,63 2 AGROPECUÁRIA BARREIRO ALTO LTDA SETE LAGOAS

MG

11.730,02 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

10.366,75 2 LUÍS AUGUSTO BORGES

MONTE ALEGRE DE MINAS

MG

AREIAS

SP

11.873,11 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

7.420,77 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

9.515,34 2 FRANCISCO ALCALDE FILHO

MARIA CRISTINA MEDEIROS GUIMARÃES

GINASTA FAZENDA SÃO VICENTE

N/D

5.099,27 2

1582A INDIANA

SYNERGY ALTAJENKINS

6.613,03 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

PRETINHA ROUXINOL 3L

N/D

6.410,74 2 LUCRÉCIO PARREIRA VASCONCELOS

MG

MIMOSA FIV 827 SANCHEZ INDEPENDENCIA

GEN-MARK STMATIC SANCHEZ

MONTE ALEGRE DE MINAS

4.931,30 2 JOSÉ GABRIEL DE SOUZA MACHADO

RIO DAS FLORES

588811 DA SS RIACHO

NOR-BERT EMERSON EVERETT-ET

11.593,85 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

VALENÇA

RJ

RJ

CONQUISTA

MG

9.212,42 3 AVELINO ANTUNES

AREIAS

SP

7.245,54 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA MONTE ALEGRE DE MINAS

MG

JUDITE TANNUS

ROYAL OPINION DECEMBER N/D

CASCAVEL ROUXINOL 3L

N/D

7.991,57 2 LUCRÉCIO PARREIRA VASCONCELOS

943 AMERICA LR DA CACHOEIRINHA

PICSTON SHOTTLE-ET

6.997,50 2 ROBERTO MARTINS DE ANDRADE

CONCEIÇÃO DO PARÁ

MG

891 LR DA CACHOEIRINHA

MILLENIUM HORTENCIA ALF BOA FE

5.505,33 2 ROBERTO MARTINS DE ANDRADE

CONCEIÇÃO DO PARÁ

MG

OUROS 1731

N/D

6.805,76 2 JOSÉ HÉLIO MENDONÇA

CARIRA

SE

842 LR DA CACHOEIRINHA

PICSTON SHOTTLE-ET

6.083,42 3 ROBERTO MARTINS DE ANDRADE

CONCEIÇÃO DO PARÁ

MG

G

1216 DRICA AA

N/D

SP

H

N/D

8.454,31 3 AVELINO ANTUNES MARIA CRISTINA MEDEIROS GUIMARÃES

AREIAS

CAPITU FAZENDA SÃO VICENTE

VALENÇA

RJ

E

F

INTEGRALAT 2143

5.386,87 2

CLASSE

AA

AJ

NOME DO ANIMAL

HILDA SPUR FIV BETTA RS DO RANCHO ALEGRE HALINA SUPER FIV BRIGITTA RS DO RANCHO ALEGRE THAYNA HISTORY BOA FE

BJ

DE-SU 527 SPUR-ET CHARLESDALE SUPERSTITION-ET DE-SU HISTORY-ET

Produção: 12.878,66 kg PRODUÇÃO

RA

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

UF

13.084,22 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

10.105,39 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

CONQUISTA

MG

12.872,53 2 HEBERT LEVER JOSÉ DO COUTO

JOÃO PINHEIRO

MG

12.597,64 3 AGROPECUÁRIA PALMA LTDA

LUZIÂNIA

GO

11.457,87 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

3555 BRUNETE MERIDIAN FIV JB SERRA GELASIA PLANET FIV BETTA RS DO RANCHO ALEGRE

N/D LARS-ACRES SHOT TRIGGER-ET ROCKY GOLDWYN FIV RDMS SULLY HART MERIDIANET ENSENADA TABOO PLANET-ET

14.596,35 3 JÚLIO BRAZ SERRA MACHADO

POMPÉU

MG

14.329,97 2 RAFAEL TADEU SIMÕES

POUSO ALEGRE

MG

1147 BARREIRO ALTO

N/D

13.539,27 2 AGROPECUÁRIA BARREIRO ALTO LTDA SETE LAGOAS

MG

OLIMPIA BOA FE N/D 3320 AUGUSTA AFTERSHOCK FIV JB MS ATLEES SHT SERRA AFTERSHOCK - ET

12.808,90 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

12.196,63 3 JÚLIO BRAZ SERRA MACHADO

POMPÉU

MG

1824A INDIANA

12.008,66 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

BRILHANTINA STA LUZIA ESMERALDA AZALÉIA TRIGGER FIV DA PALMA 2256A INDIANA

AS

NOME DO PAI

MG

Média nesta categoria: Nº de Lact: 30

GS: 3/4 - Categoria 3x (3 ORDENHAS) - Divisão II (Até 365 dias)

68

BA

FARNEAR ALTAALIX-ET

9.927,22 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA


69


REVISTA O GIROLANDO

BS

CJ

CS

D

3299 AURORA AFTERSHOCK FIV JB SERRA DECOTADA KOMPIER

MS ATLEES SHT AFTERSHOCK - ET N/D

1697A INDIANA

DELTA STAN

1622A INDIANA DELTA STAN CATURRA AZALÉIA SHOTTLE FIV DA PICSTON SHOTTLE-ET PALMA MORNINGVIEW 1620A INDIANA ALTATOYOTA

POMPÉU

12.616,09 2 PATRÍCIA KOMPIER

MONTIVIDIU

MG GO

12.039,28 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

15.551,80 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

14.706,63 3 AGROPECUÁRIA PALMA LTDA

LUZIÂNIA

GO

14.072,22 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

PATROCÍNIO

MG

1585A ERNESTO INDIANA

PROBSTLAND ERNESTO

15.363,13 3 FERNANDO PERES NUNES

LUNA FAZENDA SÃO VICENTE

N/D

12.498,98 2

078 ULTRA JAYZ FIV GOLDEN RIACHO

HORNLAND JAYZ-ET

12.432,71 3 ENOS TOLEDO YAN HSIN MA

CONQUISTA

MG

FORTUNA WLAB

N/D

15.074,28 2 LUÍS AUGUSTO BORGES

MONTE ALEGRE DE MINAS

MG

13.053,86 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

12.232,00 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

16.845,45 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

13.929,75 3 FERNANDO PERES NUNES

PATROCÍNIO

MG

10.809,21 3 DÉLCIO VIEIRA TANNUS

UBERLÂNDIA

MG

ESMERALDA FALCON INDIANA PAULISTA SHOTTLE INDIANA GRANADA APPLAUSE INDIANA

E

15.299,77 3 JÚLIO BRAZ SERRA MACHADO

GUIANA APPLAUSE INDIANA XENA IMPACTO TANNUS

FALCON RIBEIRÃO GRANDE TE SELVAVERDE SHOTTLE 628 TE WILLEM'S HOEVER R APPLAUSE WILLEM'S HOEVER R APPLAUSE IMPACTO FIV DA PRATA JAC

