1996 São Paulo - SP (11) 98821 - 4392 giovannarcardoso@gmail.com
GIOVANNA RODRIGUES CARDOSO
PROJETOS DE PLANTIO E DE PAISAGISMO
2024/2025 - projeto de paisagismo
PARQUE DA ENCOSTA
2017 - projeto de paisagismo pra concurso - UVS Essencis Betim
PROJETOS EXECUTIVOS
2019/2022 - projeto de paisagismo
APRESENTAÇÕES DE CONCEITO
2019 - projeto de paisagismo
MODELAGEM BIM
2018/2023- projetos de arq, psg e hid
2021 - projeto de arquitetura e paisagismo - residência
PROJETOS DE PLANTIO
Projeto de plantio autoral em parceria com arq. Erika Iwamoto
Softwares: Autocad
Desenvolvi alguns projetos de plantio para áreas comuns de loteamentos na região serrana e interior do Rio de Janeiro. O foco foi valorizar a biodiversidade e garantir a adaptação das espécies ao clima e solo da região, por isso priorizou-se o uso de espécies nativas, principalmente da Mata Atlântica. Dessa maneira, buscou-se respeitar as características da vegetação original e contribuir para a manutenção da fauna local.
Projeto de Clube em Itatiaia - RJ
PROJETO DE ÁREAS VERDES CRUZEIRO-RJ
Projeto de paisagismo autoral em parceria com arq. Erika Iwamoto Softwares: Autocad e Photoshop
Na fase de estudo preliminar deste projeto de paisagismo para loteamento, foram definidos alguns pontos de partida para a ocupação dos espaços.
O objetivo é priorizar a conexão e circulação entre as quadras do loteamento por meio de um sistema de áreas de lazer central. Além disso, buscou-se valorizar as vistas permitidas pela implantação do loteamento em uma cota mais alta.
Foi elaborado um desenho inicial para alguns mirantes propostos no local.
PARQUE DA ENCOSTA
3º lugar em concurso de projetos
UVS Essencis Betim/MG
Co-autoria: Camilla Freitas, Elaine Sales, João Franco
Softwares: AutoCAD, SketchUp e Photoshop
O concurso promovido pela empresa Essencis MG em conjunto com com a UFMG prevê o desenvolvimento de um parque urbano em aterro sanitário desativado em Betim/MG. O terreno, de 59,56 hectares de área, sendo 28,73 destes correspondentes a área proteção ambiental. Localiza-se no entrocamento de duas rodovias e próximo a um bairro.
Como parte da proposta a área foi dividida em parque alto e parque baixo, conectados através de escadarias e um elevador - que abriga um mirante.
O parque alto abriga jardins temáticos - rupestre, gramíneas e suculentas. O parque baixo possui duas praças separadas por uma área de estar suspensa: a praça molhada, com arquibancadas, restaurante, tendas multiuso e redário e a praça de eventos com anfiteatro, áreas multiuso e estacionamento.
A arborização proposta priorizou espécies nativas e que pertencem ao bioma da Mata Atlântica e Cerrado.
Estrutura de madeira Trilhas elevadas
Concreto aparente Escorregadores e escadas
Campo-rupestre Euphorbia sipolisi
Chuveirinho Paepalanthus giganteus
Planta-fantasma
Graptopetalum paraguayense
Deck de madeira Área de piquenique
Cipó-prata Banisteriopsis oxyclada
Árvore-abacaxi
Aeonium arboreum
Cacto rabo-de-gato
Disocactus flagelliformis
Aroeira Myracrodruon urundeuva
Baba-de-bode Aristida jubata
Capitão-do-campo Terminalia modesta
Eritrina Erythrina variegata
Farinha-seca Ouratea castaneafolia
Magnólia Michelia champaca
Mercúrio-do-campo Erythroxylum suberosum
PROJETOS EXECUTIVOS DE ÁREA EXTERNAS
Desenvolvido em Núcleo Arquitetura da Paisagem
Softwares: Autocad
Pela experiência profissional em equipe de projeto executivo em escritório de paisagismo, pude desenvolver uma visão mais criteriosa a respeito do detalhamento construtivo visando execução em obra.
Aprimorei habilidades de compreensão de sistemas construtivos que me possibilitaram conseguir propor ajustes e estudar soluções alternativas para os problemas apresentados.
APRESENTAÇÕES DE CONCEITO DE PAISAGISMO
Desenvolvido em Núcleo Arquitetura da Paisagem
Softwares: AutoCAD, SketchUp e Photoshop
Em minha experiência colaborando na área de elaboração de conceitos projetuais, pude desenvolver apresentações, moodboards e perspectivas que auxiliassem no entendimento da espacialidade, usos e materialidade das propostas.
Projeto piloto de arquitetura + paisagismo.
Adaptação de projeto original KV+Núcleo
MODELAGEM BIM
Softwares: Revit
Durante o ano de 2023 pude colaborar com a implementação do Revit em escritório de paisagismo, onde foi possível exercitar profissionalmente a ferramenta e fluxo projetual.
Também tive experiência profissional em estágio, elaborando modelagem MEP de instalações hidráulicas para tipologias e conjuntos habitacionais.
Atualmente tenho 1 ano de experiência profissional em modelagem BIM para projetos de arquitetura de edifícios residenciais voltados ao mercado imobiliário.
Recorte do projeto de esgoto em planta
Recorte do projeto: lavabo
RAMAL DE VENTILAÇÃO
ÁGUA FRIA
Vista do terreno a partir do fundo
RESIDÊNCIA
SOLAR DOS IPÊS
Estudo preliminar autoral
Softwares: Autocad e Photoshop
Corte esquemático dos níveis propostos e movimento de terra proposto
A implantação foi o ponto chave para o estudo preliminar dessa residência. O desafio foi propor uma casa majoritariamente térrea em um terreno com 30% de inclinação. Além disso, há no local dois Ipês-Amarelo-do-Brejo bem desenvolvidos, que deveriam ser preservados e levados em conta no partido do projeto. Os primeiro esboços investigavam qual sera a cota ideal para implantação da casa levando em conta a vista, as árvores e o acesso de veículos (que deveria estar com uma inclinação viável). A fim de reduzir custos , houve um esforço em trabalhar com movimento de terra e taludes, limitando a quantidade de muros de arrimo. A implantação final do projeto foi uma mistura de dois dos estudos originais.
Optou-se por locar a casa numa cota mais alta (próxima do segundo Ipê) para viabilizar a garagem numa cota intermediária entre ela e o primeiro Ipê. A ala social ficou voltada para o norte e a ala privativa voltada para o nordeste.
ESTUDO 1: Casa locada na cota do Ipê mais baixo com ala social voltada para o norte
As áreas de serviços ficaram voltadas para o quintal dos fundos e os ambientes de uso contínuo com vista para a represa de Furnas. A ala social possui layout integrado, criando sensação de amplitude e um ambiente convidativo para visitas.
ESTUDO 2: Casa locada na cota do Ipê mais alto com ala privativa voltada para o norte