MARIA CRISTINA MEDEIROS GUIMARÃES

VALENÇA

F

AMOROSA ROUXINOL 3L

N/D

9.042,42 2 LUCRÉCIO PARREIRA VASCONCELOS

G

ROXONA BLASTOFF ROUXINOL

N/D

10.506,54 2 LUCRÉCIO PARREIRA VASCONCELOS

H

FLORA WTF DA ESTIVA

ETAZON LAZER-ET

10.760,93 2 WALDIR TOLEDO FURTADO

MONTE ALEGRE DE MINAS MONTE ALEGRE DE MINAS GUARANI

RJ

MG MG MG

Controladores Credenciados Estado

AL AM BA CE DF ES

GO

70

Município MACEIÓ

Técnico Credenciado RAFAELLE MIGUEL DA SILVA

MANAUS

EMILIO AFONSO DA SILVA FILHO

AMARGOSA

FLÁVIO AUGUSTO MARTINS SANTOS

FEIRA DE SANTANA

GABRIEL KHOURY DA COSTA

IRECÊ

GILDÁSIO RABELO LEAL

SALVADOR

IVALDO MOREIRA BONFIM

SALVADOR

JOÃO PAULO SILVEIRA CHIACCHIO

QUIXADÁ

CLÉSSIO JOSÉ GOMES MOREIRA

BRASILIA

DIMAS RAFAEL FELIX PEREIRA

BRASILIA

DIOGO BALDERRAMAS HULPAN PEREIRA

CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM

CÉLIO MELLO THEODORO

VITÓRIA

ELINE MARIA JUCA DE SOUZA

ITAGUAÇU

FÁBIO BIENOW PAGUNG

CAÇU

FRANCISMAR DE CAMARGO ANCHIETA TREVISOLI

GOIÂNIA

CARLOS CAETANO DOS NASCIMENTO NETTO

Telefone (82) 9 9327-3748 (92) 99128-0364 / 98115-5667 / 3237-5331 (75) 99981-8194 / 3634-1438 (34) 99284-0581 / (75) 98217-8761 (74) 99998-2073 (71) 3115 2791 / 99252 6290 (71) 98709-9114 / 99964-0900 (85) 99982-6085 / (88) 99608-4982 (61) 9202-0880 / 9801-2904 (61) 9853-1020 (28) 3518-4581 / 99938-1733 (62) 9 9679-5139/ (27) 9 9751-5139 (27) 3725-1858 / 99978-8349 (64) 3656-2316 / 9675-2163 (62) 99235-6000 / 98169-4407

IPAMERI

DIEGO JOSÉ SPIRLANDELLI

ITARUMÃ

MARIA CECÍLIA GODINHO DE FREITAS

(64) 8125-0014 / 9200-4373

JATAÍ

KATILENE LIMA DE MORAIS

(64) 9600-1814 / 8479-4324 (61) 3622-6104 / 9655-0279

(64) 9244-5511

LUZIÂNIA

WALTER RORIZ DE QUEIROZ

ABAETÉ

LARISSA MIRELLE COSTA LIMA

AIMORÉS

ALESSANDRO CÔRREA DA SILVA

ALTEROSA

ROGERIO APARECIDO DO PRADO

(35) 99165-1389 / 3294-1362

ARAXÁ

FREDERICO EDUARDO MARTINS DE PAIVA

(34) 99159-3213 / 99814-1370

ARCOS

FÁBIO BERIGO ALVES

BAMBUÍ

BRUNO AVELAR VIANA

BELO HORIZONTE

GUILHERME DE ABREU CARVALHÃES BARTHOLOMEU

BELO HORIZONTE

MARCO SILIO LAINI

BELO HORIZONTE

PEDRO HENRIQUE MENDES DO AMARAL

BOM DESPACHO

FÁBIO GONÇALVES CAMPOS

(37) 99902-2221

CAMPO FLORIDO

EDSON DE OLIVEIRA

(34) 99972-2394

CAPINOPOLIS

JOÃO BATISTA GOMES

CARANGOLA

MARCELO HOSKEN ESTEVES SOUZA

(37) 98815-3469 (33) 3268-2059/ 99155-8855/ 98421-0280

(37) 98802-8703 (37) 999442567 (31) 999856360 / 3492-4269 (31) 99942-8311 (31) 98799-8909 / 99918-1556

(34) 99973-1108 (32) 3741-4434 / 99972-6903


71


ARCOS

FÁBIO BERIGO ALVES

BAMBUÍ

BRUNO AVELAR VIANA

BELO HORIZONTE REVISTA O GIROLANDO

MG MG MG MG

BELO HORIZONTE

MARCO SILIO LAINI

BELO HORIZONTE

PEDRO HENRIQUE MENDES DO AMARAL FÁBIO GONÇALVES CAMPOS

(37) 99902-2221

EDSON DE OLIVEIRA

(34) 99972-2394

CAPINOPOLIS

JOÃO BATISTA GOMES

CARANGOLA

MARCELO HOSKEN ESTEVES SOUZA

(34) 99973-1108 (32) 3741-4434 / 99972-6903

CARANGOLA

ALAN CRUZ PEREIRA

(32)3741-4434 / 99900-0879

CÁSSIA

GLAYK HUMBERTO VILELA BARBOSA

(16) 99262-3032 / 3012-6085

CURVELO

MARCOS VALÉRIO DINIZ GOMES

GOVERNADOR VALADARES

ALEXANDRE LUIZ CABRAL

GOVERNADOR VALADARES

FLÁVIO DE CASTRO PEREIRA

GOVERNADOR VALADARES

HENRIQUE ZAMPIER FERREIRA COSTA

(33) 3275-6064 - 98418-4489

GUARANI

RAFAEL DA SILVA SANTANA

(32) 98483-4557 / 99809-0537

(38) 9937-9537

(32) 99953-1971/ 98404-5355

(33) 99962-4455 /(69) 99961-3828/(33) 3025-4746 (33) 9 9987-4800/(33) 32785622/(33) 988352540

GUARANI

RONALD DIAS TROCCOLI

GUARANI

WESLEI HARISSON SILVA SANTOS

ITANHANDU

VALDIR GONÇALVES DA FONSECA

(35) 98418-4882

ITAÚNA

FABRÍCIO CARVALHO DE OLIVEIRA

(37) 99941-7171 / 99198-5757

ITUIUTABA

MATOZALÉM CAMILO NETO

JABOTICATUBAS

DARLAN MARCOS ARAÚJO SANTOS

(32) 99937-6245

(34) 99999-5661 (31) 98601-1515 / 3683-1306 / 99566-3883

JUIZ DE FORA

JOSÉ GERALDO OLIVEIRA DOS SANTOS

JUIZ DE FORA

RAFAEL BRUGGER E SILVA

JUIZ DE FORA

WEWERTON BIBIANO RESENDE RODRIGUES

MANHUAÇU

GUILHERME DE SOUZA NERY

OLIVEIRA

GEOVANI VASCONCELOS STACANELLI

(37) 99919-5791

OLIVEIRA

RAPHAEL HENRIQUE MACHADO STACANELLI

(37) 99919-7808

PARACATU

RANDEL SOARES SILVEIRA

(38) 99941-4197

PATROCÍNIO

MAURY DOS REIS ROCHA

(34) 3832-1652 / 99125-8661

PIRANGUINHO

EDGAR MOREIRA DA SILVA

(35) 99855-2660 / 3644-1351

POÇO FUNDO SÃO GOTARDO RIO POMBA SÃO LOURENÇO GOTARDO SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO SÃO GOTARDO LOURENÇO SÃO TIAGO SÃO LOURENÇO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

MÁRIORIBEIRO FERNANDES FÁBIO SILVASOBRINHO HEBERTH COSTA PENA RODRIGO MORAIS NUNES FÁBIO RIBEIRO SILVA FÁBIO RIBEIRO SILVA MAURO GONÇALVES RODRIGO MORAIS NUNES

UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA

UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA

UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERABA UBERLÂNDIA UBERABA

UBERABA VIÇOSA UBERLÂNDIA UBERLÂNDIA CAMPO VIÇOSA GRANDE VIÇOSA CAMPO GRANDE

72

(31) 99942-8311 (31) 98799-8909 / 99918-1556

CAMPO FLORIDO

TAPARUBA UBERABA TAPIRA TAPIRA UBERABA

MT MT MT PA PA PE PA PE

(37) 999442567 (31) 999856360 / 3492-4269

BOM DESPACHO

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO TAPARUBA SÃO TIAGO SÃO TIAGO TAPIRA TAPARUBA

MS MS MS

GUILHERME DE ABREU CARVALHÃES BARTHOLOMEU

(37) 98802-8703

CAMPO CAMPO GRANDE GRANDE CAMPO CHAPADÃO DO SUL CAMPO GRANDE GRANDE CAMPO GRANDE DOURADOS CHAPADÃO DO SUL

CHAPADÃO PARANAÍBA DOURADOS DO SUL DOURADOS GUARANTÃ PARANAÍBA DO NORTE PARANAÍBA VÁRZEA GRANDE GUARANTÃ DO NORTE GUARANTÃ DO NORTE JUÍNA GRANDE VÁRZEA VÁRZEA GRANDE REDENÇÃO JUÍNA JUÍNA ARCOVERDE REDENÇÃO REDENÇÃO RECIFE ARCOVERDE ARCOVERDE CONSERVATÓRIA RECIFE

RODRIGO MORAISDENUNES RANON COELHO OLIVEIRA MAURO GONÇALVES MAURO GONÇALVES ELIVELTON JOSE RODRIGUES RANON COELHO DE OLIVEIRA RANON COELHO DE OLIVEIRA JOSÉ WAGNER JÚNIOR ELIVELTON JOSEBORGES RODRIGUES ELIVELTON JOSEBORGES RODRIGUES ALFREDO ALBERTO FARNESI JOSÉ WAGNER JÚNIOR JOSÉ WAGNER BORGES JÚNIOR BENTO JOSÉ RIBEIRO NETO ALFREDO ALBERTO FARNESI

ALFREDO ALBERTO FARNESI BRUNOJOSÉ BALDUINO BERBER BENTO RIBEIRO NETO FREITAS BENTO RIBEIRO NETO FREITAS CARLOSJOSÉ ALEXANDRE JERÔNIMO VIEIRA BRUNO BALDUINO BERBER BRUNO BERBER FREITAS DILSON BALDUINO JOSÉ RODRIGUES JÚNIOR CARLOS ALEXANDRE JERÔNIMO VIEIRA

CARLOS ALEXANDRE JERÔNIMO VIEIRA FERNANDO RODRIGUES DE OLIVEIRA DILSON JOSÉ RODRIGUES JÚNIOR DILSON JOSÉ RODRIGUES JÚNIOR GUSTAVO RODRIGUES ANDRADE E OLIVEIRA FERNANDO RODRIGUES DE OLIVEIRA

FERNANDO RODRIGUES DE OLIVEIRA IGOR ALMEIDA SILVA ANDRADE GUSTAVO RODRIGUES E OLIVEIRA GUSTAVO RODRIGUES KARLA LUIZA NUNES OLIVEIRAE OLIVEIRA IGOR ALMEIDA SILVADEANDRADE IGOR SILVALEITE MARCELLO BARROS KARLAALMEIDA LUIZA NUNES DE OLIVEIRA KARLA LUIZA NUNESLEITE DEDE OLIVEIRA MATHEUS CAMARGOS CARVALHO MARCELLO BARROS MARCELLO BARROS LEITE RICARDO E OLIVEIRA JÚNIOR MATHEUSANDRADE CAMARGOS DE CARVALHO

MATHEUS CAMARGOS DE CARVALHO RODRIGO MACEDO DE SOUZA RICARDO ANDRADE E OLIVEIRA JÚNIOR RICARDO ANDRADE E OLIVEIRA TIAGO ALBUQUERQUE DE BRITOJÚNIOR RODRIGO MACEDO DE SOUZA

RODRIGO MACEDO DE R. SOUZA CHRISTIANO REZENDE VASCONCELOS TIAGO ALBUQUERQUE DEDE BRITO TIAGO ALBUQUERQUE DEDE BRITO RAFAEL BASTOS TEIXEIRA CHRISTIANO REZENDE R. VASCONCELOS CHRISTIANO REZENDE R. DE VASCONCELOS DAGMAR APARECIDO REZENDE FERREIRA RAFAEL BASTOS TEIXEIRA RAFAEL BASTOS TEIXEIRA FÁBIO TAVEIRA SANDIM DAGMAR APARECIDO REZENDE FERREIRA

(32) 3311-7405 / 3311-7489 (32) 98424-7054 (32) 99105-8015 (32) 99911-2095 / 98418-7218

(35) 3283-1293 / 99974-3845 (34) 3671-2677 / 99197-2666 / 99919-3814 (32) 99144-6841 (35) 3671-2677 3332-6854 / 99197-2666 98829-8739 / 99919-3814 99175-3265 (34) (34) // 99197-2666 3558-4938 // 99919-3814 (35) 3671-2677 3332-6854(35) 98829-8739 99175-3265

(35) 3332-6854 / 98829-8739 (32) 99902-8100 (35) 3558-4938 / 99175-3265 (35) 98840-3056 3558-4938 (33) (32) 99902-8100 (32) (34) 98823-8267 / 99971-4367 (33) 99902-8100 98840-3056 (33) 98840-3056 (34)98823-8267 3313-8674 //98848-6349 (34) 99971-4367

(34) 99971-4367 (34) 99960-4649 (34)98823-8267 3313-8674 // 98848-6349 (34) 3313-8674 / 98848-6349 3322-2327 98822-9099 (34) 99960-4649 (34) 99960-4649 99994-1701 (34) 3322-2327 / 98822-9099

(34) 3322-2327 / /98822-9099 99668-8993 3336-3686 (34) 99994-1701 (34) 99994-1701 (34) //99162-8782 (34)99990-0869 99668-8993 3336-3686 (34) 99990-0869 99668-8993 3336-3686 (34) 99683-3802 (34) // 99162-8782

(34) 99990-0869 / 99162-8782 (34) 98859-5090 99683-3802 (34) 98839-0296 (34) 99683-3802 98859-5090 (34) (34) 3332-0219 / 99129-6016 (34) 98859-5090 98839-0296 (34) 998839-0296 9164-7114 (34) 3332-0219 / 99129-6016

(34)93332-0219 / 99129-6016 (34) 9993–4774/ 9 9995-0276 (34) 9 9164-7114 (34) 9 9164-7114 (34)999978-1425 /97811-4135 (34) 9993–4774/ 9995-0276

(34) 9993–4774/ 97811-4135 9995-0276 (34)97811-7432 / /99106-7367 99978-1425 (34) 7811-4135 3210-9795 (34) 99978-1425 7811-7432 / /99993-0035 99106-7367 (34) // 99106-7367 (31) 99812-3435 (34) 7811-7432 3210-9795 99993-0035 (34) 3210-9795 / 99993-0035 (67)99812-3435 9679-3440 (31) (31) (67) 9912-2077 / 3365-6498 (67)99812-3435 9679-3440 (67) 99205-6088 9679-3440 (67) (67) 9912-2077 / 3365-6498

DAGMAR APARECIDO REZENDE HORÁCIO ALVESSANDIM FERREIRA NETOFERREIRA FÁBIO TAVEIRA FÁBIO TAVEIRA FABRIZIO MACHADO HORÁCIO ALVESSANDIM FERREIRA NETO

(67) 9912-2077 / 3365-6498 (67) 98412-9909 99205-6088

ADIVALDO MARQUES CAVALHEIRO LOREN IRIBARREM FURTADO RAFAELRENATA FREITAS PÚBLIO RAFAEL FREITAS PÚBLIO MAURÍCIO BUENO VENÂNCIO SILVA LOREN RENATA IRIBARREM FURTADO LOREN IRIBARREM FURTADO PEDRO RENATA RIBEIRO ROCHA MAURÍCIO BUENO VENÂNCIO SILVA

(67) // 8126-0675 (35) 9108-6776 (66) 3668-3577 9965-0625 9967-5444 (66) 9965-0625 / 9967-5444 (66) 8146-5200 (35)99108-6776

ARIANA MIRANDA DE BARROS THIAGO DE CAVALCANTI RODRIGO CAVALCANTI DEALMEIDA CARVALHO RODRIGO CAVALCANTI DEALMEIDA CARVALHO LISIA MARINA LINA DEDE ALVARENGA THIAGO CAVALCANTI

(81) 99362-1464 (24) 99258-6813 / 99957-6958 99945-6439

HORÁCIO ALVES FERREIRA NETO ADIVALDO MARQUES CAVALHEIRO FABRIZIO MACHADO FABRIZIO MACHADO RAFAEL FREITAS PÚBLIO ADIVALDO MARQUES CAVALHEIRO

MAURÍCIO VENÂNCIO ARIANARIBEIRO DEBUENO MIRANDA BARROSSILVA PEDRO ROCHA PEDRO RIBEIRO ROCHABARROS RODRIGO DE CARVALHO ARIANA DECAVALCANTI MIRANDA

(67) (67)99205-6088 9242-7447 (67) 98412-9909 (67) (67) 3668-3577 / 8126-0675 (67)98412-9909 9242-7447 (67) 9242-7447 (66) / 9967-5444 (67) 9965-0625 3668-3577 8126-0675

(35) (94)99108-6776 9154-0569 (66) 8146-5200 (66) 8146-5200 (81) (94)999362-1464 9154-0569 (94) 99362-1464 9154-0569 99945-6439 (81)


73


MS

CHAPADÃO DO SUL

FABRIZIO MACHADO

DOURADOS

ADIVALDO MARQUES CAVALHEIRO

REVISTA O GIROLANDO PARANAÍBA

MT PA PE

RJ

RN RO RS SE

SP

(67) 9242-7447

RAFAEL FREITAS PÚBLIO

(67) 3668-3577 / 8126-0675

GUARANTÃ DO NORTE

LOREN RENATA IRIBARREM FURTADO

(66) 9965-0625 / 9967-5444

VÁRZEA GRANDE

MAURÍCIO BUENO VENÂNCIO SILVA

JUÍNA

PEDRO RIBEIRO ROCHA

(35) 9108-6776 (66) 9 8146-5200

REDENÇÃO

ARIANA DE MIRANDA BARROS

ARCOVERDE RECIFE CONSERVATÓRIA

RODRIGO CAVALCANTI DE CARVALHO THIAGO CAVALCANTI DE ALMEIDA LISIA MARINA LINA DE ALVARENGA

(94) 9154-0569 (81) 99362-1464 (81) 99945-6439 (24) 99258-6813 / 99957-6958

CORDEIRO

GUILHERME DUTRA MUNIZ DE OLIVEIRA

ITAOCARA

CARLOS EDUARDO PINTO LANNES

(22)3861-3508 / 98128-8824

ITAPERUNA

ANTENOR NOVARINO BEZERRA

(22) 3847-2228 / 99855-1454

NITERÓI

CAROLINA CONRADO DE FARIAS

(21) 2714-6748 / 99870-3772

PINHERAL

AMSTERDÃM SIGMAR SILVEIRA

(24) 3356-2266 / 99979-5557

TERESÓPOLIS

JOYCE MARIA DUARTE GOMES

(21) 9 8319-9041

NATAL

ANDREZA MARCOLINO BEZERRA

(84) 99609-1337

COSTA MARQUES

GERALDO SOUZA FERREIRA FILHO

(69) 3654 - 1485

JI-PARANÁ

KLEBER NUNES RIBEIRO

(69) 9912-9020

PORTO VELHO

RONALDO BARROS DE QUEIROZ

(69) 9238-1190

(22) 98126-1902 / 2551-1483 / 98126-1900

TAQUARA

ALVARO ANTONIO KESSLER

TEUTONIA

EDON ROCHA BRAGA

(51) 9951-7661

ARACAJU

GLADENILSON VALENÇA DA SILVA

(79) 99973-3486

ARAÇATUBA

FÁBIO CONSONI PADULA

FRANCA

SILVÉRIO ROBERTO DE OLIVEIRA

JACAREÍ

MARCIA KELI GERALDO

MOCOCA

ANTONIO CARLOS DE GODOY

ONDA VERDE

FÁBIO RENATO DE CARVALHO

SANTA BRANCA

MARCOS FRANCISCO REZENDE DE CAMARGO

(12) 99792-2506 / 97402-6517

SÃO JOÃO DA BOA VISTA

JONAS VIEIRA RAMOS

(19) 3633-5841 / 98148-0715

SÃO JOÃO DA BOA VISTA

RUBENS ROZA MENDES

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

NILTON BARCELOS JUNIOR

(17) 99656-3380 / (34) 98403-7452

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO ARAGUAÍNA TO

RODOLFO NOGUEIRA GERALDO GOMES PEREIRA DA SILVA NETO LUCAS RAGOZO CARDOSO DE OLIVEIRA

(34) 99919-5442(63) / (79) 99622-5242 99255-8219

SÃO MANUEL

TO

(67) 98412-9909

(51) 3541-5601 / (67) 9934-0360

(18) 3317-6007 / 99748-1664 (16) 99174-2838 (12) 99664-5555 (19) 3656-0900 / 98182-0645 (17) 98148-1725

(19) 3633-5841 / 98111-8824

CONVENIADAS GERALDO GOMES PEREIRAENTIDADES DA SILVA NETO

ARAGUAÍNA

Associação Goiana de Craidores de Bovinos da Raça Holandesa (AGCBRH) ENTIDADES CONVENIADAS

(14) 3841-2810 / 99724-5193 (63) 99255-8219 (62) 3203-3940

Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais (ACGHMG) Associação Goianados de Craidores da Raçade Holandesa Associação Criadores de Bovinos Gado Holandês São Paulo(AGCBRH) (ACGHSP)

(32) 4009-4300 (62) (11) 3203-3940 3541-2826 / 3541-2230 (32) 4009-4300 (41) 2105-1733

Associação dos Criadores de Gado de Minas Associação dos Criadores deHolandês Gado Holandês do Gerais Paraná(ACGHMG) (ACGHPR) Associação dos- Criadores de Gado Holandês de São Paulo (ACGHSP) Emater MG Sociedade Nordestina dos Criadores Associação dos Criadores de Gado Holandês do Paraná (ACGHPR)

(11) 3541-2826 (34)/ 3541-2230 3338-6618 (81) 3228-2878 (41)3228-4332/(81) 2105-1733

Emater - MG Sociedade Nordestina dos Criadores

(34) 3338-6618 (81) 3228-4332/(81) 3228-2878

Número de Lactações Encerradas por Grau de Sangue no Período Grau de sangue

Número de Lactações Encerradas

Total

3878

1/4 3/8 1/2 5/8 PURO SINTÉTICO 3/4

Fonte: Departamento de Provas Zootécnicas, Girolando 2017.

74

193 165 1.908 382 82 1.148

%

4,98 4,25 49,20 9,85 2,11 29,60

100


Classes Classe

Idade

AA AJ AS BJ BS CJ CS D E F G H

até 2 anos mais de 2 até 2½ anos mais de 2½ até 3 anos mais de 3 até 3½ anos mais de 3½ até 4 anos mais de 4 até 4½ anos mais de 4½ até 5 anos mais de 5 até 6 anos mais de 6 até 7 anos mais de 7 até 8 anos mais de 8 até 10 anos mais de 10 anos

Fonte: Departamento de Provas Zootécnicas, Girolando 2017.

Regime Alimentar (RA) RA 1 2 3

Fonte: Departamento de Provas Zootécnicas, Girolando 2017.

Descrição

Extensivo (pasto + sal mineral) Semi Intensivo (pasto + sal mineral + suplemento no cocho) Intensivo (confinamento)

75


76


77


REVISTA O GIROLANDO

NOVOS SÓCIOS

AL - Marcos Ramos Costa

MT - Paulo Celso Ribeiro Garcia Bernardes

OS NOVOS COMPANHEIROS GIROLANDISTAS ESTES SÃO OS NOVOS CRIADORES, E ENTIDADES DE CLASSE QUE PASSARAM A INTEGRAR O QUADRO SOCIAL DA GIROLANDO NOS MESES DE ABRIL / MAIO E JUNHO DE 2018.

AL - André Gama Ramalho

MT - Florindo José Gonçalves

AM - Ildo Lúcio Gardingo

MT - Luciano Lacerda Nunes

AM - Muni Lourenço Silva Júnior

MT - Aylon Neves

Nº CRIADOR MUNÍCIPIO 9396 Adeir Pantaleão Uberaba – MG 9361 Alan Soares Machado Ceres – GO 9385 Alessandro Teixeira Costa Maceió – AL 9387 Alexandre Sacramento de Oliveira Aracaju – SE 9389 Aristeu Gonçalves Meireles Palmas – TO 9390 Arthur de Oliveira Maia da Silva Salvador – BA 9399 Ascânio Ferrario de Almeida Júnior Aracaju – SE 9364 Aureo Vianna Mameri Rio Novo do Sul – ES 9427 Bruno Almeida Abreu Itaperuna – RJ 9418 Carlos Magno Varginha dos Reis Carvalhos – MG 9411 Cipriano Bairral Aperibe – RJ 9400 Cláudio Côrrea e Silva Dores do Indaia – MG 9412 Condomínio Rural Canto Porto Mogi Mirim – SP 9420 Daniel Soares Miranda São João Evangelista – MG 9426 Discerno Agropecuária Ltda Cataguases – MG 9417 Elton Lucas da Rosa Kobs Porto Velho – RO 9365 Evaldo Muniz Franco Ouro Fino – MG 9314 Flávio José Santos Dantas Nossa Senhora da Glória – SE 9388 Francisco Flávio Abranches Barreto Inhapim – MG 8756 Geraldo Magela dos Santos Neves Guarani – MG 9368 Guilherme Gonçalves Coelho Silveirania – MG 9414 Jacob Olavo da Costa Cajuru – SP 9406 Jarbas Luis de Sousa Bambuí – MG 9398 José Airton Pereira Belo Horizonte – MG 9407 José Francisco Alves Santo Antônio do Monte – MG 9386 José Jorge Rabêlo Barreto Aracaju – SE 9391 José Luiz Baia Henriques Belo Horizonte – MG 9408 JRM Agropecuária Ltda Salvador – BA 9394 Marcus Brenner de Matos Marques Piranga – MG 9409 Maria das Graças Pascoal Morais Alvinópolis – MG 9421 Matheus de Souza Bernardes Brasília – DF 9413 Neila Gonçalves Dias Uberlândia – MG 9428 Nilcimar Borges Evaristo Espera Feliz – MG 9360 Rafael Fernando Oliveira Guerra Juiz de Fora – MG 9367 Sebastião Nonato de Oliveira Filho Coluna – MG 9397 Sueli Nunes dos Santos Ferreira Uberaba – MG 9401 Tarcísio Franco do Amaral Bom Despacho – MG 9393 Vinicius Silva Freitas Patrocínio – MG 9363 Walter Baylão Júnior Rio Verde - GO

BA - Fernando Luiz Andrade Rocha

PA - Adelino Junqueira Franco Neto

BA - Francisco Peltier Queiroz Filho

PB - Antônio Dimas Cabral

BA - Jorge Luiz Mendonça Sampaio

PB - Luiz Carlos Pereira Macambira

BA - Ângelo Lucciola Neto

PE - José Adilson da Silva

BA - Valdemir Acácio Osório

PE - Cristiano Nobrega Malta

BA - Luiz Hage Rebouças

PR - Ronald Rabbers

CE - Francisco Teógenes Sabino

PR - Bernardo Garcia de Araújo Jorge

DF - Walter Alves de Queiroz

RJ - Jean Vic Mesabarba

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando Triênio 2017-2019 PRESIDENTE: Luiz Carlos Rodrigues 1º. DIRETOR-ADMINISTRATIVO: Magnólia Martins da Silva 2º. DIRETOR-ADMINISTRATIVO: Rubens Aparecido Câmara Júnior 1º. DIRETOR-FINANCEIRO: José Antônio da Silva Clemente 2º. DIRETOR-FINANCEIRO: Luiz Fernando Reis CONSELHO FISCAL: Afonso Celso de Resende Alexandre Honorato Cleiton Gonzaga Castilho CONSELHO CONSULTIVO: Everardo Leonel Hostalácio Alexandre Lopes Lacerda José Geraldo Vaz Almeida Roberto Antônio Pinto Melo Carvalho Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro

78

Conselho de Representantes Estaduais:

VICE-PRESIDENTE: Odilon de Rezende Barbosa Filho DIRETOR RELAÇÕES INST. E COMERCIAIS: Domício José Gregório A. Silva DIRETOR TÉCNICO CIENTÍFICO: José Renato Chiari DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Guilherme Marquez de Rezende DIRETOR DE FOMENTO E EVENTOS: Aurora Trefzger Cinato Real SUPLENTES CONSELHO FISCAL: Nilton Cezar Barcelos Gustavo Frederico Burger Aguiar João Eduardo Benini Reis SUPLENTES DO CONSELHO CONSULTIVO: Adauto Augusto Nascimento Feitosa Silvio de Castro Cunha Júnior Leonardo Xavier Gonçalves Nelson Ariza Olavo Barros Junior

DF - Cézar Augusto Mendes Júnior

e Aguiar Arrabal de M. Vicente

DF - Léo Machado Ferreira

RJ - Roberto Pimentel de Mesquita

DF - Geraldo de Carvalho Borges

RJ - Herbert Siqueira da Silva

ES - Rodrigo José Gonçalves Monteiro

RJ - André Luís Gonçalves de Souza

ES - Marcos Corteletti

RJ - José Gabriel Souza Machado

GO - Ildo Ferreira

RN - Ricardo José Roriz da Rocha

GO - Itamir Antônio Fernandes Valle

RN - Alexandre Carlos Mendes

GO - Roberto Assis Peres

RN - Manoel Montenegro Neto

GO - João Domingos Gomes dos Santos

RO - Darcy Afonso da Silva Neto

MG - Paulo Melo Salomão Gonçalves

RO - Gilberto Assis Miranda

MG - Bernardo Souza Lima Mattos de Paiva

RS - Carlos Jacob Wallauer

MG - Wander Campos Marcos

SE - Lafayette Franco Sobral

MG - Rodrigo Bernardo Silva

SE - João Bosco Machado

MG - Alex Lima Alves

SP - Guilherme Ribeiro Meirelles

MG - Paulo Roberto Andrade Cunha

SP - Lauro Teixeira Penna

MG - Horácio Moreira Dias

SP - Paulo Gabriel Reis Nader

MG - Evandro do Carmo Guimarães

SP - Eduardo Lopes de Freitas

MG - João Machado Prata Junior

SP - Marcos José de Paiva

MG - Fabrício Siqueira

SP - Milton Okano

MG - Marcelo Machado Borges

SP - Fructuoso Roberto de Lima Filho

MG - Rodrigo Lauar Lignani

SP - Fábio José Biazon Dias

MG - Rubens Balieiro de Souza

SP - Richard Ribeiro

MG - Maria Cristina Alves Garcia

SP - Roberta Bertin Barros

MG - Emílio Afonso França Fontoura

SP - Alexandre Pereira da Costa

MG - Fabiano Rodrigues Lopes

SP - Paulo Massanori Yamamoto

MG - Luiz Paulo Levate

SP - Fernando Antônio de Macedo

MG - Alessandra Merrichelli

SP - Waldir Junqueira de Andrade

MG - Sérgio Reis Peixoto

TO - Napoleão Machado Prata

MG - Marcio Luiz Mendonça Alvim MG - Paulo Cruz Martins Junqueira

CDT: Celso Menezes, Cleocy Júnior, José Renato

MG - João Dario Ribeiro

Chiari, Klaus Hans, Leandro Paiva, Limirio Bizinotto,

MG - André Gustavo de Carvalho Paiva

Marcello Cembranelli, Marcelli Antenor, Olavo de

MS - Fábio Taveira Sandim

Resende de Barros Júnior, Tiago Moraes e Adriana

MS - Gustavo Henrique Panucci da Silva

Cássia de Oliveira (MAPA)

MS - Renato Prado Medrado


GIROLANDO PELO BRASIL

Aproleite Sergipe

O presidente da Associação Sergipana dos Produtores de Leite (Aproleite Sergipe), Lafayete Júnior, e o presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, assinaram, em junho, convênio na área de registro genealógico. Pelo acordo, os pequenos criadores cadastrados pela Aproleite Sergipe terão desconto de 50% no valor do serviço de registro genealógico prestado pela Girolando. Cada produtor terá direito a um número anual de registro, sendo 10 no primeiro, 15 no segundo e 20 no terceiro ano. O benefício é restrito ao registro genealógico, sendo que o criador não terá direito aos demais benefícios destinados aos associados da entidade, como, por exemplo, o voto nas assembleias gerais. A Aproleite também atua no fomento da raça. Uma das ações neste ano será a realização de um circuito de exposições, cursos e jornada técnica.

Homenagem

O presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, foi um dos agraciados

no dia 1º de agosto com o título de Cidadania Uberabense. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Uberaba por indicação do vereador Agnaldo Silva. O título é dedicado àquelas pessoas que não nasceram em Uberaba, mas que contribuem no exercício de suas atividades para o desenvolvimento e a promoção do município.

Treinamento técnico

Facury, apresentou aos participantes as características desejáveis no melhoramento de vacas Girolando a campo.

Semana do Fazendeiro da UFV

O técnico da Girolando, Gustavo Gonçalves, ministrou curso sobre a raça durante a 89ª Semana do Fazendeiro, na Universidade Federal de Viçosa, em 19 de julho. O tema foi “Conformação de vacas leiteiras e diferenciação visual de diferentes composições raciais do Girolando”. O evento teve em sua programação vários cursos e oficinas tecnológicas.

Programa Mais Genética

Técnicos de cooperativas de leite associadas à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/Sescoop) participaram de um treinamento em bovinocultura de leite promovido pela Embrapa Gado de Leite. O evento, realizado entre os dias 17 e 19 de julho, contou com aulas no Campo Experimental José Henrique Bruschi, em Coronel Pacheco/MG, na Agropecuária Novo Horizonte, em Guarani/MG, e na sede da Embrapa, em Juiz de Fora/MG. A raça Girolando foi tema de diversas palestras. No dia 17 de julho, os técnicos conheceram o PMGG durante palestra proferida pelo pesquisador da Embrapa, Marcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva. Ele também falou sobre o uso da seleção genômica no melhoramento de bovinos leiteiros, tecnologia já utilizada pelo PMGG. A história de 42 anos de produção de leite a pasto, da Embrapa Gado de Leite, do mestiço à raça Girolando, foi abordada pelo assistente de pesquisa da entidade, Armando da Costa Carvalho. O técnico da Girolando, Lucas

O presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, ministrou palestra durante apresentação dos resultados do Programa Mais Genética, em 29 de junho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho. O evento reuniu produtores rurais, extensionistas, representantes da comunidade civil, política e administrativa do agronegócio mineiro. Também palestraram o diretor da Girolando, Guilherme Marquez; o criador Maurício Silveira Coelho, além de representantes da ABCZ. O Programa Mais Genética foi idealizado pelo deputado estadual e produtor rural, Emidinho Madeira.

79


REVISTA O GIROLANDO

80 78

Depto. Técnico Técnicos Prest. de Serviços

Depto. Financeiro / ADM / MKT Escritórios Técnicos Regionais (ETRs)

Nome

Cargo e/ou Setor

Email

Leandro de Carvalho Paiva Marcello Cembranelli Edivaldo Ferreira Júnior Gustavo Souza Gonçalves Euclides Prata dos Santos Neto Fernando Boaventura Oliveira Frederico Martins José Renes da Silva José Wagner Júnior Juscelino Alves Ferreira Limirio Cezar Bizinotto

Zootecnista - Sup. Técnico do SRGRG Médico-Veterinário - Coord. Operacional do PMGG Técnico Agrícola - Supervisor Técnico da STA Zootecnista - Supervisor Técnico do PMGG Zootecnista - Técnico do SRGRG Zootecnista - Técnico do SRGRG Zootecnista - Técnico do PMGG Zootecnista - Técnico do SRGRG Zootecnista - Técnico do PMGG Zootecnista - Técnico do SRGRG Zootecnista - Técnico do SRGRG

sup.tecnico@girolando.com.br pmgg@girolando.com.br ejunior@girolando.com.br gugoncalves@girolando.com.br eneto@girolando.com.br fboaventura@girolando.com.br fmartins@girolando.com.br jsilva@girolando.com.br jowagner@girolando.com.br jferreira@girolando.com.br lbizinotto@girolando.com.br

Ariana de Miranda Barros Gilmar Sartori Júnior Loni Soares de Oliveira Filho Breno de M. Cavalcante

Zootecnista Médico-Veterinário Médico-Veterinário Médico-Veterinário

aryana.barros@hotmail.com gilmar@mamelle.com.br lonifilho@yahoo.com.br breno@biorep.com.br

Telefone (34) 99998-2928 (34) 99936-1855 (34) 99686-3813 (34) 99651-7836 (34) 99972-3965 (34) 99248-0302 (34) 99814-1370 (34) 99972-7882 (34) 99971-4367 (34) 99978-2237 (34) 99972-2820

(94) 99154-0569 (43) 3275-1811 / 9972-7576 (64) 3631-5667 / 98402-3918 / 9 9964-3465 (79) 99988-3326/99125-1393/3043-8178

Assessoria Executiva da Diretoria jmauad@girolando.com.br Secretaria Executiva da Diretoria diretoria@girolando.com.br Marketing marketing@girolando.com.br Secretaria Executiva do Departamento Técnico cjrg@girolando.com.br Reprodutivo reprodutivo@girolando.com.br DNA dna@girolando.com.br Genealogia genealogia@girolando.com.br Protocolo protocolo@girolando.com.br Bottons bottons@girolando.com.br ADT adt@girolando.com.br Departamento do Colégio de Jurados cjrg@girolando.com.br Controle Leiteiro scl@girolando.com.br PMGG / Teste de Progênie pmgg@girolando.com.br Superintendência Administrativa e Financeira sup.administrativo@girolando.com.br Compras compras@girolando.com.br Grife grife@girolando.com.br Contas a pagar contas@girolando.com.br Cobrança cobranca@girolando.com.br Contabilidade contabilidade@girolando.com.br Recursos Humanos rh@girolando.com.br Faturamento faturamento@girolando.com.br Superintendência de Tecnologia da Informação sup.tic@girolando.com.br Web Girolando duvidasweb@girolando.com.br Assessoria de Imprensa imprensa@girolando.com.br ETR-BH / André Nogueira Junqueira Zootecnista - Técnico do SRGRG Nilo Adhemar do Valle Zootecnista - Técnico do SRGRG Pétros Camara Medeiros Médico-Veterinário - Técnico do SRGRG Cynthia L. M. Ferreira Secretária Bruno de Barros Ribeiro de Oliveira Gerente de Projetos Belo Horizonte/MG Raphael Stacanelli Zootecnista - Técnico do PMGG ETR-SP Samuel Silva Bastos Zootecnista - Técnico do SRGRG Márcia Keli Secretária ETA-RJ/ES Érico Maisano Ribeiro Lucas Lopes Facury

Escritórios Técnicos Avançados - ETA´s

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

TELEFONES

Zootecnista - Técnico do SRGRG Zootecnista - Técnico do SRGRG

ajunqueira@girolando.com.br nvalle@girolando.com.br pmedeiros@girolando.com.br etrbh@girolando.com.br projetos@girolando.com.br rstacanelli@girolando.com.br

(37) 99964-8872 (31) 99954-7789 (31) 97512-3456 (31) 3334-5480 / 99566-3897 (31) 3313-6555 / 98201-2852 (34) 99969-1517 / 37-99919-7808

sbastos@girolando.com.br (12) 98120-0879 / 3959-7292 / (12) 9 8102-5779 etr_jacarei@girolando.com.br (12) 3959-7292 / (12) 98267-0569 eribeiro@girolando.com.br lfacury@girolando.com.br

(28) 99939-1501 (22) 99862-8480 / 3822-3255

ETA - MT Maurício Bueno Venâncio Silva

Zootecnista - Técnico Do SRGRG

mvenancio@girolando.com.br

(34) 9 9686-3803 / (65) 99920-2004

ETA-NOROESTE PAULISTA Nilton Barcelos Júnior

Médico-Veterinário - Técnico do SRGRG

nbarcelos@girolando.com.br

(34) 98403-7452 / (17) 99656-3380

ETA-LESTE DE MINAS GERAIS Antônio Carlos Alves Brum

Médico-Veterinário - Técnico do SRGRG

acarlosbrum@bol.com.br

(33) 9 9905-6480 / (33)3331-7408

ETA-CEARÁ Cléssio José Gomes Moreira

Médico-Veterinário - Técnico do SRGRG

clessiomoreira@hotmail.com

(88) 9608-4982

ETA- RO Kleber Nunes Ribeiro

Zootecnista - Técnico do SRGRG

kribeiro@girolando.com.br

(69) 9 9912-9020

ETA GOIÁS E ETA SUDOESTE GOIANO Rubens Assis de Freitas (P.S) Diogo Balderramas Hulpan Pereira (P.S)

Engenheiro Agrônomo - Itarumã/GO Zootecnista - Brasília/DF

plantarecolher@uol.com.br d.balderramas@yahoo.com.br

(64) 3659-1276 / 99244-2320 (61) 99853-1020

ETA-NE Thiago Almeida

Zootecnista - Técnico do SRGRG

talmeida@girolando.com.br

(81) 9 945-6439

ETA-BA Gabriel Khoury

Zootecnista - Técnico do SRGRG

gkhoury@girolando.com.br

(75) 99981-0581/(34) 99284-0581

ETA-PAMAPITO (PARÁ/MARANHÃO/PIAUÍ/TOCANTINS) Geraldo Gomes

Médico-Veterinário - Técnico do SRGRG

ggp.1@hotmail.com

(63) 9 9255-8219

ETA-MS Dagmar A. Rezende Ferreira

Médico-Veterinário

drezende@girolando.com.br

ETA-AM Emilio Afonso da Silva Filho

Médico-Veterinário

emilio.medvet@hotmail.com

Telefone: (34) 3331-6000 Site: www.girolando.com.br E-mail: girolando@girolando.com.br

(67) 99679-3440 / 3342-9287 (92) 99128-0364 / 98115-5667 / 3237-5331


81


82

O Girolando 115  

Revista Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

O Girolando 115  

Revista Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando